NOVIDADES

MediaTek lança o novo chip Dimensity 700 com 5G e novos chipsets para a próxima geração de Chromebooks

MediaTek lança o novo chip Dimensity 700 com 5G e novos chipsets para a próxima geração de Chromebooks

by 11 de novembro de 2020 0 comments

A MediaTek apresentou algumas novidades, o Dimensity 700, seu novo chipset para smartphone 5G, um SoC (sistema em um chip) de 7nm desenvolvido para trazer recursos e experiências 5G avançados para o chamado mercado de entrada (mercado consumidor de grande volume) e seus chipsets MT8192 e MT8195, para a próxima geração de Chromebooks. Com o modelo MT8192, produzido com a tecnologia de 7nm, e o MT8195 que utiliza a arquitetura de 6nm, os fabricantes de computadores portáteis podem criar equipamentos com grande poder de processamento, finos e leves  com longa duração de bateria.

A adição do modelo 700 à família Dimensity de chips 5G da MediaTek oferece aos fabricantes de dispositivos um conjunto completo de opções para modelos de smartphones 5G – de dispositivos flagships e premium a smartphones para mercado intermediário e de entrada – tornando o 5G mais acessível para consumidores de todos os perfis e regiões.

“Com nosso portfólio Dimensity ampliado, trazemos os recursos 5G mais recentes para cada tipo de smartphone, permitindo que mais pessoas possam ter acesso à essa nova tecnologia”, afirma JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek.

O processador inclui recursos avançados de conectividade, incluindo 5G Carrier Aggregation (2CC 5G-CA) e 5G dual SIM dual standby (DSDS), garantindo aos usuários o acesso a maiores velocidades de conexão e serviços de Voice over New Radio (VoNR) exclusivos do sistema 5G. Em termos de processamento, o chip integra dois grandes cores Arm Cortex-A76 em sua CPU octa-core e opera com até 2.2GHz.

Seus principais recursos incluem:

MediaTek 5G UltraSave: fornece tecnologias avançadas de economia de energia para aumentar a duração da bateria. Inclui UltraSave Network Environment Detection, MediaTek 5G UltraSave OTA Content Awareness, Dynamic BWP e Connected Mode DRX. A tecnologia integrada gerencia de forma inteligente a conexão 5G do dispositivo para que o usuário faça mais coisas e carregue o seu dispositivo com menos frequência.

Telas Premium 90Hz: as marcas podem projetar smartphones com telas FullHD+ nítidas e de alta resolução, com taxas de atualização ultrarrápidas para reduzir casos de falta de foco em animações, facilitando e rolagem de tela e jogos, fornecendo a melhor experiência ao usuário.

Câmeras de até 64MP e recurso de foto noturna: suporte a sensores de câmera principal de 48MP ou 64MP com recursos AI-bokeh, AI-color e AI-beauty. Além disso, os aceleradores de imagem baseados em hardware integrados permitem a redução de ruído em múltiplos quadros para que os usuários possam registrar fotos de alta qualidade com baixo ruído, mesmo à noite.

Suporte a múltiplos assistentes de voz: suporte a assistentes de voz de marcas globais, como Alibaba, Amazon, Baidu, Google e Tencent, fornecendo aos fabricantes de dispositivos mais opções de configuração.

Novos chipsets MT8192 e MT8195
“A popularidade dos Chromebooks está aumentando consideravelmente, pois mais pessoas trabalham remotamente e fazem aulas online. A MediaTek já está presente em Chromebooks mais populares e continua aprimorando as experiências dos usuários com nossos novos chipsets”, afirma Jerry Yu, vice-presidente da MediaTek.

Os novos chipsets MT8192 e MT8195 integram a APU 3.0 (unidade de processamento de AI) para rodar uma ampla variedade de aplicativos baseados em voz e visão. A poderosa tecnologia de inteligência artificial inclui reconhecimento de ID por voz, reconhecimento de imagem, conversão de fala em texto, tradução instantânea, reconhecimento de objetos, remoção de fundo, redução de ruído, segmentação de imagem e vídeo, controle de gestos e aprimoramentos, tudo em tempo real. Os dois chipsets também têm um processador de sinal digital de áudio (DSP) para permitir comandos de voz de ativação (VoW) para assistentes de voz, com baixo consumo de energia.

As marcas podem projetar Chromebooks com uma grande variedade de configurações de câmera graças ao processador de sinal de imagem de alto alcance dinâmico (HDR) e mecanismo de profundidade de hardware integrado aos chipsets. Com isso, os fabricantes de dispositivos podem usar câmeras de 80 MP e 4 células, câmeras individuais de 32 MP ou configurações de câmera dupla de até 16 MP + 16 MP, garantindo HDR nítido para videoconferência nos Chromebooks.

O chipset MT8195, com arquitetura de produção de 6 nm TSMC, integra a CPU octa-core com quatro núcleos Arm Cortex-A78 para aplicativos de uso intensivo, e quatro cores Arm Cortex-A55 com alta eficiência energética para realizar simultaneamente tarefas em segundo plano e maximizar a duração da bateria. A poderosa GPU Arm-Mali G57 de cinco núcleos fornece excelentes recursos visuais, enquanto o LPDDR4X de 2133 MHz de quatro canais garante largura de banda de memória suficiente para núcleos robustos. O chipset MT8195 também suporta até três telas simultâneas, assim os usuários podem fazer mais coisas – trabalhando, jogando ou apenas navegando na internet.

Com suporte para áudio de som surround 7.1 e acelerador de vídeo de hardware Codec AV1, os usuários terão experiências com qualidade de cinema para assistir a filmes e programas de TV dos serviços online mais populares. Além disso, a decodificação de hardware AV1 usa menos dados e oferece qualidade gráfica impressionante e experiências de vídeo perfeitas.

O chipset MT8192 da MediaTek integra CPU octa-core com quatro núcleos Arm Cortex-A76 e quatro cores Arm Cortex-A55, fornecendo um equilíbrio ideal de potência e eficiência. Também inclui uma robusta GPU Arm Mali-G57 de cinco núcleos para oferecer excelentes recursos visuais, além de armazenamento LPDDR4x de 2133 MHz e UFS 2.1. O MT8192 pode ser usado com telas wide quad de alta definição (WQHD) com taxas de atualização padrão de 60 Hz ou telas FullHD+ com taxas de atualização de até 120 Hz, fornecendo resposta super-rápida. Além disso, o chipset suporta dois monitores Full HD simultâneos.

Os dois chipsets também integram decodificação de vídeo 4K HDR para fornecer excelente qualidade gráfica e maximizam a duração da bateria, permitindo que os usuários assistam ao seu conteúdo favorito por mais tempo.

Os Chromebooks equipados com o chipset MT8192 chegarão ao mercado no segundo trimestre de 2021. Já o MT8195 equipará Chromebooks premium, smart displays, tablets e outros equipamentos inteligentes em uma data posterior.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.