Home Blog Page 1649

“Tecnologia pela Tecnologia não quer dizer nada” – Helcio Beninatto

Além de estar de casa nova e muito bem decorada, a Unisys está conectada à nova ordem mundial – como diria Caetano Veloso – da TI, a Digital Transformation, ou a Transformação Digital. Mas como assim, TI Digital? A TI até agora não era digital, concebida por zeros e uns? Sim e não. Sim, porque realmente é binária e não, porque era só binária. Repare no verbo: ERA binária. Hoje ela é SMACSocial, Mobility, Analytics e Cloud.

E tudo isso leva a IoT, Internet of Things, ou a Internet das Coisas. A TI transcendeu o conceito binário e se fundiu nos processos sociais, de mobilidade, de análise de dados e disponibilidade 24X7 da Informação. Com “i” maiúsculo mesmo, pois ela se transformou em um universo. Por isso Helcio Beninatto, Presidente de Enterprise Solutions da Unisys para a América Latina, afirma que “Tecnologia pela Tecnologia não quer dizer nada”.

Veja agora a entrevista, entenda porque a mudança do velho prédio no bairro de Veleiros na cidade de São Paulo, ocupado pela empresa durante décadas, deu lugar ao moderníssimo edifício Morumbi Corporate, que é a cara da Nova TI, se assim pode ser chamado.



Intel entra de vez na internet das coisas

A fabricante de chips Intel anunciou hoje, 3 de novembro, uma nova estratégia para oferecer produtos voltados à Internet das Coisas (IoT). Fazendo a abertura do evento da companhia IoT Insights, em San Francisco (EUA), o CEO Brian Krzanich disse que essa será uma “terceira onda da computação”, na qual as pessoas e as máquinas usarão dados para criar uma “explosão de informação”. Para ele, esses novos modelos serão parte de uma vida cada vez mais “inteligente e conectada.

E para aproveitar essa nova onda, a empresa lançou duas novas arquiteturas de referência e um novo portfólio de produtos de IoT. As novidades incluem os novos processadores Intel Quark para a Internet das coisas, sistemas operacionais livres com uma suíte em nuvem da Wind River, e capacidades para facilitar o analytics.

Os vários executivos que subiram ao palco no evento mostraram que a Intel está trabalhando com…[MAIS]



IBM compra empresa que fortalece cloud híbrida

A IBM está realmente abrindo a carteira para aquisições e um novo posicionamento no mercado. A empresa acaba de divulgar que adquiriu a fabricante de sofware especializada em cloud Gravitant. O objetivo é oferecer novas soluções para integração e gerenciamento de nuvem híbrida, tanto para clientes finais como para fornecedores que trabalharão com a IBM.

A cloud computing, no geral, vem avançando de modo significativo e já considerada a nova forma da TI. Mas ainda sofre de alguns preconceitos e inseguranças por parte dos CIOs. Contudo, especificamente a hybrid cloud é vista como um passo mais confortável a ser dado em direção a colocar toda a TI na nuvem.

Os termos do negócio não foram revelados. A Gravitant foi fundada em 2004, no Texas, e conseguiu destaque no mercado ao oferecer software baseado em nuvem projetado para…[MAIS]



Divórcio da HP começa com ações instáveis na bolsa

O primeiro dia da Hewlett Packard Enterprise começou com a cara do mercado de TI, balançando. A empresa, fruto da divisão da antiga HP iniciou em pequena alta que logo reverteu-se para baixa, oscilando no negativo, na bolsa americana, na segunda-feira. Enquanto isso, sua contraparte HP Inc, voltada aos produtos para consumidores finais, largou em alta de quase 6% e chegou a 13%.

Não chega a ser uma surpresa, já que o próprio mercado de TI vive uma fase de transição. As grandes e tradicionais marcas do setor vivem um momento no qual precisam urgentemente mostrar que podem sobreviver. A revista Wired chegou a chamá-las de “mortas-vivas” na reportagem “Dell, EMC, HP, Cisco – These Tech Giants Are the Walking Dead”. As recentes demissões, fusões, derrapadas para entrar no SMAC e balanços desastrosos de algumas empresas mostram que isso está ocorrendo.

É uma “nova aventura” para essas gigantes, como bem apontou a CEO da HPE, Meg Whitman, em um post no Linkedin. Num cenário no qual, como também aponta com perspicácia, “toda empresa é uma empresa de tecnologia”, hoje em dia.

Porém, as novas HPs deverão mostrar que são boas de discurso e de ações. E isso, pelo menos aos olhos do…[MAIS]



Dona do Candy Crush é vendida por US$ 5,9 bi para império de games

A Activision Blizzard mostrou que o setor de games também está no jogo das grandes aquisições de tecnologia e desembolsou US$ 5,9 bi para comprar a criadora do “Candy Crush Saga”, a King Digital. Com o negócio, o famoso joguinho de explodir doces faz agora parte do portfólio de uma das maiores empresas do ramo e que detém também os títulos “Call of Duty”,World of Warcraft” e “Destiny”.

O valor pago pelaActivision Blizzard foi de US$ 18 por ação, em uma transação em dinheiro. Isso é quase um prêmio de 20% sobre o preço recente da King. A venda deve ser concluída até o início do segundo trimestre de 2016.
Essa foi a maior aquisição do setor de games no ano de 2015. O segmento não tinha se movimentado muito desde a…[MAIS]



Microsoft dá ultimato para Windows 7: só mais um ano no mercado

Com pouco barulho, a Microsoft atualizou sua tabela de obsolescência de produtos e deu um prazo final para o Windows 7. A lista Windows Lifecycle Fact Sheet page, traz o dia 31 de outubro de 2016 como o último dia para a existência do antigo sistema operacional instalado nos produtos de suas OEM (Original Equipment Manufacturer – fábricas que manufaturam equipamentos para grandes marcas).

Na realidade o Windows 7 teve uma vida longa até, se considerado o histórico da política de vendas da Microsoft. A empresa costuma dar dois anos de prazo para os sistemas operacionais, a partir da data de lançamento de uma versão nova. O sucessor do 7 foi o Windows 8, lançado em 2012. Portanto, o prazo final seria 2014.

O prolongamento deu-se a pedido do mercado. OEMs exigiram um prazo maior para adaptarem-se às novas…[MAIS]



5 maneiras de ficar assustado neste Halloween usando tecnologia

Você é fã de tecnologia e gosta de Halloween. Mas não vê muita graça nas fantasias e crianças batendo na sua porta pedindo doces. Seu estilo é mais de curtir a diversão assustando todo mundo? Pois, não precisa mais passar essa festividade amargurado, jogando videogames e assistindo filmes (embora alguns sejam realmente de arrepiar o cabelo). Existem diversos modos de usar a tecnologia para assustar e passar o Dia das Bruxas como você sempre quis.

1- Música digital – Essencial é criar o clima tenebroso, e nada melhor do que música para isso. Os serviços de música on line evoluíram muito nos últimos anos e agora são baseados em compartilhar sensações e criar trilhas sonoras que identifiquem nosso dia. Então, no dia que os mortos estão entre nós, a música precisa representar isso. Procure no seu app favorito de música algo como “Classic Halloween Songs”. Você pode também usar o melhor do heavy metal gutural para aprimorar o clima pesado. Black Sabbath é sempre uma ótima opção. Mas basta procurar blood, witch, ghost, etc que você irá achar coisas de outro mundo.

2- Drone – Os objetos voadores com várias hélices estão ganhando os céus. São úteis para gravar vídeos, entregar encomendas, semear plantaçoes, etc. Eles podem, também, assustar. É tão fácil usar esses aparelhos no Helloween que ficamos impressionados ainda como tem mais crianças do que drones nas ruas. Sim, você pode usar um para…[MAIS]



Tecnologia pode trazer soluções para mobilidade urbana

Qual a importância de melhorar a mobilidade urbana em nosso cotidiano? O tempo médio para deslocamento em nove regiões metropolitanas no Brasil é de 82 minutos, que, convertidos em horas de trabalho, representariam cerca de R$ 300 bilhões/ano, ou 7,3% do PIB brasileiro. Então, o que é necessário?

O engenheiro Raul Colcher, membro sênior do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers – Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), maior associação profissional mundial para avanço da tecnologia, propôs algumas soluções para estes desafios, durante a Futurecom, evento de telecomunicações, em SP.

Para Colcher, a resposta é integrar soluções que incluam o emprego de tecnologias emergentes da área de Tecnologia de Informação (TI) , contidas no SMAC (Social, Mobile, Analytics e Cloud), bom como infraestruturas de servidores virtuais, hardware e software de integração. E quais seriam as soluções de TIC para reduzir as necessidades de movimentação pessoas no ambiente urbano?

Alguns dos destaques abordados:

Conectividade urbana
– “A conectividade significa aplicação de ferramentas de telecomunicações, com soluções de tecnologia da informação, para resolver ou minimizar problemas urbanos. É elemento essencial, que permite resolver ou atenuar problemas fornecendo…[MAIS]



Regras DMARC protegerão usuários de spam, mas empresas precisam se adaptar a elas

* Por Daniel Ingevaldson

O Google anunciou recentemente que está intensificando seu compromisso com o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance). A partir de junho 2016, o popular serviço do Gmail irá rejeitar quaisquer mensagens que não passem pelas verificações de autenticação que fazem parte das políticas do DMARC.

A adoção do DMARC pelo Google é um enorme passo na direção certa para a implantação global destas políticas e uma “marca” da estabilidade do DMARC em geral. O Yahoo! anunciou anteriormente que iria praticar essa mesma política. E o Google, por sua vez – e como o maior provedor de e-mails do mundo –, se movendo para rejeitar estas mensagens duvidosas, também é um grande endosso para o mercado.

E o que isso significa para empresas que atuam na área de serviços financeiros e de outras organizações para garantir que elas não sejam negativamente afetadas por estas mudanças? Com base em nossa experiência, implementar plenamente o DMARC no lado do remetente, combinada com as recomendações do BITS (The Financial Services Roundtable), aqui estão os cinco passos que recomendamos para se certificar que sua organização estará em conformidade com o DMARC em conformidade antes destas mudanças efetivamente acontecerem.

1) Auditoria: criar um inventário dos domínios de e-mail da sua organização, caixas de e-mail e tipos de e-mail, incluindo todos os domínios de envio de e-mail ativos, bem como domínios inativos registrados para fins defensivos ou proteção da marca. Os domínios ativos podem conter vários fluxos de e-mail provenientes de…[MAIS]



Cloud representará 83% do tráfego global de data centers em 2019

A Cisco, de soluções de redes, comunicações e internet, divulgou seu quinto Global Cloud Index. O relatório sobre o crescimento da cloud computing no mundo traz números surpreendentes. O tráfego global na nuvem vai quadruplicar nos próximos anos, saindo de 2,1 Zettabytes registrados em 2014 para um total de 6,6 Zettabytes anuais (719 Exabytes mensais) no final de 2019. Isso corresponde a uma taxa de crescimento de 33%.

O estudo evela também que o tráfego global de data center (incluindo aquele que chega ao utilizador final) vai triplicar no mesmo período, alcançando um total de 10,4 Zettabytes anuais em 2019. Em 2014, este valor situava-se nos 3,4 Zettabytes, correspondente..[MAIS]



Vendas de tablets caem pelo 4o. trimestre e colecionam um ano de perdas

O mercado de tablets pode ser considerado em declínio oficialmente. Os envios de produtos dos fabricantes ao varejo já somam quatro trimestres em baixa. O período de um ano completamente ruim foi confirmado pelo novo estudo da consultoria de pesquisas IDC. Foram embarcados 48,7 milhões de unidades no último período, uma queda de 11,2% em relação ao trimestre anterior.

A desaceleração desse segmento não influenciou as posições no ranking de mercado. As três principais fabricantes de tablets mantiveram no mesmo lugar. Apple, Samsung e Lenovo permanecem do primeiro ao terceiro lugar, respectivamente.

A Apple caiu 1,8% em share de mercado, ficando agora com 20,3%. O declínio em um ano soma 19% para a marca. Samsung caiu 0,9% e agora tem share de 16,5%. Com essa queda menor, a lacuna entre as duas primeiras colocadas continua a diminuir.

Quem está aproveitando o mercado, mesmo que com pouco aquecimento, são as marcas com menor participação. A Lenovo cresceu…[MAIS]



LG Mobile: perdas de US$ 68 mi mundialmente e demissões no Brasil

A divisão mobile da LG não passa por bom momento e não é de hoje. Na apresentação do relatório financeiro do trimestre, a marca surpreendeu o mercado com números negativos que apontam perdas de quase US$ 68 mi em três meses consecutivos. Em algum lugar ou estratégia da companhia há um furo que está vazando lucros.

Apesar do aumento de vendas nos Estados Unidos, o desempenho em todo o mundo para a divisão vem caindo 7% nos últimos trimestres e já alcançam 21% se comparado ao último ano fiscal. A empresa culpa a alta concorrência em dispositivos high-end (atualmente dominado por Apple e Samsung) e muita dificuldade nesse mesmo segmento na Coreia.

A LG espera melhora nos próximos trimestres com os lançamentos dos modelos V10 e Nexus 5X. Mas o mercado mobile está realmente ficando um campo de batalha duríssimo. No trimestre anterior, a empresa havia…[MAIS]



Cílios postiços abrem porta e cabelo controla celular. Moda wearable tem evento em SP

O mercado de tecnologia vestível (wearables) está em plena ascensão. Um estudo do eMarketer aponta que, nos Estados Unidos, já existem mais de 3,9 milhões de pessoas usando esses dispositivos que podem ser relógios, roupas, colares, brincos, anéis, etc e que tem grande poder computacional e de comunicação. Esse número é 58% maior do que em 2014 e deve pelo menos dobrar até 2018.

KatiaVega_wearable
Katia Vega, presença no evento de SP, mostra o aplique de cabelo que controla o celular

Essa onda dos wearables deve contaminar todo o mundo. E São Paulo não está querendo ficar de fora dela. De 4 a 8 de novembro, a cidade sediará o primeiro Wearable – Festival Moda & Negócios de Tecnologia. O festival promete mostra coisas menos conhecidas e mais inusitadas. Afinal, não é só de Apple Watch e pulseiras de esportistas que vive esse ramo promissor.

O encontro é composto por uma manhã de…[MAIS]



IBM compra tecnologia de previsão de clima da Weather Company

Crédito: Bruno Inokawa

A gigante de tecnologia IBM anunciou um negócio inesperado hoje, 28 de outubro, a empresa adquiriu ativos digitais, produtos e tecnologias da Weather Company, dona do site de previsão de clima Weather Channel e de outras marcas. Os valores não foram anunciados, embora especulações do mercado financeiro, na véspera, apontavam um mínimo de US$ 2 bi desembolsados.

O canal de TV Weather Channel não fez parte do acordo, mas ele irá fornecer informações e analytics para a IBM. O destino mais seguro de todos os produtos, tecnologias e dados envolvidos na compra é o supercomputador Watson.
O Watson está em uma fase de upgrade e a IBM planeja torná-lo uma solução em cloud e IoT (internet das coisas).

A companhia havia se comprometido a investir US$ 3 bi nesse desenvolvimento, em comunicação feita em março de 2015. O supercomputador funciona de forma diferente de seus similares. Ele emula a linguagem humana e não se comunica por linhas e ordens de código como outros. Assim, é possível simplesmente perguntar à máquina se…[MAIS]



Facebook quer funcionários sentindo as dores da conexão 2G. Entenda.

As conexões estão evoluindo, é verdade. Mas isso não tem sido algo homogêneo. Enquanto países em desenvolvimento têm 3G em qualquer lugar e 4G em muitos lugares, outras nações ainda sofrem com a baixa velocidade do 2G. Muitos desses países são exatamente onde o mercado tem grande potencial de crescimento ou está se expandindo mesmo com crise.

A Índia é um deles, e o Facebook tem planos audaciosos por lá. Mas a população indiana está parada nas conexões 2G. Tirando as ilhas tecnológicas que existem no país, que são pequenas cidades dentro das cidades com toda a infraestrutura moderna possível, a maioria ainda vive como se estivesse no começo dos anos 2.000.

Para fazer com que seu produto seja mais acessado em lugares assim, o Facebook criou um Dia da Conexão 2G. O 2G Tuesday parece uma penalidade, um castigo para o funcionário que fez algo errado. Soa horrível, mas a ideia pode se mostrar brilhante daqui a alguns trimestres. O objetivo é fazer com que todo mundo que…[MAIS]



Microsoft oferece cursos gratuitos de programação

A Microsoft vai manter as divertidas aulas de programação disponíveis no site www.eupossoprogramar.com pelos próximos meses. O conteúdo foi criado e disponibilizado para a Semana de Programação, mas a empresa decidiu estender o prazo desta ação como um incentivo para que os jovens aprendam linguagem de código, ampliando as suas oportunidades de carreira e para empreender.

A iniciativa da Microsoft chamada Eu Posso Programar é voltada a crianças e jovens de 12 a 25 anos, e faz parte do programa YouthSpark, que desde 2012, já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens no país.

No Instituto Projeto Neymar Jr., que é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pelo atleta e dedicada às causas sociais na Praia Grande (SP), cerca de 2.400 crianças são atendidas. Na última semana, 60 delas,…[MAIS]



Senior diversifica além do ERP e fecha trimestre com receita de R$ 58 milhões

A fornecedora de sistemas de gestão corporativa, Senior, de Blumenau, anunciou receita de R$ 58 milhões no terceiro trimestre de 2015, superando em 29% o valor alcançado pelo grupo no mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) no período foi de 24% e apresentou um crescimento de 95% frente o 3º trimestre de 2014.

O grande destaque dos números fica por conta dos sistemas para gestão ofertados pela empresa, que contribuíram para que os resultados fossem superados em 102%. “Quando o cenário se apresenta ainda mais competitivo e desafiador, as decisões precisam ser tomadas com velocidade e precisão”, afirma o CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco, referindo-se à decisão de compras dos clientes nesse momento do mercado.
Segundo ele, o grupo alcançou resultado de R$ 11 milhões no trimestre. “Novos clientes como os Correios e Fame, além de expressivos projetos de expansão com grandes nomes do mercado, como…[MAIS]



Tem remédio para crise, doutor?

* Por Alexandre Gera

Não, não tem. O que dá para fazer é mudar o estilo de vida para o corpo reagir!

Isso bem que poderia ser uma conversa com um médico, mas pode parecer também a de um CEO com um consultor empresarial. Afinal de contas, nosso querido Brasil vive uma das maiores crises dos últimos dez anos.

E enquanto muitos ficam paralisados, preocupados com um futuro que não depende deles mesmos, mas sim das ações de um governo cada vez mais perdido – independente do partido – outros saem à frente porque a corrida não para, e os que se abalam emocionalmente menos tem mais vantagens.

Uma das principais vantagens de não se desesperar em tempos de crise é poder enxergar e atacar as melhores oportunidades, afinal, quando a economia não vai bem, também é tempo de fazermos negócios, pois os clientes querem comprar negócios!

As empresas precisam fazer mais com menos, precisam ter diferenciais para se sobressaírem, sobreviverem e aumentarem seu market share. Neste sentido, a tecnologia é um dos principais pilares para alavancar esse diferencial competitivo.

A tecnologia não é só mais um aliado nessa jornada para melhorar os números, ela é o caminho para isso, sendo a principal ferramenta que…[MAIS]



Melhor ano fiscal da Apple até agora mostra tablets desacelerando

Está virando rotina a Apple apresentar bons resultados financeiros. Não foi diferente ontem, 27 de outubro, ao mostrar os números do quarto trimestre do seu ano fiscal (terceiro trimestre de 2015 – várias empresas globais não usam o calendário comum para sua contabilidade e não começam o ano contábil em janeiro). O período, encerrado em 26 de setembro último, trouxe o esperado aumento de vendas dos iPhones e excelente participação dos Macs no mercado. Mas também mostrou que a fase de deslumbramento com os tablets pode ter passado.

As vendas dos iPads, os tablets da Apple, apresentaram queda de 20%. Já é o sétimo trimestre consecutivo com baixa. A empresa vendeu 9,9 milhões deles no último trimestre. No mesmo período de 2014 foram 12,3 milhões. A patinada era esperada, hoje em dia já se considera o tablet o último suspiro do mercado de PCs e não exatamente um novo dispositivo inédito como o smartphone.

Essa imagem fica reforçada se for comparada com as vendas do iPhone. Esse sim é a estrela maior da companhia e…[MAIS]



Oracle se diz pronta pra nuvem e alfineta SAP e IBM

O co-fundador e diretor executivo da Oracle, Larry Ellison, costuma ser direto em suas mensagens ao mercado. No evento Oracle OpenWorld 2015, que começou esta semana, nos EUA, ele não se afastou dessa imagem. Em uma apresentação cheia de metas agressivas e números robustos, o executivo alfinetou diretamente dois dos principais concorrentes da marca e aproveitou para mostrar que o ramo conhecido como TI mudou e terá novos players. Para ele, SAP e IBM não “cruzaram o abismo (da transformação digital)”.

Ressaltou que o mercado mudou e os alvos são outros. “Nossos dois maiores concorrentes que vimos mais de perto nas duas últimas décadas, IBM e SAP, já não terão qualquer atenção nossa. É um grande choque”, disse Ellison. “Eu posso citar que a IBM foi a maior empresa na história das empresas, mas eles não estão em parte alguma da nuvem. A SAP é a maior empresa de aplicativos que já existiu. Eles não estão na nuvem”, acrescentou.

O discurso, bem ao estilo dele, é polêmico. Ambas as empresas têm se movimentado na cloud computing e os negócios estão bem razoáveis para essas marcas que, como a Oracle, vieram de uma TI antiga. A nuvem é dominada pela…[MAIS]



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »