Home Blog Page 1788

O smart watch Tag Heuer com Android tem chance de sucesso?

Com o lançamento do Tag Heuer Connected, um relógio inteligente com Android, esse segmento tem uma chance de provar a que veio e como funcionará realmente. O produto foi lançado ontem, 9 de novembro, e, conforme adiantamos aqui no VOIT, é luxuoso e caro. Sai por US$ 1.500 ou cerca de R$ 5.700.

O modelo tem apoio do Google e da Intel para ganhar o mercado e é baseado no modelo Carrera Calibre, da Tag. O design e o componente “aspiracional” que carrega é seu grande diferencial frente aos concorrentes. O Connected tem tela touchscreen de 46mm produzida com cristal safira. Seus encaixes de pulseira são de titânio. O corpo é escurecido. Enfim, é realmente lindo.

Só que acaba por aí tudo o que se pode falar dele com grande interesse. De resto, o produto começa a entrar na commoditização absolutamente oposta ao…[MAIS]



Ericsson e Cisco fecham parceria para futuro das redes na internet das coisas

A Ericsson e a Cisco, ambas da indústria de soluções parae redes, mobilidade e cloud – anunciaram uma parceria global para impulsionar as redes de comunicações digitais do futuro em busca de melhores infraestruturas para a internet das coisas.

O anúncio de hoje será apoiado por vários acordos que incluem compromissos para a redes novas usando arquiteturas de referência e desenvolvimentos conjuntos, um contrato de revenda amplo e colaboração nos principais segmentos emergentes de mercado. As partes também concordaram em discutir as políticas comerciais e de licenciamento para seus respectivos portfólios de patentes, permitindo a inovação conjunta irrestrita e proporcionando segurança para os clientes de ambas as organizações.

Ericsson e Cisco são parceiros fortes e complementares, com um combinado mais de 56 mil patentes eUS$ 11 bilhões de investimento em pesquisa e desenvolvimento. Juntas, possuem mais de…[MAIS]



AMD é citada em processo por mentir sobre potência de chips

A fabricante de chips para dispositivos eletrônicos AMD enfrenta uma ação judicial conjunta na qual é acusada de mentir sobre a potência de sua CPU Bulldozer. O processo cita que que o produto da empresa possui apenas quatro núcleos e não oito como diz a propaganda e os materiais técnicos da companhia. Com isso, o chip faria apenas metade dos cálculos que promete e sua performance seria muito inferior ao anunciado.

A AMD está sendo acusada de violar o Consumer Legal Remedies Act, uma lei que cuida de aspectos legais da concorrência na Califórnia. E as citações são graves, passam por propaganda enganosa, fraude, violação do mandado expresso, declarações negligentes e chegam até a enriquecimento sem causa.

A ação foi iniciada por um usuário de nome Tony Dickey, e mais outros, em 26 de outubro. Os processadores Bulldozers foram lançados há cerca de cinco anos pela AMD e está não é a primeira dor de cabeça que dão à marca. Desde o início eles enfrentaram…[MAIS]



Empresa que ajudou a viabilizar portabilidade numérica anuncia entrada no envio de documentos eletrônicos

A Cleartech, de BPO e que ajudou a viabilizar a portabilidade numérica no Brasil com suas soluções, pretende conquistar um crescimento de 15% a 20% já em 2015 com a entrada em um novo ramo, o de envio de documentos eletrônicos. Boa parte deste crescimento virá do lançamento de soluções voltadas a mercados específicos, como o recém-anunciado Envio Seguro.

“O processo de implementação da portabilidade teve início com a consulta pública 734, em meados de 2006. Por mais de dois anos a Anatel coletou cerca de mil contribuições da sociedade, sendo 180 de usuários individuais, e realizou cinco audiências públicas em diferentes capitais”, lembra o Thiago da Silva Santos, diretor Comercial da Cleartech.

Com o sucesso do projeto, a Cleartech passa agora para uma nova fase. Segundo o executivo, a companhia pretende expandir a abrangência de suas soluções para mercados ainda não atendidos. “Isso vai nos permitir explorar um cenário de novas oportunidades de negócio em mercados como Varejo, Instituições Financeiras, empresas de cobrança e call centers, por exemplo”, diz o executivo.

Santos explica que o novo serviço atende à tendência de substituição das correspondências de papel pelo meio eletrônico. “Com o Envio Seguro, passamos a dar condição técnica para que empresas que trabalhem com grandes volumes de correspondências possam enviá-las com… [MAIS]



Mandic diz ser a única empresa brasileira de Cloud Computing

Maurício Cascão, Presidente e acionista da Mandic, tem opiniões fortes e próprias sobre o mercado de Cloud.
Além de posicionar a empresa como a única genuinamente brasileira que fornece serviços na nuvem, apesar de ter investidores americanos em sua configuração acionária, diz que não é qualquer cliente que interessa e que as 1000 maiores não estão no seu foco. Quer mesmo o mercado das médias, médias grandes e pequenas com alta demanda de tecnologia, pois acredita estar aí a grande demanda por serviços em Cloud.

Assista agora e entrevista e deixe seu comentário.



Ford desenvolve tecnologia de robô para testes de veículos

A Ford desenvolveu junto com a empresa ASI, Autonomous Solutions Inc., dos Estados Unidos, uma nova tecnologia de software e componentes para testes robóticos e autônomos de veículos, patenteada pela marca. A empresa anunciou agora que vai abrir a licença para outras montadoras poderem usar essa inovação, que reduz significativamente o tempo de desenvolvimento de projetos e evita o desgaste físico dos motoristas em testes de durabilidade, que incluem a rodagem sobre pistas esburacadas e outros obstáculos.

O robô inclui um módulo de controle do volante do veículo e atuadores desenvolvidos pela Ford para comandar o acelerador e o freio por meio de uma haste de metal. O modulo é programado para seguir uma rota predefinida e o veículo tem a sua movimentação monitorada por uma sala de controle, com câmeras e GPS que garantem uma precisão de menos de 1 polegada.

Se o veículo sai da rota, os engenheiros podem pará-lo, corrigir o trajeto e reiniciar o teste. Sensores a bordo também conseguem fazer uma parada total se…[MAIS]



Internet das Coisas no agronegócio está na mira da parceria Intel e Jacto

A fabricante de chips Intel e a Jacto, de máquinas agrícolas, anunciam uma parceria para levar a Internet das Coisas ao Agronegócio por meio do CIAg – Centro de Inovação no Agronegócio. O centro é uma organização sem fins lucrativos estabelecida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia que permitirá a interação entre os fazendeiros, múltiplas empresas do setor e a academia.

Entre as ações previstas estão estudos para o desenvolvimento de sistemas integrados para gestão de pragas e o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa que permitirá a interoperabilidade e o compartilhamento seguro de dados, captados por sensores e outros equipamentos utilizados no dia a dia da agricultura.

O objetivo desses sistemas é a coleta, compartilhamento e a análises inéditas das… [MAIS]



Somente 17% pretendem comprar tablet no próximo ano, aponta Gartner

À medida que a desaceleração nas compras de tecnologia pessoal continua em vários segmentos, uma pesquisa recente do Gartner dá a um antigo sucesso de vendas um prognóstico desafiador. A empresa de consultoria e medição de mercados descobriu que somente 17% dos consumidores pretendem comprar um tablet nos próximos 12 meses. As taxas podem cair ainda mais em 2016 e chegar a 10%. Segundo a consultoria, isso forçará os vendedores a reavaliar oportunidades de mercado.

A pesquisa, que foi realizada em maio e junho de 2015, com 19 mil consumidores nos EUA, Reino Unido, França, China, Brasil e Índia. O Gartner aponta uma curiosa falha no modelo de negócio para que os números sejam tão ruins e o deslumbramento com o dispositivo tenha esfriado. “O tablet é impulsionado pela inovação nos apps, e esses parecem funcionar tão tem nos produtos de primeira geração quanto nos de última. Isso porque o sistema operacional (SO) pode ser…[MAIS]



Um app pode destruir seu negócio. A “uberização” apavora empresários

O medo que surja um app e simplesmente acabe com os negócios aumentou entre executivos de grandes empresas. O receio apareceu no estudo Redefining Boundaries: Insights from the Global C-suite Study, feito pela IBM com 5.200 CEOs, CMOs, CFOs, CIOs e outros cargos da chamada C-suite, em 21 segmentos da indústria, em mais de 70 países.

Os entrevistados foram questionados pessoalmente e são um recorte fidedigno do poder econômico empresarial atual. A pesquisa foi conduzida pelo IBM’s Institute for Business Value e revelou que esses CxOs esperam uma convergência massiva em suas indústrias nos próximos três, no máximo cinco anos e as empresas que permanecerão líderes serão as que conseguirem atualizar conhecimento e gerar colaboração entre funcionários, clientes e parceiros de mercado.

A tendência de “uberização” dos negócios é sentida como uma ameaça real. Os executivos temem que…[MAIS]



SMAC eliminará 30% das empresas de TI do mercado até 2020

O prognóstico para o futuro das empresas fabricantes e fornecedoras de produtos e soluções de tecnologia da informação(TI) é pouco otimista, de acordo com o novo relatório FutureScape 2016 do IDC  que destacamos recentemente aqui no VOIT. Até 2020, cerca de 30% das companhias desse setor devem entrar numa fusão/aquisição ou simplesmente desaparecerem do mercado.

O divisor de águas para esse cenário catastrófico já está entre nós e tem vários nomes. O IDC chama de Economia DX (Digital Transformation ou Transformação Digital), mas as forças que compõem isso são bem conhecidas e estão na sigla SMAC (Social, Mobile, Analytics/Big Data e Cloud).

O IDC aponta que boa parte das empresas desse mundo da TI não está fazendo mudanças necessárias para sobreviver no longo prazo. Cerca de um terço de cada segmento da TI estudado pelo instituto tem dado constantes sinais de que há dificuldades em fazer receitas, lucros e evitar a deterioração dos produtos e da marca.

A perda de mercado para algumas é relatada mensalmente nos relatórios do IDC. E pela cobertura que fazemos diariamente desse setor, é possível notar que as cúpulas de muitas dessas companhias parecem perdidas no turbilhão do SMAC. Parecem que ainda não perceberam que a TI mudou e exige novas estratégias e posturas. E isso precisa ocorrer o mais rápido possível.

O futuro não está garantido nem mesmo para quem tem saído em busca de sobrevivência. O IDC aponta que haverá uma grande consolidação no fornecimento de soluções em cloud até 2020. Por essa época, 80% do mercado será…[MAIS]



Toyota investirá US$ 1 bi em inteligência artificial e robótica nos próximos 5 anos

A fabricante de autos, Toyota, apresentou seu plano de investimento numa nova unidade no Vale do Silício (EUA). Serão destinados US$ 1 bilhão nos próximos 5 anos para a pesquisa e desenvolvimento de novos automóveis com inteligência artificial e componentes robôs embarcados. A empresa adiantou que as novidades criadas podem ter utilidade em outras áreas, além da automotiva.

A empresa possui uma sólida presença na robótica. Um de seus projetos mais ambiciosos é um robô que ajuda nos cuidados de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. O nome provisório para o autômato é Partner Robot. Mas a Toyota possui outros planos, como próteses cyborg e sistemas de apoio que podem ser usados na área da saúde assistencial.

A unidade do Vale do Silício começará a operar ainda em janeiro de 2016, com ao menos 200 empregados, e próxima à Universidade de Stanford. Uma segunda planta será construída posteriormente bem…[MAIS]



Capgemini lança desafio para universitários com prêmio de US$25 mil

A Capgemini, consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia que estão abertas as inscrições para a ‘Innovators Race’, competição global voltada à inovação. Criada para apresentar inovações usadas na prática e identificar novos talentos, a Innovators Race utiliza o poder do pensamento criativo e o alcance das mídias sociais para solucionar desafios de negócio reais enfrentados por marcas globais da atualidade.

Os alunos terão até 15 de novembro para enviar suas ideias sobre como solucionar o desafio de negócio, expondo seu projeto por meio de um vídeo estilo ‘selfie’. O conteúdo deve ser colocado no site https://www.br.capgemini.com/innovators-race-brasil. Em seguida, as três melhores equipes de cada país, conforme a maioria dos votos, deverão realizar uma apresentação presencial mais detalhada para um comitê de especialistas em um evento local. A equipe vencedora (selecionada com base na criatividade, viabilidade e sustentabilidade de sua solução) avançará na…[MAIS]



Somente 17% pretendem comprar tablet no próximo ano, aponta Gartner

À medida que a desaceleração nas compras de tecnologia pessoal continua em vários segmentos, uma pesquisa recente do Gartner dá a um antigo sucesso de vendas um prognóstico desafiador. A empresa de consultoria e medição de mercados descobriu que somente 17% dos consumidores pretendem comprar um tablet nos próximos 12 meses. As taxas podem cair ainda mais em 2016 e chegar a 10%. Segundo a consultoria, isso forçará os vendedores a reavaliar oportunidades de mercado.

A pesquisa, que foi realizada em maio e junho de 2015, com 19 mil consumidores nos EUA, Reino Unido, França, China, Brasil e Índia. O Gartner aponta uma curiosa falha no modelo de negócio para que os números sejam tão ruins e o deslumbramento com o dispositivo tenha esfriado. “O tablet é impulsionado pela inovação nos apps, e esses parecem funcionar tão tem nos produtos de primeira geração quanto nos de última. Isso porque o sistema operacional (SO) pode ser…[MAIS]



WhatsApp: número de telefone é do consumidor, não da operadora

* Por Dane Avanzi

A polêmica sobre o WhatsApp e outros serviços definidos pela Lei Geral de Telecomunicações genericamente intitulados “Over the Top” (OTT), parece estar bem longe do fim. A recente declaração do presidente da Vivo que a Anatel “precisa sair da zona de conforto”, demonstra um tom de descontentamento com a Agência, que a meu ver tem se posicionado corretamente quanto ao entendimento que as aplicações dos smartphones (WhatsApp, Skype, Viber entre outros) são consideradas serviço de valor adicionado e, por isso, não compete à Anatel ingerência sobre o assunto.

Outra declaração da liderança da Vivo, a meu ver sofismática, trata da questão de âmbito técnico e financeiro, diz respeito às taxas de Fistel. Alega a Vivo “possuir” o plano de numeração e pagar taxas de Fistel de todos seus números ativos (o que é verdade), presumindo em decorrência disso, prerrogativas absolutas sobre o uso, gozo e fruição decorrentes do direito adquirido sobre o plano de numeração em virtude da concessão de um serviço público de telecomunicações, da qual é uma concessionária.

Pois bem. Sob a ótica do consumidor, no entanto, o plano de numeração pode ser interpretado como um mero instrumento de acesso ao serviço de telefonia móvel, seguindo inclusive padrões internacionais, no caso das ligações telefônicas internacionais, cuja metodologia é definida pela UIT – União Internacional de Telecomunicações. Nesse contexto, o número não pertence à operadora de telefonia, tanto que é assegurado ao consumidor a…[MAIS]



Drone encontra e ajuda no resgate de cavalo de estimação fugitivo

A relação de pessoas com seus animais de estimação é algo tão forte que o desaparecimento desses bichos costuma trazer preocupação e união de esforços para encontrá-los. Foi o que ocorreu com Houdini, um cavalo de 29 anos que é famoso na localidade de Castle Rock, Colorado (EUA), onde é estrela de desfiles e ajuda crianças em reabilitação motora. Seus donos notaram que ele havia desaparecido e o procuraram por três dias. Não houve sucesso.

A preocupação começou a aumentar. Castle Rock é um lugar cercado de paisagens selvagens, cheias de riscos para um animal perdido e – possivelmente – assustado. Não havia pistas do animal e um veterinário chegou a alertar que se ele não fosse encontrado dentro de mais 24 horas, poderia morrer.

A solução foi encontrada por um amante de fotografia aérea e dono de um pequeno comércio de drones na região. Joshua Gilson, declarou ao jornal local Gazette que a ideia de usar o dispositivo foi…[MAIS]



Mercado Eletrônico abre vagas em São Paulo e Barueri

O Mercado Eletrônico, empresa de comércio eletrônico com soluções B2B para compras corporativas e suprimentos, tem vagas disponíveis nas regiões da Vila Olímpia, em São Paulo, e Alphaville, em Barueri, (Região Metropolitana de SP). A companhia oferece oportunidades de emprego nas áreas de Administração, Controladoria e Tecnologia da Informação (TI).

Para o cargo de Assistente de Controladoria, podem se inscrever estudantes de Administração, Controladoria e Finanças com conhecimento em planejamento financeiro, estratégia, contas a pagar e contas a receber. Estudantes de Administração com conhecimento em cadastro de fornecedores e atendimento ao cliente também podem se inscrever para a oportunidade de Assistente de Cadastro.

Já os candidatos a Operador de Atendimento Bilíngue devem estar cursando…[MAIS]



Juniper e Aerohive fazem parceria para nuvem gerenciada

A Aerohive e a Juniper, duas empresas especializadas em soluções de rede, anunciaram aliança tecnológica para desenvolver soluções que habilitam o uso de cloud computing, com e sem fio, para empresas distribuídas. As soluções Wi-Fi da Aerohive juntamente com os dispositivos e soluções de gestão de rede e de segurança da Juniper Networks, visam simplificar o planejamento, a orquestração e a implantação de suas redes.

O crescente consumo de aplicações e de acessos móveis no local de trabalho estão dirigindo uma grande mudança na infraestrutura de redes com e sem fio, para as empresas distribuídas. Esses negócios enfrentam hoje novos desafios no que diz respeito à segurança das redes, e a necessidade de adotarem uma série de dispositivos com estratégias eficientes para a integração de convidados, BYOD e IoT. Ao mesmo tempo, essas organizações precisam garantir um alto desempenho de sua infraestrutura de rede, que deve ser segura e extensível, desde o núcleo até o dispositivo sem fio, reduzindo ainda os gastos com TI e lidando com a falta de conhecimento técnico nas filiais das empresas.

A parceria pretende eliminar o peso que a área de TI hoje enfrenta ao lidar com um grande número de locais remotos. Os clientes terão a opção de…[MAIS]



Transformação Digital consumirá mais da metade dos gastos de TI nos próximos anos

Em 2007, a IDC começou a rotular de Terceira Plataforma os processos de negócios construídos sobre os pilares de tecnologia de computação móvel, os serviços em cloud, Big Data e analytics, e redes sociais (chamados pela sigla SMAC em outras consultorias). Essa seria, de acordo com o instituto, a base da nova indústria de TI e o motor de seu crescimento. Era um aviso. A rápida adoção de todas essas novidades fez o instituto reposicionar suas análises para um chamado urgente em 2015. O momento é de aproveitar o que o IDC chama de Economia DX (Digital Transformation – Transformação Digital). Esse novo modelo será mainstream já em 2016 e pode deixar muita empresa de fora dos negócios. Os números assustam e fazem parte do relatório Futurescape: Worldwide IT Industry 2016, lançado nesta quarta-feira, 4 de novembro.

“O impacto negativo da transformação digital está prestes a ser sentido em todos os setores e as empresas devem virar a chave para ampliar suas iniciativas e garantir um papel de liderança na economia DX”, disse Frank Gens, vice-presidente sênior e diretor analista da IDC. “Nos próximos dois anos, dois terços dos CEOs colocarão DX no centro das suas estratégias de crescimento e rentabilidade”, completou. Até o final desta década, o IDC prevê que a percentagem de empresas com estratégias DX avançados e implementações irá dobrar continuamente.

Metade dos gastos com TI nos próximos 24 meses serão consumidos pela transformação digital, subindo para 60% em 2020. A terceira plataforma, aquele aviso anterior do instituto, será o suporta para as estratégias em DX e “Cloud First” será o novo mantra da TI corporativa, prevê o IDC.Em 2020, os gastos da empresa em…[MAIS]



Empreendedor cria “Uber das encomendas” após correria no casamento

Quando Marcos Schulz, CEO da Monkey’n Apps, especializada em soluções mobile, idealizou o Partiu Entregas, a inspiração surgiu de quando ele mesmo precisou despachar algumas caixas no dia do seu casamento. Em meio à correria desse grande dia, surgiu à necessidade. Schulz conta que acessou a internet para solicitar um carreto e encontrou várias opções de frete, porém, teve que ligar para cada um em busca do melhor preço, mas a maioria não atendeu ao telefone ou não tinha disponibilidade imediata. Diante do problema, apareceu a solução. Entre caixas, trânsito, tempo e a organização do próprio casamento, ele criou o “Uber das encomendas”.

“Não consegui resolver a questão no dia do casamento, tive que transportar as caixas, mas acreditei na ideia e acho que o Brasil está caminhando a passos largos rumo a “gig economy“, exemplo disso é o Uber. A partir da ideia, preparamos o Business Plan baseado nesta e outras variáveis e lançamos a solução”, explica Marcos Schulz, CEO da Monkey’n Apps.

A Partiu Entregas é uma plataforma com app para entregas urbanas e inicia suas atividades na cidade de São Paulo com previsão de investimentos de 2,5 milhões de reais (ao longo de dois anos) da própria Monkey’n apps. O app está disponível na Android e em novembro também para versões IOS. A estimativa da Monkey’n Apps é o alcance mensal de uma renda aproximada de seis mil reais para motoristas que aderirem à plataforma. “Além de gerar uma nova forma de renda, o Partiu Entregas vai unir pessoas a necessidades, reduzir o volume de carros nas ruas, eliminar processos burocráticos e proporcionar mais tempo e comodidade”, afirma Schulz.

Para usar os serviços, a Monkey’n Apps classificou dois tipos de usuários, o motorista e o cliente que deseja solicitar uma entrega. Ambos precisam fazer parte de uma rede para disponibilização do serviço. Na plataforma são inseridos dados padrões (nome, email, senha) para criação do perfil que inclui ainda foto, telefone e outros dados. Finalizada esta etapa o cliente para solicitar uma entrega precisa cadastrar um meio de pagamento, cartão de crédito.

Todos os dados do Cartão de Crédito não são mantidos no celular, mas enviados para o gateway de pagamento que faz a administração desses dados de forma segura e devolve a informação do cartão (valido ou não). Logo após o cadastro do cartão de crédito, o usuário está apto a solicitar entregas. Quando uma entrega é solicitada, o usuário envia uma …[MAIS]



92% das empresas europeias admitem despreparo para o mercado único digital

Um estudo patrocinado pela Ricoh Europa, de impressoras e softwares para gestão de documentos, mostra que a ampla maioria das empresas europeias não estão preparadas para seguir as regras do Mercado Único Digital, determinadas pelo Conselho da União Europeia. A dificuldade é relatada por 92% das entrevistadas. Elas preveem oportunidades no futuro, mas admitem despreparo para lidar com o novo modelo digital.

O mercado único consiste num plano da União Europeia (UE) para criar um novo sistema de comércio digital, livre e seguro em que as pessoas possam fazer compras on line além fronteiras e as empresas possam vender em todos os países, sem burocracia ou encargos adicionais. A estratégia, que foi publicada pela Comissão em 6 de maio de 2015, visa alargar a economia digital da UE para oferecer aos consumidores melhores serviços a melhores preços e contribuir para o crescimento das empresas. O resultado seria um mercado adicional de pelo menos 415 bilhões de euros.

O estudo da Ricoh revelou que somente 51% das empresas conhecem a proposta da UE, mesmo com o prazo final de meados de 2016 batendo à porta. Os países que possuem companhias com menor conhecimento sobre o que fazer diante disso são os nórdicos (28%).

Os resultados mostram que apesar da falta de preparo e do desconhecimento, a maioria (65%) das empresas planejam expandir-se além das fronteiras para…[MAIS]



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »