Home CORPORATE Carreira Livro analisa os impactos da 4ª Revolução Industrial no mundo da gestão

Livro analisa os impactos da 4ª Revolução Industrial no mundo da gestão

A expectativa de vida de uma empresa caiu 60 anos em oito décadas. Segundo estudos da Standard & Poor’s, em 1937 o tempo médio de vida de uma companhia era de 75 anos. Hoje, o indicador está em 15 anos. Em apenas dois anos, até 2020, três quartos das maiores companhias do mundo serão empresas que não existem ou não são conhecidas hoje. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A previsão é que mais da metade das empresas que compõem o S&P500 (índice com as 500 ações das companhias mais importantes do mercado mundial) serão substituídas na próxima década.

Com estes números e um amplo olhar ao passado e ao que se projeta para o futuro, Sandro Magaldi e José Salibi Neto lançam o livro “Gestão do Amanhã – Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial” – a primeira obra brasileira a explorar os impactos da 4ª Revolução Industrial nos negócios. Veja o trailer!

Nele, os autores buscam apontar para os leitores quais serão os caminhos da gestão (e dos negócios) do futuro. “Todas as transformações que ocorrem no mundo da gestão vêm de mudanças que ocorreram antes na sociedade. Então, procuramos correlacionar essas mudanças e mostrar como elas estão interligadas”, afirma Magaldi.  Ele lembra que os modelos de negócios mais adaptados a essa nova realidade serão os que conseguirem modificar a forma como seus colaboradores aprendem (especialmente, a “aprender a desaprender”) e, assim, a transformar as pessoas a partir de novos modelos de liderança.

“As habilidades necessárias para um gestor não são mais apenas saber trabalhar em equipe, ter estratégia e liderança. Se você não tiver um profundo entendimento das novas tecnologias que estão vindo, você é varrido do mapa. A vida do gestor ficou mais complexa, mas mais excitante”, complementa Salibi.

O livro analisa ainda como estabelecidas companhias estão inovando em um ambiente tão incerto e, ao mesmo tempo, competitivo. “O futuro não é mais criado dentro da sua empresa, ele é criado fora dela. Estamos vendo empresas estabelecidas criando suas novas companhias, fora do ambiente tradicional, justamente para desenvolver negócios que vão acabar com o original antes que a concorrência faça isso. Ou seja, o mindset é deixa ‘eu matar meu negócio antes que alguém o faça’”, pondera Salibi.

“Gestão do Amanhã” apresenta ainda estudos que mostram que mais de um terço das competências requeridas para as profissões que serão relevantes até 2020 não são consideradas fundamentais hoje e que 45% das tarefas executadas por seres humanos hoje serão automatizadas no futuro.

Pelo ineditismo da obra, Jorge Paulo Lemann, um dos maiores nomes no Brasil em empreendedorismo, afirmou que se trata de “uma obra importante que ensina, por meio de conceitos modernos e casos práticos, profissionais e empresas a competir em uma economia baseada em rupturas”.

Lançamento
“Gestão do Amanhã” foi pré-lançado pela Amazon no dia 19 de fevereiro. A partir do dia 15 de março, livrarias de todo o Brasil recebem os exemplares da obra. Nesta data, os autores realizarão uma palestra e, depois, uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP).

Serviço:

Obra: Gestão do Amanhã

Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Editora: Gente

Páginas: 256

Preço: R$ 49,90

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Livro analisa os impactos da 4ª Revolução Industrial no mundo da gestão

 

Veja também
Mês da Mulher: Veja quatro dicas de livros sobre o empoderamento feminino
Tecnologias que se adaptam ao empreendedor descomplicam a gestão PME´s
Cinco inovações que irão melhorar o varejo em 2018

Previous articleFord cria plataforma para pesquisar o uso integrado de carros e drones
Next articleStreet Fighter V: Arcade Edition agora é parte da Brasil Premier League da ESL