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Campus Party terá edição virtual em 2020

A Campus Party anunciou que o evento deste ano terá uma edição virtual e gratuita, por causa das restrições causadas pelo coronavírus. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com a decisão da organização, essa será a primeira vez que o evento irá rolar de maneira simultânea em todos os países participantes.

O que é a Campus Party
Todo ano vemos dezenas de milhares de jovens indo “acampar” nas edições do evento espalhadas pelo mundo. A Campus Party tem como foco ser um hub de tecnologia, inovação e compartilhamento de conhecimento. São centenas de horas de palestras, cursos, especializações com a participação de muita gente renomada.

O evento iniciou em 1997 na forma de um festival de tecnologia e uma LAN Party, e ocorreu em Málaga, na Espanha. Na época, foi realizado apenas um pequeno evento para 50 pessoas no Colégio Miguel Hernández. Já no ano seguinte, a segunda edição cresceu para 250 pessoas, sendo logo seguida por uma terceira edição para 600 participantes em 1999.

Em 2000, a feira teve que ser movida para o Museu das Ciências Príncipe Felipe, em Valência para poder abrigar as 1.600 pessoas. Em 2006, a Campus Party de Valência já recebia 5.500 pessoas e tinha palestras de convidados de renome, como o físico inglês Stephen Hawking, a diplomata holandesa Eveline Herfkens e o político e advogado estadunidense Rudolph Giuliani.

O evento chegou ao Brasil em 2008, com a primeira edição trazendo 3.000 participantes à Bienal de São Paulo. Em 2018, a Campus Party São Paulo realizada no Anhembi bateu 12 mil participantes, com mais de 130.000 visitantes passando por um espaço aberto da feira.

Para o evento online, haverá um palco digital global que será compartilhado por todo mundo que participar do evento. Cada país ainda contará com atrações regiões próprias, incluindo um palco virtual aqui para o Brasil.

O evento acontecerá entre os dias 9 e 11 de julho. Até agora, já são 22 países que têm a participação confirmada no evento. Ele será transmitido através dos perfis da Campus Party nas plataformas Facebook, Twitter e Instagram.

Os responsáveis pela organização da Campus Party promoveram uma live especial no último dia 28 de abril para explicar em detalhes de como será essa dinâmica. Participaram do vídeo o gerente de comunidades da Campus Party, Thalis Antunes, o fundador do evento, Paco Ragageles e o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvam Máximo.

Os organizadores decidiram se aproveitar que não vão ter os gigantescos investimentos da estrutura da feira para investir mais pesado nos convidados – especialmente aqueles que aparecerão no palco global.

 

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PODCAST – Entrevista com Lô Borges sobre pandemia

 

PODCAST – Entrevista com Lô Borges

Este podcast é diferente e muito especial, porque bati um papo com o cantor e compositor mineiro Lô Borges.

Da varanda de sua casa ele cantou “Paisagem da Janela” e chamou as pessoas de todo o país a fazer o mesmo: registrar em fotos e vídeos o que veem da janela de suas casas, cantando trechos da canção ou apenas buscando novos ares em tempos de isolamento social.

A iniciativa impactou quase 30 milhões de pessoas e recebeu mais de dois mil registros em fotos e vídeos de 25 estados brasileiros e 17 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Caribe, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Qatar, Reino Unido, Suécia e Tailândia.

Mas vamos ouvir um pouco do Lô Borges em um bate-papo que tive com ele.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



Campanha de Dias das Mães da HyperX reúne histórias que ‘dão jogo’

Toda mãe de gamer tem uma história relacionada à jogatina dos filhos para contar, mas os detalhes podem variar bastante dependendo de quem estiver recordando. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para homenagear as protagonistas de tantos momentos marcantes, a HyperX, divisão gamer da Kingston, convocou jogadores de todo o Brasil a compartilharem memórias envolvendo seus games e suas mães, e neste domingo (10/05), Dia das Mães, irá contar em posts no Facebook e Twitter algumas das mais emocionantes.

Desde 23 de abril, os gamers enviaram suas histórias pelas mídias sociais da HyperX. Além de curioso e divertido, o resultado final contou com a participação especial dos embaixadores da HyperX Nyvi Stephan, Damiani, Pai Também Joga e YoDa, que aproveitaram a campanha para contar como as mães foram fundamentais em suas trajetórias pessoais e profissionais.

“Esse Dia das Mães será diferente de todos os outros, principalmente pelo isolamento e pela situação global. Porém, ele também pode ser uma oportunidade para as mães jogarem com seus filhos, ou até sozinhas, e descobrirem um novo hobby. Sabemos que os downloads de jogos mobile aumentaram desde o início da pandemia, e que ter mais tempo em casa é propício para também jogar mais, além de ajudar a se distrair e a se desestressar. Nossa filosofia “We’re all gamers” é democrática e foi pensando nisso que criamos a ação de Dia das Mães”, diz Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing da HyperX na América Latina.

Entre as histórias que serão contadas na íntegra no domingo está a de Alceu Oliveira Neto, que recordou quando estava jogando o game de terror de sobrevivência Silent Hill com um amigo, e a mãe, ao perceber o clima de medo, decidiu deixar o ambiente ainda mais assustador.

 

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Digital House amplia prazo de inscrições de seu programa de bolsas para estudantes de todo o Brasil

A Digital House quer formar a primeira Seleção Brasileira de Talentos digitais e, para isso, lançará neste mês de maio o Programa de Bolsas Digital House. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A iniciativa, que contemplará estudantes de todo o Brasil, é direcionada aos interessados nos cursos de Desenvolvimento Web Full Stack Node e de Marketing Digital. Ao todo, serão 300 bolsas, sendo 150 para cada curso, e destas, 54 bolsas (sendo 27 para cada curso, com um estudante contemplado por estado brasileiro, mais o Distrito Federal) darão 100% de desconto na mensalidade.

Para participar, é necessário ser residente no Brasil, ter o segundo grau escolar completo (ensino médio) e ser comprometido, curioso e ter muita vontade de crescer. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 07 e 28 de maio, e os candidatos terão até o dia 28/05 para completar o teste de lógica.

Entre os dias 02 e 16/06, deverão fazer o desafio on-line, e entre os dias 18/06 e 02/07, a Digital House realizará as entrevistas de admissão.

“Nós acreditamos no talento digital dos brasileiros, e com este programa nós queremos chegar aos quatro cantos do país e mostrar na prática que é possível ser especialista em programação ou em marketing aonde quer que a pessoa esteja. A distância, definitivamente não é empecilho”, declara Edney “InterNey” Souza, diretor acadêmico da Digital House.

Os selecionados irão estudar de forma totalmente remota. Os aprovados para o curso de Marketing Digital serão divididos em três grupos de 50 alunos (Turma 1, com aulas de 07/07/2020 a 15/12/2020; Turma 2, com aulas de 03/08/2020 a 24/02/2021; e Turma 3, com aulas de 01/09/2020 a 18/03/2021), que terão 48 aulas, com 2 encontros online semanais de 130 minutos.

E os escolhidos para o curso de Desenvolvimento Web Full Stack também serão divididos em três grupos de 50 alunos (Turma 1, com aulas de 07/07/2020 a 26/01/2021; Turma 2, com aulas de 05/08/2020 a 26/02/2021; e Turma 3, com aulas de 18/08/2020 a 09/03/2021), que terão 50 aulas, com 2 encontros online semanais de 130 minutos.

Para mais informações sobre o conteúdo programático dos cursos e inscrições, acesse o site.

 

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O papel das organizações no acolhimento da maternidade

Por Évelin Gardenal *

Desde cedo, nos acostumamos a ouvir que a vida é feita de escolhas. Para as mulheres, no entanto, essa lógica parece ser muito mais difícil e injusta do que deveria. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por exemplo: será que é realmente preciso escolher entre ser mãe ou ser bem-sucedida na carreira? Como alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e a maternidade? Para boa parte das profissionais brasileiras que são mães, essas perguntas seguem sem respostas – sendo a saída do mercado, muitas vezes, o único caminho possível.

Pesquisas apontam que mais da metade das mulheres que saem de licença-maternidade não retornam aos empregos. Os motivos que provocam essa decisão são os mais diversos: falta de suporte para o cuidado com os filhos, pressão da família, rigidez nos horários etc. Isso, evidentemente, sem mencionar as dificuldades internas que a própria mãe tem em deixar seu filho e sair para trabalhar.

A demanda gerada pela nova vida requer atenção e muito apoio, por isso contar com uma rede capaz de ajudar durante os primeiros meses dessa fase é fundamental. A decisão, sem dúvidas, é difícil e inclui vários aspectos e pessoas.

É justamente nesse ponto que podemos destacar outro fator essencial: o papel e o suporte desempenhado pelas organizações. Levantamentos apontam que mulheres sem filhos recebem, em média, entre 10% e 15% a mais que uma mãe. A diferença é ainda maior em relação à retenção de homens e mulheres que acabam de ter filhos: enquanto apenas 7% dos pais deixam os empregos, mais de 50% das mães são dispensadas ou pedem demissão.

Vale destacar, também, que não é raro encontrar mulheres que preferem deixar seus empregos por serem vítimas de situações desconfortáveis durante a gestação ou por se verem deslocadas quando retornam da licença-maternidade. Em muitos casos, essas profissionais são realocadas em novas equipes, sem nenhum tipo de cuidado ou atenção especial, o que dificulta a transição durante essa etapa.

Esse contexto é alimentado, basicamente, por uma cultura de preconceito por parte das companhias. De acordo com as pesquisas, mais de 70% das mulheres que se candidatam a um novo emprego têm que responder se são ou pretendem ser mães. Nestes casos, não é difícil perceber que a escolha entre maternidade e trabalho vai muito além de uma determinação pessoal.  O fato é que estamos em um momento de transformação global e as companhias deveriam apoiar a mudança de paradigma em relação às mulheres em todos os contextos e fases da vida, incluindo a maternidade.

Mas de que forma as organizações podem contribuir para que as mulheres se sintam seguras ao decidirem ser mães? Uma das primeiras medidas é incentivar uma cultura mais abrangente e que permita a essas profissionais conciliar o trabalho e os cuidados com os filhos.

Como profissional de Recursos Humanos, durante a minha carreira tive a oportunidade de conhecer e participar de ações que estimulam o bem-estar de mães no trabalho. Um exemplo são programas corporativos para o acompanhamento da gestação, que oferecem suporte emocional durante o pré-natal. Esse tipo de iniciativa amplia a confiança das mulheres ao demonstrar que elas têm um grande valor para a organização.

Do mesmo modo, respeitar os prazos e as transições de jornada são fundamentais. Um ótimo exemplo é a adoção da licença-maternidade de seis meses. Para uma mãe, transferir os cuidados com seu bebê a terceiros é uma etapa muito difícil e adiar esse momento fará uma grande diferença para que a profissional possa retornar às atividades mais tranquila, feliz e focada em suas atribuições.

Uma medida bastante eficiente e que já vem sendo adotada por muitas companhias para incentivar a produtividade de forma geral é a flexibilização dos horários de trabalho, com a adoção de banco de horas e home office para atividades que permitam. As mães sentem-se mais seguras e confortáveis ao saber que poderão se ausentar do escritório quando necessário e que contam com a confiança da empresa em sua responsabilidade e capacidade de cumprir com as metas estabelecidas.

Outra forma efetiva de sinalizar às mulheres que a maternidade é um tema natural dentro da organização é realizar, periodicamente, eventos que envolvam as famílias dos colaboradores. Apresentar seu ambiente de trabalho, seus colegas e suas atividades é uma rica oportunidade para as mães mostrarem aos filhos um outro lado, que muitas vezes eles não conhecem. Isso também auxilia as crianças a compreenderem a importância da carreira na vida de suas mães e, inclusive, a sentirem orgulho pelas suas conquistas.

Temos de encarar a maternidade como um passo especial. Cabe a cada uma de nós definir, se, quando e como ela ocorrerá, sem pressões ou temores desnecessários. Para isso, é preciso que as lideranças das empresas estejam verdadeiramente engajadas na criação de uma cultura acolhedora para as mães. Somente assim conseguiremos reter os melhores talentos, respeitando suas escolhas e opções. É hora de entender que há amor dentro das operações.

 

* Évelin Gardenal é Diretora de Recursos Humanos da Diebold Nixdorf Brasil

 

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Samsung realiza doação para apoiar os brasileiros na luta contra o Covid-19

A Samsung entende a fase enfrentada pela sociedade e está atenta às melhores medidas que possam colaborar com o bem-estar de todos, agora passa também a direcionar esforços para questões mais amplas, como a saúde. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com isso a empresa anunciou uma doação de R$ 5 milhões para o poder público brasileiro. O valor inclui doações para o Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Estado do Amazonas.

A ação para o Governo Federal inclui a doação de tablets, notebooks e kit de testes rápidos que serão distribuídos, pelo Ministério da Saúde, entre as unidades de saúde do país dedicadas ao tratamento da pandemia.

Para o Governo do Estado de São Paulo, a doação consistirá na disponibilização de testes rápidos para a Secretaria Estadual da Saúde e a entrega de tablets, TVs e notebooks para o Hospital das Clínicas, de São Paulo.

Em Manaus, onde a companhia também tem uma unidade fabril, também doará testes kits e tablets para o Governo local, que irá distribui-los entre as unidades de saúde.

“A Samsung reforça o compromisso de mais de 30 anos no Brasil, apoiando o povo brasileiro com recursos e tecnologia para superar esse período desafiador. Temos orgulho de fazer parte deste país e agora, mais do que nunca, devemos permanecer juntos para minimizar o impacto da pandemia”, afirma Yoonie Joung, Presidente da Samsung Brasil.

 

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“Hacker” descobre dados privados de usuário do carro elétrico Tesla

Os carros estão cada vez mais tecnológicos, repletos de recursos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nesse sentido, os cuidados com a privacidade dos dados dos usuários são essenciais. Porém, parece que a Tesla tem uma falha que poderá divulgar dados que deveriam ter sido apagados. Alguém descobriu esta falha, comprou peças antigas do Tesla no eBay e encontrou-as cheias de dados.

Segundo uma investigação preliminar, estes dados podem ser recuperados mesmo depois que os proprietários realizem um “reset de fábrica”.

Os sistemas de entretenimento da Tesla são cada vez mais completos. Contudo, exigem que os proprietários dos veículos insiram seus dados de acesso, por exemplo, para vídeos do Netflix ou do YouTube, executar o Spotify, conectar-se à rede Wi-Fi e, é claro, armazenar números de telefone.

Estes benefícios exigem o armazenamento de muitas informações pessoais, os dados mais sensíveis dos proprietários.

Dados do usuário final não são apagados
A polícia conseguiu ter acesso a 13 unidades Tesla MCU (Media Control Unit, ou unidade de controle multimídia). Estas peças foram removidas dos carros elétricos quando eles precisaram de revisão ou mesmo quando foram descartados. Com isso, foi possível perceber que cada um dos dispositivos armazenou uma grande quantidade de informações sensíveis, apesar de terem sido “apagados”.

Os dados existentes contemplavam listas telefônicas de smartphones ligados ao carro, registos de chamadas com centenas de entradas, anotações recentes de calendário, nomes de usuários e senhas de Spotify e de redes Wi-Fi. Além disso, existiam rotas no GPS para a casa do proprietário, para o local de trabalho e todos os lugares para os quais se navegava. Por fim, ainda foi possível encontrar cookies de sessão que permitiam acesso ao Netflix e ao YouTube (e contas Gmail anexadas).

Todos os 13 dispositivos mostraram que sua última localização foi num centro de serviço Tesla. Essa informação indica que estas peças foram removidas por um técnico Tesla autorizado. Os postos de serviço Tesla removem as MCUs por vários motivos. Entre os motivos mais comuns estão defeitos na unidade, ou a troca para uma versão mais moderna e avançada.

Dados privados dos usuários da Tesla no eBay
O Investigador, com o nome de usuário @greentheonly, informou que obteve 12 das unidades em páginas eBay, e uma outra foi obtida através de um amigo. O procedimento oficial de Tesla exige que as MCUs removidas sejam enviadas intactas de volta para a Tesla. Posteriormente, as unidades danificadas devem ser destruídas (receber marteladas mesmo!) para garantir que os conectores sejam suficientemente danificados e depois descartados no lixo.

“Parece que alguns funcionários do centro de serviço não realizaram esse procedimento e venderam unidades intactas”, informou o investigador numa entrevista.

Obrigação da Tesla na proteção dos dados
A descoberta da Greentheonly revela um risco não só para os proprietários dos Tesla, mas para os condutores de praticamente qualquer veículo que tenha dispositivos a bordo que sejam capaz de armazenar dados pessoais ou forneçam acesso e monitoramento remoto.

Há relatos de usuários que, com carros de outras marcas, mesmo depois de entregar o veículo alugado continuaram com acesso a ações do veículo, mesmo ele já estando nas mãos de outro cliente.

Por fim, o investigador disse que as MCUs da Tesla mantêm informações numa base de dados SQLite que não são apagadas até que os blocos do disco rígido que as armazena sejam sobrescritos por novos dados. Embora um “reset de fábrica” possa apagar as informações, é mais provável que isso apenas torne o processo de recuperação mais difícil e demorado, mas não impossível.

O ideal é mesmo destruir as unidades quando ficam inutilizadas.

 

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Disney anuncia máscaras de proteção com temas de Star Wars, Marvel e Pixar

A Disney lançou nos Estados Unidos uma linha de máscaras para proteção com temas de seus famosos filmes e personagens! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os primeiros modelos serão baseados em Star Wars, Mickey, Minnie, Pooh, Princesas da Disney, Toy Story, Marvel e Pixar.

Eles também estão doando 1 milhão de máscaras faciais de pano para a MedShare distribuir para crianças e famílias em comunidades carentes e vulneráveis. Além disso, a Disney doará todo lucro recebido pela venda das máscaras para a MedShare até 30 de setembro.

Os produtos já estão em pré-venda no site oficial da Disney (nos Estados Unidos) e devem chegar em junho. O kit com 4 máscaras sai por US$19,99 e é possível escolher o tamanho (pequeno, médio e grande).

“A contribuição de um milhão de máscaras de pano Disney será fornecida para famílias em comunidades e organizações carentes que trabalham para limitar a disseminação do coronavírus, enquanto sua doação monetária será usada para apoiar os esforços contínuos da comunidade médica para fornecer cuidados que salvam vidas àqueles quem mais precisa”, afirma Charles Redding, CEO e Presidente da MedShare.

 

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AMD e Oxide Games focam em gráficos na nuvem

A AMD e a Oxide Games anunciaram uma parceria a fim de desenvolverem tecnologias gráficas para o crescente mercado de jogos na nuvem. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ao combinar a expertise em hardware e gráficos de jogos da AMD com os recursos de desenvolvimento da Oxide e o mecanismo de jogos Nitrous, as empresas planejam criar um conjunto robusto de ferramentas e tecnologias para renderização em nuvem.

Isso é uma boa notícia para quem não consegue investir alto em placas de vídeo potentes para o computador ou videogames de última geração, pois todo o processo será realizado em servidores remotos, e o usuário precisará apenas se conectar a servidores para rodar seus jogos em alta qualidade – e na sua casa.

“O lema da Oxide é dar vida a jogos que nunca foram vistos ou experimentados antes. Construímos o Nitrous Engine especificamente com esse objetivo em mente. O comprometimento da AMD com os jogadores e sua liderança no avanço do hardware de ponta é um complemento perfeito ao comprometimento da Oxide com a mesma excelência em software”, afirma Scott Herkelman, VP de Negócios Gráficos da AMD.

 

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Ela voltou! Nokia 2.3 (com Android) já está disponível no Brasil

A Nokia está de volta ao Brasil, com seu aparelho Nokia 2.3! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Cerca de um mês após anunciar o retorno das atividades no Brasil, a empresa anunciou seu primeiro modelo no país.

Hardware simples
O smartphone é básico, alinhado à estratégia da empresa de focar no segmento de entrada e intermediários neste primeiro momento.

O corpo é de plástico, disponível nas cores cinza, dourado ou verde. Sua tela é de 6,2″ com resolução HD+ (1520×720 pixels). A tecnologia da tela é IPS LCD, mas a empresa incluiu a função “Always on Display”, que mantém o painel ligado permanentemente exibindo informações como hora, nível de bateria e notificações não lidas.

O modelo possui câmera dupla na traseira, uma de 13 MP e outra de 2 MP. Sua câmera de selfie, posicionada no entalhe em formato de gota, tem sensor de 5 MP.

O armazenamento é de 32 GB, com slot (híbrido) para cartão de memória microSD. O processador é um MediaTek Helio A22, com oito núcleos, gerenciado por 2 GB de RAM. A bateria tem 4.000 mAh, porém sem carregamento rápido. Também não está disponível um leitor impressões digitais no aparelho.

Com preço sugerido de R$ 899, o modelo está posicionado no segmento de entrada, mas com alguns detalhes além do básico. Seus principais concorrentes nesta categoria são o Moto G8 Play, da Motorola, e o Galaxy A20s, da Samsung.

O aparelho está à venda na loja online da Nokia, nas marcas do grupo B2W (Americanas, Shoptime e Submarino) e nas Pernambucanas.

A Multilaser será a parceira da Nokia no Brasil, ficando responsável pela distribuição e suporte dos celulares. A fabricação, por enquanto, é feita no exterior, porém a Nokia estuda produzir os smartphones no Brasil.

Ficha técnica
Tela: LCD de 6,2 polegadas com resolução HD+ (1520×720 pixels) e proporção 19:9

Processador: MediaTek Helio A22 quad-core de até 2.0 GHz

RAM: 2 GB

Armazenamento interno: 32 GB, com entrada para microSD

Bateria: 4.000 mAh (com carregador de 5 watts)

Câmera frontal: 5 megapixels (f/2.4)

Câmeras traseiras:

Principal: 13 megapixels (f/2.2)

Sensor de profundidade: 2 megapixels

Sistema operacional: Android 9.0 Pie com atualizações garantidas para Android 10 e Android 11

Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 5.0, rádio FM

Dimensões: 157,7 x 75,4 x 8,7mm

Peso: 183 gramas

Cores: verde, dourado e cinza

 

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Higienização do veículo pode evitar proliferação do Coronavírus

Em tempos de Coronavírus, a necessidade de que veículos sejam submetidos a processos de manutenção e limpeza se torna ainda mais relevante, já que uma parte da população precisa utilizar o carro para se locomover pela cidade para ir a alguns lugares como ao trabalho, ao médico, ou porque o próprio automóvel é a fonte de renda. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo estudos de universidades norte-americanas (Princeton e Universidade da Califórnia) o vírus Covid-19 sobrevive em superfícies por longos períodos. Em materiais plásticos, ele pode durar por até 72h e em ambientes empoeirados, entre 40 minutos a 2h30min, tornando o veículo um ambiente propenso à contaminação.

É importante ressaltar que o vírus também possui um período de sobrevivência grande em materiais como o aço inoxidável, cerca de 72h; papelão, 24h; e cobre, 4h.

Eliminar a poeira dos automóveis se torna então um grande passo no combate a proliferação do Coronavírus. É importante dar atenção para todo o veículo e realizar a limpeza de estofados, carpetes, volante e o sistema de ar condicionado. Para isso existem produtos específicos que podem ajudar, como o ST-0720BR Auto Air Cleaner. Segundo o fabricante, sua fórmula ajuda na remoção de sujeiras e oleosidade incrustada no interior do sistema, sendo eficaz frente a diversos tipos de bactérias, fungos e ácaros.

Vale lembrar que o outono é uma estação em que enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar. Portanto, o cenário pede a devida atenção à higienização para mais conforto e saúde de todos que dependem de um veículo, principalmente, aqueles usados para transportar pessoas acometidas por doenças crônicas e que são consideradas grupos de risco em tempos de Coronavírus.

 

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Atenção: 28.000 contas de hospedagem GoDaddy podem ter sido comprometidas

Em 4 de maio de 2020, a GoDaddy, provedor de hospedagem de sites, divulgou que as credenciais SSH (protocolo de rede criptográfico [Secure Shell] para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura) de aproximadamente 28.000 contas de hospedagem da plataforma foram comprometidas por um invasor não autorizado.  [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A empresa, com cerca de 19 milhões de usuários, 6 mil funcionários e um faturamento de US$ 2,7 bilhões em 2019, comunicou hoje que houve uma invasão em sua rede. Ainda não está claro quais pacotes de hospedagem da GoDaddy foram afetados por essa violação. O padrão de segurança SSH, embora extremamente seguro se configurado corretamente, pode permitir logins com uma combinação de nome de usuário/senha ou um nome de usuário e uma chave pública/privada.

No caso dessa violação, tudo indica que o invasor tenha colocado sua chave pública nas contas afetadas para manter o acesso, mesmo que a senha da conta tenha sido alterada.

O aviso enviado aos clientes diz:

“Precisamos informá-lo de um incidente de segurança que afeta suas credenciais de conta de hospedagem na web GoDaddy. Identificamos recentemente atividades suspeitas em um subconjunto de nossos servidores e iniciamos imediatamente uma investigação. A investigação descobriu que um indivíduo não autorizado tinha acesso às suas informações de login usadas para conectar-se ao SSH na sua conta de hospedagem. Não temos evidências de que nenhum arquivo foi adicionado ou modificado em sua conta. O indivíduo não autorizado foi bloqueado de nossos sistemas e continuamos a investigar o possível impacto em todo o ambiente”.

A empresa fez uma comunicação oficial ao governo do Estado da Califórnia, com uma notificação à Procuradoria Geral do Estado, revelando que a invasão ocorreu em outubro de 2019.

Bom, se você é usuário da plataforma, veja o que pode fazer:

Ação imediata
O provedor indica que eles atualizaram as senhas das contas supostamente afetadas e que removeram a chave pública do invasor. Embora isso deva impedir que o invasor acesse sites impactados via SSH, é altamente recomendável alterar a senha do banco de dados de seu site, pois isso pode ser facilmente comprometido por um invasor sem modificar outras informações da conta.

Credenciais de banco de dados comprometidas podem ser usadas para obter o controle de um site WordPress se as conexões remotas de banco de dados estiverem ativas, o que o GoDaddy permite em muitas de suas contas de hospedagem.

Você também pode verificar se há usuários administradores não autorizados em seu site, pois eles podem ter sido criados sem que você tenha visto, e sem modificar nenhum arquivo no site.

Se você foi impactado por essa violação e ainda não foi notificado pela GoDaddy, provavelmente será em breve. Embora “apenas 28.000 contas de hospedagem” aparentemente foram afetadas, estima-se que milhões de sites sejam hospedados pelo GoDaddy. Isso significa que existem milhões de usuários podem estar preocupados com o recebimento de uma notificação de que sua conta de hospedagem foi violada.

Portanto, a probabilidade de uma campanha de phishing segmentar usuários do GoDaddy é alta. Recomendamos que, nessas condições, os clientes do provedor tomem cuidado ao clicar em links ou executar qualquer ação em e-mails para garantir que eles não acabem sendo vítimas de um ataque desse tipo.

Ao ser questionada, a empresa enviou sua posição oficial:

“Em 23 de abril de 2020, identificamos que os nomes de usuário e senhas do SSH foram comprometidos por um indivíduo não autorizado em nosso ambiente de hospedagem. Isso afetou aproximadamente 28.000 clientes. Redefinimos imediatamente esses nomes de usuário e senhas, removemos um arquivo SSH autorizado da nossa plataforma e não temos indicação de que o indivíduo usou as credenciais de nossos clientes ou modificou quaisquer contas de hospedagem de clientes. O indivíduo não teve acesso às principais contas do GoDaddy dos clientes”.

Fique de olho
Violações como essa podem criar um alvo principal para invasores que usam campanhas de phishing como um meio de infectar (mais) usuários. Existem algumas coisas importantes que você pode verificar para ver se é o alvo de um ataque deste tipo:

– Verifique o cabeçalho do email. Se a origem da mensagem não vier de um domínio registrado do GoDaddy, provavelmente não veio deste provedor e é uma tentativa de phishing;

– Procure por erros de digitação ou erros ortográficos no próprio conteúdo do email. Isso pode indicar a presença de um invasor. Os emails profissionais conterão erros de digitação ou erros de ortografia;

– Linguagem alterada usada para assustar você e fazê-lo fornecer informações pessoais. O email de divulgação de incidentes de segurança da GoDaddy não deve assustá-lo, muito menos solicitar que você forneça qualquer informação. Deve simplesmente informar que você pode ter sido afetado por uma violação. Se você receber um e-mail solicitando informações, pode ser uma tentativa de phishing;

– Se você não conseguir verificar a fonte e a legitimidade do email, é melhor ir diretamente ao site do provedor e falar com eles por meio de seus canais de suporte padrão. Isso permitirá que você verifique se sua conta está segura.

***Os servidores do Portal Vida Moderna não utilizam o protocolo SSH e sim  TSL/SSL (Secure Sockets Layer), um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. Também não utilizamos servidores compartilhados.

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Prorrogação de prazo para entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados divide opiniões

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que relatou a proposta que deu origem à lei, concorda com o adiamento da entrada em vigor apenas das sanções previstas para quem descumprir a legislação, e não de todos os seus princípios. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Silva defende que os parlamentares rejeitem a parte da medida provisória que trata do tema, por ser, em sua avaliação, um “jabuti”, e diz que considera a MP “um absurdo”.

“Eu defendo que nós adiemos as sanções, mas não a vigência dos princípios da lei, porque a lei toda valendo, exceto as sanções, poderia servir como inspiração para que entes públicos e privados passem a estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, afirma.

A única parte da Lei Geral de Proteção de Dados que continua valendo é a que diz respeito à criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão que vai fiscalizar o cumprimento da lei, que entrou em vigor em 2018.

Favorável
O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que participou da comissão especial que analisou a legislação sobre proteção de dados, é a favor do adiamento.

“É importante termos a posição do governo de compreender que vivemos um período extraordinário, por isso toda prorrogação é fundamental para que a gente consiga viabilizar todos os programas, todos os projetos, todas as leis. O cidadão está, nesse momento, buscando a própria sobrevivência. As empresas, da mesma forma e, por isso, a prorrogação, sem dúvida, é fundamental”, justifica.

O adiamento da entrada em vigor da lei já vinha sendo discutido pelo Congresso desde que os efeitos da pandemia de coronavírus se agravaram. No início de abril, o Senado aprovou um projeto que adia a vigência para janeiro de 2021. O projeto (PL 1179/20) está em regime de urgência na Câmara.

As regras da medida provisória estão valendo, mas precisam ser confirmadas pelos plenários da Câmara e do Senado. A MP seguirá o rito sumário de tramitação das medidas provisórias definido pelo Congresso Nacional em virtude da situação de calamidade pública.

 

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Plataforma oferece serviço gratuito para preparação para o ENEM

Apesar da pandemia, as datas das provas do ENEM foram mantidas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Isso preocupa especialmente os estudantes da rede pública de ensino, que questionam como vão se preparar sem o conteúdo adequado.

Uma das alternativas para ajudar os alunos nesse período é a plataforma “Resolve Sim” que oferece um serviço gratuito para estudantes da rede pública de todo o Brasil.

A plataforma fornece conteúdo com videoaula, vídeos curtos, textos de apoio, simulados, etc., para que eles possam estudar para o ENEM remotamente.

Ela pode ser acessada por computador, celular e tablet. São conteúdos distribuídos em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza), além de uma área especial de provas de preparação, o famoso Simuladão.

Houve um cuidado especial com a metodologia e os objetos de aprendizagem – e-books, temas ilustrados e infográficos, games, planos de estudos e tarefas com acompanhamento de professores e tutores. Os professores gravaram aulas específicas para a plataforma.

Para mais informações, acesse o site.

 

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PODCAST – Bayer reúne 20 start ups para ajudar o agronegócio durante a COVID-19


PODCAST – Bayer reúne 20 start ups

para ajudar o agronegócio durante a COVID-1

Dirceu Ferreira Junior, diretor do Centro de Expertise em Agricultura Tropical da Bayer Brasil, explica neste podcast o projeto que reúne 20 start ups que visa ajudar os produtores rurais de todo o país a enfrentar os problemas que surgiram por conta das medidas de restrição que foram adotadas para conter a propagação do novo coronavírus.

Além desse projeto, o executivo também falou como o agronegócio vem se modernizando com a Transformação Digital.


Ouça agora o Podcast e deixe seu comentário



Enfim, a real transformação digital

Por Eduardo Guerreiro *

Nos últimos anos muito se fala sobre a transformação digital. O que era realmente, qual caminho trilhar e aonde se queria chegar. Pois bem… chegamos! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Quem diria – há pelo menos seis meses – que seríamos globalmente afetados por um vírus e obrigados, todos, a aderir em algum nível à transformação digital tão falada por muitos e tão pouco conhecida por uma fração privilegiada da sociedade.

A transformação digital não apenas chegou, mas se tornou obrigatória para conseguirmos passar por esta fase tão desafiadora como a que estamos vivendo.

Em diversas ocasiões, sempre comentei que a real transformação digital era aquela que aproximasse as pessoas e organizações, com suas necessidades, oportunidades, convenientes ou não, financeiramente objetivadas ou não.

É exatamente o que estamos vendo agora. Aplicativos de diversas especialidades sendo testados ao extremo por uma população ávida por suprir suas necessidades básicas, como pedir comida, fazer compras no supermercado, em farmácias, todo e-commerce alavancado principalmente para negócios que ainda não se encontravam inseridos no mundo digital.

Falar com a família e amigos a poucos quilômetros de distância (por vezes muito menos que isso) deixou de ser um desafio entre gerações que não sabiam ainda usar um aplicativo no seu telefone e até participar de happy-hours virtuais.

Realizar suas transações e operações financeiras em bancos tradicionais e digitais passou a ser o básico da tecnologia. Até a tão sonhada telemedicina, sempre barrada por questões legislativas e até éticas, pasmem, agora forçadamente implementada e encorajada por médicos, hospitais e planos de saúde, e na forma mais rápida possível. Olha o 5G aí! Chegando mais rápido que ele mesmo.

Mesmo as empresas de telefonia e provedores de internet estão ampliando sua capacidade para disponibilizar bandas maiores para que seus milhões de clientes possam, cada um deles, montar seu escritório virtual e conduzir seus trabalhos remotamente.

Pessoas e empresas que nem sequer tinham políticas de segurança adequadas, ou mesmo que não permitiam esse tipo de trabalho, são obrigados a fazê-lo em tempo recorde, sobrecarregando e desafiando softwares de comunicação já nativos em nuvem para suas reuniões de trabalho, agora totalmente virtuais, colocando as capacidades de performance das clouds numa verdadeira prova de fogo.

E se falarmos então dos modelos analíticos e sistemas de big data direcionados a prever a expansão do vírus pelas cidades e por todo o planeta? Ou de toda a força computacional colocada em linha, por meio de inteligência artificial e nuvem, para encontrar os medicamentos e as vacinas mais apropriados para o combate ao vírus?

Estamos vendo a união de governos com empresas privadas, utilizando-se da tecnologia móvel (IoT), num tremendo big data com dados de georreferenciamento quase em tempo real e usando modelos preditivos para medir e antecipar o movimento da população pelos bairros e cidades.

Temos discussões sobre privacidade, limites da tecnologia, investimentos e prioridades políticas e sociais, colocando frente a frente governos, instituições, empresas, cidadãos e a sociedade em todas as suas esferas e classes sociais.

São debates forçadamente necessários para soluções rápidas e inovadoras, que tragam de alguma forma alívio e suporte para ultrapassarmos essa crise sem precedentes. E ao fim dela, com certeza, evoluirmos em todos os níveis e camadas possíveis da nossa sociedade em todos os cantos do mundo.

Enfim, eis a real transformação digital na prática, de forma didática, prática, simplesmente disponibilizada, utilizada e explorada em progressão geométrica.

É disso que sempre falamos.

* Eduardo Guerreiro é diretor de Negócios Digitais da Cognizant no Brasil

 

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LG apresenta vídeo para exaltar bons momentos em casa

A LG acaba de lançar um vídeo com o intuito de trazer sua mensagem positiva sobre este novo cenário que estamos vivendo, durante a pandemia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O filme “Conectados” valoriza os bons momentos de ficar em casa e, também, a descoberta de uma nova maneira de manter a nossa rotina e as atividades que mais gostamos.

A nossa casa sempre foi o local de conforto e descanso e agora, mais do que nunca, é o lugar onde estamos mais ligados a quem amamos. A conectividade para uma vida melhor é um dos principais direcionamentos da marca LG e se torna ainda mais importante neste período desafiador que a sociedade está vivendo.

O vídeo faz parte de uma série de iniciativas que a LG tem desenvolvido para demonstrar solidariedade à população, contribuir com ações sociais e trazer ideias para que esse momento seja vivido de forma mais leve.

Além do vídeo, a marca fez uma doação de produtos para os hospitais de campanha do Anhembi e Pacaembu, em São Paulo, e criou uma série de dicas para aproveitar melhor a quarentena em casa, com a participação de executivos da empresa.

O vídeo será veiculado durante o mês de maio nas principais redes sociais da marca – LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube.

Veja o vídeo abaixo:

 

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Aprenda como fazer backup em um SSD

Fazer backup é um procedimento simples e rápido que pode evitar uma grande dor de cabeça para usuários de computador. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mesmo aqueles que não têm familiaridade com tecnologia devem ter uma cópia de segurança das informações salvas em seus dispositivos ou sistemas.

Seja por panes, vírus, falhas de funcionamento, roubo, perda ou descuidos, qualquer pessoa que use um computador pode precisar recuperar seus arquivos, e o período de distanciamento social é uma oportunidade e tanto para aprender a fazer backup ou colocar a tarefa em dia.

Para manter documentos, fotos, vídeos, programas e até configurações de um software a salvo em um hardware seguro e de rápido acesso, a Kingston indica que o backup seja feito em um SSD (unidade de estado sólido), que é mais durável e confiável que um disco rígido (HDD) e pode ser usado como unidade externa via USB ou como um segundo drive interno da máquina.

Para realizar uma cópia de segurança completa dos arquivos, programas e até do sistema operacional é possível fazer seguindo as etapas abaixo. Mas se ainda assim surgirem dúvidas, recomenda-se buscar o auxílio de um especialista (pode perguntar para nós! :D).

Backup de arquivos e programas
Siga os seguintes passos:

Certifique-se de que o SSD instalado internamente em seu computador ou conectado via porta USB tem capacidade suficiente armazenar todos os arquivos e programas que deseja ter em seu backup;

Abra o Windows 10, clique em ‘iniciar’, vá em ‘configurações’, ‘atualização e segurança’, ‘backup’ e clique em ‘adicionar uma unidade’ e selecione o SSD secundário, seja ele uma unidade interna ou externa conectada via porta USB;

Uma nova tela será aberta automaticamente com todos os seus arquivos pessoais, bibliotecas, programas instalados etc. Selecione tudo que pretende incluir no backup;

Dê continuidade à tarefa e aguarde o processo de cópia ser finalizado. Feito isso, todos os arquivos selecionados estarão salvos no SSD secundário;

Por fim, o usuário poderá optar por estipular uma periodicidade para a realização automática do mesmo procedimento. Feche as telas e o backup estará pronto!

Backup do sistema operacional completo
Se estiver usando um SSD Kingston que já vem com a licença gratuita para o software de clonagem Acronis, baixe o programa aqui;

Instale e abra o programa Acronis True Imagem OEM, selecione ‘backup’, o primeiro botão no canto superior esquerdo da guia;

Clique em ‘entire PC’ e selecione onde o backup será salvo, podendo ser na unidade secundária interna ou externa conectada via porta USB;

Clique em iniciar o backup e espere o fim do processo de cópia. O backup de todo o seu sistema operacional estará salvo no seu SSD!

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Ubisoft anuncia novo jogo da série Assassin´s Creed (veja o trailer!)

A Ubisoft acaba de anunciar Assassin’s Creed Valhalla, o próximo jogo da série Assassin’s Creed. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ambientado na Era Viking, o game será lançado no final deste ano para Xbox Series X, PlayStation 5, Xbox One, PlayStation 4, Windows PC, Stadia e UPLAY+, o serviço de assinatura da Ubisoft.

Desenvolvido pelo mesmo time responsável por Assassin’s Creed Black Flag e Assassin’s Creed Origins, na Ubisoft Montreal, Assassin’s Creed Valhalla convida os jogadores a viverem a saga de Eivor, um feroz guerreiro viking criado em um ambiente cercado de lendas sobre batalhas e glórias.

O novo game oferece uma experiência viking arrebatadora e transporta os jogadores para um dinâmico e belo mapa de mundo aberto que contrasta com o cenário brutal da Idade das Trevas na Inglaterra.

Assista o trailer:

Para ganhar seu lugar entre os deuses em Valhalla, os jogadores precisarão saber usar novos recursos e habilidades, realizando invasões, aumentando seus assentamentos e demonstrando poder e influência.

“Mal podemos esperar até que os jogadores vivenciem essa incrível jornada viking”, disse Ashraf Ismail, diretor criativo de Assassin’s Valhalla. “Na pele de Eivor, um invasor viking e líder de clã, os jogadores enfrentarão grandes desafios para estabelecerem um novo lar enquanto lutam pelo poder e controle da Inglaterra”.

No game será possível escolher entre jogar como um Eivor masculino ou feminino, e usar ferramentas de customização, incluindo cabelo, tatuagens, roupas, pinturas de guerra e equipamentos. Alianças políticas, decisões de combate e opções de diálogo vão impactar a trajetória dos jogadores e, por isso, será fundamental estabelecer estratégias para proteger o lar e o futuro de seu clã.

Partindo da Noruega, por meio de guerras infinitas e com recursos cada vez mais escassos durante o século IX d.C., os jogadores conduzirão o clã nórdico de Eivor através do gelado Mar do Norte até as ricas terras dos reinos controlados pela Inglaterra.

Será preciso estabelecer um novo destino para seu clã, batalhando ao implacável estilo de luta dos guerreiros vikings, apresentados no jogo a partir de um sistema de combate renovado, que inclui a capacidade de manejar duas armas ao mesmo tempo, e enfrentar a maior variedade de inimigos já vista na série.

Com poucos recursos à disposição, os jogadores irão liderar ataques a qualquer local promissor que encontrarem no litoral utilizando seus barcos e adquirindo riquezas. Conforme os vikings se estabelecem em novos lugares, encontram a resistência dos saxões, como o rei Aelfred de Wessex. Contra todas as probabilidades, Eivor deve fazer o que for necessário para manter Valhalla ao seu alcance.

O novo Assassin’s Creed Valhall ainda não teve seu preço divulgado, e terá duas edições:

Gold Edition: versão com o jogo base e passe de temporada (season pass).

Ultimate Edition: inclui o jogo base, o passe de temporada (season pass) e o Ultimate Pack, que dá acesso a conteúdos exclusivos de personalização, como o Berserker Gear Pack, o Berserker Settlement Pack, o Berserker Longship Pack, além de um conjunto de runas para melhorar as armas e armaduras.

Todos que adquirirem Assassin’s Creed Valhalla em pré-venda receberão no lançamento do jogo uma missão adicional chamada The Way of the Berserker, na qual se juntam ao lendário nórdico Berserker em sua jornada por vingança.

Para mais informações sobre Assassin’s Creed, visite o site.

 

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Atendimento via chatbot atinge 1 milhão de interações em menos de um mês

chatbot

Em meio à pandemia do Covid-19 muitos dilemas foram lançados ao mundo, sobretudo os que se referem a atendimento ao cliente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Diversas companhias precisaram alterar a dinâmica de atendimento, suspendendo a modalidade presencial.

Este é o caso das concessionárias da Neoenergia que, como forma de prevenção ao contágio pela doença, optaram por iniciar atendimentos via WhatsApp, por meio de uma tecnologia de chatbots desenvolvidos pela Nama, empresa brasileira responsável por uma plataforma de inteligência artificial.

A nova modalidade de atendimento poderá ser acionada diretamente pelo cliente, por meio do aplicativo de mensagens no número de cada uma das distribuidoras da empresa (Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), ou por meio de um Código QR, que direciona o usuário aos diversos serviços que podem ser resolvidos de maneira remota.

Lançada no dia 20 de março, em pouco mais de um mês a solução já realizou mais de 1 milhão de atendimentos, tendo um índice de efetividade superior a 90% das solicitações, sendo muito importante para os clientes durante a quarentena.

“A qualidade no atendimento ao cliente sempre foi uma das nossas preocupações, não sendo diferente neste momento de restrição de circulação, onde precisamos, por precaução, fechar nossas lojas de atendimento. Com os chatbots, o cliente pode, facilmente, resolver mais de 50 solicitações, além de serviços mais complexos como o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, onde contamos, também, com auxílio do atendimento humano. Decidimos usar a tecnologia a favor dos nossos clientes, proporcionando qualidade de atendimento e ajudando a diminuir a propagação do novo coronavírus”, afirma Sebastião Elias, superintendente corporativo de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia.

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