Home CORPORATE Lojas Renner estão sob suposto ataque de hackers e estão pedindo Um...

Lojas Renner estão sob suposto ataque de hackers e estão pedindo Um Bilhão

Ainda segundo a informação recebida, o valor do resgate é de um bilhão, porém não foi especificada a moeda.

As lojas Renner estão sob ataque ransomware (resgate) hoje, 19/08/2021, segundo informação que acabo de receber.

Veja o comunicado dos Hackers

Lojas Renner estão sob suposto ataque de hackers e estão pedindo Um Bilhão

Tradução do aviso Hacker
“Olá Lojas Renner S. A. (lojasrenner.com.br) Primeiramente isso é apenas negócio e estamos interessados em dinheiro. Seus arquivos fora criptografados. Por favor não tente modificar ou renomear nenhum arquivo criptografado, pois eles podem resultar em perda de dados irreparáveis. O link a seguir está repleto de informações a respeito deste ocorrido (use o browser Tor) [LINK]”

Ainda segundo a informação recebida, o valor do resgate é de um bilhão, porém não foi especificada a moeda. Mais de 2.500 servidores virtuais (computadores na nuvem) foram hackeados e o datacenter é a empresa Tivit.

Acessei o site da Renner – lojasrenner.com.br e está fora do ar, em manutenção. Se acessar o link que tem na página “Fazer pagamento online“, ela está fora do ar.

Lojas Renner estão sob suposto ataque de hackers e estão pedindo Um Bilhão

Atualização
A Renner soltou o seguinte comunicado:

“A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”.

Vamos ver os desdobramentos.

Previous articleConheça agora quatro dicas para aprimorar a criatividade e conseguir o primeiro emprego
Next articleGerando Falcões conta com Amazon Web Services para acelerar sua transformação digital
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna