EmpowerTech Women Realiza 2ª Edição da Jornada para Mulheres na Tecnologia

Dê as boas-vindas à 2ª edição da Jornada do EmpowerTech Women, onde continuamos a quebrar barreiras e moldar o futuro das mulheres na tecnologia! Este evento inspirador será realizado no dia 27 de junho, a partir das 18h, no inovador Microsoft Reactor, localizado na Rua Jaceru, 225 – Vila Gertrudes, São Paulo, e contará com a transmissão online no Youtube.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://aka.ms/EmpowerTechWomen/2Edicao

O que é o EmpowerTech Women?
O EmpowerTech Women é um movimento da Witec It, em parceria com a B2Mamy, Microsoft Reactor e EvoluTI Digital, dedicado a capacitar mulheres no setor de tecnologia, proporcionando conhecimento, contatos e oportunidades de crescimento profissional. A 2ª edição da Jornada é um evento imperdível para aquelas que desejam explorar o potencial das ferramentas Microsoft, como o Microsoft 365 com foco em Excel e Power BI, independentemente do seu nível de conhecimento atual sobre tecnologia.

Evento inclusivo e acessível
Uma das principais características do EmpowerTech Women é a inclusão. Este evento é focado em mulheres e foi especialmente desenhado para ser acessível a todas, mesmo aquelas com zero conhecimento sobre ferramentas Microsoft e tecnologia. Nossa missão é criar um ambiente onde mulheres talentosas podem se conectar, aprender e crescer, utilizando a tecnologia no seu cotidiano como uma aliada para aumentar a produtividade e a inovação.

Programação e atividades
Durante o evento, as participantes terão a oportunidade de:

  • Conhecer um pouco mais sobre o Microsoft 365;
  • Explorar o Excel e o Power BI, a ferramenta mais poderosa do mercado para geração de gráficos e indicadores.

Palestrante desta edição
A nossa speaker para esta edição é Jaqueline Battista, uma líder reconhecida na área de tecnologia, Founder da Rainhas do Excel e da JBPlan Inteligência para Negócios. Ela é desenvolvedora de projetos, instrutora do LinkedIn Learning e professora de MBA em disciplinas como Business Intelligence, Analytics, Power BI, Storytelling com dados e Excel. Desde 2013, Jaqueline tem atendido grandes empresas como Johnson & Johnson, Palmolive, Copart, Louis Vuitton, Pandora, Oi, Santander, GM Motors, Merck e John Deere.

Jaqueline é formada em Administração de Empresas com especialidade em finanças pela ESPM, graduada em gestão ágil e inovação, e possui um MBA em Data Science pela USP. Como Rainha do Excel, ela é trainer the trainer, focando principalmente em mulheres e minorias, promovendo a formação como meio de transformação social e inserindo-as no mercado de trabalho como instrutoras ou profissionais altamente qualificadas.

Parcerias e apoios
Este evento é realizado em parceria por três frentes que acreditam na força da comunidade para a construção de um mundo com mais diversidade, equidade e inclusão. Conheça um pouco mais de cada uma:

Sobre a Witec IT Solutions:
Uma empresa especializada em soluções de TI, focada em segurança cibernética, governança e proteção de dados. Witec oferece serviços que ajudam empresas a se adaptarem às rápidas mudanças tecnológicas, promovendo um ambiente seguro e eficiente.

Sobre a B2Mamy:
A B2Mamy é a maior comunidade de mães do Brasil. Tem como missão tornar mães líderes e livres economicamente por meio de educação, networking e saúde e bem-estar. No modelo B2B2C entrega pesquisa, educação corporativa e ferramentas de employee experience para grandes empresas e no B2C um plano de assinatura one stop shop de benefícios para a jornada da maternidade. para mães e mulheres se conectarem. Desde 2016, mais de 100 mil mulheres já foram impactadas e 27 milhões de reais foram gerados. 

Sobre a Microsoft Reactor:
Um espaço de aprendizado e inovação que oferece uma série de eventos, workshops e programas para desenvolvedores, startups e profissionais de tecnologia. O Reactor é conhecido por promover a educação contínua e o desenvolvimento de habilidades no setor de TI.

O evento é produzido por EvoluTI Digital e conta com o apoio de diversas empresas do mercado tech que acreditam na nossa causa e se dedicam a promover a inclusão e diversidade no setor.

Participe e Transforme sua Carreira
Não perca a chance de ser parte desta revolução e aumentar sua produtividade em até 30% com o uso eficiente do Microsoft 365. Inscreva-se agora e junte-se a outras mulheres na construção de um futuro mais inclusivo e tecnológico. Para mais informações, visite: https://aka.ms/EmpowerTechWomen/2Edicao



Visto de nômade digital: o que é e como conseguir esse documento

Entenda o que é e como conseguir um visto de nômade digital. Confira o conteúdo a seguir e saiba tudo!

Você já ouviu falar no visto de nômade digital? Essa é uma nova modalidade de visto que vem surgindo nos mais diversos países graças às facilidades e oportunidades que a internet e as novas tecnologias têm criado.

Porém, para obter esse visto, primeiro é preciso entender como ele funciona e saber o que é um nômade digital para verificar se você se encaixa nessa modalidade.

Confira as informações a seguir e saiba tudo sobre esse assunto que está tão em alta!

O que é um nômade digital?

Nômade digital é um profissional que trabalha remotamente enquanto faz viagens por diversos países. Em geral, profissões ligadas às áreas tecnológicas possibilitam esse tipo de atuação, como pessoas que trabalham com marketing digital, por exemplo.

Assim, como a pessoa necessita apenas de um computador e de acesso à internet para executar suas atividades, ela consegue fazer isso em qualquer lugar do mundo e pode conhecer novos lugares, costumes e culturas.

Como funciona o visto de nômade digital?

Diante da demanda que tem surgido nos últimos anos, os países criaram o chamado visto de nômade digital. Por meio dele, os lugares atraem mais visitantes e facilitam a entrada de quem viaja e trabalha ao mesmo tempo.

Nesse sentido, esse visto tem regras assim como os outros, e concede uma autorização de permanência no país por um termo determinado.

Quais são os países que aceitam esse tipo de visto?

Apesar de ser algo cada vez mais solicitado pelos nômades digitais, não são todos os países que têm esse visto disponível. Afinal, isso ainda é algo recente que precisa ser inserido nas legislações e regras dos países.

No entanto, alguns dos países que fornecem e aceitam esse tipo de visto atualmente são:

  • Alemanha: oferece o visto Freiberufler de nômade digital, que inclusive vale para profissionais que são freelancers.
  • Portugal: possibilita visto de curto ou longo prazo, sendo necessário comprovar renda superior a 4 salários mínimos vigentes no país.
  • Grécia: visto com duração máxima de 1 ano.
  • Austrália (visto com duração de 1 ano e com possibilidade de estender o prazo.
  • Tailândia: prazo de 1 ano.
  • Argentina
  • Itália
  • México: prazo de até 1 ano e com possibilidade de ser estendido para até 4 anos.

O que é preciso fazer para conseguir o visto de nômade digital?

As exigências para conseguir o visto de nômade digital podem ser diferentes dependendo do país. Em geral, cada local solicita sua própria lista de documentos e exige que o interessado cumpra com os requisitos estabelecidos pelas regras internas do país.

Porém, alguns requisitos que costumam ser comuns a todos os lugares são:

  • Formulário de solicitação;
  • Comprovação de trabalho remoto ou freelancer;
  • Comprovação de renda;
  • Passaporte válido;
  • Documentos traduzidos para o idioma do país.

Assim, quem tem interesse em solicitar essa modalidade de visto precisa verificar os requisitos na embaixada correspondente a cada país para conseguir obter todos os detalhes corretamente.

Como traduzir os documentos?

Os documentos que precisarem ser traduzidos para o idioma oficial do país de destino precisam de tradução juramentada, como os comprovantes de trabalho e de renda, por exemplo.

Essa modalidade de tradução é a que permite que um documento feito em outro idioma tenha validade legal em um país estrangeiro que fale outra língua. Isso porque, na tradução juramentada, o tradutor pode atestar fé pública ao documento, o que assegura a sua autenticidade.

Para tanto, o ideal é contratar uma agência especializada em tradução, como a Nexus Traduções, que tem profissionais habilitados e qualificados para esse tipo de tradução. Afinal, esse serviço não pode ser realizado por qualquer tradutor, apenas por tradutores juramentados.

Portanto, conte com o apoio de uma empresa de tradução quando estiver reunindo a documentação necessária para dar entrada no seu visto de nômade digital. Navegue pelo site da Nexus Traduções e peça um orçamento!



Mulheres na TI: Uma Questão de Inclusão e Inovação

Por Carol Lagoa, CEO da Witec

A presença de mulheres na TI não é apenas uma questão de equidade de gênero; é um imperativo para impulsionar a inovação e o crescimento no setor tecnológico. Embora tenha havido um aumento na representatividade das mulheres, os números ainda revelam um desequilíbrio significativo: apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres, que recebem até 33% a menos do que os homens, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e análises da Catho.

A despeito desses desafios, áreas como o desenvolvimento para dispositivos móveis e tecnologias como o SharePoint estão atraindo cada vez mais mulheres, mostrando uma mudança positiva na dinâmica de gênero do setor. Além disso, a participação feminina no mercado de TI na América do Sul aumentou de 11% para 31% entre 2015 e 2021, com o Brasil vendo um salto de 16% para 40% no mesmo período. Essa evolução é um testemunho da resiliência e determinação das mulheres em superar barreiras e fazer suas vozes serem ouvidas na tecnologia.

O Impacto da Maternidade na Carreira das Mulheres
A transição para a maternidade é um ponto de inflexão na carreira de muitas mulheres, com cerca de 40% perdendo seus empregos após se tornarem mães. Este dado alarmante destaca a urgência de criar soluções eficazes que apoiem as mulheres neste período crucial. A B2Mamy, uma Socialtech fundada por Dani Junco, se dedica a transformar este cenário, promovendo educação, empregabilidade e senso de comunidade entre mães e mulheres aspirantes a ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, especialmente na TI.

A Casa B2Mamy: Um Espaço de Empoderamento e Transformação
A Casa B2Mamy simboliza um refúgio seguro e um centro de empoderamento para mulheres, especialmente mães, buscando recolocação ou manutenção no mercado de trabalho tecnológico. A iniciativa da CEO e fundadora Dani Junco cresceu de um encontro casual para uma comunidade vibrante que oferece suporte, educação e oportunidades para mulheres liderarem economicamente suas vidas. A Casa B2Mamy está no coração da missão de inclusão das mulheres na TI, demonstrando como espaços dedicados podem fazer uma diferença real.

EmpowerTech Women: Quebrando Barreiras na TI
O evento “EmpowerTech Women”, uma colaboração entre a Witec e a B2Mamy, surge como uma resposta inovadora, focando numa necessidade crescente do mercado de trabalho que é a qualificação de mulheres, especialmente as que são mães.
“EmpowerTech Women” não é apenas um evento; é um movimento em direção a um futuro onde a presença feminina na TI é normalizada e celebrada. Este evento focado na introdução ao Microsoft 365 oferece às mulheres as ferramentas necessárias para avançar suas carreiras em um mercado de trabalho competitivo. Com palestrantes renomadas como Hellen Ramos e Maíra D’Eleutério, prometemos uma jornada de aprendizado, inspiração e empoderamento.

Como a Witec e a B2Mamy Estão Abrindo Caminho para Mulheres no Setor Tecnológico
Convidamos todas as mulheres interessadas em tecnologia, independentemente de seu nível de experiência, a se juntarem a nós nesta jornada transformadora. “EmpowerTech Women” é uma oportunidade imperdível para aprender, conectar-se e dar um salto significativo em sua carreira tecnológica. O evento será totalmente gratuito e quem não tem computador também poderá participar! Será uma oportunidade única para mulheres aprenderem sobre o Microsoft 365 (sim, aqueles programas que você já conhece como Word, PowerPoint e Excel). O nível não importa, a aula será tanto para quem quer aprimorar as habilidades, quanto para quem quer dar os primeiros passos no setor de tecnologia! Os ensinamentos, dicas e truques ficarão por conta de duas feras da tecnologia: Hellen Ramos e Maíra D’Eleutério. Inscreva-se agora e faça parte da mudança que queremos ver no mundo da TI.

Serviço
As vagas são limitadíssimas e o evento ocorrerá dia 11/04, à partir das 18h, na Casa B2Mamy que fica localizada na Rua Mateus Grou, 576 – Pinheiros, São Paulo/SP.

Link de inscrição: https://www.b2mamy.com.br/event-details/empowertech-women-1-edicao



Podcast – O que a ABES tem a ver com sua vida? Muita coisa.


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Neste Podcast conversei com Paulo Milliet Roque, empresário e atual presidente da ABES, a Associação Brasileira das Empresas de Software, que existe há mais de 35 anos e é responsável em grande parte pela estabilidade do mercado de tecnologia no Brasil.

Como está documentado no site a associação, “atua com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, porque acredita que a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades, visando melhor qualidade de vida para todos, de forma inclusiva e igualitária.”

E neste Podcast eu e Paulo Roque fizemos uma viagem no tempo da ABES para o passado, demos uma parada no presente, viajamos rapidamente para o futuro e batemos um papo descontraído, com muita informação e conhecimento.

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Podcast – Dropbox não é somente armazenamento de dados. Entenda.


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Neste Podcast conversei com Gabriel Ramos, Diretor de Canais da empresa Dropbox para a América Latina e Juliana Bruzzi, Gerente de Canais também da Dropbox para o Brasil e falamos sobre vários assuntos importantes, desde armazenamento de dados, passando por assinatura digital de documentos, gerenciamento e controle de documentos e como a Inteligência Artificial se aplica a esses sistemas.

Também não esquecemos da segurança nessas operações.

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Pesquisa revela salário acima dos R$ 386.000 por ano para desenvolvedores de TI

Nos Estados Unidos da América, onde a procura por desenvolvedores com skills em segurança digital acontece há anos, os profissionais com esses diferenciais ocupam uma outra faixa salarial. Segundo a pesquisa “Average Security Software Developer Salary”, do portal de oportunidades de trabalho Payscale, em 2022 um desenvolvedor treinado em disciplinas de cibersegurança receberá, em média, um salário anual de US$ 73.980,00. Por mês, a remuneração ficaria na faixa de US$ 6.165,00 ou R$ 32.181,30, na conversão direta, com o dólar atual valendo R$ 5,22.

Estudo do IDC Brasil, divulgado em abril de 2022, revela que, no país, o investimento em nuvem chegará a R$ 12,2 bilhões até o final do ano. O segmento que mais cresce é a nuvem pública, que avançou 36% em relação a 2021. De acordo com o relatório “State of Application Strategy 2022”, levantamento realizado pela F5 a partir de entrevistas com 1.500 líderes de ICT Security de todo o mundo – incluindo 109 profissionais da América Latina -, mais de 75% das empresas estão implementando aplicações na nuvem.

Dentro do grupo de gestores, no Brasil, 84% afirmaram estar envolvidos em ao menos um projeto de transformação digital. O foco é na modernização de aplicações como o Internet Banking de um banco, ou o engine de vendas de um portal de e-Commerce, entre milhares de plataformas que, hoje, rodam de forma distribuída na nuvem.

Andrew Oteiza, Solutions Engineer Manager da F5 LATAM, conta que de acordo com o relatório anual Octoverse, do Github, o Brasil é o quinto maior país em número de desenvolvedores, mas que por um outro lado, a falta de conhecimento dos times que desenvolvem aplicações sobre as melhores práticas em segurança digital causam perdas aos próprios desenvolvedores, às organizações onde trabalham e à economia digital do Brasil. “Do ponto de vista da carreira do desenvolvedor, esse contexto coloca o profissional numa categoria comum”. Oteiza afirma isso com base na pesquisa “Qual é o salário de Desenvolvedor De Software no Brasil?”, realizada pela Glassdoor, em julho de 2022, indicando que os salários dos desenvolvedores brasileiros ficam na faixa de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 ao mês.

Para Andrew, da F5, fica claro, portanto, que a conquista de conhecimento em segurança digital traz dividendos ao desenvolvedor. Ele explica que a nuvem em seus vários formatos – privada, pública e híbrida – é o principal ambiente onde rodam as aplicações responsáveis pelos processos de negócios das organizações brasileiras e, que as empresas no Brasil estão cada vez mais atentas a esse desafio – encontrar desenvolvedores altamente treinados com skills em segurança -, e pagar altos salários por eles.



Artigo – Vivendo com o inimigo: organizações brasileiras entrarão em 2023 com criminosos digitais escondidos em seus sistemas


por André Gurgel*

Quatro anos. Esse é o período em que criminosos digitais permaneceram indetectáveis dentro dos sistemas da rede global de hotéis Marriot. Análises deste caso indicam que a violação começou em 2014 e só foi descoberta em novembro de 2018. Ao longo desses anos, dados privados de cerca de 500 mil hóspedes foram roubados – trata-se de informações como nome, endereço de e-mail, telefone, número de passaporte, detalhes sobre as datas de check-in e check-out e o número do programa de lealdade Marriot da vítima. No dia 30 de outubro de 2020, a subsidiária do Marriot na Grã-Bretanha foi multada em quase 24 milhões de dólares pelos danos causados por esse ataque.

Essa multa foi imposta pelo ICU, o equivalente britânico da brasileira Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). As duas agências têm a missão de verificar se empresas e pessoas estão em conformidade com regulamentações como a europeia GDPR (General Data Protection Regulation) e a brasileira LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Prejuízos levam ao aumento de preços de produtos das empresas atacadas 
Além de multas, as organizações que não têm visibilidade sobre os ataques sofridos enfrentam a desvalorização de suas marcas. Os clientes passam a desconfiar do compromisso da empresa com eles. Estudo realizado em 2019 a partir de entrevistas com 1000 consumidores norte-americanos mostrou como esse universo reagiu às notícias de vazamentos de dados pessoais. Um entre quatro dos entrevistados disse que parou de fazer negócios.

Prejuízos em cascata são o resultado desse quadro. É o que mostra o relatório Custo da violação de dados, construído pelo Instituto Ponemon por encomenda da IBM e divulgado em agosto de 2022. Esse estudo analisou violações de dados reais enfrentadas por 550 organizações em todo o mundo, incluindo 43 empresas brasileiras, entre março de 2021 e março de 2022. Cada violação de dados no Brasil custa para a empresa atingida, em média, R$ 6,45 milhões. Para compensar perdas deste porte, 60% das organizações que participaram desse estudo aumentaram o preço de seus produtos e serviços.

Em 2022, ameaças permaneceram escondidas, em média, 347 dias
O mesmo relatório indica que, ao longo de 2022, o tempo médio para identificar e conter uma violação de dados foi de 347 dias. Organizações com mais de 50% de seus colaboradores trabalhando remotamente levaram 14 dias a mais para identificar a invasão, chegando à marca de 361 dias em que os criminosos digitais permaneceram indetectáveis.

Vários fatores tornam esse contexto desafiador. Algumas organizações ainda contam com soluções pontuais de segurança digital, plataformas que oferecem visibilidade apenas sobre uma parte do ambiente de negócios. Diante disso, cada alerta tem de ser analisado de forma isolada, sem a possibilidade de se cruzar dados gerados em outros segmentos da rede. Essa abordagem fragmentada impacta negativamente a produtividade dos enxutos times de ICT Security, obrigados a perder tempo em processos manuais que provocam atrasos na descoberta da violação e no seu bloqueio.

A explosão da economia digital, com a geração ininterrupta de altíssimos volumes de dados, é outro fator complicador. Simplesmente não é mais possível manter uma infraestrutura somente on-premises (nuvem privada). Seja para resolver o transbordo dos dados, seja porque os novos modelos de negócios digitais são uma realidade, as organizações estão adotando de forma acelerada e fluida a nuvem pública ou híbrida. Torna-se necessário investigar e remediar ameaças escondidas em ambientes apenas parcialmente sob controle do CIO e do CISO. Isso inclui dispositivos mobile, IoT e até mesmo plantas industriais, cada vez mais integradas numa visão convergente OT/IT.

Mercado XDR deve superar os US$ 3 bilhões até 2027
Esses fatores estão fazendo o mercado estudar as soluções de cyber segurança XDR (extended detection and response, detecção e resposta estendidas) baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Plataformas desenhadas para analisar e processar de forma automática e em tempo real altos volumes de dados rodando em ambientes heterogêneos, as soluções XDR aceleram a descoberta de ameaças escondidas e, também, as ações necessárias para eliminar esses malware. Estudo da Markets and Markets estima que o mercado global de XDR vai passar de US$ 985 milhões em 2022 para mais de 3 bilhões de dólares até 2027.

As razões para isso são claras. Com as soluções XDR, os CIOs e CISOs ganham uma visão ao mesmo tempo unificada e muito detalhada de seu ambiente, por mais complexo e distribuído que seja.

Graças aos recursos de IA e ML, a integração entre altos volumes de dados e de vários protocolos torna-se algo automático, permitindo a padronização da análise do ambiente de forma a fornecer visibilidade total, com uma telemetria unificada. Isso decreta o fim dos silos de informações de segurança, algo que aflige os gestores de muitas organizações usuárias. Informações sobre ameaças e vulnerabilidades são incluídos 24×7 nas análises geradas pela plataforma XDR, criando um ambiente em que correlações de dados de várias fontes geram informações sólidas. A meta é limitar o número de falsos positivos e reduzir a chuva de alarmes que assola as equipes de segurança digital.

Do ponto de vista das ações de remediação, o uso de recursos de IA e ML acelera processos automáticos de mitigação. As ações podem ser configuradas pelo gestor de segurança de acordo com as políticas de cada organização, remediando ameaças e vulnerabilidades em todos os ambientes, por mais heterogêneos ou remotos que sejam. No caso de empresas que não contam com times internos de ICT Security, há a possiblidade de implementar templates de mitigação de ameaças entregues junto com a solução XDR. 

Organizações sob ataque
As melhores práticas de segurança digital determinam que se reconheça que a organização está sob ataque, foi invadida e que, dentro do ambiente digital da empresa, escondem-se ameaças controladas por gangues digitais.

Essa realidade faz com que, às vésperas do início de 2023, os CIOs e CISOs busquem novas formas de lidar com os desafios de segurança de ambientes digitais cada vez mais complexos, distribuídos e críticos para os negócios. Esses líderes sabem que entrarão no ano novo com invasores dentro de seus sistemas, e que precisam de estratégias e tecnologias avançadas para se livrar deste mal. Quem realizar esse salto protegerá sua organização, e a economia digital brasileira.

*André Gurgel é Country Manager da Hillstone Networks Brasil.



Live SOS Combustível: Unidos pelo Rio Grande do Sul

AO VIVO – Junte-se a nós na Live SOS Combustível, uma transmissão ao vivo especial que irá durar o dia todo, dedicada a discutir e ajudar as vítimas da recente tragédia no Rio Grande do Sul.

Nesta live contaremos com a participação de artistas renomados, empresários influentes e ativistas engajados na causa, todos unidos para fazer a diferença.

CONVIDADOS ESPECIAIS – Os convidados compartilharão suas experiências e esforços em ajudar as comunidades afetadas, oferecendo insights valiosos sobre como você também pode contribuir efetivamente.

INFORMAÇÕES E AÇÕES – Assista a live para saber mais sobre as iniciativas em andamento, descubra como as pessoas têm enfrentado esses tempos desafiadores e como as ações de todos podem facilitar a recuperação da região.

PARTICIPE E FAÇA A DIFERENÇA
LINKhttps://youtube.com/live/zvNpnMiQ6IM?feature=share
Quando – Quarta-feira, 15/5/2024
Horário – A partir das 10h



Podcast – Segurança dos dados é a principal preocupação das empresas, mas sua execução, não.


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Neste Podcast conversei com Bruno Lobo, Gerente Geral LATAM da Commvault e falamos sobre o mercado de segurança da informação, suas implicações nas corporações e na vida das pessoas.

Abordamos os vários aspectos de proteção de dados, o abalo na imagem de uma empresa quando ela é atacada, o prejuízo financeiro resultante de um ataque e vários outras questões importantes que devem ser levadas em conta e estar na prioridade das corporações.

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Podcast – Braskem lança hub de startups e prevê investimentos de US$ 150 milhões

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Neste Podcast conversei com Artur Faria, CEO da Oxygea, que explica como o projeto nasceu com o objetivo de buscar alternativas aos desafios relacionados à sustentabilidade nos próximos anos.

Um dos principais objetivos da Oxygea é criar e acelerar o desenvolvimento de novas soluções e produtos que ainda não existem no mercado. Para tanto, pretende fomentar o empreendedorismo e inovação e também fortalecer o relacionamento da Braskem com o ecossistema de startups voltado a tecnologias sustentáveis.

A intenção é que o hub direcione recursos para ideias com potencial transformador, levando em conta seus diferenciais competitivos.

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Podcast – O ser humano ainda é o elo mais fraco da Segurança da Informação


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Neste Podcast conversei com Roberto Ricossa, vice presidente de vendas e marketing da F5 para a América Latina e Hilmar Becker, country manager também da F5 para o Brasil.

Apesar da venda de sistema de segurança da informação estar mais fácil, ela está muito mais complexa e exige mais conhecimento tanto por parte de quem vende como de quem compra e a falta de profissionais qualificados é um complicador em todo esse processo.

Não bastasse isso, o 5G e a consequente explosão de IoT – a Internet das Coisas – criam um novo alerta no mercado não só corporativo, mas tamnbém pessoal.

E como não poderia deixar de ser, fator humano continua sendo o elo mais fraco de todo o processo de segurança da informação não só no Brasil, mas no mundo todo.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



Sete dicas para usar a Análise de Dados para acelerar os negócios

por Cesar Ripari*

Considerada uma das principais bases para a construção das empresas do futuro, a análise de dados, também conhecida como Analytics, é certamente uma etapa crucial para que as marcas possam tomar melhores decisões de negócios no mundo hiperconectado no qual vivemos. No entanto, apesar de fundamental, a verdade é que extrair insights precisos das informações armazenadas é também um desafio inegável para as organizações, sobretudo diante das inúmeras fontes e formatos de informações disponíveis. É neste cenário que as lideranças precisam lidar cada vez mais com a seguinte questão: o que fazer para que as equipes possam, de fato, usar o analytics como ferramenta prática para a melhor tomada de decisões possível?

A resposta para essa pergunta, sem dúvida, passa por uma ampla combinação de tecnologia inteligente que permita uma análise dos dados em tempo real, processos bem definidos e cultura orientada à análise de dados, com as pessoas sendo capacitadas, treinadas e municiadas constantemente para utilizar os registros como um ingrediente presente e atuante nas definições – sejam elas qual forem.

Para o sucesso das iniciativas de digitalização e aprimoramento da análise de dados, porém, podemos destacar algumas dicas essenciais. As principais, hoje, a meu ver são:

  1. Colocar a análise de dados dentro das discussões estratégicas;
  2. Identificar as necessidades dos times, entendendo quais informações e atividades merecem maior foco inicial;
  3. Expandir a alfabetização digital das equipes e ao longo da organização como um todo;
  4. investir em sistemas que capacitem as pessoas para a tomada de decisão mais assertiva e ágil (e não apenas em recursos que tomem decisões sozinhos);
  5. Conhecer e selecionar bem as informações coletadas pela companhia;
  6. Focar em aplicações que permitam ir além da visualização do passado e possibilitem tomar ações para o futuro;
  7. E atualizar os planos de forma contínua para aprimorar o uso do analyticsdentro das operações.

Nessa lista, a primeira dica é colocar a análise de dados dentro das discussões estratégicas, pois, por mais importante que a tecnologia seja, é o entendimento sobre a importância, alcance e capacidade da análise de dados que fará com que as iniciativas sejam bem-sucedidas já no curto prazo, mas sirvam de base para ações a médio e longo-prazo. No cenário de negócios atual, é mais importante do que nunca que os líderes de negócios e executivos sejam capazes de tomar decisões baseadas em informação de qualidade – mas é preciso, antes disso, que as lideranças saibam para onde o negócio deverá ir e quais indicadores (dados) serão fundamentais para manter a corporação no rumo.

Os dados, quando entendidos de forma adequada e usados de maneira eficiente, fornecem uma ferramenta poderosa para alcançar esses objetivos. Sem isso, as organizações estão simplesmente navegando às cegas. Não por acaso, segundo uma recente pesquisa da IDC, mais de 75% dos executivos elegem a Inteligência Ativa na gestão dos dados como um fator de aceleração dos negócios na era digital.

Depois de definir o rumo, é preciso ver quais são as necessidades das pessoas (das equipes) para cumprir as tarefas que levarão as empresas até o objetivo definido. Isso exige ouvir os times e entender onde estão os gargalos que podem ser resolvidos a partir de dados e quais informações são realmente uteis para a companhia. Por exemplo: por meio de uma solução de inteligência ativa, hoje, já é possível integrar diferentes fontes de dados em tempo real para gerar insights e propor ações de marketing com alto nível de personalização ou campanhas de vendas direcionadas. Ao transformar dados através da Inteligência Ativa, as empresas podem orientar a tomada de melhores decisões, aumentar a receita e a lucratividade e otimizar os relacionamentos com os clientes.

Paralelo a isso, contudo, é fundamental que as companhias invistam na disseminação da alfabetização digital e na formação de uma cultura data-driven, ou seja, que vê e utiliza a análise de dados como um ato recorrente – e importante – para a otimização dos processos, maximização de resultados e aprimoramento contínuo das ofertas. Hoje, estudos da Data Literacy Project, programa que avalia e fomenta a alfabetização de dados ao redor do planeta, indicam que menos de um quarto da força de trabalho se sente confiante com relação à sua capacidade de ler, trabalhar, analisar e se comunicar com os dados. Esse número é alarmante.

É preciso reverter esse quadro, levando conhecimento sobre a importância da tecnologia digital e da análise de dados à rotina dos colaboradores, times e companhias, bem como oferecer treinamento constante para habilitar esses profissionais a utilizarem melhor as soluções disponíveis em seus expedientes. Também é chave investir em inovação, implementando tecnologias que facilitem o uso dos registros digitais na construção dos planos e tarefas diárias, automatizando o que for possível e agregando inteligência real às decisões que essas pessoas precisam.

Do ponto de vista da inovação, felizmente, essa é uma demanda que vem encontrando cada vez mais soluções na Indústria, à medida que a tecnologia avança para fornecer melhores ferramentas para a visualização e gerenciamento de informações. Espera-se que cada vez mais que os dados sejam melhor utilizados para impulsionar o valor empresarial e obter uma vantagem competitiva, e isso passa efetivamente por esses três pontos: colocar a análise de dados como parte estratégica e cultural dos negócios, com lideranças e profissionais realmente orientados por dados confiáveis, seguros e governados; agregar conhecimento em todos os níveis e camadas; e investir em tecnologia de ponta, com soluções que otimizem, automatizem e elevem ao máximo o desempenho das operações, conferindo segundo a seguindo os indicadores mais importantes para o sucesso dos negócios.

É a hora de as lideranças focarem seus esforços em aproveitar o analytics e as constantes inovações para transformar suas infinidades de dados brutos em ações inteligentes, acionáveis e contextualizadas aos objetivos de negócios. É hora de fornecer as informações certas, na hora certa, e com as melhores práticas para a visualização e compreensão de cada possível insight, que em meio à avalanche de dados em que vivemos, pode fazer a diferença para o negócio.

*Cesar Ripari é Diretor de Pré-vendas para a América Latina da Qlik 



Podcast – Saiba quais são as tecnologias que qualquer empresa precisa estar atenta

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Neste Podcast conversei com Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, sobre as principais tecnologias que qualquer empresa precisa estar atenta, independente do seu tamanho, para poder atender as demandas comerciais de qualquer setor da economia.

E também falamos sobre um problema que atinge seriamente o setor de tecnologia, que é o apagão de recursos humanos qualificados, não só no Brasil, mas no mundo todo.

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Podcast – Fórum Empresarial realizará nova pesquisa sobre a conformidade com a LGPD no Brasil

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Neste Podcast conversei com Adriana Esper, Advogada e Professora de Compliance Digital, e falamos sob vários aspectos da LGPD.

O objetivo central da pesquisa é entender as principais dores de conformidade regulatória, ouvindo o setor produtivo para obter informações que demonstrem, entre outros aspectos, o nível de maturidade dos programas de governança em proteção de dados, a atuação das áreas de governança, incidentes cibernéticos e cumprimento dos direitos dos titulares.

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Centro de desenvolvimento e tecnologia da Ford em Tatuí é um dos mais avançados do mundo


Para começar com muita tecnologia e inovação, deixa eu mostrar para você o SUV Mustang Mach-EX 100% elétrico e que vai de zero a 100Km/h em apenas 3,2s, tempo que leva também para qualquer um que gosta de carro esportivo ou super carro se apaixonar por ele. Não deu para ir para a pista, pois ainda não estava homologado para rodar por aqui, mas eu fiz um 360º nele, explicando um pouco dessa máquina tão silenciosa quanto veloz na sua potência equivalente a 500 cv e 80 Kgf de torque.

Veja o vídeo que fiz lá em Tatuí antes de continuar a ler esta matéria.

Veículos Autônomos
O Centro de Tatuí está se equipando para testar veículos autônomos. Estão previstos investimentos para digitalização da operação, colocação de sensores de pistas e instalação de antena 5G.

Com mais de 40 anos de experiência, o Centro de Tatuí incorpora à sua estratégia a oferta de serviços de engenharia a diferentes segmentos do mercado, tornando-se uma importante unidade de negócio da Ford Brasil. Hoje, a Ford Brasil tem como um dos pilares do seu modelo de negócio o desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva.

Depois de anunciar a ampliação do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, com sede na Bahia, a empresa detalhou o papel estratégico do Centro de Tatuí, no interior paulista, como parte vital do seu ecossistema de inovação no país.

“A Ford é a única empresa da América Latina a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local com capacidade para desenvolver veículos globais”, diz Alex Machado, diretor de Desenvolvimento da Ford América do Sul.

Criado há mais de 40 anos, o Centro de Tatuí possui pistas e laboratórios que atendem a padrões e exigências mundiais.

Nessa nova fase, a operação passa a adotar um nível superior de digitalização, que é fundamental para o desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos, incluindo a instalação de antena 5G e colocação de sensores nas pistas para comunicação com os sistemas de direção autônoma. Essa mudança se reflete também no novo nome da unidade – Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí –, que até então era conhecida como Campo de Provas.

Os profissionais do Centro de Tatuí atuam no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul, além de participar de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas.

Aliando infraestrutura de ponta ao capital humano qualificado, a Ford identificou uma oportunidade de negócio e expandiu a atuação da unidade, que iniciou a prestação de serviços para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, o que diferencia o papel do Centro de Tatuí dos demais centros de testes presentes na região.

Com a recente expansão, a área de desenvolvimento do produto da Ford no Brasil conta, hoje, com um time de 1.500 profissionais e tem a expectativa de gerar uma receita de R$ 500 milhões em 2022 com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais.

“Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados. Por isso, Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Estrutura completa
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (três), na Europa, Austrália e China. Sua estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e também para outras regiões, como Estados Unidos, China e Europa, reproduzindo as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.

O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m2, dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.

Veja o vídeo

O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.

Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.

Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível, além de carregadores para veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.

Capital humano
Mais do que produtos e tecnologias, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí investe nas pessoas, formando talentos locais que ajudam a fazer da engenharia brasileira uma das mais competitivas do mundo.

“O capital humano é raro e extremamente valorizado atualmente. Mesmo com o avanço da tecnologia e das simulações virtuais, os testes em pista e a sensibilidade dos pilotos ainda são essenciais para o ajuste fino e a validação dos veículos”, explica Alex Machado. “Essa combinação é a base do chamado DNA Ford de Engenharia, que garante o padrão de desempenho e a qualidade dos nossos veículos.”

A variedade de competências do time de engenharia da Ford no Brasil é reconhecida globalmente. Esse leque abrange desde as áreas mais tecnológicas, como conectividade e simulação de dinâmica veicular, até as mais técnicas e igualmente essenciais, como calibração, testes de emissões, desmontagem e análise de peças.

“Segurança, versatilidade e confidencialidade são palavras-chaves que resumem o papel de Tatuí. Aqui, realizamos um trabalho minucioso, personalizado e investigativo, que exige muita precisão e treinamento. Esse conhecimento é utilizado inclusive no pós-venda, para a melhoria contínua dos veículos que já estão circulando nas ruas”, destaca Marinna Silva, gerente do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí. “Nosso objetivo é entregar um portfólio empolgante de veículos inteligentes para consumidores conectados, tanto no presente quanto no futuro.”

Eletrificação
A Ford anunciou investimentos globais em eletrificação de US$ 50 bilhões até 2026 e projeta que 50% das suas vendas sejam de veículos elétricos até 2030. Ao mesmo tempo, desenvolve uma série de iniciativas para garantir o suprimento de baterias e matérias-primas, com uma meta de produção global de mais de 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2026.

Tanto o Mach-E quanto a E-Transit são sucessos globais de vendas. Na América do Norte, eles ajudaram a Ford a crescer o triplo do segmento de veículos elétricos em julho e a E-Transit é dona de 95% das vendas de vans elétricas. “Esses modelos estão sendo testados aqui em Tatuí, no Brasil, com o objetivo de avaliar o seu comportamento na região da América do Sul e relação com as características dos nossos consumidores”, diz Rogelio Golfarb.

O executivo destaca que não se trata de um anúncio de lançamento desses modelos no Brasil, mas reforça o papel de Tatuí no futuro da mobilidade, testando os produtos mais icônicos da marca.

A E-Transit é a primeira van elétrica de uma grande montadora na América do Norte. Ela prova que os veículos comerciais elétricos não são mais uma visão do futuro, mas uma realidade que aumenta a produtividade dos clientes com a conectividade e outros recursos inovadores.

Já o Mach-E é um ícone de esportividade que une a emoção do Mustang, cupê esportivo mais vendido no mundo, com a versatilidade de um SUV para toda a família. Ele traz o estado da arte da tecnologia e conectividade, com o espírito de liberdade do Mustang e um design incomparável, capaz de se adaptar facilmente ao estilo de vida dos clientes.



Podcast – Pandemia mudou todo conceito de Segurança da Informação

Neste Podcast eu conversei com Eduardo Gonçalves – Country Manager da Check Point Software Brasil – e falamos sobre segurança da informação e suas implicações para as empresas de qualquer tamanho.

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Indiscutivelmente a pandemia provocada pela Covid-19 e o consequente confinamento mudou todo conceito de segurança da informação, que se consolidou com o trabalho híbrido.

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Podcast – Tire todas as suas dúvidas sobre o 5G


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Neste Podcast conversei com Márcio Kanamaru, líder TMT Brasil e América Latina da KPMG, sobre os vários aspectos da conexão 5G e você poderá tirar muitas dúvidas que ainda tenha sobre essa nova forma de acessar a Internet a partir de seus dispositivos móveis.

Veja o que você verá neste Podcast: qual é a real velocidade do 5G em comparação com o 4G; vale a pena trocar de celular apenas para ter conexão 5G? Quais os setores da economia serão mais beneficiados? Eles estão dispostos a investir em infraestrutura e processos para aumentar a rentabilidade e outro processos? Os carros autônomos podem virar realidade e quando isso deve acontecer? E os dispositivos IoT – a Internet das Coisas – devem ter crescimento exponencial mesmo?

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Congresso de TI Pocket: Trabalho Remoto Seguro – Aprenda como trabalhar remotamente com segurança

No próximo dia 29 de junho, o Congresso de TI – um dos maiores eventos on-line do Brasil – apresenta o seu quinto evento pocket: Trabalho Remoto Seguro, que ocorrerá 2022, a partir das 9h. Neste ano, o Congresso está realizando uma série de pocket eventos mensais, com a finalidade de abordar assuntos importantes para a carreira de TI, por meio de uma jornada de aprendizado compartilhado que culminará com o grande Congresso que acontecerá no mês de outubro e com o EvoluTI Pro que terá seu retorno para as edições presenciais em dezembro. 

O evento parte da premissa muito clara atualmente de que o Any Where Office veio para ficar, mas muitos são os desafios dessa nova modalidade de trabalho. Como exemplo de desafio, estão os constantes ataques cibercriminosos dos quais os trabalhadores estão sendo alvo dia após dia.

Por isso, é preciso adaptar as medidas de segurança para manter os dados (pessoais e da empresa) protegidos. Neste evento, o participante terá a chance de aprender com especialistas:

  • Tudo o que você precisa saber sobre como trabalhar remotamente com segurança;
  • Como você deve se comportar nessa nova realidade.

Os palestrantes são CEOs, diretores, sócios de empresas e especialistas da área, que vão trazer um pouco da sua visão e experiência, para falar sobre todas as mudanças que o Trabalho Remoto sofreu e ainda vai sofrer.

Sobre o Congresso de TI
Ao longo dos seus nove anos, o Congresso de TI já impactou mais 150.000 expectadores, produziu grandes eventos anuais, totalmente gratuitos, com palestrantes renomados do mercado de TI e com uma comunidade exclusiva para networking. 

Para participar do Congresso de TI sobre Trabalho Remoto Seguro, basta realizar a  inscrição gratuitamente pelo link do evento. Com a inscrição é garantido o recebimento do certificado de participação ao final do evento e dos materiais complementares em seu e-mail. 

Este ano o Congresso de TI também lança a sua comunidade. Assim, é importante participar de todos os eventos para não ficar de fora da @SouComTI, que será umas das maiores comunidades de TI do Brasil.



Podcast – Observabilidade gera a estabilidade que leva à confiabilidade dos sistemas e dos dados


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Neste Podcast eu conversei com Roberto de Carvalho, vice presidente da Dynatrace para a América do Sul e falamos sobre Observabilidade.

Este é um conceito que vai muito além do simples monitoramento de sistemas e operações de tecnologia, pois o uso de IA – Inteligência Artificial – é intensivo e no final das contas o objetivo é proteger e dinamizar o bom desempenho e garantir a proteção de dados e segurança de qualquer tamanho de empresa.

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