Home Cultura POP Pesquisa mostra que empresas querem que bancos invistam em produtos bancários sustentáveis

Pesquisa mostra que empresas querem que bancos invistam em produtos bancários sustentáveis

Estudo mostra que 44% das instituições financeiras estão investindo em produtos verdes para atender demanda crescente dos clientes

Os bancos de atacado (ou corporate, que atendem as grandes empresas) estão mais integrados, digitalizados e sustentáveis desde o começo da pandemia, revela estudo divulgado hoje pela NTT DATA. Essa mudança tem como objetivo buscar maior alinhamento com a nova geração de millennials que ocupam cargos executivos nas empresas, segundo o relatório.

O relatório comparou as demandas mais recentes de grandes empresas com as prioridades de investimentos atuais dos bancos de atacado. E reflexo direto dessa mudança e é a maior importância dada a temas ligados ao ESG, que se tornaram fundamentais para os bancos de atacado. O estudo descobriu que 48% dos entrevistados querem que seus bancos invistam em produtos e serviços mais “verdes” ou sustentáveis (green economy). Esta demanda é atendida — até certo ponto. Do lado do setor bancário, 44% informam que já estão investindo nisso.

“A sustentabilidade é um tema fundamental para os bancos hoje”, diz, Francisco Murillo, sócio líder de Bancos e Indústria Financeira da NTT DATA. “Para atender a demanda crescente dos clientes nessa área, as instituições financeiras mais inovadoras estão criando equipes de produtos com foco em ESG para trabalhar em soluções ponta a ponta que atendam essas necessidades.” Para Murillo, o ESG, mais do que um risco a ser monitorado, é uma oportunidade de negócio que pode oferecer vantagens competitivas e oportunidades de negócios aos bancos que investirem nessa área, pois serão os bancos quem financiarão a transição para a nova “economia verde”.

A pesquisa foi realizada em 12 países (entre eles o Brasil) e entrevistou 880 tomadores de decisão seniores em bancos e empresas para obter uma compreensão maior de como os bancos de atacado devem se preparar para o futuro.

A pesquisa também descobriu que a adoção acelerada de tecnologia, combinada a mudanças geracionais nos clientes e a recuperação contínua de uma pandemia global, mudaram fundamentalmente o setor bancário.



O estudo mostrou que 85% dos bancos estão trabalhando para melhorar os seus sites e aplicações. A razão: atender melhor os clientes. Quase 60% dizem que os investimentos nessa área visam melhorar a experiência dos clientes.

Além disso, 57% dos bancos estão usando inteligência artificial para melhorar os processos contra lavagem de dinheiro (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e para conhecer melhor os clientes.

“A indústria financeira é uma das mais impactadas pelas novas tecnologias”, diz Murillo. “Cada vez mais os bancos utilizarão inteligência artificial e outras inovações digitais para aumentar a qualidade e segurança de seus serviços”.

“Nossa pesquisa descobriu que, no futuro, os bancos de atacado estarão mais integrados, mais digitalizados e mais sustentáveis”, afirma Miguel Mas, diretor responsável de Global Corporate Banking da NTT DATA. “A nova regulamentação é um fator por trás da mudança, mas, em última análise, é uma mudança geracional que está redefinindo como os bancos precisam operar”.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articlePagolivre lança Pix na recorrência
Next articleFamília de Soundbars da LG esbanja tecnologia com inteligência artificial
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022