Home Cultura POP Wacom fecha parceria com softwares para trabalhos com foto e vídeo

Wacom fecha parceria com softwares para trabalhos com foto e vídeo

29/3/2021 – Boris FX Suite e o Sculptron são programas acessíveis até para uso doméstico

O setor audiovisual precisou se adaptar à alta demanda gerada no mercado de entretenimento, por conta da crise da Covid-19. Um estudo da PwC revelou que o consumo global de streaming aumentou 33,8% em 2020. A 20th Century Fox Television, da Walt Disney, apresentou um crescimento de 25% dos pedidos relacionados ao desenvolvimento de animações. E com tantos destaques na indústria, a Wacom, fabricante líder de mesas digitalizadoras e monitores interativos, anuncia parceria com softwares para quem trabalha com fotos e vídeos.

Agora o profissional poderá aproveitar as licenças temporárias do Boris FX Suite e o Sculptron, da OTOY, nos modelos Intuos Pro, Cintiq Pro e MobileStudio Pro. Ambos os softwares buscam tornar os processos de edição de imagem e vídeo mais acessíveis até para quem não se especializou ainda.

“As mesas digitalizadoras e os monitores interativos são uma necessidade para profissionais que lidam com foto, vídeo, animações e esculturas, principalmente por conta da caneta digital que permite colocar na tela efeitos que são impossíveis de serem feitos com um mouse”, conta Thiago Tieri, gerente de marketing da Wacom no Brasil. “Essa parceria é mais uma forma de auxiliar os profissionais a aprimorar o trabalho enquanto otimizam tempo.”

Suite Boris FX

Os trabalhos produzidos com a ferramenta do Boris FX são os mais conhecidos do mercado. É um dos principais fornecedores da indústria de efeitos de pós-produção de vídeo nos últimos 25 anos.

“Boris FX é um pioneiro no mercado de plug-ins e suporta todos os principais aplicativos de edição e efeitos de vídeo, incluindo Adobe, Avid, Resolve, Vegas Pro, Nuke e muitos mais”, explica Ross Shain, diretor de produtos do o Boris FX. “Nossas ferramentas premiadas são comumente usadas na pós-produção para titulação, codificação, rastreamento de movimento ou para transições elegantes e efeitos de ponta. Há uma boa chance de você tê-los visto em ação. Por exemplo, quatro dos cinco programas que compõem o Boris FX Suite foram usados em todos os filmes indicados para o Oscar de Melhores Efeitos Visuais de 2020, além de incontáveis anúncios, programas de TV e vídeos musicais.”

Alguns destaques que estão inclusos no Suite são:

Sapphire – É especializada em iluminação, especificamente, o tipo de efeitos dramáticos que chamam a atenção, como néon, relâmpagos, raios de sol e alargamentos de lentes cinematográficas populares – que ficaram famosos por J.J. Abrams.

Continuum – É uma peça complementar ao Sapphire, que preenche muitas das lacunas de uso, mas foi projetado para fazer um trabalho muito mais pesado. Além de ter um extenso kit de ferramentas de iluminação e gradação de cores como Sapphire, também aprofunda os “fundamentos” do vídeo: é o único dos três a apresentar composição chromakey, texto 3D e efeitos de partículas.

Mocha Pro – É descrito como “a ferramenta de rastreamento planar mais reconhecida e poderosa do mundo para VFX e pós-produção”. Em linguagem simples, é usado para substituir elementos em cenas, como adicionar gráficos a roupas e outras superfícies móveis, alterar faces e transformação de malha inteligente.

Silhouette – É especializado em rotoscopia, com o objetivo de simplificar o processo extremamente demorado em algo que o usuário comum pode fazer sem arrancar os cabelos. É baseado em um sistema de caneta-ferramenta para definir as partes móveis do sujeito e, em seguida, automatizar muito do trabalho de rastreá-las. Também incorpora muitos outros efeitos para assuntos em movimento, como remoção de manchas, e se integra ao Mocha para criar um sistema de composição poderoso.

Optics – É a mais nova adição à linha Boris, fazendo para fotos o que os outros plug-ins fazem para vídeo. É uma coleção de 160 funções em um plug-in do Photoshop, mas também está disponível como um aplicativo independente. Permite que se faça com um clique o que muitas vezes requer várias funções combinadas no PS. Pode ser usado para iluminar completamente as fotos, graduá-las em cores, alterar o clima, além da seleção normal de desfoques, nitidez e efeitos mais comuns.

Sculptron

Sculptron é uma ferramenta híbrida de escultura e animação em 3D da OTOY, os criadores do Octane Render – o motor de renderização imparcial usado para, entre muitas outras coisas, a introdução da série American Gods. É um dos primeiros programas a permitir que se anime a escultura imediatamente: o profissional pode até mesmo continuar a trabalhar enquanto a animação está girando.

Um recurso exclusivo é a conversão de malha em volume, permitindo esculpir nuvens e outros efeitos de partículas. Pode então ser emparelhado com o Octane Render para renderizá-los como objetos 3D fotorrealistas na cena.

Outra característica é que, como todos os programas OTOY, é baseado em GPU. Para quem não está familiarizado, isso significa que o processamento é cerca de um milhão de vezes mais rápido, em comparação a forçar uma CPU a realizar multitarefas.

As mesas digitalizadoras e monitores interativos são um requisito para programas de escultura em 3D, que fazem uso extensivo da pressão da caneta e das nuances do movimento de maneiras impossíveis com um mouse.Wacom fecha parceria com softwares para trabalhos com foto e vídeo

Website: https://www.wacom.com/pt-br

Previous articleCinco dicas para empresas melhorarem o delivery
Next articleDassault Systèmes e “The Inventor” lançam o “3D Design Challenge” em homenagem a Leonardo da Vinci