GFT investe R$ 5 milhões em novas operações e contratações

A GFT, companhia de Tecnologia da Informação especializada em Digital para o setor financeiro, anuncia o investimento da ordem de R$ 5 milhões para ampliação de suas estruturas, o que levará a contratações no mercado. Desse montante, R$ 3 milhões serão dedicados ao novo site, que será inaugurado em Curitiba, capital do Estado do Paraná, com capacidade para atender 200 profissionais. O restante, R$ 2 milhões, faz parte do investimento para ampliação do site de Alphaville, região metropolitana de São Paulo, para receber mais 150 profissionais, totalizando 1000 posições no Brasil.

O investimento da companhia dobrará suas operações para atender o crescimento das demandas do Brasil e dos projetos internacionais em Digital. Ambas inaugurações estão previstas para serem lançadas em dezembro de 2016. Periodicamente, a GFT vem promovendo uma série de ações para ampliar sua capacidade de atendimento local e na América Latina. Entre eles, estão as expansões dos seus centros de desenvolvimento, localizados em Sorocaba e Alphaville, devido ao fortalecimento e crescimento da companhia no País.

Seguindo a linha de crescimento, a empresa investiu em Centros de Excelência e Práticas de Especialização, vencendo a inércia do mercado local brasileiro através de um crescimento contínuo, especialmente por conta das demandas de mobilidade, BigData Analytics, Transformação Digital, Modelo de Entrega Ágil e DevOps de instituições financeiras.

“Os movimentos da GFT no Brasil, bem em meio a essa crise desmedida que estamos vivendo, comprovam o potencial que enxergamos no País”, pontua o regional managing director Latam da GFT, Marco Santos.

Exportação de TI
Tratando-se de operações internacionais, a frente Global Delivery Model da operação brasileira que, por sua vez, se baseia na exportação internacional de projetos e serviços de TI, tem contribuído bastante para que a operação nacional tenha uma abordagem forte e profissional, que contempla consultoria e desenvolvimento de projetos baseados em alta eficiência operacional, Metodologia Agile e Entrega Contínua que, finalmente, remete a custos mais competitivos.

Somado a isso, estão aquisições como da empresa Adesis, focada na oferta Digital, que virou o grande foco de projetos no Brasil. Esta compra reforçou a presença da GFT no México, aumentando consequentemente a presença na América Latina, que já conta com operações no Brasil e na Costa Rica. Este movimento somou-se à estratégia da aquisição feita em 2014 da Rule Financial, que abriu as portas para o Brasil passar a cuidar da operação na América Latina por conta da grande atuação da Rule na Costa Rica. “Agora, a ideia é dar um grande salto com este novo site de Curitiba, que anunciaremos o início da operação no próximo mês”, finaliza Santos.

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TOTVS abre inscrição para Programa de Trainees 2017

A TOTVS, brasileira de TI, abre as inscrições para o Programa de Trainees 2017. Ao todo são oferecidas 20 vagas, sendo 15 para perfis técnicos e 5 corporativos. Os candidatos têm até o dia 31 de dezembro para se inscreverem no site do programa.

Podem se candidatar jovens de todo o país formados entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016 dos cursos de Administração de Empresas, Economia, Marketing/ Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia de Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Sistemas.

O foco da companhia é atrair jovens questionadores, curiosos e com desejo de fazer parte da construção da TOTVS dos próximos anos. “Ser um TOTVER significa respirar inovação, ser incansável na busca por qualidade, conhecimento em novas tecnologias e trabalhar de um jeito mais simples e colaborativo”, destaca Rita Pellegrino, diretora de RH da TOTVS. O processo seletivo será divido em etapas, tanto online quanto presenciais, que incluem contato com casos reais e a cultura da empresa.

Essas e demais informações sobre o programa e a empresa estão disponíveis no site do Programa de Trainees TOTVS 2017.

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As vagas em TI que vão bombar em 2017

* Por Leonard Wadewitz

Não é novidade que o mercado de tecnologia da informação está em constante crescimento. Apesar de vivermos um momento difícil para empregos e oportunidades, a demanda em TI vai na contramão e se torna cada vez maior, à medida que os produtos e serviços se tornam mais automatizados e digitalizados. Algumas áreas até têm mais vagas do que profissionais para supri-las. Em 2016, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) divulgou que 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado.

Com o surgimento de startups e o crescimento das empresas online, diversas atuações se mostram como um caminho possível: existem vagas disponíveis que vão de estagiário ou técnico à consultor ou programador.

Segundo a Catho, uma das maiores plataformas de recrutamento e seleção do país, as áreas de especialização mais comuns são computação gráfica 3D, engenharia de software, games, tecnologia de desenvolvimento de sistemas, tecnologias na construção de softwares, gerenciamento de engenharia web, e redes e sistemas para internet.

É claro que, para se obter sucesso nessa carreira, apenas um diploma de graduação em mãos não é um diferencial. Em média, 31% dos profissionais possuem MBA e 38% são graduados em sistema de informação. E com tantas opções de carreira, é preciso também mostrar que se está atualizado com as novas práticas, plataformas e tendências. Em geral, certificações mais específicas ajudam a comprovar experiência e posicionar o profissional com mais rapidez.

Além disso, pesquisa de Habilidades e Certificações, feita pela CompTIA no início de 2016, mostra que 98% dos profissionais de TI brasileiros têm deficiência de conhecimento, e empresas relatam ter dificuldades de preencher as vagas da área, por falta de pessoas com qualificação.

Alvo na carreira
Para se levar em consideração qual a ocupação adequada a se seguir, é preciso olhar para si também. Saber qual o seu perfil de trabalho ou que tipo de rotina gostaria de levar, pode ser decisivo para se ter sucesso e ascender com rapidez. Existem profissionais de TI que são mais técnicos (os que estão ligados à execução de sistemas e soluções tecnológicas) e outros que estão mais voltados aos negócios (área comercial e relacionamento com clientes).

A área de TI é uma das primeiras a trabalhar com inovação e está em constante expansão. De acordo com o Guia de Profissões e Salários Catho, o cargo de Diretor de TI costuma ser o topo da carreira do profissional.

E você, está preparado para desbravar essa área cheia de desafios e novidades?

Diretor da CompTIA para a América Latina e Caribe

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Wittel contrata Luis Kazuo como diretor Comercial

Dentro da proposta de investir cada vez mais em uma venda consultiva e focada na experiência do usuário, a Wittel, de soluções para Contact Center, anuncia Luis Kazuo Nishi como diretor comercial. Com mais de 20 anos de experiência no setor, o executivo, que já ocupou cargos de liderança na Cisco e na Arkadin, assume o desafio de acelerar o crescimento da corporação – a estimativa é de 30% para este ano.

Segundo Kazuo, ele aceitou o convite da Wittel por entender que a empresa tem um compromisso com o futuro, ao investir em processos que tornam o dia a dia dos clientes mais produtivos e eficazes. “Não vendemos tecnologia, mas resultados de negócios apoiados no ‘WE Tools’ (Wittel Engagement Tools), que mostram – na prática – como o cliente pode ir além, para atingir seus objetivos de negócios”, afirma o diretor Comercial.

O “WE Tools” é composto por quatro serviços distintos e complementares: o Intelligent Services, que faz a conexão entre os objetivos de negócio do cliente e a utilização das ferramentas contratadas; o Support Services, que garante que as soluções permaneçam operacionais e com o melhor desempenho possível; o Remote Service Monitoring, responsável pelo monitoramento on-line das soluções/plataformas, além do Management Services, que disponibiliza profissionais especializados de maneira dedicada ao cliente.

Alinhada ao processo de transformação da Wittel, que completa 25 anos em 2017, a área comercial assumirá uma postura mais proativa dividida em quatro verticais – Finanças, Outsourcers, Multisectors e Comercial. A ideia é os clientes tenham um único ponto focal de atendimento de suas demandas, com uma abordagem mais consultiva.

“O cliente ouve dos fornecedores de TI uma série de promessas. Mas quem garante que elas serão concretizadas? A Wittel, com seu ‘WE Tools e provas de conceito, pode garantir os melhores resultados, a partir do monitoramento das informações em tempo real em seu Command Center. Esta divisão encaminha as informações para o Customer Success Group (CSG) que, por sua vez, gera insights estratégicos que promovem engajamento, eficiência e uma melhor experiência do usuário”, explica Luis Kazuo.

As a service
Ao longo deste ano, o diretor comercial quer ampliar a participação da Wittel no setor de Multisector, que inclui varejo, indústria, educação e healthcare. Uma das metas é também conquistar pequenas e médias empresas (mercado SMB), que estão dispostas a investir no modelo “as a service”, sem a necessidade de altos investimentos em data center.

“A reestruturação de toda a área de vendas contribuirá para que a Wittel alcance suas metas agressivas em um ano comemorativo para a empresa”, destaca Kazuo, que é formado em Engenharia Elétrica pela USP, com Pós-graduação em Engenharia da Computação pela entidade e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

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TOTVS abre inscrições para curso de Formação e Certificação em várias cidades

A TOTVS está com inscrições abertas para os cursos de Formação e Certificação em Gestão de Administração de Pessoal, Controladoria, Materiais e ADVPL. A formação é direcionada tanto para pessoas físicas, que já possuem um conhecimento prévio sobre processos e soluções e querem adquirir novas competências, quanto para empresas que querem investir em suas equipes. Há vagas em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com carga horária de 128 horas, o curso tem um programa completo, envolvendo aulas teóricas e práticas. O conteúdo foi atualizado para a versão TOTVS 12 e abrange duas linhas de soluções da companhia: Protheus e RM. O objetivo é capacitar os interessados para se tornarem especialistas nas soluções TOTVS. Para isso, os profissionais aprendem, desde noções gerais de gestão empresarial, passando por temas específicos dos módulos e testes de implantação, até estudos de casos. No final, há uma prova para atestar o conhecimento adquirido e um certificado para os aprovados.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cursos@totvs.com.br ou pelo telefone 0800 70 98 100. O valor do investimento, bem abaixo do praticado por certificados similares de mercado, pode ser dividido em até 10X.

Agenda:

Local: Belo Horizonte

Data de início: 22 de julho

Endereço: Av. Raja Gabaglia, 2664 – 2º andar – Alto Santa Lúcia

 

Local: Brasília

Data de início: 19 de junho

Endereço: SIG Qd 02 lote 420,430 e 440 – Sala 240 – Ed. City Offices Jornalista

 

Local: Recife

Data de início: 19 de junho

Endereço: Av. Barão de Souza Leão, 425 – 11º. andar – Boa Viagem

 

Local: Rio de Janeiro

Data de início: 03 de julho

Endereço: Rua Buenos Aires, 90 – Sala 501, Centro

 

Local: São Paulo

Data de início: 15 de julho

Endereço: Avenida Braz Leme, 1.000, Casa Verde, SP

 

 

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Siemens PLM anuncia novo diretor para América do Sul

A Siemens PLM, fornecedora de serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto e de software de gerenciamento de operações de manufatura, anuncia a nomeação de Daniel Scuzzarello como novo diretor de Portfólio para a América do Sul. O executivo será responsável pela liderança de toda a carteira de soluções Siemens na região e terá como principais desafios desenvolver o mercado sul-americano e potencializar a presença das soluções CAD, CAE e CAM da Siemens, que suportam todo o gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), onde ainda há muito espaço para ampliação de mercado.

“O que fazemos na engenharia e na digitalização é o verdadeiro negócio da Siemens: desencadear o progresso, romper barreiras e desafios. Guiamos nossos clientes para um patamar da indústria em que somos os pioneiros de mercado. Em relação ao cenário brasileiro, percebo que está cada vez mais ágil e buscando novas tecnologias que possam levar à Indústria 4.0″, aponta Scuzzarello. Segundo o porta-voz, este ano, com a retomada de crescimento, há uma grande oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios. “Indústrias como a automobilística, aeroespacial, de consumo e do setor agrícola, buscarão cada vez mais propostas na área da IoT industrial”, aponta.

Anteriormente, trabalhou como diretor regional de vendas na CD-Adapco, empresa adquirida pela Siemens em 2016, sendo responsável pela prospecção e pelo desenvolvimento de novas relações com clientes em território brasileiro. Desde a aquisição, Scuzzarello desempenhava o cargo de diretor de vendas para soluções de simulação e testes na Siemens.

Formado em Ciências da Computação e com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Lund University, na Suécia, Scuzzarello se mudou para o Brasil há cerca de sete anos. “Trabalhar na Siemens nos permite ajudar clientes e empresas a realizarem seus sonhos, desenvolver e estimular o progresso para que possam ter mais sucesso em um cenário cada vez mais competitivo e cheio de desafios”, ressalta.

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Qual linguagem de programação é melhor aprender para trabalhar com big data?

Uma recente pesquisa da consultoria Ovum aponta que o mercado de big data também é “big” e crescerá seis vezes até 2019. Fazendo jus ao termo, a multiplicação de oportunidades é do mesmo tamanho do crescimento geométrico dos dados no mundo. O mesmo relatório destaca que o tempo de experimentação acabou e as empresas estão prestes mudar o foco de seus investimentos nessas soluções, saindo do gerenciamento do dia a dia para um salto de competitividade com novas estratégias.

O estudo mostra que há quase plena garantia de empregabilidade para quem entender sobre negócios e tecnologia. Mesmo as linguagens open source terão projetos comerciais e a urgência de lidar com o big data poderá vir a ser uma guerra por talentos. Para se preparar melhor, é bom conhecer as principais linguagens usadas hoje e as que ganham espaço no mundo do big data. Listamos as principais:

Python
Open source, popular e ganhando fãs ela é uma das linguagens ideais para trabalhar grandes e complicados volumes de informação. Muito de seu crescimento é consequência de ser fácil de aprender. Como a maioria das open source, a python ainda ganha créditos por ter uma comunidade especializada e disposta a ajudar. Várias outras linguagens são derivadas dela e isso pode outro ponto a favor. Está entre as preferidas de 2015.
https://www.python.org/

R
Quem trabalha com estatísticas e data minning provavelmente executa uma função escrita em R todo dia. Google, Facebook e Twitter também a usam, então, todos nós temos contato com ela diariamente. Está também entre as populares e também é de código aberto. Não chega a ser simples com a Python, mas é poderosa para trabalhar com dados e tirar informação deles. O big data só fez ela ganhar mais força. Várias interfaces gráficas também ajudaram.
https://www.r-project.org/

Julia
Recente e poderosa, essa linguagem vem ganhando espaço com os programadores e cientistas de dados. A versatilidade de lidar com vários tipos de aplicações e o poder de trabalhar com sistemas distribuídos fazem dela mais do que uma aposta para o futuro do big data.
https://julialang.org/

SAS
Desenvolvida nos laboratórios da Universidade da Carolina do Norte a SAS (Statistical Analysis System) é uma plataforma analítica usada desde a década de 60. Mas é popular ainda hoje graças aos aprimoramentos constantes. Não é open souce, pertence à empresa de mesmo nome.
https://www.sas.com/pt_br/home.html

Java e SQL
Nenhum dos dois pode ser chamado de linguagem para o big data exatamente. Mas dependendo do projeto que você se mete, ambas serão as melhores escolhas para migrar do passado para o futuro. O SQL ainda é usado em muitas empresas e elas não irão abandonar o legado escrito nele. Java e Java-based frameworks também estão em muitas companhias e a prototipagem para construir grandes sistemas pode ficar facilitada passando por eles.

Scala
Devido ao explicado com Java, essa linguagem pode ser uma boa escolha. Scala é baseada em Java e compilada em Java Virtual Machine, o que significa que pode ser executado em praticamente qualquer plataforma. Seu nome não é por acaso, ela tem escalabilidade, e por isso vem ganhado espaço com cientistas de dados.
https://www.scala-lang.org/

Matlab
Não é de código aberto, o que a deixa com um fator a menos para decidir sobre o aprendizado. Mas é poderosa. Seu nome vem de sua eficiência em trabalhar com matrizes para modelagem estatística.. É também versátil para criação de algoritimos. Apesar de não ter a comunidade das open source, é muito usada em instituições acadêmicas, portanto não chega a ser complicado achar alguém disposto a trocar ideias e ensinar truques. Octave é uma linguagem similar à Matlab, e é free. Mas é muito restrita.
https://www.mathworks.com/products/matlab/

HiveQL
É a linguagem do Apache Hive e datawarehousing executadas em ambiente Hadoop. Essa combinação está presente em grandes empresas da internet e sua estruturação parecida com T-SQL faz com que ganhe adeptos tanto por sua identificação imediata quanto pelo mercado potencial.
https://hive.apache.org/

Kafka e Storm
Não nasceram juntas mas o mercado as uniu. Kafka é para quem precisa de rapidez, muita rapidez. Foi criada no LinkedIn para seus sistemas proporcionarem respostas quase imediatas. Infelizmente, a precisão não combina com tanta velocidade. Por isso, muitas empresas usam duas bases para seus projetos, uma em Kafka e outra em Storm, que é um framework feito em Scala.
https://kafka.apache.org/
https://storm.apache.org/

Go
Criada pelo Google, será reconhecida por quem tem familiaridade com C. É bem recente no mercado, mas tem recebido elogios. É robusta e alguns analistas de mercado já apontaram que ela vem ganhando projetos que seriam em Java ou Python. Parte desse sucesso é devido a ela chamar rotinas de outras linguagens e ser, além de tudo, rápida.
https://golang.org/

 

 

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Entenda como a experiência do colaborador influencia nos negócios

A área de RH hoje atua dentro da transformação inevitável promovida pela tecnologia, com recursos ainda mais elaborados para encantar os melhores talentos do mercado. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Estamos falando de uma realidade que pede uma experiência completa, desde a comunicação da marca da – que faz com que inúmeros profissionais almejem trabalhar ali – até anúncios de oportunidades e toda a fase de triagem e seleção, além claro dos processos de onboarding, ongoing e offboarding.

“Enquanto a empresa vende produtos e serviços, o RH atua para apresentar como é a vida na empresa. Por isso a questão da experiência do colaborador tem ganhado cada dia mais valor nas organizações. É preciso cuidar de como esses profissionais vivenciam esse relacionamento com nossas companhias e a área de Recursos Humanos hoje tem atuado de forma inteligente e estratégica neste sentido, junto com todo apoio da tecnologia”, explica o Head de RH da Senior, Ricardo Kremer.

De acordo com estudo com mais de 250 organizações apontado por Jacob Morgan no livro “The employee experience advantage”, empresas que investem em experiências dos funcionários superam as demais e são quatro vezes mais lucrativas.

Os investimentos contribuem também com outros ganhos, como aumento de 40% no engajamento dos empregados, crescimento de 18% da satisfação dos clientes, redução de 14% do turnover.

“Vivemos tempos de mudança, já que a visão sobre carreira também é diferente de anos atrás. Não temos somente um caminho linear de crescimento em cargos e salários. Temos uma nova era de talentos que quer ser protagonista, está em constante aprendizagem, quer crescer e para isto eles vão buscar alternativas, seja dentro das nossas empresas ou fora delas. Por isso, avaliações quanto ao clima e qualidade de vida são parâmetros que estão pesando na hora de escolher uma empresa para se trabalhar”, completa o especialista.

Para realizar com eficiência e assertividade todo esse novo processo, os RHs contam hoje com tecnologias que oferecem métricas e que facilitam comunicação entre a instituição e todo o time de colaboradores. Uma facilidade que gera autonomia, que viabiliza transparência de informações e que abre um canal de comunicação muito mais prático e viável para um dia a dia corrido.

A experiência não acaba no fim do contrato
Kremer destaca que o desligamento de um colaborador não é o fim de um relacionamento. Para o Head da Senior esta é uma fase tão importante como as outras.

“Quantos profissionais que já não trabalham mais na sua equipe você gostaria de ter de volta em seu time? Tenho certeza que é comum ter alguém com quem gostaríamos de atrair novamente para a nossa empresa, mas se esse relacionamento não foi bom ou se pisamos na bola no momento do desligamento, essa possibilidade já se torna totalmente inviável. E mais do que isso, o que esse profissional que admiramos e respeitamos está comunicando a respeito da experiência que teve conosco. Essa preocupação com o próximo e com toda a reputação da nossa companhia é algo muito mais presente nos dias de hoje, e que precisa ser levada com muita seriedade”, finaliza.

 

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Burguer King Brasil anuncia novo Diretor de Tecnologia

A BK Brasil, detentora das marcas Burger King e Popeyes no país, anuncia a chegada de seu novo Diretor de Tecnologia e Transformação Digital, Fernando Schneider, dando mais um passo rumo à aceleração digital da companhia.

Com mais de 15 anos de carreira, o executivo acumula em sua trajetória profissional passagem por grandes empresas, como McKinsey, Microsoft, Google, Dell e UOL. Schneider assumiu o cargo em janeiro e tem como principal objetivo liderar a transformação digital da BK Brasil, ao lado de Ariel Grunkraut, CMTO da companhia.

Formado em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Schneider tem em seu currículo um MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth e extensões voltadas para o universo de tecnologia, gestão e negócios. Com sua vasta experiência, o executivo chega com grandes responsabilidades, entre elas tornar o BK uma marca de fast-food ainda mais conectada com seus consumidores no país e no mundo.

“Esse é um momento incrível na história da companhia. Estamos acelerando ainda mais nossa jornada de digitalização e transformação. Queremos continuar a evoluir oferecendo experiências únicas para nossos consumidores enquanto criamos um ambiente interno ímpar para talentos digitais. Nossa ambição é liderar o setor no que diz respeito a inovação e no uso de tecnologia para alavancar os resultados da organização. Fico muito feliz de fazer parte desse momento”, ressalta Schneider.

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SAS Brasil renova vice-presidência

O SAS, provedor de soluções e serviços de Business Analytics, anuncia Cássio Pantaleoni como vice-presidente da companhia no Brasil. Após cinco anos à frente da diretoria de Vendas, o executivo recebeu o desafio de impulsionar o crescimento de segmentos regionalizados, como Sul do País e Minas Gerais, além de manter a consolidação de áreas estratégicas para a empresa.

“Outra meta é manter os resultados positivos de 2014 nas áreas de Gestão de Risco, Soluções de Combate a Crimes Financeiros, Gestão de Dados, Big Data e Hadoop”, informa o executivo. De acordo com o vice-presidente, o crescimento deverá manter-se, particularmente, no âmbito da adoção do Hadoop”, afirma.

Durante o período em que ocupou a diretoria de Vendas, as receitas provenientes dessa área cresceram 180%. De acordo com Pantaleoni, o ano de 2015 servirá para consolidar as estratégias e construir uma diretoria comercial.

O Brasil está na pauta da companhia como um dos mercados com maior potencial de crescimento para os próximos cinco anos. Desde 2008, a representatividade das vendas de software do SAS no País vem aumentando continuamente. Em 2014, o SAS Brasil alcançou o 6º lugar no ranking global da companhia. “Com as metas estabelecidas para o exercício fiscal de 2015, esperamos alcançar a 5ª posição nesse ranking”, almeja. De acordo com o executivo, o potencial do mercado brasileiro certamente encaminhará a subsidiária para o papel de País mais influente nas decisões que envolvam novas funcionalidades e novos produtos.

Pantaleoni é mestre em Filosofia pela PUC-RS, tem mais de 30 anos de experiência no setor de tecnologia e mais de 15 em vendas consultivas. O executivo se reporta ao vice-presidente do SAS para a América Latina, Márcio Dobal.



HP tem novo líder para unidade de Software no País

A HP anuncia Ailton Santos como novo vice-presidente da unidade de Software no Brasil. Funcionário HP desde 1994, o executivo terá a função de liderar a equipe de Software no País, buscando o crescimento sustentável no mercado nacional baseado em uma relação de alto valor agregado para os clientes.

“A principal meta para a área de software nesse momento é ajudar nossos clientes com os seus desafios de produtividade e crescimento, por meio de um portfólio inovador e relevante para o negócio, soluções inteligentes e integradas, e uma entrega eficiente e confiável”, comenta Ailton Santos.

O executivo possui graduação em Matemática/Ciências da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Engineering Management pela Southern Methodist University (USA), MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e certificado de Gerenciamento Estratégico Avançado pela IMD (Suíça).

Contratado inicialmente pela EDS em 1994, empresa adquirida pela HP em 2008, o executivo deixa as funções de Chief Technologist para o Brasil, onde liderava todos os profissionais da HP Enterprise Services que atuam com foco em Indústrias, e de diretor de Portfólio da unidade. Ailton substitui Tereza Kitty na liderança da unidade de Software, que deixou a companhia recentemente.

 

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Adenilson Francisco é o novo diretor executivo comercial da CSU ITS

A CSU ITS, unidade de terceirização de datacenter do Grupo CSU, anunciou Adenilson Francisco como novo diretor executivo e comercial da unidade. O executivo possui graduação em Matemática, com extensão em Sistemas, pela Fundação Santo André (FSA) e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (FIPECAFI FEA/USP).

Adenilson Francisco possui mais de 30 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação (TI), no qual gerenciou diversos projetos nas áreas de Operação, Vendas, Infraestrutura e Serviços, passando por companhias como UOL DIVEO, Tivit, EDS e HP. Na CSU ITS, terá o desafio de alavancar negócios para esta que é a mais nova unidade da companhia, reportando-se diretamente para o CEO da CSU, Marcos Ribeiro Leite.

“A CSU ITS conta com expertise e infraestrutura capazes de atender aos mais variados tipos de clientes, com a máxima segurança e disponibilidade. Nosso objetivo é aproveitar essas características para levar ao mercado o que há de mais moderno na prestação de serviços de hosting, colocation, cloud e consultoria”, afirma o diretor.

Com certificação Tier III, a CSU ITS entrou em operação no ano de 2014. Além de apoiar as demais unidades do grupo, o datacenter da CSU ITS marcou o início das operações da companhia na terceirização de serviços de TI.

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Microsoft nomeia Fábio Scopeta diretor de Transformação Digital, Nuvem e AI

A Microsoft América Latina nomeou o brasileiro Fábio Scopeta diretor de Transformação Digital, Nuvem e Inteligência Artificial, setor dedicado a ajudar profissionais de TI, desenvolvedores, estudantes, empresários e fornecedores de software a criar aplicativos inovadores para as plataformas da Microsoft.

Em seu novo cargo, Fábio será responsável por promover um ambiente inovador que permita uma aprendizagem contínua e a entrega de produtos tecnológicos originais ao ecossistema em que desenvolvedores de aplicativos convivem com usuários e suas experiências.

“Vou ajudar nossos parceiros na América Latina a garantir o sucesso no desenvolvimento de aplicações e serviços valiosos para consumidores e empresas, em todos os dispositivos”, diz Fábio.

Antes de ingressar na Microsoft América Latina, Fábio ocupou uma série de posições diferentes na IBM, entre as quais destaca-se seu papel de liderança nas unidades de negócios da Plataforma IBM Watson e IBM Watson Health na América Latina, para as quais realizou atividades relacionadas ao desenvolvimento do negócio, vendas, alianças estratégicas, além da criação de novos produtos com o objetivo de transformar diversos setores.

Currículo
A carreira de Fábio Scopeta no setor de tecnologia fez dele um profissional com foco na propagação de conhecimento sobre temas especializados, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, computação cognitiva e na nuvem e tecnologia aplicada à saúde.

O conhecimento de Fábio será fundamental para levar desenvolvedores, startups, profissionais de TI e fornecedores de software independentes à transformação digital, um desafio atual para todos os setores e organizações. Essa transformação digital será respaldada por tecnologias de ponta a fim de impulsionar a inteligência em tudo o que as pessoas fazem. Algumas dessas tecnologias, como a Cortana Intelligence Suite e os Serviços Cognitivos da Microsoft, permitem que as organizações operem em plataformas seguras e saibam, por meio de análises avançadas, o que seus clientes esperam.

“Sou muito apaixonado pela Inteligência Artificial (AI) e seu potencial de transformar o mundo. Acredito que a melhor maneira de democratizar a Inteligência Artificial, para que cada um de nós possa realizar mais, é através de uma plataforma de nuvem eficiente, e a Microsoft está posicionada em condições ideais para liderar essa transformação. Azure e Cortana são tecnologias incrivelmente avançadas e sofisticadas. A Microsoft atua, ao mesmo tempo, nos mercados empresarial e de consumo, o que nos dá um potencial ilimitado para a criação. Além disso, temos alguns dos melhores talentos do setor para realizarmos nossa missão. Estou entusiasmado por ter me juntado a uma equipe tão fantástica”, diz Fábio.

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Brasileiro que virou a cara da Apple chinesa deixa a empresa

O brasileiro Hugo Barra deixou a vice-presidência da fabricante de eletroeletrônicos chinesa Xiaomi. O anúncio foi feito de maneira emocionada em seu perfil particular nas redes sociais, mas sem muitas explicações sobre a decisão.

Barra, nascido em Minas Gerais, saiu do Google, em 2013, para ser o condutor do avanço da chinesa no mercado de smartphones. Após três anos e meio à frente do cargo e, o principal executivo para divulgar a marca no mercado ocidental, ele conseguiu modelar o negócio de mobilidade da fabricante chinesa. Alguns dos últimos modelos da marca são robustos e eficientes, tendo conquistado a simpatia de consumidores e boas notas em análises técnicas.

Na sua administração, ainda ajudou a empresa chinesa a entrar em novos segmentos da tecnologia, como smart homes (casas inteligentes) e entretenimento doméstico.

Barra apontou que voltará ao Sillicon Valley, Califórnia, onde ganhou grande impulso na carreira trabalhando como gestor de produto do Android, sistema operacional do Google. Também destacou que passará mais tempo com família e amigos.

Saúde
“O que percebi é que os últimos anos de vida em tal ambiente singular tomou um pedágio enorme na minha vida e começou a afetar minha saúde. Meus amigos, o que considero ser a minha casa e minha vida estão de volta no vale do silício, que é também muito mais perto de minha família. Vendo o quanto eu deixei para trás nos últimos anos, é claro para mim que chegou a hora de voltar”, relata em seu perfil no Facebook.

A Xiaomi havia vendido apenas 7,5 milhões de smartphones em 2012. Em 2014 saltou para 61 milhões. Esse período de rápido crescimento fez a Xiaomi ser conhecida como a “Apple chinesa”. Mas a expansão se deu principalmente na Ásia. Nos Estados Unidos e outros mercados emergentes do ocidente, a marca não conseguiu se igualar às concorrentes mais conhecidas.

O vice-presidente sênior Xiang Wang irá comandar os esforços mundiais no lugar de Barra.

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Sankhya contrata nova gerente de RH

Com mais de 14 anos de experiência na gestão de Recursos Humanos de grandes empresas do segmento de outsourcing e atacado, liderando atividades para atração, retenção, desenvolvimento de pessoas, gerenciamento de equipes e programas internos, Renata Rodrigues Araújo Caetano, acaba de assumir a gerência de RH da Sankhya, desenvolvedora de sistema de gestão empresarial.

A executiva terá como meta desenvolver um RH que atue como um agente de mudanças com foco em resultados e em uma estratégia voltada à inovação. “Nosso objetivo é potencializar os resultados da empresa por meio de uma gestão focada no desenvolvimento. Para isso, nossa equipe atuará fortemente a fim de desenvolver programas que estimulem as potencialidades dos nossos talentos, por meio da manutenção de um ambiente propício às mudanças e inovações, contribuindo para ampliar ainda mais nossa competitividade no mercado.

Renata comenta que atualmente o ambiente de trabalho e as oportunidades de crescimento são pré-requisitos muito valorizados. “Por isso é fundamental que nos preocupemos em oferecer condições que permitam uma constante evolução profissional. Também é importante observar o alinhamento dos valores pessoais dos candidatos com os valores da organização, no momento da seleção, de forma a proporcionar uma sinergia de propósito entre as partes”.

Capacitação
A Sankhya investe constantemente na criação de programas de motivação, capacitação e educação corporativa, prezando a valorização dos seus colaboradores. Nos últimos oito anos, a empresa marcou presença no ranking do Grace Place to Work. “Vamos atuar fortemente para consolidar a Sankhya entre as melhores empresas para trabalhar do Brasil”.

Renata é graduada em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição de ensino, também é formada em Coach pela Sociedade Brasileira de Coach.

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Ex-Salesforce, Renato Morsch é o novo COO da Software AG para a AL

A Software AG anunciou a nomeação de Renato Morsch como Presidente e Chief Operations Officer da companhia. Antes, o executivo cuidava das operações de vendas da Salesforce na América Latina, cargo que deixou em início de agosto. A nomeação alemã de software é parte da implementação global. Assim como outras empresas da TI tradicional, a companhia está em pleno desafio de pegar a onda da Transformação Digital.

O executivo comandará projetos de expansão da empresa e oportunidades de atuação na região. “O cenário de incertezas econômicas pelo qual passa o mercado global torna ainda mais urgente a transformação digital das empresas da América Latina”, comenta Morsch.

Currículo
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato possui MBA em Administração pela Fundação Dom Cabral. Morsch tem experiência em gestão de vendas e empreendedorismo tanto no Brasil quanto na América Latina. Antes de integrar o time da Software AG, passou por empresas como IBM, SAP e Salesforce, e foi responsável pelo planejamento do projeto de fabricação de servidores da Intel no Brasil, que tinha o objetivo de recuperar os incentivos fiscais e melhorar a competitividade do mercado.

Na estrutura local da Software AG, Marcelo Bergamo segue responsável por liderar as operações de vendas da empresa no Brasil, respondendo a Morsch.

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Ex-Uber comandará crescimento da OLX no Brasil

A OLX, plataforma de compra e venda online no Brasil, anuncia o novo diretor de crescimento (CGO), Phillip Klien. O executivo, ex-Uber, Predicta e Twitter, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento estratégico da OLX no Brasil.

Formado em Marketing e Finanças pela Tulane University (New Orleans, EUA), Phillip possui grande experiência em empresas internacionais. Antes da OLX, o executivo foi gerente geral da Uber São Paulo, diretor de crescimento do Twitter Brasil e co-fundador da Predicta. Na OLX, seu objetivo é propagar a cultura do “desapega” no País. “A OLX já é a referência de economia compartilhada no Brasil. Agora o desafio é fomentar essa realidade para os 84% da população que ainda não usaram a OLX para vender algo online. Também existe grande oportunidade de aproximação por meio de relacionamentos com outras marcas”, afirma o CGO.

A OLX conecta pessoas para que possam comprar e vender de forma fácil e rápida. Maior marketplace do Brasil, a empresa é uma das que mais se desenvolve tecnologicamente no País, e a contratação colabora com esse crescimento. “Klien teve a oportunidade de trabalhar com as gigantes do Vale do Silício e, quando chegou na OLX, logo identificou a tecnologia empregada e visualizou a oportunidade de ajudar a colocar o País no mapa como um grande desenvolvedor de ponta”, reforça Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.

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SetaDigital nomeia diretor de expansão

Software house traz profissional do setor calçadista para fortalecer o time
Executivo tem como missão a expansão e consolidação do crescimento da SetaDigital

A SetaDigital – companhia de Tecnologia da Informação especializada em desenvolvimento de soluções para o setor calçadista – acaba de contratar Rafael Reolon como diretor de expansão.

Reolon, que soma mais de dez anos de atuação como lojista, tanto em operações físicas quanto em e-commerce, tendo, inclusive, sustentado seus negócios nas soluções da SetaDigital durante este período, recebe a missão de expandir novos mercados e consolidar o crescimento da empresa.

“Vamos gerar resultados por meio do fortalecimento de nossas parcerias e da nossa equipe de expansão. Como ex-lojista, conheço as dores do setor calçadista e posso contribuir na construção de soluções voltadas ao sucesso dos nossos clientes, além de levar inovação com a nossa loja laboratório, a Sapati”, descreve Reolon.

Com mais de 70 colaboradores e 1,6 mil clientes, a SetaDigital está em plena expansão e com um projeto ambicioso de crescimento. “Neste cenário, estruturamos três frentes: desenvolvimento de produtos, expansão de mercado e o sucesso dos clientes. O reforço do Rafael para o nosso time visa consolidar nosso compromisso de contribuir constantemente com a evolução dos negócios dos nossos clientes.

Ele tem os valores muito alinhados aos nossos e será essencial à SetaDigital na condução da expansão comercial da organização em direção à liderança do mercado de soluções de tecnologia para o setor calçadista brasileiro”, acrescenta Vanderlei Kichel, CEO da SetaDigital.

Com a nova contratação, Kichel passa a direcionar seus esforços ao desenvolvimento de produtos, enquanto a diretora de relacionamento, Rosi Kichel, atuará no relacionamento com os lojistas que utilizam as soluções da SetaDigital.



Freelancer: o que consideram as empresas no momento de escolher um?

Cada vez mais pessoas estão se voltando para o mundo do trabalho freelancer. Talvez pela possibilidade que uma boa conexão a Internet concede ou pela liberdade que da o fato de não ter que trabalhar num ambiente de escritório tradicional. Devido ao trabalho alternativo gerado pelas novas tecnologias ou pela reconfiguração das relações de trabalho globalizadas. No entanto, o que as empresas consideram ao tomar a decisão de contratar um freelance?

Dando uma olhada nos comentários de Trustpilot, um famoso site para postar e ler referências sobre as empresas de todas as partes do mundo, descobrimos que aqueles que contratam freelancers, destacam o seguinte:

Comunicação: procuram trabalhadores que tenham uma maneira clara e simples para…[MAIS]



A tecnologia te protege contra o leão

Por Márcio Carreira *

Fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) é algo pelo o que a maioria das pessoas não anseia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O processo pode ser um tanto quanto complexo e demorado, podendo levar horas ou, até mesmo, dias, dependendo da quantidade de informações a serem inseridas no sistema. Porém, se fazer a declaração é um infortúnio, o contrário pode ser uma dor de cabeça: não entregar o IR gera multas, que podem ser de até 20% do valor do IR devido.

Então, por que não buscar por alternativas que facilitam esse processo?

O Certificado Digital é de grande utilidade no acerto de contas com o leão. Com o e-CPF, é possível obter a declaração pré-preenchida. Ou seja: com poucos cliques, o contribuinte tem acesso ao documento praticamente pronto, precisando, apenas, conferir e corrigir algumas informações, se houver necessidade.

As vantagens, contudo, vão além deste modelo, a começar pela comodidade e minimização da possibilidade de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. Importante lembrar que inserir uma única informação errada já é o suficiente para cair na indesejável malha fina.

Neste contexto, o Certificado permite, também, obter a declaração dos últimos cinco anos, regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal (caso o declarante caia na malha fina), eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras, acompanhar todo o processo da declaração — possibilitando correções em tempo real –, retificar pagamentos e imprimir comprovantes.

Vale dizer também que o Certificado proporciona vantagens na hora de receber a restituição, pois quem entrega utilizando a pré-preenchida entra nos primeiros lotes, caso tenha direito, ficando atrás somente de maiores de 65 anos, pessoas portadoras de necessidades especiais ou doenças graves e professores.

Para quem trabalha o dia todo, ou, até mesmo, tem jornadas duplas ou triplas, tempo livre é precioso — e numa realidade em que a tecnologia permite que processos sejam cada vez mais automatizados, a Certificação Digital se mostra uma ferramenta muito útil para esse fim.

Com ela, a chegada do Leão não precisa ser temida, mas, sim, esperada. Afinal, ao concluir a entrega, é possível saber se terá direito à restituição. Em caso positivo, basta somente esperar e fazer planos para o dinheiro que está por vir!

 

* Márcio Carreira é Gerente de Contabilidade da Certisign

 

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