O mundo está cada vez mais conectado e repleto de tecnologias. Depois da revolução para uso pessoal, agora as empresas já contam com os avanços da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) para transformar a maneira como desenvolvem suas atividades. Essa evolução tecnológica irá, definitivamente, mudar a forma de trabalho da sociedade como um todo.
Pesquisas apontam que os gastos com IoT passarão de US$ 1 trilhão em 2020, decorrentes de investimentos em hardware, software, serviços, conectividade e segurança. Teremos um crescimento mundial de 15% ao ano e, com isso, tudo estará conectado: equipamentos, máquinas, carros, sistemas de controle, câmeras, medidores.
Para dar conta da nova demanda que irá surgir, a infraestrutura de Telecomunicações, TI e mobilidade crescerá e irá se aprimorar na mesma medida, possibilitando que as ‘coisas’ se falem, troquem informações e aprendam com nossas instruções.
A sociedade caminha rapidamente para um estágio no qual as relações comerciais serão baseadas no consumo inteligente, sob demanda e com transações financeiras por meio de novos dispositivos. Do pagamento na agência bancária, evoluímos para o PC, para o celular e teremos novas opções de dispositivos como os relógios.
As empresas estão se preparando para essa nova jornada na qual a tecnologia será, sem dúvida, a base da transformação da experiência dos clientes, com milhares de dispositivos conectados e se falando entre si. Tudo estará conectado em uma grande rede, trazendo facilidade para a vida das pessoas e uma competitividade sem igual para as empresas.
A Internet das Coisas também revolucionará as indústrias. O conceito de Indústria 4.0 já está sendo aplicado em fábricas dos mais diversos setores, inclusive em montadoras cujos carros já saem de fábrica equipados com chips e com sistemas inteligentes para facilitar a vida dos donos, com troca de informações, detecção de problemas e apresentação de soluções. Das fábricas para as ruas, já é possível sair de uma concessionária brasileira com um carro conectado e com sistemas de controle à distância via celular. Isso é possível graças a soluções de IoT com tecnologia de ponta que contam com infraestrutura de Telecomunicações, TI e mobilidade para suportar o alto volume de dados gerado pelos dispositivos.
Estes dispositivos serão a ferramenta para eficiência operacional, para o rastreamento em tempo real de frotas, gerenciamento do consumo de combustível, controle do desgaste de peças e até monitoramento da conduta dos motoristas. Empresas investirão em IoT para aumentar o controle da produção, reduzir custos e acabar com o desperdício com matéria-prima.
Em breve, as cidades terão que adotar dispositivos e sistemas inteligentes de controle. Será impensável a gestão de uma metrópole sem Internet das Coisas. Ajustes de semáforos para dias de chuva, de alagamentos e de manifestação poderão, por exemplo, ser feitos em poucos segundos ou até mesmo programados para serem aplicados de forma automática. Alertas sobre o uso indevido de recursos, como água e luz serão feitos, também por meio de dispositivos.
Não há dúvida de que a adoção não encontra mais resistência e só traz vantagens. Estará cada vez mais presente nas empresas e na vida de todos. Os impeditivos que tínhamos no Brasil praticamente não existem mais. O País tem uma enorme infraestrutura de telecomunicações e evoluiu muito com novas soluções de TI e mobilidade ao longo dos últimos anos. Prova disso é que temos mais celulares do que habitantes, a taxa de penetração no uso da Internet é alta e a inclusão social do País está acontecendo por meio de smartphones, inclusive para acesso a informações de interesse e pagamento de contas.
Cenário de oportunidades
O conceito de IoT é extremamente disruptivo e, por isso, muitos especialistas alertam que poderia ser considerado parte de uma nova revolução que vai muito além daquela registrada no século XVIII. Agora, na versão digital, a revolução cria um novo cenário repleto de oportunidades. As empresas que focarem suas atenções nesses novos caminhos sairão à frente do mercado. Sem dúvida, a inovação distinguirá empresas líderes de seguidores.
Em alguns anos não será mais possível pensar em um mundo sem a conectividade trazida pela Internet das Coisas. O que antes parecia impossível, passará a ser rotineiro. Essa evolução impulsionará as empresas a serem cada vez mais inovadoras, atuando na criação de soluções disruptivas que irão continuar a mudar a forma como interagimos. Soluções transformadoras chegarão com mais rapidez ao mercado, revolucionando a forma como vemos o mundo. Os dispositivos inteligentes estão aí para confirmar o pensamento de Warren Buffett: quanto mais você aprende, mais você ganha.
diretor executivo de Marketing e Negócios da Embratel
Que senhas existem para proteger informações importantes é um conceito que pode parecer óbvio, mas a verdade é que senhas muito fracas são fáceis de serem decifradas e, mesmo assim, são amplamente utilizadas pelas pessoas. “É vital que as pessoas parem de usar senhas como 123456, ou password”, enfatiza Wander Menezes, líder técnico da Arcon.
O especialista em cibersegurança faz um alerta também para as empresas, onde a preocupação é ainda maior. “Não estabelecer políticas de senhas pode gerar vulnerabilidades nas organizações, legitimando a utilização de senhas fáceis que muitas vezes se tornam porta de entrada para cyberataques“.
Segundo Menezes, para a criação de uma senha forte é preciso seguir algumas boas práticas:
Senhas fortes têm sempre 10 ou mais caracteres;
Senhas complexas possuem letras maiúsculas e minúsculas, além de um número e um caractere especial;
A senha não deve ter o nome do usuário, nome real ou nome da empresa onde trabalha;
Não deve ter nenhuma palavra completa;
Com tantas senhas que temos, é importante criar uma que seja fácil de lembrar como, por exemplo, um hobby ou esporte predileto;
É recomendável que a senha não seja utilizada por mais de 45 dias, sendo substituída por uma nova seguindo os mesmos pontos anteriores.
Fazendo a aplicação das dicas anteriores, veja como fica este exemplo: eu amo jogar basquete pode ser convertido em “3U@moJo6arB@skt”
Menezes lembra ainda que é recomendável, sempre que possível, usar autenticação de dois passos, como no Gmail, Facebook e Twitter. Esse tipo de autenticação é um recurso que cria uma camada adicional de segurança para o processo de login na conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. Normalmente, o primeiro fator é uma combinação de usuário/senha enquanto o segundo pode ser um token ou um código enviado por SMS.
Após a compra da brasileira Ativas, em 2016, por US$ 35 milhões, a chilena Sondas está reforçando sua atuação nos serviços de tecnologia da informação e data centers. Com a cloud e as áreas de TI nas empresas mudando drasticamente o cenário que vinha prevalecendo há décadas, a companhia prepara algumas apostas para este ano. Focada nas tendências que impulsionarão os negócios de data centers, a empresa tem algumas estratégias certas, que explicam como deve ser o ano para os provedores desse ramo.
1 – TI orientada por negócios
Pesquisas recentes de mercado mostram que aproximadamente 30% dos gastos com Tecnologia da Informação são provenientes das unidades de negócios, e não departamento de TI – tendência que só deve aumentar nos próximos anos. Esse modelo de gestão de recursos proporciona que profissionais com experiência em negócios tenham mais recursos para implementar rapidamente novas ideias de Tecnologia em seus setores. “Isso faz com que outras áreas da empresa também passem a influenciar as prioridades de TI. Tais mudanças estimulam que os Data Centers se adaptem para um mundo cada vez mais flexível, ágil e preparado para grandes volumes de análise”, explica Daniel Magalhães, Diretor de Tecnologia da Sonda Ativas..
2 – Arquitetura de segurança adaptável
Com o aumento da conectividade e da diversidade de dispositivos, diferentes tipos de rede que nunca haviam se relacionado estão se conectando. Esse processo exige uma infraestrutura de segurança mais contínua e adaptável para assegurar que as empresas tenham acesso a novos mecanismos que impeçam ataques cibernéticos. “A segurança da informação vai ter um papel decisivo para que esse novo mundo digital seja possível. As organizações não podem mais depender apenas de ferramentas de prevenção, já que os hackers aumentam cada vez mais o seu grau de sofisticação. Elas devem ir além, com uma arquitetura adaptativa com múltiplas camadas de segurança, na qual o monitoramento e as ferramentas de Analytics têm um papel central”, avalia Magalhães.
3 – Data Center definido por software
Uma das apostas do segmento é o Data Center definido por software, modelo que contempla um centro de processamento com quase toda a infraestrutura virtualizada, incluindo servidores, redes e armazenamento. Segundo o Superintendente da Ativas, o hardware continua a existir com base na hospedagem de dados, mas os serviços se tornaram totalmente separados desse tipo de estrutura física. “Isso permite o aumento dos níveis de flexibilidade, automação e escalabilidade para garantir a agilidade nos negócios”, diz o executivo da Sonda Ativas.
4 – Extinção dos Data Centers nas empresas
Com a adoção de provedores em Nuvem, os Data Centers físicos localizados dentro das companhias podem praticamente se extinguir. “Com o aumento da complexidade da TI, não será mais viável uma organização manter uma estrutura de hospedagem de dados internamente. Por conta disso, as empresas fornecedoras de Data Center deverão se fortalecer nos próximos anos junto com os serviços em Cloud”, completa o especialista.
Começou neste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Depois do elevado número de pessoas infectadas no último ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha para prevenir o surgimento de casos da doença, antes da população estar devidamente protegida. A novidade agora é que por meio de um aplicativo, o Docway, é possível tomar essa e outras vacinas em casa, com horário marcado. O serviço, que está disponível desde o dia 10 de abril, pode ser solicitado nas cidades de Curitiba e São Paulo.
Ter a praticidade e a segurança de receber um atendimento médico ou até mesmo tomar uma vacina em sua própria residência, ao invés de ficar exposto aos vírus e bactérias presentes em ambientes hospitalares, é a proposta desse aplicativo que oferece um canal para consultas de baixa complexidade. Assim como uma mãe que prefere evitar um pronto-socorro para não expor as crianças a infecções ou até a filha que precisa de um atendimento para seu pai idoso e com dificuldade de locomoção. Vale ainda para quem simplesmente busca mais praticidade em procedimentos simples, como a vacinação de toda a família.
“Nós criamos uma ferramenta que permite colocar o paciente em posição central. Além disso, empodera o médico, que passa a ter uma relação muito mais próxima com seu paciente”, afirma o criador do Docway, Fábio Tiepolo. “Para nós, isso é parte de algo totalmente novo. Estamos entrando em uma nova era”.
Com apenas alguns toques no seu celular, é possível entrar em contato com o médico, solicitar um atendimento e receber os diagnósticos e orientações sobre procedimentos a serem tomados. Ideia muito prática nos dias de hoje!
Dando continuidade à sua estratégia de expansão, a Bossa Nova Investimentos, empresa de investimento liderada pelos empresários Pierre Schurmann e João Kepler, anuncia o aporte em nove startups. Com mais de 150 no portfólio, a projeção é atingir um número acima de mil aportes até meados de 2020. O investimento costuma ficar entre R$ 100 mil e R$ 800 mil, em uma faixa de aplicação classificada como Micro Venture Capital, ou Micro VC.
Segundo João Kepler, o alto número de investimentos já realizados no Brasil e Estados Unidos comprova o desenvolvimento de um portfólio sólido e com grande potencial de retorno. “Buscamos nos tornar referência como a maior e mais qualificada empresa de investimento-anjo no Brasil. Estamos conseguindo apresentar ao mercado investidores anjos qualificados que estão aguardando bons negócios para investir e contribuir”, assinala Kepler.
Para Pierre Schurmann, além de capital, a Bossa Nova agrega experiência e oferece mentoria para alavancar os negócios das startups para futuramente alcançar grandes ‘exits’. “Estamos criando um ecossistema formado por nossas investidas que têm agregado valor prático aos co-fundadores. Através de um tripé baseado em negócios, conhecimento e relacionamento, trazemos “smart money” para as startups. E isso, no estágio atual, pode valer até mais do que o capital que aportamos” afirma Schurmann.
Conheça as novas startups que fazem parte do portfólio da Bossa Nova Investimentos:
QueroQuitar (www.queroquitar.com.br): empresa que tem o propósito de ajudar as pessoas a resolver suas pendências financeiras, desenvolvendo um ambiente online amigável que preserve a relação das empresas com seus consumidores.
Pet Booking (www.petbooking.com.br): e-marketplace que tem como objetivo fornecer soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia de empresas prestadoras de serviços do segmento Pet, tornando mais fácil o agendamento de serviços de banho, tosa, consultas veterinárias, hoteizinhos, creches, passeadores, entre outros.
Total Voice (www.totalvoice.com.br): permite que empresas possam colocar ligações, SMS e mensagens de voz diretamente dentro de suas soluções. Entre a lista de clientes, estão empresas como Havan, Exact Sales e Sebrae.
Pluga.co (pluga.co): plataforma que permite integrações entre ferramentas e serviços web, sem escrever uma linha de código. O usuário pode conectar as ferramentas que já usa (ou tem interesse em usar), criando uma comunicação inteligente entre elas.
Automobi (automobi.com.br): plataforma que ajuda os proprietários de veículos a manter a saúde do carro em dia. Através de algoritmos, consegue entender as necessidades dos usuários e conectá-los as mais de 100 mil oficinas e concessionárias em todo o Brasil.
VegPet (www.vegpet.com.br): pet shop online que se preocupa com a qualidade de vida dos pets e a sustentabilidade do planeta. Oferece no portfólio alimentos 100% vegetais, produtos não testados em animais, biodegradáveis e de qualidade premium.
Foodster (foodster.io): aplicativo que facilita a entrega de comida utilizando o conceito pessoa-a-pessoa. O pedido é entregue por “pessoas comuns” e o usuário pode acompanhar todos os movimentos em tempo real a partir do aplicativo.
KlipBox (www.klipbox.com.br): plataforma de monitoramento de notícias online que ajuda empresas a se manterem atualizadas. O sistema monitora notícias em mais de 30 mil veículos nacionais e internacionais, disponibilizando conteúdo em português, espanhol e inglês.
Digital Influencers (www.digitalinfluencers.com.br): plataforma pensada para Digital Influencers e para marcas que desejam fazer parcerias com essas pessoas. A ferramenta disponibiliza os melhores influenciadores, acompanha o andamento das campanhas e melhora os resultados.
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Red Bull Basement, residência em busca de cinco projetos ainda em fase inicial para desenvolver soluções urbanas por meio de tecnologia. Programadores, makers, designers, arquitetos, engenheiros, estudantes e demais interessados podem inscrever seus projetos pelo site www.redbullbasement.com.br até o dia 28 de maio. Os escolhidos para a edição de 2017 serão anunciados em 12 de junho.
Serão selecionados protótipos das mais diversas áreas, como agricultura urbana, produção de energia limpa, saneamento, mobilidade, saúde e bem estar e economia circular — entre outros temas que envolvam questões urbanas e o uso criativo da tecnologia. Nas edições anteriores, foram desenvolvidos desde projetos como a criação de um pluviômetro caseiro até salas móveis e outros voltados à reflexão sobre as cidades, como um mapa colaborativo ligado a um aplicativo ou um banco sensível ao toque humano.
A residência acontecerá de julho a setembro no Red Bull Station — espaço cultural no centro de São Paulo — e busca estimular a troca de conhecimentos entre seus participantes, gerando soluções urbanas que possam ser compartilhadas. Para tanto, os residentes terão à sua disposição um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, que deverão ser apresentados ao final da residência, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre diversos temas. Quando prontos, os projetos desenvolvidos farão parte de uma plataforma compartilhada.
Para acompanhar e ajudar no desenvolvimento dos projetos, dando suporte e direcionamento, os residentes contarão com a experiência de cinco mentores de diferentes áreas e com ampla experiência em inovação. São eles: Andrei Speridião (design e tecnologia), Gabriela Augustini (empreendedorismo), Mauricio Jabur (hardware), Thiago Avancini (criatividade e tecnologia) e Wesley Lee (design). Também participarão do processo mentores convidados e um monitor em residência, que auxiliará em questões práticas cotidianas no laboratório maker.
Atividades
O Red Bull Basement não se restringe apenas ao programa de residência para desenvolvedores de tecnologia. Ao longo do ano, também serão oferecidas atividades abertas ao público geral no makerspace e, em agosto, os interessados pelo tema também poderão participar de um festival com palestrantes nacionais e internacionais, que debaterão cidades e novas tecnologias.
A companhia de equipamentos e soluções de telecomunicações Avaya entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça americana, no último dia 11 de abril. O plano para o Chapter 11 (capítulo da Lei de Falências vigente nos Estados Unidos) prevê uma redução da dívida atual de US$ 6,3 bilhões para US$ 4 bilhões e o repasse de ações.
“É um passo fundamental para recapitalizar o balanço da Avaya e criar uma empresa mais forte e saudável que possa gerar ainda mais valor para nossos clientes”, disse Kevin Kennedy, CEO da Avaya.
Credores garantidos vão adquirir 100% do patrimônio remanescente da Avaya. Os credores gerais não-garantidos da Avaya serão proporcionalmente rateados em um cash pool. O comunicado oficial destaca que a companhia “continuará honrando e mantendo seus planos de previdência qualificados nos EUA, que compõem a grande maioria das obrigações de previdência da Avaya, após o surgimento da insolvência; e a Avaya continuará honrando e assumindo seus dois acordos de negociação coletivas e todos os acordos relacionados”.
O próximo passo da recuperação da empresa é um pedido de que o Tribunal faça uma audiência no dia 25 de maio para apreciar a aprovação da Declaração de Divulgação relacionada ao plano. Após a aprovação da Declaração de Divulgação pelo Tribunal, a Avaya distribuirá o Plano e a Declaração de Divulgação aos credores votantes para sua deliberação.
“Nossas operações comerciais normais estão funcionando bem e continuamos a assinar renovações significativas e novos contratos com clientes”, acrescenta Kennedy. O balanço patrimonial consolidado da companhia tem agora mais de US$750 milhões em caixa, refletindo os recursos de financiamento DIP [devedor em posse] e a empresa diz ainda que possui fluxo de caixa positivo das operações. “Permanecemos confiantes em nossa capacidade de maximizar o valor para todas as partes interessadas e de completar a reestruturação do balanço assim que isso for razoavelmente possível”, aponta o executivo.
Caminho da reestruturação
O plano da Avaya mostra claramente que a empresa pretende superar as dificuldades. Diante de uma situação de insolvência, as empresas só têm dois caminhos. O mais imediatista é a venda de patrimônio, de maneira rápida, para fazer caixa. Outro caminho é procurar uma reestruturação da empresa, negociação das dívidas e traçar novos objetivos para a competitividade. A Avaya optou por esse segundo rumo.
A transformação digital e a adoção de novas tecnologias nas manufaturas, movimento chamado de Indústria 4.0, já ser uma realidade há mais cinco anos e de algumas empresas têm iniciativas promissoras na área. No entanto, o principal desafio das empresas continua sendo o uso de algoritmos como base para esses projetos.
De acordo com novo relatório da consultoria Gartner, pelo menos 30% dos projetos de Indústria 4.0 obterão seus algoritmos de grandes marketplaces, até 2020. Um aumento significativo comparado aos menos de 5% de 2016.
“Os projetos de Indústria 4.0 estão enfrentando dois grandes desafios. Primeiro, no mundo conectado dos sistemas ciberfísicos, eles precisam lidar com o grande volume, a velocidade em tempo real e a diversidade dos dados. Segundo, para nortear novos valores e inovações diferenciadas, precisam ser desenvolvidos algoritmos novos, o que faz deles a base das iniciativas da Indústria 4.0”, explica Thomas Oestreich, Vice-Presidente do Gartner.
Oestreich explica que o desenvolvimento de algoritmos novos exige conhecimento e competências que a maioria das companhias ainda não tem. Para acelerar o time to market e o processo de desenvolvimento, algumas organizações utilizam uma combinação de provedores de serviços e marketplaces de algoritmos.
Segundo o Gartner, algoritmos reutilizáveis podem reduzir o tempo de desenvolvimento. Os fornecedores de Analytics começaram a criar marketplaces para componentes de software, como algoritmos de análise, para garantir mais flexibilidade e opções aos usuários finais. Esses locais de comercialização promovem os benefícios da economia dos aplicativos para o desenvolvimento de software, reduzindo significativamente os custos de distribuição e melhorando o acesso aos milhares (até milhões) de algoritmos disponíveis.
Algoritmos pré-desenvolvidos
Os marketplaces oferecem algoritmos reutilizáveis que ajudam empresas a acelerar seus processos de desenvolvimento e acompanhar as transformações conduzidas pelos negócios digitais. “A reutilização e a aplicação de algoritmos pré-desenvolvidos em tarefas específicas podem reduzir substancialmente o tempo de desenvolvimento, além de oferecer uma biblioteca importante que expande as possibilidades das equipes internas de criação”, afirma o Vice-Presidente do Gartner.
“Incentivamos os CIOs a criarem uma força tarefa com os líderes de Dados e Analytics para avaliarem juntos os marketplaces e então criarem sua própria biblioteca de algoritmos disponíveis e potencialmente úteis”, completa Oestreich.
As primeiras organizações a adotarem a Indústria 4.0 também estão renovando suas soluções de ERP (Enterprise Resource Planning). Os sistemas de ERP estão conectados à infraestrutura da Internet das Coisas (IoT), composta por sensores e atuadores, middleware para a coleta e armazenamento de dados, aplicativos e Analytics para a tomada de decisões e de ações necessárias.
“Muitas soluções de ERP são antigas e não conseguem suportar o volume e o nível de detalhe exigido de dados e transações corporativas que precisam ser processadas”, explica Christian Hestermann, Diretor de Pesquisas do Gartner.
A indústria da música é um bom exemplo de como um setor se transformou. Os clientes passaram da compra de álbuns completos em uma loja especializada para o streaming de uma música só, em que o pequeno valor devido é cobrado na hora. “ERP poderia rapidamente se tornar o gargalo dos negócios digitais, impedindo que uma empresa agisse com a rapidez necessária para aproveitar oportunidades em um mundo digital com ritmo bastante dinâmico”, afirma o Diretor de Pesquisas do Gartner.
Os CIOs precisam desenvolver ocasiões em negócios digitais para que consigam expandir suas atividades. Os sinais provenientes dos sensores inseridos nos produtos ou de fontes externas podem ser usados para oferecer serviços adicionais aos clientes. “Isso exigirá a modernização das soluções de ERP envolvidas porque as mais antigas não conseguirão arcar com o nível de detalhamento e com os volumes necessários das microtransações”, diz Hestermann.
De acordo com o Gartner, até 2020, 50% das empresas que renovarem seus sistemas de ERP centrais e migrarem suas infraestruturas de IoT para uma plataforma padronizada aumentarão em 20% as interações com os clientes.
“Os CIOs precisarão determinar as áreas em que IoT e os negócios digitais são fundamentais para eles e desenvolver cadeias de valor da Indústria 4.0, modelando os recursos de que as empresas necessitam. Eles também precisam avaliar o estado e as necessidades atuais para renovação em todas as camadas da arquitetura de IoT e tomar as medidas devidas para melhorar”, conclui Hestermann.
A SuporTI, empresa especialista em Serviços Gerenciados de TI, acaba de concluir a aquisição da Enlight Consulting, especializada na implantação e suporte de Netsuite, primeiro ERP em nuvem, recentemente comprado pela Oracle. O objetivo é aumentar o portfólio de produtos e serviços ofertados para os clientes da SuporTI, combinando a expertise de gestão operacional com a de projetos de aplicativos para áreas de negócios.
Com apenas um ano de operação, a Enlight conquistou 7 novos projetos e mais de R$ 800 mil em vendas, além de ter sido responsável pelo primeiro projeto brasileiro de Netsuite no segmento industrial e pioneira na implantação do WMS (Warehouse Management System) para uma empresa no setor de distribuição. Por isso, com a aquisição, a SuporTI espera aumentar seu faturamento em 25%.
Outro fator importante para a compra foi a experiência dos profissionais da Enlight com o ERP da Microsoft, o Dynamics AX. Muitos já atuaram em outras consultorias e ofereciam serviços de mentoria para algumas empresas. Isso possibilitará que a SuporTI atue na resolução de problemas de infraestrutura e performance do Dynamics AX.
“A combinação de expertises nos permitirá preencher uma lacuna do mercado que é a oferta de suporte bem estruturado para Dynamics AX e outras soluções de negócios. Alguns clientes têm chamados abertos há mais de 12 meses com outras consultorias, sem receber uma resposta efetiva. Com nossa expertise de suporte à infraestrutura baseada em boas práticas como o ITIL, vamos oferecer eficiência na resposta às demandas geradas pós implementação do ERP”, explica Bruno Cesar Silva, sócio e diretor de operações da SuporTI.
a os segmentos de serviços e distribuição e ampliar sua atuação na oferta de Serviços Gerenciados para empresas de pequeno e médio porte. Dessa forma, possibilitará o acesso a evidências e insights relacionados à operação e os clientes poderão aumentar sua eficiência e focar na estratégia de TI para seus negócios.
“Com mais de 10 anos no mercado, sabemos que a simples oferta de outsourcing não é suficiente para atender as necessidades dos clientes. Por isso, unimos a variedade de soluções à diversidade de experiências, a fim de oferecer opções mais personalizadas e eficientes para cada modelo de negócio”, conclui Bruno.
Transformação digital não é apenas mais uma buzzword. Multicloud, Big Data, DevOps, IoT, contêineres, mobile… A tecnologia avança rápido e cada nova descoberta promete revolucionar negócios e gerar novos fluxos de receitas. A onda que se forma há algum tempo chega agora a um ponto importante em sua trajetória. As mudanças trazidas pelas novas tecnologias fazem com que empresas de diferentes setores enfrentem pressões competitivas sem precedentes. E essa jornada rumo ao digital começa com data center.
Para crescer – ou mesmo sobreviver – as organizações precisam se adaptar constantemente às mudanças trazidas pelas forças de mercado. A infraestrutura de TI cumpre papel crucial no movimento de digitalização da economia, e precisa estar preparada para impulsionar as inovações que permitirão às organizações avançarem suas iniciativas de negócio.
Mas quais são e onde estão as dificuldades desse processo digital? O data center será o gargalo ou a alavanca desse movimento em sua organização? Destravar todo o potencial do digital requer um ambiente tecnológico simples, ágil, automatizado e seguro.
A transformação digital está intimamente atrelada à forma como as companhias se relacionam ou querem se relacionar com seus consumidores e à rapidez com que conseguem responder a novas demandas. Responder as pressões do mercado requer adaptação das empresas a uma nova abordagem tecnológica e isso só é possível com uma arquitetura moderna que começa na camada de infraestrutura.
É hora de os líderes de TI repensarem suas abordagens de infraestrutura para atender demandas de transformação digital trazidas pelas áreas de negócio de suas empresas. Isso consiste, entre outras tarefas, maximizar o desempenho de aplicações, garantir agilidade operacional, estimular inovações incrementais ao negócio e mitigar riscos. Isso só será possível a partir de quatro premissas fundamentais:
1. Capacidade de análise é tudo. Medir o desempenho de um processo ou aplicação com visibilidade granular e em tempo real são elementos fundamentais em um mundo em constante mudança. Somente a partir de uma compreensão ampla de tudo que se passa em seu ambiente de TI será possível responder as mudanças no comportamento dos sistemas e remediar eventuais anomalias sem perda de performance, o que é de suma importância para garantir a satisfação dos clientes de sua organização.
2. Simplicidade é igual a velocidade. Garantir o alinhamento e coesão de todos os componentes da infraestrutura (servidores, storage e rede) permite um modelo mais ágil, bem como um ambiente de desenvolvimento e entrega contínua de aplicações. Os novos níveis de exigência em temas como velocidade e eficiência, combinados com recursos analíticos integrados à abordagem, permitem aos líderes de TI serem mais efetivos na entrega de inovações que suas organizações demandam.
3. Automação acelera negócios. Integrar analytics com interfaces programáveis abertas cria oportunidades para ampliar a automação de rotinas, facilitando que a tecnologia esteja alinhada aos negócios para responder de maneira rápida aos requerimentos de negócios. Além disso, ao definir e preservar uma política unificada através de elementos de rede, computação, armazenamento e segurança, a empresa poderá entregar recursos tecnológicos sob demanda, provisionando um modelo de TI quase que self-service aos profissionais das áreas de negócio.
4. Proteja o agora. Mitigar riscos de segurança e garantir um modelo eficiente de compliance não deve afetar a agilidade da TI. Uma arquitetura de políticas de proteção e requerimentos de conectividade em um data center moderno precisam ser traduzidos, quase que automaticamente, de uma forma que atendam a requerimentos dinâmicos de negócio. A TI precisa de capacidade para monitorar e analisar todos os ativos pois, dessa maneira, conseguirá concentrar-se no que há pela frente, sem precisar perder tempo no que já está pronto.
Um data center moderno precisa ser capaz de integrar esses quatro elementos: análise, simplicidade, automação e proteção. Essa abordagem de arquitetura ajudará sua empresa a estabelecer fundamentos para rodar as engrenagens da transformação digital. Apenas com uma estratégia bem desenhada as empresas conseguirão tirar o máximo proveito de seus ambientes tecnológicos.
diretor de arquiteturas e soluções da Cisco do Brasil
A Samsung apresentou no Brasil seu principal produto no segmento de smartphones premium: o Galaxy S8 e Galaxy S8+ (modelo com tela maior e bateria maior). Um dos destaques mais comentados pela empresa é o Display Infinito, que ocupa quase toda a frente dos dispositivos, praticamente eliminando as bordas e permitindo maior aproveitamento da frente do aparelho. Devemos receber em breve uma unidade para teste, fique de olho aqui no canal!
A tela super AMOLED tem proporção de 18,5:9 e resolução de 1440 por 2960 pixels, que oferece uma experiência de visualização mais próxima de uma tela de cinema. É o primeiro smartphone certificado pela UHD Alliance como MOBILE HDR PREMIUM, que é capaz de exibir cores vibrantes e contraste com níveis de preto mais profundos, exatamente como os cineastas desejam ao filmar suas produções. A tela e a parte traseira do aparelho é protegida pelo Corning Gorilla Glass 5. O modelo S8 tem 5.8″ de tela, enquanto o S8+ possui 6.2″.
Além disso, outro destaque fica por conta do seu processador, o Snapdragon 835, primeiro processador mobile fabricado com litografia de 10 nm da indústria. Ele é realmente poderoso, com tamanho 35% menor que seu antecessor, mas com maior poder de fogo e reduzido consumo de energia. O aparelho tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno (que pode ser expandido via cartão microSD de até 256GB). Aliás, o slot de expansão de memória pode ser utilizado para um segundo chip (dual SIM), podendo utilizar dois números diferentes simultaneamente.
Esses aparelhos são os primeiros da linha Galaxy a não ter o botão Home ou os botões capacitivos na parte da frente: eles foram substituídos por botões virtuais, fazendo com que o botão Home fosse movido para “baixo” da tela, ou seja, quando pressionar a parte de baixo da tela (onde o botão costumava ficar), ele será acionado. Ele é capaz de reconhecer diferentes níveis de pressão e oferecer um feedback tátil (similar ao do iPhone 7, a tela vibra).
Câmera
A câmera frontal é de 8MP com abertura de F1.7 e autofoco inteligente, enquanto a câmera traseira é de 12MP e abertura F1.7 com tecnologia Dual Pixel. Seu antecessor, o Galaxy S7 já tinha uma câmera excelente, e a Samsung disse que conseguiu melhorar ainda mais seu desempenho. Nos poucos testes que tive a oportunidade de realizar em seu lançamento, o aparelho se mostrou muito rápido, o foco é quase que instantâneo e as fotos ficaram bem claras e nítidas. Muito bom.
Segurança
O Galaxy S8 conta com sensores biométricos para identificar o usuário, com a novidade do sensor de reconhecimento de íris (além do sensor de impressão digital), possibilitando escolher o método de autenticação que achar melhor. Esses sensores podem ser utilizados com o Samsung Pay. O sensor biométrico do aparelho foi deslocado para a traseira e colocado ao lado da câmera, para ser utilizado com o dedo indicador.
Experiência completa
Uma boa notícia, os novos smartphones contarão com fones de ouvido AKG desenvolvidos pela Harman. Com esses fones, que também contam com cabos que evitam o seu entrelaçamento, a qualidade sonora é bem superior. E mesmo com a disponibilidade do conector para fones de ouvido, eles possuem certificação IP68 de resistência contra água e poeira! Ponto para a Samsung.
A bateria dos aparelhos tem boa capacidade: No S8, o componente tem 3.000 mAh de capacidade, enquanto que a bateria do S8 Plus tem 3.500 mAh. Ambos tem suporte para carregamento sem fios!
Bixby
Os novos smartphones marcam a estreia da assistente pessoal Bixby, software de inteligência artificial da Samsung pela primeira vez integrado em um celular. Além de inteligente, a Bixby é dinâmica e aprende com hábitos do usuário, auxiliando nas tarefas diárias do smartphone como tirar e compartilhar fotos, encontrar locais de interesse, traduzir textos, sugerir ações, ligações e lembretes, e até comprar produtos online no futuro. A função de voz está prevista para o país, em inglês, a partir de junho. A versão em português ainda está em desenvolvimento. Vamos aguardar.
Ecossistema
Além dos aparelhos, a Samsung mostrou outros produtos que fazem parte do ecossistema do Galaxy S8, como o novo Gear VR, que agora vem equipado com um controle, permitindo ao usuário interagir com a realidade virtual de maneira ainda mais intuitiva.
Os smartphones funcionam também com a nova câmera Gear 360, que vem em uma versão ainda mais portátil, que se encaixa na palma da mão. Com o produto, além de capturar vídeos 360 graus em resolução 4K e registrar fotos com 15 megapixels, o usuário também pode transmitir em tempo real suas experiências.
Outro equipamento apresentado é o Samsung DeX, que permitem que os smartphones funcionem como computadores, conectados a um monitor, teclado e mouse por meio da plataforma. Esse novo dispositivo facilita a rotina do usuário e aumenta sua produtividade.
Samsung Pay
Outro ponto de destaque é a possibilidade de utilizar o serviço Samsung Pay. Para isso basta registrar seu cartão bancário para poder fazer compras em lojas físicas apenas aproximando o celular das tradicionais máquinas de pagamento, graças às tecnologias MST e NFC. Cada transação é autorizada mediante a utilização de sensores biométricos – reconhecimento de íris e sensor de impressão digital – ou senha. Lançado em julho no Brasil, o Samsung Pay se consolida como a única carteira móvel aceita em praticamente todos os estabelecimentos comerciais, com parcerias com os principais bancos do país.
Preço e disponibilidade
Os novos smartphones chegam às lojas de todo o Brasil a partir de 12 de maio, em três cores: ametista, preto e prata. Os preços sugeridos são R$ 3.999,00 para o Galaxy S8 e R$ 4.399,00 para o Galaxy S8+. Achei os valores realmente salgados.
O novo Gear 360 tem preço sugerido de R$ 1.999,00, o Samsung Gear VR com Controle tem preço sugerido de R$ 799,00 e o Samsung Dex R$ 649,00.
A SAP está de olho na tecnologia de blockchain e no potencial mercado que isso trará. A empresa divulgou que sua marca SAP Ariba, criada pela aquisição da Ariba, em 2012, passará a explorar a novidade em todas as suas aplicações de nuvem e de sua rede de negócios. A tecnologia dos blocos de informações encadeados está na alça de mira de setores como os bancários, de seguros, agricultura, energia, saúde e meios de comunicação. A facilidade, rapidez e segurança está também causando interesse em cadeias globais de suprimentos, alterando a forma como bens e serviços são negociados.
A tecnologia blockchain, uma espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, vai ampliar a visibilidade e reforçar os níveis de confiança. “Ao incluí-la em todas as nossas aplicações e em nossa rede, podemos viabilizar canais de suprimentos mais inteligentes, ágeis e transparentes ao longo de todo o ciclo de abastecimento, desde a definição das fontes até a consolidação das relações de negócio”, afirma Luiz Caldas, vice-presidente de vendas da SAP Ariba.
Redução de riscos e fraudes
Para a SAP Ariba, as primeiras atividades associadas à aquisição e às cadeias de suprimento nas quais a blockchain terá uma possível aplicação são aquelas consideradas inerentes ao acompanhamento e rastreamento de mercadorias.
“Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas antes, durante e após cada despacho de mercadoria”, destaca Dana Gardner, analista-chefe da Interarbor Solutions. Muitas vezes, um vendedor envia um pedido de mercadoria para um armazém onde ela é trocada por um item semelhante, sem o conhecimento do comprador. A capacidade de registro distribuído oferecida pela blockchain garante maior visibilidade e controle sobre as remessas para ambas as partes, desde o envio até a recepção, resultando em um menor risco de fraude.
A SAP Ariba vai unir forças com a Everledger, uma empresa de tecnologia financeira com sede em Londres, a fim de estender esses recursos à rede Ariba Network. A Everledger captura com extrema segurança características determinantes de objetos de valor, como diamantes e outras pedras preciosas, e gera uma “impressão digital” do ativo que é armazenada na blockchain. Vários elementos de cadeias globais de suprimentos confiam nessa informação, que inclui seu histórico, transporte, eventos importantes e linha de propriedade, para verificar a autenticidade das mercadorias negociadas.
“Ao explorar o melhor de várias tecnologias inovadoras, desenvolvemos uma plataforma global de procedência que estabelece uma ligação entre objetos físicos, sua certificação e registros de autenticidade, à medida que transitam pela cadeia de suprimentos”, explica Leanne Kemp, presidente e fundadora da Everledger. “Sabemos o impacto que isso pode ter. A integração de nossa tecnologia com a rede de negócios SAP Ariba pode produzir uma redução de riscos e fraudes aos quais estão expostos diferentes elementos da cadeia e, além disso, ajudar a moldar uma nova era do comércio global erguida sobre os pilares da transparência, da sustentabilidade e da ética.”
De acordo com Caldas, essa tecnologia se adapta naturalmente às soluções SAP Ariba. “Se é possível rastrear diamantes e pedras preciosas, é possível rastrear praticamente qualquer coisa”, conclui o executivo.
Focada em apresentar as novidades e tecnologias disponíveis para o setor, começa hoje a ISC Brasil 2017 – 12ª Feira e Conferência Internacional de Segurança, que irá até o dia 20 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá cerca de 150 expositores num espaço de 15 mil m² de área de exposição, setorizados em quatro áreas: Segurança Pública, Segurança Eletrônica, Segurança Privada e Detecção, Prevenção e Combate ao Incêndio. A feira deve reunir um público de 15 mil visitantes vindos de mais de 20 países.
Segundo levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança do Estado de São Paulo – SIESE-SP, em 2016, o setor de segurança eletrônica movimentou a ordem de mais de US$ 900 milhões. Para este ano, a expectativa do órgão que representa o setor é de que o mercado paulista mantenha o ritmo de ascensão e atinja um crescimento de pelo menos 5% em relação ao ano passado. A segurança eletrônica é um mercado que tem apresentado crescimento expressivo, registrando números que se destacam frente à recessão que atinge os demais segmentos.
Uma das novidades desta edição da feira é o foco em soluções para usuários finais corporativos, como bancos, construção civil, indústria, meios de hospedagem, além de transporte e logística como aeroportos, concessionárias de rodovias. A ISC Brasil também contará com eventos simultâneos destinados à capacitação e qualificação técnica para profissionais da área, como o Congresso ISC Brasil. Serão fóruns, palestras, seminários e atividades práticas que somam mais de 100 horas de conteúdo educacional intenso voltado aos profissionais do setor segurança.
Confira abaixo algumas das novidades que serão apresentadas na feira:
Simulador mostrará a visitantes o que fazer em situações de incêndio
A tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), chocou o país há quatro anos, quando 242 pessoas morreram após um incêndio; a maior parte delas, intoxicadas pela fumaça. Para ensinar o público a enfrentar uma situação similar a esta, a ISC Brasil contará com o Honeywell Fire Experience, um ambiente que levará o visitante a conhecer melhor uma situação de incêndio.
Uma pesquisa revela que quase metade dos brasileiros (49%) se sente inseguro e não sabe como reagir em uma situação de emergência como o incêndio. Raramente as pessoas prestam atenção em alarmes e saídas de emergência, ou qual é o sistema de detecção de incêndio instalado. Na boate Kiss, por exemplo, a maioria das pessoas morreu intoxicada por fumaça, e não queimada, porque não foram avisadas em tempo hábil para evacuar o local e não sabiam qual era a rota de fuga. A proposta na ISC é mostrar que o brasileiro não tem preparo para enfrentar uma situação incêndio e com isso alertar as pessoas para essa realidade.
O ambiente permitirá ao visitante conhecer melhor as diversas variáveis de comportamento e tecnologia que podem ajudar a salvar vidas. Muitas pessoas tomam atitudes potencialmente perigosas, como olhar para o incêndio para ver se podem ajudar, retornar pela porta por onde entraram, tentar recolher seus pertences e companheiros antes de sair, ou, até mesmo, esperar no local para ter certeza de não se tratava de um treinamento. E é isso que o espaço mostrará.
Robô substitui ronda humana
O Robcam é um robô de monitoramento que move-se automaticamente em torno de uma área restrita, sem supervisão direta do operador. As imagens de suas câmeras internas são transmitidas para a estação de monitoramento. Se um sensor de segurança estacionário é disparado, o robô utiliza de seu posicionamento por GPS para uma rota alternativa e segura. Os robôs de monitoramento foram projetados para substituir os guardas que patrulham e fornecem monitoramento de CFTV móvel.
O expositor Proterisco também apresentará a UPS (Unidade Portátil de Segurança), que possui um sistema proativo de monitoramento que integra gravação de vídeos, alarme, sirene, avisos sonoros editáveis, luzes de estrobo que inibem a ação de prováveis agressores/invasores. O sistema funciona por até 30 dias contínuos, sem necessidade de recarga, pois utiliza sistema de bateria recarregável com energia solar. O equipamento é utilizado em áreas de mineração, portos, aeroportos, ferrovias, segurança pública, eventos, testado e aprovado pelo Exército Brasileiro.
Universidade utiliza drone para reforçar segurança
Com a proposta de ampliar a segurança para a população universitária e comunidade local, a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) lançará durante a ISC Brasil, o sistema K de tecnologia de segurança, que conta com um drone. A proposta é possibilitar o monitoramento do campus Recife e do seu entorno, que além de coibir a criminalidade, também auxiliará em ações da instituição de ensino em áreas como infraestrutura, planejamento e comunicação.
O sistema K de tecnologia de segurança é formado por quatro produtos e vem sendo implantado na UFPE desde o ano passado. O Kule 360, que vai ganhar o módulo Kule Air (drone e plataforma), e o K2cam, dois totens de tecnologia de monitoramento que já estão em funcionamento desde junho do ano passado.
O drone conta com imagem em resolução 4k, capacidade de altura de vôo de 500 metros e autonomia em distância percorrida de oito quilômetros. As imagens também serão compartilhadas com a polícia caso haja necessidade de intervenção.
BBB Universidade
Com a proposta de também promover maior segurança para professores, funcionários e estudantes, uma universidade de São Paulo, instalou mais de 2 mil câmeras de monitoramento, inclusive nas salas de aula. “O primeiro fator é o de oferecer mais segurança no ambiente universitário. No entanto, o sistema também possibilita que alunos assistam aulas remotas”, explica o responsável pelo projeto, Laerte Lopes, da WDC Networks.
Novidades para reforçar a segurança de condomínios
Um dos destaques é um sistema que só abre o portão do estacionamento quando confere a placa do veículo cadastrado e um código no celular, parecido com um código de barras, que o visitante recebe no próprio smartphonee apresenta para a câmera de videomonitoramento. Imediatamente, ao verificar o código, o portão é aberto, como será mostrado na feira. Em casos de entrada de fornecedores e visitantes, o condomínio pode liberar os veículos mediante a exibição do código QR, que tem tempo de expiração programável. Ou seja: o visitante só tem acesso ao prédio em determinado dia e em um intervalo de horas preestabelecido. Caso o código seja mostrado em horário não previsto, o carro não entra. No estande da empresa, a leitura da placa vai liberar uma catraca. Hoje, um posto de vigilância 24h custa ao condomínio pelo menos R$ 20 mil por mês, por causa do turno diário de três vigilantes, é um peso significativo no orçamento do condomínio.
Todo o pacote de leitura de placas com uma câmera com resolução Full HD, junto com o software, suporte anual e cartão de memória de 128GB para armazenar as imagens sai hoje por um investimento único inferior a R$ 10 mil reais.
Caçador de drones e câmera com inteligência artificial
O “caçador de drones” usará roupa preta de agente de segurança incorporada à ela tecnologias inovadoras que serão demonstradas no local. O caçador de drones terá em mãos um rifle atirador capaz de cortar a transmissão de um drone e derrubá-lo. A empresa fará a demonstração dessa solução no evento (simulação), que é indicada para monitoramento e segurança de grande eventos e/ou lugares com grande concentração de pessoas.
Além disso, haverá demonstração da câmera com AI – Inteligência Artificial, com chip Intel, que é capaz de fazer uma leitura completa do perfil de uma pessoa, revelando: idade, gênero feminino ou masculino, antecedentes criminais, entre outros.
Sistema de apoio à gestão de emergências para cidades inteligentes avisará sobre enchentes, deslizamentos, assaltos e pichações
A feira apresentará um sistema de apoio à gestão de emergências envolvendo câmeras de monitoramento e alto-falantes digitais para criar um canal de comunicação entre o poder público e a população. Algumas cidades enfrentam deslizamentos de terra todos os anos, outras precisam monitorar constantemente o nível dos rios para alertar as famílias ribeirinhas. Existem, ainda, municípios localizados próximos a barragens, e aqueles vulneráveis a enchentes. Em todos esses casos, a emissão de alertas imediatos pode evitar fatalidades, reduzir perdas, organizar o resgate, e a tecnologia para isso já existe.
Além do uso para suporte à gestão de emergências, o mesmo sistema de câmeras e alto-falantes digitais pode servir para fins de segurança pública: aliado às imagens, o áudio também pode ser uma ferramenta para o atendimento de cidadãos que passaram por situações traumáticas, como assaltos. Mesmo que não haja nenhum policial por perto, a central de monitoramento da Polícia, ao identificar uma ocorrência pelas imagens, poderá manter contato direto com a vítima, para avisar, por exemplo, que a situação foi acompanhada e que uma viatura chegará em minutos. Além disso, o sistema pode dissuadir pichadores e vândalos e dispersar grupos antes mesmo da chegada de uma viatura, por exemplo.
Fumaça para evitar possíveis roubos em transportes e comboios
Um levantamento realizado pela NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) mostra que o roubo de cargas em caminhões no Brasil aumentou 42% entre os anos de 2009 e 2014. O prejuízo total causado chegou a dois bilhões de reais em todo o país. Esses constantes roubos também acontecem nos Estados Unidos, que alcançou perdas entre 10 a 30 milhões de dólares e na Europa, registrando mais de oito milhões em roubos. Pensando nisso, o Load Safer, um sistema de segurança baseado em fumaça, foi projetado especificamente para evitar possíveis roubos ou vandalismo em transportes e em pequenos espaços, como estoques, quiosques e comboios.
O sistema baseia a sua operação em um dispositivo pequeno que dispara 110m³ de fumaça branca mediante a um impulso elétrico que obstrui a visão e irrita as mucosas enquanto o invasor permanecer no ambiente. O equipamento é ativado quando alguém tenta ganhar acesso a uma zona protegida, preenchendo imediatamente o espaço com uma fumaça de baixa densidade que em poucos segundos irá inibir a visão do ladrão e reduzir significativamente a capacidade de um roubo. A fumaça gerada é completamente inofensiva, limpa e não mancha ou deixa resíduos.
Opera em cinco frequências (GPS, GPRS, 3G, Wi-Fi e Bluetooth), garantindo a localização da carga e a posição do veículo através do celular. Os dispositivos podem ser instalados em ambientes onde não há alimentação de energia, pelo próprio usuário, sem a necessidade de técnico especializado. Também é possível ligar a um alarme ou operar de forma independente. A solução foi criada para ser usada em uma ampla gama de espaços, além do mercado de transporte de cargas, como cofres, máquinas de autoatendimento, pequenos escritórios, sala de medição de energia elétrica, arquivos, residências, salas de ferramentas, máquinas de venda automática, caixas eletrônicos, entre outros.
Drone ultrarresistente serádemonstrado no Estádio do Canindé na prática
A Dahua Technology demonstrará a nova linha de Drones profissionais. A fabricante terá um piloto certificado e trazido diretamente da sede da empresa, na China, que fará vôos demonstrativos no Estádio do Canindé, com o modelo X820, que pesa cerca de 3 kg e atinge com velocidade de até 54 km/h. A empresa acredita que, em breve, os equipamentos de nível militar, fabricados em fibra de carbono ultraleve, com capacidade de voar sob temperaturas extremas, alto-falantes para a transmissão de avisos e instruções, com imagens em alta definição e até térmicas, serão utilizados para preencher a lacuna de quando a ação humana não é suficiente – no monitoramento de grandes áreas, onde o custo de infraestrutura de comunicação é alto, como em plantas petroquímicas, represas, usinas de energia e até no agronegócio, e também diretamente para a segurança pública, no uso em queimadas, enchentes ou mesmo acidentes de trânsito, oferecendo visão privilegiada, imagens detalhadas e informações às equipes de resgate, antes mesmo que elas consigam ter acesso ao incidente.
Ônibus e Viatura Policial demonstram solução de segurança móvel
A tecnologia une câmera de segurança, gestão de frota e áudio bidirecional e funcionará da seguinte forma: um veículo com um trajeto específico sai da rota sem aviso prévio, este pode ser o sinal de uma situação emergencial. Com a solução Mobile da Dahua Technology, a sala de controle poderá entrar em contato imediato com o motorista, rastrear a nova rota e acessar as imagens para ver o que está acontecendo dentro do veículo em tempo real. Na ISC Brasil, uma viatura e um ônibus estarão equipados com o sistema e o público poderá ver na prática o futuro da segurança móvel – com todos os recursos de imagem, áudio e dispositivos como botão do pânico.
SERVIÇO
ISC BRASIL 2017 – 12ª Feira e Conferência Internacional de Segurança Data: 18 a 20 de abril de 2017
Horário: Terça a quinta, das 13h às 20h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 | São Paulo – SP
Para mais informações visite o site oficial
A maior tendência tecnológica para os pequenos e médios negócios neste ano será o uso da inteligência artificial (IA). Uma pesquisa realizada pela Sage, d sistemas de gestão empresarial e contabilidade, mostra que 64% dos empresários brasileiros enxergam na inteligência artificial como a principal tendência tecnológica. Os brasileiros estão à frente dos demais empresários no mundo (58%).
Além de reduzir erros e encurtar prazos, a inteligência artificial facilita na tomada de decisões a partir de um volume de dados que um profissional humano dificilmente conseguiria abarcar.
Para isso, os programas utilizam a mesma linguagem de sistemas convencionais, mas com uma lógica diferente. Em alguns casos, o sistema inteligente funciona com uma lógica simples – se a pergunta for x, a resposta é y. Em outros casos, como os estudos em redes neurais, a máquina tenta reproduzir a lógica do pensamento humano em que as informações vão sendo transmitidas de uma célula a outra, combinando dados para encontrar uma solução.
“Os empresários brasileiros enxergam na inteligência artificial a oportunidade para mudar positivamente a forma como inúmeras tarefas são feitas, otimizando tempo e proporcionando eficiência”, avalia Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina.
Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros (66%) enxerga os benefícios do uso da inteligência artificial e dos bots na organização da vida profissional e dos negócios. No mundo, essa média cai para 47%, demonstrando maior receio por parte dos empresários quando o assunto é a inclusão das novas tecnologias na rotina de trabalho.
Bots
Os chamados Chatbots, ou simplesmente Bots, estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Por meio desses robôs, é possível realizar determinadas funções sem a necessidade de baixar ou instalar um aplicativo. Isso porque os bots funcionam como assistentes específicos para cada situação, “traduzindo” a conversação em linguagem natural entre um usuário e um aplicativo. Conversando com ele, os empresários podem, por exemplo, emitir uma nota fiscal de forma rápida e simples. Por meio de um bate-papo, o usuário informa os dados solicitados e o assistente virtual é capaz de interpretar as informações e, em seguida, gerar a nota.
A pesquisa foi realizada em 19 países, com 5.500 empreendedores. No Brasil, foram ouvidos cerca de 530 empresários, a maioria entre 30 e 44 anos.
Uma porcentagem cada vez maior dos investimentos anuais em TI está sendo colocada na nuvem, transformando a computação em Cloud em uma das forças mais disruptivas nos mercados de Tecnologia da Informação desde os primeiros dias da era digital. A afirmação é da consultoria especializada Gartner em um alerta sobre as mudanças do setor.
Quando as empresas têm que fazer decisões que envolvem o budget de TI, as opções de utilizar serviços em Nuvem para iniciativas novas ou para substituir os sistemas existentes causam uma mudança nos investimentos, que migram das soluções de TI tradicionais para Cloud. Isso resulta na alteração para sistemas armazenados em Cloud e acontece com mais frequência pela postura de “Nuvem em primeiro lugar” que a maioria das empresas está adotando nas decisões sobre o destino de investimentos de TI. Esse tema e outros assuntos relacionados serão discutidos por analistas do Gartner durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, que acontece nos dias 25 e 26 de abril, em São Paulo
“Essa orientação para ‘Nuvem em primeiro lugar’ continuará a aumentar a taxa de adoção e, consequentemente, a mudança para Cloud. O índice de migração vai variar de acordo com a dinâmica de cada segmento do mercado”, explica Ed Anderson, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.
“As companhias que estão adotando modelos operacionais dinâmicos baseados em Nuvem estão se posicionando para otimizar seus custos e tornarem-se mais competitivas”.
Oportunidades
Por essas razões, os provedores de serviços e tecnologia precisam ser agressivos ao identificar e aproveitar essas mudanças nos gastos de TI para capturarem novas oportunidades futuras de rendimento e administrarem suas rendas passadas.
“Os fornecedores de todos os tipos devem ficar atentos e ser proativos na busca por oportunidades de expansão relacionadas à Nuvem, além de diversificar seus negócios que serão impactados diretamente por essa mudança. Os provedores que não conseguirem administrar de forma correta e a tempo essa transformação serão vítimas dela e não conseguirão aproveitar as oportunidades das soluções que a Nuvem oferece”, completa Anderson.
Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Data Center 2017
Data: 25 e 26 de abril (Terça e Quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559, São Paulo/SP
Você sabe o que é firmware? Colocando de uma maneira bem simples, é o “programa” (software) que faz com que seu equipamento funcione corretamente, com todas as informações e recursos detalhados, que faz com que outros equipamentos “o enxerguem” e possam “conversar com ele”.
Muitos fabricantes atualizam os firmwares de seus equipamentos após o lançamento a fim de implementar mais recursos, corrigir possíveis falhas e mesmo melhorar o desempenho. E a maioria das pessoas geralmente não se lembra desse recurso quando precisa solucionar problemas de um dispositivo.
Você sabe qual versão do firmware está sendo executada no seu dispositivo? Se você acabou de adquiri-lo, pode olhar no rótulo, na parte de baixo da caixa, próximo do código de barras do número de série. Deve estar escrito algo como F/W Ver.: 1.00. Outra maneira de verificar a versão atual do seu firmware é efetuar login no seu dispositivo e, no canto superior direito da tela, deverá constar algo do tipo ‘‘Firmware Version 1.00’ (ou a versão do mesmo). Segundo Rodrigo Paiva, gerente de produto da D-Link, manter os dispositivos atualizados é a melhor maneira de garantir que esteja explorando ao máximo suas funcionalidades.
A melhor maneira para descobrir se existe uma nova versão de firmware disponível é visitar o site do fabricante do seu equipamento. No caso de equipamentos D-Link a maneira mais fácil de verificar é acessando este link e digitando o modelo do seu dispositivo. Um menu será exibido com as opções Downloads, Perguntas Frequentes e Vídeos. No menu de “Downloads”, geralmente o primeiro item listado é o Firmware.
A Unisys Corporation anuncia o lançamento da oferta Machine-Learning-as-a-Service, um novo conjunto de serviços que permite às organizações antever mudanças em condições de negócios futuras e, rapidamente, avaliar ações em resposta a estas mudanças.
Disponível como parte da Unisys Analytics Platform, o novo serviço combina uma biblioteca de algoritmos de machine learning com um conjunto de metodologias e processos testados que além de analisar, extraem detalhes e percepções importantes dos dados dos clientes para gerar relatórios prescritivos – análise de dados que preveem negócios e condições operacionais futuras, com a recomendação de ações para facilitar o apoio na tomada de decisões.
“A oferta de Machine-Learning-as-a-Service da Unisys não apenas facilita a análise preditiva, ele auxilia as organizações a transformar e otimizar seus processos de negócio. Com uma combinação única de uma qualificada equipe de cientistas de dados e o conhecimento em setores específicos, a Unisys oferece uma visão única sobre os negócios de seus clientes e sobre como data analytics pode transformá-los e levá-los a novos patamares de sucesso”, afirma Rod Fontecilla, vice-presidente e Líder Global de Data Analytics da Unisys. “Com a solução de Machine-Learning-as-a-Service, podemos disponibilizar aos nossos clientes uma plataforma escalável executada na nuvem ou localmente para garantir visibilidade e eficácia aos negócios.”
Capacidades
Machine learning é um tipo de inteligência artificial que permite aos computadores otimizar e melhorar suas ações constantemente sem intervenção humana. Utilizando algoritmos que extraem lições dos dados, os sistemas de aprendizagem de máquina identificam padrões e revelam percepções que não estão explícitas nem programadas. Essa capacidade de aplicar cálculos complexos de maneira dinâmica e repetidamente, em grandes volumes de dados, permite que as organizações avaliem as condições atuais e antecipem circunstâncias futuras, para que desta forma possam se posicionar de maneira estratégica.
A oferta de Machine-Learning-as-a-Service da Unisys impulsiona os princípios do desenvolvimento ágil para ajudar os clientes a compreender e trabalhar com seus dados. A iniciativa tem início com uma fase de prova de conceito, na qual os cientistas de dados da Unisys trabalham em conjunto com os profissionais especializados dos clientes para identificar os dados disponíveis e traçar uma compreensão geral das necessidades e objetivos de negócios. A partir dessa colaboração, a Unisys implementa algoritmos de Machine Learning para analisar os dados do cliente e, então, desenvolver modelos avançados de data analytics para a antecipação de resultados.
Após a prova de conceito, Unisys e cliente seguem para a fase de produção e dão continuidade ao processo de desenvolvimento ágil para expandir e formalizar a estrutura analítica, ao mesmo tempo em que aproveitam conjuntos de dados adicionais e modelos preditivos para continuar a monitorar e refinar a exatidão e a integridade dos modelos e seus resultados.
“Esse processo dinâmico e interativo ajuda os clientes a usarem os primeiros insights para levantar novas questões e, com isso, fazer previsões a partir de seus dados com pouco investimento”, explica Fontecilla. “Isso assegura uma maneira rápida e confiável para que os clientes testem a solução antes de promoverem investimentos significativos”, completa.
A Atento, de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), anuncia a chegada de Marcelo Geraldi Velloso ao time da companhia no Brasil. Velloso passa a ocupar o cargo de diretor-executivo de negócios multisetor da Atento no Brasil, após atuar como vice-presidente de negócios da Atento México, onde foi responsável pelas operações, clientes e negócios nos setores de telecomunicações, financeiro e multisetor.
Nascido em Belo Horizonte (MG), o executivo é formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem MBA em gestão pela Universidade Harvard de Boston. Conta com mais de 20 anos de ampla trajetória profissional em grandes empresas na América Latina, especialmente no setor bancário e de serviços financeiros.
Antes de ingressar na Atento, ocupou posições de liderança no HSBC México, tendo como último cargo a diretoria de bancos varejistas e a gestão do patrimônio, quando foi responsável por liderar mais de 11 mil pessoas e 1 mil agências bancárias no país. Iniciou sua carreira na área de marketing e gestão de produtos da Gillette Company, no Brasil e nos Estados Unidos.
“A chegada de Marcelo Velloso à Atento no Brasil reflete nosso compromisso de agregar a nossa equipe os melhores talentos, a fim de oferecer sempre serviços diferenciados para os nossos clientes. Com certeza, sua ampla experiência em setores relevantes para o nosso negócio, como telecom e financeiro, trará uma grande contribuição para o sucesso da nossa trajetória”, afirma Mário Câmara, diretor-geral da Atento no Brasil.
Operações complexas
Para Velloso, é um orgulho e uma injeção de ânimo voltar ao Brasil. “Estou extremamente feliz e honrado em poder fazer parte do time da Atento no Brasil. Espero contribuir para um crescimento ainda mais efetivo da companhia, usando minha experiência em operações complexas, sempre com foco em melhores resultados”, destaca.
A Ford Europa apresentou conceitos futuristas de drones criados por seus empregados, usando a tecnologia e a inovação para facilitar o dia a dia das pessoas. Os projetos são resultado de um programa da empresa para incentivar a busca de novas soluções de mobilidade. Quem gosta de cães e não tem tempo de levar o mascote para passear, por exemplo, vai adorar o drone “Babá de Cachorros”.
Idealizada pela designer Itzel Cortés, dona de uma cachorra da raça Dachshund, a invenção permite monitorar o trajeto do animal, dar comandos à distância, oferecer petiscos e até recolher a sujeira que ele fizer na calçada.
O equipamento poderá ser útil, por exemplo, para pessoas que trabalham durante todo o dia ou estão com a mobilidade comprometida por qualquer motivo. Usando um aplicativo de smartphone e uma coleira inteligente conectada ao cão, o conceito também é capaz de controlar os horários de passeio e alimentação do pet.
Outro drone criado por empregados da Ford é o “Cão-Guia Inteligente”. Ele ajuda pessoas com deficiência visual a se locomover nas ruas, monitorando o caminho e dando instruções por meio de um ponto eletrônico ligado a um GPS.
De concepção semelhante, o drone “Fique Seco” é um guarda-chuva que dispensa o uso das mãos e flutua sobre o usuário, acompanhando seus passos por um sensor.
Já o drone “SOS” é feito para levar equipamentos de primeiros-socorros a pessoas em situações de emergência.
Estas são algumas das centenas de ideias que surgiram de um desafio promovido pela Ford Europa para incentivar os empregados a pensar em novas soluções de mobilidade. Com o mesmo objetivo, a empresa abriu recentemente um novo “Hub de Inovação” em Colônia, na Alemanha, com oficinas, treinamentos e pesquisas, incluindo consulta de patentes para o desenvolvimento de projetos. No ano passado, o programa recebeu mais de 8.000 propostas de invenções, quase o dobro do registrado em 2014.
“O maior recurso da Ford é, e sempre foi, o humano”, diz Walter Pijls, supervisor da Gerência de Inovação para Pesquisas de Mobilidade da Ford Europa. “A inovação faz parte do coração da empresa, de como nossos designers e engenheiros pensam hoje, assim como Henry Ford pensava no passado ao transformar a maneira como nós nos movemos”.
A fabricante Samsung fez um grande evento anteontem (11) para anunciar suas novidades para o segmento de notebooks, com a apresentação de diversos modelos e, como bônus, de um belo monitor curvo.
Alguns dos modelos serão fabricados no país, o que poderá deixar os preços mais atraentes para o consumidor. São opções para todos os estilos, desde o usuário casual, passando pelo mais exigente, que busca desempenho e até o gamer. Segundo a empresa, os aparelhos tem acabamento sofisticado, design “premium” e excelente desempenho e portabilidade. Os novos modelos são o Style S51, Expert X51, Expert Slim além da nova linha Style 2 em 1 e do notebook gamer Odyssey.
“Com configurações ainda melhores, os novos aparelhos oferecem tecnologia de última geração e funções incríveis. Eles fazem parte de linhas já consolidadas da Samsung e trazem o que há de mais recente em notebooks”, afirma Sandra Chen, Diretora da área de Notebooks da Samsung do Brasil.
Samsung Style S51
A máquina mais compacta já feita pela Samsung tem uma configuração de respeito. Com apenas 30.9m x 20.8 x 1.39cm e pesando apenas 799g, conta com tela de 13,3″ (reclinável até 180º) e resolução Full HD. O processador Intel Core i7 7500U garante excelente desempenho, junto com o SSD de 256GB de armazenamento e os 8GB de memória DDR4 (expansíveis).
O equipamento conta com a função Fast Charge, que garante duas horas de uso com apenas 20 minutos de carga. O teclado é retroiluminado por LED e com teclas curvas, e o touchpad traz um Leitor de Impressões Digitais, compatível com o Windows Hello. Além disso, oferece diferentes opções de conectividade, por meio de suas portas USB (1x USB-C / 2x USB 3.0), saída HDMI, além de leitor de cartão de memória Micro SD e Bluetooth 4.1.
O Samsung Style S51 pode ser encontrado na cor prata e o preço sugerido é R$ 7.999,00.
Samsung Expert X51
Com tela de 15.6″ Full HD e processador Inter Core i7, a máquina oferece ótimo desempenho, inclusive em jogos, graças a placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce 940MX. O áudio conta com tecnologia HD de 3W estéreo (1,5W x 2).
O produto dispõe de suporte duplo para HDD + SSD (opcional), sendo muito fácil sua instalação. O teclado possui teclas curvas e o touchpad conta com suporte para a função multi-toques.
A conectividade oferece o de praxe, portas USB (1x USB 3.0 / 2x USB 2.0), saída HDMI, além de leitor de cartão de memória 3 em 1 (SD, SDHC E SDXC), e conexões sem fio WLAN 802.11ac (1×1) e Bluetooth 4.1.
Disponível nas cores branca ou preta, o Samsung Expert X51 tem o preço sugerido de R$ 4.249,00.
Samsung Expert Slim
Este modelo se destaca pelo design compacto. Com tela HD de 14 polegadas, espessura de 2.1cm e pesando apenas 1,75kg, é ideal para quem precisa de mobilidade nas tarefas diárias. Vem equipado com processador Intel Core i5 e memoria DDR4 de 8GB. Sua placa gráfica é onboard, ou seja, a que acompanha o processador.
O equipamento também conta com teclas curvadas, o que melhora o conforto ao digitar, além de ser retroiluminado por LED. Suas portas USB (1x USB 3.0 / 2x USB 2.0) e saída HDMI garantem a conectividade padrão.
O Samsung Expert Slim pode ser encontrado na cor branca ou preta e seu preço sugerido é de R$ 3.199,00.
Samsung Odyssey – Notebook gamer!
A Samsung chegou com tudo para brigar com outras marcas que possuem equipamentos gamer! O Samsung Odyssey pesa cerca de 2,5kg e chega com os processadores Intel Core i5 e Intel Core i7, placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce GTX 1050 com 4GB de memória e tela Full HD com tecnologia antirreflexo. Uma bela máquina!
Quando pensamos em upgrades para elevar o desempenho, a facilidade de acesso aos slots de memória permite a expansão até 32GB, além de um slot extra para adição de um SSD, o que aumenta ainda mais a performance do equipamento.
Outro diferencial é o sistema de ventilação HexaFlow, que consiste em uma grade de ventilação três vezes maior e que garante maior circulação de ar. O teclado do Samsung Odyssey oferece teclas com superfície curva, com destaque luminoso para as teclas W, A, S e D, que são as mais utilizadas para jogar.
Disponível na cor preta com detalhes em vermelho, seu preço sugerido é a partir de R$ 4.999,00
Samsung Style 2 em 1
Modelo híbrido de Notebook e Tablet, o Samsung Style 2 em 1 oferece praticidade em um produto que atua como PC e, também, pode ser usado como tablet. Feito em metal, possui acabamento prateado. pesa apenas 1,78kg e sua espessura é de 19,9mm. Conta com uma tela touch screen de 13.3″ full HD que gira 360º. O equipamento ainda oferece suporte a vídeo externo 4K UHD via conexão USB Type-C. Com isso, o usuário pode visualizar imagens em seu monitor ou TV que reproduzam este formato. Já a função Fast Charge proporciona um carregamento mais rápido da bateria: com apenas 20 minutos de carga, é possível usar o aparelho por até duas horas.
Preço sugerido: a partir de R$ 3,099,00
O Samsung Odissey e o Samsung Style 2 em 1 estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de abril.
Samsung Monitor Curvo Gamer
Outra novidade mostrada pela Samsung foi seu Monitor CurvoGamer. O monitor tem 24″ e resolução Full HD, com taxa de atualização de 144Hz e tempo de resposta de apenas 1ms. Sua tela curva amplia o campo de visão a 178º e conta com a tecnologia de pontos quânticos (Quantum Dot Color), pioneira no mercado que, segundo a empresa, melhora muito a experiência do jogador. Sua base é ajustável.
A função Eye Saver Mode reduz automaticamente a emissão de luzes azuis, protegendo os olhos da luminosidade que causa cansaço ocular, o que é fundamental para quem passa horas jogando.
Outro ponto que merece destaque é a calibração de tela que já vem de fábrica, com múltiplas opções de configuração (FPS, RPG, RTS e AOS). O painel ainda evita o vazamento de luz, por meio da tecnologia VA.
Disponível apenas na cor preta, seu preço sugerido é R$ 2.299,00.