Home CORPORATE ARTIGO Qual é o melhor notebook para profissionais de edição de fotos e...

Qual é o melhor notebook para profissionais de edição de fotos e vídeos?

Por Emerson Salomão *

Com a experiência de customizar notebooks de alta performance para mercados específicos que exigem alto desempenho, seja para análise de imagens, programas de realidade aumentada, automação na cadeia produtiva em alta escala, entre outros, sempre me deparo com a seguinte pergunta: Qual é o melhor notebook para essa ou aquela área? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Curiosamente, vejo uma movimentação maior no mercado de edição de fotos e vídeos e profissionais interessados em profissionalizar seus negócios.

É um mercado que tem se adaptado nos últimos anos, principalmente pela mudança para o mundo digital. Quem surfou nesta onda e se aperfeiçoou, hoje, está colhendo bons frutos, pois é um mercado com muitas oportunidades.

O sucesso do premiado filmmaker, Guilherme Coelho, referência na área, mostra que a arte de contar histórias com vídeos e eternizar momentos pode ser um negócio de sucesso. Outro fenômeno, o fotógrafo Gilmar Silva, ganha cada vez mais repercussão do seu trabalho e já é considerado uma celebridade no meio.

Fiz questão de citá-los para que sirvam de inspiração para profissionais do ramo. Felizmente tenho visto interessados em tecnologias que farão a diferença nesse segundo semestre do ano, a fase da retomada da economia.

Abaixo, destaco algumas dicas que mostram quais características compõe o melhor notebook para edição de fotos e vídeos. Com essas informações, os profissionais poderão ser mais exigentes na hora de escolher o melhor equipamento para rodar, com agilidade, softwares como, After Effects, Lightroom, Premiere, Photoshop, entre outros.

Confiram abaixo:

O que avaliar na hora de comprar um notebook?
No ato da aquisição de um equipamento a prioridade é avaliar a capacidade da placa de vídeo, processador, armazenamento, entradas e saídas de vídeo e o tipo de tela. Vale levar em consideração também se haverá a necessidade de mobilidade para que o design seja leve e prático para o deslocamento. Já é possível customizar notebooks para atender as variadas necessidades.

Qual é o melhor notebook para profissionais de edição de fotos e vídeos?

O que levar em consideração quando preciso de um bom desempenho?
Para fins de edição de fotos e vídeos, não comprem notebooks com HD. Isso prejudica muito o desempenho dos projetos. Optem sempre por máquinas com SSD (Solid State Drive). Com esse dispositivo, o aumento de desempenho é imediato e significativo.

Considerando a necessidade de renderização, atuar com SSD poderá aumentar a agilidade em até 10x mais do que o HD normal na hora de consolidar imagens, áudios e efeitos.

E sobre a qualidade das imagens?
Sem dúvida a tela Full HD é a mais indicada para reproduzir a imagem e gerar a sensação de realidade, de reavivar aquele momento mágico e inspirar sensações. Para intensificar essa experiência, o ideal é que a taxa de sRGB seja próxima a 100%.

Quais as dicas para os iniciantes?
Essa é um assunto que sempre me questionam, pois existem muitos profissionais que estão começando e que precisam de notebooks de alta performance com um investimento acessível. Para eles, indicamos a seguinte configuração: processador i5 da série H, placa de vídeo com pelo menos 4GB de memória dedicada, 16GB de memória RAM, 500GB de SSD interno, Windows original e sempre atuar com aplicativos originais. Essa configurações garantem entrega com alto nível de qualidade.

E para aquele que trabalha com alta demanda?
Para esses profissionais as máquinas precisam de uma configuração mais potente, cuja os softwares de edição já são pesados, independente da demanda. Com o tempo, o volume de projetos armazenados e a produção de novos trabalhos requerem notebooks com potência avançada.

O ideal são máquinas com processadores i7 da série H, placas de vídeo da linha RTX da NVIDIA, 32GB de memória RAM, armazenamento em SSD do tipo NVME e Windows e aplicativos originais.

O que dizer sobre a manutenção dos notebooks?
Para manter a máquina em boas condições a longo prazo é importante realizar uma limpeza interna e uma manutenção preventiva a cada seis meses ou um ano.

Para concluir, afirmo que, ao contrário do que muitos pensavam, esse mercado não está em extinção devido ao aumento de celulares. É um setor em plena expansão. As publicidades continuam, os casamentos não param de acontecer, as revistas e jornais continuam com as ilustrações, o setor de marketing vem sendo cada vez mais requisito nas empresas e ainda houve uma explosão do canal YouTube que exigem profissionais para cuidar da parte técnica. Além disso, o olhar e a experiência de bons profissionais nunca serão substituídos.

Posso dizer sem medo de errar é que o grande diferencial da atualidade é a agilidade na entrega dos projetos. Otimizar o tempo de trabalho também é um ponto importante  na competitividade, e é nesta hora que máquinas de alta performance entram para colaborar na produtividade.

Quanto melhor a configuração da máquina, mais rápido o profissional conseguirá finalizar projetos e se comprometer com novos. A qualidade dos equipamentos alinhado à criatividade são os ingredientes que desencadearão o sucesso ou o fracasso.

Então, essa é a hora de buscar especialização e dar o primeiro passo para profissionalizar seus estúdios com equipamentos que garantirão projetos de mais qualidade e que, consequentemente, atrairão ainda mais sucesso para os negócios.

 

* Emerson Salomão é fundador da Avell

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Qual é o melhor notebook para profissionais de edição de fotos e vídeos?

 

Veja também
Brasil Game Show de 2020 é oficialmente adiada
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap

Previous articleVisto americano para médicos: Estados Unidos tem alta demanda por profissionais de saúde
Next articleIntel anuncia seu processador Core de 11ª Geração