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Companhias não podem depender dos dispositivos pessoais de seus colaboradores para habilitar a governança adequada dos dados

Por Vinicius Boemeke *

A tecnologia transformou a maneira como nos comunicamos, como consumimos e até como trabalhamos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A velocidade com que as informações são propagadas mudou a forma como as atividades do dia a dia são executadas nas mais diversas áreas. Hoje, mais do que nunca, o colaborador de uma empresa precisa ter acesso a diversos setores do escritório na palma de sua mão. Um dos principais fatores que impulsionaram esta transformação foi a ascensão dos dispositivos móveis.

À medida que os usuários podem receber dados em tempo real na palma de suas mãos, uma série de possibilidades foi aberta aos negócios. A mobilidade não é uma questão de opção. Ela é algo essencial para qualquer área de uma empresa, desde o setor de vendas até o RH.

A maioria das empresas possui um time que é focado no atendimento ao cliente e, por isso, está constantemente em movimento. Para agilizar os processos, é comum que estes colaboradores utilizem dispositivos móveis para enviar e receber e-mails, pedidos, etc. Isso significa que diversos dados sensíveis de uma companhia passam pelos smartphones, tablets e notebooks.

Eis um dos principais motivos para que as companhias invistam em dispositivos móveis próprios e não dependam dos usuários para uma governança de dados e propriedade intelectual eficientes.

A partir dessa necessidade, surgiram soluções focadas no gerenciamento de dispositivos móveis, conhecidas como MDM (Mobile Device Management). Por meio delas, passa a ser possível que as empresas forneçam dispositivos seguros e que gerenciem informações dos usuários, principalmente do “time de campo”.

Ou seja, a mobilidade em uma corporação proporciona ferramentas e ambientes para que os membros de uma companhia possam utilizar aplicações e dispositivos móveis de forma segura e eficiente para realizar suas atividades corporativas.

Algumas pessoas podem pensar que a mobilidade corporativa só pode ser incorporada a negócios inerentemente tecnológicos – como desenvolvimento de software ou TI. No entanto, esse não é o caso.

Uma das grandes vantagens da mobilidade em empresas é que ela pode ser útil para companhias dos mais diversos segmentos. Por exemplo, é possível contar com a mobilidade corporativa no trade marketing, logística, distribuição, empresas de tecnologia, agronegócio, vendas externas, entre muitas outras áreas.

Através de soluções MDM uma empresa pode instalar e atualizar apps remotamente, enviar mensagens e arquivos, realizar o inventário de aparelhos, verificar informações de uso (espaço de armazenamento, consumo de dados, nível da bateria), visualizar a localização dos dispositivos em um mapa, bloquear dispositivos perdidos/furtados e muito mais.

Por motivos óbvios, esta série de funcionalidades só é possível em dispositivos que sejam de propriedade da companhia. Segurança, desempenho e governança dos dispositivos móveis são fundamentais para qualquer corporação que precisa usar da mobilidade corporativa.

 

* Vinicius Boemeke, diretor e cofundador da Pulsus

 

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Pela primeira vez, Mostra de Arte do Vale do Paraíba foi completamente online

Neste ano, a Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté optou, excepcionalmente, por realizar as inscrições e a exposição da 16ª Mostra de Arte do Vale do Paraíba on-line, devido à pandemia global  do coronavírus. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

As inscrições foram completamente realizadas por e-mail, até o dia 17 de maio, no qual o artista pode inserir até três obras distribuídas nas categorias de pintura, modelagem, desenhos e escultura.

O evento tem a intenção de valorizar os artistas do Vale do Paraíba e trazer acesso à cultura e a diversidade. Assim como as demais edições, a temática foi de criação livre, permitindo que o artista apresenta suas obras de maior destaque e prestígio ao público.

Requisitos para participar
Puderam participar os moradores de toda a região que possuem acima de 18 anos e, no caso de menores de idade, foi preciso apresentar uma autorização do responsável. Foi possível inscrever até três criações em diferentes categorias.

Elas tinham que ser de autoria própria, produzidas, no mínimo, a partir de 2018. No caso de obras de pintura ou desenho, que podem ser feitas em materiais como óleo, aquarela ou carvão, por exemplo, as dimensões impostas foram de até 100×120 cm, sem exceder o limite padrão.

Inscrição e acesso à exposição
Para participar, foi preciso acessar o regulamento da exposição no site da prefeitura e retirar o formulário de inscrição. Após tudo preenchido, o participante tinha que enviar as produções com as seguintes especificações: fotos em alta resolução, com qualidade e enquadramento adequado no formato JPEG, com, no mínimo, 300 dpi, e 2GB.

Após a finalização das inscrições, no dia 17, e a seleção das obras participantes, a Secretaria de Turismo e Cultura da cidade liberou o catálogo digital do acervo, disponível no site da prefeitura de Taubaté desde o dia 21 de maio.

Isso facilita a participação dos artistas de toda a região atendida pela viação Pássaro Marrom.

Acervo online
A 16ª Mostra de Arte do Vale do Paraíba digital é apenas um dos conteúdos artísticos desenvolvidos para o projeto on-line da SETUC (Secretaria  de Turismo e Cultura da Prefeitura de Taubaté), que traz acesso à cultura para os moradores da cidade, durante o período de quarentena.

Além da exposição, o projeto produzido por professores de arte, dança e música irá apresentar conteúdos em vídeos e catálogos sobre criações culturais de Taubaté, como O Sítio Do Picapau Amarelo e o acervo de museus e patrimônios históricos.

Para ter acesso a todo o conteúdo disponibilizado on-line pela SETUC. Basta acessar o site da prefeitura e prestigiar as obras artísticas e históricas, não só de Taubaté, mas, também, do Vale do Paraíba.

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PODCAST – Entenda como a IA vai mudar seu modo de assistir TV

 


Entenda como a IA vai mudar seu modo de assistir TV

João Rezende, Gerente de Produto da SEMP TCL, explica neste Podcast como a Inteligência Artificial revoluciona a maneira de assistir TV e torna as Smarts TVs coisa do passado.

Além dessa facilidade, ela também é a central de operações dos vários componentes de uma casa conectada, como proporcionar facilmente que múltiplas tarefas possam ser realizadas com um simples comando de voz como “Boa noite”, por exemplo.

Para entender como isso é possível, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.



Servidores do Exército são invadidos por hackers, que vazam dados de militares

Hackers invadiram, neste último domingo (10) servidores do Exército Brasileiro e vazaram uma grande quantidade de dados. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O grupo – denominado Digital Space – vazou dados de alguns pacientes de hospitais do Exército e de integrantes e soldados da corporação.

De acordo com a publicação do grupo no Twitter (@DigitalSp4c3) o ataque teria sido uma retaliação motivado pelo comportamento do Exército e do governo federal em relação ao combate ao coronavírus. Segundo os hackers, militares e integrantes do governo estariam ajudando a promover aglomerações.

O grupo ameaça vazar ainda mais documentos, já que diz ter mais de 200 mil registros de dados. Entre os documentos vazados estão, além de tabelas de prontuários de pacientes em hospitais do Exército, dados pessoais de militares, inclusive a fórmula datiloscópica dos integrantes da força.

Para mostrar que a invasão é verdadeira, o grupo tornou pública e disponível para download uma parcela dessas supostas informações obtidas nos bancos de dados dos servidores do Exército. O restante, segundo o grupo, pode ser comprado em negociação direta com eles hacker — porém sem detalhes sobre como seria a transação ou o valor dessas informações.

Veja abaixo a mensagem publicada pelos hackers:

“Saudações, viemos trazer uma mensagem para o exército brasileiro e ao governo federal.

Queremos de vocês responsabilidade, seriedade em meio esse caos que vocês estão ajudando a promover.

3 milhões para incentivo de uma mega aglomeração ? Tomam atitudes ignorando todas as recomendações e revogam baseados nas reações causadas ?

Não permitiremos tamanha irresponsabilidade para com nosso povo. Estamos observando de perto, estamos dentro do sistema de vocês.

Isso não é nem se quer um dos nossos alvos mais importantes e muito menos 25% do tipo de Informações que temos de não só Militares mas como outros órgãos.

Vamos Soltar as DB a baixo e vamos deixar alguns poucos dados somente para comprovar a veracidade junto com um Print de quando estávamos explorando.

TODOS DADOS DO EXÉRCITO CONTIDO NA DB ABAIXO EXIBIDA ESTARÃO A VENDA PARA QUEM SE INTERESSAR EM COMPRAR OS DADOS DOS MILITARES E PACIENTES.

OBSERVAÇÃO TEMOS MAIS DB COM MAIS DADOS QUEM SE INTERESSAR SÓ NOS CONTATAR!!!”

Ao ser procurado, o Departamento de Comunicação do Exército não quis confirmar a invasão dos servidores e solicitou que fosse encaminhado um pedido de esclarecimentos.

 

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Conheça as dez raças de cães mais inteligentes do mundo

Você já ouviu falar do ranking dos cachorros mais inteligentes do mundo? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Este Ranking da Inteligência dos Cães, surgiu após a publicação do livro ‘a inteligência dos cães’, lançado em 1995.

O livro foi desenvolvido pelo pesquisador, especialista em comportamento animal, Stanley Coren, o qual avaliou as raças de cães de acordo com a habilidade de aprender comandos e obedecer.

O estudo foi realizado por meio de um questionário que classificou 133 raças de forma gradual, de acordo com a pontuação recebida.

É importante ressaltar que o livro não estuda o quão determinado animal é inteligente de forma instintiva, ou seja, por ele mesmo. Mas, sim a sua relação com humanos.

Quando algo é destinado a medir a inteligência de alguém ou, no caso, de uma raça, é preciso saber quais foram os critérios e os métodos utilizados.

Nesse ranking é a facilidade e rapidez que determinada raça tem de aprender comandos e truques, bem como o seu nível de obediência.

Assim, ele leva em consideração a quantidade de repetições necessárias para que uma raça aprenda um novo comando e o seu tempo de resposta para fazer isso.

Quais são as graduações do Ranking?

O autor do livro classifica os cães nas posições de 1 a 80, onde a posição número 1 corresponde aos cachorros mais obedientes e aptos para o trabalho, são elas:

1 a 10: Estão nessa graduação os cães que após apenas cinco tentativas, já entendem o comando e não precisam mais repeti-los para aprender. Na verdade, para 95% desses cachorros, o comando só precisa ser ensinado uma única vez.

11 a 26: Nesta posição, estão os cães considerados excelentes para o trabalho. Os comandos precisam ser repetidos apenas entre cinco a quinze vezes.

27 a 39: Nessa posição, por sua vez, estão os cães acima da média, os quais precisam de até vinte repetições para que aprendam determinado comando. 70% desses pets, quando treinados, não precisam de repetição.

40 a 54: Aqui estão os cães com inteligência “intermediária”, que precisam de até 40 repetições para aprender o comando. Esse tempo de resposta, de acordo com o estudo, já é considerado lento.

55 a 69: estão essa graduação os cães com inteligência “razoável”, que necessitam de até 80 repetições para aprender um comando e, mesmo após aprender, podem não ser tão obedientes.

70 a 80: são os últimos graus da classificação. Esses são os cães considerados menos obedientes e inteligentes para o trabalho. Pode ocorrer, de um comando precisar ser repetido mais de 100 vezes, para que o cachorro realmente o execute de forma confiável.

Confira a lista das 10 raças mais inteligentes:

1 – Border Collie
2 – Poodle
3 – Pastor Alemão
4 – Golden Retriever
5 – Dobermann
6 – Pastor de Shetland
7 – Labrador Retriever
8 – Papillon
9 – Rottweiler
10 – Austrian Cattle Dog

 

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Em tempos de pandemia, como formalizar reuniões virtuais?

                                                                                                                                                                                                                                                                     Por Andrea e Jonatan *

O ano de 2020 começou de uma maneira não muito agradável para a sociedade, com a disseminação do vírus COVID-19, comumente conhecido como “novo coronavírus”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O vírus causa problemas respiratórios e sua transmissão acontece de maneira muito rápida e “sutil” através de contato próximo de pessoa a pessoa. Isso tem feito com que, em alguns países, o sistema de saúde seja demasiadamente sobrecarregado.

Por esse motivo, órgãos de saúde vêm recomendando cuidados específicos para evitar aglomerações e consequentemente à proliferação da COVID-19. E nos último dias, o trabalho remoto (trabalho de casa) tem sido mais e mais escolhido como forma de seguir com as atividades organizacionais.

Jonatan

Desde o início da quarentena, estabelecida no dia 24 de março pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, muitas reuniões entre sócios ou até mesmo reuniões de rotina empresarial foram interrompidas por conta do risco da transmissão viral.Entretanto, estamos vivendo o auge da era digital e algumas soluções fáceis e pertinentes surgem para facilitar a rotina das empresas.

Diversas organizações optaram por dar preferência a reuniões virtuais, utilizando-se de aplicativos de videoconferência como o Zoom, Skype, e WhatsApp. No entanto, nem todos os órgãos públicos estão preparados para aceitar documentos totalmente digitais.

Uma boa notícia é que o item 34.2 do Capítulo XVIII, das Normas de Serviço de Cartório Extrajudiciais, Tomo II, já prevê a apresentação das atas de assembleia de pessoas jurídicas em formato eletrônico, exigindo para tanto a assinatura com certificado digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ).

Uma das soluções que já aceita documentos totalmente eletrônicos, de forma a permitir o registro é o sistema desenvolvido pelo Serviço Nacional dos Cartórios de Títulos de Documentos & Pessoa Jurídica, denominado Central RTDPJBrasil (Central).

Por meio deste sistema, é possível fazer o upload dos arquivos em word ou PDF e promover a assinatura digital de documentos (sem a necessidade de reuniões presenciais para coleta de assinaturas).

Assim, é possível praticar todos os atos de rotina societária como reuniões de associações, condomínios, fundações e sociedades simples, por meio de aplicativos online e, depois, realizar a formalização das atas e lista de presença por meio da Central sem que haja contato físico entre os participantes.

Para os empresários, sociedades empresariais e corporativas do estado de São Paulo, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) está trabalhando apenas com a constituição 100% digital para empresário, sociedade limitada e EIRELIS, sendo necessária a apresentação de documentos assinados fisicamente para todos os demais atos.

 

* Andrea Ometto Bittar Tincani é advogada especialista em Direito Societário e Jonatan Vieira Feitosa, estudante de direito.

 

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PayPal não deve fazer demissões durante a crise da Covid-19

 

PayPal não deve fazer demissões
durante a crise da Covid-19

Neste Podcast com Paula Paschoal, Diretora Sênior do PayPal Brasil, conversamos sobre o impacto da pandemia na empresa em várias frentes: O que a empresa está fazendo para ajudar seus parceiros e como está trabalhando a questão do home office de seus funcionários | O que a empresa tem visto acontecer neste período de quarentena com relação ao que vem sendo comprado pelos clientes via PayPal | O futuro dos pagamentos eletrônicos pós-Covid – será que teremos mais QR Code e outras opções de meio de pagamento NFC – Near Field Communication, ou em uma tradução livre, Pagamento sem Contato – crescendo?

Falamos também sobre o PayPalIt Forward, um programa de doações para funcionários do PayPal que é um sucesso em diversos países do mundo

Outro assunto que conversamos foi sobre o lançamento do Relatório Global de Sustentabilidade do PayPal, que acaba de ser apresentado

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe!



Campus Party terá edição virtual em 2020

A Campus Party anunciou que o evento deste ano terá uma edição virtual e gratuita, por causa das restrições causadas pelo coronavírus. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com a decisão da organização, essa será a primeira vez que o evento irá rolar de maneira simultânea em todos os países participantes.

O que é a Campus Party
Todo ano vemos dezenas de milhares de jovens indo “acampar” nas edições do evento espalhadas pelo mundo. A Campus Party tem como foco ser um hub de tecnologia, inovação e compartilhamento de conhecimento. São centenas de horas de palestras, cursos, especializações com a participação de muita gente renomada.

O evento iniciou em 1997 na forma de um festival de tecnologia e uma LAN Party, e ocorreu em Málaga, na Espanha. Na época, foi realizado apenas um pequeno evento para 50 pessoas no Colégio Miguel Hernández. Já no ano seguinte, a segunda edição cresceu para 250 pessoas, sendo logo seguida por uma terceira edição para 600 participantes em 1999.

Em 2000, a feira teve que ser movida para o Museu das Ciências Príncipe Felipe, em Valência para poder abrigar as 1.600 pessoas. Em 2006, a Campus Party de Valência já recebia 5.500 pessoas e tinha palestras de convidados de renome, como o físico inglês Stephen Hawking, a diplomata holandesa Eveline Herfkens e o político e advogado estadunidense Rudolph Giuliani.

O evento chegou ao Brasil em 2008, com a primeira edição trazendo 3.000 participantes à Bienal de São Paulo. Em 2018, a Campus Party São Paulo realizada no Anhembi bateu 12 mil participantes, com mais de 130.000 visitantes passando por um espaço aberto da feira.

Para o evento online, haverá um palco digital global que será compartilhado por todo mundo que participar do evento. Cada país ainda contará com atrações regiões próprias, incluindo um palco virtual aqui para o Brasil.

O evento acontecerá entre os dias 9 e 11 de julho. Até agora, já são 22 países que têm a participação confirmada no evento. Ele será transmitido através dos perfis da Campus Party nas plataformas Facebook, Twitter e Instagram.

Os responsáveis pela organização da Campus Party promoveram uma live especial no último dia 28 de abril para explicar em detalhes de como será essa dinâmica. Participaram do vídeo o gerente de comunidades da Campus Party, Thalis Antunes, o fundador do evento, Paco Ragageles e o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvam Máximo.

Os organizadores decidiram se aproveitar que não vão ter os gigantescos investimentos da estrutura da feira para investir mais pesado nos convidados – especialmente aqueles que aparecerão no palco global.

 

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PODCAST – Entrevista com Lô Borges sobre pandemia

 

PODCAST – Entrevista com Lô Borges

Este podcast é diferente e muito especial, porque bati um papo com o cantor e compositor mineiro Lô Borges.

Da varanda de sua casa ele cantou “Paisagem da Janela” e chamou as pessoas de todo o país a fazer o mesmo: registrar em fotos e vídeos o que veem da janela de suas casas, cantando trechos da canção ou apenas buscando novos ares em tempos de isolamento social.

A iniciativa impactou quase 30 milhões de pessoas e recebeu mais de dois mil registros em fotos e vídeos de 25 estados brasileiros e 17 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Caribe, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Qatar, Reino Unido, Suécia e Tailândia.

Mas vamos ouvir um pouco do Lô Borges em um bate-papo que tive com ele.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



Campanha de Dias das Mães da HyperX reúne histórias que ‘dão jogo’

Toda mãe de gamer tem uma história relacionada à jogatina dos filhos para contar, mas os detalhes podem variar bastante dependendo de quem estiver recordando. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para homenagear as protagonistas de tantos momentos marcantes, a HyperX, divisão gamer da Kingston, convocou jogadores de todo o Brasil a compartilharem memórias envolvendo seus games e suas mães, e neste domingo (10/05), Dia das Mães, irá contar em posts no Facebook e Twitter algumas das mais emocionantes.

Desde 23 de abril, os gamers enviaram suas histórias pelas mídias sociais da HyperX. Além de curioso e divertido, o resultado final contou com a participação especial dos embaixadores da HyperX Nyvi Stephan, Damiani, Pai Também Joga e YoDa, que aproveitaram a campanha para contar como as mães foram fundamentais em suas trajetórias pessoais e profissionais.

“Esse Dia das Mães será diferente de todos os outros, principalmente pelo isolamento e pela situação global. Porém, ele também pode ser uma oportunidade para as mães jogarem com seus filhos, ou até sozinhas, e descobrirem um novo hobby. Sabemos que os downloads de jogos mobile aumentaram desde o início da pandemia, e que ter mais tempo em casa é propício para também jogar mais, além de ajudar a se distrair e a se desestressar. Nossa filosofia “We’re all gamers” é democrática e foi pensando nisso que criamos a ação de Dia das Mães”, diz Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing da HyperX na América Latina.

Entre as histórias que serão contadas na íntegra no domingo está a de Alceu Oliveira Neto, que recordou quando estava jogando o game de terror de sobrevivência Silent Hill com um amigo, e a mãe, ao perceber o clima de medo, decidiu deixar o ambiente ainda mais assustador.

 

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Digital House amplia prazo de inscrições de seu programa de bolsas para estudantes de todo o Brasil

A Digital House quer formar a primeira Seleção Brasileira de Talentos digitais e, para isso, lançará neste mês de maio o Programa de Bolsas Digital House. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A iniciativa, que contemplará estudantes de todo o Brasil, é direcionada aos interessados nos cursos de Desenvolvimento Web Full Stack Node e de Marketing Digital. Ao todo, serão 300 bolsas, sendo 150 para cada curso, e destas, 54 bolsas (sendo 27 para cada curso, com um estudante contemplado por estado brasileiro, mais o Distrito Federal) darão 100% de desconto na mensalidade.

Para participar, é necessário ser residente no Brasil, ter o segundo grau escolar completo (ensino médio) e ser comprometido, curioso e ter muita vontade de crescer. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 07 e 28 de maio, e os candidatos terão até o dia 28/05 para completar o teste de lógica.

Entre os dias 02 e 16/06, deverão fazer o desafio on-line, e entre os dias 18/06 e 02/07, a Digital House realizará as entrevistas de admissão.

“Nós acreditamos no talento digital dos brasileiros, e com este programa nós queremos chegar aos quatro cantos do país e mostrar na prática que é possível ser especialista em programação ou em marketing aonde quer que a pessoa esteja. A distância, definitivamente não é empecilho”, declara Edney “InterNey” Souza, diretor acadêmico da Digital House.

Os selecionados irão estudar de forma totalmente remota. Os aprovados para o curso de Marketing Digital serão divididos em três grupos de 50 alunos (Turma 1, com aulas de 07/07/2020 a 15/12/2020; Turma 2, com aulas de 03/08/2020 a 24/02/2021; e Turma 3, com aulas de 01/09/2020 a 18/03/2021), que terão 48 aulas, com 2 encontros online semanais de 130 minutos.

E os escolhidos para o curso de Desenvolvimento Web Full Stack também serão divididos em três grupos de 50 alunos (Turma 1, com aulas de 07/07/2020 a 26/01/2021; Turma 2, com aulas de 05/08/2020 a 26/02/2021; e Turma 3, com aulas de 18/08/2020 a 09/03/2021), que terão 50 aulas, com 2 encontros online semanais de 130 minutos.

Para mais informações sobre o conteúdo programático dos cursos e inscrições, acesse o site.

 

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O papel das organizações no acolhimento da maternidade

Por Évelin Gardenal *

Desde cedo, nos acostumamos a ouvir que a vida é feita de escolhas. Para as mulheres, no entanto, essa lógica parece ser muito mais difícil e injusta do que deveria. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por exemplo: será que é realmente preciso escolher entre ser mãe ou ser bem-sucedida na carreira? Como alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e a maternidade? Para boa parte das profissionais brasileiras que são mães, essas perguntas seguem sem respostas – sendo a saída do mercado, muitas vezes, o único caminho possível.

Pesquisas apontam que mais da metade das mulheres que saem de licença-maternidade não retornam aos empregos. Os motivos que provocam essa decisão são os mais diversos: falta de suporte para o cuidado com os filhos, pressão da família, rigidez nos horários etc. Isso, evidentemente, sem mencionar as dificuldades internas que a própria mãe tem em deixar seu filho e sair para trabalhar.

A demanda gerada pela nova vida requer atenção e muito apoio, por isso contar com uma rede capaz de ajudar durante os primeiros meses dessa fase é fundamental. A decisão, sem dúvidas, é difícil e inclui vários aspectos e pessoas.

É justamente nesse ponto que podemos destacar outro fator essencial: o papel e o suporte desempenhado pelas organizações. Levantamentos apontam que mulheres sem filhos recebem, em média, entre 10% e 15% a mais que uma mãe. A diferença é ainda maior em relação à retenção de homens e mulheres que acabam de ter filhos: enquanto apenas 7% dos pais deixam os empregos, mais de 50% das mães são dispensadas ou pedem demissão.

Vale destacar, também, que não é raro encontrar mulheres que preferem deixar seus empregos por serem vítimas de situações desconfortáveis durante a gestação ou por se verem deslocadas quando retornam da licença-maternidade. Em muitos casos, essas profissionais são realocadas em novas equipes, sem nenhum tipo de cuidado ou atenção especial, o que dificulta a transição durante essa etapa.

Esse contexto é alimentado, basicamente, por uma cultura de preconceito por parte das companhias. De acordo com as pesquisas, mais de 70% das mulheres que se candidatam a um novo emprego têm que responder se são ou pretendem ser mães. Nestes casos, não é difícil perceber que a escolha entre maternidade e trabalho vai muito além de uma determinação pessoal.  O fato é que estamos em um momento de transformação global e as companhias deveriam apoiar a mudança de paradigma em relação às mulheres em todos os contextos e fases da vida, incluindo a maternidade.

Mas de que forma as organizações podem contribuir para que as mulheres se sintam seguras ao decidirem ser mães? Uma das primeiras medidas é incentivar uma cultura mais abrangente e que permita a essas profissionais conciliar o trabalho e os cuidados com os filhos.

Como profissional de Recursos Humanos, durante a minha carreira tive a oportunidade de conhecer e participar de ações que estimulam o bem-estar de mães no trabalho. Um exemplo são programas corporativos para o acompanhamento da gestação, que oferecem suporte emocional durante o pré-natal. Esse tipo de iniciativa amplia a confiança das mulheres ao demonstrar que elas têm um grande valor para a organização.

Do mesmo modo, respeitar os prazos e as transições de jornada são fundamentais. Um ótimo exemplo é a adoção da licença-maternidade de seis meses. Para uma mãe, transferir os cuidados com seu bebê a terceiros é uma etapa muito difícil e adiar esse momento fará uma grande diferença para que a profissional possa retornar às atividades mais tranquila, feliz e focada em suas atribuições.

Uma medida bastante eficiente e que já vem sendo adotada por muitas companhias para incentivar a produtividade de forma geral é a flexibilização dos horários de trabalho, com a adoção de banco de horas e home office para atividades que permitam. As mães sentem-se mais seguras e confortáveis ao saber que poderão se ausentar do escritório quando necessário e que contam com a confiança da empresa em sua responsabilidade e capacidade de cumprir com as metas estabelecidas.

Outra forma efetiva de sinalizar às mulheres que a maternidade é um tema natural dentro da organização é realizar, periodicamente, eventos que envolvam as famílias dos colaboradores. Apresentar seu ambiente de trabalho, seus colegas e suas atividades é uma rica oportunidade para as mães mostrarem aos filhos um outro lado, que muitas vezes eles não conhecem. Isso também auxilia as crianças a compreenderem a importância da carreira na vida de suas mães e, inclusive, a sentirem orgulho pelas suas conquistas.

Temos de encarar a maternidade como um passo especial. Cabe a cada uma de nós definir, se, quando e como ela ocorrerá, sem pressões ou temores desnecessários. Para isso, é preciso que as lideranças das empresas estejam verdadeiramente engajadas na criação de uma cultura acolhedora para as mães. Somente assim conseguiremos reter os melhores talentos, respeitando suas escolhas e opções. É hora de entender que há amor dentro das operações.

 

* Évelin Gardenal é Diretora de Recursos Humanos da Diebold Nixdorf Brasil

 

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Samsung realiza doação para apoiar os brasileiros na luta contra o Covid-19

A Samsung entende a fase enfrentada pela sociedade e está atenta às melhores medidas que possam colaborar com o bem-estar de todos, agora passa também a direcionar esforços para questões mais amplas, como a saúde. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com isso a empresa anunciou uma doação de R$ 5 milhões para o poder público brasileiro. O valor inclui doações para o Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Estado do Amazonas.

A ação para o Governo Federal inclui a doação de tablets, notebooks e kit de testes rápidos que serão distribuídos, pelo Ministério da Saúde, entre as unidades de saúde do país dedicadas ao tratamento da pandemia.

Para o Governo do Estado de São Paulo, a doação consistirá na disponibilização de testes rápidos para a Secretaria Estadual da Saúde e a entrega de tablets, TVs e notebooks para o Hospital das Clínicas, de São Paulo.

Em Manaus, onde a companhia também tem uma unidade fabril, também doará testes kits e tablets para o Governo local, que irá distribui-los entre as unidades de saúde.

“A Samsung reforça o compromisso de mais de 30 anos no Brasil, apoiando o povo brasileiro com recursos e tecnologia para superar esse período desafiador. Temos orgulho de fazer parte deste país e agora, mais do que nunca, devemos permanecer juntos para minimizar o impacto da pandemia”, afirma Yoonie Joung, Presidente da Samsung Brasil.

 

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“Hacker” descobre dados privados de usuário do carro elétrico Tesla

Os carros estão cada vez mais tecnológicos, repletos de recursos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nesse sentido, os cuidados com a privacidade dos dados dos usuários são essenciais. Porém, parece que a Tesla tem uma falha que poderá divulgar dados que deveriam ter sido apagados. Alguém descobriu esta falha, comprou peças antigas do Tesla no eBay e encontrou-as cheias de dados.

Segundo uma investigação preliminar, estes dados podem ser recuperados mesmo depois que os proprietários realizem um “reset de fábrica”.

Os sistemas de entretenimento da Tesla são cada vez mais completos. Contudo, exigem que os proprietários dos veículos insiram seus dados de acesso, por exemplo, para vídeos do Netflix ou do YouTube, executar o Spotify, conectar-se à rede Wi-Fi e, é claro, armazenar números de telefone.

Estes benefícios exigem o armazenamento de muitas informações pessoais, os dados mais sensíveis dos proprietários.

Dados do usuário final não são apagados
A polícia conseguiu ter acesso a 13 unidades Tesla MCU (Media Control Unit, ou unidade de controle multimídia). Estas peças foram removidas dos carros elétricos quando eles precisaram de revisão ou mesmo quando foram descartados. Com isso, foi possível perceber que cada um dos dispositivos armazenou uma grande quantidade de informações sensíveis, apesar de terem sido “apagados”.

Os dados existentes contemplavam listas telefônicas de smartphones ligados ao carro, registos de chamadas com centenas de entradas, anotações recentes de calendário, nomes de usuários e senhas de Spotify e de redes Wi-Fi. Além disso, existiam rotas no GPS para a casa do proprietário, para o local de trabalho e todos os lugares para os quais se navegava. Por fim, ainda foi possível encontrar cookies de sessão que permitiam acesso ao Netflix e ao YouTube (e contas Gmail anexadas).

Todos os 13 dispositivos mostraram que sua última localização foi num centro de serviço Tesla. Essa informação indica que estas peças foram removidas por um técnico Tesla autorizado. Os postos de serviço Tesla removem as MCUs por vários motivos. Entre os motivos mais comuns estão defeitos na unidade, ou a troca para uma versão mais moderna e avançada.

Dados privados dos usuários da Tesla no eBay
O Investigador, com o nome de usuário @greentheonly, informou que obteve 12 das unidades em páginas eBay, e uma outra foi obtida através de um amigo. O procedimento oficial de Tesla exige que as MCUs removidas sejam enviadas intactas de volta para a Tesla. Posteriormente, as unidades danificadas devem ser destruídas (receber marteladas mesmo!) para garantir que os conectores sejam suficientemente danificados e depois descartados no lixo.

“Parece que alguns funcionários do centro de serviço não realizaram esse procedimento e venderam unidades intactas”, informou o investigador numa entrevista.

Obrigação da Tesla na proteção dos dados
A descoberta da Greentheonly revela um risco não só para os proprietários dos Tesla, mas para os condutores de praticamente qualquer veículo que tenha dispositivos a bordo que sejam capaz de armazenar dados pessoais ou forneçam acesso e monitoramento remoto.

Há relatos de usuários que, com carros de outras marcas, mesmo depois de entregar o veículo alugado continuaram com acesso a ações do veículo, mesmo ele já estando nas mãos de outro cliente.

Por fim, o investigador disse que as MCUs da Tesla mantêm informações numa base de dados SQLite que não são apagadas até que os blocos do disco rígido que as armazena sejam sobrescritos por novos dados. Embora um “reset de fábrica” possa apagar as informações, é mais provável que isso apenas torne o processo de recuperação mais difícil e demorado, mas não impossível.

O ideal é mesmo destruir as unidades quando ficam inutilizadas.

 

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Disney anuncia máscaras de proteção com temas de Star Wars, Marvel e Pixar

A Disney lançou nos Estados Unidos uma linha de máscaras para proteção com temas de seus famosos filmes e personagens! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os primeiros modelos serão baseados em Star Wars, Mickey, Minnie, Pooh, Princesas da Disney, Toy Story, Marvel e Pixar.

Eles também estão doando 1 milhão de máscaras faciais de pano para a MedShare distribuir para crianças e famílias em comunidades carentes e vulneráveis. Além disso, a Disney doará todo lucro recebido pela venda das máscaras para a MedShare até 30 de setembro.

Os produtos já estão em pré-venda no site oficial da Disney (nos Estados Unidos) e devem chegar em junho. O kit com 4 máscaras sai por US$19,99 e é possível escolher o tamanho (pequeno, médio e grande).

“A contribuição de um milhão de máscaras de pano Disney será fornecida para famílias em comunidades e organizações carentes que trabalham para limitar a disseminação do coronavírus, enquanto sua doação monetária será usada para apoiar os esforços contínuos da comunidade médica para fornecer cuidados que salvam vidas àqueles quem mais precisa”, afirma Charles Redding, CEO e Presidente da MedShare.

 

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AMD e Oxide Games focam em gráficos na nuvem

A AMD e a Oxide Games anunciaram uma parceria a fim de desenvolverem tecnologias gráficas para o crescente mercado de jogos na nuvem. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ao combinar a expertise em hardware e gráficos de jogos da AMD com os recursos de desenvolvimento da Oxide e o mecanismo de jogos Nitrous, as empresas planejam criar um conjunto robusto de ferramentas e tecnologias para renderização em nuvem.

Isso é uma boa notícia para quem não consegue investir alto em placas de vídeo potentes para o computador ou videogames de última geração, pois todo o processo será realizado em servidores remotos, e o usuário precisará apenas se conectar a servidores para rodar seus jogos em alta qualidade – e na sua casa.

“O lema da Oxide é dar vida a jogos que nunca foram vistos ou experimentados antes. Construímos o Nitrous Engine especificamente com esse objetivo em mente. O comprometimento da AMD com os jogadores e sua liderança no avanço do hardware de ponta é um complemento perfeito ao comprometimento da Oxide com a mesma excelência em software”, afirma Scott Herkelman, VP de Negócios Gráficos da AMD.

 

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Ela voltou! Nokia 2.3 (com Android) já está disponível no Brasil

A Nokia está de volta ao Brasil, com seu aparelho Nokia 2.3! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Cerca de um mês após anunciar o retorno das atividades no Brasil, a empresa anunciou seu primeiro modelo no país.

Hardware simples
O smartphone é básico, alinhado à estratégia da empresa de focar no segmento de entrada e intermediários neste primeiro momento.

O corpo é de plástico, disponível nas cores cinza, dourado ou verde. Sua tela é de 6,2″ com resolução HD+ (1520×720 pixels). A tecnologia da tela é IPS LCD, mas a empresa incluiu a função “Always on Display”, que mantém o painel ligado permanentemente exibindo informações como hora, nível de bateria e notificações não lidas.

O modelo possui câmera dupla na traseira, uma de 13 MP e outra de 2 MP. Sua câmera de selfie, posicionada no entalhe em formato de gota, tem sensor de 5 MP.

O armazenamento é de 32 GB, com slot (híbrido) para cartão de memória microSD. O processador é um MediaTek Helio A22, com oito núcleos, gerenciado por 2 GB de RAM. A bateria tem 4.000 mAh, porém sem carregamento rápido. Também não está disponível um leitor impressões digitais no aparelho.

Com preço sugerido de R$ 899, o modelo está posicionado no segmento de entrada, mas com alguns detalhes além do básico. Seus principais concorrentes nesta categoria são o Moto G8 Play, da Motorola, e o Galaxy A20s, da Samsung.

O aparelho está à venda na loja online da Nokia, nas marcas do grupo B2W (Americanas, Shoptime e Submarino) e nas Pernambucanas.

A Multilaser será a parceira da Nokia no Brasil, ficando responsável pela distribuição e suporte dos celulares. A fabricação, por enquanto, é feita no exterior, porém a Nokia estuda produzir os smartphones no Brasil.

Ficha técnica
Tela: LCD de 6,2 polegadas com resolução HD+ (1520×720 pixels) e proporção 19:9

Processador: MediaTek Helio A22 quad-core de até 2.0 GHz

RAM: 2 GB

Armazenamento interno: 32 GB, com entrada para microSD

Bateria: 4.000 mAh (com carregador de 5 watts)

Câmera frontal: 5 megapixels (f/2.4)

Câmeras traseiras:

Principal: 13 megapixels (f/2.2)

Sensor de profundidade: 2 megapixels

Sistema operacional: Android 9.0 Pie com atualizações garantidas para Android 10 e Android 11

Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 5.0, rádio FM

Dimensões: 157,7 x 75,4 x 8,7mm

Peso: 183 gramas

Cores: verde, dourado e cinza

 

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Higienização do veículo pode evitar proliferação do Coronavírus

Em tempos de Coronavírus, a necessidade de que veículos sejam submetidos a processos de manutenção e limpeza se torna ainda mais relevante, já que uma parte da população precisa utilizar o carro para se locomover pela cidade para ir a alguns lugares como ao trabalho, ao médico, ou porque o próprio automóvel é a fonte de renda. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo estudos de universidades norte-americanas (Princeton e Universidade da Califórnia) o vírus Covid-19 sobrevive em superfícies por longos períodos. Em materiais plásticos, ele pode durar por até 72h e em ambientes empoeirados, entre 40 minutos a 2h30min, tornando o veículo um ambiente propenso à contaminação.

É importante ressaltar que o vírus também possui um período de sobrevivência grande em materiais como o aço inoxidável, cerca de 72h; papelão, 24h; e cobre, 4h.

Eliminar a poeira dos automóveis se torna então um grande passo no combate a proliferação do Coronavírus. É importante dar atenção para todo o veículo e realizar a limpeza de estofados, carpetes, volante e o sistema de ar condicionado. Para isso existem produtos específicos que podem ajudar, como o ST-0720BR Auto Air Cleaner. Segundo o fabricante, sua fórmula ajuda na remoção de sujeiras e oleosidade incrustada no interior do sistema, sendo eficaz frente a diversos tipos de bactérias, fungos e ácaros.

Vale lembrar que o outono é uma estação em que enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar. Portanto, o cenário pede a devida atenção à higienização para mais conforto e saúde de todos que dependem de um veículo, principalmente, aqueles usados para transportar pessoas acometidas por doenças crônicas e que são consideradas grupos de risco em tempos de Coronavírus.

 

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Atenção: 28.000 contas de hospedagem GoDaddy podem ter sido comprometidas

Em 4 de maio de 2020, a GoDaddy, provedor de hospedagem de sites, divulgou que as credenciais SSH (protocolo de rede criptográfico [Secure Shell] para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura) de aproximadamente 28.000 contas de hospedagem da plataforma foram comprometidas por um invasor não autorizado.  [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A empresa, com cerca de 19 milhões de usuários, 6 mil funcionários e um faturamento de US$ 2,7 bilhões em 2019, comunicou hoje que houve uma invasão em sua rede. Ainda não está claro quais pacotes de hospedagem da GoDaddy foram afetados por essa violação. O padrão de segurança SSH, embora extremamente seguro se configurado corretamente, pode permitir logins com uma combinação de nome de usuário/senha ou um nome de usuário e uma chave pública/privada.

No caso dessa violação, tudo indica que o invasor tenha colocado sua chave pública nas contas afetadas para manter o acesso, mesmo que a senha da conta tenha sido alterada.

O aviso enviado aos clientes diz:

“Precisamos informá-lo de um incidente de segurança que afeta suas credenciais de conta de hospedagem na web GoDaddy. Identificamos recentemente atividades suspeitas em um subconjunto de nossos servidores e iniciamos imediatamente uma investigação. A investigação descobriu que um indivíduo não autorizado tinha acesso às suas informações de login usadas para conectar-se ao SSH na sua conta de hospedagem. Não temos evidências de que nenhum arquivo foi adicionado ou modificado em sua conta. O indivíduo não autorizado foi bloqueado de nossos sistemas e continuamos a investigar o possível impacto em todo o ambiente”.

A empresa fez uma comunicação oficial ao governo do Estado da Califórnia, com uma notificação à Procuradoria Geral do Estado, revelando que a invasão ocorreu em outubro de 2019.

Bom, se você é usuário da plataforma, veja o que pode fazer:

Ação imediata
O provedor indica que eles atualizaram as senhas das contas supostamente afetadas e que removeram a chave pública do invasor. Embora isso deva impedir que o invasor acesse sites impactados via SSH, é altamente recomendável alterar a senha do banco de dados de seu site, pois isso pode ser facilmente comprometido por um invasor sem modificar outras informações da conta.

Credenciais de banco de dados comprometidas podem ser usadas para obter o controle de um site WordPress se as conexões remotas de banco de dados estiverem ativas, o que o GoDaddy permite em muitas de suas contas de hospedagem.

Você também pode verificar se há usuários administradores não autorizados em seu site, pois eles podem ter sido criados sem que você tenha visto, e sem modificar nenhum arquivo no site.

Se você foi impactado por essa violação e ainda não foi notificado pela GoDaddy, provavelmente será em breve. Embora “apenas 28.000 contas de hospedagem” aparentemente foram afetadas, estima-se que milhões de sites sejam hospedados pelo GoDaddy. Isso significa que existem milhões de usuários podem estar preocupados com o recebimento de uma notificação de que sua conta de hospedagem foi violada.

Portanto, a probabilidade de uma campanha de phishing segmentar usuários do GoDaddy é alta. Recomendamos que, nessas condições, os clientes do provedor tomem cuidado ao clicar em links ou executar qualquer ação em e-mails para garantir que eles não acabem sendo vítimas de um ataque desse tipo.

Ao ser questionada, a empresa enviou sua posição oficial:

“Em 23 de abril de 2020, identificamos que os nomes de usuário e senhas do SSH foram comprometidos por um indivíduo não autorizado em nosso ambiente de hospedagem. Isso afetou aproximadamente 28.000 clientes. Redefinimos imediatamente esses nomes de usuário e senhas, removemos um arquivo SSH autorizado da nossa plataforma e não temos indicação de que o indivíduo usou as credenciais de nossos clientes ou modificou quaisquer contas de hospedagem de clientes. O indivíduo não teve acesso às principais contas do GoDaddy dos clientes”.

Fique de olho
Violações como essa podem criar um alvo principal para invasores que usam campanhas de phishing como um meio de infectar (mais) usuários. Existem algumas coisas importantes que você pode verificar para ver se é o alvo de um ataque deste tipo:

– Verifique o cabeçalho do email. Se a origem da mensagem não vier de um domínio registrado do GoDaddy, provavelmente não veio deste provedor e é uma tentativa de phishing;

– Procure por erros de digitação ou erros ortográficos no próprio conteúdo do email. Isso pode indicar a presença de um invasor. Os emails profissionais conterão erros de digitação ou erros de ortografia;

– Linguagem alterada usada para assustar você e fazê-lo fornecer informações pessoais. O email de divulgação de incidentes de segurança da GoDaddy não deve assustá-lo, muito menos solicitar que você forneça qualquer informação. Deve simplesmente informar que você pode ter sido afetado por uma violação. Se você receber um e-mail solicitando informações, pode ser uma tentativa de phishing;

– Se você não conseguir verificar a fonte e a legitimidade do email, é melhor ir diretamente ao site do provedor e falar com eles por meio de seus canais de suporte padrão. Isso permitirá que você verifique se sua conta está segura.

***Os servidores do Portal Vida Moderna não utilizam o protocolo SSH e sim  TSL/SSL (Secure Sockets Layer), um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. Também não utilizamos servidores compartilhados.

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Prorrogação de prazo para entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados divide opiniões

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que relatou a proposta que deu origem à lei, concorda com o adiamento da entrada em vigor apenas das sanções previstas para quem descumprir a legislação, e não de todos os seus princípios. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Silva defende que os parlamentares rejeitem a parte da medida provisória que trata do tema, por ser, em sua avaliação, um “jabuti”, e diz que considera a MP “um absurdo”.

“Eu defendo que nós adiemos as sanções, mas não a vigência dos princípios da lei, porque a lei toda valendo, exceto as sanções, poderia servir como inspiração para que entes públicos e privados passem a estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, afirma.

A única parte da Lei Geral de Proteção de Dados que continua valendo é a que diz respeito à criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão que vai fiscalizar o cumprimento da lei, que entrou em vigor em 2018.

Favorável
O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que participou da comissão especial que analisou a legislação sobre proteção de dados, é a favor do adiamento.

“É importante termos a posição do governo de compreender que vivemos um período extraordinário, por isso toda prorrogação é fundamental para que a gente consiga viabilizar todos os programas, todos os projetos, todas as leis. O cidadão está, nesse momento, buscando a própria sobrevivência. As empresas, da mesma forma e, por isso, a prorrogação, sem dúvida, é fundamental”, justifica.

O adiamento da entrada em vigor da lei já vinha sendo discutido pelo Congresso desde que os efeitos da pandemia de coronavírus se agravaram. No início de abril, o Senado aprovou um projeto que adia a vigência para janeiro de 2021. O projeto (PL 1179/20) está em regime de urgência na Câmara.

As regras da medida provisória estão valendo, mas precisam ser confirmadas pelos plenários da Câmara e do Senado. A MP seguirá o rito sumário de tramitação das medidas provisórias definido pelo Congresso Nacional em virtude da situação de calamidade pública.

 

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