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Como a Digitalização de pontes e viadutos pode evitar desastres

Por Pedro Soethe *

Em 2018, fomos impactados com dois casos bem peculiares em viadutos no País. O primeiro foi em Brasília, no Eixão Sul, que caiu logo no começo do ano, mais precisamente em fevereiro, causando ainda grande transtorno, já que até o momento continua sendo reconstruído. E o custo? Já ultrapassou 10 milhões de reais.

Agora, mais recentemente, foi a vez do viaduto do Jaguaré na Marginal Pinheiros, em São Paulo, sofrer com a falta de manutenção e transformar a cidade em um verdadeiro caos sem data para terminar.  Até o momento não existe prazo para resolução e muito menos o custo, mas com certeza terá número parecido ou até maior que o primeiro exemplo.

Então como seria possível evitar estes prejuízos milionários? Existem maneiras tradicionais de se fazer a manutenção preventiva para esses tipos de estrutura, entre elas, levantar pessoalmente das condições, executar ensaios de qualidade para tentar identificar possíveis patologias. Todos os dados encontrados e analisados devem então ser confrontados com o projeto original para tentar localizar inconsistências ou alterações.

Mas é aí que começam todos os problemas: primeiro temos a questão do tempo para fazer todos estes levantamentos e ensaios, segundo os projetos originais quase todos já foram perdidos. Mesmo quando ainda são feitos dessa maneira, os dados ainda são analógicos, geralmente em papéis, que muitas vezes não são armazenados ou anexados aos projetos originais, mesmo porque já se perderam.

Imagine, hoje, alguém chegar para o prefeito de uma grande cidade e perguntar quais são os três maiores problemas nas suas pontes/viadutos? Poucos iriam saber exatamente a resposta, aposto que seriam “estão com rachaduras” ou “estão com problemas diversos”.

Aqui começa a entrar a tecnologia. Hoje temos ferramentas tecnológicas que podem fazer boa parte do trabalho e sistematizar o projeto de verificação, análise, simulação de cenários e até predição de problemas – com alguns cliques no mouse é possível ter um relatório completo das principais alterações detectadas no período de um ano, um mês ou uma semana, por exemplo.

Primeiro passo é a criação do gêmeo digital da estrutura, isto é totalmente possível, hoje esse processo pode ser feito por meio de verificações a laser, drones, até levantamentos tradicionais unidos, que podem levar para um computador a exata imagem tridimensional com todas as características geométricas totalmente mesuráveis e verificais.

Além disto, usando um software é possível remodelar a mesma estrutura com todas as suas características, não só geométricas, mas também identificar qual é o tipo de material dos múltiplos componentes, sua resistência, a pressão, a torção, a abrasão, a lixiviação, etc. Qual a quantidade de ferragem, drenagem, o tipo de pavimento, o passeio, a sinalização, entre milhares de outras possibilidades. Tudo pode ser reescrito com todas suas características dentro do computador, isto é chamado de BIM (Building Information Modeling).

Com o gêmeo digital dentro do computador com todas as suas características reais e suas condições de contorno dentro de um sistema computacional, é possível fazer o que quiser dentro de um ambiente controlado e simular o que bem entender: e se chover demais? E se esta determinada estrutura se romper? E se um caminhão bater neste pilar? E se? Enfim, podemos testar o que quisermos, e assim achar uma alternativa para aquele possível acontecimento.

Se todos os processos forem feitos de maneira digitalizada é possível definir o orçamento preciso e como será necessário atuar de forma mais rápida e eficaz. Cidades como Brasília e São Paulo, possuem milhares de estruturas como pontes/viadutos, é essencial o uso de tecnologias que automatizem e gerem informações confiáveis, testáveis e seguras. Uma coisa é certa, tudo o que escrevi aqui, o investimento é menor tanto no seu custo financeiro direto e indireto, quanto em tempo.

* Pedro Soethe é especialista técnico da área de Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk no Brasil



Aprenda a fazer a hidratação caseira de seus cabelos

cabelos

Quer dar um up nas madeixas, hidratar o cabelo, acabar com o frizz mas está sem tempo e com pouca grana? Confira algumas receitas de hidratação caseira que dão resultado em poucos minutos, são fáceis de fazer e não pesam no bolso. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Sim, isso é possível! Veja abaixo as dicas do médico tricologista, João Gabriel Nunes, e saiba como hidratar todos os tipos de cabelo, deixar os fios super saudáveis e bonitos para todas as ocasiões em apenas 15 minutos. Confira:

Cabelos oleosos
Receitas caseiras com suco de limão costumam ser bem eficazes para equilibrar a oleosidade, pois os ácidos da fruta removem bem a gordura do couro cabeludo. Uma receita legal é a de creme de maçã, que é necessário meio limão, uma maçã inteira e meio copo de água mineral.

Modo de usar: Misture todos os ingredientes e triture-os juntos em um liquidificador. Após formar um creme com textura pastosa, passe a mistura por toda a extensão do couro cabeludo. Deixe agir por aproximadamente 15 minutos, e após esse tempo, lave os cabelos normalmente. Esse procedimento deve ser realizado somente uma vez por semana.

Cabelos secos
O vinagre de maçã, quando aplicado corretamente, além de hidratar e dar brilho para o cabelo quando estão secos e ressecados, é capaz de reduzir pontas duplas e ajudar nos tratamentos contra caspas e dermatites no couro cabeludo.

O vinagre ainda ajuda na digestão da proteína e por deixar o couro cabeludo saudável, devido aos seus benefícios, auxilia também no crescimento dos fios. Lembrando que para a aplicação de alimentos, uma análise prévia feita por um especialista é sempre necessária, pois o uso excessivo do vinagre pode ser prejudicial.

Modo de usar: Depois de lavar os cabelos (certificar-se de que está bem limpo mesmo), misture uma colher do vinagre de maçã no condicionador (usando sempre a quantidade necessária para o comprimento dos fios). Massageie a mistura nos cabelos, deixe agir durante três minutos e enxágue. Lembrando que a quantidade de vinagre deve ser menor do que a do condicionador.

Cabelos tingidos
Cabelos tingidos tendem a ressecar mais por causa da tintura. Para não perder a cor tão rápido e conseguir manter os fios sempre brilhosos e sedosos, uma máscara fácil, clássica e que dá um ótimo resultado é a máscara de maionese.

Devido aos óleos vegetais e antioxidantes em sua composição, a maionese pode ser considerada a hidratação ideal após procedimentos químicos, pois devolve o brilho e a maciez dos fios, além de possuir um preço muito mais em conta.

Modo de usar: Aplicar cerca de meia xícara de maionese da raiz às pontas (usando sempre a quantidade necessária para o comprimento dos fios). Após a aplicação, cubra os fios com uma toalha para umedecer bem, e mantenha dessa forma por aproximadamente 15 minutos. Após o período, é necessário um enxágue bem feito com água morna. Para finalizar, passe um pouco de água fria nos fios, importante para fechar os folículos. Esse procedimento deve ser realizado somente uma vez por semana.

 

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Conheça o aspirador de pó que dá mais qualidade de vida para alérgicos

vivenso

De acordo com uma pesquisa revelada pelo Ibope, cerca de 44% dos brasileiros afirmaram sofrer com condições como asma, bronquite, sinusite e rinite, sendo as duas primeiras as mais comuns. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A maioria dos entrevistados revelam que o impacto desses males no dia a dia é significativamente negativo, causando desde indisposição para a prática de exercícios físicos, até dificuldade de respirar e dormir. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se essas enfermidades não forem devidamente tratadas, agravam-se para um quadro crônico, quando não há mais cura, e podem comprometer as vias respiratórias.

Embora existam vários fatores que contribuem para os problemas respiratórios, o principal deles é, sem dúvida, os ácaros, seres microscópicos que vivem em locais úmidos e pouco arejados, como colchões, almofadas e travesseiros. Para evitar todos estes transtornos, a solução é investir na limpeza profunda de móveis e objetos que servem como habitat para os micro-organismos. Foi pensando nisso que a empresa alemã Pro-Aqua trouxe para o Brasil o limpador inteligente Vivenso, um aspirador de pó que remove 99% das bactérias, fungos e ácaros dos ambientes.

A tecnologia do smartcleaner possibilita a limpeza de toda a casa com a utilização de apenas três litros de água e é capaz de higienizar estofados, colchões e cortinas, além de remover sujeiras e impurezas de paredes, vidros e pisos.

“Apesar de não ser de conhecimento geral, a utilização de aspirador de pó comum desencadeia o efeito contrário do que se espera. No método convencional, a poeira é atraída pela diferença de pressão que ocorre dentro do aparelho quando ligado à corrente elétrica, mas que não é suficientemente capaz de reter no filtro cheio de poros todas as partículas, principalmente as menores, que são as mais nocivas à saúde, afirma Gerson Marçal, CEO da Vivenso Brasil.

“Já o Vivenso, com tecnologia de limpeza a vácuo que utiliza água como filtro, contém um separador de partículas que faz com que o pó e a sujeira aspirada sejam aprisionados na água e não voltem ao local higienizado. O ar sai lavado e purificado do aparelho. É como respirar o ar após a chuva”, diz.

Com essa tecnologia, é possível não apenas aposentar o antigo aspirador de pó, como também todo o arsenal da limpeza, como vassouras, rodos, panos de chão e produtos químicos.

“Desenvolvemos um aparelho que supera as expectativas de quem faz a limpeza, já que também possibilita tirar manchas de estofados e até mesmo desentupir a pia. Além disso, também conta com a função de ‘purificação do ar’; função esta que permite utilizar fragrâncias naturais enriquecidas com florais, aromatizando os cômodos”, finaliza o executivo.

O Vivenso pode ser adquirido através do site pelo valor de R$ 5.990,00.

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Mestre do jazz Branford Marsalis se apresentará na Sala São Paulo

Marsalis

No dia 4 de dezembro, às 21h, a Sala São Paulo será palco para um dos maiores saxofonistas do mundo, Branford Marsalis. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O renomado saxofonista, vencedor de três Grammy Awards é um dos mais reverenciados instrumentistas de seu tempo. Reconhecido, juntamente com os seus irmãos, como um Mestre do Jazz pela “National Endowment for the Arts” – NEA Jazz Master, Branford, assim como o quarteto com quem se apresenta, se concentra em cada música como uma importante entidade musical, e não meramente um veículo para demonstrar seus impressionantes talentos individuais.

Marsalis se apresenta com o pianista Joey Calderazzo, o baixista Eric Revis e o baterista Justin Faulkner, personalidades corajosas com fortes opiniões e muito talento musical.

“A banda fala sobre todos os tipos de coisas, e também temos sérios debates musicais”, afirma Marsalis. Foi uma dessas conversas que deu vida ao Upward Spiral, com o convidado especial Kurt Elling. Lançado em 2016, sua gravação mais recente, Upward Spiral, recebeu indicações ao Grammy Award, NAACP Image Award e Edison Jazz/World como Melhor Álbum Vocal de Jazz.

A música clássica habita uma grande parte do universo musical de Branford, que apresenta um repertório que inclui obras de Copland, Debussy, Glazunov, Ibert, Mahler, Milhaud, Rorem, Vaughan Williams, Villa-Lobos e Sally Beamish.

O espetáculo encerra a temporada 2018 de Concertos Internacionais, que integra o projeto “Música pela Cura” da TUCCA, e reverte 100% da bilheteria para o tratamento de crianças e adolescentes carentes com câncer, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.

Quer ouvir um pouco do jazz do quarteto antes de ir ao show? Acompanhe abaixo:

Ingressos
Valores vão de R$ 60 a R$ 320, e podem ser adquiridos pelo aplicativo TUCCAPP (e sem taxa de conveniência), ou nas bilheterias do teatro. Para mais informações, acesse o site.

 

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API: o termo técnico que virou estratégico para a sobrevivência dos negócios

Por Marcílio Oliveira *

Não é novidade que a nossa forma de consumir mudou. A conectividade já é tão embutida na nossa rotina que ao ligar o Waze somos logados no Spotify quase que por osmose. A nossa conta bancária também parece ter ‘vida própria’, com a quantidade de serviços que nos são oferecidos de acordo com os nossos hábitos de consumo. Hoje, também é possível que todos os nossos aplicativos financeiros se conectem e nos deem uma visão completa das nossas finanças. Chegamos à era das plataformas e o mundo realmente mudou.

A forma como consumimos informações e realizamos atividades simples do dia-a-dia, como pagar uma conta, chamar um “táxi”, ouvir música ou assistir um filme, deixaria até mesmo Marty McFly boquiaberto. Para as empresas de setores consolidados como bancos, financeiras e varejo essas mudanças são especialmente impactantes, pois demandam uma transformação da visão de negócios e na relação que elas já têm com a tecnologia.

Dessa urgência por mudanças e disrupção do papel que a Tecnologia tinha para os executivos até o início dessa década é que nasce a famosa ‘transformação digital’. A TI passou de um departamento técnico para estratégico, capaz de transformar completamente os modelos de negócios mais regulados, como os bancos. E é importante lembrar que é nessa transformação que as APIs ganham forma, afinal, elas são as grandes responsáveis por transformar até as máquinas de cartões de crédito e débito em plataformas abertas, que permitem aos desenvolvedores criar novos serviços – como é o caso da Cielo Lio – que agora é uma plataforma, que permite até que um restaurante integre seu cardápio nela, por exemplo.

Das APIs surgiram os Unicórnios
Muito além dos ‘bits e bites’ essas três letrinhas são praticamente as responsáveis pelo sucesso dos Unicórnios –  essas que já nascem no ambiente digital e têm tecnologia no seu core business. Há diversos exemplos de empresas que surgiram como plataforma e que criaram modelos de negócios imbatíveis, como Uber, Spotify, e no Brasil, o Nubank, Netshoes, PagSeguro, entre outras. Essas empresas nasceram nessa era e estão conquistando um mercado cada vez mais amplo de pessoas que podem fazer praticamente qualquer coisa pelo celular.

Uma das principais diferenças entre unicórnios e empresas tradicionais é que as APIs estão no centro de tudo desde a sua criação. Elas estão na comunicação entre os times internos, na agilidade com microserviços, nas mudanças organizacionais dos times, e na interação com clientes pelos diversos canais e plataformas em que estão inseridos. Claro, as APIs também estão na oferta dos diferentes produtos e serviços que essas empresas comercializam.  E o que isso gera? Agilidade e poder transformacional.

São nessas empresas que a TI ganhou um papel protagonista no desenvolvimento de negócios e não apenas do suporte da operação cotidiana da empresa. Essas empresas estão reescrevendo a história de times de TI, que estão usando suas capacidades técnicas para criar negócios que independem do mundo físico para sobreviver. São negócios na nuvem, com uma arquitetura escalável, que usam APIs internas e externas, e têm uma boa estratégia de plataformização alinhada à estratégia de negócios.

Por isso, enquanto a quarta revolução industrial bate à porta de setores tradicionais mostrando que a integração e a conectividade estão mudando os rumos da economia, as empresas que ainda não incluíram as APIs como parte da sua estratégia de negócios vão ter muito o que correr atrás para não desaparecerem. As APIs podem apoiar times internos a transformar modelos de negócios tradicionais com agilidade para competir de forma igualitária com empresas que já nascem digitais. Afinal, a tecnologia cria oportunidades para atender a sociedade e as empresas. E por mais que falar sobre APIs possa parecer técnico demais, o assunto é necessário e deve entrar na agenda dos executivos.

 

Marcílio Oliveira é COO da Sensedia



Celular quebrou? Sem desespero! Saiba as diferenças entre a tela e o vidro do aparelho

celular

Dez em cada dez usuários de celular já derrubaram o aparelho no chão. O acidente é super comum, porém pode acarretar em problemas como a quebra da tela e do vidro. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Um dos maiores inconvenientes com acidentes com smartphones são os riscos no aparelho e a quebra da tela e do vidro. Esse último é o que mais gera dúvidas na hora do conserto. Será mesmo que é preciso trocar todo o LCD? De acordo com a técnica da Fix Online, Tatiana Moura, a resposta é não. “Em 90% dos casos, é necessário fazer a troca somente do vidro, gerando uma economia de até 70% ao cliente”, afirma.

Muitos usuários, quando esse tipo de aborrecimento acontece, opta por comprar um novo aparelho por falta de conhecimento e acesso às assistências técnicas que prestam esse tipo de serviço. “A parte frontal dos smartphones é composta pelo LCD, que é a união da tela com o vidro. Sendo a tela o painel capaz de exibir as imagens vindas do aparelho e o vidro o seu revestimento. Quando um celular cai no chão, o vidro, na maioria das vezes, é o mais prejudicado”, complementa.

Em todo o Brasil, apenas 1% das assistências técnicas possuem o maquinário necessário para fazer a troca somente do vidro, pois é necessário um investimento alto para obter essas máquinas, além da mão de obra especializada e, por isso, a maioria das assistências preferem trocar todo o LCD. “Sem essa máquina, não é possível retirar somente o vidro sem danificar o aparelho. Por isso, os clientes morrem de medo quando o vidro do aparelho trinca.

O Samsung S8 Plus, por exemplo, custa em torno de R$ 2.200. O conserto do LCD deste aparelho possui o valor de R$ 1.180. Não vale a pena. Já, se tratando somente do vidro, o valor cai para R$ 620″, explica Tatiana.

Como saber quando trocar somente o vidro do celular?
Para leigos no assunto, é difícil saber quando é necessário trocar somente o vidro do aparelho. Mas basta avaliar alguns itens para identificar se orçamento passado pela assistência técnica tem fundamento ou não: tela sem manchas e touch funcionando normalmente são sinais que o LCD não foi danificado. “A troca do LCD só é necessária quando há a perda de funcionalidade dos recursos da tela e o comprometimento da imagem”, finaliza a técnica.

 

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Produção industrial inteligente

Por Luciano Morais *

As diversas tecnologias da Indústria 4.0, como robótica, Internet das Coisas, manufatura aditiva, sistemas ciber-físicos, impressoras 3D, dentre outras, estarão cada vez mais presentes no cotidiano industrial. A Alemanha, que está à frente desta revolução, tem investido 20 bilhões de euros/ano nesta área. No Brasil, para estimular a chamada Indústria 4.0, o governo disponibilizou um pacote de incentivos que prevê mais de R$ 10 bilhões em crédito, financiados pelo BNDES, Finep e Banco da Amazônia.

A partir desta nova realidade, as formas de trabalho serão alteradas, então empresas e pessoas precisarão pensar à frente da curva tecnológica, além de fazer o uso intensivo das novas plataformas, só assim se manterão competitivas. De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 20 anos, espera-se que 18% das indústrias instaladas no Brasil se adequem ao conceito.

Por meio da digitalização de dados e da Internet das Coisas, máquinas são conectadas a uma rede de computadores por sensores e dispositivos, possibilitando a centralização e a automação da produção. Mais do que isso, a nova revolução interliga máquinas e pessoas em um sistema de produção inteligente, que reduz horas paradas, melhora o desempenho produtivo, otimiza as operações, diminui o desperdício e promove o controle total do negócio.

Falando em gestão e controle, o Big Data Analytics, por exemplo, é uma das tecnologias fundamentais para identificar falhas nos processos da empresa. O banco de dados em nuvem auxilia na interpretação das informações em diferentes áreas, melhora a qualidade da produção e torna mais eficiente a utilização dos recursos produtivos. O mais interessante de tudo isso é que o gerenciamento de tarefas e o processamento de dados passa a ser feito em tempo real, atendendo todas as questões estratégicas da empresa.

Os benefícios se estendem para além da indústria, graças ao uso inteligente dos recursos materiais e humanos, a quarta revolução industrial traz ganhos sustentáveis.  Contudo, é importante frisar que, junto com eles, virão os desafios, a começar pela mudança de cultura organizacional e atualização tecnológica. A Indústria 4.0 necessita, ainda, de modernização na cadeia de suprimentos, de conexões agéis e seguras, redes interligadas e infraestrutura adequada para suportar a tecnologia.

 

* Luciano Morais é Director of Business Unit FH,



Brasil foi o segundo país que mais Tweetou sobre #BlackFriday

Todo ano, a #BlackFriday movimenta milhões de conversas no Twitter no mundo – e os brasileiros vêm mostrando grande interesse na data famosa pelos grandes descontos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Entre a quinta-feira que antecipou a #BlackFriday (22) e o último domingo (25), o Brasil ficou em segundo lugar no ranking dos que mais comentaram sobre a data no Twitter, atrás apenas dos EUA. Reino Unido, França e Espanha completam a lista dos cinco países com mais conversas sobre a #BlackFriday.

No mesmo período, foram contabilizados 5,8 milhões de Tweets sobre o assunto no mundo. Em meio às conversas, termos como “dinheiro”, “economias”, “comprinhas” e itens como “cerveja”, “livros”, “tatuagem”, “celular” e “carteira” foram alguns dos mais comentados pelos brasileiros.

Entre as hashtags mais usadas durante este período no Twitter no Brasil estão #BlackFriday, #Promoção, #Desconto, #Oferta, #Design, #Moda e #Natal.

 

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Cinco principais tendências nas empresas para 2019

Tendencias 2019

Com a retomada dos investimentos, tudo o que mais se ouve, hoje em dia, são planos para 2019. Não dá para negar que o país não vê a hora de deixar a crise econômica para trás e começar um novo capítulo, com mais otimismo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Algumas tecnologias, antes reservadas a um grupo pequeno de empresas, agora se mostram mais acessíveis dentro de uma faixa mais larga de negócios – principalmente quando projetos são gerenciados com maestria e experiência. Na opinião do consultor Fabio Braggio, da FLB Info, uma grande tendência que será bem explorada no próximo ano é a Inteligência Artificial.

Como desdobramento, as empresas vão lidar muito e de forma mais organizada com Machine Learning (aprendizado de máquina), Internet das Coisas (mais conhecida pela sigla IoT, do inglês Internet of Things), e Blockchain. Somam-se a essas tendências outras duas: Big Data e Ágil. “Com todos esses assuntos dominados pelo gestor de projetos, grande parte dos atuais problemas nas organizações será eliminada ou reduzida – além de maximizar aspectos importantes, como transparência, qualidade e gestão de custos”.

Veja a seguir as cinco principais tendências nas empresas para 2019:

Expansão da metodologia Ágil
As práticas Ágeis não estão mais restritas ao ambiente de TI, ao desenvolvimento de software. Hoje em dia – e cada vez mais – elas estão se expandindo para as áreas de negócios. Práticas ágeis proporcionam às organizações uma abordagem que melhora a eficiência, acrescentam mais velocidade e autonomia em seu núcleo, defendendo um processo que conta com divisão de tarefas em ciclos curtos de trabalho e reavaliações e adaptações frequentes.

Como diz o economista e guru dos negócios Tom Peters, a prática ágil permite às empresas testar rápido, falhar rápido e consertar rápido. É possível organizar uma empresa em torno de equipes enxutas, multidisciplinares e inovadoras para pôr em prática ideias em pequena escala, que driblam com sabedoria a burocracia interna, além das incertezas e complexidades do mercado.

Big Data e Dark Data
A quantidade de informação gerada em todos os segmentos da indústria é enorme e demanda coleta, análise e processo de implementação a partir dos insights provocados por determinados dados. É esse processo que permite a uma empresa estar à frente da concorrência. O Big Data na nuvem, por exemplo, permite que até pequenas empresas possam aproveitar as tendências tecnológicas mais recentes e tenham acesso a grandes oportunidades de crescimento.

Nesse contexto, é importante que as empresas considerem também o Dark Data – informações digitais adquiridas por várias operações de redes de computadores que não são usadas de para insights ou tomadas de decisão. Como as análises e os dados se tornam aspectos cotidianos das organizações, há uma necessidade crescente de entender que qualquer dado deixado inexplorado é uma oportunidade perdida e pode levar a um possível risco de segurança.

Internet das Coisas
Relatórios de pesquisa com as últimas tendências da indústria revelam que a IoT, ou Internet das Coisas, irá gerar mais de 300 bilhões de dólares por ano até 2020, sendo que o mercado global de IoT deve alcançar uma taxa de crescimento anual de 28,5%. A nova geração de plataformas de Internet das Coisas pode ajudar as empresas a combinar novas fontes de dados com as já tradicionais, examinando informações em tempo real.

Esse tipo de iniciativa permite fazer novas correlações de dados e é fundamental para questionar o pensamento institucional, além de agilizar mudanças.

Blockchain
Dados da consultoria Gartner revelam que somente 10% das empresas tradicionais terão feito transformações radicais com tecnologias blockchain até 2023. Trata-se de uma corrente de blocos na qual cada bloco (banco de dados) é ligado ao próximo através de um registro público (Public Ledger). Essa descentralização de registros aumenta a segurança das operações, evitando a ação de hackers.

São três as principais áreas de negócios que estão se expandindo com o uso de blockchain: referência de dados, pagamentos no varejo e empréstimos ao consumidor. Respeitado o tempo da curva de aprendizado, o blockchain é uma solução que veio para ficar, podendo ser implantada por uma equipe de TI ou ser contratada como serviço. Entre os ganhos principais estão: 1) Acesso a novas tecnologias; 2) Possibilidade de testar uma nova tecnologia sem necessariamente correr os riscos inerentes ao processo; 3) Suporte ao cliente; 4) Soluções compatíveis com o tamanho da empresa; 5) Redução de custos, especialmente de energia. Outra vantagem é que se for detectado qualquer problema no processo, é simples voltar para o ponto de origem.

Machine Learning
Derivado da Inteligência Artificial, Machine Learning – ou Aprendizado das Máquinas – implica em computadores ou robôs programados para aprender a desempenhar algo que antes era restrito a humanos. Essa tendência vem sendo rapidamente absorvida por vários setores da indústria, gerando demanda para profissionais altamente capacitados. Tanto que esse mercado deve atingir 8,81 bilhões de dólares até 2022 – gerando mais empregos para engenheiros, desenvolvedores, pesquisadores e cientistas de dados.

Quando se pensa em Machine Learning aplicado à gestão de projetos vislumbramos a Inteligência Artificial preenchendo espaços que até então eram deixados em branco. Novos dados vão sendo gerados e transformados em informações que faltavam – ou até mesmo que nunca haviam sido consideradas em sua importância global para um projeto. Isso certamente acaba encorajando colaboradores e equipes a melhorar o nível de desempenho profissional, entregando resultados muito mais próximos do nível de excelência desejado.

Quando isso não acontece, a própria tecnologia está apta a detectar problemas e sugerir soluções de correção, ainda que complexas. Trata-se de um avanço muito significativo, útil e poderoso para as empresas.

 

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Como o Small Data pode impulsionar ações de fim de ano no varejo

Por Renato Carbone *

Com o avanço da internet e da tecnologia, o volume de informações gerado cresceu de forma exponencial. As empresas foram obrigadas a entrar na era do desafio do Big Data, na qual a ordem é: gerar, armazenar, filtrar e analisar dados.

Mas, ao contrário do que se imaginava inicialmente, um volume alto de informações não é, necessariamente, útil para as empresas. Isto porque o contexto é importante. Ter o maior banco de dados possível, mas não saber o que fazer com ele, não vai ajudar no processo de tomada de decisões.

Para que isso aconteça, o que vem ganhando corpo nas empresas é o Small Data, ou em tradução livre, ‘pequenas informações’.  Estamos falando de um recorte desse banco de dados que pinça os dados mais pertinentes e, em conjunto com a Inteligência Artificial, processa tudo em tempo real e traz respostas mais assertivas, com parâmetros e aprendizados constantes. Com o tempo, essas informações começam a ser preditivas, possibilitando que a tomada de decisão se antecipe ao resultado final.

Para épocas como o final de ano, na qual o varejo tende a investir mais em métodos para atrair a clientela a comprar, o Small Data pode ser de grande valia. Isso pois sempre que nos aproximamos de algum evento ou período no qual sabemos que haverá uma procura mais acentuada do nosso produto ou serviço, precisamos revisitar a nossa estratégia de tomada de decisão a partir de dados.

Os KPIs (sigla em inglês para o termo Key Performance Indicator, que significa indicador chave de desempenho) ganham muito mais força nestas datas: através do Small Data, o varejista tem como captar o tempo de navegação do consumidor, as páginas que acessou, os produtos nos quais clicou, marcou como favorito, etc. No fim de ano, temos um fator muito importante que é o 13º salário. Com mais dinheiro disponível por parte de quem compra, ticket médio, itens na cesta e outros dados ganham relevância – e, por isso, precisam de ações específicas para serem estimulados.

A mentalidade de Small Data pode ajudar o varejista a priorizar a coleta de dados mais efetivos para a tomada de decisão (caso ele hoje não colete dados ou colete poucos dados como, por exemplo, no caso das lojas físicas).Pensando no desafio para o fim do ano, o ideal seria o varejista elencar quais são ou qual é o KPI de negócio mais relevante. Depois desta experiência, o próximo passo é definir que outros KPIs podem ser agregados a este ciclo de avaliações. Ou ainda, qual dos índices chave de desempenho que já foram avaliados e que já estão sob controle, poderão ser terceirizados para que as máquinas tomem decisões e executem as correções de rotas necessárias? Desta forma, o empresário conseguirá extrair mais valor dos dados colhidos e terá mais possibilidade de transformá-los em vendas.

Renato Carbone é gerente de planejamento na Valuenet Incentive Solutions



Estoque de veículos custa R$ 64 milhões ao dia para as concessionárias no País

carros

O patamar dos estoques das concessionárias de veículos atingiu um nível alarmante no Brasil e já custa cerca de R$ 64 milhões ao dia para os varejistas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os dados são fruto de uma pesquisa realizada este mês pela Auto Avaliar em quase 500 revendas no País.

De acordo com o levantamento, o volume do estoque de veículos parados no pátio e no showroom das concessionárias já ultrapassa 44 mil unidades, com um tempo médio de venda superior a 60 dias por automóvel.

O estudo mostra que as concessionárias possuem uma média de estoque de cerca de 90 automóveis por loja, com um valor médio de R$ 34 mil por unidade. Isso representa um custo diário de R$ 16,11 por veículo parado.

Levando-se em conta toda a rede e o volume médio dos veículos parados, o custo é de R$1.450,35 por dia, gerando prejuízos de R$ 63.815.400,00 a cada dia que o estoque fica parado.

Para J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, este cenário ainda pode se agravar com a chegada do final do ano e início do próximo.

“Um dos pontos de maior atenção é a incidência do custo com o IPVA, que pode chegar a até 4% em alguns estados, e terá de ser pago nos primeiros meses do ano”, alerta.

“A projeção é que essa conta ficará R$ 59.840.000 mais cara. A saída é começar a girar o estoque cada vez mais rápido para garantir alguma margem e minimizar os prejuízos”, acrescenta.

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Entrevista: Dr. Cristiano Nowill – Medicina é amor ao próximo

O Dr. Cristiano Humberto Nowill é um médico que inspira muita confiança. Além dele ser alopata e cirurgião gastro, também é homeopata.

Como ele gosta de dizer, “A medicina é uma só. Cuidar de pessoas é amor ao próximo, é um amor enorme“.

E de cuidar de pessoas ele entende, pois teve como inspiração desde criança sua mãe, a dona Dorina Gouvêa Nowill, que ficou cega aos 17 anos de idade, casou, teve quatro filhos, introduziu o método braile no Brasil, falava mais de oito idiomas e é reconhecida no mundo todo. Ela criou ainda a Fundação Dorina Nowill e o Dr. Cristiano é membro do conselho consultivo.

Pegue essa carona com a gente. Você vai mudar seu conceito sobre os médicos e muito provavelmente sobre medicina.

A paixão com que o Dr. Cristiano fala de sua profissão é contagiante.

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Curso online gratuito de SEO para empreendedores acontece em dezembro

SEO

Entre os dias 03 e 10 de dezembro, empreendedores terão a oportunidade de entenderem sobre um dos principais enigmas do mundo digital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Como posicionar sites e lojas de e-commerce na primeira página do Google por meio de estratégias de SEO ou busca orgânica (conteúdo não pago).

O minicurso gratuito é organizado pela empresa SEO Comprovado, que tem como fundador Eduardo Borges – um dos nomes mais conhecidos de empreendedorismo digital no mundo e responsável por trazer startups no Brasil como canadense Ashley Madison e o conglomerado de sites americano MindGeek.

“O curso visa ensinar alunos empreendedores técnicas para posicionar o site nas primeiras posições do Google/Bing e, consequentemente, garantir mais acessos para quem deseja comercializar produtos ou serviços online”, explica Borges.

Dividido em 4 videoaulas curtas e didáticas, o curso 100% online é voltado para empresários que possuam qualquer tipo de sites e tenham interesse em aumentar seus acessos através do Google.

“Na internet, existem basicamente duas formas de trazer mais visitantes para um site: com tráfego pago ou tráfego orgânico. A primeira opção muitas vezes não é lucrativa para a maioria dos negócios, por isso o SEO acaba se tornando peça fundamental para que empresas possam aumentar seus ganhos com visitantes vindo dos buscadores, ou seja, sem pagar por anúncios.”, pontua Borges.

“A maioria das pessoas enxerga a parte de otimização de sites como algo técnico e complicado. Por isso criamos o curso, com o objetivo de mostrar de forma totalmente prática e didática, em formato passo a passo, o que empresários precisam fazer em seus sites para atingirem melhores colocações nos resultados das buscas, e consequentemente, aumentarem suas vendas.”

Além do acesso gratuito aos conteúdos em vídeo, os participantes do minicurso poderão dialogar diretamente com o criador, que promete tirar as dúvidas de todos eles. “O mais gratificante de interagir com o pessoal, é quando eles mandam mensagens dizendo que já conseguiram atingir as primeiras posições do Google com as técnicas que aprenderam no minicurso”, diz.

“Para ganhar dinheiro com sites não precisa ter qualquer conhecimento técnico, mas sim, entender como os buscadores funcionam e aplicar as técnicas corretas. E o SEO Comprovado ensina todas elas, passo a passo”, finaliza.

O minicurso foi idealizado para pessoas que possuam qualquer tipo de site (blogs, e-commerces, negócios locais, etc) e queiram aumentar seus acessos através do Google. Mesmo sem conhecimento em marketing e sem gastar dinheiro com anúncios.

Serviço: Marketing Digital / SEO

Datas: De 03/12 a 10/12

Calendário:

03/12 – Aula 1 – Como o Google funciona

05/12 – Aula 2 – A estrutura perfeita para um site

07/12 – Aula 3 – O conteúdo correto para subir nas buscas

10/12 – Aula 4 – Aula prática e consultoria gratuita pros alunos

Investimento: Gratuito

Inscrições: Até 03/12 no site.

 

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Quer conhecer de perto a Turma da Mônica? Estúdio abre as portas para o público nas férias

turma

Não conseguiu ainda visitar o estúdio da Mauricio de Sousa Produções? Agora é a hora. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Aproveite o período de férias para conhecer todo o universo criado por Mauricio de Sousa onde nascem histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes, livros, design de produtos, espetáculos musicais, eventos temáticos interativos, aplicativos, games, web séries, encontros com personagens, parques de diversões e até um balão!

A produtora está pronta para receber o público também nos meses de dezembro e janeiro. A visita guiada proporcionará uma viagem pela linha do tempo deste que é um dos maiores estúdios do mundo, além de passagem pela área de live experience do grupo, pelos setores de criação e design, projetos temáticos e editorial.

“A visitação ao estúdio foi aberta ao público em agosto em horário comercial, com objetivo que as pessoas vejam os bastidores deste universo em plena atividade. Mas muitas pessoas que trabalham e estudam não puderam conhecer. Por isso, atendendo a milhares de pedidos, nós abriremos as portas da casa dos mais de 400 personagens da Turma da Mônica em dezembro e janeiro”, comemora o diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, Mauro Sousa.

A visitação tem 90 minutos de duração e capacidade para receber simultaneamente 40 pessoas. Os ingressos custam a partir de R$ 75,00 (meia-entrada), R$ 150,00 (inteira) e há ainda a opção de combos com desconto para famílias ou grupos e ainda desconto de 30% para pagamento com o Cartão Porto Seguro. Mais informações e vendas estão disponíveis no site.

 

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2019 será o ano da flexibilidade e da escolha pela colaboração

Por Pierre Rodríguez *

O vídeo tornou-se o mainstream das comunicações. Você pode ter ouvido essa afirmação em anos anteriores, mas, quando olhamos para 2019, veremos as plataformas de colaboração Video-as-a-Service (VaaS) consolidadas e por toda parte. Temos o Microsoft Teams, Skype for Business, Zoom, BlueJeans, entre várias outras plataformas, que são muito sólidas e já fazem parte da rotina das pessoas no trabalho, principalmente pela facilidade de uso e experiências positivas por parte dos usuários. O desafio, no entanto, será decidir qual será a plataforma ideal para você.

A videoconferência e a vídeo colaboração estão ajudando organizações e suas equipes a se conectarem e colaborarem para resolver problemas de maneira significativa. Ou seja, agora, mais do que nunca, precisamos nos conectar com nossas equipes e colegas ao redor do mundo rapidamente e por meio de todos os tipos de dispositivos. Por isso, o vídeo será a via que tornará a interação entre as pessoas cada vez mais produtiva e da maneira mais humana possível.

Isto se comprova pelos estudos sobre o mercado de videoconferência. Segundo pesquisa da Credence Research, consultoria especializada neste mercado, o mesmo deverá atingir o volume de US$ 7,76 bilhões até 2022. Em outro estudo, o da Frost & Sullivan, consultoria de estratégia e pesquisa de mercado, a videoconferência ganha cada vez mais a atenção das empresas em todo o mundo, sendo que o Brasil é o país com a maior fatia (45%) dos usuários da América Latina.

A adesão por vídeo cresce na proporção em que salas e espaços surgem cada vez mais abertos, conectados, coordenados, requerendo uma experiência de usuário mais imersiva, interativa, onde todos podem ouvir, colaborar, sonhar e criar juntos, mesmo se não estiverem no mesmo lugar.

À medida que as culturas de trabalho continuam a mudar para serem mais flexíveis e móveis, as pessoas esperam poder se conectar de onde quer que estejam ao longo do dia. Um dia típico pode ser uma videoconferência inicial antes de sair de casa, conectar-se no trajeto ao local de trabalho e passar um tempo em uma interconexão de salas de reunião e de conferência, via plataformas VaaS e às mesas pessoais durante todo o dia.

Além do vídeo, a qualidade de áudio igualmente faz toda a diferença, pois será fundamental para a realização bem-sucedida de uma reunião, de um trabalho colaborativo. Isto definirá se você vê seu tempo dedicado a reuniões como produtivo, flexível e otimizado.

O ano de 2019 terá tudo a ver com a flexibilidade das experiências em chamadas e conferências em vídeo, bem como com os dispositivos e as plataformas que permitem que você escolha seu aplicativo e espaço para reuniões, seja ele pequeno, médio ou grande, com acesso apenas por um toque, via nuvem, de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

*Pierre Rodríguez é vice-presidente da Polycom para América Latina e Caribe



Samsung ganha 30 prêmios de inovação na CES 2019 por Design e Engenharia de Destaque

CES

A Samsung foi reconhecida por 30 de suas inovações em produtos e foram vencedoras do CES 2019 Innovation Awards. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Entre os prêmios está o Best of Innovations, renomado programa que homenageia dispositivos e serviços com design e engenharia excepcionais em tecnologia de ponta.

Os prêmios destacam a tradição de conquistas da Samsung no desenvolvimento de inovações que impulsionam a indústria. Este ano, os premiados da Samsung abrangem uma série de categorias: Exibição Visual, Fitness, Esportes e Biotecnologia, Acessórios Sem Fio para smartphone, Casa Inteligente, Realidade Virtual e Aumentada, Hardware, Componentes e Periféricos, Áudio / Vídeo para Veículos, além de Sustentabilidade e Eco-Design.

“Fizemos investimentos significativos nas áreas de 5G, IoT e IA durante o ano. É uma honra sermos reconhecidos em nossa constante busca por ajudar os consumidores e a indústria a fazer o que não podia ser feito antes”, afirma Tim Baxter, Presidente e CEO da Samsung Electronics na América do Norte. “Estou muito orgulhoso da criatividade, da energia e da abordagem inovadora da equipe para levar as melhores soluções ao mercado.”

A seguir, detalhes sobre uma seleção de produtos premiados da empresa:

Samsung Galaxy Note 9 – A série Galaxy Note é reconhecida há muito tempo pelo lançamento das mais recentes inovações da Samsung. O superpoderoso Galaxy Note 9 compõe essa tradição com um smartphone premium que oferece desempenho durante todo o dia. Com uma poderosa bateria que dura o dia inteiro, uma nova S Pen com conectividade Bluetooth Low-Energy, a câmera mais inteligente da Samsung e até 1 terabyte de armazenamento, o Galaxy Note 9 é o telefone poderoso o suficiente para acompanhar uma vida agitada.

Samsung Galaxy Tab S4 – Um tablet Android 2 em 1 desenvolvido para pessoas que querem fazer mais em movimento. O Samsung Galaxy Tab S4 ajuda o usuário a trabalhar de forma mais inteligente, mantendo sua produção nos níveis mais altos. Com o Samsung DeX, bateria mais duradoura, S Pen aprimorada e quatro alto-falantes sintonizados pela AKG, este novo tablet facilita a produtividade e o entretenimento mais imersivo – a qualquer hora, em qualquer lugar.

Samsung Galaxy Watch – Um smartwatch premium e poderoso para quem quer fazer de tudo sem deixar de lado a boa aparência. Sua bateria de longa duração e conectividade LTE proporcionam aos consumidores uma experiência verdadeiramente autônoma. Com a moldura rotativa exclusiva da Samsung e uma linha mais robusta de opções de estilo, o consumidor tem um relógio inteligente parecido com um tradicional e que também é intuitivo para usar.

Com mais de 39 atividades e exercícios monitorados e novos recursos de gerenciamento do sono e do estresse, o poderoso smartwatch mantém os consumidores focados em seus objetivos de saúde e bem-estar.

Carregador Sem Fio Duplo – Combinando o Suporte de Carregamento Rápido Sem Fio e o Carregador Sem Fio, este acessório 2 em 1 permite aos usuários carregar o smartphone rapidamente e ao mesmo tempo com outro aparelho ou portátil compatível com a tecnologia Qi. O carregador elimina a necessidade de se atrapalhar com cabos sempre que precisar recarregar as baterias dos dispositivos, enquanto o suporte integrado oferece acesso fácil à tela do smartphone.

Samsung DeX – O Samsung DeX oferece aos usuários uma experiência semelhante a um PC diretamente a partir do Samsung Galaxy principal. Basta conectar o dispositivo móvel a um monitor externo ou alterar uma configuração no Galaxy Tab S4. O DeX permite que os usuários usem seu smartphone ou tablet como um touchpad ou teclado.

O DeX também oferece “modo duplo”, para que possam continuar usando o smartphone ou tablet enquanto trabalham no monitor externo, seja participando de um bate-papo por vídeo ou desenhando e fazendo anotações. Os usuários do Note 9 também podem usar sua S Pen para avançar os slides enquanto estiverem no modo DeX em uma tela maior.

SmartThings Tracker – Um pequeno e leve dispositivo de rastreamento por GPS conectado por uma rede LTE-M4 que ajuda os usuários a acompanhar com mais rapidez e precisão o que é mais importante. Seja uma bolsa de ginástica perdida na escola ou um animal de estimação que pode ter ido para muito longe de casa, seus itens podem ser facilmente rastreados em tempo real através do aplicativo SmartThings da Samsung, compatível com Android e iOS.

Pais e filhos também podem usar o SmartThings Tracker para se manter conectados, enviando uma notificação de localização ao aplicativo SmartThings, que alerta o restante da família sobre sua localização. Além disso, como é compatível com o SmartThings, o SmartThings Tracker pode ser usado como um sensor de chegada, acionando automações como o acendimento da luz de varanda quando o dispositivo está dentro do alcance.

HMD Odyssey+ – Óculos de realidade mista do Windows fascina os usuários com detalhes nítidos e que oferecem conforto para que os usuários fiquem imersos em seus jogos e conteúdos favoritos. Além dos visores Super AMOLED, o HMD Odyssey+ apresenta uma nova tecnologia de exibição chamada Anti-Screen Door Effect (anti-SDE), para que os jogadores não precisem mais se preocupar com tonturas e exibições distorcidas.

O design premium do HMD Odyssey+ é perfeitamente complementado pelo áudio rico em detalhes com a tecnologia AKG, incluindo som espacial de 360°, bem como campo de visão de 110° – tudo para proporcionar uma experiência de usuário mais fluida e real.

Samsung Galaxy A6 – Para quem quer tirar mais proveito de um smartphone mais acessível, o Galaxy A6 possui tela imersiva, câmera poderosa e um novo nível de comodidade. Com um Display Infinito Super AMOLED que dá vida ao conteúdo em cores ricas e brilhantes, além de suporte para armazenamento expansível de até 512 GB, o Galaxy A6 oferece muito espaço para vídeos, músicas e arquivos.

As câmeras frontais e traseiras de 16MP permitem aos usuários fazer fotos e selfies impressionantes, e a abertura F1.7 na câmera traseira ajuda a manter as imagens nítidas e claras em ambientes com pouca luz.

Samsung DDR4 RDIMM de 256 GB 3DS – O módulo de memória DDR4 mais rápido e de maior densidade da indústria para as plataformas de servidor corporativo da próxima geração é habilitado com as melhores soluções de infraestrutura para consumidores de alta densidade e alto desempenho, além de consumo de energia extremamente baixo (15 watts a 1,2 V).

Armazenamento Flash Universal Samsung de 512 GB – O primeiro armazenamento flash universal embutido (eUFS) de 512 gigabytes da indústria para sistemas automotivos de A/V e dispositivos móveis de última geração, usando os novos chips V-NAND de 512 gigabits de 64 camadas da Samsung. O pacote eUFS de 512 GB transfere um videoclipe de alta definição equivalente a 5 GB para um SSD em cerca de seis segundos, mais de 8 vezes mais rápido do que um cartão microSD comum.

Samsung NVMe Z-SSD de 3,84TB – O SZ1733 oferece um novo nível de armazenamento para supercomputação voltada a análise de IA, big data e aplicativos IoT, usando os novos chips Z-NAND da Samsung, que proporcionam desempenho de leitura de célula 10 vezes maior que os chips V-NAND de 3 bits.

Samsung LM302S – A plataforma de iluminação mais moderna e orientada às necessidades do usuário até o momento foi concebida para melhorar a eficiência do trabalho ao proporcionar um ritmo circadiano (ciclos de sono/vigília) mais saudável ao longo do dia, promovendo a continuidade entre o dia e a noite, além de um sono saudável.

Série Samsung SSM-U – Um novo tipo de módulo inteligente com uma série de minúsculos sensores que funcionam por radar. Maior sensibilidade de detecção que sensores convencionais, além de transmissão invisível, para maior flexibilidade de design em iluminação residencial inteligente. A série SSM-U pode detectar movimentos sutis e transmitir o sinal para outros componentes, de modo a controlar a iluminação no momento certo.

 

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Coluna do Carsughi – Palmeiras, Barraco na Libertadores e Fórmula 1

Na coluna de hoje Claudio Carsughi fala da conquista do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, da confusão do jogo da final da Libertadores entre o Boca e o River e da última prova da Fórmula 1.

Carsughi coloca em dúvida as previsões de que Hamilton, piloto da Mercedes e campeão de 2018 antecipadamente, poderá se tornar o maior piloto de todos os tempos nos próximos anos. Saiba porquê vendo agora a Coluna do Carsughi.

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Markswell Coelho é o novo CEO da OGASEC

A OGASEC anuncia Markswell Coelho como novo CEO. Estudioso do tema Inteligência Artificial aplicado ao sucesso das pessoas e empresas, Coelho traz sua expertise à empresa, bem como sua experiência como negociador que captura resultados positivos com clientes, em multi indústria.

Executivo com mais de 20 anos de experiência em liderança, Coelho teve atuação destacada como CEO, COO e CTO em inovadoras dos setores de tecnologia, finanças e logística como Blockchain of Things, Oracle e TAM. Pós-graduado pelo Insper, MBA Executivo; Especialista em Liderança de Empresas de Serviços pela Harvard Business School e Pensamentos Exponenciais pela Singularity University.

“Acompanhei de perto a trajetória da OGASEC, desde o momento da fusão entre Aker e N-Stalker e acredito muito na companhia e em suas soluções por serem aderentes às demandas do mercado. Deixo minha experiência em coaching e mentoria de times à disposição da companhia, parceiros e colaboradores para que juntos possamos potencializar os resultados”, afirma Coelho.

“Markswell chega para liderar a empresa com uma missão clara: ampliar parcerias e construir novas ofertas de produtos. Por ser um profissional com vasta experiência executiva e relacionamentos sólidos no setor, ele tem a bagagem necessária para ter êxito neste desafio.” – Afirma Rodrigo Fragola, Co-Founder e Membro do Conselho da OGASEC.

 



Exposição interativa aborda a evolução da tecnologia e a transformação da sociedade

Cada vez mais, a arte e a tecnologia convivem e se complementam.  [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Atenta a essa tendência, com o objetivo de retratar os 50 anos de atuação fundamental no mercado brasileiro, uma vez que participou dos principais acontecimentos tecnológicos do País, a NEC, multinacional de origem japonesa, lança mão da expressão artística para contar essa história cheia de desafios e de sucesso.

De 27 de novembro a 02 de dezembro, na JAPAN HOUSE São Paulo, acontece a NEC CONTINUUM, uma mostra que reúne uma série de instalações, representando, primeiramente, a evolução dos 119 anos da empresa no mundo e, em seguida, o cinquentenário da companhia no Brasil.

Ao chegar à sala localizada no primeiro andar da JAPAN HOUSE São Paulo, o visitante é recepcionado com uma linha do tempo pautada em evoluções tecnológicas, que se tornam tangíveis por meio de experiências sensoriais capazes de despertar emoções. O ambiente mostra desde a invenção do telefone, em 1875, passando pelos lançamentos do cinematógrafo, da televisão e do conceito do algoritmo, até chegar aos dias de hoje, com a biometria atuando na transformação da sociedade.

O cinquentenário de contribuições da companhia no Brasil, por sua vez, estará presente em cinco instalações que apresentam as inovações tecnológicas das cinco últimas décadas, como o conceito C&C (Comunicação e Computação), a implantação da ligação direta à distância (DDD), o conceito da comutação, a chegada do primeiro supercomputador trazido pela NEC à América Latina, a popularização da tecnologia nas telecomunicações e no entretenimento, e a integração de sistemas voltados à sociedade, sucessivamente.

Segundo Masazumi Takata, presidente e CEO regional da NEC para a América Latina, a organização sempre olhou para a operação brasileira como extremamente estratégica, tanto por seu potencial como mercado quanto pela oportunidade de implementar projetos em vários segmentos, como as telecomunicações, segurança, entre outras.

“O Brasil é um país que, independentemente das dificuldades que surjam, sempre está em crescimento, seja na área de infraestrutura ou no fortalecimento dos sistemas de segurança, por exemplo. Ao longo desse período, o relacionamento com os clientes e, consequentemente, com a sociedade local, fez desses 50 anos um marco tão importante para nós”, destaca o executivo.

Para presentear a comunidade, a empresa tomou a iniciativa de expor uma mostra que vai além das inovações tecnológicas, ressaltando, acima de tudo, que a expansão da tecnologia só tem valor quando integra sistemas e entrega benefícios para as cidades e os cidadãos, em forma de segurança, proteção, eficiência e igualdade de oportunidades. Tudo é continuamente transformado pela capacidade de experimentar, criar, num CONTINUUM em que nada está determinado.

Serviço:

Mostra NEC CONTINUUM

Data: De 27 de novembro a 02 de dezembro de 2018

Horário: De 27 de novembro a 1° de dezembro, das 10h às 22h. No dia 02 de dezembro, das 10h às 18h

Local: JAPAN HOUSE São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52, 1° andar – Bela Vista, São Paulo – SP

 

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O valor do cliente insatisfeito

Por Ricardo Gorski *

A popularização da tecnologia mudou completamente a maneira de nos relacionarmos com o mundo. Para o varejo, essa mudança impactou o hábito,  o perfil do consumidor e a tendência é que as compras migrem cada vez mais para o ambiente online. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) afirma que, até 2020, o número de clientes visitando lojas físicas cairá em 35%.

Munido de smartphones, poderosa ferramenta de acesso à informação, o consumidor de hoje ficou mais exigente. Antes de tomar sua decisão de compra, ele pesquisa a qualidade dos produtos, compara preços, avalia serviços e investiga a reputação da empresa, tudo com poucos cliques, e chega abastecido de informações e com altas expectativas.

Atender expectativas tão altas não é fácil e, para os e-commerces, carro chefe das promoções de Black Friday, o desafio é ainda maior. Um levantamento da Adyen aponta que o ecommerce brasileiro triplicou o número de transações durante a temporada, em relação à semana anterior de vendas. Isso significa que, seja qual for a estratégia de pós-venda da empresa, ela precisa estar três vezes mais preparado.

Um grande erro de muitos e-commerces é não ter um planejamento para lidar com clientes insatisfeitos, ou tratá-los como perdidos. O cliente detrator, aquele que não teve uma boa experiência de compra, é uma fonte rica de informações e um valioso ativo para diagnosticar onde estão os gargalos da operação. E é ele, normalmente, quem entra em contato proativamente com o atendimento.

Neste cenário, o pós-venda eficiente é fundamental e é o primeiro passo para reconquistar o comprador frustrado, que precisa, antes de qualquer coisa, ser ouvido. Na ausência de um contato fácil com a empresa, o cliente pode facilmente compartilhar sua frustração nas redes sociais ou  formalizar uma reclamação em órgãos de defesa ao consumidor. Em média,a Black Friday de 2017 gerou 100 queixas por hora no site Reclame Aqui.

Facilitar o contato com o atendimento é um bom começo. E é preciso lembrar que o consumidor atual é digital e pode entrar em contato pelo telefone, por e-mail, por mensagem instantânea ou por redes sociais. Então, para não perder nenhuma informação relevante desse processo, o caminho é investir em um bom CRM que integre todas as interações, agrupe as mensagens e transforme a comunicação em uma experiência fluida e ininterrupta para estabelecer um bom relacionamento. Já existem tecnologias simples que fazem isso e transferir a reclamação de setor em setor culpando o sistema já não cola mais.

Ouvida a reclamação, outro ponto importante é garantir a agilidade dos procedimentos para promover resposta e resolução ao problema. Nesse ponto, uma tecnologia recente e muito bem aceita é o chatbot. Dúvidas simples e tarefas mecânicas, como solicitação de comprovante ou mudança de endereço, podem ser facilmente realizadas pelo robô de atendimento, garantindo que o tempo dos funcionários seja dedicado ao que é mais humano: a empatia.

Essa empatia é importante para promover algo que a automação não é capaz de realizar sozinha, uma experiência. Quanto mais exclusiva ela for, mais chances a empresa tem de reconquistar o cliente e transformá-lo em promotor da marca. Aqui, tecnologia e força humana devem trabalhar em conjunto para levantar dados importantes sobre esse cliente e identificar qual experiência será mais significante para ele.

Para garantir essa interação, é crucial a escolha de parceiros experientes que implementem os sistemas de forma a contribuir com o negócio. Cada cliente tem expectativas e necessidades únicas, e não há uma fórmula mágica para criar experiências.

A melhor maneira é manter um relacionamento estreito com o seu consumidor, usar as tecnologias como aliadas à equipe de atendimento e aproveitar todas as interações do cliente com a empresa para entender o que ele precisa. Dessa maneira, a empresa estará pronta para surpreender o consumidor e destacar-se em meio a todas as ofertas online, especialmente durante a Black Friday.

* Ricardo Gorski é Diretor-Geral da iLink Solutions



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