NOVIDADES

Gosta de chocolate e cerveja? Aprenda como combinar os diferentes estilos

Gosta de chocolate e cerveja? Aprenda como combinar os diferentes estilos

by 16 de abril de 2019 0 comments

No dia 21 de abril é comemorada a páscoa, feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Durante a data, além de muitos aproveitarem para saborear pratos típicos como bacalhau, o chocolate se tornou presença obrigatória e os tradicionais ovos de páscoa ganham as gôndolas dos supermercados.

Muitos não sabem, mas o doce combina com frutas, sobremesas e… Cerveja! Para quem não abre mão da bebida gelada, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, listou quais são os estilos de cerveja mais indicados de acordo com o sabor do chocolate. Acompanhe:

– Chocolate ao leite
Esse é o sabor mais consumido de chocolate e pode ser encontrado em diversas versões. Na hora de harmonizar, a dica é escolher uma cerveja com o amargor do lúpulo, para quebrar a gordura e o excesso de açúcar. Uma boa pedida são as Pale Ale, pois o malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto.

Essa harmonização limpa o paladar e deixa tanto o chocolate quanto a cerveja ainda mais saborosos.

– Chocolate meio amargo
O amargor desse tipo de chocolate combina perfeitamente com cervejas que apresentam notas de café torrado ao estilo Porter, trazendo equilíbrio ao paladar com um sabor refinado. As Coffee Porter apresentam amargor leve e distinto e aroma de malte torrado.

– Chocolate branco
A gordura desse chocolate pede cervejas mais refrescantes, com mais acidez e toques de fruta. A harmonização irá causar uma explosão no paladar: é como comer um chocolate recheado. As cervejas do estilo Ale são as mais indicadas para harmonizar com esse tipo de chocolate, por conta do sabor e aroma frutado que resulta em uma bebida equilibrada.

– Chocolate com nozes e frutas secas
Esse tipo de chocolate traz outros sabores ao paladar devido aos ingredientes extras. Por isso, para uma harmonização perfeita, escolha as cervejas mais encorpadas e com toques de chocolate. Assim, elas marcam presença, mas não tiram o sabor do chocolate.

Um estilo que casa bem com esse tipo de chocolate é o Cacau Ale, que apresenta nibs de cacau em sua composição – o que confere retrogosto mais seco e acidez na medida.

– Chocolate com casca crocante
Muita gente gosta de ovo de páscoa com a casca acompanhada de pedaços de nozes, biscoito ou castanha. A cerveja Hops Escura é a mais indicada na hora de harmonizar, pois possui sabor equilibrado e levemente adocicado. Seu sabor e aroma são evidenciados devido ao processo de dry hopping, tornando-a aromática e leve.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Quatro mitos sobre saúde bucal e o consumo de chocolate
Criança também pode ser alérgica a chocolate. E na Páscoa, como faz?
Especialista afirma: Pare de fazer dieta!

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.