Home Cultura O que levar em conta ao definir a escola infantil para seu...

O que levar em conta ao definir a escola infantil para seu filho

Como escolher a escola ideal?

Vivenciar a primeira infância dentro de casa não é exatamente a melhor forma de proporcionar desenvolvimento para o seu filho. Ao frequentar outro espaço, a criança passa a entender que existe um mundo além daquilo que ela já conhece e aprende a compartilhar, administrar conflitos, desenvolver laços afetivos, além de todas as vivências que uma escola pode oferecer.

E aí surge a dúvida: como escolher a escola ideal? Ao analisar onde seu filho vai passar boa parte do dia, é preciso levar em consideração diversos fatores, além das indicações de amigos ou parentes. Segundo Stella Azulay, Educadora Parental, o primeiro passo é fazer uma seleção de escolas, agendar visitas e conversar com os orientadores pedagógicos.

Ainda assim, para que essa avaliação seja segura e eficaz, é preciso pontuar outros critérios. Confira alguns deles:

Valores e metodologias
A escola tem o papel de auxiliar na formação pessoal e no desenvolvimento dos alunos. Daí a importância de assegurar que os valores da instituição sejam compatíveis com os da sua família. Também questione sobre as metodologias pedagógicas.

“Faça perguntas como: ‘Que conteúdos meu filho vai aprender?’, ‘Como vocês estimulam o processo de aprendizado’, ‘Que tipo de atividades são oferecidas ao longo do dia?’, ‘Como é o tempo dedicado às brincadeiras?’. Valores como inclusão e respeito à diversidade também são princípios necessários em uma escola”, afirma Stella.



Ambiente/Infraestrutura
Seu instinto maternal pode acender o alerta caso você perceba algo de errado no ar. Higiene comprometida, iluminação e ventilação precárias, escadas e janelas sem proteção ou móveis e materiais danificados são evidências de desleixo.

“Muitas vezes, passamos batidos por detalhes que são importantíssimos. Por isso, não tenha pressa ao visitar a escola. Os espaços de brincar devem ser adequados para cada faixa etária e os banheiros adaptados com pias e vasos sanitários para os pequenos. Perceba se há acúmulo de sujeira em móveis, brinquedos, tapetes e cortinas. Verifique também o trocador (se o seu filho ainda usar fraldas), suas condições de higiene e como os materiais individuais das crianças são armazenados. Leve o tempo que precisar para observar todos os detalhes”, orienta a especialista.

Segurança
Preste atenção se a escola conta com câmeras, sensores, porteiros e controle de entrada e saída de pessoas. Verifique a existência de extintores, saídas de emergência e planos de evacuação em caso de incêndio. Certifique também se a escola tem o alvará de funcionamento do corpo de bombeiros.

Seguir o Projeto de Lei 4731/12 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que limita o número máximo de alunos em sala de aula, é imprescindível. Nas creches, a relação é entre o número de crianças por faixa etária e adultos. Dessa forma, são cinco crianças de até 1 ano por adulto; oito crianças de 1 a 2 anos por adulto; 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto; 15 alunos de 3 a 4 anos por professor, na creche ou pré-escola; e 25 alunos de 4 a 5 anos por professor na pré-escola.

“Acompanhe o horário de saída para verificar como é feito o monitoramento das crianças”, aconselha a educadora parental.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articleTrês das 10 melhores escolas públicas do Brasil são do Rio de Janeiro
Next articleÉ possível estar seguro na web?
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022