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Contra Returns traz a franquia clássica dos consoles para os smartphones

Contra Returns, uma nova adição à lendária franquia de ação de correr e atirar da KONAMI, finalmente chegou oficialmente para smartphones (Android e iOS). O clássico chegou globalmente, incluindo América do Norte, América Latina e Europa.

O jogo é uma versão aprimorada e reinventada do jogo de arcade original, com mais de 200 níveis baseados na popular série Contra com atualizações em HD e novos recursos e designs, incluindo novas armas e sistemas de legião, criando uma nova experiência Contra.

Trocando os manches dos arcades pelas telas dos dispositivos móveis, os jogadores vão liderar os heróis do exército Contra para lutar contra a resistência alienígena que assola a Terra neste clássico jogo de tiro de plataforma.

O game oferece uma variedade de novos modos de jogo para os jogadores iniciantes e também os fãs da clássica série Contra:

Modo Uma Vida: A experiência de jogo clássica em que os jogadores testam suas habilidades e revivem a nostalgia clássica do Contra com reviravoltas desafiadoras.

Submerso 8: Um desafio cooperativo de oito níveis para tentar diferentes níveis em diferentes estágios de dificuldade.

Equipe Clássica: trabalhem juntos para limpar todos os estágios da história e ganhar recompensas épicas nesta aventura cooperativa clássica cheia de ação.

Torneio Ultimate: jogabilidade no estilo torneio que coloca os jogadores uns contra os outros online para definir o campeão final.

Modos PVP: Uma série de novas maneiras de jogar Contra online com Partida Ranqueada, Aquecimento 1v1, Campo de Batalha do Herói 1v1, Batalha do Forte 3v3 e Tiro Ultra Rápido 2v2.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Veja 5 dicas para cuidar da saúde mental

Com a chegada da pandemia, o tema saúde mental ganhou ainda mais espaço nos lares e empresas, e agora, com o avanço da vacinação em massa e as organizações pedindo o retorno dos funcionários para o trabalho presencial, muitos entendem esse ato como gerador de estresse emocional.

A mudança da rotina e a retomada da vivência profissional em uma nova circunstância é fruto de incerteza para muita gente. Com isso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, apresenta a habilidade de resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, que está no topo do Relatório Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial, como forma de contribuição para a saúde mental das equipes e colaboradores.

Segundo pesquisa realizada pela Kenoby, que ouviu cerca de 488 profissionais de RH pelo Brasil para entender como as empresas veem a questão da saúde mental de seus colaboradores, revela que 93% dos profissionais acreditam que falta um olhar das empresas para o tema. O estudo ainda indica que 38,7% das corporações não dispõem de benefícios voltados para a melhora da saúde emocional e o bem-estar dos funcionários, mas estudam a possibilidade de adotá-los; 37,7% já incorporaram; e 23,6% ainda não têm e não colocou como prioridade para este ano.

De acordo com a especialista, a saúde mental também está relacionada aos valores, a resiliência e a flexibilidade, portanto, é necessário cada profissional conhecer seus valores para diferenciar o estresse criativo do estresse emocional.

“A clareza sobre os valores se faz necessária para saber diferenciar o estresse criativo do estresse emocional. O estresse criativo acontece quando estamos alinhados com nossos valores, e neste caso, o estresse fortalece, dá foco e gera aprendizado. Já o estresse emocional, acontece quando não estamos alinhados com os nossos valores, e por isso, gastamos muita energia física e emocional” explica Rebeca.

Antes da pandemia um pouco mais da metade dos clientes faziam uso de algum tipo de psicoterápico, agora o percentual gira em torno de 70%. Então, isso chama atenção para um ponto que muitos profissionais nunca se deram conta sobre o estresse e propósito.

“Precisamos afastar a ideia de que para termos saúde mental precisamos evitar o estresse a qualquer custo ou que para não termos estresse precisamos estar meditando no topo de uma linda montanha. O estresse faz parte natural do desenvolvimento de nossa espécie, bem como uma vida com propósito. Viver na zona de conforto e ter uma vida sem sentido pode comprometer a saúde mental mais que o estresse”, finaliza.

E para auxiliar os profissionais a cuidarem da saúde mental selecionamos cinco dicas sobre como usar seus valores para promover saúde mental dentro e fora das empresas:

– Tenha clareza sobre quais são seus valores e princípios para conseguir ser resiliente;

– Seja flexível até o limite de seus princípios na vida pessoal e profissional;

– Ter objetivos e metas definidas nos ajuda a tolerar o estresse necessário para evoluir;

– Aprenda a usar o estresse para sair da zona de conforto;

– Sentir-se parte de um propósito promove saúde mental.

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MediaTek lança processador Kompanio 1300T para tablets 5G

A MediaTek anunciou o lançamento de seu chipset Kompanio 1300T, um SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) projetado para oferecer alto desempenho em equipamentos móveis como tablets. Produzido com base na tecnologia de fabricação de 6nm, o chip oferece desempenho premium para tablets com tecnologias 5G, multimídia, inteligência artificial e games. O chip permite que os fabricantes criem equipamentos poderosos e leves para aplicações em áreas como educação, negócios, streaming, jogos e aplicativos de IA.

“Há uma demanda crescente por dispositivos pessoais projetados para o trabalho remoto e o entretenimento multimídia”, explica PC Tseng, gerente geral da unidade de negócios de multimídia da MediaTek. “É por isso que a MediaTek está focada na integração dos mais recentes avanços em computação, comunicação, multimídia, IA, games e conectividade sem fio nessa linha. Nossos chips Kompanio permitem que as marcas projetem tablets leves e dispositivos pessoais com alto desempenho e bateria prolongada, com recursos inovadores e novas experiências de computação móvel aos usuários.”

O chip foi construído com a tecnologia de processo de 6nm da TSMC e integra uma CPU octa-core com núcleos Arm Cortex-A78 de alta performance e núcleos Arm Cortex-A55 de baixo consumo de energia. Além disso, sua GPU Arm Mali-G77 MC9 de nove núcleos oferece alto desempenho de computação e suporta altas taxas de quadros para jogos.

É possível utilizar um dispositivo com este chipset para áreas como negócios, streaming de entretenimento ou videoconferência, já que ele fornece conectividade Wi-Fi mais rápida e confiável para desempenho eficiente e bateria para o dia todo. O Kompanio 1300T incorpora APU (unidade de processamento de IA) para fornecer alta potência de computação de inteligência artificial com baixo consumo de energia, para as mais recentes aplicações de voz e vídeo.

Ele integra as tecnologias de ponta 5G da MediaTek – com suporte para um conjunto completo de bandas 5G sub-6GHz, 5G-2CA e Dual 5G SIM, além de oferecer suporte ao modo 5G Elevator e aprimoramentos do modo 5G HSR – permitindo que os usuários aproveitem a conectividade de alta velocidade para uma grande variedade de aplicações. Combinado com os aprimoramentos de economia de energia 5G UltraSave, a plataforma pode ajustar automaticamente o consumo de energia e outras configurações com base na rede do dispositivo e na qualidade de transmissão de dados, para estender a vida útil da bateria.

Quanto à multimídia, ele oferece suporte para múltiplas cenas HDR10 +, tecnologias AI-PQ (qualidade de imagem, da sigla em inglês) e mecanismo de proteção ocular da MediaTek, para filtrar a luz azul, além de suporte para telas duplas com dois monitores full HD, oferecendo aos usuários as melhores experiências visuais. O chip também suporta tecnologia de gravação de vídeo HDR 4K escalonada e integra os recursos de imagem, codificação, decodificação e reprodução mais recentes para recursos de vídeo 4K.

Os recursos adicionais da plataforma incluem:

– Tela colorida aprimorada: o chip oferece suporte para monitores 2,5 K, com uma taxa de atualização de até 120 Hz, além de integrar tecnologias de taxa de quadros dinâmica e suporte para reprodução de vídeo HDR10 +. Equipado com a tecnologia MiraVision, da MediaTek, e mecanismo de proteção ocular, o Kompanio 1300T pode alterar de forma inteligente os atributos da imagem, como hue saturation, brilho, nitidez, resolução e taxa de quadros, para melhorar a qualidade visual.

– Imagem profissional: o chipset permite o uso de múltiplas câmeras com resolução de 108MP, codificação e decodificação de vídeo 4K 60fps, gravação de vídeo HDR 4K escalonada, foco inteligente multi-profundidade e AI-Clear Streaming, para fotografia profissional, gravação de vídeos e recursos de transmissão ao vivo.

– Reconhecimento de voz inteligente: ele também permite a produção de assistentes de voz comandados por IA e integra uma função de baixo consumo para acionamento por comando de voz (VoW). Com suporte integrado a vários framewoks, ele oferece excelente decodificação de áudio e saída de áudio multicanal, criando experiências audiovisuais envolventes.

– Experiência de jogo aprimorada: a nova plataforma apresenta HyperEngine 3.0 e otimizações de games para redes, controles, desempenho, eficiência de energia e qualidade de imagem, dando aos jogadores uma margem de frações de segundo no jogo para superar a concorrência.

– Conexões de alta velocidade: fornecendo suporte para bandas completas para 5G Sub-6 GHz e 2CC Carrier Aggregation (2CC CA), Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, o chip permite conexão de rede de alta velocidade em todos os cenários, independentemente dos usuários se conectarem por meio de redes celulares ou de banda larga sem fio.

Os chips desempenham nos últimos anos um papel central nos negócios da MediaTek, sendo amplamente adotados por muitos fabricantes dos dispositivos mais vendidos, incluindo Chromebooks e tablets. Os primeiros portáteis com a plataforma Kompanio 1300T devem ser anunciados no terceiro trimestre de 2021.

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Cloud Computing – a chave para seguir adiante

Por Waldir Bertolino *

Falar de cloud já não é novidade, mas você sabe realmente como construir uma estratégia eficaz para dar os seus primeiros passos em direção a adoção de soluções em nuvem?

Se procurar aderir às tecnologias da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial, por exemplo, a nuvem é fundamental para criar o seu caminho até lá. Segundo uma recente pesquisa do Gartner, o mercado de Nuvem deverá registrar alta de mais de 20% este ano, sendo a primeira grande área de tecnologia a, de fato, superar os números pré-pandemia. De acordo com os analistas, esse crescimento tem um motivo: justamente a capacidade de constante evolução e mobilidade que as ofertas baseadas em Cloud trazem aos mais diversos segmentos.

Isso quer dizer que a jornada para a nuvem estimula organizações de todos os portes e indústrias por causa das diversas vantagens que ela apresenta: agilidade, escalabilidade, redução de custos, otimização e muito mais produtividade do que qualquer outra solução.

No entanto, é fundamental que haja planejamento, pois a jornada até lá pode ser tão complexa e disruptiva ao mesmo tempo. É sobre esse desafio que vou tratar:

Definir a estratégia de nuvem

Como não existe uma única proposta de valor para as organizações, cada uma pode ter uma estratégia diferente de migração para a nuvem e parte dela está ligada ao modelo de serviço que será escolhido. Podemos ter a combinação de um ambiente on-premises tradicional com nuvem pública e/ou nuvem privada com nuvem pública – aqui é o modelo de nuvem híbrida; um ambiente totalmente na nuvem pública; um ambiente em nuvem privada; um ambiente de diferentes provedores de nuvem pública, ou seja, o modelo de multicloud. No fundo, quem determina qual é o melhor modelo de nuvem a ser implementado é a estratégia que sua empresa quer adotar.

Arquitetura da solução em nuvem

Assim que a estratégia de nuvem for definida, a próxima etapa é detalhar a arquitetura da solução. A seguir, estão os aspectos críticos a serem considerados nesta fase:

Segurança/Compliance: Para que seja fornecida a segurança adequada, devem ser considerados: controles de segurança na nuvem, segurança e privacidade de dados, criptografia, conformidade com questões legais e contratuais;

Alta disponibilidade: É fundamental projetar a solução como um todo para garantir a continuidade das operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, buscando minimizar os impactos no negócio. Algumas opções são hospedar a solução em várias regiões e zonas de disponibilidade de nuvem, optando por provedores que tenham regiões multizona, monitorar e escalonar quando necessário, e a utilização de containers para provisionamento dinâmico de serviços;

Backup e restauração de dados: os provedores de nuvem oferecem várias opções de serviço de backup. Os arquitetos da solução devem considerar esses serviços e estratégias para ter a capacidade de restaurar o sistema em caso de perda de dados;

Uso de containers: as capacidades de escalabilidade, padronização e a alta disponibilidade providas pela plataforma de containers estão entre os grandes diferenciais para disseminar uma arquitetura de microsserviços. A ampliação e/ou redução automática de recursos podem ser alcançadas instantaneamente para oferecer capacidade adicional aos serviços, dependendo da carga de trabalho da solução;

Escalabilidade e Elasticidade: é a capacidade de um recurso de TI de lidar com demandas crescentes ou decrescentes de maneira capaz e é um dos recursos mais benéficos e populares da nuvem. Um dos grandes benefícios da nuvem é a possibilidade de você projetar o seu sistema para consumir a menor quantidade de recursos possível, evitando a ociosidade do seu parque tecnológico.

Decidir sobre uma oferta de nuvem adequada

A próxima etapa para a implementação da nuvem é decidir se as ofertas dos provedores são adequadas para a sua estratégia e arquitetura de nuvem. Existem algumas ferramentas e abordagens disponíveis para avaliar a aderência da nuvem, com base nas cargas de trabalho, requisitos não-funcionais, tecnologias atualmente em uso e a gama de hardware/software existente. Essas ferramentas podem ajudar na avaliação do ambiente de implantação de destino, a aderência e os benefícios da nuvem que podem ser alcançados.

Soluções em nuvem que podem ajudar os negócios a reduzir custos

A corrida pela jornada digital se tornou um tema imprescindível para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado ao longo dos próximos anos. Antes, os líderes buscavam sempre a expansão como forma de consolidação dos negócios, enquanto hoje, eles se apoiam em seus gerentes de TI para conseguir inovação, eficiência e economia, otimizando assim ao máximo os processos e produtos.

Nesse contexto, a computação em nuvem se tornou o centro das atenções. A cloud computing trouxe inúmeras praticidades, pois oferece soluções às empresas dos mais diversos portes a um preço acessível para todos, e ainda permite que os gestores tenham flexibilidade para aumentar ou diminuir os recursos da Cloud de acordo com o momento e as demandas da empresa. Com isso, confira as principais vantagens das soluções em nuvem que podem ajudar os negócios a reduzir custos.

 Armazenamento em nuvem

A adoção de serviços de Cloud Computing ajuda a reduzir os custos de compra e manutenção de equipamentos de informática. Isto porque os arquivos ficam armazenados na nuvem e não precisam ser alocados em uma infraestrutura própria;

 Automação na nuvem

E não é só a automação dos backups que pode ajudar uma empresa a economizar. Além do ganho com confiabilidade e diminuição do retrabalho ao longo de uma cadeia produtiva, automatizar ao máximo a operação significa mais tempo para que os funcionários sejam criativos e incrementem a qualidade do serviço — uma forma de ganhar e economizar nas duas pontas;

SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço)

Um dos pontos de partida em TI’s que buscam a nuvem como solução de economia é a substituição de aquisições por contratação de serviços. Os melhores exemplos disso são os softwares e as plataformas como serviço. Nesse modelo, o gerente de TI troca o custo de atualizações e compras de licenças por  uma assinatura flexível de acordo com sua necessidade. Assim, ele consegue o máximo de performance para atender exatamente a demanda que necessita;

 IaaS (Infraestrutura como Serviço)

E por que não ir um passo além? Com o IaaS (Infraestrutura como Serviço) a empresa pode virtualizar servidores, usar computação pela nuvem e manter toda a produtividade dentro de um ambiente integrado e controlado. Sem novas atualizações de hardware, sem gastos com manutenção, sem tempo perdido com monitoramento — tudo isso retorna como recursos extras para ampliação de um modelo de negócio ou a capacidade de abraçar novos nichos.

Por fim, motivos para explicar o tamanho dessa importância e força não faltam. Isso porque a Cloud Computing representa uma revolução cujos efeitos ainda estão em curso e que, independentemente de sua forma de aplicação, tem como grande diferencial a oportunidade de tornar as companhias mais ágeis e modernas.

* Waldir Bertolino é Country Manager na Infor no Brasil

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Nokia 1.4 chega ao Brasil

A HMD Global anunciou a chegada do Nokia 1.4 no Brasil. O modelo básico conta com uma tela de 6.51″ e tem uma bateria de 4.000mAh com duração de até dois dias – além da resistência já conhecida da marca.

O aparelho vem com Android 11TM (edição Go), o que oferece um desempenho 20% mais rápido ao smartphone. Além disso, ele conta com updates de segurança e software mensais.

“O Nokia 1.4 atende as necessidades do consumidor que precisa de tela grande, duração de bateria e segurança. O lançamento chega com Inteligência Artificial na câmera, pronta para capturar momentos únicos em família em uma resolução incrível. Como as pessoas ficam cada vez mais com os seus smartphones, entendemos que a resistência do aparelho é muito importante, ponto forte deste lançamento”, comenta Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil.

O smartphone conta com a câmera principal de 8MP e a frontal com 5MP com recursos de Inteligência Artificial e modo noturno, que permite que as imagens tenham nitidez mesmo sem o uso de flash. Além disso, a lente macro embutida aumenta o zoom para melhor captura de detalhes.

Preço e disponibilidade
O Nokia 1.4 está disponível no Brasil nas cores azul e cinza com configurações de 2GB/32GB e cartão de 32GB. O preço médio é de R$ 1.099,00 e pode ser adquirido nas lojas por venda direta no site Nokia.com e na loja oficial da Nokia Mobile no Mercado Livre – além dos principais varejos e marketplaces.

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Inmarsat revela a rede de comunicações do futuro

LONDRES 29/7/2021 – ORCHESTRA da Inmarsat permitirá novos serviços inovadores em novos lugares para clientes de mobilidade global marítima, aviação, governo e empresasA primeira rede de seu tipo se integrará perfeitamente a GEO, LEO e 5G terrestre em uma solução harmoniosa

Hoje, a Inmarsat revelou os planos para a ORCHESTRA, a rede de comunicações do futuro. Na maior transformação de seus atuais serviços de classe mundial, a ORCHESTRA da Inmarsat reunirá satélites geossíncronos (GEO) existentes com satélites de órbita terrestre baixa (LEO) e 5G terrestres em uma solução integrada de alto desempenho.

Seja para um navio em um porto lotado, uma aeronave se preparando para pousar em LAX ou uma força de defesa implantada em um local remoto, a ORCHESTRA foi projetada para atender às necessidades de conectividade em evolução no mercado de mobilidade com um serviço inigualável por qualquer oferta concorrente, planejada ou existente.

“Uma orquestra reúne diferentes instrumentos, cada um apoiando o outro e desempenhando seu papel na obra-prima. Estamos construindo a ORCHESTRA no mesmo conceito,” disse o CEO da Inmarsat, Rajeev Suri. “Ao combinar as qualidades distintas de GEO, LEO e 5G em uma única rede, entregaremos um serviço que é muito maior do que a soma de suas partes. Nossos clientes se beneficiarão de serviços de alto rendimento significativamente expandidos em todo o mundo. Este é o futuro da conectividade e a Inmarsat está perfeitamente posicionada para trazê-lo ao mundo com sua experiência comprovada em tecnologia, base certa de clientes e parceiros e solidez financeira”.

A ORCHESTRA abrirá uma série de possibilidades novas e anteriormente inatingíveis para indústrias em todo o mundo. Novos serviços incluem navegação próximaàcosta para embarcações autônomas, serviços de segurança de emergência de última geração para tripulações marítimas, redes privadas táticas e seguras para governos e conexões diretas com a nuvem para companhias aéreas. Novos segmentos definidos para se beneficiar da ORCHESTRA incluem sondas de energia e plataformas de perfuração, aeronaves executivas de médio porte, embarcações costeiras, navios de passageiros inteligentes e mobilidade aérea urbana.

A ORCHESTRA é única porque reúne os benefícios de várias tecnologias para criar uma solução coesa. LEO, GEO e redes terrestres nunca foram antes combinadas em escala para criar um serviço de conectividade unificado para clientes de mobilidade. O resultado é uma “rede de malha dinâmica” que fornecerá conectividade de alto desempenho em todos os lugares. Reunindo a menor latência média e as velocidades médias mais rápidas com resiliência exclusiva, a ORCHESTRA eliminará o desafio de toda a indústria de “pontos quentes” de rede congestionada.

Os satélites GEO existentes da Inmarsat – ambos GX e L-band – continuarão a fornecer cobertura global, alto desempenho, segurança e resiliência. O 5G terrestre adiciona capacidade ultra-alta em “pontos quentes” movimentados, como portos, aeroportos e canais marítimos. Uma pequena constelação de satélites LEO proporcionará uma camada adicional de alta capacidade sobre outras áreas de alta demanda, como corredores de voo oceânicos. Como resultado, a rede oferecerá a mais alta capacidade para usuários de mobilidade em todo o mundo e em “pontos de acesso”.

A rede se beneficiará da tecnologia de “malha dinâmica”, que permite que terminais individuais de clientes direcionem o tráfego de e para outros terminais de clientes. Isso significa que um navio ao alcance de uma estação terrestre 5G pode receber ampla capacidade para suas próprias necessidades, bem como capacidade de rota para outras embarcações além do alcance terrestre. Isso cria efetivamente uma rede móvel de terminais que estendem o alcance da rede e melhoram seu desempenho e resiliência.

“A ORCHESTRA garante que a Inmarsat está bem-posicionada para oferecer crescimento lucrativo de longo prazo, oferecendo novos serviços aos clientes existentes, visando segmentos de mercado quase adjacentes e mantendo uma forte posição competitiva”, disse Suri. “Temos um histórico de adoção da tecnologia certa no momento certo. Planejamos nos concentrar inicialmente na entrega da rede terrestre ORCHESTRA, enquanto nos preparamos para uma futura constelação LEO na faixa de 150-175 satélites. Esta é uma abordagem altamente econômica que aproveita as redes de satélite GEO líderes da Inmarsat como parte da arquitetura multicamadas exclusiva da ORCHESTRA”.

A nova abordagem significa que a Inmarsat pode facilmente aumentar a capacidade em áreas de alta densidade, como portos e aeroportos, garantindo que as necessidades dos clientes continuem a ser atendidas no futuro com capacidade dimensionada diretamente para atender às suas demandas. O investimento total inicial de cinco anos (2021-2026) para ORCHESTRA deve ser da ordem de US$ 100 milhões.

Comunicações corporativas

Tel: +44 (0)20 7728 1518/1355

press@inmarsat.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Crise energética: como soluções sustentáveis podem contribuir para solucionar o problema

São Paulo 29/7/2021 – Energia gerada por placas fotovoltaicas e biodigestores são alternativas que podem ser instaladas nas residências além do fornecimento tradicional

A crise energética que atinge o Brasil, umas das piores dos últimos 91 anos, preocupa autoridades e vai pesar no bolso de todo mundo. As chuvas que movimentam as usinas hidrelétricas, a principal matriz de energia brasileira, não chegaram com a força necessária e existe o risco iminente de um novo racionamento, como ocorreu em 2001.

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou no último dia 29 um reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2 – cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos, uma alta de 52%.

O problema está aí, mas existem empresas preocupadas com soluções sustentáveis que ajudam a reduzir o consumo da luz elétrica como a utilização da energia captada do sol para abastecimento de casas.

Uma das alternativas é a utilização da energia fotovoltaica, que é a eletricidade captada do sol. O termo é formado a partir das palavras “foto”, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico. Ela pode ser utilizada em qualquer equipamento doméstico, gerando uma redução na conta de energia.

Energia por placas fotovoltaicas

Os painéis que compõem seus sistemas são constituídos por camadas de várias células, geralmente de silício. Quando a camada mais fina, de carga negativa, é atingida pelos raios solares e absorve fótons (partículas energéticas) suficientes, seus elétrons são transferidos para a camada mais grossa, de carga positiva. Assim é criada uma diferença de potencial entre as duas camadas, ou seja, enquanto há incidência de sol, a associação das várias células fotovoltaicas e sua ligação a uma carga geram a circulação de elétrons pelo circuito e, consequentemente, corrente elétrica.

Como a produção está diretamente ligada à luz absorvida, a quantidade produzida se modifica de acordo com a estação do ano e o local onde o painel é instalado. A construção civil é um setor que tem opções para amenizar o problema do fornecimento de energia ao utilizar nos imóveis o sistema fotovoltaico e biodigestores, que além de gerarem redução no valor da conta de luz, ainda são mais sustentáveis.

De acordo com Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Incorporadora Alphaz Concept, todos os empreendimentos da Alphaz vêm com o sistema fotovoltaico, responsável por transformar os raios solares em energia elétrica.

“Às vezes, dependendo do empreendimento, onde as pessoas têm muitos aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, freezers e saunas não conseguimos suprir tudo isso só com energia solar. Nós colocamos um sistema híbrido que chamamos de Off-Grid/On-Grid, onde parte da energia alimentada pelo fotovoltaico como área comum, jardim, garagem, alguma tomada, televisão e o resto alimentado pela energia convencional”, afirma Romano. O sistema é muito mais completo, pois no caso das placas fototérmicas comuns, elas apenas armazenam o calor da luz solar para aquecer um chuveiro, por exemplo.

Biodigestor tem várias funções

Outro recurso sustentável disponível para a geração de energia é o biodigestor. Ele é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica por meio da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e do biogás.

Segundo Romano, os imóveis construídos pela empresa também possuem o biodigestor de esgoto, um sistema ecológico que transforma, por meio de bactérias, a matéria orgânica e a água do esgoto que é tratada por um filtro biológico e, depois disso, fica pronta para o reúso.

“A capacidade do biodigestor depende da quantidade de pessoas que vão usar a casa, pois ele recebe os dejetos, trata e devolve como um subproduto fértil. Já o biogás, que é o metano, a quantidade de dejetos captada tem que ser muito grande para gerar energia. Ainda não temos nenhum gerador de biogás, mas está nos planos da Alphaz, possuir em um empreendimento um coletor só e usar esse gás para aquecimento nas casas ou uso no fogão”, disse Romano.

As soluções sustentáveis para economia de energia e preservação do meio ambiente realizadas pela Alphaz Concept atraíram embaixadores engajados com a causa ambiental, como Cintia Dicker, Cleo, Deborah Secco, Di Ferrero, Erasmo Viana, Isabeli Fontana, Laís Ribeiro, Pedro Scooby, Gabriela Pugliesi e Leandro D’Lucca. Eles possuem empreendimentos da incorporadora para férias e para investimento.

Moradores de Itupeva já enfrentam problemas antes da crise

Moradores da cidade de Itupeva, no Interior de São Paulo, nem precisaram esperar a crise para enfrentar problemas com o fornecimento e queda de energia nas suas casas. Um exemplo é o empresário Maucir Nascimento, que transferiu o escritório da capital para lá e todos os funcionários começaram a trabalhar de casa. Ele tem sido afetado frequentemente pelo problema.

O condomínio onde mora já é conhecido como “luz cai muito”. Os moradores já fizeram suas queixas no Reclame Aqui, na CPFL (concessionária de energia local) e na Aneel, agência reguladora. “Inclusive eu já fiz diversas reclamações nesses três ou quatro meses que estou no interior”, revelou.

Nascimento destacou que a desculpa é sempre que a linha de transmissão passa em lugares que têm muito verde e ocorre queda de árvores nos cabos. Mas mesmo sendo de conhecimento da prestadora, o problema não é solucionado.

“Agora além de ficar sem luz, vamos ter que pagar mais pela energia que mal recebemos”, desabafa Maucir.



Startup desenvolve serviço que economiza tempo e dinheiro, comparando preços para transportes de veículos

Brasilia, DF 29/7/2021 – A calculadora também nasceu com a missão de potencializar o setor, então as empresas de transportes de veículos podem experimentar o serviço gratuitamente.O processo de compra de um serviço exige tempo e esforço em procurar fornecedores no mercado, justamente é onde a proposta de comparação de preços ganha força. E se for feito pela internet e gratuitamente ajuda muito mais. Quem compara preços tende a economizar.

O serviço digital de comparação de preços para serviços de transportes de veiculos economiza tempo, porque reúne em um único site todas as transportadoras do Brasil. Também economiza dinheiro, porque promove uma concorrência saudável, que atende aos interesses de todos os clientes.

Um serviço essencial, que vem ganhando corpo neste competitivo mercado, é o de assistência digital de apoio a compras. O cliente quer pagar menos, e todo mundo sabe disto. Então, o serviço de comparação de preços feito por sites especializados tende a agradar o cliente, oferecendo um serviço de comparação de preços em serviços de transportes de veículos gratuitamente.

Por outro lado, empresas transportadoras de veículos, que em sua maioria são micro e pequenas empresas, enxergam neste tipo de serviço digital de assistência a compras uma grande oportunidade de acesso a poderosas ferramentas de marketing, antes restritas a um seleto grupo de grandes empresas do setor.

“As transportadoras de veículos recebem dados de alto valor comercial, de forma simples e em grande volume mensal, potencializando o faturamento em suas ações comerciais”, afirma Ronaldo Luis Gonçalves, fundador de uma startup de comparação de preços do setor.

Quanto custa transportar um veículo de um estado para outro?

São vários os benefícios que uma transportadora de veículos em São Paulo traz para quem tem a intenção de se mudar para outro estado. Porém, é importante ficar atento também para as questões que envolvem valores.

O estado de São Paulo conta com mais de 41 milhões de habitantes. É o estado mais populoso do Brasil, além de ter a maior frota de caminhões de todo o país. Segundo os dados do IBGE Cidades, o estado de São Paulo possuía cerca de 695 mil caminhões em circulação em 2020. Já segundo o Denatran, em maio de 2021 esse número já ultrapassou os 698 mil caminhões no estado paulista.

Outro detalhe importante é o fato de ele possuir uma malha rodoviária que dá acesso a vários destinos, tais como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sul e Centro-Oeste do país. Rodovias famosas, como a Presidente Dutra e a Presidente Castello Branco são muito importantes. Isso tudo reforça as distâncias a serem percorridas. É necessário também levar em consideração alguns elementos importantes, como, por exemplo, o tamanho e o tipo do carro, o preço do veículo, a distância e o local onde o automóvel será recebido.

Os clientes que procuram o serviço de transporte de veículos são variados, uma parte deles são lojistas que compram e vendem veículos por todo o Brasil, existe também uma forte demanda por serviços de mudanças residenciais associadas à aquisição de serviços de transportes de veículos.

Em sua maioria, os compradores de serviços de transportes veiculares por caminhão cegonha são jovens na faixa de 34 anos, do sexo masculino, conforme indica pesquisa interna realizada este ano, na empresa do Ronaldo, que atua no setor desde o ano de 2017.

A praticidade da calculadora de frete grátis, criada pela empresa do Ronaldo, permite ao cliente comparar preços junto a todas as transportadoras de veículos do Brasil, ao mesmo tempo. O que atende ao desejo do cliente por preços mais baixos, aliado a praticidade de receber um serviço de assistência a compras gratuito pela internet.

“Este projeto de serviço de comparação de preços nasceu da minha tese de conclusão de curso de graduação em análise de sistemas”, completa Ronaldo Luis Gonçalves.

A gratuidade do serviço de comparação de preços que a startup oferece aos clientes interessados em transportar veículos é um pilar fundamental para quem quer se diferenciar entre dezenas de anúncios similares, e que oferecem o mesmo serviço de transporte veicular interestadual.
“Esta vantagem óbvia cria uma eficiência que é repassada ao transportador de veículos interessado em receber os dados de contato destes clientes”, explica Ronaldo

A calculadora de fretes também nasceu com a missão de potencializar o setor, então as empresas de transportes de veículos podem experimentar o serviço gratuitamente por um período de tempo. “Quero que o transportador de veículos tenha certeza de que oferecemos um bom serviço de marketing digital, antes de fechar qualquer negócio”, finaliza Ronaldo.

A calculadora de fretes para transportes de veículos e motos pode ser utilizada gratuitamente na internet, diretamente na página da empresa, aqui: https://camion.com.br/transportadora-de-veiculos-de-sao-paulo/

Website: https://camion.com.br/transportadora-de-veiculos

https://youtube.com/watch?v=G_qhtJUiAP8



Cartão Interativo Digital: o que é e como ele funciona

Há muitas maneiras de divulgar um serviço, produto e até mesmo uma loja. Em um mundo com acesso cada vez mais fácil a todo tipo de informação, para se destacar é importante encantar o cliente.

Atrair mais consumidores e consequentemente expandir o negócio é o objetivo de toda e qualquer empresa, e como dizem por aí, propaganda é a alma do negócio. Mas afinal, o que é o cartão interativo digital e como ele pode te ajudar?

O cartão digital tem sido muito adotado por executivos e empresas, e é um documento em PDF que possui links clicáveis. Ou seja, basta tocar no ícone e ser direcionado para aquele ambiente específico, com informações específicas de quem te forneceu o cartão.

Nele pode conter todo o tipo de informação sobre o profissional, produto ou negócio. Informações de contato, área de atuação, localização, apresentação do site, redes sociais e qualquer outra informação que seja importante destacar na hora de atrair e conquistar os clientes.

Basta encaminhar o arquivo que quem o recebe terá todos os contatos da empresa na palma da mão.

Além da importância da divulgação da marca para as empresas que querem prosperar, vale lembrar que a qualidade dessa divulgação pode fazer toda a diferença na hora de o cliente escolher entre as empresas A ou B.

Uma apresentação diferenciada traz destaque em meio às formas mais comuns de apresentar uma empresa.
Com o fortalecimento de uma marca, a empresa transmitirá mais confiança e, assim, atrairá mais clientes.

Vantagens do Cartão Interativo Digital
Primeiro, o risco de perda é baixíssimo. O envio e compartilhamento desse tipo de cartão é feito por meio do celular, diminuindo as chances de perda para quem recebe, e consequentemente aumenta as chances de se fechar um negócio, para quem o envia.

Vale destacar também a questão de sustentabilidade, pois trata-se de um produto ecológico. Ele dispensa a impressão em papel, o que ajuda a colaborar com a preservação do meio ambiente. Além disso, evita também a produção do lixo gerado pelo descarte dos cartões de visitas físicos tradicionais.

Aquele que apresenta um serviço ou produto de forma moderna e diferenciada aumenta as chances de concluir uma venda ou conseguir mais parcerias. Um cartão digital, em conjunto com um site profissional bem elaborado, ampliam as chances de sucesso de qualquer negócio.



Bonolat celebra 10 anos no mercado com renovação de identidade visual

São Paulo, SP 29/7/2021 – Todos sabemos que cada empresa tem uma identidade própria, que reflete seus valores. Precisamos, também, mostrar que a Bonolat se destaca por sua excelênciaO novo design faz parte da estratégia de evolução da marca no mercado brasileiro

Em 2021, a Bonolat comemora um marco significativo: 10 anos no mercado. Ao longo deste período, a empresa evoluiu e passou por expansões que resultaram não só no aumento da família de produtos, mas também na otimização da marca. Para marcar a data e mostrar aos seus clientes a maturação de seus produtos e ideais, a indústria de laticínios investiu em uma renovação completa de sua identidade visual.

“Todos sabemos que cada empresa tem uma identidade própria, que reflete seus valores. Não basta apenas saber disso, precisamos, também, mostrar os elementos que fazem com que a Bonolat se destaque por sua qualidade e excelência”, pontuou José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Asperbras, empresa que detém a marca de laticínios.

Para demonstrar esta evolução de forma eficaz e fazer com que a Bonolat tenha um impacto ainda maior em seus clientes, a empresa mudou significativamente cada aspecto de sua estética. Com design mais moderno, que reflete o momento atual do mercado e da marca, as novas peças aparecem não só nas redes sociais, mas também nas novas embalagens recicláveis, novo catálogo e culmina em um novo site, previsto para ir ao ar no início do segundo semestre.

No catálogo, clientes podem aprender mais sobre a história, processos e valores da empresa e, ainda, conhecer a linha atualizada e completa de produtos lácteos Bonolat, que inclui Leite em Pó integral Instantâneo, Leite em Pó Integral, Leite em Pó Desnatado, Leite UHT Desnatado, Leite UHT Semidesnatado, Leite UHT Integral Enriquecido, Leite Zero Lactose e Leite UHT Integral. A partir do segundo semestre, a empresa lançará, também, o creme de leite de caixinha.

Cada uma dessas novidades terá uma nova roupagem para as embalagens recicláveis. Com novo “look” e aprovadas internamente por um Comitê de Pesquisa, os recipientes dão destaque à sustentabilidade, característica que está no DNA da Bonolat, que instalou processos ao longo dos últimos anos para diminuir os impactos ambientais e danos causados pelos descartes.

Novos produtos

No primeiro semestre deste ano, a Bonolat chegou ao comércio atacadista e varejista com dois novos produtos: os leites especiais Zero Lactose e Enriquecido. A empresa de laticínios investiu, também, em produtos mais saudáveis. Segundo José Roberto Colnaghi, a demanda dos consumidores por novas opções influenciou a decisão.

“A procura por ingredientes saudáveis aumentou bastante nos últimos tempos. Consumidores estão prestando mais atenção na procedência de laticínios e preferindo opções que se encaixem as suas necessidades e restrições dietéticas”, avaliou Colnaghi.

No geral, desde os novos produtos desenvolvidos, até a repaginação das embalagens, a Bonolat segue uma tendência mundial de alimentação mais saudável, foco principal da empresa de lácteos atualmente. “Vivemos um momento em que há uma forte tendência no mercado por produtos mais saudáveis e sustentáveis. A Bonolat reconhece isso, pois escuta seus consumidores. Por isso, a evolução da marca reforça o nosso compromisso com a saúde e opinião do cliente”, concluiu José Roberto Colnaghi.

Para conferir o novo visual e o catálogo completo e também os novos produtos, basta entrar no site da Bonolat ou siga a empresa em suas redes sociais @leitebonolat.

Website: https://ecco.inf.br/



Governo da Bahia investe R$ 305 milhões visando retomada das aulas

Porto Seguro 29/7/2021 – A iniciativa do retorno às aulas, ainda de maneira híbrida e seguindo todos os protocolos de segurança, só é possível porque os indicadores estão favoráveis O governo realizou as manutenções e adequações que possibilitarão o recebimento dos alunos com toda a garantia exigida neste momento.

Para o retorno às aulas nas escolas de todo o estado da Bahia, ainda de maneira híbrida pela necessidade do distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19, o Governo da Bahia investiu R$ 305 milhões nas reformas e requalificação das estruturas escolares.

Para que os alunos retornem às aulas com mais segurança, seguindo os protocolos sanitários adotados em todo o estado, foram realizadas manutenções e adequações que possibilitarão o recebimento dos alunos com toda a garantia exigida neste momento.

O estado da Bahia está preparado para realizar de maneira organizada o retorno, pois as escolas foram adequadas para receber, além dos alunos, todos os servidores envolvidos na área educacional. As salas foram preparadas com ventiladores, com uma melhor aeração e também haverá o cuidado com a distribuição e obrigatoriedade do uso de máscaras, além da aferição da temperatura antes do ingresso nas escolas.

A iniciativa do retorno às aulas, ainda de maneira híbrida e seguindo todos os protocolos de segurança, só é possível porque os indicadores estão favoráveis para esse modelo, além do avanço da vacinação nas mais diversas faixas etárias.

Dentre as ações de prevenção e controle, foram instaladas pias e lavabos para a higienização das mãos e o Governo também adquiriu termômetros, máscaras, álcool em gel e tapetes sanitizantes.

No valor investido de R$ 305 milhões, além de aparelhar as escolas, o Governo do estado também adquiriu equipamentos digitais; infraestrutura tecnológica e conectividade; e na formação de professores. Há também uma previsão de mais R$ 62 milhões para manutenção e pequenas reformas, ainda neste ano, para o aprimoramento da rede física das escolas.

Na reforma e construção de novas escolas e complexos poliesportivos educacionais, que estão sendo realizadas independentemente da pandemia, estão sendo investidos cerca de R$ 1 bilhão pelo Governo do estado.

Um exemplo dos investimentos realizados é a Escola Estadual Manoel Devoto, localizada no bairro do Rio Vermelho, da cidade de Salvador, que atende 1800 alunos da região. A reforma contemplou os banheiros; a cantina; as salas de aula, a biblioteca e até mesmo a área externa de recreação.

Modelo de ensino híbrido

No modelo adotado atualmente, a escola receberá 50% dos alunos em sala, e a outra metade terá aulas de maneira remota, sendo que cada escola tem autonomia para reforçar as medidas de segurança que melhor lhe convier. As medidas adotadas deverão ser divulgadas aos alunos, pais e responsáveis pelos diretores e coordenadores. A divisão dos grupos deve ser feita por ordem alfabética. Por conta das mudanças necessárias, a semana escolar passará a ter mais um dia; parte do grupo estudará segunda, quarta e sexta, e a outra metade dos alunos na terça, quinta e sábado. “Minha filha teve dificuldade com o modelo, mas com o retorno as aulas ficará mais fácil”, comenta Rose Norinha, dona de casa.

Floriano Dutra, que é professor, afirma que estava sentindo falta da sala de aula. “Realmente não vejo a hora de voltar”, conclui. 

Para seguir os protocolos adotados no estado da Bahia, os alunos deverão passar por aferição de temperatura na entrada da escola, ficarem, no mínimo, a 1,50 metro de distância, além de utilizar os equipamentos de segurança oferecidos pelo Governo. A rede estadual conta com 25.716 escolas nos 417 municípios baianos.

 

Website: http://operacaoportoseguro.com.br/



O presente e o futuro da Inteligência Artificial no relacionamento com clientes

Por Adriano Kasburg *  

Em seu livro AI Superpowers, o cientista da computação, empresário e escritor americano, nascido no Taiwan, Kai-Fu Le, parte de uma situação corriqueira para mostrar como a Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) pode ajudar empresas a aprimorar o relacionamento com os clientes. Ele descreve uma ida ao supermercado: já na entrada, um carrinho de compras cumprimenta cada cliente como se fosse um velho amigo. Sensores imperceptíveis escaneiam os rostos e os ligam ao comportamento de cada pessoa, círculo social e hábitos de compra.À medida que se desloca, ao se aproximar de uma tela, uma voz conversa com o cliente, enquanto a lista de compras semanais aparece para ele.

Não apenas com os itens dos quais gosta, mas também com os preferidos de seus familiares. Se a data coincidir com a do aniversário de um deles, os atendentes “invisíveis” saberão que a pessoa deve estar procurando algo especial para a ocasião.Mas, quem pensa que só robôs sabem coisas tão particulares, se engana. Atendentes humanos também estão a par dessas informações e as usam para ajudar na jornada de compra, cujo pagamento será feito com escaneamento facial e a entrega, diretamente no endereço desejado pelo cliente.

Tudo isso é baseado em ferramentas da AI, como a business intelligence, o deep learning e o machine learning. E o atendimento daquele supermercado não é utopia: já há condições, pelo menos em termos tecnológicos, de oferecer atendimento desse tipo. No Brasil, os gastos com Inteligência Artificial (IA) devem atingir os US$ 464 milhões este ano (algo em torno de R$ 2,5 bilhões), puxados pelos investimentos em chatbots, com taxas de crescimento próximas a 30% sobre o ano de 2020. As previsões constam no mais recente relatório anual da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).Hoje, chatbots, assistentes virtuais e plataformas de comunicação com machine learning são a bola na criação de pontos de contato efetivos com os clientes.

Só em 2019, a Amazon vendeu 100 milhões de downloads da assistente virtual Alexa. Interagir com a AI tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque o poder de comandos por voz, por exemplo, adequa-se perfeitamente a tarefas cotidianas, como ligar um eletrodoméstico ou tocar uma música. Elas resolvem e automatizam vários processos que não precisam ser executados por humanos.Entender o que os clientes dizem para evoluir o atendimento da inteligência conversacional e permitir que um assistente virtual, que hoje responde a comandos, crie diálogos proativos e contínuos com clientes, enviando mensagens na hora em que eles precisam, é uma das grandes oportunidades deste mercado. Com AI, por exemplo, os dados gerados no relacionamento entre empresa e clientes podem ser trabalhados e transformados em informações para identificar padrões de interações, como dúvidas mais frequentes, problemas recorrentes e padrões de uso.

A transformação digital no relacionamento com os clientes vem com um adicional que também pode ser trabalhado com AI: o alto volume de dados. E aqui reside, hoje, o que pode diferenciar competitivamente uma organização. Com inteligência artificial por meio de uma das suas ramificações, o Business Intelligence (BI), os dados que a empresa gera no relacionamento com os clientes podem ser tratados para se transformarem em informações. Isso significa que, pode-se identificar padrões de interações, por exemplo, como dúvidas mais frequentes, problemas recorrentes e padrões de uso.

Ele também pode ser usado para entender o comportamento de prospects e até do seu público. Esse material gera inteligência de mercado, que pode se transformar em ações customizadas e inovadoras.A vantagem do BI, portanto, vai além de embasar ações para relacionamento com clientes, ela envolve as áreas de produto, passando por marketing e comercial, até chegar em customer success.

Mas também há desafios que impedem um crescimento mais acelerado desse mercado. De acordo com relatório da consultoria global Gartner, divulgado no ano passado, a maior parte das organizações tem dificuldade de levar programas-piloto em AI para toda a empresa, o que limita a percepção de valor desses projetos. Os motivos disso são incerteza, risco, mindset, custos e infraestrutura, segundo o documento.

As organizações precisam alinhar as áreas de negócios à de TI, de modo a priorizar ações mais simples inicialmente, mas que gerem valor rapidamente. Ter um time com experiência bem-sucedida em projetos em AI pode ajudar a minimizar esses fatores de risco.

* Adriano Kasburg é diretor Comercial na Supero Tecnologia

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Confira sete dicas de adaptações para cuidar da saúde do idoso no inverno

As baixas temperaturas são sempre um motivo de preocupação com a saúde, afinal, é no inverno, quando a umidade fica baixa, que é mais comum a ocorrência de doenças respiratórias e também o aumento de complicações cardiovasculares.

O idoso, por possuir uma reserva fisiológica mais restrita, tem menos capacidade de enfrentar essas condições climáticas e responde com o aumento exacerbados dos níveis de pressão arterial, transtornos de coagulação sanguínea e maior propensão a infecções típicas do frio, que podem desencadear eventos cardiovasculares.

Com isso, a coordenadora técnica da Home Angels, Janaína Rosa, preparou algumas dicas de adaptação simples no dia a dia para os idosos. 

Acompanhe:

– Na hora do banho, escolha o horário mais quente do dia e, se possível, aqueça o banheiro antecipadamente. Mas é importante se atentar e abrir uma frestinha da porta para que a temperatura de ambos os ambientes, banheiro e quarto, fique próxima.

– Seque o corpo e coloque a primeira camada de roupa ainda no próprio banheiro para evitar a corrente de ar. Mas lembre-se, não esqueça de hidratar bem a pele.

– Se os cabelos estiverem molhados, use um secador e aguarde para sair de casa, pois ainda há calor do banho e do aparelho que deixa o corpo quente.

– Como a reserva hídrica na terceira idade é menor, o idoso acaba ingerindo poucos líquidos, aumentando as chances de desidratação. Por isso, é muito importante aumentar a oferta de bebidas como água, sucos, chás, caldos e sopas. Além de hidratar, aquecem o corpo.

– Caso esteja mais frio à noite, coloque uma manta no colchão para ajudar a reter a temperatura.

– Para os idosos acamados, a vestimenta é um detalhe que merece atenção e caso haja a necessidade de trocas de fraldas, calças e blusas podem não ser a melhor opção. Nesse caso, aposte em camisolas e camisas de manga comprida de flanela e meias térmicas antiderrapantes ou meião para as pernas, assim como também cai bem um cobertor sobre o corpo, que tem como objetivo aquecer e reter o calor ao longo do dia. 

– Outra dica para os acamados é colocar trocadores absorventes em cima do lençol, pois, caso tenha escape de urina, a troca se torna mais rápida e a cama não ficará fria.  

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Data Engineer: uma oportunidade para trabalhar “nas nuvens”

Porto Alegre, RS 28/7/2021 – Uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar “nas nuvens”.Os(as) Data Engineers acabam se tornando peças-chave na tomada de decisões estratégicas e é crescente o número de novas oportunidades para aqueles que atuam, ou que pretendem atuar, nessa esfera tão relevante da tecnologia.

A Computação em Nuvem ou Cloud Computing é uma tecnologia que vem recebendo cada vez mais atenção do mercado, já que, por meio de conexão com a internet, essa abordagem possibilita o acesso remoto a diferentes recursos e informações da computação, sem que seja necessário o uso de um servidor local.

Assim, a partir de uma série de servidores remotos, capazes de armazenar e processar uma vasta quantidade de dados, a Computação em Nuvem está associada ao atual aumento de vagas para profissionais dessa área, com destaque à busca por Engenheiros(as) de Dados – responsáveis por realizar a ingestão, o armazenamento, a estruturação e a distribuição dos dados.

Nas empresas, os(as) Data Engineers acabam se tornando peças-chave na tomada de decisões estratégicas e é crescente o número de novas oportunidades para aqueles que atuam, ou que pretendem atuar, nessa esfera tão relevante da tecnologia.

O aumento da demanda por Engenheiros(as) de Dados, somada à escassez de profissionais experientes e especializados no mercado, dificulta o preenchimento das vagas e leva as empresas a investirem cada vez mais em iniciativas de capacitação, como cursos e programas de formação. Tais programas, em especial os de aceleração, vêm possibilitando que desenvolvedores(as) experientes e que buscam evolução ou redirecionamento de carreira na TI se tornem Data Engineers por meio de diferentes treinamentos, atividades práticas, mentorias e certificações.

O Cloud Accelerator Program, promovido pelas empresas codeHB (Brasil) e Elastacloud (Reino Unido) é um desses programas, cujo propósito é contratar e desenvolver talentos da área da tecnologia que desejam não apenas migrar e se qualificar em Cloud Computing, mas também atuar como Data Engineer em projetos e times internacionais.

Com isso, a primeira edição desse programa conta com uma jornada de formação em Data Engineering, em que todos os selecionados no processo passarão a fazer parte da equipe da codeHB, com vínculo remunerado desde o primeiro dia, para que também se tornem profissionais aptos para atuarem com clientes internacionais.

Com inscrições abertas até o dia 30 de julho de 2021, pelo link www.cloudaccelerator.com.br e início do programa previsto para 1º de setembro de 2021, as vagas são destinadas para profissionais brasileiros da tecnologia, que tenham, ao menos, 4 anos de experiência trabalhando como desenvolvedor C# ou Java; ampla experiência com banco de dados SQL ou NOSQL; disponibilidade para alocação full-time (8 horas por dia); inglês avançado (todo o programa ocorrerá em inglês); e que atendam as soft skills requeridas.

Sendo assim, uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar “nas nuvens”. Para saber mais, basta acessar o link do programa.



O tráfico de aves silvestres pode provocar a extinção de diversas espécies

São Paulo – SP 28/7/2021 – Ao adquirir uma ave é importante levar o animal para check-up com um médico veterinário.Esta realidade reflete a falta de consciência ambiental das pessoas que adquirirem ilegalmente aves silvestres como animais de estimação.

Os periquitos, calopsitas e agapornis estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. As pessoas que desejam ter a companhia de uma ave pet legalizada necessitam desenvolver um ambiente adequado e seguro para criar esse tipo de animal.

Antes de levar o animal para o lar é preciso ter condições financeiras para investir em gaiola, comedouro, bebedouro, ração e outros objetos para que a ave tenha uma vida saudável. Ao adquirir uma gaiola ou viveiro deve-se observar a qualidade do material, a facilidade de limpeza e o tamanho. “Os melhores modelos são os que apresentam uma grade e gaveta removível no fundo da gaiola, para permitir uma limpeza eficiente”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).

É fundamental escolher comedouros e bebedouros com tamanho indicado para a espécie escolhida, para que a ave tenha uma postura adequada ao se alimentar e evitar que ela defeque sobre esses objetos, contaminando alimentos e água. Em relação ao material, a opção mais recomendada são as vasilhas de porcelana.

A dieta da ave deve ter como base a ração extrusada indicada para a sua espécie. Somente eventualmente pode ser oferecido petisco, o mix de sementes, já que as sementes são ricas em gordura e não devem ser consumidas diariamente.

As aves são extremamente inteligentes, e por isto demandam contato com as pessoas, muita interação e brincadeiras. “Não tem problema a pessoa ter aves de espécies diferentes, mas com certeza não é recomendado deixá-las na mesma gaiola”, afirma a médica veterinária Dra. Bruna Barbosa, que é uma das responsáveis pela área de internação da Safari, uma empresa de São Paulo que presta serviços veterinários para hospitais e zoológicos.

De acordo com a médica veterinária Dra. Marta Brito Guimarães, que é doutora em Ciências e professora no Ambulatório de Aves da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, as rações extrusadas para aves pet já são fabricadas especialmente com a quantidade ideal de vitaminas e sais minerais para nutrir esses animais. Além disso, é indicado complementar a alimentação das aves com legumes, verduras e frutas. A dieta adequada supre a necessidade nutricional das aves e a rotina do pet não requer nenhum uso de produtos vitamínicos.

Ao adquirir uma ave é importante levar o animal para check-up com um médico veterinário. A ave pode ser portadora de um patógeno e demorar para manifestar uma doença, então o acompanhamento médico é imprescindível nesse momento. A quarentena é ainda mais importante se a pessoa já tiver outras aves em casa, para evitar que a introdução de uma nova ave no ambiente contamine as demais. “Na rotina veterinária, infelizmente atendemos muitas aves que acabam vindo ao óbito porque o tutor não tomou esse cuidado com a questão sanitária”, alerta Dra. Bruna Barbosa.

O ambiente das aves não pode ser abafado, mas também não pode permitir a passagem de correntes de ar. “O sistema respiratório das aves é muito sensível então excesso de vento com certeza faz mal para as aves”, diz a médica veterinária Dra. Bruna Barbosa.

“A temperatura ideal para a ave varia conforme a espécie, mas, em geral, as aves demandam temperatura superior a 28 graus. O frio pode matar a ave, por isso, em muitos casos pode ser recomendado utilizar lâmpadas de aquecimento ou aquecedores, mas com o cuidado de manter a umidade do ar em níveis desejados para evitar que a ave adoeça”, relata Vininha F. Carvalho.

O fornecimento de vitaminas para as aves sem recomendação veterinária gera muitos problemas porque provoca a hipervitaminose, que é o excesso de vitaminas. Os perigos estão relacionados com o excesso das chamadas vitaminas lipossolúveis, ou seja, vitaminas solúveis em lipídios.

Enquanto, para a medicina humana, a comercialização de antibióticos é restrita e as farmácias só liberam a venda do produto mediante apresentação de receita médica, o mesmo não acontece na área de saúde animal. A venda indiscriminada principalmente de antibióticos por meio da indicação de balconistas de pet shops e sem prescrição é preocupante. “No campo veterinário, ainda há uma luta para que não possam comprar diretamente no balcão. A indústria veterinária está levando isso em consideração para que não haja resistência ao uso de antibióticos”, disse a Dra. Marta Brito Guimarães.

O Brasil ocupa um lugar de destaque em relação ao tráfico de animais silvestres, responsável por 15% dessa prática, segundo a Renctas. São cerca de 38 milhões de animais silvestres retirados da natureza todos os anos. E, segundo dados do Ibama, 82% dos animais traficados são aves. Dentre as ordens de aves, as mais traficadas são os passeriformes (canários, cardeais, curiós, azulões, bicudos) seguidos pelos psitacídeos (araras, papagaios e periquitos).

“O tráfico de aves silvestres ameaça a sobrevivência dos ecossistemas, pois cada espécie tem uma função específica na natureza e, quando retiradas de seu ambiente natural, provavelmente nenhuma outra é capaz de desempenhar aquele papel. O comércio ilegal ocasiona um desequilíbrio ecológico, além do sofrimento aos animais”, conclui Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news



Desentupimento: sobe a procura pelo serviço em algumas regiões, aponta Sabesp

Belo Horizonte – MG 28/7/2021 – Profissionais de encanamento competentes são necessários agora, mais do que nunca
Aumento de consumo de água motivado pela maior presença da população em suas residências gera alta na demanda por atendimentos na área de desentupimento

A pandemia de Covid-19 aumentou a demanda em algumas áreas por serviços oferecidos pelas desentupidoras devido ao maior tempo passado pelos moradores em suas residências e, consequentemente, ao maior uso das pias e do sistema de esgoto dos imóveis – situação que, naturalmente, pode resultar em possíveis vazamentos e entupimentos. Segundo dados da Sabesp, em 2020, a Baixada Santista registrou 17 mil desobstruções da rede coletora e ramais durante o ano, com média de 46,5 serviços executados por dia. Já na capital paulista foram concluídos 60 mil atendimentos com mais de 32 mil serviços executados.

Apesar dos avanços nas últimas décadas, principalmente após a aprovação do marco regulatório garantindo valores na ordem de R$ 98,4 bilhões para o cumprimento das políticas de saneamento trazidas pela Lei nº 11.445/2007 (a Lei do Saneamento Básico) que assegura que o Estado deve prover à população o direito ao abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e, por último, drenagem e manejo de águas pluviais. Muitas famílias ainda encontram dificuldades para acessar estruturas de saneamento asseguradas por lei. 

Com isso, milhares de famílias não são assistidas pelo Estado quando o assunto é saneamento básico. Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) divulgados em 2020, mais de 16% da população brasileira não tem acesso à água tratada e somente 46% da rede de esgoto recebe tratamento. Isso significa que aproximadamente 35 milhões de brasileiros não são assistidos da maneira que deveriam. A distribuição geográfica da falta de tratamento pode ser conferida no Ranking do Saneamento 2021, elaborado pela Trata Brasil.

Os problemas estruturais que dizem respeito a esses serviços são entraves para o desenvolvimento da população em geral. Porém, há outras questões que podem dificultar o saneamento e tratamento de esgoto. A falta de cuidado com o lixo e dejetos domésticos, despejados em fossas, rios e ralos também contribui para a precarização do sistema sanitário. O despejo de óleo de cozinha na pia, por exemplo, além de contaminar o meio ambiente (1 litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água) pode causar grandes problemas nos encanamentos das residências, pois, após solidificado, o óleo obstrui a passagem de água, o que causa entupimentos nos sistemas hidráulicos.

Atuação do serviço das desentupidoras

Ricardo Webr, profissional da área e CEO da Desentupidora BH, que atua na região de Belo Horizonte, o 6º maior município do Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera que: “Profissionais de hidráulica e de serviços de encanamentos competentes são necessários agora mais do que nunca para projetar, instalar e manter a sustentabilidade dos sistemas. Principalmente devido ao aumento do risco para a saúde pública – segurança e conservação de água. A manutenção e higienização das tubulações de água e esgoto ajudam a otimizar o uso de água e manter o sistema hidráulico limpo e seguro”.

Segundo Webr, os entupimentos são comuns em residências, podendo acontecer tanto por falta de manutenção como por falta de cuidado por parte dos moradores. O descuido ao descartar lixo ou sobras de alimentos, como borra de café e óleos através dos ralos colaboram com isso. Assim que percebido o entupimento, o proprietário do imóvel deve entrar em contato com uma desentupidora profissional para evitar mau cheiro, doenças e até mesmo danificar as linhas de esgotos, afirma o profissional.

Outro sintoma grave de falta de manutenção ou sistemas não planejados são os vazamentos de água. Considerando que em casos de vazamentos não visíveis podem passar despercebidos por semanas, meses, ou até mesmo anos. “Evitar o enorme desperdício de água é uma das prioridades da plataforma, que oferece serviços de caça vazamentos com localizadores de tubulações e câmeras infravermelho com o objetivo de agilizar o processo de reparo nas canalizações”, finaliza. 

Há alguns cuidados básicos que deve-se tomar com o sistema de encanamento. Segundo o Trata Brasil, há maneiras de contribuir para o meio ambiente no âmbito do saneamento, tais como: criar grupos de bairro e cobrar as autoridades locais, separar lixo e direcionar os recicláveis para a coleta seletiva e manter a atenção nos sistemas hidráulicos das residências. E além disso, em casos de falhas, é importante ter sempre em vista um serviço de encanamento de confiança. 

Para mais informações basta acessar https://desentupidorabh.com/

Website: https://desentupidorabh.com/



Celcoin, next e Guiabolso estão entre os vencedores do Open Finance Awards

São Paulo, SP 28/7/2021 – O Open Finance Awards sublinha e enfatiza iniciativas pioneiras que trarão mais inclusão financeira e vão democratizar o acesso às instituições financeiras.Promovida pela Cantarino Brasileiro, em parceria com a Innovation LATAM, a premiação é a primeira que reconhece iniciativas de open banking no Brasil

A inovação na sociedade precisa ser constante, em todas as áreas. Conhecer as melhores iniciativas é uma das formas de incentivar as empresas criativas. Pensando nisso, a Cantarino Brasileiro, especializada em inovação, pesquisas, ações e conteúdo editorial para o mercado financeiro, promoveu a primeira premiação para as iniciativas de Open Banking no Brasil, identificando as melhores soluções que contribuirão com o ecossistema financeiro no país.

O Open Finance Awards, realizado pela empresa, em parceria com a Innovation LATAM, consultoria e software de Open Innovation as a Service para desenvolver hubs de Inovação, anuncia os vencedores, em sete categorias.

Soluções em marketing – Madison, agência de marketing e publicidade com sede em Jundiaí e alcance nos EUA e Canadá.

Plataformas e soluções de integradores de tecnologia – Celcoin, plataforma brasileira de open finance.

Soluções de investimento – next é um banco que surgiu em outubro de 2017 com a missão de transformar a relação das pessoas com o dinheiro.

Soluções financeiras e agregadores – PowerOfData, startup formada por mestres, doutores e executivos com histórico no mercado de dados. A empresa combina atributos do mercado com os da academia.

Soluções em marketplace – Guiabolso, soluções financeiras aos desistentes de consórcios, por meio de recursos para a simplificação, agilização, transparência e segurança dos processos.

Soluções para o ecossistema de pagamentos – Topaz, um Core Banking desenvolvido pela Stefanini que usa tecnologias de ponta, multiplataforma, altamente parametrizáveis.

Soluções para ESG – CogniSigns – bio data, knowledge & health, com soluções tecnológicas em triagem digital para aplicação nas áreas da educação e da saúde. O foco é o impacto social e a sustentabilidade.

Para selecionar os vencedores, entre os 284 cases inscritos, 38 jurados (profissionais de empresas e de organizações que fazem parte e contribuem com a transformação do sistema financeiro no Brasil) analisaram os critérios:
Inovação em termos de projeto, desenvolvimento e execução;
Desafio – verificar se a solução, de fato, resolve um problema ou dor desse mercado;
Benefícios para o cliente ou sociedade/Stakeholders (ESG) – identificar se a solução gera benefícios tangíveis e percebidos ao cliente ou sociedade/Stakeholders (categoria ESG), melhora a experiência de usabilidade ou traz mais facilidade de uso;
Impacto no negócio – analisar se a solução proporciona vantagens mercadológicas, econômicas, fortalecimento da marca, visibilidade e conquista de clientes, entre outros.

Para o CEO da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino, o Open Finance Awards sublinha e enfatiza iniciativas pioneiras que trarão mais inclusão financeira e vão democratizar o acesso às instituições financeiras. “A premiação ressalta os que mais se destacam e impulsiona o desenvolvimento de mais e melhores soluções”, comenta.

Website: http://www.openfinanceawards.com.br



Com investimento de R$ 50 milhões em tecnologia, empresa de gestão hospitalar espera crescer 30% em 2022

São Paulo 28/7/2021 – Queremos fomentar no Brasil a visão da inovação diante das crescentes demandas clínicas e tecnológicasBrasileira Salux aposta na tendência de expansão tecnológica do setor de saúde diante de desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

O setor de saúde brasileiro, diante dos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, acelerou o processo de transformação tecnológica através de investimentos em soluções focadas na simplificação de atendimento e gestão hospitalar. O objetivo é tornar a inovação constante diante das novas necessidades de pacientes, médicos e hospitais.

A empresa brasileira de gestão hospitalar Salux, neste cenário, enxerga 2022 com otimismo e prevê crescer e ampliar a geração de empregos. Para o ano que vem, a previsão é de um aumento de 30% em seus negócios, com investimentos que superam os R$ 50 milhões.

A nova fase de expansão da empresa, no ramo há 25 anos e presente em mais de 300 instituições de saúde, tem como base o uso da tecnologia de ponta. O objetivo é oferecer aos clientes um gerenciamento integrado com soluções de hardware, infraestrutura e profissionais especializados. “Queremos fomentar no Brasil a visão da inovação diante das crescentes demandas clínicas e tecnológicas. É um passo importante para o setor, e queremos ser reconhecidos pela qualidade das soluções oferecidas aos clientes”, explica o novo CEO da Salux, Murilo Fernandes.

A avaliação encontra respaldo em estudo da consultoria KPMG sobre padrões de retomada da economia brasileira. No setor de saúde, as tendências são o desenvolvimento de tecnologias voltadas aos canais digitais, a aceleração de outros modelos de negócios, com novas fontes de receita e maior proximidade com os pacientes, a otimização do parque instalado e esforço por maior eficiência operacional-financeira e ainda alianças estratégicas e consolidação de grandes redes.

A tendência de melhoria tecnológica passa pela união do aprimoramento da eficiência operacional com a segurança dos pacientes, na avaliação da Salux, como sistemas que simplificam a gestão integrada e a implementação de prontuário eletrônico de pacientes.

Outra demanda do mercado que emergiu com a pandemia é por serviços personalizados, sobretudo de business intelligence nos sistemas de gestão, com objetivo de torná-los mais eficientes, dinâmicos e simples.

“É preciso ter soluções adequadas ao tamanho de cada cliente. Com isso, esperamos ajudar e apoiar as tomadas de decisão que fazem a diferença para os gestores das instituições de saúde e empresas”, afirma o fundador da Salux e novo diretor de Inovação e Tecnologia da empresa Fabrício Avini.

Website: https://www.salux.com.br/



Como o histórico financeiro pode ajudar durante a crise

São Paulo 28/7/2021 – Apesar do período delicado da economia, muitos consumidores comprovam que a organização financeira é essencial para obter crédito com mais vantagens e maior facilidade.

Mais do que nunca, o brasileiro tem percebido a real importância de manter as contas sob controle. Tanto que temas como “educação financeira” e “planejamento financeiro” nunca estiveram tão em pauta como nos últimos tempos, e a crise mundial provocada pela pandemia tem reforçado o fato de que finanças em ordem é sinônimo de menos estresse e mais crédito na praça.

Isso porque, desde o início da pandemia, muitas pessoas se viram obrigadas a se reinventar e buscar soluções criativas para enfrentar esse momento tão delicado, como na mudança do comportamento de compra. “A maioria das pessoas não sabe, mas a maneira como conduz suas finanças é fator determinante quando solicita crédito, seja para abrir um novo negócio ou alcançar um outro objetivo”, explica Mellissa Penteado, fundadora e CEO da proScore.

Segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV EAESP, a partir dos dados da proScore, ao analisar o score de grupos de pessoas de variadas classes sociais, no segundo semestre de 2020, observou-se que 21% da população da classe “A” estava inadimplente. Enquanto na classe “E” a taxa subia para 35%.

Mas como tudo isso está relacionado?

De um modo geral, todo consumidor tem atrelado ao seu CPF os dados do seu histórico financeiro (score), que é representado por pontuação de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação, melhor é a reputação financeira e o risco de não pagamento é baixo.

Segundo Mellissa, essa pontuação considera informações sobre como o cliente conduz suas finanças de uma maneira geral. Ou seja, se paga as contas em dia, tem registros de débitos, ações judiciais, títulos protestados etc. “Quanto mais alto é o score, mais facilidades e opções de créditos esse consumidor terá”, reforça.

“Hoje em dia, muitas empresas utilizam o score para avaliar a reputação financeira de um cliente ou potencial cliente e, a partir daí, colocam à sua disposição mais vantagens de crédito, taxas de juros exclusivas e um leque de produtos e serviços mais adequados ao seu perfil”, comenta.

Como o consumidor fica sabendo do seu score

A boa notícia é que o consumidor pode consultar o seu score para saber como está a sua reputação financeira e, a partir disso, buscar alternativas para aumentá-la, se for preciso. Além disso, existem ferramentas gratuitas, como o meuScore, que auxiliam as pessoas a monitorarem sua pontuação.

“Conhecer o score é muito importante para todo consumidor que visa algum tipo de crédito no mercado, pois é a partir daí que ele poderá melhorar seus hábitos financeiros, além de saber se houve alguma movimentação importante em seu CPF”, explica Mellissa.

Dicas para manter uma boa pontuação no score

Já que o score está totalmente relacionado ao histórico financeiro do consumidor, para mantê-lo com uma boa pontuação é imprescindível deixar as contas em ordem. “Não tem segredo, a pessoa que busca conseguir mais vantagens no mercado e uma maior facilidade de crédito para atingir metas e objetivos precisa se organizar financeiramente”, salienta a fundadora e CEO da proScore.

Lembrando que o score não muda de um dia para o outro. É preciso ter consistência e paciência. Para isso, algumas dicas:

1 – Manter as contas em dia
Caso tenha contas atrasadas ou algum tipo de pendência financeira, o consumidor precisa se organizar para deixar o pagamento em dia. Uma boa solução é colocá-las em débito automático.

2 – Negociação de dívidas
Negociar e quitar possíveis dívidas com os credores é outro ponto importante para evitar problemas de baixa pontuação do score.

3 – Dados cadastrais sempre atualizados
Como o score está atrelado com o CPF do consumidor, todas as suas informações como idade, endereço, e-mail, telefones etc. precisam estar atualizadas.



Encontro virtual gratuito discutirá segurança digital e saúde emocional durante a pandemia

Inteligência artificial millennials

Não é de hoje que a vida on-line é tema de estudos, pesquisas e discussões, mas com a pandemia as relações pessoais ficaram ainda mais digitais e o novo cenário evidenciou uma série de questões, especialmente as relacionadas à saúde e à segurança, inclusive na escola.

Pensando nisso e para ajudar as instituições de ensino a se preparem para esses desafios, o Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, promove dois edutalks com nomes que são referência em suas áreas de atuação. Na terça-feira, 3 de agosto, das 18h às 19h30, a advogada especialista em direito digital, proteção de dados e cibersegurança, Patricia Peck, fala sobre Segurança Digital em Tempos de Ensino a Distância, e na quinta-feira, 5 de agosto, no mesmo horário, o médico psiquiatra, educador, palestrante, colunista e apresentador de TV, Jairo Bouer, aborda Saúde Emocional do Adolescente na Pandemia: pontos de atenção para educadores.

Os encontros são abertos para profissionais da educação, empreendedores da área, estudantes e familiares, que só precisam se inscrever previamente na página do edutalk. Depois, é só aguardar o link que será enviado por e-mail, acessar o YouTube e participar, inclusive enviando perguntas para Patricia Peck e Jairo Bouer.

Edutalks – Educacional

3/8 – 18h às 19h30 – Patricia Peck – Segurança Digital em Tempos de Ensino a Distância

5/8 – 18h às 19h30 – Jairo Bouer – Saúde Emocional do Adolescente na Pandemia: pontos de atenção para educadores

Inscrições neste link .

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