Home Cultura Quiropraxia no Esporte: importante aliada dos atletas

Quiropraxia no Esporte: importante aliada dos atletas

Técnica auxilia nos movimentos e na recuperação de lesões

A quiiropraxia é uma técnica manual utilizada por profissionais da saúde para o ajuste articular, com excelentes resultados. E a Quiropraxia Esportiva tem sido muito procurada por atletas não só para prevenir e tratar lesões relacionadas à coluna, ligamentos e músculos, mas também para ganhos reais na performance.

O método, além de tratar das articulações, “é capaz de trabalhar a amplitude de movimento e aumentar o tônus muscular, dando o suporte adequado aos movimentos para melhorar o desempenho e evitar dores, sobretudo nas costas”, afirma Diego de Toledo, especialista da clínica Kumara.

Como funciona?
A técnica é capaz de auxiliar de diversas formas. No caso do tratamento de lesões, segundo Diego, “o acompanhamento diminui consideravelmente o tempo de recuperação do atleta, permitindo que ele não interrompa totalmente suas atividades e consequentemente tenha uma perda significativa no seu desempenho”.

“Já quando trabalhamos com a prevenção, a quiropraxia visa corrigir a postura e movimento dos atletas, além de indicar as áreas do corpo que precisam de um treino mais específico para gerar estabilidade, o que também tem incidência direta na melhora do rendimento esportivo”, afirma.

A Quiropraxia Esportiva trabalha alterações específicas na postura e biomecânica de cada atleta, geralmente feitas por meio da repetição dos movimentos – para corrigir uma pisada errada, por exemplo, que pode gerar uma lesão maior na coluna.

Prevenção
Uma das técnicas muito conhecidas no meio dos atletas é o uso de KinesioTaping, que utiliza fitas elásticas coloridas coladas ao corpo de forma muito específica para gerar estabilidade muscular e articular, auxiliando o movimento esportivo. Isso é muito comum entre atletas do vôlei, mas podemos acompanhar em diversas modalidades.

Quiropraxia no Esporte: importante aliada dos atletas

Alguns corredores as usam até mesmo durante os treinos, por conta da prevenção e tonificação dos músculos, ou mesmo pela rapidez na melhora de lesões.

Apesar de ter sido introduzida por quiropraxistas, a técnica também vem sendo muito utilizada por fisioterapeutas em razão dos bons resultados obtidos.

“As fitas elásticas auxiliam muito no movimento, proporcionando uma estabilidade para o atleta realizar seus exercícios, mas cuidado pois existem formas corretas de se utilizar, sempre tire suas dúvidas com um profissional habilitado para que os resultados sejam efetivos”, ressalta Diego.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articleEmpresa pernambucana chega no mercado tecnológico de iluminação a LED
Next articleISH Tecnologia anuncia Michelini Camuzzi Ferrari Storck como nova CFO