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Grupo de Pesquisa promove evento sobre cobertura de risco e crises humanitárias

O Grupo de Pesquisa “Comunicação, Mercado e Tecnologia” (Comertec), vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), promove, nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2022, o II Congresso Internacional Comertec e V Comertec Jr., com o tema “Cobertura de risco e crises humanitárias”. O evento, considerado o maior do Amapá na área de Comunicação, será gratuito, híbrido (com possibilidade de participação presencial e/ou por meio de plataforma digital) e oferecerá certificado aos participantes.

O Congresso será composto por quatro palestras de expoentes do jornalismo, oficinas on-line sobre edição de vídeo e design gráfico, além da apresentação de trabalhos por meio de exibição de vídeos previamente gravados.

O evento terá início no dia 16 de junho, das 19h às 21h, com palestra de Roberto Cabrini, jornalista da Record e premiado por diversos trabalhos investigativos e cobertura de guerras ao longo da carreira.

No dia 17 de junho, das 14h às 19h, serão exibidas apresentações de trabalhos por meio de vídeos previamente gravados. As pesquisas abordarão diversos aspectos relacionados aos seguintes temas: “Mídias alternativas e novas práticas jornalísticas”; “Comunicação, tecnologia e convergência”; “Análise de mídia, gestão e estratégias comunicacionais” e “Educação, sociabilidades e comunicação na era das novas mídias”.

Também no dia 17 de junho, das 19h às 22h, acontecerá a palestra de Alex Silveira, repórter fotográfico formado em cinematografia pela School of Visual Arts-SVA (NY) e vencedor do prêmio Vladmir Herzog 2021 pela categoria “Carreira”. Além disso, a coordenadora de pauta na Record Tv Rio, Lívia Bonard, falará sobre sua rotina de trabalho.

Em 18 de junho, último dia de Congresso, das 14h às 17h, serão realizadas as oficinas de “Design Gráfico” e de “Edição de transmissão on-line”. Das 19h às 22h, acontecerá a palestra de Rodrigo Carvalho, correspondente da Globo em Londres desde 2017 e premiado no New York Festivals.

Para participar do II Congresso Internacional Comertec e V Comertec Jr., basta acessar: https://www.even3.com.br/comertec2022/



Aumentam fraudes em operações de empréstimos

As reclamações sobre empréstimos, especialmente a modalidade consignado, teve um aumento expressivo durante a pandemia. Do total de 26.700 registros contra bancos e financeiras, 6.798 são referentes à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, segundo o Banco Central. No ranking, houve aumento de 56% nos registros – de 9.010 em 2019 para 14.049 no ano seguinte. Em 2020, o consignado foi responsável por 16,6% do total de 84.825 reclamações.

Outro levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, em 2020, as ocorrências envolvendo o crédito consignado também ficaram em primeiro lugar. O Idec alerta para a falta de segurança com os dados dos consumidores, que têm suas informações compartilhadas sem consentimento prévio e, assim, se tornam vulneráveis a fraudes.

Empresas atuantes na cadeia de emissão de certificados digitais vêm sendo abordadas por pessoas que desejam emitir certificado digital com a finalidade de obter crédito em financeiras e similares. Segundo relatos de empresários do setor, clientes afirmam que vêm sendo exigida a entrega do certificado digital com a sua respectiva senha à financeira para que, então, o crédito seja liberado.

Segundo o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, Edmar Araújo, é ilegal a exigência da entrega do certificado digital e a sua respectiva senha como condição para a obtenção de empréstimos financeiros. “Tal prática é extremamente lesiva, haja vista que o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) é um documento que produz assinatura eletrônica com o mesmo valor probante daquelas em papel e reconhecidas em cartório – e, por esse motivo, o certificado digital é de uso pessoal e intransferível”, alerta Araújo.

Em março, o Procon Londrina-PR notificou uma financeira que exigiu de uma consumidora a compra de um certificado digital. Aprovado o empréstimo, ela foi informada que precisaria comprar um certificado digital fornecido por eles. A consumidora desistiu do empréstimo e que uma multa seria cobrada e seu nome negativado. O edital de notificação à financeira foi publicado no Jornal Oficial do Município de Londrina-PR.

“A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, é clara quanto à validade dos atos praticados com a utilização de assinaturas eletrônicas produzidas com certificados digitais. Tal valor probante atribui ao titular do certificado o exclusivo conhecimento da chave privada. Ao fornecer o certificado para um terceiro, ele assume a responsabilidade pelo que se faça em seu nome”, lembra Edmar Araújo.

Outro tipo de fraude é o depósito antecipado de determinada quantia para que o empréstimo seja liberado. Para que o cidadão se proteja de situações que causem prejuízos financeiros, o Banco Central tem em seu site uma ferramenta que permite descobrir se um banco ou financeira tem autorização para funcionar.

Para fazer a consulta, basta acessar o site e preencher o campo que pede o nome ou o CNPJ da instituição que está oferecendo o empréstimo. Em seguida, clicar em pesquisar. Caso a instituição não esteja autorizada pelo Banco Central para funcionar, aparecerá a mensagem “Nenhuma instituição encontrada”.

“Em se tratando de empresas que prometem linhas de crédito muito tentadoras, as pessoas devem desconfiar. Nenhuma empresa financeira tem tanto potencial para ofertar dinheiro com juros muito baixos. Importa repetir: se exigir a entrega do certificado digital para o empréstimo, tudo leva a crer que seja golpe. Também é uma prática abusiva oferecer venda casada, exigir a compra de um certificado digital para obtenção do empréstimo, muitas vezes a preço abaixo do mercado. Todo cuidado é pouco”, diz Araújo.

O dirigente lembra que quem entrega o seu certificado digital com a respectiva senha a terceiros fica exposto ao risco, por exemplo, de ter empresas abertas em seu nome ou ser envolvido na prática de ilícitos e fraudes.



Busca por procedimentos estéticos aumenta 390%

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, somente no primeiro trimestre de 2022 houve um aumento de 390% na procura por procedimentos estéticos em relação ao mesmo período do ano anterior. Na pesquisa, foram entrevistadas 1.218 pessoas, dessas 80% já realizaram algum procedimento estético e outras 20% não realizaram. Cerca de 15,8% das que não realizaram, pretendem, ainda neste ano, fazer algum tipo de procedimento. Dentre as 1.218 que realizaram procedimentos estéticos, 56% são mulheres e 24% são homens. A faixa etária desse público está entre 25 e 48 anos.

Aliado a isso, um estudo feito pela Loveena Clinic, clínica de estética localizada em São Paulo, revelou que 80% dos brasileiros que residem na capital paulista acreditam que realizar procedimentos estéticos mexe com a confiança, a autoestima e a forma que se projeta para o mundo. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados disse considerar ou ter realizado um procedimento estético para cuidar da saúde mental através da autoestima. Outro ponto investigado pela pesquisa foi a resistência dos pacientes: para esse público que realiza procedimentos estéticos, 67% têm como principais receios ficar com aparência artificial, 45% têm medo de não atingir o resultado esperado e 42% têm receio de o procedimento deixar sem expressão.

De acordo com a CEO Erica Miguelia, a procura por procedimentos estéticos, principalmente os não invasivos podem crescer ainda mais nos próximos meses. “Estamos vivendo a ascensão da busca pela beleza natural, só no primeiro trimestre tivemos um aumento de 40% na busca por tratamentos de beleza integrados à saúde”. Além de benefícios para saúde e aparência da pele, os tratamentos que fazem a integração com saúde, têm um efeito muito positivo na autoconfiança, capaz de minimizar pequenos desconfortos e, consequentemente, de valorizar a beleza natural e individual. 

Com o passar do tempo e com o envelhecimento natural da pele, em especial da pele do rosto, mais exposta a danos causados pelo ambiente e ação de seus principais fatores, é natural que surjam algumas mudanças. A partir dos 28 anos, em específico, existe uma queda maior da produção de colágeno e elastina, e os primeiros sinais de expressão podem começar a se formar.

Uma das consequências do envelhecimento e do estresse é a queda natural das sobrancelhas, o que pode gerar um aspecto de cansaço e comprometer a jovialidade do rosto. Existem alguns fatores que causam esse efeito: a queda da região frontal (testa) e o excesso de pele nas pálpebras.

A região da pálpebra também pode ir sofrendo mudanças gradativas, o que, com os anos, traz o aspecto de “olhar caído” — além de casos em que, por alguma condição especial, o (a) paciente (cliente) já apresente maior propensão a esse fator, quer seja por predisposição genética ou alguma condição de saúde. Por isso, atualmente existem diferentes procedimentos estéticos que promovem o lifting de sobrancelha. Entre eles, os mais conhecidos são a aplicação de toxina botulínica (botox), a blefaroplastia (plástica de pálpebras) e o uso de fios de sustentação (PDO), sendo eles todos os procedimentos invasivos.

Novos tratamentos desenvolvidos por clínicas em São Paulo são métodos minimamente invasivos, que atuam diretamente nas camadas mais profundas da pele, promovendo o tratamento da flacidez e caimento. Se tornando um procedimento que vai além do levantamento da autoestima, irá também cuidar da saúde, eliminando a gordura acumulada e realizando o tratamento de estimulação dos músculos.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a previsão é de que até dezembro de 2022 sejam realizados 189% de procedimentos estéticos não invasivos. Erica Miguelia complementa dizendo que a expectativa é que sejam atendidos 2.895 somente no primeiro semestre em sua clínica, alcançando assim os números esperados pelo setor.

Para mais informações sobre os tratamentos, basta acessar:



EPS desempenha papel importante para manter a eficácia das vacinas

Durante a fabricação de soluções em EPS (conhecido popularmente como ‘isopor’) destinadas ao armazenamento e transporte de vacinas e medicamentos termolábeis (que precisam manter determinados padrões de temperatura e umidade para sua conservação), é preciso seguir uma série de especificações técnicas para que os produtos fiquem intactos ao longo de todo o processo logístico – desde a saída da fábrica até seu destino, no lugar de aplicação.

São vários os desafios que são enfrentados pela cadeia fria na logística farmacêutica no caso das vacinas, levando-se em conta que além dos fatores temperatura e umidade, que podem impactar na eficácia dos produtos, as embalagens térmicas em EPS precisam ter a densidade adequada, conforme a especificação de cada cliente, e seguir quaisquer outros requisitos essenciais que garantam que os medicamentos sejam aplicados sem qualquer prejuízo quanto às suas propriedades terapêuticas.

Segundo Ronilson Santos, Gerente Comercial do Grupo Isorecort, fabricante de EPS, existem fatores extras que interferem no transporte de medicamentos, como a distância percorrida, a condição das estradas, a escolha por trajetos mais quentes ou frios, paradas para fiscalização, entre outros. “Para atendermos a cadeia de frio, todas essas questões são observadas. Possuímos um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) certificado pela norma NBR ISO 9001:2015, seguimos as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e orientamos de forma consultiva sobre as características e propriedades técnicas das embalagens, como resistência, propriedades térmicas e manuseio, para garantir que o transporte seja seguro e eficiente”, relata o executivo.

Composto por 98% de ar e 2% de matéria-prima, o EPS (poliestireno expandido) reduz a quantidade de calor transmitida entre os ambientes externo e interno, contribuindo para a manutenção adequada da temperatura do medicamento, tendo em vista que as moléculas de ar presentes nas embalagens atuam como isolante térmico. Além disso, o EPS protege o interior da caixa contra impactos e vibrações, assegurando as condições de armazenamento e transporte.

Temperatura das vacinas 

Boa parte das vacinas contra a Covid-19, por exemplo, são produzidas com ativos biológicos, que dependem de estabilidade química e física para não perder sua utilidade, e cada vacina possui particularidades específicas de armazenamento. 

“Cada uma exige condições especiais de armazenamento e transporte. Apesar do desafio de levá-las para regiões distantes do Brasil, o uso das caixas em EPS, somado à expertise da cadeia de frio na logística farmacêutica, vem possibilitando a efetiva vacinação da população em todo o País”, conclui Ronilson.

Focado no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais e fundado há mais de 15 anos, o Grupo Isorecort está presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, o Grupo integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida) e GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.   



Aplicativo de WFM visa maior interação entre gestores e funcionários

O mercado de trabalho brasileiro não é o mesmo desde a eclosão da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Por conta das medidas de quarentena e isolamento social, 46% das empresas do país adotaram o teletrabalho, de acordo com um levantamento da FIA (Fundação Instituto de Administração) realizado com 139 pequenas, médias e grandes empresas das vinte e sete unidades federativas.

Diante de novas relações de trabalho, cada vez mais digitais, empreendimentos do Brasil e do mundo têm buscado implementar ferramentas que possibilitem o controle exato sobre as tarefas e demandas de colaboradores que atuam à distância. Segundo a “Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19”, também elaborada pela FIA, mais da metade (67%) dos gestores enfrentaram alguma dificuldade em implementar o home office.

Neste contexto, Raphael Gonçalves, Coordenador de Serviços e Implementação da SISQUAL® WFM, explica que empresas de WFM (Workforce Management, em inglês – gerenciamento de força de trabalho, em português) têm investido esforços para solucionar este problema.

A título de exemplo, o especialista conta que o mais recente lançamento da SISQUAL® WFM foi um aplicativo para dispositivos móveis que busca entregar maior agilidade de interação entre os colaboradores e os gestores. “A solução vem de encontro às necessidades das novas configurações laborais, já que, de qualquer lugar, o colaborador pode interagir com sua chefia solicitando uma troca de horário, justificando um atraso ou hora extra e marcando o seu ponto, tendo toda a rastreabilidade por meio do GPS”.

“Isto torna mais dinâmica a jornada de colaboradores que, por conta da sua atividade, precisam estar em constante deslocamento, não sendo mais necessário ir a uma unidade da empresa somente para marcar o ponto em um terminal físico”, explica.

Ferramentas devem prestar atenção às demandas do cliente e do mercado

Raphael Gonçalves destaca que as ferramentas de gerenciamento de força de trabalho devem ser maleáveis diante das particularidades de cada cliente. “O SISQUAL® WFM, por exemplo, customiza suas soluções de acordo com cada demanda. Inclusive, as customizações necessárias passam por uma análise prévia para identificar se esta se trata de uma especificidade do cliente ou se configura uma nova funcionalidade que pode ser um fator agregador para o sistema”.

Após a análise inicial, prossegue, a SISQUAL® WFM faz um levantamento de requisitos para que estes sejam encaminhados à equipe de desenvolvimento para estudar a viabilidade, prazo e custo para tal customização.

“As customizações mais frequentes passam por cálculos de quitação de saldo de horas que, rotineiramente, passam por reformulações, já que estas formas de quitação são, em sua maioria, regidas por convenções e acordos sindicais onde a ferramenta passa a ter que se adequar”, explica.

De acordo com Raphael Gonçalves, o aplicativo também teve customizações feitas para melhorar o controle do número de folgas que o colaborador tem direito, por ser uma situação bem específica. “Com o passar do tempo, o SISQUAL® WFM vem se adequando, cada vez mais, ao mercado onde algumas destas customizações passam a ser apenas configurações no sistema”.

Segundo o Coordenador de Serviços e Implementação da SISQUAL® WFM, dentro do contexto tecnológico atual, uma ferramenta de gerenciamento de equipes oferece diversas vantagens para as empresas, como controle centralizado em uma única ferramenta, informações mais precisas sobre planejamento e execução das escalas, já que não há mais escalas em Excel, além do fato de que a informação é de fácil acesso a todos.

“Com o advento do Mobile APP, tanto o colaborador quanto o gestor pode ter, na palma da sua mão, informações que podem ser vitais para tomada de decisão quando de uma mudança de turno, cobertura a ser realizada por uma falta, ou mesmo atender de imediato a um pedido feito pelo colaborador”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/



Empresários orientam profissionais que usam barba no mercado de trabalho

Qual é a nova cara do mercado de trabalho? Que a pandemia alterou a rotina das maiores empresas do Brasil, que adotaram o teletrabalho durante o período de confinamento, não é novidade. Com o avanço da vacinação, parte das operações estão retomando a rotina presencial e, com a desobrigação do uso de máscaras de proteção facial, outro elemento tem marcado presença: a barba.

Do Oriente ao Ocidente, a barba atravessou gerações e fez parte da história. No campo profissional, homens barbudos foram bem aceitos e, às vezes, nem tanto, sobretudo em determinados segmentos – como os gastronômicos, por questões sanitárias.

Atualmente, o uso de barba vem sendo retomado, o que contribui para a quebra de paradigmas, uma mudança de comportamento que influencia também no mercado de trabalho. Um estudo realizado pela All Things Hair, em parceria com o Opinion Box, buscou respostas para os hábitos dos brasileiros quando o assunto são os pelos faciais. Segundo a pesquisa, 88% dos participantes do balanço afirmaram que utilizam algum tipo de barba.

Entre os entrevistados, 11% declararam que usam bigode, mesmo percentual dos que adotaram o cavanhaque. Dentre as preferências, ganham destaque a barba de tamanho médio, com 39% das indicações, e a chamada “barba por fazer”, com 45% das menções. A barba cheia, estilo “lenhador”, foi a categoria preferida pelos entrevistados, com 46%.

“Diante disso, surgem questões, do tipo: ‘uma empresa pode proibir o uso de barba?’ Teoricamente, proibir o uso de barba pode configurar preconceito e discriminação contra o colaborador, conforme os termos do artigo 456-A, da CLT”, reporta  Eduardo Rauen, sócio e diretor de produto da Barba Brava, e-commerce de cosméticos masculinos.

Apesar disso, acrescenta, determinados cuidados devem ser tomados por quem usa barba no ambiente de trabalho. “Pensando nisso, buscamos orientar e desenvolver conteúdo para que os profissionais barbudos possam ter a melhor barba possível e alcançar todos os seus objetivos no mercado”.

Barba no mercado de trabalho exige cuidados

Há determinadas “etiquetas”, ainda que não estabelecidas em um tratado, do que é bem aceito e o que não é, afirma Rauen. “O homem que deseja usar barba, especialmente mais comprida ou volumosa, precisa estar ciente de que alguns cuidados são necessários para que ela seja bem aceita no trabalho e, fazendo tudo certo, a barba pode ser até mesmo admirada e respeitada”.

Para o empresário, é importante que os profissionais barbudos mantenham um visual alinhado, sendo necessário aparar a barba semanal ou quinzenalmente. “Isso não significa que é preciso manter a barba curta, apenas que precisa manter os fios com comprimentos equivalentes para que não tenha fios despontando para fora da linha da barba”.

Além disso, acrescenta, a higiene da barba é fundamental – não apenas para a estética, mas também para a saúde dos pelos no rosto. Uma barba bem higienizada e alinhada dará um aspecto elegante, demonstrando que o uso da barba é intencional, e não um ‘desleixo’”.

Cresce aceitação por profissionais com barba

Rafael Proença, sócio e diretor de Marketing da Barba Brava, destaca que, no passado, alguns setores do mercado não recebiam profissionais de barba com “bons olhos”, porém isso tem sido cada vez menos relevante e já se pode ver barbudos em todos os segmentos, cargos, funções e níveis hierárquicos na indústria, comércio e serviços.

De acordo com Proença, a aceitação da barba no ambiente de trabalho tem sido cada vez mais constante nos últimos anos. Isso porque, com a ascensão do uso de barba e a desmistificação de que o estilo é “desleixo”, a sociedade e os empregadores têm visto, cada vez mais, os homens que usam barba sem preconceito.

“Um dos fatores que contribuiu para isso é o surgimento e o fortalecimento de marcas de produtos específicos para o cuidado com a barba, que auxiliam e ajudam os barbudos a atingirem todo o potencial de suas barbas, ao mesmo tempo em que as mantêm limpas, hidratadas e, sobretudo, com uma boa aparência”, afirma.

“Certa vez um conhecido ator norte-americano disse algo como: ‘quanto mais volumosa a barba, mais elegantemente você precisa se vestir’, ou algo assim. Claro, isso pode ser verdade dependendo do seu contexto, mas de modo geral é uma boa prática para se seguir no ambiente de trabalho”, observa o empresário.

Para mais informações, basta acessar: https://www.barbabrava.com.br/



Empréstimo entre pessoas físicas é uma forma de investimento

Antes de explorar as vantagens de investir no empréstimo entre pessoas físicas é preciso definir no que consiste essa modalidade de crédito.

Afinal, o que é o empréstimo entre pessoas físicas?

O empréstimo entre pessoas físicas, ou o também chamado empréstimo Peer-to-Peer (P2P), é uma modalidade de crédito nova, que está cada vez mais sendo utilizada no mercado. Esse método funciona por meio do empréstimo de dinheiro diretamente entre duas pessoas, que é facilitado através de uma plataforma digital e sem precisar de uma instituição financeira como intermediária. As principais vantagens dessa modalidade é que todo o processo de crédito é muito mais rápido, totalmente seguro e com rendimento significativamente mais alto.

Como funciona?

Por não precisar de instituições financeiras como intermediárias, os empréstimos são mediados diretamente por meio de plataformas online, onde há uma relação direta entre o requisitante e o investidor. Portanto, para realizar esse tipo de empréstimo são necessários dois agentes: o requisitante, que irá solicitar a linha de crédito; e o investidor, que irá emprestar os recursos financeiros necessários para o requerente.

Cada plataforma possui taxas de juros e rendimentos regulamentados que, assim como os termos de transação, serão optados e definidos de acordo com as preferências do solicitante. O primeiro passo é realizar o cadastro na plataforma escolhida e a partir disso, o próprio estará apto para emprestar a quantia que quiser e à quem ele quiser, uma vez que a plataforma o conecta diretamente a diferentes perfis de requerentes. A plataforma escolhida será inteiramente responsável por toda parte administrativa dos empréstimos, sendo de responsabilidade única do investidor apenas selecionar os empréstimos que quer investir.

Quais são as vantagens de investir no empréstimo entre pessoas físicas?

Investidores nessa categoria de empréstimo possuem maior independência e flexibilidade ao longo das etapas processuais, definindo a quantia escolhida para investir, a forma de pagamento, o período de tempo em que ele deseja continuar ou não investindo, entre outras. Dessa forma, é de inteira responsabilidade do investidor a delimitação dos potenciais riscos financeiros.

O empréstimo entre pessoas físicas é uma atividade legal e regulamentada.

Todas as plataformas são regidas a partir de normas pré-estabelecidas, que protegem os investidores contra potenciais riscos de inadimplência pelos requerentes. Por se tratar de uma transação online, o retorno financeiro e sua consequente garantia de fundos é otimizado.

Por isso, pode ser um investimento de boa rentabilidade e retorno financeiro, quando comparado a outros tipos de investimento.

O Bullla é a primeira fintech de crédito digital entre pessoas físicas do mercado de empréstimos.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/



Atenção aos cuidados com os cabelos grisalhos

Os fios brancos aparecem aos poucos. Algumas mulheres já ganham mexas grisalhas antes dos 30 anos, outras têm as raízes embranquecidas com o tempo. Não há uma idade certa para que o grisalho comece, o processo é gradual e têm início entre os 35 e 45 anos.

Durante a pandemia muitas mulheres deixaram de pintar seus fios e assumiram os cabelos grisalhos ou brancos. Essa “Revolução Grisalha” vem de mulheres de personalidade forte e com discurso sobre aceitação da passagem do tempo. Dentre essas mulheres estão muitas famosas como Glória Pires, Astrid Fontenelle, Preta Gil, a atriz Samara Felippo, entre outras.

“Porém, estes cabelos necessitam cuidados especiais, são fios que já perderam algumas propriedades, possuem cutículas mais abertas e sendo assim ficam mais porosos.” comenta o cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo. 

De acordo com Tharik, os fios aguentam menos tração e processos químicos. Portanto, para manter a cabeleira platinada bonita e saudável, é preciso certo grau de dedicação.

O cabelo “perde a cor” naturalmente porque a função de uma célula responsável pela melanina das madeixas é reduzida progressivamente ao longo do tempo. Primeiro vem o grisalho e depois os fios começam a ficar embranquecidos. “Com a falta do pigmento, os fios ficam mais fracos e exigem cuidados específicos, tendo em vista que a proteína influencia e estimula a maciez e hidratação capilar.” explica o especialista.

Os cabelos naturalmente brancos podem sofrer algumas quedas e ficam mais vulneráveis diante de químicas e colorações.

Por isso, é indicado que mantenha uma rotina de hidratação e nutrição uma vez por semana, assim como ter cuidados básicos. As principais vitaminas que previnem o aspecto envelhecido são as Vitaminas A e E. Elas geralmente são encontradas em produtos que contenham tocoferol, por isso a necessidade de consultar os rótulos.

Como cuidar dos cabelos brancos
O cabelo grisalho ou branco necessita de cuidados especiais para ficar com uma aparência saudável e elegante. Os fios necessitam de hidratação, fortalecimento e, principalmente, proteção térmica.

Com isso, veja dicas de como manter esses cuidados:

Utilize produtos indicados
Utilizar produtos adequados para os cabelos grisalhos auxilia no cuidado e saúde dos fios. Shampoos e condicionadores matizadores, possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, que ajudam a evitar o amarelamento dos fios devido à exposição ao sol. Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza a situação.

Mantenha uma boa hidratação
O cabelo branco é mais ressecado. Como ele tende a ficar mais fraco e poroso, acaba tendo dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais. A hidratação é uma das formas mais simples e fáceis de cuidar dos fios acinzentados, já que pode ser feita através de uma rotina caseira de cuidados. Invista em cremes de hidratação ricos em nutrientes que potencializem a força dos fios, responsáveis pelo brilho e maciez.

Proteja do sol
Como os cabelos estão sem pigmento e consequentemente mais sensíveis, a cabeleira é muito suscetível aos danos da radiação. Utilize produtos com filtro solar.

Evite aparelhos térmicos
Segundo Tharik, aparelhos que utilizam fontes de calor como secadores, babyliss ou chapinha, devem ser evitados em cabelos grisalhos. O uso com frequência danifica e leva a quebra dos fios.

Em caso de utilização desses aparelhos, um bom protetor térmico é fundamental.

Na literatura há comprovação que a suplementação com ácido fólico (vitamina B9) atua diretamente nos melanócitos ( células responsável pela síntese de melanina), com isso ajuda inclusive na diminuição dos cabelos brancos.

“Observei no dia a dia, clientes que suplementam com essa vitamina, o cabelo novo nasce com a base escura, mesmo o fio sendo branco. Clientes que possuem até 5% de cabelos brancos, tem uma resposta bem interessante suplementando com o ácido fólico, chegando a quase sanar os fios brancos.” esclarece Tharik.

O que deixa os jovens grisalhos
Já reparou que algumas pessoas ganham fios brancos antes dos 30 anos? A predisposição genética conta bastante nesses casos, mas há fatores externos que também favorecem essa prematuridade, como exposição a poluição do ar e radiação ultravioleta, além de tabagismo e estilo de dieta, assim como também picos muito frequentes de estresse.

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Cidadania italiana: segunda mais buscada pelos brasileiros

Em plena pandemia de Covid-19, a busca por qualidade de vida, estabilidade financeira e oportunidades profissionais e educativas pode ter sido um fator decisivo para impulsionar o número de brasileiros que entraram com um requerimento para uma segunda cidadania.

Segundo indicativos do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE (União Europeia), 729 mil pessoas adquiriram a cidadania em um Estado-membro da UE em 2020, o que corresponde a uma alta de 3% em comparação ao ano anterior – 24 mil brasileiros. Destes, 41,9% adquiriram a cidadania portuguesa, 19,6% a cidadania italiana, 15% a espanhola e 4,8% a alemã, por naturalização ou reconhecimento.

Paralelamente, a procura por dupla cidadania entre março de 2020 a março de 2021 chegou a aumentar 200% em alguns escritórios e consultorias de São Paulo, conforme informou a secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP (Ordem  dos Advogados do Brasil de São Paulo), Gabriela Tiussi, ao R7.

Na visão da Noemi Dias, advogada que atua com pedido de cidadania italiana a mais de 10 (dez) anos, e possui escritório em São Paulo e em Bérgamo na Itália, a movimentação de brasileiros adquirindo cidadania da UE, e especialmente, italiana, ocorre devido à crise econômica que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos.

“Os ítalo-descendentes têm procurado alternativas para migrar para países que estão com a demanda  de mão de obra especializada em alta, principalmente na área de TI [Tecnologia da Informação]. E como o Brasil é o segundo país depois da Itália por número de italianos, era esperado este aumento dos pedidos de reconhecimento da cidadania italiana”, explica Noemi Dias, da Leardini Assessoria Di Fabiola.

Estimativas indicam que o número de descendentes de italianos gira em torno de setenta milhões, por conta da emigração italiana que ocorreu entre os anos de 1880 a 1960. Segundo projeções, o Brasil possui cerca de 25 milhões de ítalo-descendentes, o que leva o país à condição de nação com o maior número de descendentes fora da Itália.

Os brasileiros possuem três alternativas para empreender o processo de cidadania italiana: a via consular, a via administrativa, na Itália, e a via judicial – junto ao Tribunal italiano competente. De acordo com informações disponibilizadas no portal da especialista, a via judicial tem sido o caminho mais procurado, sobretudo a partir de 2018, com o advento da crise sanitária, “por se tratar de uma via considerada célere em relação ao tempo das filas consulares e menos custosa do que a via administrativa por fixação de residência na Itália”.

Pedidos de brasileiros à cidadania italiana devem continuar crescendo

Segundo a advogada Noemi Dias, a expectativa é de que o número de solicitações de brasileiros à cidadania de um país europeu siga em uma crescente nos próximos anos, sobretudo com relação à Itália. “Salvo alterações na legislação italiana no âmbito do direito ao reconhecimento da nacionalidade dos descendentes, a demanda pelo reconhecimento será seguramente duplicada, se não triplicada”.

Se, porventura, prossegue, este direito for de qualquer modo retificado, haverá um aumento ainda maior nos próximos anos. “Isso porque teriam que abrir uma janela para quem deseja manter a cidadania como feito com os descendentes do Trento Império Austro-Húngarico, de 2005 até 2010”, conclui a advogada Noemi Dias.

Para mais informações, basta acessar: https://www.noemicarvalhodias.com.br/



Empreendimento aposta em arquitetura contemporânea brasileira em Portugal

O intercâmbio entre Brasil e Portugal remonta há séculos e se sustenta em vários pontos, como laços familiares e busca por novas oportunidades. Para se ter ideia, o número de brasileiros que requerem a cidadania portuguesa vem em uma crescente desde 2017 e chegou a um crescimento de 141% entre 2010 e 2020, conforme balanço do Ministério da Justiça de Portugal. Segundo a análise, a soma de pedidos passou de 24 mil para 58 mil. Em 2020, foram feitos 14 mil pedidos a mais do que o ano precedente, pré-pandemia.

Paralelamente, indicativos oficiais do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) mostram que o número de brasileiros vivendo em Portugal bateu recorde em 2020, com 183.993 indivíduos. Gente que atravessa o Atlântico, inclusive, para realizar o sonho de investir no setor imobiliário português. 

Atento a este fator, Antonio Medrado, CEO da Dona Empreendimentos – uma das incorporadoras do grupo promotor do Boutique Villas Cascais, conta que a empresa lançou um  empreendimento na Quinta da Marinha, em Cascais, há pouco mais de um mês. A empresa espera concluir todas as vendas das 16 casas de luxo em Cascais em cerca de 90 dias, sendo que as obras começarão em julho de 2022 e durarão 26 meses.

Localizada na área metropolitana de Lisboa, Cascais, que é conhecida como a Riviera Portuguesa, “é um município litorâneo que atrai pessoas que querem viver próximo à capital do país, sem abrir mão da qualidade de vida”, afirma o empresário.

Com uma enseada repleta de palacetes e praias, Cascais faz parte do chamado “Trio Real”, ligação geográfica entre as cidades de Cascais, Lisboa e Sintra, que estão a uma distância de 30 minutos entre si. A cidade possui clima ameno e, além das praias, oferece acesso a pontos turísticos, campos de golfe e restaurantes premiados pelo Guia Michelin.

Arquitetura contemporânea brasileira

“Quando chegamos em Portugal, defendemos, diante do mercado local, a necessidade de ir além da estética padrão, levando na bagagem a moderna arquitetura contemporânea brasileira, com muito design, paisagismo diferenciado e integração harmônica de todos os ambientes”, explica Medrado. “Assim, implementamos em Portugal um novo olhar, com empreendimentos que destacam as áreas comuns, os terraços gourmets e as cozinhas integradas, misturando design, layout inteligente e muito verde”.

O CEO da Dona Empreendimentos acrescenta que o empreendimento fica de frente para o mar e busca transmitir a sensação de amplitude e integração com a natureza.

“Apostamos na arquitetura autoral do designer brasileiro David Bastos, que ousou no estilo praia boutique, que é destaque nos seus projetos”, detalha. “Não há carros à vista, a circulação de veículos é toda subterrânea, tendo como protagonista o paisagismo com as casas sendo ligadas por passarelas vivas suspensas que ressaltam os ‘gardens’ e a total privacidade”, descreve.

Mercado imobiliário português

Dados do relatório “Índice de Preços da Habitação”, referente ao segundo trimestre de 2021, mostram que o mercado imobiliário português dá sinais de resiliência: entre abril e junho, os preços dos imóveis avançaram 6,6% em comparação a igual período de 2020, primeiro ano da pandemia.

Segundo o estudo “Attractiveness Survey 2021” (EY), Portugal está no Top10 dos destinos europeus mais atrativos para o IDE (Investimento Direto do Exterior). O exame indica que 70% dos investidores são europeus e 30% originários de outros países, como o Brasil.

Para mais informações, basta acessar: https://boutiquevillascascais.pt/luxuryhousescascais/



Payment View reúne especialistas em inovações para pagamentos

Os novos meios de pagamento são assunto muito discutido no momento. De acordo com o governo federal, em fevereiro deste ano foram transferidos R$ 1.100 bilhão utilizando Pix. As transações em criptomoedas também seguem aumentando. Globalmente, em 2021, US$ 15,8 trilhões foram transacionados por este sistema, um aumento de 567%, conforme pesquisa divulgada pelo Crypto Crime Report.

Os pagamentos por aproximação também tiveram crescimento exponencial. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou recentemente que a cada quatro transações presenciais feitas com cartões de crédito, uma já é feita por aproximação.

Esses números refletem a necessidade de conhecer os novos meios de pagamento e aprender a lidar com eles em diversas frentes. Para colaborar com esta missão, Idea D organizou a 4ª edição do Payment View, evento presencial e online que conta com a participação de grandes especialistas do setor.

Abaixo, a programação:

Logo no primeiro painel, o tema é Transações fluidas e seguras para quem compra e para quem vende. A Cybersegurança é um ponto-chave nas transações financeiras de pagamento, transferência e recebimento e os palestrantes debaterão a necessidade de segurança e fluidez e como as novas soluções estão proporcionando essa dupla experiência. Participam do painel Carlos Oliveira (Certdox), Eládio Isoppo (Payface), Danielle Florestano (Mastercard), Fabio Soto (Agility)

Na sequência, especialistas falam sobre A transformação da cadeia de pagamentos: espaço para novas soluções e novos atores. O debate gira em torno de como as empresas estão oferecendo serviços financeiros, ofertas B2B2C, inovação, os novos atores dessa indústria e as perspectivas e futuro das transações financeiras. Participam do debate Edson Santos (Colink Business Consulting), Eduardo Abreu (Visa), Priscila Faro (Mercado Livre), Linconl Rocha (Celer).

As mudanças geradas pelas novas tecnologias e a aplicação de soluções que atendam às necessidades dos estabelecimentos comerciais – digitais e físico – e proporcionem a melhor experiência para o consumidor. O painel Como o Open Banking e o Iniciador de Transação de Pagamento podem facilitar os sistemas de pagamentos vai debater o tema. Participação de Jamile Leão (TecBan) e Fernando Tassin (TecBan).

O painel Como digitalizar o varejo e os pagamentos, gerando valor para o comércio e consumidores debaterá como a digitalização pode potencializar as vendas e agregar valor para o comércio. Os especialistas apresentam as novas soluções, benefícios e aderência aos hábitos do consumidor e demonstram como a tecnologia e a conveniência podem beneficiar todos os elos da cadeia de pagamento. Estarão no painel Boanerges Freire (Boanerges & Cia), Fabio Murakami (Magalu), Duda Davidovic (Elo), Marcos Gurgel (iFood).

Pix e Open Finance agregando valor para o consumidor e para o mercado de pagamentos traz Carlos Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, para falar sobre as iniciativas do órgão regulador. O executivo também divide com o público as expectativas da digitalização, compreensão e aderência às possibilidades do Open Finance e novos serviços do Pix.

Para encerrar, Claudenir Andrade, diretor de Integração Tecnológica Marketing do grupo Elgin/Bematech, fala sobre Metaverso: os desafios desse novo mercado e suas oportunidades. Durante esta palestra serão apresentadas como as novas tecnologias e serviços – web 3.0 e 5G – estão criando um ambiente de interação e trocas.

A diretora da Idea D, Regina Crespo, ressalta o apoio de grandes empresas do mercado financeiro como Elgin e TecBan e a participação do Banco Central pelo quarto ano consecutivo. “O Bacen e os executivos de grandes empresas trarão contribuições enriquecedoras na forma de conteúdo, oferecendo diferentes pontos de vista para um setor que está passando por profundas transformações. O Payment View permitirá uma observação abrangente sobre os diversos aspectos destas mudanças e suas oportunidades”, conclui.

As inscrições estão abertas e o público pode conferir o evento de forma presencial (vagas limitadas) e online gratuitamente. Payment View acontece no dia 18 de maio, das 8h30 às 13h30, no Learning Village São Paulo (Rua Harmonia, 1250 – Vila Madalena).



Expositores da APAS Show veem supermercados como novos canais de vendas

O setor supermercadista parece resistir às crises econômicas. Em plena pandemia do novo coronavírus, o setor de supermercados foi o maior gerador de empregos no país, com 156.120 novos postos gerados, sendo 57.214 novas vagas em 2020, e 98.906, em 2021. O setor foi responsável por 6,1% do total de novos postos de trabalho no período 2020/2021, de acordo com o Mapa dos Empregos no Setor de Supermercados, realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserrj)

Nesse cenário, acontece em São Paulo, de 16 a 19 de maio, a Apas Show 2022. A Feira deve reunir cerca de 700 expositores para a edição que marca o retorno do evento no formato presencial.

Cada vez mais, os supermercados diversificam os produtos que comercializam. Isso se reflete no tema da Apas deste ano, “Além de Alimentos”, que reflete o posicionamento do setor.

Empresas que não estavam diretamente ligadas a esse segmento procuram estreitar esse relacionamento com supermercadistas e seus consumidores.

É o caso da Elgin, empresa brasileira com 70 anos de existência, que estará com estande na Apas Show.

O destaque será a linha de pilhas com marca própria.

“Apresentaremos nossas pilhas comuns e alcalinas, nos mais diversos tamanhos, bem como as versões recarregáveis”, explica a gerente nacional de Vendas, Patrícia Lima. Ela explica que a empresa procura posicionar o produto privilegiando o preço aliado à uma marca já conhecida pelo consumidor.

 



Vila Helio é oficialmente listada como novo ponto turístico de Mogi das Cruzes

Um antigo conjunto de casas construídas há mais de 60 anos, e recentemente revitalizado como polo gastronômico, de serviços e de lazer, acaba de se tornar o mais novo ponto turístico de Mogi das Cruzes, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, a apenas 60 km da capital.

A Vila Helio, projetada e inaugurada em 1951 pelo imigrante ucraniano Helio Borenstein, começou como um empreendimento residencial, no centro de Mogi. Nas décadas seguintes, com a mudança de perfil da região, as casas se tornaram pontos comerciais, e o Grupo Marbor, fundado por Marcos Borenstein, um dos filhos de Helio, construiu ali também outros dois edifícios de escritórios e um hotel.

Hoje, a Vila Helio está totalmente renovada, com paisagismo de estilo toscano, e com uma variedade de opções gastronômicas e de empresas ali instaladas. Nos finais de semana, o local ainda conta com eventos culturais, como shows de música e feiras de artesanato, que atraem visitantes de Mogi e de outras cidades.

Por conta dessas características, a Vila Helio acaba de ser classificada como novo ponto turístico de Mogi das Cruzes, de acordo com a Prefeitura do município. Além disso, o Governo do Estado de São Paulo também incluiu a Vila Helio em seu Programa de Rotas Turísticas.

A Secretaria de Turismo do Estado irá publicar uma série de 16 guias turísticos, com 250 destinos paulistas, com visitação recomendada para pessoas de todo o país. No total, serão 4.200 fotos de pontos selecionados de acordo com temas como Avifauna, Arte e Artesanato, Turismo Inclusivo, Compras e Moda, Turismo de Luxo, entre outros.

A Vila Helio foi escolhida como rota turística do estado por conta de sua beleza, que tem atraído também fotógrafos, produtores e seus clientes para ensaios fotográficos, gravação de clipes e até de comerciais. Com a revitalização do local, o Hotel Marbor também tem sido cada vez mais escolhido como hospedagem preferencial de artistas e atletas que passam pela cidade.

Os visitantes podem conhecer ainda o Memorial Helio Borenstein, uma galeria que conta, em imagens e textos, a história do imigrante que chegou a Mogi sem recursos e se tornou um dos principais empresários da cidade.

O Memorial, que é aberto ao público, retrata ainda a trajetória do Grupo Marbor, que hoje administra a Vila Helio e outros negócios.

Para completar este novo centro de turismo e serviços, há ainda o espaço Alegratto, construído pelo Grupo Marbor para festas e eventos corporativos.

Valorização do centro

A Vila Helio conta com bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e até livraria. Os comerciantes locais colhem bons resultados neste novo polo gastronômico. “Optamos por abrir o nosso negócio na Vila Helio porque se trata de um espaço bonito, aconchegante e familiar”, conta Bruno Marcos Silva de Assis, sócio-proprietário do O Gringo Bar e Espetaria.

Os elogios também vêm dos locatários de salas comerciais dos edifícios Maria Antonieta e Loloya. “Escolhi a Vila Helio pela sua excelente localização e também pela boa energia da região, que é muito benéfica para o tipo de atendimento que realizamos”, explica Cláudia França, que no início de 2022 inaugurou o Espaço Lunar Cláudia França, especializado em terapias holísticas.

Tatiana Borenstein, diretora do Grupo Marbor, lista os atributos da Vila Helio para os visitantes. “Além de toda estrutura e charme deste novo polo, com as variadas opções de gastronomia e eventos, a localização é privilegiada, com estacionamento para clientes no local e fácil acesso também por transporte público (terminal de ônibus e estação de trem próximos). E ainda contamos com segurança particular”, destaca.

Para acompanhar as programações culturais da Vila Helio: www.instagram.com/vilahelio

Para saber mais sobre a história do empresário Helio Borenstein e do Grupo Marbor: www.grupomarbor.com.br/travessa-21-de-maio-e-memorial-helio-borenstein/



Waze convida usuários a corrigirem a pronúncia de vias públicas

O Waze lançou uma nova campanha comunitária para melhorar e atualizar a pronúncia de ruas, avenidas e rotas em português. A ativação faz parte do trabalho de desenvolvimento da operação de conversão de texto em voz dos engenheiros da empresa, que visa tornar uma das suas vozes padrão – a Alessandra, que reproduz o nome das ruas e avenidas – mais fluente e compreensível para os usuários do aplicativo.

A partir do dia 15 de maio e até dia 31/05, os usuários do Waze poderão ajudar a aprimorar a experiência de navegação para si e para outras pessoas ao relatar a pronúncia incorreta de nomes de ruas e rotas em todo o país. 

Por meio desse formulário, o feedback será enviado aos engenheiros e desenvolvedores da empresa e ajudará a atualizar e melhorar a experiência de navegação para milhões de motoristas do Brasil. A iniciativa já foi realizada em Israel, país onde o aplicativo nasceu e o resultado foi bastante satisfatório, em duas semanas de campanha foram feitos 200% mais ajustes do que em um ano.

Os usuários agora têm uma pronúncia em hebraico muito mais clara e fluída.

O Waze adiciona recursos úteis regularmente, atualizar o desenvolvimento de texto para fala é outra melhoria projetada para aperfeiçoar a experiência do uso em português do Brasil.

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Multinacional de energia solar fotovoltaica anuncia armazém no Brasil

A logística global tem sofrido, desde o início de 2020, com os impactos da pandemia de Covid-19, que provocaram escassez de contêineres, atrasos nas escalas dos navios, congestionamentos nos portos e aumento do preço dos fretes marítimos chineses. É o que afirma Wellington Araújo, diretor-geral da Sunova no Brasil, multinacional fabricante de módulos fotovoltaicos.

Neste cenário, a Sunova anunciou que irá abrir um armazém próprio no Brasil para garantir o abastecimento. Como parte de sua estratégia e estrutura de atendimento, a empresa deverá contar, ainda em 2022 com o armazém na cidade de Itajaí (SC), onde já se encontra o escritório da empresa no país.

“Como a situação da pandemia na China ainda é grave, o governo chinês voltou a determinar lockdown em algumas regiões. Com isso, a cadeia de suprimentos está muito apertada e é difícil entregar mercadorias. Assim, vamos abrir um armazém próprio em solo brasileiro para garantir o abastecimento”, explica.

Araújo sublinha que, devido à atual política de prevenção de epidemias rigorosa da China, especialmente o atual bloqueio da cidade em Xangai, muitas mercadorias estão acumuladas nos portos da cidade, e muitas mercadorias não podem ser enviadas para o Brasil a tempo. Assim, o armazém no país faz muito sentido para atender clientes locais.

“Ao mesmo tempo, devido ao estabelecimento de um armazém local, os problemas pós-venda podem ser resolvidos rapidamente. Se nossos módulos tiverem problemas de qualidade, podemos rapidamente extrair módulos do armazém para substituí-los e evitar perdas em grande escala para os clientes”, esclarece.

Neste ponto, o diretor-geral da Sunova no Brasil considera que a empresa poderá avançar além da situação anterior, quando a situação na China estava normalizada. “Todas estas ações locais visam dar um melhor serviço ao cliente, quer seja uma resposta rápida ao mercado ou para melhor resolver os problemas de qualidade que possam surgir”.

Empresário prevê futuro fotovoltaico no Brasil

Para além do desempenho da empresa, Araújo vê com otimismo o futuro do mercado de produtos fotovoltaicos no Brasil. “Em 2021, o país atingiu um novo patamar de energia solar, superando 10 GW de potência operacional, com base em dados da ANEEL [Agência Nacional de Energia Elétrica]”.

Para William Sheng, CEO da Sunova Solar, o recorde de energia é o reflexo do aumento da demanda do país por energia renovável. Outro ponto trazido pelo executivo é o fator climático e geográfico do Brasil: “Grande parte do país está localizado nos trópicos, com muitas horas de sol e enorme potencial para geração de energia solar”.

Sheng afirma que a Sunova acredita que o Brasil, como um dos países em desenvolvimento mais rápido do mundo, tem uma grande oportunidade para o desenvolvimento da indústria fotovoltaica.

“O Brasil foi o 4º país que mais acrescentou capacidade solar fotovoltaica em 2021 no mundo, com novos 5,7 GW no último ano, segundo apuração da Absolar [Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica] com base em dados atualizados pela Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] e a recente publicação da Irena [Agência Internacional de Energias Renováveis]”, cita.

Atualmente, a fonte solar já está em 15 GW no Brasil, com mais de R$ 78,5 bilhões de investimentos acumulados e mais de 450 mil empregos criados desde 2012, reporta o empresário. Com isso, o país também evitou a emissão de 20,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O CEO da Sunova Solar ressalta que a expectativa é de que 2022 seja o melhor ano para o mercado de energia solar fotovoltaica do Brasil. “Este ano terá alguns pontos-chaves que tornarão esse período como um divisor de águas para o setor. Entre eles, está a aprovação do Projeto de Lei 5829/19, com a publicação da lei 14.300”.

O PL citado por Sheng foi aprovado em dezembro de 2021 na Câmara dos Deputados e no Senado e institui o marco legal da geração distribuída no país. O texto foi convertido em lei no dia 6 de janeiro de 2022 e pode impulsionar o crescimento do mercado de energia solar.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sunova-solar.com/po/



Gafisa registra crescimento de 81% nas vendas líquidas do 1º trimestre de 2022

A Gafisa, uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, anuncia os resultados financeiros do 1º trimestre de 2022. A incorporadora registrou crescimento de 81% nas vendas líquidas em comparação com o mesmo período de 2021 e manteve o lucro líquido pelo sexto trimestre consecutivo.

O EBITDA ajustado totalizou R$59,9 milhões, superando em 212% o mesmo período do ano anterior. Foram concluídas ainda as obras de cinco empreendimentos em São Paulo, com 798 unidades e VGV equivalente a mais de R$437 milhões.

“A forte performance comercial do primeiro trimestre, com 81% das vendas líquidas direcionadas ao segmento de médio alto e alto padrão, é reflexo da nossa estratégia focada no segmento de alto luxo”, explicou Guilherme Benevides, CEO da Gafisa Incorporadora e Construtora São Paulo.

No trimestre, a companhia lançou o empreendimento We Sorocaba, localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, com VGV de R$ 54,9 milhões. Nos últimos 12 meses a Gafisa lançou nove empreendimentos, sendo seis em São Paulo e três no Rio de Janeiro, somando R$1,74 bilhão em VGV bruto.

Foram três empreendimentos pré lançados em São Paulo, com estandes operando e campanhas publicitárias em vigor. São eles, Stratos Bandeira Paulista, no Itaim Bibi, Envolve Vila Mariana e Hotel Go Inn República, que representam R$436,4 milhões de VGV entre lançados e pré lançados no trimestre.

A Gafisa Capital, unidade de investimentos imobiliários da Gafisa, captou ainda R$80 milhões em uma segunda transação com a Kinea Investimentos. Os recursos serão aplicados para a construção de um empreendimento de alto luxo, no Itaim Bibi, na capital paulista.

A unidade de negócios já captou R$400 milhões em sete meses de operação em transações com o mercado que alavancaram o crescimento da companhia somando mais de R$1,7 bilhão em VGV.

A performance operacional é reflexo do processo de retomada de crescimento da companhia, iniciado pela nova gestão em 2019. “Os planos são claros. Queremos nos posicionar como a principal empresa do mercado imobiliário de alto luxo, concretizando os projetos mais icônicos e sofisticados do país”, conclui Nelson Tanure, membro do Conselho de Administração.

Com esse resultado, a Gafisa já tem 80% do seu estoque em empreendimentos de médio alto e alto padrão, sendo que 97% dos produtos estão concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro. 

 



PABX em Nuvem diminui custos e aumenta produtividade

Com função semelhante ao PABX tradicional, o PABX em Nuvem apresenta funcionalidades capazes de beneficiar empresas que necessitam de eficácia e produtividade, porém, com aumento de autonomia na manutenção e diminuição nos custos.

Também denominada PABX Cloud, a ferramenta, diferente do antigo sistema analógico necessitado de antigas implementações robustas, utiliza em sua tecnologia o armazenamento de dados denominado Cloud Computing, que significa dados em nuvem, interligando as filiais de um negócio por um custo mínimo. Outra vantagem observada são as ligações feitas por ramais que utilizam terminais IP e softphones, o que contribui para a autonomia dos usuários e a versatilidade na mobilidade.

Por meio da internet, o sistema em nuvem roda o software licenciado e guarda as informações geradas pelo seu uso, ocasionando, dessa forma, uma maior produtividade na dinâmica de atendimento por parte das empresas.

“O sistema funciona totalmente em conformidade com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma Paulo Henrique Silva, gerente comercial da Voxov Telecom.

Para maiores informações, é possível acessar o portal www.voxov.com.br



Mercado global de bem-estar crescerá 19% nos próximos anos

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida vem crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o tema ganha mais importância a cada dia. Dados publicados em 2021, pelo banco de investimento Credit Suisse, indicam que o mercado global de bem-estar crescerá 19% até 2024. Os números podem ultrapassar US$ 6,8 trilhões. 

Outra pesquisa, publicada pela McKinsey, apontou que, globalmente, os brasileiros estão entre os povos que mais pretendem utilizar e consumir serviços e produtos ligados ao bem-estar em 2022.

“Cada vez mais, as pessoas buscam por uma saúde integral, com foco no bem-estar físico e mental, alimentação, estética, qualidade do sono etc. Diante desse novo comportamento do consumidor, notamos crescimento de áreas como nutrição e alimentação, que devem protagonizar diversos lançamentos de produtos nos próximos anos”, avalia Lukas Fisher, CEO da Smart Life Wellness Nutrition.

No Brasil, nas duas últimas décadas, o setor de alimentação ligado ao bem-estar vem avançando expressivamente. De 2009 a 2014, o crescimento foi de 98%, segundo levantamento publicado pela Euromonitor (2020). “Nesse novo ambiente, os brasileiros estão consumindo cada vez mais suplementos alimentares que agreguem outros benefícios funcionais”, revela Fisher.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), em 2020, mostrou que 59% dos lares brasileiros já contavam com pelo menos uma pessoa consumindo esses produtos. Além disso, 85% das pessoas entrevistadas buscavam nesses alimentos benefícios para a saúde.

Diante de um mercado em ascensão, empresas do setor vêm se movimentando para lançar produtos que atendam às necessidades de consumidores que pretendem adotar um estilo de vida mais equilibrado, com mais saúde e bem-estar. “Trata-se de um segmento bastante promissor e estratégico para a companhia, que também anunciou a ampliação de seu portfólio no Brasil, apresentando novos produtos neste segmento”, destaca Fisher.

Até 2025, a projeção é de que o mercado global de suplementos alimentares movimente mais de US$ 252 bilhões (cerca de R$ 1,4 quatrilhão), conforme aponta pesquisa, publicada no início de 2022, pela Future Market Insights (FMI).

Para mais informações, basta acessar: https://smartlife.com.br

 



Garantia de autenticidade em brechós de luxo gera dúvida entre consumidores

Adquirir peças de marcas de luxo e tê-las no closet pode ser considerado um sonho, o problema é quando esse sonho se torna um grande pesadelo: a tão desejada peça, na qual foi investido um valor alto, ao invés de ser uma peça autêntica (original) é na verdade uma peça falsa.

Tem sido comum ver no mundo da moda, especificamente no mercado de luxo, peças falsas, que não comprovam a originalidade e que não seguem os padrões de autenticidade das marcas de luxo, e mesmo assim ainda são vendidas como peças originais.

O mercado de brechós de luxo tem crescido cada vez mais e com isso, cresce também a dúvida de estar ou não comprando algo original. Mas como saber e confiar que o produto comprado é autêntico?

É necessário conhecer os brechós renomados, que já estejam situados no mercado há algum tempo e que tenham feedbacks positivos, tanto quanto às suas peças vendidas quanto à sua transparência e clareza com o consumidor final.

Tatiane Roque, CEO da empresa Brechó Closet de Luxo, ressalta a importância de se saber a procedência do produto que está sendo comprado: “quando se adquire um produto de luxo, é feito um investimento, por isso é importante saber se a empresa onde está sendo feita a compra é de confiança e se está vendendo um produto autêntico, pois se for um produto falso, todo o dinheiro investido é perdido e a pessoa que comprou acaba levando um golpe”.

Mas como é possível saber se determinada peça é autêntica ou não?

Todas as marcas de luxo possuem pontos e detalhes específicos onde se pode garantir a originalidade de determinada peça. Roque ainda explica: “é necessário ter especialistas no assunto quando se trata de autenticação. A Chanel e Louis Vuitton, por exemplo, possuem códigos dos quais podemos analisar e saber a fundo a origem daquela peça. Mas não é só isso, também é preciso analisar as fontes das escritas, a padronagem das estampas, a simetria das costuras e os detalhes de aviamentos, que devem ser impecáveis e sem imperfeições”.

Roque ainda acrescenta: “alguns brechós, além de contarem com a presença de especialistas na área de autenticação, ainda utilizam plataformas pagas e seguras que fazem a autenticação de peças de luxo, essas plataformas além de serem confiáveis, auxiliam e agilizam muito o processo de autenticação”.

É preciso analisar e comprar somente onde se tem confiança, para futuramente não haver dores de cabeça e nem aborrecimento, mas sim a satisfação de comprar algo original e de valor.

Para mais informações, basta acessar: www.brechoclosetdeluxo.com.br



Escolas ampliam leque de disciplinas com foco no profissional do futuro

Nos últimos anos, as atividades mediadas pela tecnologia fizeram uma grande revolução no cotidiano das pessoas. Desde a escolha de um filme através das plataformas de streaming até a locomoção com o uso de aplicativos de transporte, dentre muitos outros. O processo de educação nas escolas brasileiras também tende a refletir esse momento. O novo cenário exige que escolas e educadores busquem a melhor forma de oferecer a seus alunos o desenvolvimento de novas habilidades e competências. 

Nesse contexto as escolas têm apresentado novas disciplinas e atividades em sua grade curricular. Através de parcerias com startups de educação e empresas com foco na tecnologia da informação, busca-se a formação de um indivíduo preparado para os desafios da vida contemporânea. Um desses exemplos de diversificação curricular foi implantado na Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville, que incluiu Pensamento Computacional e Educação Financeira nos currículos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

“Assim como as demais áreas, o mercado de educação também precisou repensar a sua atuação. Deste modo, hoje os alunos trabalham disciplinas integradas que visam o desenvolvimento de habilidades e competências como autonomia, fluência digital, pensamento crítico, trabalho em equipe, construção do pensamento lógico e atitudes adequadas com relação à administração financeira que os permitam atuar na solução de desafios reais da sociedade contemporânea”, explica Marcelo de Castro, diretor pedagógico da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville. Vale lembrar que neste ano, passou a valer para todas as escolas públicas e privadas do país a lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio.

Pautado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de acordo com a proposta do Ministério da Educação (MEC), o Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher disciplinas e atividades no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. 

Na rede particular, a oferta de cursos com a grade curricular ampliada já acontecia, uma vez que, diversas instituições seguem um padrão educacional semelhante ao que é oferecido em instituições estrangeiras. Com a nova lei, o intuito do MEC é minimizar a discrepância entre a rede pública e particular, podendo assim preparar todos os estudantes para o mercado de trabalho, com a possibilidade de uma formação mais atualizada.



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