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PODCAST – Empresa lança solução com mais de 2,5 mil rostos de foragidos da Justiça

 

Empresa lança solução com mais de
2,5 mil rostos de foragidos da Justiça

Neste Podcast com Thoran Rodrigues, CEO da Bigdata Corp, conversamos sobre vários assunte e dentre eles o banco de dados que a empresa montou com mais de 2,5 mil procurados pela justiça no Brasil e no exterior, com base em fotos de instituições oficiais como Polícia Civil, Ministério da Justiça, Interpol e FBI.

Thoran explica que uma das aplicações dessa base de dados serve para empresas do setor financeiro, fintechs e birôs de crédito, pois traz nova
camada segurança à validação automatizada da identidade de clientes.

Para conhecer detalhes dessa aplicação e outros assuntos, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



Pesquisa inédita analisa Indústria de Proteínas Alternativas no Brasil

O The Good Food Institute acaba de lançar o primeiro relatório a analisar a Indústria de Proteínas Alternativas no Brasil (IPA), segmento que produz alternativas vegetais para carnes, ovos, leite e carne cultivada a partir de células. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O documento apresenta um panorama atualizado e mapeia os desafios e as oportunidades ainda não exploradas por toda a cadeia produtiva que podem levar o país a se tornar o líder global do setor. O relatório analisa, ainda, o comportamento do consumidor, apresenta os principais atores em atividade em empresas, no varejo e em restaurantes e o cenário de investimentos.

Para o diretor executivo do GFI Brasil, Gustavo Guadagnini, o setor de proteínas alternativas é um dos mais importantes para o futuro do planeta e o Brasil tem condições de liderar este processo.

“A nossa capacidade de criar formas de fazer comida vai determinar se conseguiremos ou não alimentar uma população que chegará a 9.5 bilhões de pessoas em 2050. Nesse cenário, o Brasil pode assumir uma posição de liderança global, pois temos tudo o que é necessário para o bom desenvolvimento do setor: um agronegócio forte, estrutura logística para distribuição global de produtos, clima favorável à produção e um enorme capital intelectual ligado à produção de alimentos.”, afirmou.

Consumidores
De acordo com as informações do relatório, há uma percepção de crescimento na oferta de produtos vegetais nos últimos três anos, período em que o mercado passou a oferecer opções que simulam as características da carne, além das já tradicionais opções vegetarianas.

Com essa estratégia, o consumo destes produtos aumentou, especialmente entre os flexitarianos, grupo que reduz o consumo de carne, mas não dispensa uma experiência similar. Em 2018, segundo a “Pesquisa de Consumidor” realizada pelo GFI em parceria com a Snapcart, 29% dos brasileiros já afirmavam reduzir o consumo de carne.

Além do hábito, os consumidores também levam em conta na sua decisão de compra características de sabor, preço, conveniência e saúde. 70% dos entrevistados da pesquisa disseram optar por alimentos de base vegetal por questões relacionadas à saúde, incluindo intolerâncias e alergias.

“A percepção de saudabilidade do consumidor varia de pessoa para pessoa. O que precisamos entender é qual o peso desses aspectos na decisão de compra frente a fatores como sabor e preço. Esse é um dos maiores desafios atuais da indústria”, comenta a gerente de engajamento corporativo do GFI Brasil, Raquel Casselli.

O estudo também mostrou que esses produtos devem ser comercializados nos mesmos lugares em que o consumidor já está acostumado a comprar e sejam vendidos a preços acessíveis.

“Levando isso em conta, um passo importante foi passar a comercializar as proteínas alternativas no grande varejo e não apenas em lojas especializadas. As alternativas vegetais são compradas 69% das vezes em supermercados e apenas 6% das vezes em lojas especializadas físicas ou virtuais.”, explicou o Coordenador de Pesquisa e Inovação do GFI Brasil, Felipe Krelling.

Cenário brasileiro
O cenário favorável no Brasil possibilitou o estabelecimento de novas startups e a criação de linhas de produtos à base de plantas nas indústrias em atividade. Atualmente, em torno de 93 marcas já oferecem opções vegetais para carnes, ovos, leite e seus derivados.

Com a maior diversidade de produtos e um público consumidor mais abrangente, os restaurantes e serviços de alimentação também passam por uma transição com reflexos em seus cardápios.

“Cada vez mais é preciso oferecer opções que contemplem todos os consumidores: flexitarianos e pessoas com hábitos e necessidades alimentares específicas como vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose e alérgicos”, analisa Krelling.

Com o amadurecimento da indústria, o mercado de investimentos aprendeu como superar os desafios relacionados à dinâmica de escalabilidade no setor e entendeu que o potencial de retorno financeiro é promissor.

No entanto, o número de acordos de investimento ainda é baixo, uma vez que, ao analisar questões como robustez do plano de negócios, inovação tecnológica real ou novos modelos comerciais, as empresas ainda não estão totalmente preparadas para responder a tais questionamentos.

“O sistema global de alimentos está prestes a passar por uma transformação, mas para isso é necessário que a indústria supere desafios tecnológicos significativos que ainda estão presentes como preço comparável, escalabilidade e comercialização. Conhecimento científico robusto e de acesso livre é a base que permitirá o desenvolvimento do setor de proteínas alternativas como um todo e levar esses produtos para a mesa dos consumidores de forma definitiva.”, comenta a consultora de ciência e tecnologia do GFI Brasil, Dra. Katherine de Matos.

Oportunidades
O relatório também aponta as maiores oportunidades para o desenvolvimento do setor:

1 – aprimoramento dos produtos vegetais existentes;
2 – diversificação das fontes de proteínas para esses produtos, com matérias-primas nacionais;
3 – suprimento da demanda por produtos sem análogos vegetais no mercado, como pescados, suínos e cortes in natura;
4 – utilização dos canais de exportação de alimentos já estabelecidos para exportar produtos vegetais nacionais a outros países;
5 – investimento na produção da carne cultivada à partir de célula animal;
6 – investimento em startups em estágio inicial, gerando inovação no setor em território nacional;
7 – rentabilização do produtor rural por meio da agroindustrialização.

A tecnologia de carne cultivada é a maior novidade e apesar de outros países já terem saído na frente no seu desenvolvimento, o Brasil ainda tem tempo de investir nesse setor.

“Essa tecnologia chega ao mercado nos próximos três anos. Previsões indicam que essa vai ser uma vertente importante do setor de carnes nas próximas décadas. Por isso, o Brasil precisa investir agora nessa tecnologia para ser um dos atores dominantes desse setor.”, afirma Guadagnini.

Do ponto de vista regulatório, produtos vegetais ainda precisam se encaixar em regulamentos que foram desenhados para produtos e situações de mercado diferentes. Já os produtos obtidos por multiplicação celular não têm um marco regulatório definido no Brasil.

“O desenho de um marco regulatório adequado e de instrumentos que integrem as políticas agrícola, científica e tecnológica e industrial é o passaporte para que o Brasil avance rápido em alimentos de alto valor agregado a partir de proteínas alternativas.”, sinaliza o consultor de políticas públicas do GFI Brasil, Alexandre Cabral.

O relatório é gratuito e pode ser baixado neste link.

 

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Conheça os notebooks com melhor custo-benefício da atualidade

O Zoom constatou que os valores dos notebooks tiveram um aumento de 11% entre fevereiro e junho de 2020. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Porém, como a trabalho em home office está cada vez mais comum por conta da quarentena, não houve diminuição na busca por notebooks. Pelo contrário, os usuários estão comprando mais laptops, porém são modelos com ficha técnica mais simples e preço menor.

Murilo Tunholi, especialista nas categorias Informática e Games do Zoom explica que escolher o melhor notebook para comprar nesses tempos de crise pode ser uma tarefa difícil. “A primeira coisa que o consumidor vai olhar é o preço, antes mesmo de verificar as especificações do produto. Por mais que ele já tenha em mente o perfil de notebook que ele precisa, como será a utilização do equipamento, o valor terá um grande peso na hora de efetivar a compra”, comenta.

Por isso, para facilitar na busca do notebook com melhor custo-benefício, destacamos oito modelos que tiveram pouca variação de preço em comparação ao início do ano e contam com boas configurações.

Acompanhe:

Lenovo IdeaPad S145 (81WTS00000)
O primeiro modelo da lista é o Lenovo IdeaPad S145 com processador Intel Celeron N4000, 4 GB de memória RAM, HD de 500 GB e sistema operacional Linux. Indicado para quem precisa usar programas pesados, como os editores de imagens.

Em fevereiro de 2020, o preço médio do notebook era de R$ 2.003,71. Já em junho do mesmo ano, o laptop chegou a custar, em média, R$ 2.031,97. Isso significa um aumento de 1,4% no preço final do aparelho.

Asus X543UA
O Asus X543UA é equipado com um processador Intel Core i5 de sexta geração – que foi lançado em 2015 -, tem 8 GB de memória RAM e HD de 1 TB, configuração ideal para uso intermediário.

Com preço médio de R$ 3.236,14 em fevereiro de 2020, o notebook sofreu um aumento de apenas 0,2% em junho do mesmo ano, chegando a custar, em média, R$ 3.241,29.

Lenovo IdeaPad S145 (81S9000LBR)
Outro modelo da linha IdeaPad S145, dessa vez com configuração bem mais potente que a anterior. Esta versão é equipada com processador Intel Core i5, 8 GB de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada GeForce MX110 para rodar alguns jogos e programas que precisam de processamento gráfico. O destaque do aparelho fica no SSD de 256 GB que garante mais velocidade ao sistema.

O preço médio do notebook em junho de 2020 foi de R$ 3.799,34, enquanto em fevereiro chegou à média de R$ 3.750,12. Ou seja, o aumento foi de apenas 1,3% quando comparados os dois períodos.

Acer Aspire 3 (A315-42-R1B0)
O Acer Aspire 3 com processador AMD Ryzen 5 é um dos modelos mais atualizados da lista até o momento. O chip foi lançado em 2019 e segue como o concorrente principal dos Intel Core i5. A vantagem, no entanto, fica pelos gráficos integrados. A placa Vega 8 roda sem problemas os jogos mais famosos do mercado, como League of Legends, Valorant, CS:GO, entre outros.

Com preço médio de R$ 3.290,44 em fevereiro de 2020, o notebook sofreu aumento de 3,1% e chegou a custar, em média, R$ 3.390,81 em junho do mesmo ano. Vale mencionar que o dispositivo tem um dos melhores custo-benefício atualmente.

Acer Aspire 3 (A315-42G-R7NB)
O Acer Aspire 3 aparece novamente, mas em uma versão com placa de vídeo dedicada e SSD. Enquanto a GPU Radeon 540X de 2 GB garante ainda mais performance em jogos e softwares gráficos, o SSD de 128 GB entra para deixar o sistema mais rápido e fluido. Outro destaque é a presença do HD de 1 TB, o que garante a capacidade de armazenamento.

O preço médio deste modelo foi de R$ 3.481,03 em fevereiro de 2020 para R$ 3.540,58 em junho do mesmo ano. Um aumento de 1,7% no período.

Dell Inspiron 3583-A30
Outro modelo com placa de vídeo dedicada é o Dell Inspiron 3583-A30. O notebook é recomendado para uso intermediário e alguns jogos mais leves. O dispositivo da Dell se destaca no armazenamento e oferece um HD de 2 TB.

Em fevereiro de 2020, o preço médio do notebook era R$ 4.526,05 e em junho chegou a R$ 4.623,51. Com um aumento de 2,2% neste período.

Dell G3 3590-U40P
Entrando no segmento de notebooks gamer da Dell, o G3 3590-U40P, tem Intel Core i5 9300H, 8 GB de memória RAM, SSD de 256 GB e uma GPU dedicada GeForce GTX 1050 para jogos mais pesados.

O preço médio do aparelho em fevereiro de 2020 era de R$ 5.317,74. Diferente de todos os outros notebooks da lista, o G3 3590-U40P teve redução no preço médio para R$ 5.302,58 em junho de 2020. Isso significa que o dispositivo ficou 0,3% mais barato no período.

Dell G3 3590-M30
O segundo modelo do Dell G3 é o 3590-M30 que equipado com chip Intel Core i7 e GPU GeForce GTX 1660 Ti, configuração que permite rodar qualquer jogo disponível atualmente. Além disso, ele tem armazenamento híbrido com um HD de 1 TB e um SSD de 128 GB para ter mais velocidade.

Assim como o modelo anterior, esse notebook também teve redução no preço médio. Em fevereiro de 2020, o Dell G3 3590-M30 custava, em média, R$ 8.246,28 e em junho chegou a R$ 7,813,51. Isso fez com que o dispositivo ficasse 5,2% mais barato.

Há também diversos notebooks que valem uma menção honrosa nessa lista. É o caso do MacBook Air de 2017, que ficou 3,7% mais barato no período. O Vaio Fit 15S manteve o mesmo preço entre os meses, assim como os modelos de fabricação nacional, como Positivo e Multilaser.

 

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Ciência explica como dormir de forma confortável no frio

Durante o inverno, dormir de forma confortável pode ser um desafio, devido às baixas temperaturas de madrugada. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Muitas pessoas separam os pijamas mais quentes e os cobertores mais grossos para tornar o sono mais agradável, e, ainda assim, às vezes, não é o suficiente.

A termodinâmica, área da física que estuda variações de temperatura, causas e efeitos das trocas de calor e transformação de energia, explica que, quando está muito frio, pensamos que, quanto mais quente e cobertos ficarmos, dormiremos melhor. No entanto, devido às trocas de calor naturais do organismo, não é exatamente assim que acontece.

O corpo pode perder calor de várias maneiras: através da transpiração quando suamos, por condução ao ter contato com superfícies e substâncias de diferentes temperaturas, pela convecção, que é quando o ar quente tenta subir e, para isso, “rouba” o calor do corpo humano, e pela radiação infravermelha, quando o corpo troca calor com o ar de temperatura menor do que 20ºC.

Leandro Russovski Tessler, professor de Física da Unicamp, explica que o corpo humano normalmente está acima da temperatura ambiente. Por isso, faz com que ele perca calor todo o tempo. ‘’Essa perda de calor também é fundamental para garantir que o corpo se mantenha dentro de um intervalo bem restrito de temperaturas, algo exigido para a manutenção da nossa vida”, complementa.

Pijamas e cobertores grossos funcionam como uma barreira, limitando a perda e a troca de calor. Por serem feitos de materiais como, por exemplo, lã e tecidos sintéticos que são maus condutores de temperatura e energia, atrapalham a perda de calor por condução.

Ao manter o ar quente perto do corpo, com um material que impede a passagem de calor, o processo de convecção também é afetado. “A ideia é evitar os processos de evaporação, radiação, condução e convecção”, segundo Tessler.

A combinação de pijamas e cobertas mais quentes pode aquecer mais do que o desejado, fazendo o corpo transpirar. Entretanto, ao tirar o cobertor para amenizar o incômodo, você sentirá frio, devido à umidade causada pelo suor, gerando um ciclo vicioso.

“Uma vez que não existe a troca de calor suficiente entre o corpo e o ambiente, ele começa a esquentar, podendo ficar acima da sua temperatura normal. Neste caso, há a sensação de desconforto”, explica Adriano Alencar, professor de Física do Corpo Humano da USP.

Dormir com pijamas de tecidos leves ou roupas íntimas, como lingerie, que é menos quente, por baixo dos cobertores, podem ser opções mais agradáveis. Deste modo, o corpo vai se manter aquecido, sem limitar as trocas naturais e saudáveis de calor.

Para quem optar por não usar pijama, a dica é deixar um roupão ou peças de roupas leves por perto, caso precise levantar para ir ao banheiro ou buscar água durante a noite, para evitar o desconforto e o choque térmico com o ar frio ao sair das cobertas.

 

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PODCAST – Transformação Digital chega ao cliente final da VW

Transformação Digital chega ao cliente final da VW

O termo de tecnologia que mais tem se falado durante a pandemia é sem dúvida “Transformação Digital“. Ela foi acelerada de forma impressionante nas empresas e existem estudos de que o mercado antecipou em eté cinco anos a adoção de sistemas tecnológicos desde que a COVID-19 apareceu no mundo.

E durante a pandemia a montadora Volkswagen não só lançou um novo carro, o VW Nivus, como também apresentou ao mercado o VW Play, um sofisticado sistema de tecnologia embarcada nos automóveis, que pode ser considerado uma Transformação Digital entre a empresa e seus consumidores.

E para conhecer este sistema eu conversei neste Podcast com Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização da Volkswagen para a América do Sul, que fala sobre os benefícios reais que o VW Play oferece ao cliente e de onde vieram as funções consideradas inovadoras pela empresa.

Para conhecer detalhes dessa tecnologia, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.





BGS Day ocorrerá dia 31 de julho com superlive de 8 horas e atrações internacionais

Convidados internacionais, influenciadores, cosplayers, gameplays, jogos, unboxing de acessórios, lançamentos, promoções e muito mais. Tudo do universo dos games e tudo online. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Este ano, os milhares de visitantes da Brasil Game Show não estarão fisicamente reunidos no Expo Center Norte, mas poderão participar de uma superlive e entrar no clima da maior feira de games da América Latina.

A programação do BGS Day começa na sexta-feira, 31 de julho, a partir das 13h, com a participação do produtor musical Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra, e de Charles Martinet, dublador de Mario, famoso personagem da Nintendo, entre outras atrações que serão reveladas nos próximos dias.

O BGS Day será transmitido pelos canais oficiais da Brasil Game Show no YouTube, Twitch e Facebook.

“Nossa intenção é manter a interação com os fãs durante o ano, minimizar a distância entre o público e a indústria e, por algumas horas, sintonizar toda a comunidade gamer numa corrente positiva, animada e disposta a se divertir, ainda que virtualmente”, explica Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show.

Convidados internacionais, BGS Talks e eSports
O produtor musical Shota Nakama e Charles Martinet, o carismático dublador de Mario, estão entre as atrações do primeiro BGS Day.

Já conhecido do público brasileiro após participar de duas edições do evento, o criador da Video Game Orchestra, que mistura hits dos games, banda de rock e orquestra, vai revelar curiosidades de sua trajetória, enquanto Martinet participará do BGS Talks, painel com grandes nomes da indústria que a BGS promove desde 2017.

Na superlive também vai rolar um bate-papo sobre esportes eletrônicos e tudo o que rola no cenário competitivo.

Cosplayers
Para quem está com saudades de incorporar o personagem favorito do universo dos games, o BGS Day terá atrações especiais voltadas aos cosplayers.

BGS Indie
Estúdios independentes sempre têm vez na BGS e no BGS Day não será diferente. Durante a superlive, o jornalista Cleber Marques, do Warpzone, receberá o os fundadores do OxeLiz Games Studio, o casal Elizabete (a Liz de OxeLiz) e Edilson Vasconcelos de Melo Jr., para um bate-papo sobre os desafios do desenvolvimento de jogos independentes e sobre INhabited Stations, game de simulação de cidades e sociedades.

Todas as informações do BGS Day estarão disponíveis no site da Brasil Game Show.

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Relógio Galaxy Watch 3 aparece em vazamento em vídeo (assista aqui!)

O próximo smartwatch da Samsung, o Galaxy Watch 3, parece ter vazado novamente, desta vez em um extenso vídeo prático. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O YouTube do TechTalkTV publicou um vídeo cheio de detalhes do novo relógio da empresa coreana. Veja abaixo:

Nós já sabemos muito sobre o wearable sem aviso prévio, graças a uma série de vazamentos nos últimos meses, mas o vídeo nos mostra melhor a versão de 41mm do relógio.

De acordo com os rumores anteriores, incluindo uma série de fotos publicadas pelo TechTalkTV no mês passado, o Galaxy Watch 3 é mostrado com uma coroa rotativa física (um recurso popular que estava ausente nos modelos Active anteriores) e dois botões do lado direito do mostrador do relógio.

Além da versão de 41mm mostrada no vídeo, que possui tela de 1,2 polegadas, também haverá um modelo maior, de 45mm, com uma tela de 1,4 polegadas.

O relógio possui uma classificação de resistência à água e poeira IP68 e uma resistência de 5ATM, o que significa que pode suportar profundidades de até 50m por 10 minutos. O TechTalkTV observa que possui muitos sensores, para medir a pressão arterial, a frequência cardíaca e sensores de ECG.

Nos últimos dias, o aplicativo complementar do smartwatch apareceu na Play Store, exibindo seus controles por gestos, e um vazamento de software anterior mostrou seus mostradores de relógio personalizáveis ​​e aplicativos atualizados.

Espera-se que o Galaxy Watch 3 esteja entre os cinco dispositivos que a Samsung anunciará no dia 5 de agosto. Esses dispositivos também incluirão o Galaxy Z Fold 2 dobrável, os fones de ouvido sem fio Galaxy Buds Live, o tablet Galaxy Tab S7 e, claro, o mais esperado de todos, o smartphone Galaxy Note 20.

 

Com informações do The Verge

 

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Novo trailer do Samsung Galaxy Unpacked apresenta cinco novos dispositivos

O próximo grande evento de hardware da Samsung, o Galaxy Unpacked, está confirmado para o dia 5 de agosto, e um novo trailer da fabricante de celulares sugere que podemos esperar cinco dispositivos no dia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

As silhuetas dos cinco são mostradas no início e no final do trailer (assista abaixo). E, a julgar pelas formas e vazamentos que vimos até agora, esperamos ver: o novo Galaxy Note 20 (versões regular e Ultra); o dobrável Galaxy Fold 2; o smartwatch Galaxy Watch 3; o fone Galaxy Buds Plus; e os tablets Galaxy Tab S7 e S7 Plus.

Todos os dispositivos da lista vazaram em algum momento mas, como sempre, esses vazamentos são repletos de especulações, apenas para atiçar a nossa curiosidade para ver o que realmente será anunciado no palco.

O evento Galaxy Unpacked será transmitido na quarta-feira, 5 de agosto, às 11h. Fique de olho aqui no site para acompanhar todas as novidades!

 

Com informações do The Verge

 

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Experiência, resiliência e os desafios trazidos pela pandemia

Por André Prevedel *

Nos últimos 20 anos, observei as mais diversas situações ao gerir equipes de tecnologia. Mas, mesmo tendo uma sólida bagagem prévia, nenhuma das minhas experiências chegou perto da crise que administramos com a pandemia do novo Coronavírus. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Estruturar um planejamento em tempo recorde para executar ações complexas e de forma imediata, tais como prover home office para um número expressivo de colaboradores, blindar informações e realizar um controle efetivo das atividades – e tudo de forma a garantir a continuidade dos negócios e com o menor impacto possível -, foi não só um grande desafio, mas também o maior aprendizado que eu já vivenciei.

Tivemos que correr contra o tempo e fazer acontecer em poucos dias, ganhando velocidade e volume após a primeira quinzena de quarentena em São Paulo. E, mesmo sem um plano de contingência – afinal, ninguém sequer imaginava algo desta magnitude -, graças às alternativas que já desenvolvíamos para viabilizar o trabalho remoto tivemos impactos mínimos.

Com as soluções que dispúnhamos, conseguimos colocar mais de seis mil colaboradores de nossas operações em modo remoto, e se não fosse o apoio dos nossos clientes, dificilmente teríamos dado conta da missão. Graças à solidez dos nossos relacionamentos e à coesão do nosso time de TI, seguimos em frente, vivenciando um desafio de cada vez.

Observando o nosso mercado, constatei que cada player encarou uma dificuldade diferente. É verdade que alguns agiram mais rápido, mas, agora, todos têm outra preocupação, tão latente quanto os desafios iniciais: literalmente pagar uma conta. Prover soluções para alocar colaboradores remotamente requer orçamento, capacidade de negociação e, tão importante quanto, poder de previsibilidade.

Só que, por mais que os outros players tenham optado pelo apoio de fornecedores para o acesso às tecnologias sem um custo primário (e com pagamento entre 30 e 90 dias), quem poderia adivinhar que, mais de 120 dias depois, ainda estaríamos mantendo o isolamento? E, pior, com uma conta para pagar? Optamos por seguir a nossa estratégia, que pode ter demandado mais tempo em relação a outras empresas, mas que, no fim, nos possibilitou implementar uma solução flexível e de custo quase zero.

Em outras palavras, nós tornamos a nossa ideia possível e por um preço bem menor; se nós viabilizássemos com o que o mercado nos oferecia para fazer essa virada rumo ao trabalho remoto, lá na frente eu teria uma conta absurda e, pior ainda, seria obrigado a oferecer uma contrapartida àqueles que nos ajudaram, devolvendo os equipamentos ou mesmo pagando as faturas.

Considerando que 70% das soluções tecnológicas que utilizamos são precificadas em dólar, e que isso traz a preocupação real em manter a saúde financeira, nosso poder de previsibilidade foi mais do que decisivo.

Foi a nossa capacidade de vislumbrar os cenários que nos deu clareza para entender que, caso a pandemia persistisse (como, de fato, persistiu), poderia haver o desejo de renegociação de contratos por parte dos nossos clientes, o que certamente iria interferir na hora de fazer os cálculos. Agimos no timing correto e de maneira certeira.

Demoramos um pouco mais? Sim. Mas acertamos, com tudo rigorosamente calculado para manter o azul em nossas contas.

Sou uma pessoa tranquila, e essa minha característica ajudou a segurar a pressão dos clientes em nossa equipe. Ao compartilhar a minha experiência com tranquilidade, e dando a todos um posicionamento claro e alinhado com os nossos clientes, conseguimos adotar soluções que, em alguns casos, podem não ter sido as mais perfeitas, mas, no fim da história, atenderam bem aos negócios deles.

Se a pandemia nos trouxe preocupações e a nossa resiliência nos deu credenciais para atravessar a pior das crises, o momento atual, de pura indefinição, nos mostra que os movimentos terão que ser bem calculados daqui para a frente. Teremos que buscar soluções inteligentes, sem persistir em erros do passado e, ao mesmo tempo, nos preparando para novas situações de colapso total.

O mesmo vale para os nossos clientes: se eles perceberam que o relacionamento com os consumidores por outros canais é bom, que isso se perpetue! Mesmo que de forma comedida – ou a passos largos, mas sempre com muita perícia -, a transformação digital precisa acontecer. A realidade que vivenciamos agora é outra, e quem não se adequar certamente ficará para trás.

 

* André Prevedel é Chief Technology Officer da Neobpo

 

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PODCAST – A Transformação Digital viralizou na pandemia

A Transformação Digital viralizou na pandemia

Neste Podcast com Mauricio Cascão, CEO da Mandic, conversei sobre vários assuntos relacionados à Transformação Digital (TD) e o principal deles foi a tão falada nuvem, ou cloud computing.

Na verdade esses dois assuntos estão intimamente ligados e um não vive sem o outro, acredite, há pelo menos 10 anos. Porém, somente de uns anos para cá é que a TD começou a ganhar espaço no mercado e viralizou com a pandemia, pois as empresas sentiram no caixa o quanto dói o adiamento da digitalização dos negócios.

Para ouvir essa conversa que está muito boa, acesse agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



Três brasileiros vencem o concurso internacional de tecnologia da InterSystems Developers Community

Três brasileiros vencem o concurso internacional
da InterSystems Developers Community

Neste Vídeo conversei com Henry Hamon Pereira, Henrique Gonçalves Dias e Renato Banzai, três brasileiros que venceram seguidamente um torneio internacional de programadores e desenvolvedores de software da empresa InterSystems, o “IRIS Online Programming Contest 2020“.

Este torneio terá etapas mensais até novembro de 2020, sendo cada mês com um desafio diferente e os brasileiros, para literalmente espanto global, venceram as três primeiras etapas.



Conversei também com Rochael Ribeiro Filho, Sales Engineer da empresa que, se não é o “técnico” da comunidade de programadores da InterSystems aqui no Brasil, é o maior incentivador e está extremamente orgulhoso dos talentosos garotos.

Para saber detalhes dessas conquistas contadas pelos próprios protagonistas, veja agora o vídeo, deixe seus parabéns para eles nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais.



HyperX anuncia HXCKED, evento online que estreia com o rapper Post Malone

O rapper Post Malone, vencedor do Grammy e embaixador da HyperX, participará de uma noite de muito gameplay com seus fãs no canal da marca na Twitch. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O evento, chamado HXCKED (pronuncia-se hacked), é o primeiro de uma série que trará os HyperX Heroes e outros convidados para jogar ao vivo enquanto interagem com o público virtualmente.

Post Malone dará o pontapé inicial a esta ação nessa sexta (24), a partir das 22h (horário de Brasília), e demonstrará toda sua habilidade em Call of Duty: Warzone.

“A HyperX está muito empolgada por começar a série HXCKED com Post Malone”, disse Dustin Illingworth, gerente de marketing de influencers na HyperX.

“Seu incrível alcance global, sua forma autêntica de interagir com os fãs e seu amor pelos games fazem dele a melhor opção para inaugurar nosso novo programa”.

O HXCKED reforça a tradição da HyperX em conectar comunidades por meio dos games e oferece aos seus embaixadores e fãs um ambiente intimista e descontraído para que interajam enquanto jogam.

O evento tem produção da Zoned, uma agência full-service da empresa Cut + Sew, que atua na intersecção entre os universos dos games e da cultura.

Interessados em acompanhar o HXCKED com Post Malone podem acessar este link a partir das 22h.

 

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ASUS anuncia smartphone ROG Phone 3 em Taiwan

A ASUS anunciou a nova série ROG Phone 3, a última geração do smartphone gamer mais poderoso do mundo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O ROG Phone 3 é o modelo mais poderoso da atualidade, usando a mais recente plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 865 Plus 5G, com recursos Qualcomm Snapdragon Elite Gaming. Com o sistema de resfriamento GameCool 3 aprimorado, o smartphone foi projetado para oferecer desempenho suave e ininterrupto para a melhor experiência em jogos para celular.

O lançamento traz tela AMOLED de 6,59 polegadas de 144 Hz/1 ms, que fornece precisão de cores em nível profissional (Delta-E <1), e uma latência de toque de 25 milissegundos que permite uma resposta quase instantânea. A tela de 10 bits também suporta conteúdo de alta faixa dinâmica HDR10+.

O design mantém os principais benefícios centrados nos jogadores de seus antecessores, incluindo a exclusiva porta de carregamento montada na lateral e uma bateria de 6000 mAh. O sistema AirTrigger 3 agora inclui um sensor de movimento, além dos sensores de toque ultrassônicos programáveis, oferecendo aos jogadores ainda mais maneiras de controlar suas ações.

O software de otimização de desempenho do Modo X agora suporta o ajuste de vários parâmetros do sistema, tornando mais fácil do que nunca desbloquear toda a potência do ROG Phone 3.

A nova série também inclui o novo ROG Phone 3 Strix Edition, que possui os mesmos incríveis recursos que o ROG Phone 3, equipado pela plataforma móvel Snapdragon 865 com uma ROM UFS 3.1 de 256 GB e 8 GB de RAM LPDDR5.

Muito poder de fogo
Além do melhor processador da plataforma Snapdragon, o ROG 3 pode vir com até 16 GB de RAM LPDDR5 e ROM UFS 3.1 ultrarrápida de até 512 GB de armazenamento.

O sistema de resfriamento GameCool 3 foi atualizado e possui uma câmara de vapor 3D reprojetada, uma grande película de grafite atrás da tela para maximizar a transferência de calor e um dissipador de calor ampliado localizado precisamente para eliminar pontos de calor.

O novo sistema de refrigeração é uma das soluções térmicas mais eficazes disponíveis em um dispositivo móvel e pode remover e dissipar o calor gerado durante a operação em velocidade total por meio de aberturas de ventilação especialmente projetadas na tampa traseira.

Isso permite que o ROG Phone 3 mantenha o desempenho máximo durante sessões de jogos pesadas. Para um resfriamento extra durante as sessões de jogos de maratona, o novo ventilador externo AeroActive Cooler 3 foi completamente redesenhado para fornecer um fluxo de ar maior aos pontos de calor na carcaça para reduzir o calor e obter melhor desempenho.

A tecnologia ROG HyperFusion, combinada com Wi-Fi com várias antenas e 5G, permite conexões simultâneas ao Wi-Fi e à rede móvel, com redirecionamento inteligente para o que tiver o melhor sinal. Isso permite que os jogadores móveis desfrutem do sinal mais forte possível em todos os momentos para conexões ininterruptas.

Tela
Sua tela AMOLED de 6,59″ com resolução FullHD+, 10 bits ultrarresponsiva de 144Hz/1ms, combina com uma taxa de amostragem por toque de 270 Hz, líder do setor, que diminui drasticamente a latência do toque para 25ms, oferecendo extrema capacidade de resposta. Ela vem protegida por Corning Gorilla Glass 6.

Para minimizar a fadiga ocular enquanto fornece visuais impecáveis, o ROG Phone 3 passa pelas certificações TÜV Rheinland Low Blue Light (Solução de Hardware) e Redução de Flicker.

Câmeras
O ROG oferece câmeras triplas na traseira, sendo a principal com sensor de 64MP e abertura f/1.8, uma ultrawide de 13 MP, f/2.4, 125 graus e uma macro de 5 MP, f/2.0. Já a câmera frontal é uma de 24MP, capaz de fazer vídeos na resolução Full HD.

Bateria grande
A bateria de 6.000 mAh foi desenvolvida com vários mecanismos passivos de economia de energia, incluindo uma função de hibernação exclusiva que pode limitar proativamente os dados em segundo plano e o uso de energia em aplicativos selecionados. Esses mecanismos prolongam significativamente o tempo entre as cargas e também aumentam a vida útil da bateria.

Seu carregador é de 30W, em uma porta USB-C, o que garante rápido carregamento da bateria. Ah, o aparelho possui reverse charging de 10W, para carregar outros aparelhos sem fio.

Áudio
O ROG Phone 3 também recebe uma atualização significativa em seu sistema de áudio, ajustado em colaboração com os especialistas em áudio da Dirac. O DXOMARK Audio também observou que “Apesar das ressonâncias graves notáveis, o áudio reproduzido pelos alto-falantes demonstra um bom equilíbrio tonal geral, boa dinâmica e boa inteligibilidade, mesmo em volumes mínimos”.

Agora existe um modo dedicado para aprimorar ainda mais os efeitos sonoros do jogo para uma experiência imersiva. Os alto-falantes duplos voltados para a frente, posicionados na parte superior e inferior do telefone, agora são mais capazes de fornecer um som mais rico e detalhado, proporcionando um estéreo perfeito no modo paisagem.

Acessórios
São muitos! A gama de acessórios modulares inclui o novo Gamepad ROG Kunai 3 modular, que adiciona controles físicos de gamepad do tipo console ao ROG Phone 3; o novo ROG Lighting Armor Case para um novo estilo; e ROG Clip para conectar o telefone a controladores de console selecionados. O novo TwinView Dock 3 permite que o ROG Phone 3 seja expandido para tela dupla de 144 Hz, e o Mobile Desktop Dock permite que os jogadores conectem um teclado e um mouse para uma experiência de jogo semelhante a um desktop em uma TV ou monitor externo.

O ROG Phone 3 também está em parceria com a Stadia e a Unity para estabelecer um ecossistema de jogos verdadeiramente integrado. Juntas, a parceria visa criar uma experiência de jogo móvel mais completa para os jogadores de hoje, fornecendo seu conteúdo preferido em qualquer lugar.

Preço e disponibilidade
Seu preço de lançamento, lá fora, é a partir de 799 Euros. Não sabemos ainda se ele será lançado no Brasil.

 

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MediaTek lança Dimensity 720, chipset 5G para smartphones intermediários

A MediaTek acaba de lançar o Dimensity 720, seu mais recente SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) 5G. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O Dimensity 720 junta-se à família de chipsets 5G da MediaTek, que inclui vários modelos, como o Dimensity 1000 (para smartphones 5G topo de linha) e as séries Dimensity 800 e 700, que tem como foco dispositivos 5G mais acessíveis.

“O Dimensity 720 estabelece um novo padrão, oferecendo experiências e tecnologia 5G mais abrangentes a dispositivos acessíveis aos consumidores do mercado de volume”, explica o Yenchi Lee, gerente da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek.

Desenvolvido com arquitetura de 7nm, o Dimensity 720 integra o modem 5G com a maior eficiência energética da sua classe. Ele foi criado com a tecnologia 5G UltraSave da MediaTek, que usa a inteligência de reconhecimento de rede e de conteúdo para gerenciar o modo de operação do modem em tempo real e prolongar a duração da bateria.

O chipset também integra recursos avançados de multimídia, conectividade e imagem, para uma melhor experiência geral do usuário.

O Dimensity 720 é voltado para fornecer uma experiência premium em velocidades 5G para dispositivos de nível intermediário com recursos que incluem:

– Suporte a telas de 90Hz;

– Aprimoramento dos recursos de streaming de vídeo com a reprodução MiraVision HDR10+, que suporta uma variedade de recursos de vídeo como remapeamento de faixa dinâmica;

– Opções flexíveis de configuração de câmera com suporte para câmeras duplas de até 64MP ou 20MP + 16MP, além de uma variedade de aprimoramentos com inteligência artificial alimentados pela APU (Unidade de processamento de IA) integrada;

– Despertador de voz integrado (VoW) para minimizar o consumo de energia dos assistentes de voz sempre ativos, com microfone duplo e supressão de ruído, para que os assistentes inteligentes possam ouvir os usuários com maior clareza, mesmo em ambientes com muito ruído.

O chipset possui dois grandes núcleos Arm Cortex-A76 operando a 2 GHz (sua CPU possui oito núcleos). O Dimensity 720 também inclui uma GPU ARM Mali G57, memória LPDDR4X rápida e armazenamento em flash universal (UFS) 2.2 para obter altas velocidades de leitura/gravação.

Ele suporta as mais recentes tecnologias de conectividade, para fornecer aos usuários a melhor conexão possível. O chipset também suporta redes sub-6GHz standalone (SA) e non-Standalone (NSA).

Para mais informações e especificações, visite a página de soluções MediaTek Dimensity 5G.

 

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Empresa aposta na digitalização de processos para ganho de produtividade

Crescendo ano a ano e atenta às tendências de mercado, em 2019 a Docile investiu para buscar melhorar a sua experiência na área de Recursos Humanos, tendo em conta que digitalizar é o melhor caminho. Uma mudança que consequentemente traz uma vantagem competitiva para todo o negócio. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

“Ter todo o processo manual era um problema para nós. Isso inclui avaliação de desempenho, pesquisa de clima, recrutamento e seleção, etc. Um formato de trabalho que nos tirava agilidade e que nos fazia acumular muitos papéis. Hoje o investimento que realizamos para otimizar os nossos processos está totalmente pago, já que o aumento significativo da nossa produtividade é o nosso principal benefício hoje”, destaca a Gerente de Recursos Humanos da Docile, Anete Diehl Martins.

Por saber que a digitalização de processos é algo essencial para grandes empresas, a companhia encontrou na Senior um apoio para implementar soluções adequadas para suas necessidades.

Hoje a empresa trabalha digitalmente tarefas como fechamento do ponto, gestão de portaria, controle de férias, segurança e medicina, feedbacks, atualização de informações cadastrais, avaliação de competências, remuneração, etc. Um formato de trabalho que dá autonomia aos gestores e também para os colaboradores.

“Um trabalho que estamos realizando a quatro mãos, entendendo o perfil do negócio da Docile e todas as necessidades das pessoas que atuam diariamente neste contexto”, conta o Head da Filial Senior no Rio Grande do Sul, Jeremias Volpi.

Rever processos para ser mais digital
Toda essa conversa sobre ser digital é algo que começou na área de Recursos Humanos da Docile, a partir de feedbacks com clientes e diálogos com setores diversos da empresa. Um trabalho que mexeu com a cultura da companhia, com a revisão de processos e com a educação de todos sobre transformação digital.

O assunto tem ganhado cada dia mais força internamente, gerando inclusive o nascimento de um comitê sobre transformação digital dentro da empresa.

Transformação que impacta a sociedade
Com toda a transformação que a empresa vem passando, é comum que ela esteja voltada cada vez mais práticas digitais, como o preenchimento de interesse em vagas online, e todo o processo de admissão também dentro do ambiente virtual. Ações que chamam atenção das pessoas que entram em contato com a companhia.

“Tem sido um trabalho constante de orientação nossa para essas pessoas, mas também algo que acontece de forma tranquila. Quando os interessados em vagas entram em contato conosco informamos de forma bastante prática quais são os meios de comunicação, e iniciamos os processos online, algo que também se faz necessário neste momento de pandemia Covid-19. Sentimos que estamos trazendo práticas digitais novas para a nossa região, e temos muito orgulho de iniciar esse movimento”, fala a Gerente de RH da Docile.

Mindsight e Plataforma Senior X
Além das soluções de RH, a companhia também aderiu a inovações em alta no mercado de software para gestão, como é o caso da solução Mindsight, que junto com o HCM – solução de gestão de pessoas- oferece um sistema de inteligência artificial e psicologia organizacional para ajudar empresas a selecionar os melhores profissionais.

“Com o uso do HCM e da Mindsight temos conseguido administrar com mais agilidade o alto volume de candidatos para vagas operacionais, além de lidar com mais assertividade as vagas para cargos de gestão, que normalmente exigem perfis específicos de profissionais”, explica a Gerente.

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Samsung Workspace: a solução corporativa que elimina cabos e computadores para reuniões

Com o início da retomada de rotinas de escritório, a busca por soluções corporativas inovadoras se intensifica. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

E a Samsung apresenta uma ferramenta que oferece uma operação mais prática e objetiva: o Samsung Workspace, capaz de eliminar cabos e múltiplas conexões em salas de reunião e acessar serviços e documentos na nuvem em total segurança.

A principal característica do Samsung Workspace é proporcionar conectividade sem fio entre as telas da linha Samsung SMART Signage e computadores com acesso à nuvem de dados.

A ferramenta possibilita que reuniões sejam conduzidas sem a instalação de cabos e conexões para notebooks ou PCs e com acesso a recursos como Microsoft Office 365 e VMware Horizon de forma remota.

“O mundo corporativo mudou e está cada vez mais tecnológico, então é natural que o ambiente em que os negócios acontecem também acompanhe essa evolução. O Samsung Workspace torna o uso de espaço mais eficiente nas instalações das empresas, evita interrupções em reuniões e alia conectividade e segurança”, destaca Kauê Melo, Diretor da Divisão de B2B e Monitores da Samsung Brasil.

Para a operação do Workspace, são necessários apenas mouse e teclado compatíveis com a linha Samsung SMART Signage. E não é preciso qualquer tipo de preocupação com a segurança dos conteúdos acessados pela nuvem.

Afinal, a parceria com a Knox garante proteção avançada aos sistemas com três camadas de segurança que blinda canais, bloqueia a execução de códigos maliciosos e controla as trocas de rede e USB.

Sem hardwares e softwares para permitir a conexão, os custos de instalação e manutenção também ficam no passado. O Samsung Workspace ainda proporciona atividades mais pontuais, sem o risco de atrasos causados por falta de acessórios ou falhas nos equipamentos extras. Além disso, o acesso a documentos por nuvem permite compartilhamento mais ágil durante as reuniões.

A linha Samsung SMART Signage tem sete tamanhos compatíveis com o Samsung Workspace:

QPR-8K: 82″ e 98″

QHR: 43″, 49″, 55″, 65″ e 75″

QMR: 43″, 49″, 55″, 65″ e 75″

QBR: 43″, 49″, 55″, 65″ e 75″

QBR: (Classe A): 98″

QER: 82″

WMR (Samsung Flip): 55″ e 65″

 

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PODCAST – Pandemia: quanto custa a internação de um paciente infectado?

Conversei com Marcelo Tadeu Carnielo, administrador, diretor técnico da Planisa e especialista em gestão de custos hospitalares e com o Dr. Renato Couto,  doutor em infectologia, presidente do Grupo IAG Saúde e co-fundador do DRG Brasil.

As duas empresas realizaram um estudo sobre o custo hospitalar da Covid-19 por paciente, porém  antes de abordarem os custos no podcasts, os entrevistados  fizeram uma verdadeira radiografia do sistema hospitalar brasileiro nas várias modalidades disponíveis, ou seja, públicos, privados e filantrópicos. Está imperdível.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.





Google 15 anos de Brasil: uma história de talento, conquistas e compromisso

Por Berthier Ribeiro-Neto e Fabio Coelho *

Quando fez sua oferta de ações públicas, em 2004, o Google ainda não tinha presença física no Brasil, mas já estávamos presentes na vida das pessoas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Era o auge da rede social Orkut e os brasileiros representavam cerca de dois terços dos usuários. Na época, a popularidade do Gmail fez com que nosso serviço gratuito de e-mails logo ganhasse uma versão em português. Enquanto isso, a Busca se tornava cada vez mais relevante no cotidiano.

Em 20 de julho de 2005, há exatos 15 anos, essa história ganhou um capítulo local que aumentou nosso compromisso com os brasileiros e também levou a nossa brasileirisse para dentro do Google.

Valorizando o talento nacional
Nesse dia, o Google oficializou a compra da Akwan Information Technologies, uma empresa brasileira que fornecia serviços de busca e que, assim como o Google, foi criada por acadêmicos, mais precisamente, por professores e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Além de fazer pesquisa de ponta, o objetivo da Akwan era desenvolver um buscador 100% nacional, o Todobr.

Pouca gente sabe, mas o processo de compra começou no ano anterior, quando o Google estava em busca de novos negócios para adquirir e um brasileiro que já trabalhava na empresa, Luiz André Barroso, hoje vice-presidente de engenharia, sugeriu uma visita a Belo Horizonte para conhecer a Akwan e sua equipe de 12 engenheiros especializados em tecnologia de busca.

Em pouco tempo, o trabalho do time de especialistas brasileiros ganhou reconhecimento da nossa sede em Mountain View e, em novembro de 2006, foi inaugurado em Belo Horizonte o primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google Inc. na América Latina.

Hoje, o “escritório de BH” reúne 181 profissionais — 174 são engenheiros, incluindo profissionais vindo de países como Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela e Índia. Além de ser uma referência em desenvolvimento de algoritmos para a Busca, esse time é responsável por outros projetos importantes, como o Family Link, aplicativo que ajuda famílias a criarem hábitos digitais saudáveis em seu dia a dia, e tecnologias de combate a ataques de phishing e spam.

Durante este momento desafiador que enfrentamos com a pandemia, os engenheiros de Belo Horizonte foram fundamentais para o desenvolvimento do painel informativo da Busca sobre a COVID-19, que é usado no mundo todo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde e também do Ministério da Saúde, no caso do Brasil.

Como já falamos, o painel sobre COVID-19 faz parte de diversas iniciativas focadas em apoiar o país a atravessar este período difícil.

Excelência em negócios
Alguns meses depois da aquisição da Akwan, o Google abriu seu escritório de negócios em São Paulo, um dos primeiros da América Latina. Na época, Sergey Brin, co-fundador do Google junto com Larry Page, contou ao jornal Folha de S.Paulo que o Brasil não podia ser ignorado e que o país era um dos maiores mercados mundiais em termos de tráfego no buscador.

Assim como os engenheiros de Belo Horizonte, nosso time de vendas rapidamente se provou capaz de entregar resultados, inovação, criatividade e ajudar clientes na adoção de novas tecnologias. Logo depois da chegada do Orkut, em 2005, o Google também passou a exibir anúncios dentro da rede social, impulsionando a conexão entre marcas e consumidores.

Anos depois, a rede social ganharia um formato de anúncio gráfico na home e, por conta do grande número de usuários brasileiros, passaria a ser gerida pelo Google Brasil em 2008.

Nos anos seguintes, fomos aumentando nossa relevância. Abrimos espaços importantes como o Campus de São Paulo do Google for Startups e o Google Partner Plex São Paulo, ambiente para discutir estratégias, desafios e oportunidades de negócios com clientes e parceiros.

Hoje, o time é formado por gerentes de contas, analistas, engenheiros de inovação comercial, gerentes de parcerias e muitos outros profissionais que transformaram o escritório de São Paulo em uma referência global quando o assunto é usar as nossas ferramentas para gerar novos negócios, ajudando empresas de todos os tamanhos e tipos a explorar o potencial do digital.

Foco nos brasileiros
Nossa trajetória também é marcada por um esforço por priorizar o usuário brasileiro. Em 2007, lançamos a versão local do Google Maps e o Centro de Engenharia de BH foi o responsável pela adaptação do serviço.

No mesmo ano, também lançamos a versão em português do YouTube. Dois anos depois, chegaram ao Brasil os primeiros telefones Android, nosso sistema operacional móvel. Em 2010, o Google Street View foi lançado por aqui. A partir daquele dia, quem acessava o Google Maps podia passear virtualmente por 51 cidades brasileiras. O país foi o primeiro da América Latina a ser contemplado pelo serviço.

Em 2014, recebemos o primeiro hardware do Google, o Chromecast, a tempo de assistir à Copa do Mundo daquele ano. Na mesma época, lançamos o Street View dos 12 estádios que sediaram os jogos.

Também incorporamos os grandes momentos da cultura brasileira, seja em nossos Doodles em homenagem ao país, seus festejos e personalidades da música e da literatura, bem como na preservação da memória nacional, a exemplo da visita virtual ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com imagens captadas antes do incêndio em 2018, e da maior coleção já reunida sobre o pintor Cândido Portinari – ambas disponíveis no Google Arts & Culture.

Hoje, o Brasil figura entre os top cinco na nossa lista de nove produtos do Google com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Fotos, Drive e Gmail. Ao todo, já somos mais de 1.100 funcionários trabalhando nas diferentes instalações do Google no país, que incluem também o o YouTube Space, no Rio de Janeiro.

Compromisso com o Brasil
Com o objetivo de entender como essa jornada de 15 anos impactou a vida dos brasileiros, pedimos à empresa de pesquisa Kantar que entrevistasse 1.100 pessoas on-line por todo o país para avaliar o antes e depois da rotina dos brasileiros em relação a mais de vinte de nossos produtos.

De acordo com a pesquisa inédita, 81% dos entrevistados acreditam que o Google contribuiu positivamente para a sociedade e que nossos produtos ajudaram a melhorar a vida dos brasileiros em diferentes áreas, em especial no estudo e trabalho.

Além disso, também acabamos de lançar a versão mais recente do nosso Relatório de Impacto Econômico, mostrando que em 2019 as nossas ferramentas de Busca e publicidade – além do YouTube e do Google Play, incluídos pela primeira vez no estudo – ajudaram a movimentar R$ 51 bilhões em atividade econômica no Brasil. No total, mais de 188 mil empresas, publishers, ONGs, criadores e desenvolvedores no país se beneficiaram de nossas ferramentas.

Seguimos firmes em nosso compromisso com o Brasil, trabalhando com o objetivo de ajudar os brasileiros em seu cotidiano por meio da tecnologia, democratizando o acesso à informação e ao entretenimento, apoiando pequenas e grandes empresas, levando educação e treinamento para todas as regiões do país e auxiliando cada um em suas tarefas diárias.

Que venham os próximos 15 anos! #15AnosGoogleBrasil

* Berthier Ribeiro-Neto é Diretor de Engenharia do Google na América Latina, e Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil

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Monte Verde está entre os cinco destinos mais desejados por viajantes

Uma pesquisa da Booking revelou que Monte Verde (MG), distrito de Camanducaia, está entre os cinco destinos mais desejados pelos brasileiros, junto com Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Campos do Jordão (SP) e Porto de Galinhas (PE). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os dados foram colhidos a partir de listas de viagens criadas por viajantes na plataforma entre maio e junho deste ano. O levantamento também mostrou uma tendência: os destinos domésticos foram os favoritos em 83% das listas de desejos de feitas por consumidores.

Para Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), a pesquisa reflete o trabalho do distrito em se posicionar como um destino seguro e atrativo.

“Estamos atuando sem medir esforços para que a retomada do turismo em Monte Verde seja da maneira mais consciente possível, seguindo todas as regras sanitárias. Além disso, há uma série de atrativos, como contato com a natureza e atividades ao ar livre que são muito convidativos”, afirma Rebecca.

A reabertura do turismo em Monte Verde começou no dia 4 de junho, quando os mais de 150 hotéis e pousadas da região voltaram a operar com até 40% da capacidade. A medida segue até 29 de julho, respeitando, assim, o período em que a cidade permanecerá em “alerta” para os casos de Covid-19.

Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground, porém, permanecem fechadas. Atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas.

De acordo com o decreto municipal 0119/2020, publicado em 29 de maio, desde o dia 1º de junho, também com restrições, atividades de outros segmentos voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza.

Monte Verde abriga, de acordo com a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

 

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PODCAST – Uso de cartão por aproximação aumentou cinco vezes na pandemia

Uso de cartão por aproximação
aumentou cinco vezes na pandemia

Neste Podcast conversei com Alessandro Rabelo, Diretor executivo de solução e inovação da Visa, sobre pagamento via cartão de crédito por aproximação (NFC), ou seja, sem contato físico do usuário com a máquina.

No Brasil o pagamento por aproximação alcançou o marco de 7 milhões de transações mensais em dezembro de 2019 e de acordo com a Visa Consulting & Analytics, esse crescimento tem sido exponencial desde então.

Quando comparados os meses de março de 2019 com março de 2020, por exemplo, o crescimento do uso de cartões Visa com pagamento por aproximação no país foi cinco vezes maior de um ano para outro.

Para conhecer outros detalhes dessa pesquisa, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.




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