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Uber lança programa de fidelidade no Brasil

Milhões de clientes usam a Uber todos os dias e de maneiras diferentes, seja compartilhando um carro juntos, comprando o almoço pelo Uber Eats, indo para o aeroporto ou voltando de uma festa com segurança. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Hoje, começou a funcionar o Uber Rewards, um programa único na categoria, que permite aos usuários da Uber e do Uber Eats ganhar vantagens a cada uso, seja pessoal ou profissional.

Cada real gasto com Uber Eats, UberX, UberX VIP e Uber Juntos se converte em um ponto no Uber Rewards. Para gastos com Uber Select e Uber Black, cada real vale dois pontos. Existem, ao todo, quatro categorias. Ao alcançar 400 pontos, o usuário avança de Azul para Ouro. Com 1.500 pontos, para Platina e com 4.000 pontos, para Diamante.

Para acompanharmos de perto a adesão e a resposta ao programa, vamos avançar aos poucos. Inicialmente, o programa de recompensas está disponível apenas para usuários convidados nas cidades de Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Brasília, Goiânia, Vitória, Santos, São José dos Campos e Florianópolis.

A expectativa é que a expansão aconteça ao longo dos próximos meses.

Quem está de fora do teste já pode começar a acumular pontos, porque o Uber Rewards considera os gastos dos seis meses anteriores ao adicionar um novo participante. Isso significa, inclusive, que mesmo os mais novos participantes podem já estar nos níveis Ouro, Platina ou Diamante.

Benefícios
Para determinar quais seriam as vantagens oferecidas aos usuários, foram realizadas muitas pesquisas, inclusive no Brasil. Os usuários da Uber e do Uber Eats querem ver um retorno sobre seus gastos diários e se preocupam com a consistência de preço, a pontualidade e a qualidade de sua experiência.

O Uber Rewards permite que os usuários desbloqueiem benefícios como:

– A cada 500 pontos acumulados, todo usuário pode escolher entre um desconto de 10% em viagens da UberX durante três dias ou um desconto de 20% na seu próximo pedido no Uber Eats;

– Usuários Platina e Diamante podem escolher uma rota e evitar aumentos de preço mesmo em horários de pico e dias de trânsito intenso;

– Usuários Platina e Diamante vão ter prioridade ao pedir um Uber nos principais aeroportos do país;

– Usuários Diamante viajam de Uber Select ou Uber Black ao pedir um UberX, de graça, uma vez por mês;

– Usuários Ouro, Platina e Diamante continuam com acesso aos motoristas parceiros mais bem avaliados na Uber, como acontece atualmente com o UberX VIP.

Para mais informações, consulte o site.

 

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Veja dicas para proteger os pequenos de ameaças online

As redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas. Muitos dos problemas que começam no mundo físico também acabam tendo repercussões no ambiente digital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Pensando nisso, a ESET separou algumas dicas sobre como instruir crianças a usarem a internet de maneira segura.

“É importante entender que na internet não existem barreiras. Por conta da inibição causada pelo anonimato das redes sociais, muitas crianças dizem e fazem coisas no mundo digital que normalmente não fariam no mundo físico, como por exemplo o bullying virtual, chamado de cyberbullying”, diz Cecília Pastorino, especialista em segurança da informação da ESET América Latina.

“O perigo está justamente no fato de que uma única publicação agressiva chega a centenas ou milhares de pessoas em questão de minutos. Uma vez que o conteúdo se tornou viral, é impossível pará-lo ou eliminá-lo, mesmo que o agressor se arrependa”, complementa.

Para lidar com o bullying online, siga esses quatro pilares para tratar do assunto e resolver o problema:

Formar bons cidadãos digitais – Assim como o mundo digital faz parte da vida real, as regras e modos que se aplicam nele são as mesmas que já conhecemos no mundo físico.

O ensino do respeito à criança e as regras de convivência devem levar em conta a internet, para que a educação nesse contexto considere aspectos relacionados ao tratamento e à comunicação por meio da mídia digital.

Conscientização acima de gerar pânico – Em vez de criar pânico sobre o uso da tecnologia, a conscientização permite uma atmosfera positiva. É importante mostrar às crianças como elas podem usar a tecnologia para o bem comum, como compartilhar conhecimento ou apoiar um ao outro.

Dentro do uso responsável, existem regras que devem ser explicitamente ensinadas, estabelecendo políticas firmes.

Solidariedade para denunciar casos de abuso – Em caso de agressão, muitas vezes, as crianças não denunciam por medo de ser a próxima vítima ou punição por adultos. Nesse sentido, fomentar um diálogo fluido e um espaço de escuta também ajuda os pequenos a saber a quem recorrer em casos de violência.

A violência online pode e deve ser relatada nas plataformas. Todas as redes sociais têm a opção de denunciar postagens, comentários e até perfis que violam ou assediam uma pessoa. Essa é a única maneira de eliminar conteúdo agressivo, já que ao acumular uma série de reclamações, a publicação ou o perfil é excluído, e as denúncias são anônimas, portanto não há medo de retaliação.

É importante ensinar as crianças a fazer uso dessa opção e incentivá-las a não apenas conversar com um adulto em caso de situação de assédio, mas também a denunciá-lo na plataforma.

Diálogo: a base de toda tutoria – As crianças precisam saber onde ou a quem podem ir antes que um problema ocorra. Nesse sentido, a confiança é a chave para abrir o canal de diálogo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Argentina Cibersegura, juntamente com Digipais, 25% das crianças e jovens acreditam que os mais velhos sabem menos de tecnologia. Essa diferença faz com que eles sintam que seus problemas on-line são menosprezados e incompreendidos.

“É importante lembrar que talvez os mais jovens saibam muito sobre o uso e o funcionamento da tecnologia, mas os adultos definitivamente têm mais experiência de vida e compreensão dos riscos que podem surgir. Nesse sentido, explorar temas como riscos tecnológicos, segurança na internet e comportamento online é fundamental para estimular o diálogo”, diz.

“Assim como também é necessário quebrar o silêncio por trás do bullying e do cyberbullying, falando sobre casos de cyberbullying e sua resolução. Nesse sentido, os adultos devem ser claros, empáticos e comunicar-se abertamente com os mais jovens”, conclui Cecília Pastorino, especialista em segurança da informação da ESET América Latina.

 

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Adolescentes com depressão: familiares têm papel fundamental no combate à doença

A depressão é uma doença que precisa de cuidados especiais e acolhimento, e a família tem um papel muito importante dentro desse cenário. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem da doença. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo todo, 20% dos jovens nessa faixa etária sofrem com a doença. “O paciente depressivo, carrega com ele uma enorme frustração, tristeza, angústia, um processo intenso de não encontrar a saída para a dor emocional que está vivendo. Um quadro de desânimo e falta de propósito, onde tudo em volta parece não fazer sentido”, explica a terapeuta e orientadora Wanessa Moreira.

De acordo a especialista, é muito comum encontrar famílias sofrendo com esse quadro de ter uma pessoa querida em depressão, seja pelo motivo de não saber como ajudar, ou ainda, pela demora muitas vezes de se diagnosticar de fato a depressão e a demora de responder ao tratamento em muitos casos. “A cobrança excessiva, a falta de entendimento dentro da família, a falta de diálogo e de respeito das escolhas de cada um, pode, inclusive, gerar um quadro depressivo em uma pessoa que não está bem, está triste e frustrada e já não sente que tem espaço dentro dessa família”, destaca.

Cada indivíduo percebe a sua realidade de uma maneira muito particular, por isso é necessário respeitar a dor, o sofrimento e o ponto de vista de cada um, pois colocar regras dentro da família sem conversar e compreender como cada um percebe esse direcionamento, pode levar um grande sofrimento para a pessoa, incluindo a depressão.

A dificuldade de executar as mudanças para viver um novo significado, provoca a insatisfação e o aprisionamento, um cansaço de estar patinando nas mesmas dores e nas mesmas histórias. “Essas histórias tem uma relação direta com a experiência do histórico familiar de cada pessoa. Já está comprovado cientificamente que o DNA carrega as nossas informações das histórias que vivemos, e essas informações são passadas geneticamente para as gerações seguintes”, diz Wanessa.

Com isso, a orientação é uma ação em conjunto da família, de acolhimento, amor, de procurar conhecimento e auxiliar a caminhada da pessoa ou adolescente que está depressivo dentro desse cenário familiar, é fundamental para transformar esse quadro e essa história. “Apoiar a pessoa depressiva, auxiliar a encontrar caminhos e um novo propósito trará uma porta de saída para esse quadro de depressão. É importante dentro da família que todos se sintam parte e pertencentes da história, preservando a individualidade e a busca de cada membro da família com amor e entendimento”, finaliza.

 

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Conheça os ganhadores do Prêmio KAIZEN Brasil

Nesta manhã (27), no World Trade Center (WTC) em São Paulo, aconteceu a 4ª edição do Prêmio KAIZEN Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O Prêmio tem como objetivo reconhecer o empenho das organizações na busca pela excelência e destacar seus projetos nacionais como exemplos de boas práticas em melhoria contínua, com a metodologia Kaizen, originalmente introduzida no Ocidente por Masaaki Imai.

Neste ano, os comitês avaliaram mais de 80 projetos de 60 empresas de grande porte, contemplando os finalistas nas categorias: Excelência na Produtividade, Excelência na Qualidade, Excelência no Sistema de Melhoria Contínua e Excelência na Estratégia de Crescimento. Os projetos reconhecidos foram desenvolvidos ou concluídos pelas empresas em 2018.

Subiram ao palco como ganhadores para receber o troféu, os principais executivos e responsáveis pelos projetos da Benteler, empresa global no desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos, sistemas e serviços relevantes para a segurança nos setores automotivo, de energia e de engenharia, Embraco, empresa multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração, São Martinho, uma das maiores companhias sucro energéticas do Brasil, e Zen, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e importante fornecedor do segmento OEM.

Nessa quarta edição, Silvia Araújo Negrão de Lima, diretora administrativa da Drogaria Araújo, foi a escolhida e homenageada como Embaixadora Kaizen.

“A cada ano o desafio de escolher os premiados torna-se maior. É gratificante ver como empresas nacionais abraçaram metodologia Kaizen Lean. Fico extremamente otimista em ver como a metodologia tem ajudado as empresas brasileiras a melhorar seus processos gerenciais e operacionais, contribuindo para a retomada econômica e a competitividade do País”, afirmou Ruy Cortez, sócio-diretor do Kaizen Institute Brasil.

Os projetos vencedores são selecionados para disputar com os ganhadores de outros países no Global KAIZEN Awards, que este ano ocorre em novembro em Bologna, na Itália.

 

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Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no segundo trimestre de 2019

A Fortinet anunciou os resultados de sua mais recente pesquisa sobre ameaças, revelando que o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses, entre março e junho de 2019. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O serviço de inteligência contra ameaças FortiGuard detectou a prevalência de ataques antigos como os usados no ransonware Wannacry em 2017 e aqueles que violaram seriamente os bancos no Chile e no México em 2018.

A eficácia desse tipo de ataque indica a presença ainda existente de sistemas não corrigidos ou atualizados em empresas brasileiras e a necessidade crítica de maior investimento em tecnologias de segurança cibernética.

De acordo com Frederico Tostes, Country Manager da Fortinet no Brasil: “A segurança cibernética passou de um elemento complementar para uma necessidade crítica para todas as empresas em seu processo de transformação digital. A questão não é mais “o que fazemos se sofrermos um ataque cibernético?”, mas seria “o que fazemos quando sofremos um ataque cibernético?”.

Atualmente, a segurança cibernética é uma questão global e o Brasil também ocupa um lugar importante no mundo como um alvo para os criminosos cibernéticos. Vemos ameaças que aumentam em um ritmo alarmante, tanto em quantidade quanto em sofisticação”.

Os resultados da pesquisa FortiGuard mais proeminentes incluem:

Antigas e conhecidas ameaças permanecem muito ativas no Brasil
* DoublePulsar, o troiano usado para distribuir malware em ataques reconhecidos como o ransomware Wannacry em 2017 e ataques a bancos no Chile e no México no ano passado, esteve entre os três mais detectados no Brasil no segundo trimestre de 2019.

Grande número de tentativas de exploit de aplicativos para negação de serviços
*Cerca de 73% das tentativas de intrusão em redes detectadas no Brasil exploraram uma vulnerabilidade que permite ativar um comando para gerar ataques por negação de serviços em servidores NTP (Network Time Protocol é um protocolo da Internet para sincronizar os relógios de sistemas de computadores através de roteamento de pacotes em redes).

O malware que afeta o Windows e é usado para “criptomineração”
*Cerca de 33% do malware detectado no Brasil foi um “verme” com características de troiano que afeta computadores com o sistema operacional Windows. Pode ser considerado um ataque sério se você não tiver um antivírus atualizado.

Além disso, o malware CoinHive, usado para “criptomineração” de Bitcoin, foi o segundo mais detectado no Brasil durante o segundo trimestre do ano.

Dispositivos de IoT continuam sob a ameaça do botnet Mirai
*Desde seu lançamento em 2016, o botnet Mirai, que ataca dispositivos IoT continua registrando uma explosão de variantes e atividades. Classificados em segundo lugar no Brasil, os criminosos cibernéticos continuam a usar o Mirai como uma oportunidade para assumir o controle desses dispositivos.

“A segurança cibernética é uma questão com a qual temos que lidar como prioridade. É necessário repensar a segurança de forma abrangente para estarmos melhor preparados para prevenir, detectar e responder automaticamente às ameaças”, acrescentou Tostes.

 

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Veja quatro mandamentos para ter um pé saudável

Responsáveis por nos levar de um lado para outro e por sustentar todo o peso do nosso corpo, os pés nem sempre tem o devido reconhecimento! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo Karina Barros, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, é essencial existir uma rotina de cuidados diários para evitar quaisquer contratempos. “As pessoas se esquecem ou deixam de cuidar dos pés por conta da pouca necessidade de exibi-los”, comenta a especialista.

Com isso, listamos abaixo quatro mandamentos para mantê-los sempre saudáveis. Acompanhe:

Hidratação
Os pés costumam ficar ressecados por inúmeros motivos, mas são os calcanhares que sofrem mais. Para evitar que isso ocorra, é preciso fazer uma hidratação diária com cremes e loções. “Uma dica é aplicar o produto após o banho ou antes de dormir; assim, fica mais fácil criar um ritual. Se os pés estiverem muito ressecados, o hidratante pode ser aplicado novamente pela manhã”, completa Karina.

Lave bem e seque mais ainda
Já dizia o ratinho do Castelo Rá Tim Bum: “lava lava, lava até meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro”. Durante o banho lave bem os pés, mas não se esqueça de secá-los mais ainda, principalmente na região entre os dedos.

A umidade pode causar problemas bem sérios. Se for nadar na piscina, o cuidado deve ser redobrado. A água do mar, por outro lado, possui propriedades antissépticas, nutritivas e hidratantes que beneficiam a pele, finaliza.

Use sapatos adequados
O calor e a umidade nos pés podem estar diretamente relacionados ao uso de calçados mais fechados, o que pode favorecer a contaminação de micoses causadas por fungos. Alternar o uso dos mesmos e evitar os sapatos mais apertados é uma opção.

Um outra dica é investir em meias de algodão. “Na hora de comprar um novo par de sapatos, opte por fazer isso no fim do dia, pois os pés já estão bem inchados, então você vai saber se ele vai ser confortável depois de um longo período de uso”, diz a especialista.

Cuidado com as unhas
“As unhas devem ser cortadas em linha reta, pois isso evita que ela fique encravada. É necessário retirar o esmalte um ou dois dias antes da próxima esmaltação, para que elas consigam se recuperar a tempo. É importante visitar um podólogo com frequência para evitar problemas como unhas encravadas, calosidades e problemas pelo uso de calçados inadequados”, finaliza.

 

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Conheça 9 hotéis perfeitos para se hospedar e tirar onda no Instagram

Se antes da era digital o número de fotos em viagens de férias era delimitado pelo modelo do filme fotográfico, que poderia variar entre 12, 24 e 36 exposições, hoje as possibilidades de poses são praticamente infinitas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

E a ambientação proposta por alguns hotéis ao redor do mundo, cada vez mais “instagramáveis”, também. Do banheiro da mais sublime suíte de Londres ou Paris à espetacular vista para a imensidão azul turquesa do mar alagoano, alguns empreendimentos são um verdadeiro convite à uma inevitável chuva de “likes” nas redes sociais.

Confira algumas opções e deixe-se influenciar pela beleza dos cliques poderão ser feitos durante as suas férias:

– Shangri-La at the Shard, Londres

Dos 95 andares do edifício mais alto da Europa, o The Shard, em Londres, dezessete abrigam o Shangri-La at The Shard, hotel cinco estrelas da rede asiática Shangri-La Hotels and Resorts.

Se as 202 suítes com vista panorâmica para a capital inglesa, sua Tower Bridge e outros cartões postais por si só não oferecem conteúdo suficiente para ótimos posts nos Instagram, os visitantes ainda podem contar com a piscina coberta de borda infinita, banheira com vista para o skyline da cidade, os muitos mimos especialmente criados para fazer qualquer um emitir um “wow!” a cada passo na suíte, restaurante, bar e áreas comuns do hotel.

Vale até fazer uma aposta com outro hóspede para ver quem consegue mais cliques nas imagens postadas na rede social.

– Cristalino Lodge, Alta Floresta – Mato Grosso

Quase no limite do Mato Grosso e no extremo sul da Floresta Amazônica, o Cristalino Lodge é a pedida certa para os hóspedes que desejam se reconectar com a natureza e, consequentemente, fazer fotos incríveis com um bioma tão rico e encantador como pano de fundo.

Cravado às margens do majestoso Rio Cristalino, o hotel oferece fácil acesso à diversas trilhas pela mata onde é possível avistar espécies exclusivas da região, com o Macaco Aranha de Cara Branca ou o Falcão Críptico. Outro grande atrativo para quem está em busca da foto perfeita diz respeito às duas torres de observação construídas pelo Lodge.

Ambas possuem 50 metros de altura e estão posicionadas em pontos distintos da reserva. O visual lá de cima é simplesmente encantador e dá um excelente cenário para fotos inesquecíveis. A estrutura do Lodge também não deixa a desejar. É possível registrar tudinho do quarto ao banheiro, mas um dos destaques mesmo fica por conta do deck flutuante sob o Rio.

– Igloo Village Kakslautannen, na Lapônia – Finlândia

Avistar a Aurora Boreal, por si só, já é uma experiência impressionante e que dificilmente passaria batido na vida de alguém, mesmo daqueles que não tem intimidade nenhuma com as baixas temperaturas. Além disso, o show de luzes árticas é um fenômeno espetacular!

Agora, imagine o quão incrível seria apreciar a Aurora Boreal da própria cama por meio de uma abóboda de vidro. Imaginou? No hotel Igloo Village Kakslautannen, parceiro da Interpoint Viagens & Turismo, isso é possível. O empreendimento oferece acomodações que são uma espécie de iglus com teto de vidro, onde é possível tirar muitas fotos do céu e das luzes da Aurora em uma viagem totalmente instagramável pela terra natal do Papai Noel!!

– Pratagy Beach All Inclusive Resort, de Maceió – Alagoas

Se antes tirar fotos na água era praticamente impensável e restrito apenas a fotógrafos com equipamento específico para imagens aquáticas, hoje tudo mudou. Com celulares, câmeras e até mesmo adereços, como capinhas, que possibilitam fotos submersas, você mesmo pode garantir uma bola selfie na água. E uma boa sugestão de cenário para tal são as Piscinas Naturais do Pratagy Beach All Inclusive Resort, de Maceió.

Pontuada por peixinhos coloridos e recifes de corais, a atração ganha forma nos períodos de baixa maré. Destaque para a cor da água, que é de um azul sem igual e ideal para a foto perfeita. Afora isso, também é possível tirar bons registros na praia na qual se situa o resort, que é uma das mais belas e tranquilas de toda a região.

– Fazenda Capoava, em Itu – São Paulo

Com quase três séculos de existência, a charmosa Fazenda Capoava, em Itu, interior de São Paulo, oferece aos seus visitantes e hóspedes uma verdadeira imersão cultural e inúmeros cenários para uma foto instagramável. Dentro da casa sede, construída de taipa de pilão, a decoração segue à risca o estilo bandeirista.

Destaque para a mobília, original da época, que remetem à longínqua época do engenho do açúcar e do ciclo do café. Já fora da edificação principal, o sossego do campo e a latente vegetação, por vezes florida, tornam ainda mais belo os registros feitos tanto na escadaria do antigo casarão como em qualquer área verde da propriedade.

– Botanique Hotel & Spa, no Triângulo das Serras – São Paulo

Localizado entre as belas montanhas da Serra da Mantiqueira, no Triângulo das Serras, não faltam ambientes para se fotografar no Botanique Hotel & Spa. O hotel foi construído e pensado para que a vasta natureza em seu entorno seja o seu grande destaque, além de preservar a cultura brasileira em todos os seus ambientes.

Seu renomado Spa D´Água é um dos queridinhos de fotos do Instagram, por conta da piscina isotônica aquecida, que possui com uma vista impressionante para a natureza. Depois de tirar a foto, a dica é relaxar e se deixar levar pelas belezas naturais do local.

– Pousada Casa Caiada, em Maceió – Alagoas

Ideal para casais, a charmosa Pousada Casa Caiada, também em Maceió, alia rusticidade, conforto, romantismo e uma vista incrível para o exuberante mar alagoano. A vista, aliás, é um dos quesitos que alçam a propriedade a condição de instagramável, já que algumas suítes oferecem ofurô e hidromassagem externa com panorama para a mata – em que está envolta a propriedade – ou para o mar, de tonalidade azul turquesa.

Outro destaque é o restaurante Varandas do Mar, que leva o nome ao pé da letra e por vezes recebe a visita de ilustres macaquinhos. Uma vez no local, abuse das fotos em casal, especialmente na área da sacada. O resultado pode ser incrível. Fora dos quartos, uma boa dica são os cenários naturais, como a área da piscina e da mata.

– Enjoy Punta del Este, no Uruguai

Parada obrigatória em Punta del Este para ver e ser visto, o badalado resort Enjoy Punta del Este é considerado o centro de entretenimento do balneário, com o maior cassino da América Latina, a animada boate OVO Nighclub, que promove festas com DJs internacionais, e seus bares e restaurantes.

Mas para garantir mesmo os likes no Instagram, a sua icônica piscina, com vista para a Praia Mansa, é o cenário perfeito para clicar o belíssimo pôr do sol de Punta, que costuma colorir o céu de diferentes tons de laranja, rosa, amarelo e vermelho.

– Hotel Brut by Slaviero Hotéis, Balneário Camboriú – Santa Catarina

Um hotel que é inspirado em champagne até no nome oferece tantas possibilidades visuais que vai ser difícil até escolher o que postar. Todos os andares do Brut by Slaviero Hotéis contam a história de diferentes espumantes do mundo. O hotel dispõe de diferentes categorias, que vão do apartamento luxo, luxo superior, suíte com Jacuzzi em área externa e aberta e a suíte Brut.

O Brut é quase uma vitrine da bebida, desde o imenso lustre no lobby até o mobiliário de arte com a paleta de cores cuidadosamente escolhida para remeter à bebida, até a iluminação especial da suíte principal do hotel, com uma banheira iluminada dentro do quarto.

 

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Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros não ficam longe do celular por mais de 1 hora

O brasileiro não consegue largar do seu celular. Entenda alguns números. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Estudo realizado pela Hibou, com mais de 2 mil brasileiros que possuem smartphones, entre 16 e 45 anos, analisou comportamentos inusitados na relação deles com seus celulares.

A pesquisa faz um comparativo entre abril de 2018 e julho de 2019. Acompanhe:

Houve um aumento de 67% dos brasileiros que se cobram de silenciar o celular à noite, mas nunca o fazem. Em abril de 2018 eram 21%, em julho deste ano 35%.

– 91% dos brasileiros não conseguem ficar longe do celular por mais de 1 hora.

– 91% das pessoas disseram que gravam áudios por preguiça de digitar, mesmo sem intimidade com a pessoa com quem estão conversando. Houve um crescimento expressivo de 40%, pois em 2018 eram 65% e em 2019, 91%.

– 64% dos entrevistados afirmaram que já colocaram o fone de ouvido e plugou no celular, com ou sem música, só para não terem que conversar com ninguém.

– 66% dos brasileiros afirmaram que, caso acordem no meio da noite, costumam sempre dar uma olhada no celular. Um crescimento de 10% em relação a 2018.

Sobre aplicativos, 69% dos brasileiros este ano afirmaram que ao menos metade de seus apps ficam logados o tempo todo em seus celulares.

– 73% dos brasileiros pedem mais comida delivery que antes por conta da facilidade do app em seu celular.

– 70% dos brasileiros já jogaram o mesmo joguinho vários dias ou semanas seguidas, depois nunca mais abriram. Um crescimento de 19% em relação a 2018.

– Metade dos entrevistados, 51% afirmaram que já baixaram um aplicativo e nunca usaram.

– Hoje, 42% dos brasileiros pagam a maioria de suas contas pelo aplicativo do banco. Em 2018 eram 34%.

– 70% das pessoas disseram que colocaram a maioria dos grupos do whatsapp no silencioso, isso significa um crescimento de 23%, comparado a 2018.

– 85% dos brasileiros disseram que é através do celular onde mais acessam as redes sociais. Em 2018 eram 74%, um crescimento de 15%.

– 60% dos entrevistados afirmaram que perdem a noção do tempo vendo posts e vídeos no celular.

– 44% das pessoas afirmaram que aumentaram o número de marcas de cotovelo logo acima do joelho.

– 54% das pessoas consultam preços de produtos pelo celular quando vêem algo interessante em uma loja física.

– 68% das pessoas usam o celular como lanterna com freqüência.

– 64% dos brasileiros apagam sempre seus históricos de conversas.

– 45% das pessoas já pediram carregador emprestado para quem não conheciam. Um crescimento de 22% em relação a 2018.

– 88% dos brasileiros procuram por um assunto no celular no meio de uma discussão.

– 88% dos brasileiros afirmaram que já caíram em uma fake news pelo ceular.

– 59% afirmaram que entre um tutorial por escrito ou vídeo, preferem vídeo.

– 43% dos brasileiros disseram que já jogaram joguinho pelo celular no meio de uma reunião de trabalho ou aula.

– 20% dos brasileiros já agendaram algum tipo de consulta médica sem falar com ninguém, tudo através do celular. Um crescimento de 54%. Em 2018 eram 13%.

– 33% usam o celular para o controle da saúde. Em 2018 eram 26%, um crescimento de 27%.

– 32% só abrem twitter quando tem uma polêmica rolando.

 

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Confira seis apps e plataformas online para se conectar com a natureza

Ideias inovadoras aliadas ao avanço de novas tecnologias têm garantido que pessoas se conectem cada vez mais com a natureza. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Utilizando apenas um smartphone ou computador, todos nós podemos contribuir com levantamentos científicos e ter acesso, por exemplo, a informações para reconhecer espécies de animais e plantas, o que proporciona experiências ricas e diferenciadas com o meio ambiente.

Para o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Guilherme Karam, a tecnologia pode ser uma aliada na busca pela conservação da natureza.

“Dispositivos móveis, como celulares e tablets, podem auxiliar pessoas a se aproximarem da natureza. Podem, por exemplo, ajudar na localização de áreas naturais, na definição de rotas, no registro fotográfico e, até mesmo, em pesquisas.

Contamos ainda com aplicativos que facilitam o acesso a novas informações, como a identificação de espécies, suas características e seu status na natureza”, afirma, ressaltando que a natureza oferece inúmeras oportunidades para novos negócios.

Conheça seis aplicativos e plataformas online que aproximam a natureza do usuário:

iNaturalist
Criada para contribuir com o banco de dados ambiental, esta plataforma permite que o usuário compartilhe a foto de um animal ou uma planta para que outros usuários ajudem na identificação das espécies.

O aplicativo tem versões exclusivas para alguns estados brasileiros para estimular a observação e o mapeamento da biodiversidade em cada região. Para usar, é preciso fazer o download gratuito do aplicativo iNaturalist, preencher o cadastro e procurar pelo projeto em cada região. Disponível em português.

Pl@ntNet Identificação Planta
Com um sistema de reconhecimento visual, o Pl@ntNet ou Leafsnap é uma ferramenta usada para a identificação de plantas. Basta o usuário fotografar a folha ou a flor da planta desconhecida e o aplicativo identifica a espécie. A plataforma é gratuita e foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Columbia. Disponível em português.

WikiParques
Plataforma on-line interativa e colaborativa para compartilhar conhecimentos, explorar e debater sobre parques nacionais e outras áreas protegidas brasileiras. Todos os parques nacionais do Brasil estão cadastrados no sistema e o usuário pode consultá-lo para programar passeios às áreas naturais. Disponível em português.

All Trails
Com GPS integrado, o aplicativo possui mapas de 50 mil trilhas, incluindo avaliações, fotos e informações de acessibilidade. Ele possui recomendações sobre quais trilhas são pet friendly e quais são ideais para passeios com crianças. O download do app é gratuito, mas algumas operações dentro dele são pagas, com custos variáveis. Disponível em inglês.

Sistema Urubu (aplicativo e site)
O Sistema Urubu tem a proposta de reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de auxiliar governos e concessionárias na tomada de decisão para a redução desses impactos.

Com acesso gratuito, o sistema é alimentado com dados vindos de vários públicos e analisados por especialistas em identificação de espécies. Disponível em português.

Offline Survival Manual
Gratuito, o Manual de Sobrevivência Offline é indicado para os mais aventureiros. O aplicativo ensina a viver na natureza, com informações sobre primeiros socorros básicos, construção de abrigo, busca por alimentos, entre outras. Disponível em inglês.

 

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A tecnologia a favor do RH

Por Tomás Ferrari *

Diferente dos outros setores, a área de Recursos Humanos relutou (e muito!) para investir em tecnologia. No começo, as páginas amarelas eram utilizadas por empresas que buscavam profissionais técnicos.

Posteriormente surgiram sites de emprego, conhecidos como job boards, que tinham como objetivo alocar vagas no ambiente digital. Atualmente, já existem ferramentas voltadas para o engajamento, seleção e entrevistas de candidatos, que usam algoritmos, Inteligência Artificial e dados para identificar bons perfis técnicos e características comportamentais dos candidatos.

Uma das tendências atuais é a utilização do People Analytics, que através de Big data consegue melhorar a qualidade das contratações e a performance dos times. Com uma análise bem avançada dos dados, ainda é possível eliminar decisões subjetivas, antecipar tendências e identificar caminhos para aumentar a produtividade da empresa.

Além disso, existem soluções para executar testes e avaliar profissionais em tempo real, como é o caso da HackerRank e da Codility. Outras servem ainda para gestão e automação de processos seletivos, como a Kenoby, Gupy e Recrutee. Também existem opções que traçam o mapeamento comportamental, como é o caso da Solides.

Nesse cenário, há ainda os marketplaces, mais conhecidos por reunirem empresas e candidatos em um só espaço e que, diferente dos job boards, utilizam dessas ferramentas, acelerando a contratação e filtrando candidatos de acordo com o perfil que a empresa espera entrevistar, por exemplo.

Embora, essas soluções estejam à disposição para auxiliar as empresas a selecionarem os melhores talentos, ainda existe certa resistência por parte de alguns profissionais de RH, que acreditam que essas tecnologias irão eliminar os empregos dos seres humanos. Por isso, a importância de se mudar o mindset do setor como um todo.

Sabemos que o processo de contratação muitas vezes pode ser longo e árduo, levando meses até que o profissional mais adequado seja encontrado. Quanto mais tempo leva para ser finalizado, maior é o custo, fazendo com que muitas organizações ultrapassem o orçamento, percam projetos ou ainda acabem contratando uma pessoa que não condiz 100% com a função.

A utilização dessas tecnologias permite agregar maior assertividade e rapidez no dia a dia de trabalho, conduzindo a tomadas de decisões mais estratégicas, acelerando as etapas e, consequentemente, selecionando candidatos mais alinhados aos valores da marca que irá representar.

Além disso, por meio de muito benchmarking, o responsável pela área de RH pode aprender melhores práticas aplicadas a processos seletivos, novas metodologias e, ao mesmo tempo, ser criativo para customizá-las frente às peculiaridades de cada negócio.

É essencial, ainda, manter uma cultura de sempre testar muitas alternativas que possam ajudar neste contexto. Nem sempre o que funciona muito bem para uma empresa, vai funcionar para a outra. A velocidade com que a tecnologia evolui é muito alta e não podemos ficar reféns de uma única forma de selecionar profissionais.

* Tomás Ferrari é sócio fundador da GeekHunter



Mobile banking cresce 24% em 2018 e se firma como canal preferido dos correntistas

Definitivamente o mobile banking é o canal preferido dos correntistas, tanto para realizar transações, fazer consultas e mesmo para abrir novas contas digitais. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019 da FEBRABAN, divulgada na última terça-feira (7), baseadas em dados de 2018 de 20 bancos associados, incluindo os 5 maiores de país, mostra que número de transações bancárias feitas pelo celular cresceu 24% em relação ao ano anterior.

O aumento na quantidade de transações com movimentações financeiras por celular chegou a quase 80% no ano passado.

Em 2018, 2,5 bilhões de pagamentos de contas e transferências, incluindo DOC e TED, foram realizados por meio do mobile banking, que, pela primeira vez, superou o internet banking na preferência do brasileiro nessas operações. Hoje, de cada 10 transações, com ou sem movimentação financeira, 6 são feitas por meios digitais – celular ou computador.

O número de contas digitais abertas via smartphone registrou um boom: foram 2,5 milhões em 2018 ante 1,6 milhão no ano anterior. O internet banking não fica atrás nesse quesito, já que registrou a abertura de 434 mil contas no ano passado, bem acima das 26 mil, em 2017.

Também houve um forte incremento de 60% na contratação de crédito por aplicativos de celular; e os investimentos e aplicações feitas pelo mesmo canal cresceram 36%.

Esse movimento é reflexo da praticidade de uso, da segurança e da conveniência oferecidas pelo canal, que foi responsável por 40% do total de operações bancárias efetuadas no ano passado – levando-se em conta as transações feitas em agências, via internet banking, autoatendimento, pontos de venda no comércio, correspondentes no país e pelo telefone.

Para efeito de comparação, em 2014 o mobile banking respondia por apenas 10% das operações.

Transações bancárias com movimentações financeiras
Ainda de acordo com o estudo, o número de transações bancárias com movimentações financeiras cresceu cerca de 33%. O avanço de 80% na quantidade de transações com movimentações financeiras por celular foi puxado, principalmente, pelo crescimento número de contas pagar por esse canal (que chegou a 1,6 bilhão, em 2018) e de 119% na quantidade de DOCs, TED e outras transferências de quantias em contas bancárias (862 milhões).

O brasileiro também contratou mais crédito pelo celular: foram 359 milhões de contratações em 2018, com aumento de 60% em relação ao ano anterior.

As transações com movimentação de dinheiro em contas bancárias realizadas pelos POS (pontos de venda no comércio, as chamadas maquininhas) ultrapassam aquelas realizadas nas agências, o que reforça a tendência mundial do uso dos canais eletrônicos.

Para o diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN, Gustavo Fosse, a opção pelo mobile ajudou a manter a tendência de alta no total de transações bancárias em todos os canais, que saltaram de 71,8 bilhões em 2017 para 78,9 bilhões, no ano passado.

Investimentos em 2018
Os gastos com tecnologia bancária, incluindo despesas e investimentos, continuaram consistentes e somaram R$ 19,6 bilhões no ano passado, um crescimento de 3% em relação ao último ano. Desse total, R$ 10 bilhões foram destinados a software, reforçando o foco das instituições bancárias no desenvolvimento de novas funcionalidades em serviços e produtos dos bancos.

Fosse salienta que o crescimento de 3% revela o ganho de eficiência das instituições financeiras; uma substituição de aquisição de infraestrutura por serviços na nuvem, que é considerado como serviços, entre outros ganhos.

Em relação aos investimentos previstos para os próximos anos pelos bancos, destacam-se as soluções de inteligência de dados em suas operações: 80% dizem planejar investimentos em big data/analytics; e 73% investirão em inteligência artificial e computação cognitiva. O setor bancário é, junto com o governo, o que mais investe em tecnologia no Brasil.

A Pesquisa também aponta ainda que as comunicações feitas digitalmente também cresceram de maneira considerável. As interações feitas entre clientes e bancos por web-chat tiveram um crescimento de 364%, e chegaram a 138,3 milhões no ano passado. Já os atendimentos via chatbot passaram de 3 milhões, em 2017, para 80,6 milhões no ano passado, ou seja, aumentaram 2.585%.

 

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Estratégia de campanha via Linkedin é finalista do Prêmio Digitalks 2019

Nathaly Picaglia

O Prêmio Digitalks | Profissional do Mercado 2019 chegou à última fase e Nathaly Picaglia, COO da Agência Moustache, é uma das finalistas na categoria Inbound Marketing. Ela foi indicada por liderar a campanha “Locais de Trabalho”, realizada para a empresa JLL.

No case JLL Brasil, a agência desenvolveu uma estratégia digital de conversão para B2B (Business to Business) através do Linkedin, em que o objetivo maior era captar CEOs, CFOs e altos executivos de grandes empresas para criar ofertas específicas para cada uma delas.

Com essa estratégia, a JLL impactou diretamente os presidentes de grandes corporações no país, recebeu informações detalhadas para formatação de propostas e desenvolveu uma nova regra de relacionamento com os executivos.

“A campanha ‘Locais de Trabalho’ nos ajudou a ampliar nossos métodos de geração de demanda para o mundo digital, que ainda é pouco explorado no setor imobiliário comercial “, afirmou Vinícius Santos, coordenador de Soluções Digitais da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL. “As taxas de qualificação dos leads foram incríveis e, com muito esforço e parceria da Agência Moustache, pudemos notar o valor de campanhas de inbound para um mercado tão complexo como o nosso.” completa Vinícius.

A agência utiliza uma metodologia própria de estratégia da campanha que permite uma alta conversão dos leads gerados para seus clientes. Ao final, a campanha “Locais de Trabalho” teve um resultado inédito para a JLL, com um pipeline superior a 1.000%, superando todas as expectativas.  Além disso, os leads que não se adequaram aos requisitos puderam ser remanejados para a Tétris empresa do grupo.

“Através da estratégia da campanha personalizando os anúncios e falando a linguagem do público alvo, a agência focou em suprir uma necessidade real desses leads. Uma campanha só é assertiva quando ela atende a necessidade de alguém e se a pessoa não souber que tem essa necessidade, ao ser impactada da forma correta essa necessidade é criada” comenta Nathaly Picaglia. “Foi possível desenvolver uma campanha no Linkedin com otimização dos recursos de nosso cliente e gerar uma alta conversão em propostas para os clientes da JLL. Mais uma vez, nós provamos que é possível obter resultados mensuráveis para gerar negócios no mundo real através de uma campanha digital bem planejada e executada”, complementa Nathaly.

Os detalhes da campanha podem ser visualizados em: https://agenciamoustache.com.br/case/jll/

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Feira EducationUSA acontece em SP e Brasília na próxima semana

Mais uma edição gratuita da feira EducationUSA chega à São Paulo e Brasília na próxima semana. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Organizada pela Rede EducationUSA, órgão oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Missão dos Estados Unidos no Brasil, o evento tem como missão trazer informações sobre oportunidades de estudos nos EUA e já conta com mais de 30 universidades confirmadas, como: Miami International University of Art and Design, University of Massachusetts Amherst, University of South Florida, Broward College, entre outras.

Realizado anualmente, a EducationUSA Fair permite que representantes de universidades americanas apresentem aos interessados programas de graduação, pós-graduação, cursos de inglês e cursos de curta duração.

Durante a feira, universidades norte-americanas apresentarão as opções e seus processos de admissão. Além disso, a equipe do EducationUSA também irá tirar dúvidas sobre os programas de estudos.

Como diferencial, o evento oferece a possibilidade de estudantes estarem diretamente em contato com os representantes das instituições de ensino americana. Os visitantes poderão, ainda, obter informações precisas e detalhadas sobre processos e requisitos de admissão, custos, opções de financiamento e bolsas de estudos.

Tudo diretamente com os representantes das universidades americanas responsáveis pela admissão de alunos em cada instituição. Haverá também palestras sobre o sistema educacional norte-americano, os processos de admissão à graduação e à pós-graduação, auxílio financeiro, exames exigidos e os procedimentos para a obtenção de visto para estudantes.

Serviço:

18ª Feira EducationUSA

Brasília

28/08 (quarta-feira), das 18h às 21h

Centro de Eventos Meliá Brasil 21: SHS Quadra 06 – Conjunto A – Lote 01- Bloco D (Ao lado da torre de TV)

São Paulo

31/08 (sábado), das 14h30 às 18h

Hotel Intercontinental: Alameda Santos, 1123 – Jardins

Inscrições gratuitas no site.

 

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Confira 4 dicas de comportamento nas redes sociais para aumentar suas chances profissionais

Desde que chegou ao Brasil, o Facebook é um imenso sucesso e soma aproximadamente 127 milhões de usuários ativos mensais no País. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Esse interesse todo do brasileiro pelas redes sociais se estende também para o Instagram, Linkedin, Twitter e Snapchat, redes que estimulam ativamente a interação e a criação de conteúdo.

Apesar da falsa sensação de alcance e exposição limitada dos conteúdos a quantidade de amigos e seguidores, essas redes possuem um alcance muito maior, chegando até mesmo nas empresas recrutadoras que avaliam a postura e o teor das publicações e levam isso em consideração na decisão de contratar ou não tal candidato.

Por isso, a professora Kettyplyn Kamila Sanches Franco, docente do curso de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), selecionou quatro dicas de comportamento que auxiliam profissionais que desejam construir uma boa reputação na internet ou para aqueles que desejam uma colocação no mercado de trabalho e podem contar com a ajuda da internet.

Acompanhe:

Curadoria – Tenha cuidado com suas postagens
Ainda que suas publicações sejam em defesa ou contra causas que considera justas, seja ponderado. Utilize argumentos, ortografia correta, tenha cuidado com gírias e não dissemine fake news. Faça com que as pessoas tenham vontade de ler o seu conteúdo. Faça das suas redes um local para um diálogo inteligente.

Referência – Torne-se referência em um assunto
Não é preciso ter todo o conhecimento de um assunto para se tornar referência sobre ele. Se uma pessoa gosta de esportes, ela pode falar e destacar o tema em suas redes sociais, por exemplo. Compartilhe bons conteúdos, pesquise e tente expor o melhor da área que mais se identifica, tem habilidade e conhecimento.

Ampliação da rede – Faça networking
Para quem deseja utilizar a internet como ferramenta profissional é importante estar de olho nas conexões e ampliação da sua rede. Fazer networking por meio das redes é uma ótima forma de ser notado pelo mercado, além de atrair parceiros e pessoas que pensam semelhante.

Perfil profissional – Explore o Linkedin e potencialize seus objetivos
Recrutadores usam as redes sociais ativamente e buscam pelos perfis dos candidatos. Se deseja ter um perfil mais restrito e somente pessoal para ter mais liberdade com as publicações, crie também um perfil público e aberto, assim você pode utilizá-lo como plataforma de potencialização dos seus objetivos profissionais.

O Linkedin é considerado uma das ferramentas mais importantes de currículo online e conexões profissionais. Cerca de 80% das empresas no Brasil buscam nesta rede profissionais para cargos de estagiário, trainee e gerentes de primeira gestão, além de verificas as recomendações e também as publicações. Explore ao máximo essas ferramentas.

 

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Liderança e Inovação, atitudes importantes para o sucesso do gestor

Por Celso Estrella *

Vivemos uma época de escassez de pessoal qualificado e muita concorrência nos mercados em que atuamos e a chave do sucesso é simples: liderança.

Um ponto importante é como formar e conduzir equipes competentes e motivadas a superar metas desafiadoras.

Para isso, o gestor deve: saber contratar a pessoa certa para a função; integrar e capacitar para pleno desempenho; estimular a motivação através de desafios; tratar os colaboradores com respeito; monitorar resultados e fornecer feedback contínuo; e praticar o reconhecimento nas situações de sucesso.

Entre as diversas ferramentas de liderança que um gestor deve dispor para ter sucesso na condução de equipes, não podem faltar as competências em Comunicação, Motivação, Delegação, Administração de Conflitos e Tomada de Decisão.

Um caminho promissor é o gestor planejar um aperfeiçoamento profissional que contemple um aprofundamento nos temas através de treinamentos, literatura, participação em seminários e congressos e dispor-se a trocar idéias com outros gestores.

A inovação também deve estar presente. Inovar é colocar em prática algo que não fazia parte de nosso dia a dia. Introduzir uma novidade na empresa seja criando algo totalmente novo ou simplesmente algo que já vem sendo praticado por outras empresas.

Para inovar não é necessário “reinventar a roda”, ao contrario, é buscar conhecimento sobre seu funcionamento e avaliar a relação custo-benefício para tomar a decisão de implantação da novidade.

Um bom exemplo é a  “Reunião do Bom Dia”. Venho implementando essa prática nas empresas para as quais trabalho como consultor com excelentes resultados. Basicamente reúne-se todo o pessoal diariamente, no início do seu turno de trabalho, em pé, no próprio local de trabalho e o gestor relata os fatos relevantes do dia anterior e o que de importante deverá ser realizado no dia de hoje.

É importante respeitar o tempo (5 minutos), pois, não compromete o período de trabalho e damos o exemplo de cumprir o que foi combinado. Entre os resultados já obtidos com a iniciativa, há relatos de redução de atrasos, pontualidade nas entregas, melhor relacionamento interpessoal, redução de perdas enfim, ganhos na produção.

Porém, uma premissa é essencial para o sucesso: gostar de pessoas. Aceitar as diferenças individuais, aproveitar a diversidade para montar times equilibrados e com ampla competência e desenvolver sua capacidade de saber ouvir e criar oportunidades para isso.

Para finalizar quero provocar meus colegas empresários convidando-os a refletir sobre o quanto temos produzido comparado ao que efetivamente poderíamos fazer, vencendo todas as dificuldades do nosso ambiente de negócios ao aplicarmos a tão decantada criatividade do brasileiro. Mãos à obra!

 

* Celso Estrella é Engenheiro Industrial e diretor da CriaCorp – Desenvolvimento Empresarial



Festival Mondial de la Bière de cervejas artesanais ocorrerá no Rio

Está chegando a 7ª edição carioca do Mondial de la Bière! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Entre 4 e 8 de setembro os armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá serão palco do festival. 17 mil metros quadrados serão tomados pelas mais de 100 cervejarias nacionais e internacionais que se preparam para apresentar seus rótulos já consagrados e os lançamentos em primeira mão. Ao lado das artesanais, mais de 25 food trucks oferecerão a mais diversificada gastronomia.

Além dos comes e bebes, já no primeiro dia os visitantes ficam sabendo os vencedores do MBeer Contest Brazil – competição com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja e sem categorias pré-definidas por estilo.

Muita música bacana agitará os palcos Mondial e Brewhood – pela primeira vez uma cervejaria se apropria do palco trazendo bandas e DJs para agitar ainda mais a programação musical. O estúdio de tatuagem Lady Luck, que já desenhou mais de 600 lembranças da festa nos últimos dois anos, já confirmou presença.

Entre as atrações, algumas novidades, como o Mondial Craft Village, o Rio com Cerveja, o Mondial Club, o Circuito Mondial de Bares e o portal Cervejar.com.

Pela primeira vez na versão carioca, a cerveja passa a ser a anfitriã da festa, que terá uma área craft denominada Mondial Craft Village, e apresentará outros produtos artesanais escolhidos a dedo pela qualidade de suas criações, como destilados, kombucha, café, queijos entre outros.

Os visitantes poderão adquirir os produtos para consumo no evento ou levá-los para casa e prolongar a experiência.

Outra novidade é a parceria entre o festival e o portal RIOetc, que se uniram para celebrar a cultura cervejeira e o Rio através de um concurso fotográfico. Com curadoria do RIOetc, as fotos inscritas devem conectar a cerveja artesanal às belezas do estado do Rio de Janeiro.

Para participar, os autores deverão seguir os perfis do Mondial de la Bière Rio e do RIOetc no Instagram, além de marcarem a hashtag com o tema da ação: “Rio com Cerveja” (#riocomcerveja). Lembrando que o perfil deve ser público para que as imagens possam ser visualizadas. Serão selecionadas 10 imagens.

Cada um dos perfis escolhidos ganhará um passaporte para os cinco dias de Mondial Rio e um cartão de consumo com R$ 150,00, as fotos farão parte de uma exposição no próprio Mondial Rio. Haverá uma urna e os visitantes do festival poderão votar em sua favorita. A grande vencedora ganhará um kit Mondial de la Bière.

“Queremos fazer um barulho digital e ver a paixão do fluminense pelas artesanais”, comenta Luana Cloper, diretora do Mondial de la Bière. Mas atenção, só serão aceitas as fotos postadas entre 06/08 e 26/08!

Os ingressos podem ser encontrados no site do evento e em 10 bares espalhados pela cidade que integram o Circuito Mondial de Bares. Além do preço cheio, desde 2017, há a modalidade cervejeiro solidário – o público paga um valor promocional, e no dia do evento deve levar 1 kg de alimento não perecível e entregar na entrada.

Mais de 100 toneladas de alimentos já foram arrecadadas pela organização em uma parceria com o Sesc RJ para o Projeto Mesa Brasil, que as distribui para mais de 800 instituições cadastradas.

Serviço:

Data: 4 a 8 de setembro de 2019.

Horário: 4, 5 e 6 de setembro: 16h à 0h | 7 de setembro: 14h à 0h | 8 de setembro: 12h às 21h.

Local: Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 | Av. Rodrigues Alves, n° 10, Saúde, Rio de Janeiro.

Ingressos: Entre R$ 45,00 e R$ 120,00. Vendas pelo site.

 

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As tecnologias de comunicação facilitam cada vez mais a vida de um executivo

Por Silnei Kravaski *

Antes, para nós executivos, viagens a trabalho, congressos e até reuniões fora da cidade de nosso headquarter, eram sinônimo de dias de ausência. Aos poucos o e-mail, o SMS, o próprio advento da banda larga, a videoconferência e, especialmente, a mobilidade, foram mudando este cenário. A preocupação já não é mais como comunicar-se à distância, mas, sim, assegurar a qualidade e a segurança com que fazemos isso.

Claro que pode ser meio parcial eu, um executivo da área de tecnologia, de uma empresa que apoia outras companhias nesse processo de transformação digital, estar falando isso. Pode até ser que esse mundo para mim seja menos nebuloso. Mas, no final do dia, meus desafios são os mesmos do que os de qualquer outro executivo.

Tempo perdido no trânsito, entre aeroportos, hotéis e muita decisão para tomar com agilidade.  Assim, como todos os demais, eu preciso ser ágil no tempo de minhas respostas e se eu esperar por um ponto de rede para me conectar, lá se foram muitos negócios.

O contato pessoal não precisa ser mais presencial e isso já não é mais novidade. A videoconferência revolucionou nossa vida e isso é fato já conhecido. Seria essa uma afirmação parcial ou então de alguém que dispõe de uma super sala de telepresença imersiva em cada canto por qual passa? Absolutamente não para os dois casos.

E é aí que eu chego no ponto que queria comentar. O que realmente mudou a minha e a nossa vida é a era da nuvem e do “tudo como serviço”. O Opex, em vez do Capex, veio para ficar, para facilitar e trazer qualidade na nossa vida, até mesmo no nível pessoal, e principalmente para nos dar um fôlego financeiro.  Não é mais preciso investir em equipamentos caros e locais especiais.

Hoje a comunicação por videoconferência pode acontecer em qualquer ambiente, no seu próprio dispositivo móvel. A modalidade do “tudo como serviço” traz a tecnologia para mais perto, sem deixar nada a desejar em qualidade de audio, vídeo, etc. A experiência é sempre de altíssima qualidade.

E o mais importante, seja qual for o assunto da reunião, os recursos de segurança criptografam imagens e som de modo que fica praticamente impossível a ação de hackers de qualquer espécie.

Se tudo isso é viável, quais os principais empecilhos que esta tecnologia encontra? Este desenvolvimento esbarra sempre na questão da mudança de paradigmas, na mudança da cultura interna das companhias. A cultura da inovação deve ser um ponto crucial nas discussões corporativas. Se trazemos inovação para os nossos produtos, por que não utilizar da inovação para alcançar mais objetivos?

Não podemos estar presos aos aspectos da TI mais tradicional, é preciso dar lugar ao novo, ao compartilhamento, à democratização do uso das ferramentas e da disseminação de conteúdo relevante. Estas, sim, deveriam ser o foco das preocupações.

É fato que é preciso economizar, mas por outro lado não faz sentido diminuir ainda mais o orçamento destinado ao core business da empresa. A opção mais viável é por modelos mais flexíveis de negócios, como serviços on demand que atendam as expectativas previstas com qualidade e economia.

A telefonia em nuvem e a videoconferência, por exemplo, descomplicam a comunicação e oferecem às empresas a oportunidade de um upgrade, tanto de tecnologia, pela facilidade e qualidade, quanto pelo amplo acesso.

 

* Silnei Kravaski é diretor executivo da Planus



Brasil é o terceiro país com mais Spam e Bots no mundo

Entre os oito tipos de ataques analisados, o país teve aumento em cinco: bots (3ª), ramsomware (4ª), criptomineradores (5ª), phishing (9ª) e malware (11ª). O Brasil manteve a 3ª colocação global em termos de Spam, e perdeu colocação apenas em ataques de rede (10ª) e web (12ª). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Dos 157 países analisados pelo ISTR, o Brasil subiu 3 colocações e agora é o 4º que mais recebe ataques cibernéticos, atrás de Estados Unidos, China e Índia. Na América Latina, o país ocupa a primeira posição, com 4.11% dos ataques globais. O México, que é o segundo país da região, recebe menos da metade, 1.93%.

A redução dos rendimentos de cryptojacking e ransomware fez com que criminosos cibernéticos migrassem para novos ataques, como formjacking, que obtém dados de cartão de crédito nos formulários de compras online. O Brasil foi o 8º país mais afetado, dos 3,7 milhões de ameaças bloqueadas no mundo pela Symantec, 3,1% foram feitas no Brasil.

Privacidade
Com o recente escândalo de dados da Cambridge Analytica, as audiências sobre privacidade do Facebook, a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Privacy Regulation – GDPR) na Europa e da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, e revelações sobre o rastreamento de localização de aplicativos e bugs de privacidade em apps muito utilizados, como o recurso FaceTime da Apple, a privacidade do consumidor ganhou os holofotes no ano passado.

O smartphone pode ser o melhor dispositivo de espionagem que já existiu – câmera, dispositivo de escuta e rastreador de localização, tudo no mesmo aparelho, que é carregado voluntariamente e usado onde quer que o proprietário esteja. Embora já sejam alvo de Estados devido a espionagem tradicional, os smartphones também se tornaram uma ferramenta lucrativa para coletar informações pessoais dos clientes, com os desenvolvedores de aplicativos móveis figurando como piores infratores.

O ISTR da Symantec fornece uma visão abrangente das ameaças, incluindo informações sobre as atividades das ameaças globais, as tendências dos criminosos cibernéticos e as motivações dos hackers. O relatório analisa os dados da Symantec Global Intelligence Network™, a maior rede civil de coleta de ameaças do mundo.

Ela rastreia mais de 700.000 adversários globais, registra os eventos de 126.5 milhões de sensores de ataque espalhados pelo mundo e monitora as atividades das ameaças em mais de 157 países e territórios.

Internet Security Threat Report
O Internet Security Threat Report oferece uma visão geral e análise anual das atividades das ameaças globais. O relatório se baseia nos dados da Symantec Global Intelligence Network, utilizados pelos analistas da Symantec para identificar, examinar e fornecer comentários sobre as tendências emergentes de ataques, atividades de códigos maliciosos, phishing e spam.

Dicas de Segurança

Privacidade
– Cuidado com as permissões dos aplicativos baixados
– Limite as informações que fornece em sites em geral e redes sociais

Ameaças
– Evite navegadores e sistemas operacionais antigos, são potencialmente vulneráveis
– Só use Wi-Fi público quando for realmente necessário
– Instale aplicativos de segurança em todos os dispositivos

Informações
– Não use a mesma senha para todos os serviços, e de preferência, utilize segundo fator de autenticação

Abaixo compartilho o material com a pesquisa global completa:

* Praticamente um em cada dez grupos de ataques direcionados usam malware para destruir e interromper operações comerciais; aumento de 25% em relação a 2017

* Os invasores aprimoraram táticas conhecidas e testadas, incluindo phishing direcionado, comprometimento de ferramentas legítimas e anexos de e-mail maliciosos

* As infecções por ransomware em empresas subiram 12%

* Os recursos na nuvem são alvos cada vez mais fáceis para os ladrões digitais, com mais de 70 milhões de registros roubados ou vazados de buckets de armazenamento do S3, em nuvem pública

* Mais invasores demonstram interesse em comprometer sistemas operacionais e de controle industrial com potencial para sabotagem

Diante da redução dos retornos provenientes de ransomware e cryptojacking, os criminosos cibernéticos têm recorrido a métodos alternativos, como o formjacking, para ganhar dinheiro, de acordo com o Internet Security Threat Report (ISTR), Volume 24, da Symantec.

O ISTR da Symantec oferece uma visão geral do panorama de ameaças, incluindo informações sobre atividades das ameaças globais, tendências de criminosos cibernéticos e motivações dos invasores.

O relatório analisa dados da Global Intelligence Network da Symantec, a maior rede civil de inteligência contra ameaças do mundo, que registra eventos de 123 milhões de sensores de ataque, bloqueia 142 milhões de ameaças diariamente e monitora as atividades em mais de 157 países. Os destaques do relatório deste ano incluem:

Formjacking
É o novo esquema de lucro dos criminosos cibernéticos. Os ataques de formjacking são simples (essencialmente, como roubos virtuais de caixa eletrônico), com criminosos cibernéticos injetando código malicioso em sites de lojas, para roubar informações sobre os cartões de pagamento dos clientes. Em média, mais de 4.800 sites únicos são comprometidos por código de formjacking, todos os meses.

A Symantec bloqueou mais de 3,7 milhões de ataques de formjacking contra endpoints em 2018, com quase um terço de todas as detecções ocorrendo durante o período mais movimentado do ano em compras online, entre novembro e dezembro.

Embora os sites de pagamentos de algumas empresas conhecidas, incluindo a Ticketmaster e a British Airways, tenham sido comprometidos por código de formjacking recentemente, a pesquisa da Symantec revela que as lojas pequenas e médias são as mais comprometidas.

Em estimativas conservadoras, os criminosos cibernéticos podem ter se apropriado de dezenas de milhões de dólares no ano passado, roubando informações pessoais e financeiras dos clientes, por meio de fraudes com cartão de crédito e vendas na dark web.

Apenas 10 cartões de crédito roubados de cada site comprometido poderiam render até U$ 2,2 milhões por mês, com um único cartão de crédito, alcançando o preço de U$ 45 nos fóruns de vendas ilegais. Com mais de 380.000 cartões de crédito roubados, apenas o ataque à British Airways pode ter permitido que os criminosos lucrassem mais de U$ 17 milhões.

“O formjacking é uma ameaça séria, tanto para as empresas como para os clientes”, diz Greg Clark, CEO da Symantec. “Sem usar uma solução de segurança abrangente, os clientes não têm meios de saber se estão visitando uma loja online infectada, deixando suas valiosas informações pessoais e financeiras vulneráveis a um roubo de identidade que pode ser devastador. Para as empresas, o aumento explosivo do formjacking reflete o risco crescente de ataques de logística, para não mencionar os riscos à reputação que as empresas enfrentam quando são comprometidas.”

Redução de retorno de cryptojacking e ransomware
Nos últimos anos, o ransomware e o cryptojacking foram os métodos mais usados por criminosos cibernéticos em busca de dinheiro fácil – os criminosos aproveitam o poder de processamento roubado e o uso da CPU de clientes e empresas, na nuvem, para minerar criptomoedas.

Porém, em 2018 houve uma redução de retorno e, consequentemente, desse tipo de atividade. Esses ataques se tornaram menos eficazes principalmente devido à queda dos valores das criptomoedas e da adoção crescente da nuvem e da computação móvel. Pela primeira vez desde 2013, as infecções por ransomware diminuíram, caindo 20%. Apesar disso, as organizações não devem baixar a guarda.

As infecções por ransomware em empresas saltaram 12% em 2018, contrariando a tendência geral de queda e demonstrando que o ransomware continua sendo uma ameaça contínua às empresas. De fato, mais de oito em cada dez infecções por ransomware são em empresas.
Embora as atividades de cryptojacking tenham chegado ao ápice no início do ano passado, elas diminuíram em 52% ao longo de 2018.

Mesmo com o valor das criptomoedas caindo 90% e perdendo lucratividade, o cryptojacking ainda é atraente para os invasores, devido à facilidade dos ataques, sobrecarga mínima e anonimato que oferece. A Symantec bloqueou mais de 3,5 milhões de eventos de cryptojacking em endpoints apenas em dezembro de 2018.

Quando se trata de segurança, a nuvem é o novo PC
Os mesmos erros de segurança que eram cometidos nos PCs durante sua adoção inicial pelas organizações, agora estão acontecendo na nuvem.

Uma única carga de trabalho ou instância de armazenamento mal configurada na nuvem pode custar milhões de dólares a uma empresa ou colocá-la em um pesadelo de conformidade.

Somente no ano passado, mais de 70 milhões de registros foram roubados ou vazados por causa de buckets do S3 mal configurados. Também existem várias ferramentas facilmente acessíveis na Internet, que permitem aos invasores identificar recursos mal configurados na nuvem.

As descobertas recentes de vulnerabilidades em chips de hardware, incluindo Meltdown, Spectre e Foreshadow também colocam os serviços na nuvem em risco de exploração – para obtenção de acesso aos espaços de memória protegidos – outros recursos da companhia que estejam hospedados no mesmo servidor físico.

Ferramentas de ataque de subsistência e pontos fracos de logística permitem ataques mais furtivos e ambiciosos
Os ataques de logística e de subsistência (LotL) agora são comuns no panorama moderno de ameaças, sendo amplamente adotados tanto por criminosos cibernéticos como por grupos de ataques direcionados.

De fato, os ataques de logística aumentaram 78% em 2018.

As técnicas de ataque de subsistência permitem que os invasores mantenham um perfil discreto e escondam suas atividades em meio a uma massa de processos legítimos.

Por exemplo, o uso de scripts maliciosos do PowerShell aumentou em 1.000% no ano passado. Embora a Symantec bloqueie 115.000 scripts maliciosos do PowerShell todos os meses, isso representa menos de 1% do uso geral do PowerShell.

Uma abordagem excessiva, visando o bloqueio de todas as atividades do PowerShell, atrapalharia as empresas, demonstrando ainda mais claramente porque a técnica de ataque de subsistência se tornou a tática preferida de muitos grupos de ataques direcionados.

Identificar e bloquear esses ataques requer o uso de métodos avançados de detecção, incluindo análise e machine learning, como o Managed Endpoint Detection and Response (MEDR) da Symantec, com sua Tecnologia EDR 4.0 aprimorada e sua avançada solução de inteligência artificial, a Targeted Attack Analytics (TAA).

A TAA permitiu que a Symantec revelasse dezenas de ataques direcionados furtivos, incluindo aqueles do Grupo Gallmaker, que conduziu suas campanhas de espionagem cibernética totalmente sem malware.

Além das táticas de ataque de subsistência e pontos fracos na logística de software, os invasores também estão aumentando o uso de métodos convencionais de ataque, como o phishing direcionado, para se infiltrar nas organizações.

Embora a coleta de inteligência continue sendo o motivo principal dos ataques direcionados, o número de grupos de ataque usando malware para destruir e atrapalhar as operações comerciais aumentou 25% em 2018.

A Internet das Coisas na mira dos criminosos cibernéticos e grupos de ataque
Apesar do volume de ataques à Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) ter permanecido alto e consistente com os níveis de 2017, o perfil dos ataques está mudando bastante.

Embora roteadores e câmeras conectadas componham a maior porcentagem de dispositivos infectados (90%), foi provado que quase todos os dispositivos IoT são vulneráveis, e todos eles, de lâmpadas inteligentes a assistentes de voz, podem criar pontos de entrada adicionais para invasores.

Os grupos de ataques direcionados estão cada vez mais concentrados na IoT como um ponto de entrada crucial. O surgimento do malware roteador VPNFilter representa uma evolução das ameaças tradicionais à IoT.

Concebido por um agente de ameaças habilidoso e com recursos, ele permite que seus criadores destruam ou apaguem um dispositivo, roubem credenciais e dados, e interceptem comunicações SCADA.

“Com a tendência crescente da convergência da TI e da IoT industrial, o próximo campo de batalha cibernético será a tecnologia operacional”, afirma Kevin Haley, diretor de Security Response da Symantec.

Um número crescente de grupos, como Thrip e Triton, demonstrou interesse em comprometer sistemas operacionais e sistemas de controle industrial em uma possível preparação para guerra cibernética.

O grande despertar da privacidade
Com o recente escândalo de dados da Cambridge Analytica, as audiências sobre privacidade do Facebook, a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Privacy Regulation – GDPR) e revelações sobre o rastreamento de localização de aplicativos e bugs de privacidade em apps muito utilizados, como o recurso FaceTime da Apple, a privacidade do consumidor ganhou os holofotes no ano passado.

O smartphone pode ser o melhor dispositivo de espionagem que já existiu – câmera, dispositivo de escuta e rastreador de localização, tudo no mesmo aparelho, que é carregado voluntariamente e usado onde quer que o proprietário esteja. Embora já sejam alvo de Estados devido a espionagem tradicional, os smartphones também se tornaram uma ferramenta lucrativa para coletar informações pessoais dos clientes, com os desenvolvedores de aplicativos móveis figurando como piores infratores.

De acordo com a pesquisa Symantec, 45% dos aplicativos Android e 25% dos aplicativos iOS mais populares solicitam rastreamento de local; 46% dos aplicativos Android e 24% dos aplicativos mais populares do iOS solicitam permissão para acessar a câmera do dispositivo; e os endereços de e-mail são compartilhados com 44% dos principais aplicativos para Android e 48% dos aplicativos mais populares do iOS.

Ferramentas digitais que coletam dados de celulares para rastrear crianças, amigos ou telefones perdidos também estão aumentando e abrindo um caminho para o abuso de tecnologia, ao rastrear outras pessoas sem consentimento. Mais de 200 aplicativos e serviços oferecem aos possíveis perseguidores uma variedade de recursos, incluindo rastreamento básico de localização, coleta de texto e até a gravação secreta de vídeos.

Internet Security Threat Report
O Internet Security Threat Report oferece uma visão geral e uma análise do ano na atividade de ameaças globais.

O relatório é baseado em dados da Global Intelligence Network da Symantec, que os analistas da Symantec usam para identificar, analisar e comentar sobre as ameaças emergentes em ataques, atividades de código malicioso, phishing e spam.

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Samsung apresenta nova TV The Frame

A chegada da nova The Frame TV 55 polegadas ao mercado brasileiro expande o uso padrão de um televisor: o transforma em uma obra de arte! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Uma vez que, quando desligada, ao invés da tradicional tela preta, a TV exibe pinturas e fotografias de artistas renomados do mundo todo. A Samsung traz a novidade ao Brasil, que teve sua primeira versão lançada em 2017, com um plus: a tecnologia QLED.

A The Frame conta com a Coleção Samsung, que inclui 20 diferentes obras cuidadosamente selecionadas por especialistas em artes que estão pré-carregadas na TV e podem ser acessadas a qualquer momento, inspirando o consumidor na decoração da casa.

Já na Art Store, é possível desfrutar de uma galeria online exclusiva com mais de 1000 conceituadas obras de arte, desde Monet até Kandiski por uma assinatura mensal de R$16 que dá acesso a todo o conteúdo, ou R$66 pela compra de uma única obra.

No conjunto de obras de arte da The Frame, podemos encontrar pinturas de importantes museus e galerias internacionais, entre eles Albertina (Áustria), Tate (Inglaterra) e The Berlin Museum (Alemanha).

Quanto aos artistas, vale destacar o fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. O fotógrafo possui mais de 53 livros publicados e mais de 9 prêmios. Na Art Store, Araquém possui 11 obras disponíveis e três delas estão entre as top 100 de acesso globalmente.

Além da proposta artística, o design é outro diferencial do modelo. O produto conta com a Única Conexão, que evita a bagunça de cabos por ter só um cabo fino e quase transparente que sai da TV e a conecta ao One Connect – central de conexões externa que, inclusive, leva energia ao aparelho.

O suporte de parede No Gap está incluso e deixa a TV parecendo um quadro pois possibilita que ela seja fixada quase sem espaço com a parede e, a instalação é tão fácil que é possível ajustar o ângulo mesmo depois que ela for concluída.

Para potencializar ainda mais a sensação de efeito quadro, a The Frame conta com molduras customizáveis (vendidas separadamente por R$ 599 cada) para uma decoração ainda mais estilosa.

Elas permitem ao consumidor personalizar a TV de acordo com seu gosto, pois se encaixam nas bordas da tela perfeitamente, de maneira magnética, como um imã. As opções de cores são: preta, branca, madeira e bege.

A qualidade de imagem é excepcional graças a tecnologia de pontos quânticos, que entrega 100% do volume de cor em qualquer conteúdo, e sem chance de desgaste com o tempo – de acordo com a empresa. Por isso, como toda a linha tem dez anos de garantia contra o efeito burn-in (a queima da tela por causa de imagens estáticas).

“Estamos lançando uma nova versão da The Frame ao mercado brasileiro, um produto que é uma das grandes inovações da companhia ao longo dos anos e que fará com que sejamos lembrados como a empresa que transformou a caixa preta da TV em uma obra de arte”, afirma Gustavo Assunção, Vice-Presidente da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Preço e disponibilidade
A The Frame 55″ chega ao mercado a partir de outubro e tem preço sugerido de R$ 6.999,00.

 

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A governança de um negócio digital

Por Filippo Di Cesare *

O tema Transformação Digital nas empresas se tornou uma agenda mandatória para os executivos nos últimos anos. Segundo dados da pesquisa global da consultoria Protiviti, intitulada “Perspectivas Executivas sobre os Maiores Riscos para 2019”, que traz as dez preocupações mais latentes de grandes grupos empresariais, o fator disrupção digital saltou da décima posição ocupada em 2018, para o primeiro lugar.

Este cenário mostra o quanto as empresas tradicionais estão temerosas com o avanço das organizações que nasceram digitalmente. Diante desta situação, a orientação é ajustar, de forma rápida, os modelos de negócios atuais, tornando os processos mais digitais, afinal de contas, empresas que não seguirem este caminho promovido pela Transformação Digital estarão fadadas à estagnação de seus negócios.

A digitalização da sociedade é a principal causa das mudanças profundas em relação à forma como conhecemos hoje as empresas. Isso quer dizer que todas as empresas devem se adaptar à nova cultura digital.

E, se vamos estabelecer novos objetivos estratégicos, novas regras de negócios e utilizar novas tecnologia, tendo como fio condutor os dados, entramos no estágio sobre a discussão da governança da informação. Se são eles que vão maximizar o valor dos ativos da empresa, eles são, de fato, o ativo estratégico.

Quando integramos a área de Tecnologia da Informação aos departamentos jurídico e de compliance, podemos evitar que a falta de governança de dados cause impactos negativos às empresas, pois aqui o assunto se eleva para os riscos das informações.

A exemplo dos dados advindos de sensores, quando aplicamos a disrupção em algum processo de negócio, por exemplo, estamos lidando com dados de usuários, dados de fabricantes ou mesmo informações dos equipamentos.

Uma empresa digital é uma empresa de dados. Por isso, eles se tornam soberanos e, tamanha a importância do seu protagonismo, fez surgir leis que os protegem. Novas mudanças regulatórias ampliaram seu controle legal, como a General Data Protection Regulation (GDPR), em países europeus, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, que entra em vigor em agosto de 2020.

Tão importante quanto gerar dados é cuidar deles. É preciso ter responsabilidade e, no final das contas, olhar para as consequências positivas do debate dessas novas normas.

Se os dados viraram a essência das companhias, é fato que um ambiente mais seguro promove o aumento da eficiência da empresa, além de credibilidade – tanto de clientes e fornecedores, assim como aproxima os investidores, sem contar a possibilidade de redução de fraudes.

Sem dúvida, a governança de dados é essencial nesta nova era de empresas digitais. Isso significa que a área de Segurança da Informação ganhou uma importância ainda mais notória nas organizações e cabe às empresas definirem, com responsabilidade, a competência de quem irá desenhar a sua jornada digital desde o primeiro estágio, que é a análise da influência digital no negócio, até a implementação das alterações propostas.

Este será, de fato, o caminho que definirá a ascensão das empresas neste novo universo dos negócios digitais. E você, o que está fazendo para melhorar o uso dos seus dados a caminho da Transformação Digital?

 

* Filippo Di Cesare é CEO da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação especializada em Transformação Digital



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