A Xiaomi avisou que está desenvolvendo uma tecnologia que vai permitir que usuários carreguem seus smartphones sem fio, e sem nenhuma necessidade de usar bases carregadoras. A Mi Air Charge é capaz de transferir a energia para diversos dispositivos compatíveis, mesmo à distância.

O carregamento sem fio por indução – atualmente em uso – apesar de dispensar cabos, requer que o smartphone permaneça sobre uma base carregadora. A tecnologia pode ser bem útil em determinadas situações, mas é bastante limitada, já que o usuário não pode usar o celular durante a recarga da bateria.

Segundo a Xiaomi, a Mi Air Charge fornece 5 W de energia para um único celular em um raio de alguns metros de distância, e sem interferência de obstáculos físicos. O equipamento é capaz de carregar até cinco dispositivos ao mesmo tempo, incluindo outros celulares, smartwatches e smartbands, desde que sejam compatíveis com a tecnologia.

Veja o vídeo de apresentação da Mi Air Charge:

É importante ressaltar que essa tecnologia ainda não tem previsão de lançamento e nem deve chegar ao mercado em 2021, de acordo com a fabricante.

Há ainda alguns desafios que precisam ser superados, como o impacto que esse tipo de transferência de energia pelo ar pode causar na saúde de seres humanos e outras formas de vida.

Essa semana, a Motorola também apresentou um protótipo de tecnologia de carga sem fio bem semelhante, que ela chama de One Hyper. O vídeo publicado na rede social Weibo mostrava o equipamento carregando dois Moto Edge à distância máxima de um metro.

Fontes: Xiaomi, Android Police