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Ford amplia investimento em veículos elétricos para US$ 11 bilhões até 2022

A Ford vai ampliar significativamente o investimento em veículos elétricos, para US$ 11 bilhões até 2022, com o lançamento de 40 modelos híbridos ou totalmente elétricos na sua linha global. O anúncio foi feito por Bill Ford, presidente do conselho da empresa, no domingo, durante a coletiva de imprensa do Salão de Detroit. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Esse investimento é mais que o dobro do valor anunciado pela Ford no final de 2015, de US$ 4,5 bilhões até 2020, e inclui os custos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento de arquiteturas específicas para carros eletrificados.

Dos 40 programados, 16 serão totalmente elétricos e os demais híbridos plug-in. A Ford revelou que um deles será um utilitário esportivo elétrico de alto desempenho, chamado Mach 1 – veja o vídeo –, em 2020, quando também vai iniciar a produção de uma versão híbrida da picape F-150 nos EUA.

Segundo Bill Ford, a estratégia de eletrificação da empresa é levar essa tecnologia para os seus principais modelos. “Se queremos ser bem-sucedidos com a eletrificação, temos que fazê-lo com veículos que já são populares”, disse.

Jim Hackett, CEO e presidente da Ford, comanda essa estratégia desde que assumiu o cargo há pouco mais de sete meses. Em outubro, ele anunciou para investidores um amplo plano de redução de custos para tornar a empresa mais eficiente, incluindo o redirecionamento de investimentos antes destinados a sedãs e motores a combustão para carros e utilitários híbridos e elétricos.

No mesmo mês, a Ford criou o Time Edison, uma equipe especializada para acelerar o desenvolvimento da sua nova geração de veículos elétricos, com o desafio de pensar grande e avançar rápido. Dirigida por Sherif Marakby, vice-presidente de Veículos Elétricos e Autônomos da Ford, ela tem também como missão a criação de experiências e serviços focados no cliente e parcerias com outras empresas.

Países como a China, Índia, França e Reino Unido já anunciaram planos para eliminar os veículos com motores a combustão e combustíveis fósseis do mercado entre 2030 e 2040 como forma de promover o uso de energia limpa.

 

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Buscador dá dicas para escolher o melhor da moda praia e verão Plus Size

O buscador de moda para mulheres Paraíso Feminino reuniu algumas dicas para escolher o melhor da moda praia plus size. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A criadora da ferramenta, Rachel Toyama, explica: “qual o corpo ideal para ir à praia? O seu! As mulheres curvilíneas já não precisam mais se esconder quando os termômetros começam a subir, a moda tem se tornado cada vez mais democrática atendendo a esse público, que ao mesmo tempo se torna mais exigente”. Ela enfatiza, “as mulheres plus ganharam lojas próprias e também espaço nas araras de muitas multimarcas, a diversidade de produtos agora gera um outro tipo de dúvida: com que roupa eu vou?”.

Para ajudar na escolha, veja algumas dicas para apostar na peça ideal:

– Os vestidos e saídas de praia curtos, com decote em V, são apostas certeiras. Além de charmosos, são perfeitos porque alongam a silhueta, dando a impressão de mais magra.

– Os tecidos com caimento leve, como a viscose, são grandes aliados para enfrentar os dias quentes, além do frescor que proporciona, o tecido não marca o corpo, contornando as curvas com caimento suave e elegante.

– O verão pede estampa, mas para não derrapar na escolha, opte por padronagens pequenas e com fundo escuro, que dão um ar mais sofisticado ao visual.

– No beachwear, os maiôs lisos e de cores vibrantes garantem os aplausos nas areias da praia. Já para quem não abre mão do bronzeado, os biquínis de cintura alta e top estruturado são as melhores pedidas.

“Encontrar moda plus size não é mais um problema”, garante Rachel, que lembra: “o Paraíso Feminino reúne mais de 4 mil produtos, incluindo moda praia com tamanhos que vão até o número 52” e, no E-trends, é possível conferir dicas de moda praia Plus size. O Paraíso Feminino não realiza venda de nenhum produto, mas faz a interligação entre as consumidoras e as lojas virtuais, além de incentivar a compra assertiva, permitindo que a usuária tenha uma experiência única entre a busca de produtos e suas combinações.

Para saber mais, acesse o site.

 

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Você conhece as funcionalidades do açúcar? Entenda por que não existem substitutos

As discussões sobre alternativas para a diminuição dos índices de obesidade no Brasil e incentivo a um estilo de vida mais saudável estão cada vez mais frequentes, e uma das opções cogitadas é a redução e/ou substituição de açúcar nos alimentos. Porém, há dois pontos que merecem atenção: a importância da educação, para que as pessoas entendam o real problema e tenham bom senso nas escolhas alimentares, e as funcionalidades do açúcar. Além de simplesmente adoçar, ele tem um papel importante tanto nos produtos industrializados como nos preparos caseiros. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A disseminação de informações sobre hábitos alimentares é essencial para que as pessoas entendam que não só esse, mas diversos outros ingredientes não precisam ser substituídos – o necessário é entender as quantidades ideais que podem ser consumidas dentro de um estilo de vida equilibrado e que promovam uma alimentação diversificada, aliando nutrição ao prazer.

Além disso, o fato de um possível substituto não ter sido encontrado até os dias de hoje tem um porquê: o açúcar tem mais de um papel importante nos alimentos. “Além do sabor, ele confere textura (corpo), combate a acidez e interage com outros ingredientes. No caso de um bolo, por exemplo, ajuda a massa crescer, além de ter o efeito de caramelar e dar cor”, conta a nutricionista Marcia Daskal. A adição de açúcar contribui com o controle da umidade do alimento e torna a água indisponível para microrganismos, como bactérias, e reações químicas, como fermentação indesejada e bolor, ajudando na preservação dos alimentos e realçando seu sabor por um tempo maior.

“De fato, salgar e adoçar os alimentos, fazendo geleias, compotas e conservas, sempre foi uma estratégia de preservar e aumentar sua durabilidade. Basta pensar no tempo de duração de uma fruta, como o morango, e da geleia de morango. Ou da goiaba e uma goiabada, da banana e da bananada, assim por diante. Isso é especialmente importante para alimentos industrializados, que têm maior durabilidade”, explica Marcia.

Ao interagir com outros elementos, como água, fermento ou farinha, o ingrediente dá consistência, densidade, cor ou aparência à receita, garantindo a textura de preparos, como sorvetes. Suas propriedades também influenciam em fermentações, acelerando o tempo de cozedura, e congelamentos, retardando o tempo do processo para que não haja uma formação excessiva de cristais de gelo. Por fim, o ingrediente também pode ser usado para intensificar ou atenuar o sabor de alimentos muito salgados ou ácidos, equilibrando o paladar.

“Estas caraterísticas tornam o açúcar um ingrediente muito difícil de substituir. Se você vai fazer um bolo, não basta substituir a mesma medida pelo correspondente em adoçante – o bolo não vai crescer tanto, não vai ter a mesma textura, a mesma cor, nem o mesmo sabor. Nos refrigerantes, há um mínimo de açúcar necessário para conferir a textura do produto, e no caso das geleias sem açúcar, por exemplo, são usados sucos de frutas, ricos em frutose”, ressalta a nutricionista.

Em produtos industrializados, a ausência de açúcar esbarra em outras questões importantes, como a garantia de segurança do alimento. O grande desafio é como mudar um produto sem descaracterizá-lo. “Para isso, por exemplo, é comum a adição de outros tipos de agentes adoçantes, agentes de preservação (como anti-umectantes, conservantes e etc.) e até corantes, o que mostra que apesar da redução de açúcar, o produto não se torna necessariamente mais saudável”, revela Márcia.

Conscientização
Quando se pergunta ao consumidor se ele é a favor da redução de açúcar nos produtos, ele normalmente dirá que sim. Porém, existem algumas questões que nem sempre são de seu conhecimento ou estão na pauta das discussões sobre o tema: a indústria colabora com menos da metade do açúcar consumido pelo brasileiro, já que a maior parte é ingerida em casa, principalmente ao adoçar bebidas como chá e café. Ou seja, o consumo individual é exagerado. Com isso, o ideal é pensar em alternativas para ensinar o consumidor e ajustar esse hábito, fazendo com que ele tenha maior consciência no momento das refeições.

Por fim, estudos que falam sobre efeitos danosos atribuídos ao açúcar, os colocam como decorrentes do consumo excessivo do produto, e não equilibrado. Ou seja, a questão está na dosagem. Outra questão relevante para entender a comida nos seus contextos sociais e culturais é o crescente movimento global que busca valorizar, recuperar e reconhecer a culinária nacional como testemunho histórico, dos fluxos de mercados, turismo e educação.

“Assim, cada ingrediente tem um significado culinário próprio dentro de uma receita, e a sua troca por outro ingrediente, no caso o açúcar da cana por outro tipo de dulcificante, não é apenas uma substituição, mas sim uma intervenção num patrimônio cultural, na memória e manifestação cultural de um povo, de uma região. E isso é tão importante nas ‘cozinhas’ mundo afora que recentemente a UNESCO reconheceu a culinária mexicana como Patrimônio da Humanidade. No Brasil, vale destacar o “Ofício das Baianas de Acarajé”, que é Patrimônio Nacional pelo IPHAN”, conta o antropólogo Raul Lody.

Marcia Daskal afirma que a discussão é essencial e não pode ser feita de maneira simplificada. “É importante lembrar que medidas restritivas, incluindo a taxação e a própria substituição do açúcar geram repercussão, mas não têm comprovação de resultados efetivos. Mais importante que mudanças no curto prazo é a educação do consumidor. E isso só se consegue com informação”, conclui.

 

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Primeiro show de 2018 de Roberto Carlos “Só para Elas” será em São Paulo

Roberto Carlos presenteia as fãs que estiverem em São Paulo no domingo, dia 21 de janeiro, no Espaço das Américas, em um show totalmente dedicado a elas. Devido ao grande sucesso dos shows dos dias 10 e 17 de dezembro na edição do show só para mulheres, Roberto Carlos inicia 2018 reverenciando o seu público feminino em seu primeiro show de 2018. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O artista dedica mais um dia de emoções exclusivamente para as suas fãs. Todos os serviços voltados para o espetáculo serão compostos por mulheres: Garçonetes, Seguranças, Recepcionistas. Neste show especial o dia é reservado só para elas. Roberto Carlos volta a realizar um show totalmente voltado para o público feminino após 7 anos no mesmo palco da primeira realização: o Espaço das Américas.

Para adquirir os ingressos, basta ir pessoalmente às bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h – sem taxa de conveniência) ou acessar o site. Os ingressos vão de Setor Premium: R$600,00 (inteira) e R$300,00 (meia) | Setor VIP: R$480,00 (inteira) e R$240,00 (meia) | Setor Ouro: R$320,00 (inteira) e R$160,00 (meia) | Setor Prata: R$200,00 (inteira) e R$100,00 (meia).

 

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Multas de trânsito já podem ser parceladas em São Paulo

Débitos em atraso podem ser parcelados em até 12 vezes através da internet

Desde a última segunda-feira (15), proprietários de mais de 2 milhões de veículos poderão parcelar multas de trânsito atrasadas na cidade de São Paulo, através de um site. O Programa de Parcelamento de Multas de Trânsito (PPM), que foi regulamentado por decreto no último sábado (13), é o…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…primeiro do gênero no País que desvincula a multa da placa do veículo e a transfere para o CPF ou CNPJ do proprietário, permitindo que os veículos sejam licenciados a partir do pagamento da primeira parcela.

Elaborado por um grupo de trabalho da Prefeitura que envolveu técnicos das secretarias de Mobilidade e Transportes e da Fazenda, o programa possibilitará que sejam parceladas quase 12 milhões de multas vencidas. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas poderão solicitar o parcelamento.

Poderão ser negociadas dívidas decorrentes de penalidades cometidas até 31 de outubro de 2016. O período para o ingresso será de 90 dias, e quem aderir à medida terá o licenciamento liberado e poderá fazer a transferência do veículo para terceiros após o pagamento da primeira parcela. Atualmente, o munícipe não pode licenciar o veículo com multa pendente e, sem o licenciamento, fica impedido de circular com o veículo, ou vendê-lo.

O PPM possibilitará a redução de 100% dos juros sobre o débito principal e liberará o licenciamento ou transferência do veículo. Isto porque as multas serão desvinculadas da placa e atreladas ao CPF ou CNPJ, criando condições para que os proprietários possam se recompor financeiramente e quitar seus débitos. Pode participar, inclusive, quem já está com o nome inscrito na dívida ativa do município.

“Este é um programa pioneiro no Brasil que permitirá a regularização da documentação de milhares de veículos. A maioria dos proprietários de veículos com débitos referentes a multas deseja regularizar sua situação. E o parcelamento das penalidades de trânsito garante essa possibilidade”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda. “Com a nova medida, quem possui um veículo e for parcelar as multas atrasadas também tem a possibilidade de transferir o veículo para terceiros”.

Regras do PPM

Adesão
Podem aderir ao PPM tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Para solicitar o parcelamento basta acessar o site portando CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas) do proprietário; Renavam do veículo e multas relacionadas a ele. Além disso é preciso criar uma senha web (quem ainda não possui), que dá acesso a serviços da Secretaria da Fazenda na internet. A senha pode ser criada no site. O desbloqueio da senha web é feito por certificado digital ou pessoalmente, em uma das Prefeituras Regionais ou na praça de atendimentos da Secretaria da Fazenda, no Vale do Anhangabaú.

Após a inserção dos dados, o site gerará um protocolo e uma guia de pagamento no valor da primeira parcela. Somente após o pagamento da guia é que o veículo terá o licenciamento liberado para regularização.

Parcelamento
O número máximo para quitar a dívida com multas é de 12 parcelas e o valor mínimo de cada uma é de R$ 50 para pessoas físicas, e de R$ 300 para pessoas jurídicas. Se houver mais de um veículo em nome do mesmo proprietário, o parcelamento poderá ser conjunto. Somente o dono do veículo poderá aderir ao programa, e a dívida não poderá ser transferida a terceiros.

Prazos
O prazo de adesão ao programa é de 90 dias contados a partir deste sábado, 13 de janeiro. Caso a primeira parcela não seja paga em até 45 dias corridos após a emissão da guia, o proprietário terá seu cadastro cancelado do programa, assim como a negociação das dívidas referentes às multas de trânsito. O licenciamento do veículo, neste caso, continuará bloqueado. O cancelamento do cadastro ao PPM também ocorrerá caso o proprietário deixe de pagar três parcelas, consecutivas ou não.

Cálculo das parcelas no site
O site do Programa de Parcelamento de Multas, que entrou no ar a partir desta segunda-feira (15), traz uma ferramenta de cálculo em que o proprietário do veículo insere as multas devidas para saber exatamente a quantia a ser paga em cada parcela.

Programa só vale para dívidas de multas de trânsito
Somente multas de trânsito aplicadas na cidade de São Paulo podem ser parceladas no PPM. Não podem ser parceladas dívidas referentes a, por exemplo, IPVA, taxas de estadia e remoção em pátios, multas aplicadas pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de penalidades pela não realização de inspeção veicular.

Destinação dos valores arrecadados
Os valores arrecadados com o PPM serão destinados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito. Também haverá o repasse obrigatório de 5% do valor total ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), do governo federal.

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Google colocará em operação cabo submarino de dados próprio em 2019

Toda vez que é acessado um tutorial no YouTube, o Google Maps, feita uma busca do Google ou qualquer outra ação que envolve a empresa da Califórnia, o Google Cloud é a plataforma que viabiliza essas ações.

Esta nuvem é formada por muitos componentes como, por exemplo, o centro de dados do Google no Chile, que permitem fazer pesquisas na Busca do Google.

Outro elemento importante são as regiões do Google Cloud Platform, como a que… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…foi inaugurada em São Paulo o ano passado. Em todo o mundo a rede do Google tem mais de 100 pontos de presença e 7500 nós, que são os pontos de acesso para viabilizar a transmissão de dados.

Todas essas “partes” da nuvem estão conectadas por uma grande rede que inclui 11 cabos submarinos e milhares de quilômetros de fibra ótica ao redor do mundo.

Hoje a empresa consolida sua infraestrutura e o Google se torna a primeira empresa de tecnologia, fora da área de telecomunicações, a investir no desenvolvimento de um cabo submarino internacional totalmente privado.

O cabo será chamado de “Curie” em homenagem a Marie Curie, cientista que liderou uma série de pesquisas pioneiras no campo da radioatividade. Ela é a única pessoa na história a receber Prêmios Nobel em duas áreas diferentes: Física e Química.

Trata-se do primeiro cabo submarino a chegar no Chile. Uma vez instalado, ele será uma das maiores “rodovias” de dados no país, conectando o Chile e a Califórnia, nos Estados Unidos, no ano de 2019.

O Google escolheu instalar o Curie na América Latina porque embora a região tenha uma boa penetração de internet, ela não é atendida satisfatoriamente pelas conexões de dados internacionais existentes.

Por meio da nova infraestrutura, será possível receber novos negócios na nuvem e continuar avançando em nosso objetivo de longo prazo de atingir o “Próximo Bilhão” de usuários da internet.

A empresa informa que o investimento no cabo Curie faz parte do esforço do Google para melhorar a infraestrutura global e do “nosso compromisso com a América Latina”, diz o comunicado da empresa.

Entre as vantagens de instalar cabos de dados submarinos privados está tanto a flexibilidade para tomar decisões quanto ao roteamento de dados como a otimização da latência, observando os interesses dos usuários do Google e dos clientes do Google Cloud Platform.

Ao construir uma infraestrutura totalmente privada a empresa diminui o número de partes envolvidas, simplifica o processo de instalação e reduz o tempo para que o cabo esteja pronto e funcional, segundo a empresa.

“Globalmente esse tipo de conexão também permite planejar novas regiões para o Google Cloud Platform”, informa o Google.

O “Curie” é o primeiro de muitos cabos privados que o Google pretende instalar no mundo. A empresa informou que continuará a instalar cabos submarinos, seja de forma privada ou como parte de consórcios, em um esforço para tornar a informação mundial acessível  por todos.

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Alunos desenvolvem aplicativo para descarte sustentável de eletrônicos

Devido ao grande volume de tecnologia sendo consumida nos dias atuais, se tornou imprescindível que se tome providências com relação a destinação dos aparelhos eletrônicos no fim de sua vida útil. Se descartados de forma errada, os aparelhos eletrônicos podem ocasionar uma série de doenças através da poluição do solo. O que o consumidor, muitas vezes não sabe, é que os aparelhos quebrados podem ser inseridos novamente na cadeia de produção. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por outro lado, os métodos de coleta dos resíduos sólidos não são tão eficazes quanto deveriam no Brasil. Pensando nisso, alunos do curso de Administração do Centro Universitário FEI desenvolveram o aplicativo Descartrônico para disseminar o descarte correto dos aparelhos eletrônicos. O aplicativo foi o vencedor da Feira de Empreendedorismo e, em breve, estará disponível na Play Store. No momento, pode ser baixado através de QR Code.

O aplicativo é uma maneira de interligar consumidor, empresas e cooperativas no processo de reaproveitamento e direcionamento dos resíduos eletrônicos causando menores danos ao meio ambiente e mais ganhos para as empresas. Através de uma plataforma interativa, o público em geral terá acesso a muitos conteúdos que os ajudarão a entender melhor o problema e engajar-se nessa causa.

O aplicativo também possui um mapeamento de pontos de descarte, para indicar ao consumidor onde descartar seus aparelhos com maior comodidade. O app também fornecerá informações sobre empresas que oferecem benefícios e descontos àqueles que retornam os produtos a eles. Um ranking colaborativo também ajudará aos consumidores terem ciência das empresas que mais colaboram para a sustentabilidade, dando destaque às organizações que prezam pelo meio ambiente. O aplicativo já está disponível para Android e IOS.

 

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Banda japonesa ensina sobre Pop e bitcoins

A cultura pop japonesa tem sempre uma novidade que é a cara do mundo atual para apresentar. Na onda das criptomoedas e das blockchains, o país dá ao mundo mais uma sensação que mistura tecnologia e entretenimento. É a banda feminina Virtual Currency Girls que, além de fazer música pop de qualidade, ensina sobre moedas virtuais, especialmente bitcoins.

Cada integrante do grupo é uma criptomoeda conhecida. A banda fez sua estreia em Tóquio nessa semana e, para deixar tudo bem adequado à temática, os ingressos foram pagos com bitcoins. O mesmo ocorrerá para as próximas apresentações, que já estão sendo agendadas.

A banda Kasotsuka Shojo, como é conhecida no Japão, é composta por oito integrantes. Elas usam máscara de bichos de pelúcia e uniformes de babás. As identidades são segredo. No concorrido mundo da música pop, estereótipos nunca misturados podem ser significativos para ganhar público. Junte a isso muita performance e um tema até então nunca trabalhado musicalmente e eis que surge uma boa receita de sucesso.

Os shows são feitos com muita coreografia. Nada extremamente atlético como algumas musas Pop americanas. No geral, são passos simples de dança que qualquer pessoa pode imitar. A mistura de visuais vindos das tribos de Anime e Cosplay ajudam a compor o espetáculo.

As moedas representadas pelas meninas são NEM, eBitcoinCash, Monacoin (primeira criptomoeda japonesa), Bitcoin, Cardano, Ethereum, NEO, e Ripple.“Queremos promover, por meio do entretenimento, a ideia de que as moedas virtuais não são apenas uma ferramenta para a especulação, mas são uma tecnologia maravilhosa que moldará o futuro”, disse uma das integrantes durante entrevista sobre o show.

As Meninas das Moedas Virtuais realizaram o show de estreia em Tóquio na sexta-feira (12 de janeiro). A banda tocou seu primeiro single, “The Moon and Virtual Currencies and Me”, que é um resumo desse mundo atual das criptomoedas e contém trechos de vários comunicados emitidos por reguladores do ecossistema e do mercado tradicional feitos nas últimas semanas.

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Os desafios das fusões e aquisições no setor de Serviços de TI

* Por Alberto Freitas

Em 2017, foram registradas mais de 970 operações de fusões e aquisições (M&A – Merger and Acquisition) no Brasil. E o setor de tecnologia lidera o número dessas transações, com cerca de 170 delas, de janeiro a novembro deste ano, segundo dados de um relatório mensal da Transactional Track Record (TTR), agência que monitora o setor de M&A.

Esse número, bastante significativo, representa uma mudança no paradigma econômico do nosso país, afinal, o mercado nacional de fusões e aquisições no segmento de TI tem se mostrado cada vez mais maduro, e já é referência em transações entre fornecedoras de ERPs, e até potenciais unicórnios da próxima geração de startups.

Mas, em contrapartida, para as empresas de TI que atuam especificamente com serviços e como integradoras, o número de aquisições e fusões ainda é tímido. Isso porque a grande maioria delas é de pequeno e médio porte, com costumes familiares ou com sócios executando funções operacionais sem estarem preparados para isto, o que dificulta muito no crescimento destas.

Quando essas companhias passam por um processo de fusão e aquisição, o desafio se torna ainda maior. Somente o processo de adequação da contabilidade e Fiscal, por exemplo, representa um grande desafio, pois essa área, em especial, seja por falta de conhecimento ou baixa adoção das melhores práticas estabelecidas pelo mercado, acaba sendo colocada em segundo plano, muitas vezes terceirizada com pequenos escritórios contábeis.

Outra questão crítica para o M&A é que muitas delas não formalizam seus relacionamentos com empregados, clientes e fornecedores, o que acarreta em mais trabalho para ‘arrumar’ a casa antes da venda. A informalidade que predomina na administração dessas empresas acaba criando uma cultura que se choca com modelos de negócios mais maduros, criando grandes distorções nos resultados reais das empresas.

Como agravante está a divisão das tarefas entre os sócios que compõe o board. Devido ao tamanho dessas companhias, os sócios muitas vezes acumulam atividades executivas que não foram preparados, como diretoria de vendas, administrativas e de entregas, e como não podem cobrar resultados um dos outros, acabam criando várias empresas dentro da mesma empresa. Esta forma de administrar acaba gerando resultados baixos, crescimento pífio e o pior, deteriora o relacionamento dos sócios e visão de futuro da empresa.

Por estarem tão perto dessas operações, os sócios acabam desenvolvendo a postura de donos, não executivos, o que atrapalha tomadas de decisões críticas, como demitir um funcionário ou mesmo a própria venda da companhia.

Quando o processo de aquisição é finalizado, o choque cultural é inevitável, pois esses sócios precisam parar de pensar como proprietários para pensarem como executivos e líderes.

E é por esses motivos que, um processo que nos Estados Unidos, por exemplo, leva de três a seis meses em média para ser realizado, aqui levamos quase um ano para concretizar, entre negociações, propostas e contrapropostas, avaliação e adequação dos ativos, até à assinatura dos contratos.

Diante disso, deixo alguns conselhos para quem está considerando passar por processo de M&A voltado a empresas que atuam com serviços e integradoras de TI:

1- Ajuste a sua contabilidade e área fiscal.

2- Formalize seus relacionamentos, com os colaboradores, clientes e fornecedores.

3- Crie e implemente políticas de compras e de vendas.

4- Defina muito bem os papéis dos Sócios como executivos, se não existir posições para todos crie o conselho de sócios.

5- Tenha um plano de crescimento real para os próximos 5 anos, se não conseguir, pelo menos, para os próximos 2 anos.

6- Profissionalize a empresa, reduzindo o número de familiares.

7- Crie a cultura de resultados, tenha resultados medidos mensalmente pelo EBITDA.

8- Tenha um orçamento e seja rigoroso com ele.

9- Tenha austeridade nas despesas e custos.

10- Crie objetivos de geração de caixa mensal.

Seguindo esses passos, as chances de sucesso numa venda aumentam significativamente, além de evitar muita dor de cabeça futura. Boas vendas!

* diretor de M&A da Cast group

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Cinco tendências tecnológicas para ficar de olho em 2018

Por Vicente Goetten*

Ninguém duvida que as tecnologias estão evoluindo e sendo adotadas com uma velocidade cada vez maior. Várias delas surgiram nos últimos anos e já ganharam diferentes aplicações e representatividade em inúmeros segmentos da indústria. Por isso, não podemos deixar de olhar para a evolução e os impactos que cada uma delas causará nos nossos negócios e setores. Para facilitar essa análise, trago abaixo cinco tendências que se difundirão mais fortemente em 2018 e que todas as empresas devem estar atentas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Inteligência Artificial
A tecnologia vai continuar sendo um dos principais tópicos do próximo ano. Ela está evoluindo a passos largos para diversas aplicações e estará em praticamente todos os tipos de sistemas e soluções. Mais do que isso, a IA também deixará as coisas mais inteligentes. Robôs, drones, máquinas agrícolas. Todos eles responderão perguntas e oferecerão insights para tomada de decisões em diferentes indústrias.

A evolução dessa tendência também passa muito pelas experiências conversacionais, como Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple. Esses exemplos da vida pessoal ingressarão fortemente no universo corporativo, como no atendimento ao cliente, por exemplo, que poderá pedir orientações ou fazer perguntas por comando de voz ou texto e ser direcionado a um manual ou à localização específica da resposta na página de FAQ (perguntas e respostas frequentes, da sigla FAQ em inglês).

Além disso, há estudos sobre a operação de máquinas e sistemas com o uso de comandos de voz. Desta forma, por meio de uma interação com linguagem natural, será possível interagir com um software e pedir para que ele emita uma nota fiscal para empresa X, por exemplo, e ele o fará sozinho.

Realidade virtual e aumentada
Outras tecnologias que vão crescer muito no próximo ano são as realidades virtual e aumentada. Até então bastante usadas na indústria de games, em 2018 se tornarão mainstream impulsionadas pelos setores de lazer, como museus e estádios, hotelaria e turismo. Mas também serão bastante usadas nos segmentos de varejo, saúde e educação – incluindo treinamentos.

Esses conceitos ganharam popularidade no mercado de games, como Pokémon, mas, assim como a inteligência artificial, estão sendo inseridas em aplicações de negócios. Em uma loja física, com uma aplicação assim, será possível obter informações adicionais de um produto ou verificar se uma carteira que você está comprando combina com um sapato que já está em casa. No segmento de saúde, será possível ”escanear” o tornozelo após uma contusão e obter indicações do que aconteceu e recomendações do que fazer. Tudo isso com a câmera do celular.

Os benefícios não param por aí. Essas tecnologias permitirão uma experiência imersiva, como, por exemplo, no aeroporto de Singapura que já treina seus novos engenheiros mecânicos 100% com óculos de realidade virtual. Na educação à distância, estudar o corpo humano como se ele estivesse na sua frente será um grande avanço para estudantes e professores. E imagine se, antes de comprar uma passagem para o Japão, você pudesse vivenciar uma caminhada pelas ruas da cidade ou saber como será a visão do assento do ingresso que deseja comprar para um show ou um jogo no estádio, antes mesmo de adquiri-lo. Até mesmo um passeio no museu ou em uma exposição torna-se mais rico e interessante com informações adicionais sobre uma obra usando apenas o celular.

Blockchain
Até o momento tivemos muitos casos teóricos de blockchain, mas em 2018 o veremos, de fato, em produção. Haverá um crescimento forte não só da tecnologia em si, mas, principalmente, de soluções desenvolvidas em cima dela. Será possível, por exemplo, fazer tracking e auditoria do transporte de medicamentos utilizando um sensor de internet das coisas (IoT) que rastreia o trajeto e a temperatura dos medicamentos durante todo o processo, salvando essas informações no blockchain. A medida garante a proteção dos dados, a imutabilidade deles e, até mesmo, a segurança e a qualidade dos produtos, que não sofreram alterações durante o trajeto. O mesmo princípio, pode ser usado no supply chain e na agricultura.

A tecnologia também deve crescer muito no segmento financeiro, onde surgiu juntamente com os bitcoins. Hoje, não existe uma instituição financeira que não use ou não esteja discutindo a adoção de blockchain. Outro aspecto que deve crescer bastante no próximo ano é a identidade digital e o blockchain será usado para garantir a segurança da informação e também que você é você mesmo.

Fog computing
Em 2018, vamos começar a usar o poder computacional das pontas. Isso agilizará a rotina de empresas e profissionais, pois não será mais necessário enviar todos os dados para uma nuvem, esperar ela processá-los e enviar a informação de volta para tomar decisões.

Imagine a diferença dessa mudança de paradigma em um carro autônomo, em que a velocidade de decisão é fundamental para a segurança das pessoas. Ao usar o poder computacional das pontas, realiza-se o processo localmente e apenas o armazenamento do resultado na nuvem tradicional, combinando várias nuvens ao invés de centralizar tudo em uma só. E isso só acontecerá porque o poder computacional que temos hoje no nosso smartphone ou em um carro autônomo, por exemplo, são incríveis.

Combinação de todas essas tecnologias
Além dos benefícios oferecidos por cada uma dessas tecnologias individualmente aos negócios, a combinação de várias delas também impactará fortemente o dia a dia nas empresas e a nossa interação com elas. O carro autônomo, por exemplo, usará não só a fog computing, mas também a inteligência artificial para tomar decisões. Na saúde, veremos o uso de IA e de realidade aumentada para dar uma prévia de diagnósticos. Além disso, com os óculos HoloLens, da Microsoft, será possível escanear um paciente e depois interagir com ele por meio de realidade aumentada e inteligência artificial.

Essas são algumas tendências que impactarão as empresas e os negócios em 2018 e precisamos estar atentos aos impactos que elas podem causar, não só no ambiente corporativo, para não perdermos competitividade, como também na interação com os clientes e nas experiências que oferecemos a eles.

Vicente Goetten é Diretor do TOTVS Labs

 

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Ecologia, a contrapartida da Economia

por Alfredo MR Lopes*

Em sua célebre aula inaugural de instalação da Cadeira de Semiologia no Colégio de Franca, o filósofo francês, Roland Barthes, recorreu à relação entre literatura e poder, para ilustrar o mecanismo de imposição dos valores, verdades e paradigmas de conduta adequadas ao status quo. A Aula, como é conhecida a publicação, diz que…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

“…a linguagem não é nem reacionária, nem progressista; ela é simplesmente fascista; pois fascismo não é impedir de dizer, é obrigar a dizer.”.

Ora, a que poder se referem, ou que objetivos norteiam as constantes agressões de alguns segmentos da mídia à economia da Amazônia Ocidental, sob influência da Suframa, Superintendência da Zona Franca de Manaus. Que papel essa mídia pós-digital, instantânea e invasiva, outrora chamada de quarto poder, a ex-famigerada grande imprensa, continua a cumprir? Sua estratégia de poder, enquanto manifestação maior da dominação real, ainda se estriba no trunfo milenar de ser anúncio e denúncia de uma conceituação da realidade que lhe convém.

Desconfigurada e obrigada a criar saídas para a própria sobrevivência – posto que seus trunfos foram compartilhado por inúmeros sujeitos, alguns mais ágeis na dominação digital do saber, resta-lhe, segundo Barthes, a opção de engendrar o erro, disseminar a culpa no destinatário definido e se constituir em saída messiânica para os embaraços artificiais.

Nos ataques constantes à economia regional, o argumento fundamental é responsabilizar os 8% de isenção atribuídos aos estados da Amazônia Ocidental, como causa do rombo fiscal do país. Contem outra, pois essa distorção está baseada em desinformação propositada e destrutiva, com foco na Zona Franca de Manaus.

Ali, renúncia fiscal não passa de fake news. Trata tão somente do exercício público do direito constitucional da contrapartida fiscal para investimentos em áreas remotas com infraestrutura deficitária. As empresas escapam de algumas cangalhas tributárias, mas remuneram melhor seus trabalhadores, recolhem mais vantagens fiscais para a União que as demais plantas industriais do Brasil, além de protegerem um patrimônio natural essencial ao equilíbrio climático.

Entretanto, não cabe ficar repetindo a cantilena. A Receita Federal e instituições com o gabarito da FEA-USP já emprestaram sua reputação para confirmar essa afirmação.

Está na hora de dar um passo adiante, além de ironizar os fundamentos dessa perseguição sem sentido.

Um passo simbólico e importante será a realização do I Congresso de Gestão da Amazônia, que ocorrerá neste primeiro semestre, com a chancela da CAPES/FINEP, como parte das atividades do Doutoramento em Administração entre USP e UEA, a Universidade do Estado do Amazonas, paga integralmente pela indústria de Manaus, e empenhadas no enfrentamento do nosso maior gargalo: a ausência de gestores do enigma amazônico. “Decifra-me ou serei devorada”.

Inovação, Sustentabilidade e Governança será o tema do evento e o tripé de sustentação dessa saída, tanto da parceria entre as duas instituições acadêmicas, UEA e USP, como um palpite para o Brasil sair do buraco do burocratismo sombrio e amoral das gestões históricas que nos empurraram ao caos.

A contrapartida fiscal supera os 2 milhões de empregos gerados pelo país afora, a substituição de importações, vital para equilíbrio da balança fiscal, a proteção florestal e os serviços ambientais.

As empresas instaladas em Manaus passam a exigir que os fundos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e aqueles destinados a interiorizar o desenvolvimento ano, sejam aplicados na região e nas oportunidades de novos negócios, com governança pública inteligente, inovação tecnológica e com parâmetros claros de sustentabilidade.

Economia passo a passo com a ecologia, como tem de ser.

*Alfredo Lopes é filósofo e ensaísta – alfredo.lopes@uol.com.br

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Embratel e T-systems fazem parceria para oferecer IoT no Brasil

A Embratel e a T-Systems acabam de anunciar uma parceria para oferta de conectividade IoT (do inglês, Internet das Coisas) para o mercado brasileiro. O acordo vai permitir a oferta, no Brasil, do IoT Service Portal, já disponibilizado pelo Grupo Deutsche Telekom em diversos mercados globais, incluindo Europa, Estados Unidos e China.

Como resultado, a T-Systems Brasil, braço da Deutsche Telekom para oferta de serviços corporativos e soluções e serviços globais de TIC, e a Embratel, líder em telecomunicações e com forte mobilidade corporativa e em TI, estão anunciando um acordo que vai permitir a comercialização de conectividade IoT no mercado brasileiro. Por meio da parceria, a T-Systems Brasil vai utilizar a rede da Claro, tornando-se uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator). A oferta do serviço começa no início de 2018.

“Atualmente, toda grande companhia precisa de conectividade para os aplicativos IoT que estão procurando implementar. Certamente nossa parceria com a Embratel vai permitir à T-Systems Brasil e ao Grupo Deutsche Telekom trazer serviços inovadores para o mercado brasileiro”, afirma Ideval Munhoz, presidente da T-Systems Brasil.

“Por meio desta parceria, a T-Systems terá acesso à melhor tecnologia do mercado. Com o suporte da Embratel, a T-Systems terá conectividade, disponibilidade e qualidade de rede para suportar as operações de IoT de seus clientes globais no Brasil”, diz Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e negócios da Embratel.

O IoT Service Portal, da Deutsche Telekom, permite aos seus usuários operar e controlar, em tempo real, comunicações M2M (Machine-to-Machine), permitindo às áreas de negócios monitorar todos os seus cards M2M com seus correspondentes planos de dados e volumes de transmissão.

Além disso, os usuários podem ativar, bloquear ou desabilitar seus SIM Cards M2M e também mudar seus planos de dados e funcionalidades. Para controlar a transmissão de dados, eles podem criar alertas para cada card, recebendo notificações automaticamente. O portal é acessível por meio de uma conexão segura e suas funcionalidades podem ser facilmente integradas com ambientes de TI já existentes graças a APIs (Application Programming Interfaces) que podem ser utilizadas automaticamente.

Conectividade IoT
Mais e mais companhias de setores como o automotivo, energia, saúde e transporte vem operando internacionalmente, enfatizando a necessidade de integração das soluções locais de IoT com um contexto global. Estas empresas levam a integração móvel, com os mais diferentes tipos de equipamentos IoT, às suas sedes, permitindo o acompanhamento de consumo de dados em tempo real, ou o controle remoto de máquinas, monitorando sua operação. Por isso, o IoT Service Portal da Deutsche Telekom foi desenvolvido com estes desafios em mente, oferecendo conectividade gerenciada em todo o mundo.

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Flytour investe R$ 12 milhões para migrar datacenter para nuvem

A Flytour Tecnologia, empresa do Grupo Flytour – de turismo -, finalizou todo o processo de migração dos datacenters físico para a nuvem. No total, foram investidos R$ 12 milhões na transição para a cloud computing. A estratégia faz parte da constante busca da companhia por maior eficiência operacional, otimização financeira e disponibilidade imediata de recursos.

Para realizar o processo de migração dos quatro datacenters físicos, foram necessárias quatro etapas, uma para cada transferência de datacenter para a nuvem. “Além de todo esse cuidado, também conectamos fisicamente o ambiente de Cloud com nossa infraestrutura física, facilitando assim a movimentação das aplicações”, diz Fernando Campos, diretor de Tecnologia da Flytour.

Entre os motivos que fizeram o Grupo Flytour realizar a migração, os destaques ficam por conta da escalabilidade, que permite aumentar e reduzir a capacidade computacional da empresa sob demanda; o controle de custos, no qual cada recurso utilizado recebe uma ou mais TAGs, que permite aferir mensalmente qual empresa do grupo utiliza cada recurso; a realização de mudanças rápidas, que permite atualizar as aplicações em partes sem prejudicar a operação; a utilização dos recursos do ecossistema Cloud, que com poucos cliques disponibiliza a solução necessária, e, por último, a continuidade do negócio graças ao ambiente de disaster recovery, backup e segurança, mais simples e eficiente se comparado ao modelo anterior.

Recursos
“Num processo dessa magnitude, realizamos diversos ajustes (refatoração) nas aplicações para que pudéssemos utilizar todos os recursos de escalabilidade que a migração para Cloud permite. Sem isso, apenas teríamos um datacenter virtualizado. Esse processo levou 18 meses e foi extremamente gratificante ver a equipe empenhada em superar as expectativas do Grupo”, finaliza Campos.

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Lexmark reformula programa de parcerias para 2018

A fabricante de produtos de impressão e de soluções de gestão de documentos, Lexmark, anunciou a nova versão de seu programa de parceiros. Para 2018 o “Lexmark Connect” terá diferentes categorias de registro para assegurar maior sucesso na atuação dos canais junto ao mercado. Também trará adaptações de acordo com modelos de negócios específicos e com a base de clientes dos parceiros.

Uma categoria, por exemplo, é focada em soluções de negócios, com a oferta de serviços de valor agregado; a outra em volumes para revendedores que se concentram em vender em um modelo transacional.

Ao mesmo tempo, a nova versão do Lexmark Connect fortalece as ofertas de produtos, serviços e soluções da Lexmark; treinamentos e ferramentas para marketing e vendas; bem como sua ampla gama de benefícios, que incluem recursos profissionais para geração de demanda, diferenciação de preços e incentivos ao desempenho, entre outros.

A Lexmark tem um portfólio de hardware e suprimentos, com preços competitivos, para ser apresentado aos seus clientes. Mas se a empresa se dedica a oferecer serviços de valor agregado, a Lexmark apresenta um portfólio focado em custo por página, serviços e soluções para permitir a oferta de serviços de impressão gerenciada (MPS). “De qualquer forma, o Lexmark Connect fornece aos nossos parceiros as ferramentas, recursos e benefícios necessários para ajudá-los a ampliar a participação de mercado e os lucros”, reforça Carlota Jimenez, diretora geral de Vendas e Canais da Lexmark para a América Latina.

Os canais registrados terão acesso ao portal PartnerNet da Lexmark, que oferece ferramentas exclusivas de marketing e vendas, treinamento, conteúdo e outros recursos. Além disso, depois de começar a obter receitas, os parceiros podem se qualificar para as categorias Silver, Gold ou Diamond, que contam com diferentes benefícios aprimorados. Podem ganhar ainda créditos “Expertise” para as capacidades existentes e as finalizações de treinamento. O acúmulo de experiência leva a ofertas e benefícios adicionais, dependendo da faixa/escopo e da categoria.

Benefícios
Entre os benefícios oferecidos pelo Lexmark Connect estão: suporte direto de um gerente de contas; ofertas importantes de produtos e serviços; e treinamentos intensivos de vendas. O programa oferece também exposição de alta qualidade e materiais de marketing online para envolver os clientes; promoções especiais, descontos e incentivos; além de oportunidades publicitárias cooperadas para promover a própria empresa e a Lexmark, entre outros diferenciais.

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Vai ficar em SP no feriadão? A casa de jogos Escape Hotel abre todos os dias

No feriadão de aniversário da capital paulista, comemorado na quinta-feira, 25 de janeiro, e para muitos paulistanos ainda na folga em ponte que vai até o domingo, 28, a previsão é de que muitos paulistanos deixem a capital. Os que ficam ganham a cidade mais livre e perfeita para curtir seus muitos prazeres, mas o chato é que boa parte das coisas bacanas costuma fechar nestas ocasiões. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para brindar os moradores de Sampa que não abandonam a terrinha, e também os que vierem conhecer a cidade, o Escape Hotel vai abrir direto no feriado de 25 e no final de semana.

Considerado uma das melhores casas de jogos de escapada de São Paulo, o Escape Hotel estará aberto em suas instalações cenográficas, que imitam um antigo hotel, entre as 10h e 23h no feriado e em todos os dias, incluindo segundas-feiras, até 31 de janeiro. Os preços vão de R$ 69 a R$ 79 por pessoa.

As atrações da casa estarão todas brilhando – são 7 games capazes de quebrar a cabeça mesmo dos mais sagazes jogadores, que têm 60 minutos para desvendar segredos e escapar da sala de jogo. Além dos clássicos Loira do Banheiro e Cena do Crime, grupos de jogadores têm opção de escolher entre outros jogos desafiadores – com destaques para A Máfia, que existe também na versáo Kids (a partir de 7 anos), O Templo, Drácula e Perdidos no Espaço.

Confira todas as salas, horários e disponibilidade no site.

 

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Empresas firmam parceria para transformar cadeia de suprimentos da indústria automotiva

A HERE Technologies, companhia especializada em mapas digitais e serviços de localização, e a FreightVerify, empresa de tecnologia em cadeia de suprimentos baseada em nuvem, anunciaram recentemente uma colaboração estratégica para transformar radicalmente a forma como a indústria automotiva otimiza a sua logística e a sua cadeia de suprimentos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ambas as empresas pretendem oferecer às montadoras uma solução abrangente para rastreamento em tempo real, otimização de logística e a oportunidade de participar de novos modelos de compartilhamento de logística.

“A logística está pronta para uma ruptura radical devido às tecnologias colaborativas avançadas”, disse Lorne Darnell, fundadora e presidente da FreightVerify. “Um dos requisitos fundamentais necessários para esses novos modelos de negócios é a visibilidade em tempo real de ponta a ponta dos embarques em todo o ecossistema da cadeia de suprimentos”.

A combinação das principais tecnologias de geolocalização com a solução de logística permitirá um novo modelo de troca disruptiva na cadeia de suprimentos automotiva global. Os OEMs pela primeira vez terão a capacidade de compartilhar quantidade de carga sob demanda.

“Com milhões de componentes móveis, as cadeias de suprimentos automotivas são incrivelmente complexas”, disse Leon van de Pas, SVP Internet das Coisas da HERE Technologies. “Nossa prova de conceitos com dois OEMs mostrou que a tecnologia de rastreamento aumenta a eficiência da cadeia de suprimentos.

Em seu acordo preliminar assinado na CES 2018, a qual ocorreu ao longo da última semana em Las Vegas (Estados Unidos), as empresas apresentaram várias iniciativas.

Na primeira fase de implantação, as empresas fornecerão uma solução de visibilidade que permite que um OEM use tecnologias e análises de rastreamento em tempo real para manter abas próximas na logística de entrada e saída. Isso significa que o OEM poderá rastrear materiais e peças de entrada de origem para o conteiner, treinar carro, caminhão, armazenar; rastrear materiais à medida que se movem dentro e entre locais de produção; e rastrear os veículos à medida que passam do chão da fábrica para concessionárias, frotas e outros clientes finais.

A segunda fase se concentrará na implantação de serviços de compartilhamento de carga sob demanda. O Dr. Yossi Sheffi, co-fundador da FV, professor do MIT e diretor do Centro de Transporte e Logística do MIT, projetou que permitir serviços de correspondência de frete em uma rede ajudará os OEMs a reduzir custos em mais de 24%. Esses serviços permitirão a otimização em todas as redes de logística fragmentadas atualmente existentes, além de permitir que as operadoras otimizem sua própria operação, reduzindo ainda mais os custos da cadeia de suprimentos.

 

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CNH Digital deve estar disponível em todo o Brasil até fevereiro

A partir do próximo mês, todos os estados brasileiros devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A resolução, que foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em agosto do ano passado, afirma que o documento digital terá o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google.

De acordo com Rodrigo Mourad, sócio da Cobli – startup especializada em controle de frotas, telemetria e roteirização – o novo modelo trará diversas vantagens. “Além da economia de papel, os condutores mais esquecidos também terão uma boa economia no bolso, já que a multa para quem dirige sem o documento é de R$ 88,38. Donos de empresas que possuem frotas também terão mais tranquilidade na operação, sem a preocupação de ter o veículo da empresa retido até a apresentação do certificado”, diz Rodrigo.

Como obter a CNH-e?
A CNH-e só poderá ser solicitada por quem já possui o documento com o QR-Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos que já está fixado no verso de carteiras impressas desde maio do ano passado.

Os demais condutores terão acesso à CNH-e quando renovarem o documento.

Após baixar o aplicativo, o motorista terá que escolher entre usar um certificado digital (pago), que permitirá fazer todo o processo pela internet, ou procurar um posto do Detran para se cadastrar.

Também será necessário fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois disso, o condutor deve realizar o “login” no aparelho em que desejar utilizar a CNH digital. No primeiro acesso, será necessário criar um PIN de segurança. Somente esse código possibilitará acesso às informações. Todos os dados serão criptografados, para garantir a segurança.

Ainda não há definição com relação ao custo do documento digital, já que esta determinação fica a cargo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

 

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Embratel e T-Systems fecham parceria para oferecer conectividade IoT no Brasil

A Embratel e a T-Systems acabam de anunciar uma parceria para oferta de conectividade IoT (do inglês, Internet das Coisas) para o mercado brasileiro. O acordo vai permitir a oferta, no Brasil, do IoT Service Portal, já disponibilizado pelo Grupo Deutsche Telekom em diversos mercados globais, incluindo Europa, Estados Unidos e China. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Como resultado, a T-Systems Brasil, braço da Deutsche Telekom para oferta de serviços corporativos e soluções e serviços globais de TIC, e a Embratel estão anunciando um acordo que vai permitir a comercialização de conectividade IoT no mercado brasileiro. Por meio da parceria, a T-Systems Brasil vai utilizar a rede da Embratel/Claro, tornando-se uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator). A oferta do serviço começa no início de 2018.

“Atualmente, toda grande companhia precisa de conectividade para os aplicativos IoT que estão procurando implementar. Certamente nossa parceria com a Embratel vai permitir à T-Systems Brasil e ao Grupo Deutsche Telekom trazer serviços inovadores para o mercado brasileiro”, afirma Ideval Munhoz, presidente da T-Systems Brasil.

“Por meio desta parceria, a T-Systems terá acesso à melhor tecnologia do mercado. Com o suporte da Embratel, a T-Systems terá conectividade, disponibilidade e qualidade de rede para suportar as operações de IoT de seus clientes globais no Brasil”, diz Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.

O IoT Service Portal, da Deutsche Telekom, permite aos seus usuários operar e controlar, em tempo real, comunicações M2M (Machine-to-Machine), permitindo às áreas de negócios monitorar todos os seus cards M2M com seus correspondentes planos de dados e volumes de transmissão.

Além disso, os usuários podem ativar, bloquear ou desabilitar seus SIM Cards M2M e também mudar seus planos de dados e funcionalidades. Para controlar a transmissão de dados, eles podem criar alertas para cada card, recebendo notificações automaticamente. O portal é acessível por meio de uma conexão segura e suas funcionalidades podem ser facilmente integradas com ambientes de TI já existentes graças a APIs que podem ser utilizadas automaticamente.

Conectividade IoT em diferentes indústrias e fronteiras
Mais e mais companhias de setores como o automotivo, energia, saúde e transporte vem operando internacionalmente, enfatizando a necessidade de integração das soluções locais de IoT com um contexto global. Estas empresas levam a integração móvel, com os mais diferentes tipos de equipamentos IoT, às suas sedes, permitindo o acompanhamento de consumo de dados em tempo real, ou o controle remoto de máquinas, monitorando sua operação. Por isso, o IoT Service Portal da Deutsche Telekom foi desenvolvido com estes desafios em mente, oferecendo conectividade gerenciada em todo o mundo.

 

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Nova geração do MINI Hatch e Cabrio aparece em Detroit e virá para o Brasil

A MINI acaba de anunciar novidades para o MINI Hatch, de 3 e 5 portas, e também para Cabrio (conversível), e escolheu a edição 2018 do Salão de Detroit, nos Estados Unidos, para revelá-las, mundialmente. O novo design chegará ao Brasil ainda este ano. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A MINI inicia o ano de 2018 apresentando uma atualização significativa de seu principal modelo, que responde por mais de 30% das vendas da marca no Brasil. Entre as novidades estão faróis equipados com painéis escurecidos e que conferem uma aparência mais atraente à parte frontal do veículo. As lanternas traseiras, por sua vez, exibem luminosidade gerada por LEDs e desenho que remete à Union Jack, a bandeira do Reino Unido, como forma de prestar uma homenagem à sua origem britânica.

No Salão de Detroit, serão apresentadas três novas versões de cores externas, de acabamento metálico do modelo: laranja metálico Solaris Orange, azul metálico Starlight Blue e a inédita cinza metálico Emerald Grey. O salão norte-americano marca também a estreia do novo logotipo da MINI, concebido em 2D e que poderá ser visto na dianteira e traseira dos modelos assim como no volante, na tela do instrumento central e na chave. Os novos MINI também passam a contar com novos modelos de roda de liga leve.

No interior, os destaques ficam por conta da possibilidade de configuração com assentos em couro Chester Malt Brown para os modelos Hatch de 3 e 5 portas. Outra novidade é a Superfície Interior Iluminada MINI Yours, com desenho estilizado da bandeira britânica, no painel, do lado do passageiro.

O sistema de infotainment (entretenimento e informação) inclui ainda uma tela sensível ao toque. E entre os novos recursos do sistema MINI Connected, o destaque vai para a nova funcionalidade MINI Online, que inclui conteúdo de notícias atualizadas e alertas meteorológicos. Através do Journey Mate possibilita enviar trajetos planejados a partir de um smartphone ou de outros dispositivos conectados ao sistema de navegação MINI, por meio do aplicativo MINI Connected XL. Outro recurso recém-disponível é a preparação da Apple CarPlay, capaz de transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

Além das novidades, a gama MINI presente em Detroit é complementada pelo MINI Clubman e MINI Countryman, que ampliam a versatilidade da marca por meio do conceito de carroceria única e que incorpora quatro portas. No Clubman, a característica especial e distintiva fica para a porta traseira, dividida em duas. O MINI Countryman, por sua vez, está maior e mais versátil na atual geração, e conta ainda com a versão híbrida Cooper S E Countryman ALL4, o primeiro híbrido plug-in da marca britânica. E a sensação “Go Kart Feeling”, um dos pilares da MINI, também se faz presente na gama atual, com a preparação John Cooper Works, oferecida para todos os modelos da marca.

 

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Empresa implementa sistema biometria facial para compra de ingressos

A Ingresso Rápido iniciou a implementação de um sistema de biometria facial nas transações realizadas pelo site e app. O sistema da Acesso Digital, empresa de tecnologia focada em soluções digitais que possui a maior base nacional de faces biométricas cadastradas, deverá aumentar a conversão de vendas e inibir fraudes, segundo os testes realizados no início de 2018. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A biometria facial evita fraudes por meio da validação das selfies que compõe o processo de compra de ingressos, confrontado as faces dos consumidores em uma base compartilhada entre os maiores varejistas do Brasil. Hoje, todo brasileiro que solicita um crédito ou compra um celular em algum dos clientes da Acesso Digital, gera um novo cadastro para essa base.

“Acreditamos que a biometria facial da Acesso Digital garantirá tranquilidade aos clientes na compra, além de impulsionar muitos outros projetos que estão por vir”, afirma o Gerente de Finanças e Pagamentos da Ingresso Rápido, Murilo Mascaro.

O uso da biometria facial no e-commerce para melhora da segurança e da experiência de compra já é realidade no mundo. O Alibaba, maior e-commerce da China, anunciou recentemente uma tecnologia que permite a compra através de uma selfie (vide vídeo). Já no Brasil, sabe-se que a compra pela internet cresce ano a ano. Segundo o levantamento Total Retail da PwC, apenas 3,4% dos consumidores brasileiros nunca compraram online.

Com o crescimento dos consumidores virtuais, cresce também a fraude e a recusa de clientes. Segundo dados do Mapa da Fraude, nos últimos anos os sites brasileiros contabilizaram entre 3% e 4,3% de fraude nas compras online, números que levam as empresas a investirem em tecnologias antifraude.

Essas tecnologias visam protegem as empresas, porém, no processo de evitar fraudes, muitos dos clientes considerados bons pagadores acabam sendo recusados. O Mapa da Fraude revela que 32% dos clientes que sofrem essa falsa recusa, não voltam a comprar no mesmo comerciante. Com isso, fica evidente que o desafio não está só em evitar a fraude, mas em permitir comprar quem não é uma fraude.

“Aumentar as vendas, evitar as fraudes e melhorar a experiência dos consumidores com tecnologia, são os objetivos da Acesso Digital nesse mercado. A empresa tem hoje a maior base privada de faces do país, compartilhando a solução de biometria facial com os maiores varejistas do mercado, fintechs, bancos, empresas de telecom e outros”, aponta o sócio da Acesso Digital e head do produto Acesso BIO, Marcelo Stuani Zanelatto.

 

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