A Sony apresentou, no final de 2018, um dos modelos mais sofisticados de TV da marca, o X905F, e nós pudemos testá-la! Sua qualidade de imagem é excelente, ancorada por níveis profundos de preto, realces brilhantes, cores ricas e precisas e excelente processamento de vídeo. Abaixo eu detalho mais. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O que vem na caixa
Disponível em medidas que vão de 55” até 85”, experimentamos o modelo de 65”. Na caixa vem o que se espera: A TV, os pés de fixação (em metal), seus parafusos e o controle remoto. Além disso, manuais bem detalhados e de inicio rápido ajudam na hora da montagem e configuração.

A TV é enorme!

 Pontos positivos:

– Excelente qualidade de imagem;

– Acabamento premium;

– Painel ótimo para filmes, séries e jogos;

– Recursos de modelos superiores, como HDR10 e Dolby Vision;

– Sistema Android com vasta disponibilidade de apps;

Pontos negativos:

– Controle remoto poderia receber maior atenção;

– Sistema de áudio não é dos melhores;

– Preço elevado

 Design
O modelo é muito bem acabado, com estilo minimalista e elegante, mesmo sendo basicamente em plástico. Bordas bem finas em alumínio, em que quase não é possível adicionar o logotipo da empresa deixam o modelo com visual mais premium.

Tecnologias e software
O modelo recebeu alguns bons recursos antes disponíveis somente em modelos superiores, como o processador de imagem X1 Extreme, a tecnologia Dolby Vision e um local dimming mais acertado.

Seus pés possuem uma prática canaleta para organizar os cabos. E por falar em cabos, são muitas as opções de conexão: são quatro HDMI, três USB, um vídeo composto, saídas de áudio analógica e digital, uma entrada coaxial com suporte ao padrão brasileiro de TV digital e uma porta Ethernet.

Painel traseiro: muitas conexões disponíveis

Na lateral da TV ficam uma porta HDMI, duas USB e uma entrada de fone de ouvido, o que facilita o uso no caso de conexões rápidas.

Painel lateral: Facilidade para conexões rápídas

Seu controle (ainda) remoto não recebeu updates, não sendo possível controlar outros dispositivos como algumas outras marcas já estão oferecendo. Em contrapartida, possui botões específicos para Globoplay e Netflix.

Layout ainda “antigo” do controle

Seu Sistema Android merece um capítulo à parte.

 Sistema Android
O sistema Android nas TVs é uma mistura de experiências. Provavelmente é o melhor ecossistema atualmente, com ótimos recursos em uma mão, porém com algumas respostas lentas na outra. Falta refinamento, pois engasgos ainda são comuns mesmo em uma TV deste porte.

A quantidade de aplicativos é enorme, em que (praticamente) tudo está disponível: YouTube, Globoplay, Netflix, Spotify, Twitch, Globosat Play, Telecine Play, HBO Go, Fox e Amazon Prime Video. Claro, por ser um sistema do Google todo seu conjunto padrão de apps também está lá, como o Google Play Filmes e o Google Play Music.

Modelo minimalista, com bordas bem finas

Além disso, a X905F possui 16GB de capacidade interna para instalar vários aplicativos e games famosos, que rodam diretamente nela. Ah, lembrando também que todo Android TV também é um Chromecast, o que simplifica bastante a reprodução de conteúdos do seu smartphone diretamente na tela.

 Qualidade de imagem
A imagem é excelente e atende as expectativas de um televisor premium da marca, em qualquer condição de iluminação e quase todos os ângulos.

Tanto em ambientes com muita ou pouca luz, seu brilho e contraste estão acima da média para um painel LCD, com tela bem uniforme e pretos intensos, sem qualquer vazamento de luz. A tecnologia HDR10 cumpre muito bem o seu papel melhorando a qualidade de imagem e de cores disponíveis.

Imagem com cores vivas e intensas

Quando testamos o modelo via TV por assinatura (com sinal Full HD) percebemos o trabalho do processador da TV ao realizar o “upscaling” na imagem (para 4K). A imagem se manteve boa, porém um pouco “suja” devido ao sinal inferior, comum em outros modelos. Ela realmente brilha quando acessamos conteúdo nativo em 4K (Netflix e YouTube).

 Qualidade de som
O áudio da TV é apenas razoável. Seus dois alto falantes de 10W cada oferecem médios e agudos bons, ideais para conteúdos do dia a dia, porém ela ficou devendo na ausência de sons graves, sem preencher o ambiente de forma ideal. Esperávamos um áudio melhor, principalmente por se tratar de uma TV premium.

Disponibilidade e preço
Disponível no mercado brasileiro desde o final do ano passado, seu preço sugerido é de R$ 10.999,99.

Conclusão
A Sony X905F é uma excelente opção para quem busca um modelo de TV bem acabado, com padrão de imagem superior, muitos recursos e possibilidades de conexões, porém fica devendo no quesito som, que merecia uma atenção maior. O sistema Android ainda precisa de um refinamento, a fim de resolver os problemas de fluidez.

Sony X905F: Especificações técnicas

Nome: Sony XBR-65X905F

Tamanho do painel: 65 polegadas (164 cm)

Resolução: 3840×2160 pixels (4K)

Taxa de atualização: 120Hz

Tipo de painel: LCD LED (VA)

Tecnologias de imagem suportadas: HDR (Dolby Vision, HLG e HDR10)

Potência do som: 2×10 watts

Tecnologias de áudio suportadas: Dolby Digital Plus, Dolby Pulse, DTS Digital Surround

Sistema operacional: Android TV 7.0 (Nougat)

Consumo de energia: 271 watts (máximo)

Entradas de vídeo: 4 HDMI (HDMI-CEC), 2 RF, 1 vídeo composto

Saídas de áudio: 1 saída de áudio óptica digital, 1 saída de áudio analógica (3,5 mm)

Outras conexões: 2 USB 3.0, 1 USB 2.0, Wi-Fi 802.11ac, Ethernet, Bluetooth 4.1

Dimensões (altura x largura x profundidade): 144,7×82,9×6,9cm (sem a base) e 144,7×89,8×29,7cm (com a base)

Peso: 24,5 kg (sem a base), 25,5 kg (com a base)

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
[TESTE] Review projetor BenQ W1210ST
TESTE: SmartBox Aquario STV-2000
Sony anuncia nova linha de produtos para o Brasil