A Sony enviou para teste seu fone de ouvido premium WH-1000XM3. Repleto de recursos e muito acima da média, ele se destaca em vários pontos: O cancelamento de ruído é excelente, a qualidade de áudio atende as expectativas e a bateria dura muito mais do que se imagina. Abaixo eu conto um pouco mais. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O que vem na caixa
Além do fone, a Sony fornece um case para transporte (como o fone é dobrável, o case é mais compacto), o cabo para carregamento e um cabo padrão para usá-lo com fio. Manuais e todas as informações de como utilizá-lo também acompanham e estão de maneira bem clara e didática.

[TESTE]: Fone de ouvido Sony WH-1000XM3
Case para carregar. O fato do fone dobrar ajuda muito!

Design
O fone que chega com algumas boas melhorias em relação à geração anterior, como espumas levemente menos densas e mais profundas, deixando-o mais confortável. Além disso, a parte externa das conchas ficou totalmente lisa, sem a textura que imitava couro de seu antecessor. Ele também ficou mais leve, com 255 gramas, o que também contribui para o conforto.

[TESTE]: Fone de ouvido Sony WH-1000XM3
Design clean

Na parte tecnológica ele recebeu conector USB-C e carregamento rápido, assim como um novo processador de áudio (QN1) que, segundo a fabricante, reduz ainda mais o ruído e melhora a qualidade de som.

Tecnologias e software
O WH-1000XM3 é realmente confortável e fácil para se carregar. É possível controla-lo apenas com gestos (para reproduzir/avançar uma música, ou mudar o volume).

[TESTE]: Fone de ouvido Sony WH-1000XM3
Controle por gestos

Ele tem conexão Bluetooth, mas caso prefira ele também tem conexão por fio “padrão” (conector P2, de 3,5mm). Ah, ele também tem conexão por NFC, para isso basta tocar a traseira do seu smartphone nele.

O aplicativo (tanto para Android quanto iOS) tem vários recursos e permite ajustar muito além da qualidade do áudio: ele te dá a opção de regular o nível do cancelamento de ruído e ativar alguns efeitos de som, como a posição (o áudio parece que está na sua frente, nos lados ou atrás de você) e o efeito surround.

Como de praxe, ele já vem com alguns perfis pré-definidos: se você estiver em uma sala de reunião, ele te deixa ouvir as vozes para você não perder alguma informação importante; se você já estiver dentro de um ônibus ou metrô, o cancelamento de ruído fica no nível máximo possível. Outro perfil é chamado de “Correndo”, ideal para atividades físicas.

O som
O som realmente é muito bom, se mostrou bem equilibrado mesmo em situações distintas. Os graves são profundos e fortes, os médios “brilham”, sempre presentes e os agudos não “gritam” demais.

O cancelamento ativo de ruído é o mais eficiente que já testei. Utilizei o fone na academia, um local tipicamente com muitos barulhos e ele realmente isola o som externo, deixando suas músicas livres de interferências. Se alguém quiser falar com você, basta colocar a mão sobre o lado direito do fone que ele ativa temporariamente o microfone e deixa “você ouvir” a voz.

[TESTE]: Fone de ouvido Sony WH-1000XM3
Processador faz um ótimo trabalho na qualidade do áudio e no cancelamento de ruídos

Para ligações no celular, o fone tem som mediano (via Bluetooth): você ouvirá bem quem está do outro lado da linha, porém a qualidade do áudio captada pelo seu microfone é típica de um fone deste tipo, com o áudio levemente abafado e não tão bom assim. Quando testei com o fio conectado, o seu áudio é captado pelo microfone do próprio smartphone, ficando melhor, porém necessitando falar próximo ao celular.

[TESTE]: Fone de ouvido Sony WH-1000XM3
Leve e confortável

Bateria
A bateria é tão boa que merece um destaque só pra ela. Segundo a Sony, o WH-1000XM3 garante autonomia de 30 horas no modo sem fio, com o cancelamento de ruído ativado, o que já é muito bom. Nos testes eu cheguei a utilizar por quase 40 horas!

Outro ponto importante é que, com a conexão USB-C, o carregamento da bateria ficou mais rápido e eficiente. Para carrega-la completamente leva cerca de três horas, mas uma carga de apenas 10 minutos já garante mais de uma hora de autonomia.

Disponibilidade e preço
Já disponível no mercado brasileiro, seu preço sugerido é de R$ 1.629,00 (não muito distante do valor cobrado lá fora, cerca de US$ 350).

Conclusão
O WH-1000XM3 impressiona pela construção, qualidade do áudio (para músicas), pelo melhor sistema de cancelamento ativo de ruído atualmente e a excelente duração da bateria. Não é um produto barato, mas justifica o investimento.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
[TESTE]: Fone de ouvido Sony WH-1000XM3

Veja também
Review: Sony TV X905F
Sony anuncia nova linha de produtos para o Brasil
Lenovo lança Lenovo Explorer, headset de realidade virtual com sensores embutidos