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Fim do spam? É o que o criador da Black Friday no país quer

Uma festa do consumo impulsionada por promoções imperdíveis ou uma avalanche de spam? Qual sua definição de Black Friday? Esse dia especial de ofertas promovido pelo varejo virtual pode ter qualquer um desses dois significados. Mas o idealizador da “sexta-feira negra” no país, Pedro Eugênio, aposta em um novo passo ousado para o comércio eletrônico no Brasil com o fim do spam. Isto é, todos aqueles e-mails indesejados na caixa de entrada nunca mais incomodarão os consumidores. Será?.

Para isso, Eugênio pretende fazer o cruzamento de tecnologias que permitam não apenas entregar a mensagem certa ao usuário certo, mas também na hora certa. Desta maneira, o executivo estima cessar com a necessidade do envio de e-mails, e por consequência, de mensagens indesejadas. “Hoje cerca de apenas 9% dos e-mails enviados por lojas virtuais são aberto pelos clientes, onde o resto acaba se tornando spam propriamente dito. A partir do uso de conteúdo personalizado e direcionado para cada pessoa, com base em suas preferências e comportamento, pretendemos aumentar o interesse, e por consequência, a taxa de abertura”, explica Eugênio.

No primeiro Black Friday as empresas participantes não tinham a real noção da oportunidade que a data representava, muitas vezes sem preparo logístico ou ofertas atrativas para o consumidor. Com os anos isso tem melhorado. “Enquanto a data do varejo foi otimizada e transparecida por meio de grandes parcerias, o novo projeto quer tirar de lojistas toda preocupação se não com as vendas”, defronta.

Criada por uma equipe de Tecnologia da Informação formada por engenheiros da USP de São Carlos, a inteligência do e-mail retargeting, permite indiretamente também aumentar a taxa de conversão do varejista, que hoje não ultrapassa 2%. “Conhecemos o perfil e comportamento do usuário brasileiro. Quando algo que é oferecido a ele é útil, a chance de ele voltar àquele serviço ou recomendá-lo a um amigo é muito maior. Do lado do anunciante, a conversão tem muito mais chances de acontecer do que em um disparo automático para todos aqueles que já visitaram seu site”, defende o executivo.

 



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