Home CORPORATE Mercado Realidade virtual: muito além do entretenimento

Realidade virtual: muito além do entretenimento

*Por Sergio Uribe

Muitas vezes nossa imaginação não é suficiente para ver a imagem completa de um cenário e entender seu significado como um todo, e a realidade virtual está aí para mudar isso. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por exemplo, quando você pensa em fazer uma reforma em sua casa demolindo algumas paredes e criando uma sala maior. O arquiteto geralmente produz desenhos e mais desenhos atualizados em 2D e, se tiver ferramentas mais modernas, pode mostrar-lhe imagens em 3D que simulam o resultado final.

Mas a melhor maneira de realmente sentir e experimentar a nova sala seria caminhar, ver o novo espaço e imaginar onde os móveis podem ser colocados, certo? A maneira mais eficiente de fazer isso antes que a reforma seja concluída é por meio da realidade virtual.

Com essa tecnologia, a sua casa atual, com as mudanças planejadas, pode ser criada em um cenário simulado em experiência 3D e, com óculos e controles especiais para suas mãos, você pode ter a mesma visão que o arquiteto de sua nova sala, o que lhe permitirá andar, tocar e “sentir” o espaço como se estivesse realmente no ambiente.



Em outras palavras, a realidade virtual ajuda você a ver coisas que não estão lá. Com esta ferramenta fantástica, você estará melhor preparado para tomar decisões sobre importantes projetos.

Essa tecnologia tem possibilidades quase ilimitadas de uso e está em rápida expansão, indo muito além de seu foco inicial, que tinha como principal aplicação o entretenimento. Dados da consultoria IDC mostram que as receitas mundiais das áreas de realidade virtual e realidade aumentada (que mescla o mundo virtual com o real) crescerão até 2021 com um índice de mais de 100% ao ano.

Estima-se que os gastos totais em serviços e produtos do setor tenham superado US$ 11,4 bilhões no ano passado, valor que deve chegar a US$ 215 bilhões até 2021.

Rapidamente as empresas perceberam que a realidade virtual é muito mais que uma aplicação para games e para o entretenimento de forma geral. Há muitos benefícios de RV que podem ser alcançados também no ambiente corporativo, com a adoção dessa tecnologia a várias ferramentas corporativas.

A realidade virtual é uma tecnologia que veio para ficar, e os fabricantes de soluções e departamentos de TI das empresas precisam se preparar para lidar com esse novo e promissor cenário.

*Sergio Uribe é engenheiro especializado em gerenciamento de projetos e gerenciamento de processos TI e lidera a área de suporte técnico para a solução imVision, da CommScope.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Realidade virtual: muito além do entretenimento

 

Veja também
Samsung apresenta upgrade de seu notebook gamer e óculos de realidade virtual
Loja inaugura arena sem fios para jogos em realidade virtual
Plataforma inédita para jogos em Realidade Virtual é lançada no Brasil



Previous articleLG anuncia novos monitores voltados para gamers e produtores de conteúdo
Next articlePrimeira ligação de celular faz 45 anos