indulge yourself

É chegada a temporada mais doce do ano: a Páscoa. As lojas ficam lotadas de ovos, coelhinhos e bombons de chocolate, e para quem adora essas guloseimas cada ida ao supermercado é uma tentação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

No entanto, muitas pessoas têm receio de consumir o chocolate por achar que ele possa prejudicar a saúde bucal. Acredita-se, por exemplo, que ele causa a cárie, entre outros problemas bucais.

Para acabar com as dúvidas, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) traz quatro mitos sobre o chocolate e a saúde bucal para que todos possam aproveitar a guloseima sem medo. Acompanhe:



1 – Chocolate causa cárie
O chocolate em si não causa cárie, mas pode trazer prejuízos à saúde bucal caso a higienização não seja feita de forma correta, ou seja, após o consumo do alimento. Portanto, é imprescindível fazer o uso diário da escova, creme dental com flúor e fio dental. Sendo assim, o chocolate não causa cárie!

2 – Escurece os dentes
A coloração dos dentes é determinada pela dentina, tecido interno do seu dente. Por cima dela está o esmalte, que é transparente e translúcido. Somente quando ele é afetado é que a cor do dente pode se modificar, pois aumenta a probabilidade de absorver pigmentos dos alimentos.

Sendo assim, para que o chocolate possa provocar alterações na coloração é necessário que o esmalte já esteja danificado, e essa situação pode ser evitada com a escovação diária. A higiene correta remove os corantes da superfície dos dentes, prevenindo o escurecimento.

3 – Amargo ou ao leite, qualquer versão faz mal para os dentes
Nenhuma versão do chocolate faz mal para a saúde da boca. Só há prejuízo quando o consumo é excessivo e especialmente aliado à falta de higiene. No entanto, as versões com maior presença de açúcar e gorduras podem ser mais nocivas.

Dessa forma, a recomendação é optar por aqueles com maior quantidade de cacau, um alimento benéfico para saúde, rico em flavonoides com ação antioxidante e anti-inflamatória.

4 – Causa sensibilidade dentária
Cáries, fraturas, desgaste do esmalte dos dentes, retração da gengiva. Esses são alguns dos principais causadores da sensibilidade. Sendo assim, um alimento, por si só, não provoca o problema. Por outro lado, o incômodo com a sensibilidade varia de acordo com a dieta alimentar.

O chocolate não é considerado um causador, mas, em excesso, pode ser um gatilho para a sensibilidade, devido à grande quantidade de açúcar. A sensibilidade, assim como o escurecimento dos dentes e a cárie, também pode ser prevenida com a higienização adequada e consultas regulares ao cirurgião-dentista.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Evento de 30 horas desafia mulher brasileira a criar soluções para a saúde
Nove em cada dez brasileiras buscam informações sobre saúde na internet
Cinco vantagens em adotar serviços digitais em saúde



Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.