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Lifelong learning: a habilidade de aprender vai formar os profissionais do futuro

Por Bárbara Camargo *

A sabedoria popular de “ser um eterno aprendiz” está refletida no termo em inglês lifelong learning, muito citado em discussões sobre carreira e recursos humanos.

Lifelong learning pode ser definido como a habilidade de aprender a aprender e continuar pela vida toda. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a Educação é e permanecerá sendo um ponto crítico para o crescimento da economia e para promover a inclusão de oportunidades futuras para todos. Por isso, é importante pensarmos nela no contexto atual e no seu impacto no mercado de trabalho.

Os avanços na tecnologia vêm modificando as relações profissionais, que vão exigir inovações na educação e no perfil das pessoas. Nesse cenário, lifelong learning e iniciativas de reskilling (requalificação) serão chaves para garantir oportunidades para os trabalhadores e também para as empresas, que precisarão ter acesso a talentos qualificados para atuar nos novos campos.

Indo por esse caminho, um estudo feito pelo Institute For The Future (IFTF) mostra que 85% dos trabalhos/funções profissionais que existirão em 2030 ainda não foram criados. Para dar conta desse cenário, é preciso que a educação formal não seja considerada única fonte de conhecimento, pois ela não atende sozinha toda a necessidade atual.

É preciso ter consciência de que, no mundo em que vivemos, a aprendizagem é infinita, cenários mudam o tempo todo, e devemos acompanhar as evoluções. De acordo com uma pesquisa da Korn&Ferry, pessoas com capacidade de aprender rápido têm duas vezes mais chance de serem promovidas, por acompanhar melhor as transformações que ocorrem com frequência.

Por falar em mudanças, vivemos um momento inédito de quarentena, mas que pode ajudar quem deseja colocar em prática o aprendizado constante. Uma grande parcela da população está em casa e com isso pode conseguir um pouco mais de tempo para se dedicar aos estudos. O que não faltam são lives, eventos e conteúdos para estudar e se atualizar.

Nesse cenário, empresas também podem – e devem – contribuir, incentivando o aprendizado dos funcionários e fornecendo ferramentas e materiais de qualidade que os ajudem nessa jornada. Um exemplo disso é compartilhar conteúdo em diversos formatos, elaborado para esse fim, como podcasts, cursos online ou e mails informativos com a base de colaboradores.

Promover trocas de conteúdo entre as equipes, com indicações de links, vídeos e livros é outra forma simples de ajudar no desenvolvimento de todos.

Entram também ações como promover a participação dos colaboradores em eventos (online neste momento, mas também os presenciais em outros períodos) e incentivar líderes a criarem planos de desenvolvimento mais robustos com todos os tipos de aprendizagem, não focando somente nos métodos formais.

Para quem quer começar essa jornada, minhas dicas são: escolher bem as fontes de estudo, ter claras as habilidades que são necessárias para seu desenvolvimento e, por fim, optar por temas que poderão ser colocados em prática no curto prazo. O estudo teórico é apenas 10% do aprendizado. O que vai fazer com que você realmente aprenda um assunto é aplicá-lo.

Uma dica final é: sempre que possível, una tudo isso a seus gostos e interesses pessoais, com temas que te despertem a vontade de saber mais, que gerem curiosidade. Assim, a tarefa que parece assustadora, de aprender constantemente, se torna um hábito prazeroso e recompensador.

* Bárbara Camargo é Gerente de Talent Experience do Grupo Movile

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Tentativas de phishing aumentam antes da Black Friday na América Latina

Os pesquisadores de segurança da Kaspersky observaram um crescimento de 9% nas atividades fraudulentas no período que antecede a Black Friday.

No período de 29/10 a 18/11, a empresa detectou 196 ataques de phishing por minuto na América Latina – esta é a tática mais usada para roubar credenciais (logins e senhas) e clonar cartões de crédito das vítimas para acessar serviços online, como sites e-commerce.

As promoções para a Black Friday costumam começar algumas semanas antes, porém, o ano de 2020 está sendo único em diversos aspectos. Devido aos impactos da pandemia no varejo, muitas lojas expandiram as ofertas durante o mês de novembro.

Tal atividade poderia aumentar o interesse dos cibercriminosos, mas não é isso que os especialistas de segurança da Kaspersky identificaram ao analisar as detecções de phishing na região. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior do time de investigação e análise (GReAT – sigla em inglês), foram bloqueadas 5.936.074 tentativas de acesso a sites de phishing na América Latina no período de 29/10 a 18/11 deste ano – uma média de 196 detecções por minuto. Em 2019, este número foi de 5.464.524 no mesmo período, o que representa um aumento de 9% na comparação ano-a-ano.

“A Black Friday é uma data muito especial. Já é tradição em muitos países latinos e não surpreende ver um crescimento nos ataques. Mas é curioso ver que existe uma tendência de leve queda nas atividades maliciosas e isso indica que os cibercriminosos não estão focando nessa fraude neste ano. Revisando as detecções por país na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, verificamos um grande crescimento das atividades na Argentina (25%), porém, nos demais países, houve queda (-%40/BR, -22%/Chi, -52%/Col, -37%/Mex e -43%/Per). Acredito que este contexto esteja ligado aos impactos da pandemia nos países e em como o cibercrime reagiu frente a este cenário, priorizando os ataques contra empresas ou focando a fraude nos beneficiários dos auxílios emergenciais devido à pandemia”, conclui Assolini.

Para garantir uma experiência de compra segura, o especialista da Kaspersky recomenda:

– Verificar o endereço (URL) antes de clicar no link – às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.

– Fazer compras nas lojas oficiais – Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação.

– Contar com uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing, como Kaspersky Security Cloud , que notificará se você estiver tentando visitar uma página fraudulenta.

– Usar senhas únicas para cada site ou serviço – Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos. Para criar e memorizar senhas fortes, use um gerenciador.

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Black Friday: TVs e notebooks figuram entre os mais procurados pelo público, aponta pesquisa

Levantamento feito em parceria com a MindMiners, aponta a Samsung como a marca mais lembrada para a Black Friday e traz o comportamento do consumidor para o período.

Os dados mostram que dois produtos eletrônicos, que ganharam força no mercado nos últimos meses, devem figurar entre os mais procurados pelo público nesta Black Friday: as Smart TVs e os notebooks.

As TVs têm a preferência de 24,7% dos consumidores ouvidos pela pesquisa. O índice da Samsung foi de 78,6%, com larga vantagem para os principais concorrentes. Sobre o investimento planejado pelos consumidores, 35,7% dos entrevistados pensa em gastar pelo menos R$ 2.500 em uma nova TV nessa Black Friday.

Já os fatores que têm maior influência na escolha de uma TV são tecnologia (42,9%) e tamanho da tela (23,2%). Esse desejo por telas grandes também é refletido em outra estatística: 44,8% pretendem comprar uma TV de pelo menos 50″.

“As pessoas desejam cada vez mais uma TV que não seja uma simples reprodutora de canais abertos ou por assinatura. Isso explica o desejo por mais tecnologia, mostrado pela pesquisa. Experiências multiplataforma e de conectividade ganham importância e juntar isso com qualidade de imagem e design elegante é a chave para entregar os produtos mais completos do mercado, como as QLED e a inédita categoria Crystal UHD”, explica Patricia Pessoa, diretora de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Sobre os notebooks, é curioso notar que eles tiveram um crescimento em comparação aos números da pesquisa do ano passado. Em 2019, eles apresentavam 10% da intenção dos entrevistados e agora estão com 22%. Esse aumento no interesse pode ser explicado pela necessidade de se criar estações de trabalho em casa ao longo deste ano.

“Desde o início do ano, detectamos uma busca maior por notebooks que atendam às demandas de trabalho, estudo, lazer e demais necessidades em rotinas que sofreram com muitas mudanças. E um dos grandes pontos fortes da Samsung está na variedade de soluções, oferecendo equipamentos para diferentes perfis de usuários, seja no desempenho de alta performance, com designs que se adequam a diversos ambientes ou na capacidade de adaptação a cotidiano”, afirma Sandra Chen, diretora da área de notebooks da Samsung Brasil.

Os eletrônicos favoritos dos consumidores ainda têm máquinas de lavar ou lavar e secar (13,7%), aparelhos de ar-condicionado (11,5%), geladeiras (10,6%), aspiradores de pó (9,3%) e robôs de limpeza (8,8%).

Realizada na primeira semana de novembro, a pesquisa foi elaborada a partir de questões com respostas únicas, abertas e de ranqueamento, norteadas por quatro pilares: reputação, conectividade, tipos de produto e hábitos de consumo.

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Roku apresenta promoção para a Black Friday

A Roku chegou ao Brasil no início de 2020 oferecendo um serviço de streaming acessível aos consumidores no país. E para estrear sua participação na Black Friday brasileira, ela está oferecendo um desconto agressivo em seu lançamento mais recente: Roku Express.

O produto promete agradar toda a família e o preço especial é uma ótima oportunidade para quem quiser se adiantar e economizar nas compras de fim de ano.

O Roku Express é o primeiro dispositivo de streaming da empresa a chegar ao Brasil e pode ser conectado a qualquer TV com entrada HDMI. O produto transforma a TV em uma Smart TV de verdade com o sistema operacional Roku, que oferece aos usuários uma interface intuitiva e acesso a mais de 100 mil filmes e programas de TV em milhares de opções de canais gratuitos ou pagos.

O Roku Express está com valor especial de R$ 249 (Preço sugerido – R$ 349,90) e está disponível nos principais varejistas do país.

Alem disso, até 20 de janeiro de 2021, quem comprar um dispositivo Roku (AOC Roku TV ou Roku Express) vai receber acesso grátis ao Globoplay durante três meses.

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Com home office, quase metade dos celulares corporativos baixaram aplicativos de jogos

A adoção do isolamento social contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus acabou por impulsionar a disseminação do trabalho remoto.

Em levantamento realizado pela Navita entre seus clientes, foi apurado desvios de finalidade no uso de celulares corporativos. De acordo com a empresa, em 46,54% dos aparelhos foram baixados jogos, 13,89% foram utilizados para assistir a filmes em streaming e 8,99% receberam aplicativos de produtividade.

Os celulares corporativos normalmente são utilizados por equipes de campo, como as de vendedores, e que agora permanecem em casa. Para Wally Niz, Diretor de Marketing da Navita, os trabalhadores podem estar mais ociosos e estão deixando os aparelhos com os filhos, o que explicaria o índice de jogos baixados e também o de streaming.

Normalmente os clientes já instalam ferramentas que impedem downloads indevidos nos celulares. “Mas nem todos. Agora, em época de pandemia e quarentena, estamos sendo chamados a fazê-lo”, afirma Niz.

No levantamento, chama a atenção para o fato de os aplicativos de produtividade estarem em alta. Ficaram em terceiro lugar, tendo sido baixados em 8,99% dos aparelhos. “As pessoas estão com medo de perder o emprego (receosas pela instabilidade do mercado) e estão trabalhando mais por estarem um pouco mais ociosas em casa. E esses aplicativos podem ajudá-las a melhorar a própria performance”, diz.

Em quarto lugar, estão aplicativos de comunicação, em 7,39%. Em quinto lugar, estão aplicativos de e-learning. Ou seja, os usuários aproveitam o período para se aperfeiçoarem, investindo em cursos – talvez até pensando na fase pós-pandemia.

Aplicativos de compras e entregas também foram baixados, justamente porque as pessoas estão em casa, com restrições de circularem. Em sétimo lugar, estão os aplicativos de redes sociais.

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Alimentação saudável pode minimizar sintomas da TPM

Um dos períodos mais complicados da saúde da mulher sem dúvida é o da Tensão Pré-menstrual (TPM), que a cada ciclo menstrual provoca sintomas físicos e emocionais.

Por se tratar de uma desordem caracterizada por um conjunto de alterações hormonais que provocam sintomas por até duas semanas antes da menstruação causando desequilíbrio na mulher, muitas acabam necessitando de tratamento médico específico para o humor e mudanças comportamentais.

Entre os sintomas físicos, os mais frequentes são dores de cabeça, enxaqueca, retenção de líquidos, fadiga, constipação, dor nas articulações, dor nas costas, cólicas abdominais, palpitações cardíacas e ganho de peso.

Já os sintomas emocionais caracterizam-se por alterações de comportamento, ansiedade, depressão, irritabilidade, ataques de pânico, tensão, falta de concentração, diminuição do trabalho ou do desempenho social e alteração da libido.

Segundo a ginecologista Marcella Marinho, nota-se que as escolhas alimentares podem afetar diretamente estes sintomas, podendo amenizá-los ou agravá-los. “Uma alimentação saudável pode colaborar para que este quadro seja amenizado ou mesmo, por meio de alimentos que repõem os nutrientes necessários, eliminar os sintomas da TPM”, ressalta.

Tendo em vista as duas fases do ciclo menstrual, o folicular e a lútea, é no período lúteo que ocorrem mais alterações, como retenção de água, elevação de peso, aumento de demanda energética, modificações no perfil lipídico e no metabolismo de vitamina D, cálcio, magnésio e ferro, hipersensibilidade emocional, dores generalizadas e mudança do comportamento alimentar, favorecendo uma maior ingestão energética e o surgimento de compulsões alimentares, principalmente por alimentos muito calóricos como chocolate, doces e carboidratos salgados.

Em termos preventivos, mudanças de hábitos na dieta e no estilo de vida podem ter efeitos atenuantes significativos sobre os sintomas da TPM, como redução no consumo de álcool, cafeína, sal, açúcar refinado e na ingestão de carboidratos, junto ao consumo moderado de carne e laticínios.

“Adicionalmente, uma dieta rica em alimentos vegetais — folhas, frutas, legumes e frutas secas, como nozes e amêndoas —, peixes, como atum, cavala e salmão, e linhaça (óleo e sementes), pode aumentar as prostaglandinas anti-inflamatórias”, indica Dra. Marcella.

Tipos de TPM
Em média, a TPM inicia-se por volta dos 26 anos de idade, podendo iniciar na adolescência e agravar-se ao longo dos anos, desenvolvendo ou piorando patologias como ansiedade e depressão, especialmente quando se têm algum histórico familiar ou pessoal, como aquelas que tiveram depressão pós-parto.

Existem quatro variações da TPM. Segundo a ginecologista, “é importante frisar que os sintomas podem manifestar-se em combinação variável ou isoladamente”.

E inúmeras são as pesquisas e experiências desenvolvidas por médicos, cientistas, laboratórios e universidades voltadas à identificação, compreensão e tratamentos, tanto preventivos como corretivos, aos distúrbios e doenças característicos do corpo da mulher.

TPM do Tipo A: cujo sintoma principal é a ansiedade.

TPM do Tipo C: em que a cefaleia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também apresentar fadiga e aumento de apetite, principalmente desejo por doces.

TPM do Tipo H: em que prepondera a retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, aumento do volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.

TPM do Tipo D (Depressão): a depressão é o principal sintoma. Está associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento. Sem os níveis adequados de estrogênio e progesterona, ocorre a tensão nervosa, resultando em aumento da desordem nervosa, incluindo a depressão.

Dados apontam que a TPM atinge mais de 18,5 milhões de brasileiras de 10 a 49 anos.

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Nutricionista dá 13 dicas de como controlar ansiedade na quarentena

Sabemos que existe um tipo de ansiedade que leva as pessoas a comerem, compulsivamente, alimentos ultra processados, ricos em açúcar e carboidratos ruins.

Normalmente são pessoas que têm essa dificuldade de diferenciar quando estão com fome e quando é ansiedade, pois estão relacionando situações de estresse, e agora, ainda mais por conta do isolamento social.

Vale ressaltar que isso vale às pessoas que estão acima do peso e as pessoas magras, saudáveis ou não, todos nós estamos nessa linha tênue entre comer por necessidade fisiológica ou por necessidade emocional.

Você que está lendo agora, não fique chateado se está muito ansioso e devorando tudo que vem pela frente. Fique tranquilo, pois todos nós passamos por isso. O que precisamos agora, é não deixar que isso vire um hábito, pois o hábito vira rotina e assim pode virar um transtorno alimentar.

A Dra. Nathi Loyola separou algumas dicas para incluir no seu dia a dia nessa longa quarentena. Claro que não é preciso seguir tudo, se fizer pelo menos 25% da lista, já terá um avanço incrível. Se esforçar mais um pouco e bater 50% vai levar essa quarentena na moleza. E não vamos pedir 100% porque isso é muito mais difícil.

Enfim, acompanhe as dicas:

1 – Tenha horário para acordar; 

2 – Controle o tempo que assiste TV, principalmente quando o assunto for Covid-19, pois o excesso de notícias ruins vai te levar a ansiedade;

3 – Mantenha a água sempre disponível para beber. Fome e a sede se confundem muito;

4 – Faça chás relaxantes, como: de erva-doce + chá-verde (para dar saciedade e acalmar) ou chá de hortelã + Mulungu, ou Camomila também para o mesmo efeito. Também existe o chá-verde para dar saciedade. Pode tomar de manhã até o começo da tarde. Mesmo assim se não funcionar ou não gostar de chá, use o anis-estrelado na água para combater a ansiedade.

5 – Faça sempre uma lista do que irá fazer no dia. Igual de supermercado. (planejamento é essencial). Assim você não se perde nas tarefas e está com a mente sempre ocupada.

6 – Não compre muitos petiscos industrializados, eles são gatilhos para que você fique comendo o dia todo (famoso beliscar);

7 – Tenha sempre em casa o mix de castanhas, o de salgadinho de milho, os de frutas cortadas, os de vegetais fatiados com azeite. (isso para lanches, lembra-se essa fome não é emocional). Fome emocional é sempre aquela de escolhas das vontades e a fome fisiológica é aquela que comeria qualquer coisa, sem escolhas.

8 – Aproveite o momento que está em casa com a família e invista em novas receitas. Cozinhe mais com sua família.

9 – Cuide da sua mente. Faça tarefas, como arrumar aquele guarda-roupa, a gaveta da bagunça ou algumas tarefas que ficaram sendo procrastinada. Mente ocupada, fome emocional controlada.

10 – Chame as crianças e o (a) parceiro(a) e faça alguma atividade física (Dance, faça polichinelo, agachamentos, flexão, pule parado (instale apps gratuitos de exercícios). Você não terá mais desculpas para não fazer atividades físicas.

11 – Tenha rotina para almoçar e jantar. Divida seu prato ao meio e em uma parte inclua proteínas, na outra parte divida em duas partes e inclua os vegetais e legumes e finalize com os grãos;

12 – No café da manhã, não esqueça de incluir suco de laranja ou limão diariamente, ou misturado no chá. Própolis na colher de chá. Assim cuidamos da imunidade de todos.

13 – Mantenha seu intestino saudável, ele é responsável por diminuir a ansiedade. Inclua probióticos e alimentos integrais. Quando mantemos as bactérias boas no intestino, elevamos a serotonina (hormônio do prazer) e, consequentemente, diminuímos o cortisol (hormônio do estresse). Viu só como tudo está ligado?

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PODCAST – Cirurgia robótica ganha mercado no Brasil. Conheça agora.

Neste Podcast conversei com o DR. Fábio Lopes, coloproctologista do Grupo Onco Procto, do hospital Felício Rocho, referência em cirurgias robóticas em Minas Gerais.

Na proctologia, por exemplo, a cirurgia robótica traz mais precisão que a laparoscopia usual e é opção segura no tratamento de cânceres intestinais.

A cirurgia é o principal tratamento para os cânceres de cólon e reto, que chegam a acometer cerca de 50 mil pessoas por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Com a visão 3D, as cirurgias com robôs têm trazido bons resultados, isso porque, segundo especialistas, usar robôs nesses casos pode trazer menos complicações ao paciente oncológico.

Ouça agora o Podcast, deixe sua curtida, comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

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Canon lança software que transforma câmeras da marca em webcams

A Canon anunciou o lançamento oficial do software EOS Webcam Utility, que transforma câmeras da marca em webcams de alta qualidade usando apenas um cabo USB.

Em poucos meses, a versão beta do software se tornou um sucesso com mais de 1 milhão de downloads após o lançamento em abril.

A ideia da Canon ao criar este software foi atender a demanda mundial por reuniões de vídeochamadas e streamings causada pela pandemia do novo coronavírus, para que as pessoas tivessem o melhor equipamento à sua disposição.   

A versão oficial do software EOS Webcam Utility chega para Windows e macOS (para macOS estará disponível em 27 de novembro). A ferramenta é compatível com 44 modelos de câmeras da linha EOS, como as novas EOS R5 e EOS R6, e da linha PowerShot.

Além disso, o novo software está disponível em todo o mundo e pronto para ser baixado diretamente no site da Canon em cada região, inclusive no Brasil.

Confira a lista completa de câmeras compatíveis abaixo.

Câmeras EOS

EOS-1D X Mark III
EOS-1D X Mark II
EOS-1D X
EOS-1D C
EOS 5DS R
EOS 5DS
EOS R5
EOS 5D Mark IV
EOS 5D Mark III
EOS R6
EOS R
EOS Ra
EOS 6D Mark II
EOS 6D
EOS RP
EOS 7D Mark II
EOS 7D
EOS 90D
EOS 80D
EOS 77D
EOS 70D
EOS 60D
EOS Rebel T8i
EOS Rebel T7i
EOS Rebel T7+
EOS Rebel T6s
EOS Rebel T6i
EOS Rebel T5i
EOS Rebel T3i
EOS Rebel SL3
EOS Rebel SL2
EOS Rebel SL1
EOS Rebel T7
EOS Rebel T6
EOS Rebel T5
EOS Rebel T3
EOS Rebel T100
EOS M6 Mark II
EOS M50
EOS M50 Mark II
EOS M200

PowerShot Cameras

PowerShot G5X Mark II
PowerShot G7X Mark III
PowerShot SX70HS

O software é compatível com praticamente todos os aplicativos de videoconferência e streaming do mercado, como Zoom, Skype, Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Meet, Google Hangout, Facebook Live, Facebook Messenger, YouTube Live, Discord, Slack, Apple Facetime, OBS e Streamlabs.

Além disso, os clientes que quiserem gravar um arquivo de vídeo de alta qualidade no cartão de memória de suas câmeras durante a videoconferência ou streaming, poderão fazer isso simplesmente pressionando o botão de gravação em sua câmera, sem a necessidade de um software extra dedicado à função.

Para baixar a versão completa do software EOS Webcam Utility para Windows ou macOS e aprender como usá-lo, visite o site.

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Black Fraude: aprenda a se proteger dos golpes na Black Friday

Por Juliano Carneiro e André Emídio *

Todos os anos os consumidores aguardam a Black Friday para economizar dinheiro com os descontos do comércio. Com a pandemia e menos visitas às lojas presenciais, a próxima edição deste evento global no dia 27 de novembro será marcada pelas compras online e, consequentemente, o aumento do número de problemas de cibersegurança – os famosos golpes.

Durante o período de isolamento social, observamos o número de ataques cibernéticos explodir e, infelizmente, isso deve se repetir durante a semana de promoções.

Contudo, com o orçamento mais apertado, o consumidor não pode perder a chance de pagar mais barato. Por isso, o objetivo não é desencorajar as compras, mas, conscientizar sobre boas práticas para que essa oportunidade não traga prejuízos ao invés de economia. Pensando em segurança, listamos abaixo os principais golpes e como fazer para se proteger:

Phishing
Este é um golpe muito comum que não utiliza nenhuma engenharia avançada, apenas a falta de atenção do usuário. Grande parte das vezes, o consumidor é transferido para um site falso ou clonado através de um link que pode ser enviado pelo whatsapp, mídias sociais, SMS, e, principalmente, por e-mail.

O usuário não se dá conta que está em um endereço clonado de loja famosa ou instituição financeira e acaba informado seus dados pessoais e de cartão de crédito.

Com algumas medidas simples de proteção é possível evitar dores de cabeça: se não estiver comprando de lojas conhecidas, verifique a reputação nas mídias sociais, Google e Reclame Aqui.

Não abra links desconhecidos e sempre observe se o endereço do site está correto e condiz com a empresa que você pensa em acessar – muitas vezes o criminoso usa endereços de domínio e subdomínios parecidos para confundir, às vezes o que muda é uma letra ou o final do link (.com/.br).

Outro cuidado importante e precioso nesta época é a atenção redobrada com falsos cupons de desconto e redirecionamento para sites suspeitos a partir destes links. Antes de preencher ou pagar, confira sempre o endereço do site no navegador e, na dúvida, feche a página e abra você diretamente do seu navegador. 

Site Falso
Muitos sites aparecem na Internet com grandes promoções em especial na Black Friday. São e-commerces muitas vezes bem estruturados, inclusive com certificado de segurança, porém o único objetivo destes criminosos é de receber o pagamento e não entregar o produto prometido.

O cliente, atraído pelo grande desconto e facilidade de parcelamento, acaba preenchendo os dados, realizando o pagamento sendo por boleto, cartão ou qualquer outro meio, porém, a mercadoria nunca chega.

Pesquise sobre a loja que está comprando, veja se tem boa reputação nas redes sociais, nos comentários, ou em sites de defesa do consumidor. De maneira geral, na dúvida, desconfie de descontos astronômicos e sempre pesquise em outros sites de ofertas para se assegurar que está fazendo bom negócio.

Importante ressaltar que, caso seja vítima de algum golpe, procure imediatamente uma delegacia e ligue imediatamente para sua instituição bancária. Com atenção e responsabilidade, a Black Friday pode ser a oportunidade de garantir grandes descontos e ótimas experiências.

* Juliano Carneiro e André Emídio são sócios do RevoBank

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PODCAST – WW Vigilantes do Peso agora é 100% digital e com reuniões virtuais

Neste Podcast conversei com Matheus Motta, nutricionista do WW Vigilantes do Peso e falamos sobre a nova maneira de controlar a obesidade e muitas outras informações.

Novo programa elaborado com base científica e 100% digital traz uma avaliação dos hábitos alimentares do associado, oferecendo opções de planos mais adaptados ao estilo de vida de cada um.

Um estudo científico de seis meses encomendado pela WW apontou que a adoção de planos individuais levou a um maior engajamento e mudança de comportamento do que as abordagens gerais, além de benefícios comprovados clinicamente . O levantamento revelou que 97% concordaram que o ‘do meu jeito’ ajuda a aprender hábitos saudáveis no longo prazo e 24% dos participantes viram uma diminuição na fome.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

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Conheça seis previsões de cibersegurança para 2021

Cybersecurity

O ano de 2020 foi repleto de desafios e mudanças sem precedentes que aceleraram a transição de muitas empresas para a transformação digital, o que as obrigou também a realizar uma repentina de implementação de trabalhos remotos massivos.

Diante disso, para tentar diminuir o impacto de novas surpresas nesta área os especialistas da Forcepoint apresentam seis desafios que devem ser observados no próximo ano.

Nascimento do “Zoom” da Cibersegurança
Situação atual: A cibersegurança tornou-se o motor que permite às empresas acelerar sua migração para a nuvem, o que fez com que aumentasse sua importância dentro da estrutura para os gestores.

Previsão: A necessidade de uma plataforma convergente digital e em nuvem significa que veremos o surgimento do “Zoom de Segurança”. Como descobrimos este ano, o Zoom “funciona” e é isso que os gerentes exigem de suas plataformas de cibersegurança para que a segurança se torne tão arraigada em aplicativos e plataformas que as pessoas não percebam mais que estão sendo “protegidas”. A nuvem passará a fazer parte do DNA da cibersegurança, de uma forma que ainda não é a realidade de hoje.

Machine Learning: objetividade sob a lupa
Situação atual: Tendências no trabalho remoto apontam que o monitoramento é mais necessário do que nunca, e deve ser gerenciado com aprendizado de máquina.

Previsão: Em 2021, o aprendizado de máquina e a análise serão submetidos a uma apuração ainda maior, à medida que a confiança em sua natureza imparcial e justa, bem como em seus limites éticos, será questionada. Para criar sistemas cibernéticos que ajudem a identificar usuários de risco e evitar ações prejudiciais, os dados que analisamos vêm principalmente do estudo das atividades dos usuários e seu comportamento. Ao conduzir esta análise, devemos usar uma combinação de algoritmos e inteligência humana. Sem avaliar intuição, conhecimento, contexto e compreensão da psicologia humana, você corre o risco de criar algoritmos tendenciosos ou tomar decisões com base em dados tendenciosos ou falhos.

Segurança projetada para o comportamento humano
Situação atual: As mudanças geradas pela atual pandemia revelaram fraquezas nas ferramentas e protocolos de segurança para funcionários remotos, destacaram os problemas de confiabilidade e acessibilidade da rede e exigiram que os funcionários encontrassem maneiras inovadoras de manter as organizações em funcionamento.

Previsão: No setor de cibersegurança, a observação e a compreensão dos comportamentos devem ser acompanhadas pelo contexto. Queremos que as pessoas sejam capazes de fazer seu trabalho dentro das limitações de nossa rede e políticas corporativas, portanto, bloqueá-las apenas fomentaria a tendência humana de encontrar uma rota mais fácil (e menos segura) para fazer seu trabalho. Com uma equipe de pesquisa interdisciplinar, reunindo especialistas em segurança, contraespionagem, TI e ciência comportamental, a compreensão do comportamento pode ser integrada aos sistemas de cibersegurança.

Desinformação e fake news no centro da discussão
Situação atual: As campanhas de desinformação são fáceis e baratas de se implementar, enquanto o risco e as sanções são quase inexistentes. E, pior ainda, as pessoas continuam a acreditar exatamente no que leem, sem qualquer investigação adicional.

Previsão: Em 2021 e além, a desinformação continuará a aumentar em foco e escopo. Em termos históricos, a inovação é amplamente impulsionada pela necessidade. Embora a desinformação seja uma ameaça grande e crescente, é interessante pensar sobre quais novas tecnologias podem surgir à medida que os especialistas levantam a questão nos níveis governamentais, ou como a mídia social pode evoluir para atender a esse desafio urgente.

Identidades sintéticas, uma nova ameaça
Situação atual: De acordo com a McKinsey, a fraude de identidade sintética é o tipo de crime financeiro que mais cresce nos Estados Unidos e está se espalhando para outras regiões. Os golpistas sintéticos usam credenciais reais e falsas para criar um perfil falso com credibilidade suficiente para solicitar créditos.

Previsão: Surgirão células organizadas de infiltrados de recrutamento que tornarão mais fácil para pessoas com más intenções se tornarem funcionários de confiança, com o objetivo de “peneirar” propriedade intelectual (IP) incalculável. O problema de detectar esse tipo de fraude por meio do aprendizado de máquina está na definição do conjunto de dados com o qual ela é treinada. Você precisa se aprofundar e verificar a identidade com fontes de dados de terceiros que demonstrem um histórico consistente. Vemos muitos casos de furto de dados por funcionários que acreditam que não serão descobertos e, por outro lado, um grande número de vazamentos de dados causados ​​por erro humano ou gerenciamento de segurança deficiente.

Monitoramento de usuário em tempo real
Situação atual: Quase da noite para o dia, as organizações mudaram de uma força de trabalho predominantemente baseada em escritórios para o trabalho remoto. O antigo perímetro de segurança claramente se foi, os dados deveriam estar mais acessíveis do que nunca. Em 2021, a quantidade de propriedade intelectual roubada por invasores externos e / ou colaboradores mal intencionados durante o trabalho remoto de 2020 virá à tona.

Previsão: A visibilidade dos dados e o gerenciamento da proteção de dados serão os imperativos de cibersegurança para as empresas, para que possam trabalhar com segurança em 2021, independentemente da localização. Para interromper o vazamento de dados, precisamos saber exatamente onde eles estão em tempo real. Isso significa que o monitoramento da atividade do usuário em tempo real deve ser introduzido. A transparência na implementação dessas soluções e a consideração cuidadosa da privacidade do usuário devem estar no centro de qualquer solução de monitoramento de atividades.

“É de conhecimento geral que os cibercriminosos evoluem constantemente seus métodos, além de estarem sempre antenados às maiores tendências e assuntos do momento. É importante ter essa visão sistêmica para mitigar riscos aos dados e aos negócios”, afirma Fellipe Canale, country manager da Forcepoint no Brasil.

A Forcepoint fará um Webinar ao vivo para discutir os maiores desafios que a indústria de cibersegurança enfrentará em 2021. Conecte-se conosco na quinta-feira, 26 de novembro, às 10h (Brasília). Você pode se inscrever clicando aqui.



Aumento de dor nas costas na quarentena: a culpa é do sedentarismo

Com a quarentena causada pela covid-19 e a mudança de rotinas das pessoas, um dado tem chamado a atenção de especialistas em saúde: a expressão “dor nas costas” teve um aumento de 97% nas pesquisas do Google em apenas dois meses. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

É um movimento que expressa diretamente o crescimento de ocorrência de dor, onde a falta de atividades físicas é apontada como um importante fator.

Estes dados também foram corroborados em um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde 41% dos entrevistados relatou que começou a sentir quadros dolorosos após o isolamento.

“A ausência de exercícios é prejudicial para a saúde da coluna e do sistema musculoesquelético como um todo, pois causa a perda da massa magra, importante para proteção da nossa estrutura vertebral, e deixa o corpo mais fragilizado. Dessa forma, facilita-se bastante o risco de lesões e o desenvolvimento de doenças nessa região”, conta o neurocirurgião com foco de atuação em coluna e mestre pela UNIFESP, Dr. Alexandre Elias.

Por que se mexer? São muitas as razões. É um hábito que estimula a produção de endorfina, um analgésico natural do organismo; ativa a circulação sanguínea, evitando as doenças cardiovasculares; e movimenta as articulações, aumentando a flexibilidade e resistência.

Além disso, também evita a obesidade, as complicações do diabetes, desenvolvimento de câncer e, por fim, ajuda no tratamento da depressão.

“Quando falamos em atividade física frequente, não significa que o indivíduo precisa praticar esporte de forma intensa todos os dias. Cerca de 30 minutos de exercícios leves a moderados, que inclusive podem estar no contexto de algumas rotinas, já são suficientes. Subir escadas ao invés de pegar o elevador, varrer a casa, lavar o quintal e caminhar são bons exemplos”, explica Dr. Alexandre.

O que fazer durante o isolamento? Cada pessoa deve procurar o que mais se encaixa em seu perfil.

O alongamento pode ser feito até mesmo na cama. Agachamentos, abdominais e outras variações de treino, que são especialmente positivos para o fortalecimento da coluna vertebral, podem ser praticados com algum tipo de orientação online – seja por vídeos ou aulas ao vivo, que estão bastante acessíveis neste momento.

“O importante é se colocar em ação, pensando no corpo como um organismo que precisa de uso constante e cuidadoso para que sua engrenagem funcione plenamente”, finaliza Dr. Alexandre Elias.

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Conheça 4 das melhores praias do litoral brasileiro

O Brasil é, como eternizou Jorge Ben Jor, um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Não à toa que recebemos quase 7 milhões de turistas estrangeiros todos os anos.

E são inúmeros os motivos que fazem do país um dos destinos mais procurados por quem deseja aproveitar uma bela praia e ter uma experiência inesquecível.

Desde a riquíssima diversidade cultural até a abundância de paisagens exuberantes, o Brasil possui incontáveis atrações para quem visita cada um de seus 26 estados.

Hoje vamos falar um pouco sobre algumas das mais lindas praias que temos existem no país e que merecem ser visitadas. 

Então se você está procurando comprar apartamento no alto de pinheiros e precisa de um lugar tranquilo para fazer a melhor decisão, confira essas sugestões para o seu final de ano.

Confira:

Praia do Espelho, BA
Localizada no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, a Praia do Espelho é um dos locais mais cobiçados por quem viaja para o litoral sul da Bahia. A deslumbrante paisagem feita de agradáveis piscinas naturais, falésias e coqueiros dão a paz e a tranquilidade necessárias para quem precisa descansar depois de um longo ano.

Uma forma inteligente de curtir a Praia do Espelho (e Trancoso de forma geral) é fazendo um bate-volta. Basta se hospedar em sua “irmã” mais famosa, o Arraial d’Ajuda, contratar um dos passeios que são oferecidos na região e curtir manhã e tarde no local!

Praia dos Carneiros, PE
Distante apenas 100 km do Recife, capital do Pernambuco, a Praia dos Carneiros é a alternativa mais reservada, tranquila e igualmente deslumbrante da vizinha Porto de Galinhas. Sua praia conta com areia branquinha, água cristalina, piscinas naturais e uma ótima rede de serviços com hotéis, pousadas, bares e restaurantes ao longo de sua extensão.

Porém, hospedar-se na Praia dos Carneiros é uma pequena fortuna. Uma dica é descer no Aeroporto do Recife, hospedar-se na capital e encontrar alguma boa opção de passeio com paradas em diversas praias paradisíacos do litoral sul do estado. Assim, além de curtir a natureza, você também pode curtir o Recife, uma cidade rica em cores, culturas e opções de passeios.

Jericoacoara, CE
Ou “Jeri”, para os mais habituados a visitar a extraordinária localidade que fica a pouco menos de 300 km da capital, Fortaleza, é uma vila que que oferece uma série de praias e lagoas com paisagens paradisíacas aos seus visitantes que sempre estão muito bem servidos de uma rede completa de serviços que inclui bares, pousadas e restaurantes a poucos metros dos principais pontos de interesse da região.

Entre as atrações da vila estão a Praia Principal, destino mais procurado pelos turistas, a Lagoa de Tatajuba, uma “praia de água doce” com quiosques rústicos e a famosa Lagoa do Paraíso, conhecida por contar com redes montadas na água para você relaxar em grande estilo durante suas férias. 

Arraial do Cabo, RJ
Mudando um pouco de região, o Arraial do Cabo é uma belíssima surpresa localizada no litoral sul do do Rio de Janeiro. Completamente diferente de toda a exuberância metropolitana da capital que dá nome ao estado, o Arraial do Cabo fica a aproximadamente 10 km de Cabo Frio e traz algumas das paisagens mais marcantes de todo o litoral brasileiro.

Ao se hospedar na cidade, procure visitar ao menos a Praia do Farol, o Pontal do Atalaia e a Praia do Forno, todas com águas azuis e calmas e areia branquinha, a fórmula perfeita para renovar suas energias e se preparar para o ano seguinte. Além disso, a localidade também oferece trilhas para você entrar em contato maior com a natureza e conhecer a paisagem inesquecível de Arraial do Cabo por outros ângulos.

Essa lista poderia ser interminável. Com pouco mais de 2.000 praias, é um desafio escolher apenas 4 ou 5. Merecem menção (e até mesmo um outro artigo) a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, Ilha Grande, no Rio de Janeiro, o Morro de São Paulo, na Bahia, Ilha Bela, em São Paulo e a Ilha do Campeche, em Florianópolis. 

E aí, já decidiu para onde vai no Réveillon 2021? Independente do destino, é sempre bom ressaltar que, para que experiência seja o mais agradável possível, siga as orientações de isolamento social promovidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) na praia escolhida, já que medidas como o uso de máscara e o contato mínimo com outras pessoas trazem maior segurança e tranquilidade para você e para a sua família!

Boa viagem e um excelente fim de ano!

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Chegam ao mercado as novas placas de Vídeo AMD Radeon RX 6800 Series

A AMD anunciou o lançamento das placas de vídeo AMD Radeon RX 6800 Series, proporcionando desempenho poderoso, visuais vívidos e experiências incríveis para os jogadores.

A linha apresenta a placa de vídeo Radeon RX 6800, uma atualização ideal para jogadores que buscam entrar em jogos em 4K, e a Radeon RX 6800 XT, proporcionando jogabilidade em 4K de classe mundial com taxa de atualização extremamente elevada. 

Equipada com a arquitetura AMD RDNA 2, a Radeon RX 6800 Series equilibra visuais de alta qualidade com desempenho excepcional. O RDNA 2 oferece uma série de inovações, incluindo a aplicação de técnicas avançadas de economia de energia a unidades de computação de alto desempenho para melhorar a eficiência de energia em até 30% por ciclo por unidade de computação.

Ele também inclui a nova tecnologia AMD Infinity Cache que oferece até 2,4 vezes mais largura de banda por watt em comparação com designs de arquitetura baseados em RDNA somente GDDR6. 

Além disso, o suporte de raytracing para as novas placas de vídeo Radeon expandiu conforme a Gearbox Publishing e Counterplay Games estão planejando habilitar o raytracing DXR 1.1 em Godfall hoje. Desenvolvido em RDNA 2, Godfall oferece incrível fidelidade visual e desempenho nas GPUs Radeon RX 6800 Series. Certifique-se de baixar o driver mais recente do software Radeon disponível hoje para verificar este recurso de próxima geração. 

Preço e disponibilidade
As Radeon RX 6800 e RX 6800 XT estão disponíveis a partir de hoje nos principais varejistas e parceiros e também no site da AMD global, com um preço sugerido de US$579 e US$ 649, respectivamente. Ainda não temos informações sobre a chegada dessas placas ao Brasil.

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Conhecer e se conectar com a própria casa é a chave para novas experiências

Por Helbert Oliveira *

O mercado para casas inteligentes está se expandindo a cada dia. E o que parecia uma fantasia distante já pode ser considerada uma realidade palpável. O conceito de Connected Living é o objeto de desejo de grandes empresas e, ao mesmo tempo, dos consumidores, que buscam maior praticidade por meio de tecnologia avançada. A conectividade está se consolidando como parte importante de nossas rotinas.

Quando se apresenta ao mercado uma geladeira que pode ser controlada a quilômetros de distância e te dá até sugestões de receita para um almoço de domingo, você se dá conta que o futuro chegou e que ainda é possível construir muito mais para tornar a vida mais inteligente e sem desperdícios. E tudo isso sem deixar de se divertir, afinal, não é sempre que vemos uma geladeira animando nossa cozinha com um filme, uma série ou nossa banda favorita.

Começamos a ser apresentados às casas conectadas, ou smart houses, quase que a conta-gotas nos últimos anos. Livros digitais, celulares sincronizados com televisões e pequenos aparelhos capazes de sanar dúvidas sobre o clima da semana e de nos lembrar de um compromisso importante no trabalho. Aos poucos, cada uma dessas inovações foram interligadas e tornaram o caminho para o conceito de Connected Living inevitável.

Essa trajetória passa por um conceito interessante que ganhou o curioso nome de “Internet das Coisas” — IoT, na sigla em inglês para Internet of Things. Apesar de não ser uma novidade tão recente, a IoT ainda deixa muita gente intrigada com seu funcionamento, mas o próprio nome não deixa de ser uma explicação simples sobre seu significado. Ela é basicamente uma extensão da rede de internet que tanto usufruímos, só que destinada a conectar dispositivos inteligentes entre si.

As casas conectadas são a junção dessa tecnologia, que parece abstrata a princípio, com o mundo real e prático. É verdade que, em um primeiro olhar aos produtos disponíveis hoje no mercado, principalmente no Brasil, o conceito de Connected Living pode soar como apenas um luxo. Mas é importante vê-las como uma oportunidade de tornar nossas rotinas mais sustentáveis e eficientes daqui para frente.

Não esqueceremos mais lâmpadas acesas e TVs ligadas pela casa, não deixaremos alimentos estragarem na geladeira porque seremos avisados por elas próprias e poderemos economizar tempo e energia com aspiradores robôs e aparelhos de ar-condicionado inteligentes. Mudanças simples que podem tornar o futuro e o presente ainda melhores.

Ainda tentamos entender o momento atual, e muita gente se viu em dificuldades com esse cenário de transformações constantes de rotina e hábitos. Seja para se acostumar ao sistema de home office, para conciliar trabalho e família no mesmo ambiente ou para encontrar passatempos que ajudem a aliviar as tensões dos longos dias sem sair para a rua.

Um bom começo para essa adaptação é entender que nossa casa, mais do que nunca, precisa estar confortável e acolhedora. Para isso, é necessário conhecer melhor o lugar que vivemos e ficar mais conectado a ele. Só que muita gente nem sequer conhece todas as funções de seus equipamentos ou sabe que eles podem tornar tarefas muito mais práticas, graças a recursos de conectividade fáceis de se operar.

Não é preciso se limitar a acompanhar a live de um músico somente na tela do smartphone. É possível expandir isso para experiências mais imersivas, como em uma TV de grandes dimensões, ou de forma mais agregadora, como em uma geladeira capaz de espelhar conteúdos de um celular ou tablet. Esses recursos de conectividade estão cada vez mais presentes e funcionais em uma variedade maior de produtos no mercado brasileiro.

Pare um pouco, pesquise e tente aproveitar ao máximo os recursos que seus aparelhos oferecem. Essa é uma chance de aprendizado e de conhecer ainda melhor a própria casa. E quanto mais estivermos conectados com nossos lares, mais chances teremos de usar a tecnologia a nosso favor para aproveitar estes momentos da melhor maneira, na hora de trabalhar, de realizar tarefas domésticas ou da diversão em família.

* Helbert Oliveira é diretor da Divisão de Digital Appliances da Samsung Brasil

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Testado primeiro no Brasil, Fleets é lançado globalmente

Qualquer pessoa utilizando o Twitter poderá publicar via Fleets, uma nova forma de de dar início a conversas e compartilhar ideias e opiniões momentâneas na plataforma.

A novidade, que consiste em posts que desaparecem depois de 24 horas e contam com interação privada, via Mensagem Direta (DM), foi testada em primeira mão no Brasil e expandida para Itália, Índia e Coreia do Sul antes de ser lançada globalmente.

A partir da experiência, foi possível notar que as pessoas se sentiram mais à vontade para participar de conversas e compartilhar as reflexões que vêm à sua cabeça utilizando Fleets e aumentando também o uso das DMs.

No Brasil, ao realizarmos pesquisas em grupo e individuais, as pessoas que usaram a funcionalidade afirmaram que ela permite que se expressem de maneira variada, ao invés de utilizar principalmente textos. O recurso pode contar com textos, fotos, vídeos, GIFs ou Tweets e tem como objetivo facilitar que as pessoas compartilhem ideias e pensamentos corriqueiros na plataforma, sem preocupação com a visualização pública do engajamento ou com a permanência daquele post em seu perfil indefinidamente.

O Brasil foi escolhido para iniciar o experimento da funcionalidade por ser um dos mercados de grande volume de conversas na plataforma e, desde março, contou com diversos Fleets de artistas, atletas, formadores de opinião, influenciadores, marcas e veículos de notícias.

Os cantores Emicida (@emicida), Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) e Ludmilla (@Ludmilla), por exemplo, usaram a novidade para engajar com os fãs por meio de texto, fotos e vídeos.

Perfis como o do canal Desimpedidos (@desimpedidos), da competição de futebol Brasileirão Feminino (@BRFeminino), e do jogador Bruno Henrique (@Brunohenrique) trouxeram informações relevantes para os apaixonados por esportes.

Além disso, marcas como a Coca-Cola Brasil (@CocaCola_BR) e influenciadores trouxeram conteúdos de campanhas de forma divertida e dinâmica.

Conteúdos compartilhados via Fleets serão exibidos no topo da Página Inicial dos seguidores e também estarão disponíveis no perfil de quem fizer as postagens. Para interagir com a publicação, basta clicar no Fleet e enviar uma DM ou emoji. Caso a opção de receber DMs de qualquer pessoa esteja ativa, qualquer um poderá reagir ao Fleet.

A novidade será disponibilizada para todas as pessoas globalmente no Twitter para iOS e Android.

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Como a tecnologia de gestão pode melhorar a performance e rentabilidade no agronegócio brasileiro?

Por Cíntia Leitão de Souza *

O Brasil vive um excelente momento no agronegócio. Está diante de uma super safra de grãos, principalmente de soja, o que alçou o país à posição de líder global da produção desta commodittie. As previsões para a safra 2020/2021, que se iniciaram em setembro, são extremamente positivas.

Dados da USDA preveem que o país produza 131 milhões de toneladas de soja e 107 milhões de toneladas de milho, superando a grande marca da safra 2019/2020 (ante 124,8 milhões de toneladas de soja, por exemplo, da safra 2019/2020). É um momento muito animador e vários agricultores pensam em expandir suas áreas de cultivo, principalmente de soja.

Entretanto não podemos deixar de lado a crise sanitária que vivemos e as questões político econômicas que influenciam na oscilação das taxas de juros, nos impostos e variação cambial. O agronegócio é direcionado pelo dólar de ponta a ponta: desde a compra de insumos e, ao final, nas negociações e venda das commodities.

Neste momento positivo, é essencial que o agricultor foque em se tornar melhor e mais eficiente em produtividade e gestão e não apenas pensem em se tornar “maior”. Este é um excelente momento para organizar processos, pagar dívidas anteriores e reorganizar a casa.

A tecnologia torna-se imprescindível neste contexto. É uma decisão crucial para que se tenha a eficiência em gestão e se busque a melhoria continua de performance, não apenas em desenvolvimento de cultivos, mas dos negócios. Com a adoção de tecnologias de gestão de campo o agricultor consegue ter o controle dos gastos de insumos, de máquinas e mãos de obra.

Consegue também, através da integração destas informações em um sistema de gestão, avaliar não só a performance de custos de produção, mas acompanhar as tendências de produtividade, de preços de vendas, de gestão de contratos de grãos e assim por diante. Além disso, permite ao agricultor fazer gestão de forma organizada e eficiente, em tempo real e na palma de sua mão, de maneira que ele possa controlar todas as informações da sua lavoura e tomar as decisões certas, no momento certo.

Entre os principais benefícios do uso de tecnologia para o campo estão: organização dos processos agrícolas (e das empresas), diminuição do desperdício, controle das operações, redução de custos, identificação de desvios e problemas (incluindo o ataque de pragas e doenças), decisões corretivas e/ou preventivas tomadas em empo real, monitoramento de todos os processos e operações agrícolas (controle de mão de obra e máquinas, aplicação de insumos e fertilizantes, entre outros.

Existem soluções específicas para cada necessidade de gestão no agronegócio:

ERP (Enterprise Resource Planning)
Ajuda a estruturar e descentralizar processos, coletar e integrar dados, fazer a gestão do negócio através de uma solução especialista, eficiente e segura. Tudo em conformidade com a legislação brasileira.

HCM (Human Capital Management)
Garante ganho de tempo, redução de custos e dá autonomia à equipe. Através da solução, você também é possível antecipar tendências utilizando análise de dados para criar a melhor estratégia para o desenvolvimento da equipe.

CRM (Customer Relationship Management)
Permite gerenciar de forma fácil e ágil o ciclo de vida de clientes, da prospecção ao pós-vendas.

WMS (Warehouse Management System)
Aumenta a eficiência e produtividade da gestão de armazéns. Do recebimento à expedição dos produtos, é possível reduzir custos, mapear produtos de risco, otimizar processos e evitar desvios de mercadoria.

TMS (Transport Management System)
Monitora a frota em tempo real, reduz o consumo de gasolina e aumenta a vida útil dos pneus através do planejamento de entregas. A solução possibilita a automação de negociações de fretes, emissão de CT-es e análises de rentabilidade.

Acesso e Segurança
Gerencia a entrada e saída de pessoas na empresa ou fazenda, através de credenciais com diferentes permissões. Ajuda a reduzir custos com horas extras indevidas e controla a ronda de vigilantes.

Performance Corporativa
Potencializa os resultados através de uma solução completa para coleta de dados.

* Cíntia Leitão de Souza é Head do Segmento de Agronegócio da Senior Sistemas

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PIX: transformação digital financeira na palma da mão 

Por Anderson Torres *

Ao nos depararmos com a palavra PIX, poderíamos tentar encontrar algum significado como se fosse uma sigla. Mas na verdade o nome escolhido pelo Banco Central não é uma sigla. O termo lembra conceitos como tecnologia, transação e pixel. Ou seja, o PIX vem para proporcionar transferências de dinheiro em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Neste contexto, a nova modalidade de pagamentos lançada pelo Banco Central chega para facilitar as diversas transações financeiras atuais, possivelmente substituindo gradativamente alguns dos meios que já conhecemos como Doc, Ted, boletos, cartão de débito e até mesmo dinheiro em espécie. Tudo feito na palma da mão, através do celular, e de forma gratuita para pessoas físicas.  

A nova forma de realizar transações financeiras foi anunciada pelo Banco Central em fevereiro de 2019, mas passou a valer, de fato, no dia 16 de novembro. E essa novidade traz uma série de vantagens para pessoas físicas e jurídicas. 

Entre os principais benefícios da utilização do PIX estão a maior possibilidade de escolha ao pagador, rapidez e praticidade nas transações e integração com serviços do smartphone. Tudo isso com a segurança oferecida pelo Banco Central, através de um manual que estabeleceu requisitos fundamentais para a operação do PIX. 

Há mais dois aspectos na condução do projeto pelo Banco Central que merecem destaque em relação a transformação digital que o PIX vai proporcionar. O primeiro é a padronização na experiência do usuário. Segundo o BCB, todos os participantes do PIX vão fornecer no seu principal canal digital um conjunto de telas que vai permitir uma experiência similar, independente a instituição.

O outro aspecto importante do projeto é a preocupação com a interoperabilidade do sistema de pagamentos instantâneo. Transferências de valores entre uma fintech e um banco por exemplo, poderão ser feitas instantaneamente com um QRcode ou troca de chave, ou seja, é muito mais “aberto” do que o duopólio que se formou na China, onde apenas duas empresas dominam o mercado. 

Primeiramente o PIX vai impactar os casos de usos de pagamentos à vista, mas será possível também realizar pagamentos e recebimentos programados, o que segundo o Banco Central pode permitir o surgimento de novos modelos de negócio de crédito. Outra vantagem é que com o avanço dessa nova modalidade de pagamento será possível simplificar significativamente a jornada de compra do cliente. Por exemplo, ao comprar em um e-commerce à vista durante o final de semana, os sistemas de separação e remessa poderão ser acionados imediatamente reduzindo o tempo de entrega, sem a necessidade de aguardar a compensação de um boleto. 

O PIX vai ser positivo também para as empresas. As atuais formas de pagamento não serão substituídas de forma imediata pois a tendência é que haja uma transição gradual. Um bom exemplo disso é a adaptação dos arquivos de remessa e retorno (CNABs) para atender as transações do PIX. Mas essa virada tornará as empresas mais competitivas e trará redução de custos para todos.  

Com o impacto do PIX, as transações B2B devem sofrer mudanças. É seguro dizer que alguns modelos de negócios novos surgirão a partir dessa nova opção financeira, bem como outras modalidades de transações serão criadas. Por isso, as empresas de software e automação estão firmando parcerias com os participantes do PIX (Bancos e Fintechs) para entregar melhorias nos processos e redução de custos. As mudanças vão desde ajustes nos layouts de integração e cadastros e novas parcerias até a criação de ofertas digitais.

Em resumo, o que estamos vendo com o lançamento do PIX é o pilar do futuro do sistema financeiro, que deve ser cada vez mais digital, rápido, barato, seguro, transparente e aberto. 

* Anderson Torres é Gerente de Produto da wiipo

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Forcepoint identifica mais de 5 mil golpes de phishing usando o PIX como isca

Cibercrime

O PIX, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, chega a todos os brasileiros de maneira oficial no próximo dia 16 de novembro.

Enquanto as instituições financeiras ajustam os últimos detalhes antes de disponibilizar o novo modelo ao público, cibercriminosos utilizam o tema como isca para obter vantagem.

Atenta a isso, a Forcepoint, por meio de seu braço de pesquisas, o X-Labs fez um levantamento e identificou diversas campanhas de phishing por e-mail usando o PIX como uma isca para roubar detalhes bancários e senhas de possíveis vítimas.

“Quando surge uma nova tecnologia, os cibercriminosos costumam aproveitar a oportunidade de usá-la como isca para roubar informações pessoais. Quando a tecnologia é apoiada por uma grande organização e destinada ao uso por um país inteiro, é quase certo será explorada por estes criminosos”, alerta Luiz Faro, diretor de engenharia de sistemas da Forcepoint para América Latina.

A maior campanha descoberta pelo X-Labs teve mais de 4 mil e-mails bloqueados pelo Forcepoint Email Security em 21 de outubro de 2020. Ela estimulava o usuário a se registrar no serviço com avisos de cobranças adicionais e contas bloqueadas se não agirem rapidamente através da seguinte mensagem:

“O cadastramento para o novo método de pagamento PIX está disponível desde 5 de outubro, mas ainda não identificamos sua adesão. Efetue a verificação e evite cobrança de tarifas ou bloqueio temporário de sua conta.

Afinal, o que é PIX?

– Uma maneira nova e muito mais fácil de pagar e receber dinheiro, em segundos, criada pelo Banco Central.

Verifique agora, o procedimento é rápido e simples.”

O X-Labs identificou também uma campanha um pouco menor em 6 de outubro de 2020 com mais de 1.500 e-mails com um simples link – supostamente enviado por uma das maiores instituições financeiras do Brasil – para se registrar no serviço. Esta informação é oportuna e enganosa, uma vez que o registo das chaves (e-mail, número de celular, etc.) teve início apenas em 3 de novembro de 2020.

Esta campanha usou uma URL de apelo à ação do serviço de hospedagem gratuita do Google para dar alguma legitimidade ao e-mail de phishing e contornar a verificação de segurança.

Nos últimos anos, pesquisadores de toda a indústria observaram um grande aumento no uso malicioso de serviços de host gratuitos, como o Firebase do Google, o Azure da Microsoft e outros. Isso foi amplamente coberto por muitas publicações de segurança, mas os serviços continuam sendo utilizados com pouquíssima atenção de seus administradores.

As URLs de phishing nas campanhas destacadas acima não exibiam nenhum conteúdo no momento da escrita, no entanto, o X-Labs está constantemente atualizando e criando novas análises para detectar páginas de phishing de coleta de credenciais conforme descobertas.

“É preciso muita cautela ao receber e-mails inesperados relacionados aos temas do momento como esse exemplo do PIX. As táticas, técnicas e procedimentos dos cibercriminosos seguem consistentes ao longo do tempo com o tema da isca mudando para alavancar os eventos atuais”, conclui Faro.

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