Home Cultura POP Quanto custa o carregamento rápido em termos de capacidade da bateria?

Quanto custa o carregamento rápido em termos de capacidade da bateria?

O que é melhor, bateria maior ou carregamento mais rápido?



Você já reparou como os telefones com carregamento rápido tendem a ter baterias menores do que os telefones que carregam mais lentamente? Os fabricantes não estão falando nada sobre isso, então fomos pesquisar as informações.

Pesquisamos em nosso banco de dados por dispositivos do mesmo fabricante, lançados na mesma época e com as mesmas dimensões, mas que oferecem velocidades de carregamento diferentes. A ideia é remover o maior número possível de variáveis. Muitas vezes, a adição de carregamento rápido é a diferença entre os modelos intermediários e Pro, por isso acaba sendo vendido como um recurso premium.

Quanta capacidade da bateria “custa” o carregamento rápido? Com base em cerca de 24 dispositivos, a resposta simples é de cerca de 10%. Assim, um telefone pode ter uma bateria de 5.000 mAh, um modelo quase idêntico com carregamento rápido terá uma bateria de 4.500 mAh. É claro que a perda varia de acordo com o modelo e, em geral, o carregamento mais rápido significa menos capacidade.

Mas isso é apenas uma parte da história. Descobrimos que os telefones que carregam a taxas relativamente baixas (até 18W) têm espaço para melhorar sem sacrificar muita capacidade, se houver.



Por exemplo, o Redmi Note 9 Pro para a Índia é basicamente idêntico ao Redmi Note Pro global (câmera principal diferente, mas isso não afeta a bateria). O modelo indiano carrega em 18W, o global em 30W. Ambos possuem baterias de 5.020 mAh, ambos possuem as mesmas dimensões e peso.

O Poco M2 Pro tem números ligeiramente diferentes, capacidade de 5.020 mAh e carregamento de 33W, e mostra que o Note 9 Pro global não é um ponto fora da curva. O Oppo F17 Pro e o Oppo A93 estão no mesmo barco, com capacidade de bateria praticamente idêntica, mas carregamento de 18W vs. 30W.

Com base nesses dados, achamos que 30W ou mais (vamos chamá-lo de 25-33W) é o ponto além do qual a aceleração começa elevar custos. Você sempre pode usar um carregamento mais lento e ativar o recurso de carregamento noturno do Android se estiver preocupado com a longevidade da bateria. Mas passar de 18W para 30W não afeta significamente a capacidade da bateria.

Olhando para telefones que carregam ainda mais rápido, definitivamente há uma queda na capacidade utilizável para o mesmo volume de bateria. No entanto, também temos que mencionar o tempo de carregamento reduzido – afinal, é disso que se trata. Usamos tempos de carga de 0 a 100% em nossas análises, quando disponíveis, bem como números oficiais dos fabricantes para preencher as lacunas.

O Realme 7 (versão global, carregamento de 30W) faz uma carga completa em 1 hora e 5 minutos, o Realme Narzo 20 Pro (carregamento de 65W) faz isso em 45 minutos. Isso é apenas 20 minutos mais rápido. Olhando para o Xiaomi Mi 10 5G (30W, 1 hora e 12 minutos para carga completa) e o Mi 10 Pro 5G (50W, 50 minutos para carga total) também mostra um delta de tempo de cerca de 20 minutos.

Vale a pena economizar esses 20 minutos? Especialmente quando você considera que raramente deixará a bateria do seu telefone ficar completamente descarregada. Lembre-se de que o carregamento não é feito a uma taxa constante – maior potência é usada quando o estado de carga da bateria está próximo de 0% e, em seguida, uma limitação significativa é aplicada quando está próxima de 100%. Isso significa que a vantagem de carregadores potentes é mais pronunciada ao iniciar com uma bateria quase vazia.

Por outro lado, você não está perdendo muita capacidade da bateria, apenas 6% no caso do Mi 10 e 11% no caso do Realme.

Ir mais rápido faz com que as diferenças sejam mais pronunciadas. Um Redmi Note 11 Pro chinês (67W) precisa de 43 minutos para uma carga completa, enquanto o Redmi Note 11 Pro+ (também conhecido como Xiaomi 11i HyperCharge 5G, 120W) precisa de apenas 15 minutos. Isso é quase três vezes mais rápido!

O modelo Pro+/HyperCharge perde em capacidade 660 mAh, o que representa uma redução de 15%. Isso é comparável à perda de passar de 30W para 60W, enquanto a diferença em quanto tempo você precisa esperar por uma carga completa é considerável.

Assim como o Xiaomi 11i normal é uma variante do Redmi Note 11 Pro chinês (67W, 5.160 mAh). Tanto ele quanto o Xiaomi 11i HyperCharge 5G estão disponíveis na Índia e é assim que a empresa os anuncia: o modelo HyperCharge vai de zero a 100% em 15 minutos, o 11i regular faz 0-50% em 13 minutos.

Em outras palavras, em mais ou menos a mesma quantidade de tempo, você pode ter um telefone totalmente carregado ou apenas pela metade. Novamente, o modelo 11i regular tem uma bateria maior, então essas porcentagens não são diretamente comparáveis.

Quanto custa o carregamento rápido em termos de capacidade da bateria?

Mas pode-se dizer que isso não importa. Claro, a bateria maior do 11i significa que você precisa carregar com menos frequência, mas cada carga leva mais tempo. Enquanto isso, o 11i HyperCharge pode obter uma carga completa rapidamente, para que você não fique preso a uma tomada.

Finalizando, duas categorias se destacam. Os primeiros são os telefones que carregam a 30W ou mais, normalmente recebem uma carga completa em pouco mais de uma hora. Não há desvantagens óbvias (a menos que você realmente queira seguir a velha escola com um carregador de 10W) e são capazes de recargas relativamente rápidas. Os telefones que precisam de 2 horas para carregar não são realmente adequados para carregamento de emergência pela manhã ou à noite antes de sair.

A outra categoria são os loucos por velocidade de mais de 100 Watts. É um nicho que surgiu recentemente, mas os usuários mais radicais que ficam sem carga regularmente e não têm 45 minutos para esperar têm apenas duas opções: carregar um powerbank ou adquirir um telefone que chegue a 100% durante o intervalo para o café.

Não estamos menosprezarando quem fica no “meio termo”, com os telefones que carregam em torno de 60W. Eles fazem o trabalho mais rápido que os carregadores de 30W, mas se isso é uma vantagem suficiente depende de como você usa seu telefone.

Agora que temos números, estamos curiosos – você tem um telefone de carregamento rápido e, mais importante, quão rápido seu telefone ideal carregaria?

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleContribuintes já podem fazer o envio da Declaração do Imposto de Renda 2022
Next articleZoom apresenta “Whiteboard”, sua nova solução de colaboração visual em videoconferências