Home Cultura Entenda como a LEDterapia está mudando a rotina do esporte

Entenda como a LEDterapia está mudando a rotina do esporte

Estudos comprovam a eficácia da técnica aplicada à área esportiva



Atletas geralmente sofrem com muitas dores, e tratamentos para resolução são sempre buscados. E a tecnologia está muito presente nesses casos. Segundo dados da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), grande parte das lesões em atletas não está associada às colisões ou quedas, e sim, à rotação e explosão muscular. Apenas 24,1% dos atletas se lesionam em choques, contra 39,2% com lesões musculares e 17,9% que sofrem torções.

O estudo também aponta que 72,2% dos traumatismos ocorrem nos membros inferiores – como joelho (11,8%), tornozelo (17,6) e coxas (34,5%), sendo as mais graves, entorse de tornozelo grau III; lesão do menisco medial; e ruptura do ligamento cruzado anterior.

De acordo com o Dr. Álvaro Pereira, médico angiologista, “diversas equipes esportivas e atletas já implementaram a LEDterapia em sua rotina de jogos e treinos. Essa tecnologia não só auxilia na redução da dor e da inflamação. O uso contínuo das luzes vermelhas e infravermelhas são ideais para tratar sintomas como contratura muscular, distensão, ruptura muscular, entorse, tendinite, fascite, recuperação pós treino, aumento da massa muscular, lesões articulares além de reduzir a dor e inflamação de lesões crônicas”.

 A LEDterapia ou fotobiomodulação emite luzes vermelhas e infravermelhas em comprimentos de ondas específicos que são facilmente absorvidos pelo citocromo c, proteína que faz parte da mitocôndria de uma célula.



Ao absorver essa energia luminosa, a produção de energia ATP pela mitocôndria é aumentada. Isso ajuda a queimar mais energia, mas também a reduzir a dor, o inchaço e a rigidez nos músculos e articulações. Logo, auxilia os atletas a se recuperarem mais rapidamente para o próximo desafio esportivo. 

Como a LEDterapia ajuda na rotina de jogos e treinos?

– Previne lesões;
– Reduz a fadiga muscular;
– Diminui a dor muscular;
– Aumenta a resistência; 
– Aumenta a Massa Muscular;
– Contribui para o ganho de força.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleJejum intermitente: Quais os benefícios?
Next articleQuais as vantagens de contratar um design de interiores?