Home Cultura POP MediaTek lança série de chips 5G Dimensity 8000 para smartphones 5G premium

MediaTek lança série de chips 5G Dimensity 8000 para smartphones 5G premium

Novos chipsets utilizam tecnologia de produção de 5nm e permitem fotos com até 200 MP, além de gravações simultâneas de uma mesma cena com duas câmeras do celular



A MediaTek lançou os system-on-chips (SoCs) Dimensity 8100 e Dimensity 8000m, para trazer tecnologia de alto nível – conectividade, telas, games, recursos multimídia e de imagem – para novos smartphones 5G premium.

Ambos os chips utilizam a mesma a tecnologia da poderosa plataforma Dimensity 9000da empresa, integrada à nova série Dimensity 8000. Para isso, ela foi desenvolvida com o novo processo de produção de 5nm da TSMC e uma CPU octa-core.

O Dimensity 8100 integra quatro núcleos Arm Cortex-A78 premium, com velocidades que chegam a 2,85 GHz, e o Dimensity 8000 possui quatro núcleos Cortex-A78, operando em até 2,75 GHz.

“Podemos dizer que a série MediaTek Dimensity 8000 é a irmã mais nova do nosso chip principal Dimensity 9000. O que significa que traz recursos de primeira linha e eficiência energética de alto nível para o mercado de smartphones premium”, afirma CH Chen, gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek.



Ambos os chips combinam uma GPU Arm Mali-G610 MC6 com as tecnologias de jogos HyperEngine 5.0 da MediaTek, para uma eficiência de energia excepcional, que aumenta o tempo de reprodução dos melhores jogos do mercado, e que contam com a melhor taxa de quadros por segundo – 170fps para o Dimensity 8100 e 140fps para o Dimensity 8000. Memória LPDDR5 de quatro canais e armazenamento UFS 3.1 garantem fluxos de dados ultrarrápidos.

A nova série Dimensity 8000 também usa a Open Resource Architecture da MediaTek para oferecer aos fabricantes de dispositivos a flexibilidade de personalizar e diferenciar recursos para que possam criar smartphones e experiências 5G que realmente se destaquem.

A série Dimensity 8000 integra a unidade de processamento de inteligência artificial de quinta geração da MediaTek, a APU 580. Ela oferece o desempenho mais eficiente em termos de energia de sua classe. O equilíbrio entre desempenho e eficiência otimiza as experiências de jogos, câmera, vídeo e IA para multimídia.

Alimentada por um processador de sinal de imagem (ISP) de cinco gigapixels por segundo, a série Dimensity 8000 produz as fotos e vídeos HDR mais rápidos e nítidos de sua classe.

“A grande aposta da MediaTek no 5G expandiu drasticamente seus volumes globais de SoCs para  smartphones destinados ao mercado intermediário, e a Dimensity 9000 está abrindo o mercado nos flagships”, afirma Avi Greengart, presidente da consultoria de mercado Techsponential. “Com a Dimensity 8000, a MediaTek oferece aos fabricantes de smartphones mais opções para equilibrar desempenho e preço, ao mesmo tempo que oferece games de alto nível e recursos de IA”.

Os recursos dos chips da série Dimensity 8000 também incluem:

– Suporte para câmeras de até 200 MP e 4K60 HDR10+;
– As mais recentes técnicas de redução de ruído e de desfoque com base em inteligência artificial em ambientes com pouca luz, para fotos nítidas com detalhes aprimorados;
– Gravação simultânea de vídeo HDR com câmera dupla. Os usuários podem gravar com as câmeras frontal e traseira ou duas lentes traseiras diferentes (por exemplo, wide + tele) ao mesmo tempo;
– Modem 5G pronto para 3GPP R16, para aumentar o desempenho com frequências sub-6GHz, com o de 2CC Carrier Aggregation;
– Pacote de economia de energia 5G UltraSave 2.0 da MediaTek para maior eficiência;
– Suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3, para coexistência perfeita de conectividade Wi-Fi e periféricos Bluetooth.

E a MediaTek também acaba de incluir o chipset Dimensity 1300 de 6nm à sua família 5G. O HDR-ISP do Dimensity 1300 também suporta câmeras com resolução de até 200MP e integra o HyperEngine 5.0 da MediaTek para oferecer um equilíbrio ideal entre desempenho e potência, para melhor eficiência em jogos e cenários de uso diário.

Ele vem com novos aprimoramentos de IA, impulsionando a fotografia noturna e os recursos HDR, para uma ótima captura e clareza de imagem.

O Dimensity 1300 integra uma CPU octa-core com um ultra-core Arm Cortex-A78 de até 3GHz, três supernúcleos Arm Cortex-A78 e quatro núcleos Arm Cortex-A55, juntamente com uma GPU Arm Mali-G77 e MediaTek APU 3.0, para oferecer suporte aos recursos de IA mais recentes.

Os smartphones equipados com Dimensity 8100, Dimensity 8000 e Dimensity 1300 estarão disponíveis no mercado no primeiro trimestre de 2022, impulsionando uma nova era de incríveis dispositivos 5G de algumas das maiores marcas de smartphones do mundo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleMWC 2022: Lenovo apresenta produtos e soluções voltadas para um mundo híbrido
Next articleMWC 2022: Honor mostra fones de ouvido que medem a temperatura corporal