NOVIDADES

Inmetro lista carros mais econômicos e “beberrões”. Confira lista


by 21 de janeiro de 2015 0 comments

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a lista de eficiência energética dos veículos vendidos no Brasil. Carros submetidos ao teste receberão em seus vidros etiquetas que mostram o nível de consumo na sua categoria, além de informações sobre a autonomia do veículo na cidade e na estrada.

Entre os automóveis mais econômicos na categoria compacto (nota A) estão o Nissan New March, Ford Ka, Honda Fit e Toyota Etios. Já a fama de beberrões, com notas “D” e “E”, ficou com versões de modelos famosos como Fiat Punto, Volkswagen Gol e Hyundai HB20. A lista completa pode ser baixada aqui.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, em sua sétima edição, classifica os veículos com maior eficiência “A” e menor eficiência “E”. Um carro subcompacto com eficiência nota A faz em média 14,9 km com um litro de gasolina na estrada e 12,2 km na cidade. Já um subcompacto nota E roda 10,9 km e 9,6 km, respectivamente. A economia para o proprietário de um carro nota A pode chegar a R$ 957 em um ao para um percurso diário de 40 km. Em cinco anos o valor chega a quase R$ 5 mil.

Neste ano, 36 montadoras participaram do programa. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia será inserida em 587 modelos e versões, um aumento de 18,4% em relação ao ano anterior. O baixo consumo de combustível, no caso, veículos que receberam a classificação “A”, aumentou 10% na comparação.

“Cada vez mais modelos estão sendo incorporados voluntariamente ao Programa, o que revela a sua credibilidade. Hoje, os fabricantes colocam a etiqueta nos vidros de 80% dos veículos inscritos. Até 2017, esse número será de 100%”, complementa Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.