Home CORPORATE ARTIGO Escrita além das redes sociais: A importância de se expressar em diversos...

Escrita além das redes sociais: A importância de se expressar em diversos canais de comunicação

A liberdade de falar para milhares de pessoas abre portas para expressar opiniões, pontos de vistas, ideais e posicionamentos

Por Matt Montenegro *

Vivemos em uma era digital em que toda população vem se comunicando muito mais pela internet. A liberdade de falar para milhares de pessoas abre portas para expressar opiniões, pontos de vistas, ideais e posicionamentos. Segundo um relatório feito pelo We Are Social e Hootsuite, em janeiro de 2021, existam 4,66 bilhões de usuários na rede. O mesmo relatório aponta para a existência de 5,22 bilhões de usuários com dispositivos móveis. De acordo com uma estimativa de julho de 2020, a população global estava com 7,8 bilhões de pessoas, ou seja, mais de metade do mundo conectado de alguma forma.

Esse é mais um fato que comprova o quanto as pessoas consomem conteúdos na internet e o quanto a produção deles são feitas regularmente. Claro que quando falamos de internet, não podemos deixar de incluir as redes sociais, que têm um fator importante nesse desenvolvimento. Isso porque muitos usuários começam a se posicionar e a criar conteúdos por meio delas, e assim, desenvolvem interesse pela escrita e por informar seus seguidores.

Oferecer conteúdos que formam opiniões e abrem debates é um dos métodos mais usados na era digital, isso por proporcionar maior interatividade entre os internautas. Mas lembre-se que se você quer escrever para mais pessoas, utilizar a comunicação da mesma forma que nas redes sociais pode não surtir o efeito desejado, pois é preciso elaborar mais os textos, desenvolver melhor o assunto e escolher temas que você consiga dominar. Por isso, preparei algumas dicas que vão te ajudar a adentrar nesse meio de conteúdos online, que expande os horizontes para além das redes sociais.

Como citei acima, ao criar um conteúdo, é preciso saber do que se fala, para não acabar escrevendo alguma informação errada e sem fundamento. Portanto faça uma pesquisa de mercado, encontre informações em fontes confiáveis e entenda qual tema está sendo abordado na sociedade. O próximo passo é se dedicar na escrita. Lembre-se que escrever é prática e um exercício de aperfeiçoamento, por isso fique atento as regras gramaticais, na concordância do texto, pesquise técnicas que vão ajudar a escrever melhor e pratique muito.

Vale lembrar que entender qual mensagem você quer passar e quais temas vai abordar é fundamental. Como muitos dos assuntos vão precisar de pesquisa, identifique segmentos que vão de acordo com o que você acredita e tem vontade de transmitir. Somente assim será possível direcionar a mensagem para o público desejado.

Por fim, ter autonomia na escrita é indispensável para desenvolvê-la, e saber quais canais seguir, quais temas quer abordar e como explorá-los é o método mais eficiente para abrir um novo caminho de comunicação e expressão de seus pensamentos. Vale lembrar que eles podem estar alinhados, ou divergir, com os de outras pessoas, questão relevante para gerar uma discussão saudável e agregar conhecimento a quem possa interessar.

* Matt Montenegro é CEO e cofundador da Pingback

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articleApp de vídeos curtos lança programa de incentivo a criadores de conteúdo esportivo
Next articleLivro para novos empreendedores é lançado em São Paulo