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5 motivos para pensar, hoje, na Black Friday

Quem compra ou vende pela internet, já sabe que a Black Friday é a data mais aquecida do ano para o comércio eletrônico. Em 2016, o evento gerou R$ 1,9 bilhão de faturamento apenas entre 0h e 23h59 da sexta-feira, 25 de novembro, segundo a Ebit. No ano passado, foram…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…mais de 2,92 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 653, 13% superior ao de 2015.

Se seguir a linha ascendente, neste ano, a Black Friday pode ser ainda melhor. E para aproveitar todas essas possibilidades, as lojas virtuais precisam começar a se preparar o quanto antes. Para auxiliar os empreendedores online a deixarem sua operação no ponto para a data, a Rakuten Digital Commerce preparou uma lista com 5 dicas do que levar em conta na hora de se planejar.

1 – Estoque Preparado
Planejar bem o estoque para atender a demanda elevada com a Black Friday é um ponto-chave para qualquer e-commerce que participa da data com campanhas promocionais. Para ter sucesso no período, esse trabalho precisa ser reforçado o quanto antes. Faça um levantamento do seu histórico de vendas relacionadas à data, considerando a evolução ao longo dos anos.

Leve em conta também as tendências de compra do seu consumidor e como elas podem impactar seu portfólio. Lembre-se, ainda, que o seu investimento em comunicação e marketing tem relação direta com o tráfego no seu site. É natural que o aumento da promoção resulte num volume maior de visitantes e de pedidos na loja virtual. Se seus produtos são importados, é essencial preservar uma margem de, no mínimo, dois meses para que a mercadoria chegue em segurança ao país.



Aliado às previsões de estoque, fortaleça o relacionamento com seus fornecedores. Este é o momento de se aproximar ainda mais daqueles que confia. São eles que poderão atendê-lo, inclusive, em situações emergenciais dentro das condições que o seu e-commerce precisa. E caso necessite trocar algum fornecedor, ainda terá tempo de procurar e fechar com outro parceiro que se encaixe melhor nas suas necessidades.

2 – Plataforma a Postos
A performance de uma loja virtual na Black Friday tem tudo a ver com a plataforma de e-commerce que a marca utiliza. Afinal, é ela que garantirá a estabilidade e a escalabilidade necessárias para que a operação do período seja vencedora. Por isso, ter o parceiro certo nessa hora é fundamental.

Se a loja virtual está insatisfeita com a plataforma utilizada, pode ser o momento de analisar a mudança para outro parceiro que garanta a segurança necessária. O processo de migração de plataforma pode levar em torno de 90 dias. Por isso, caso seu e-commerce se encaixe nesse cenário, não hesite em agir rapidamente. Vale ressaltar que a transição compreende várias etapas que exigem entrega e dedicação, tanto da fornecedora de tecnologia quanto do lojista, para avançar.

3 – User Experience
User Experience não é só um termo da moda, há a importância da relação entre a experiência do consumidor pelas páginas de uma loja virtual e a sua conversão em vendas. Por isso, priorizar esse elemento é uma decisão inteligente e que gera os melhores resultados. Coloque-se no lugar do seu comprador durante a Black Friday. Ele será bombardeado por dezenas de promoções de diversas marcas, visitará incontáveis sites em busca dos melhores descontos e, provavelmente, enfrentará muitos obstáculos até fechar sua compra.

Para ser a loja virtual escolhida pelo usuário, é preciso desenhar o melhor caminho desde a busca até o checkout. Estamos falando de analisar o layout do seu e-commerce, checando se a posição de cada elemento é a mais intuitiva possível. E mais: teste a usabilidade e a navegabilidade das suas páginas e defina as mudanças necessárias.Outro ponto essencial é que milhares de potenciais consumidores passarão a sexta-feira do evento fora de suas casas. Ou seja, muitos navegarão, principalmente, pelo smartphone.

Em 2016, a Ebit monitorou que cerca de 20% das compras online na Black Friday foram via dispositivos móveis. Esteja atento a esse movimento. “O lojista precisa se perguntar como está a experiência mobile do seu site.Se a resposta não for favorável, é necessário investir esforços para melhorá-la para garantir mais compradores passando pelo funil de vendas do seu e-commerce. Cada mudança precisa ser alinhada com a sua plataforma, considerando queajustes ou novos recursos podem levar dias, semanas ou meses para serem concluídos e testados, dependendo do projeto do lojista”, explica Luis Pelizon, Diretor da Rakuten Digital Commerce.

4 – Integração com Marketplaces
Os marketplaces são fortes canais de vendas, principalmente em datas importantes do calendário anual de e-commerce, como é o caso da Black Friday. Esses shoppings online investem pesado em comunicação e marketing para o período e sua loja pode se beneficiar dessa divulgação. Ou seja, ter mais uma plataforma de venda expondo seus produtos, com menos esforço em promoção. É o melhor cenário, certo? A integração com marketplaces leva, em média, dois meses, portanto, se você considera esta uma boa oportunidade para a sua marca, precisa se apressar.

5 – Customer Experience
O consumidor precisa estar no centro da estratégia de qualquer e-commerce. E é disso que se trata o conceito de Customer Experience ou apenas CX: aproximar o relacionamento com o consumidor ao que ele espera e, claro, surpreendê-lo positivamente sempre que possível. Assim, muito mais que oferecer canais de atendimento, como 0800, e-mail ou chat, as lojas virtuais que investem em uma estratégia focada em CX escutam seus compradores e desenham processos personalizados de acordo com seu público-alvo.

Digamos que uma loja virtual de games, por exemplo, não tenha o melhor resultado com seus consumidores por telefone, mas consiga estabelecer uma conexão única pelas redes sociais. Esse, provavelmente, será um canal essencial para melhorar o atendimento, a satisfação e o engajamento com o cliente. Tudo passa pelo conhecimento da sua audiência. E quando falamos de uma data de pico de demanda, como é a Black Friday, esse ponto é ainda mais crítico.

Segundo Pelizon, a marca deve estudar seus canais de atendimento, planejar suas ações, como a implantação de novos canais e prever a possível contratação de pessoal para o período de acordo com a sua necessidade. “Importante também alinhar a comunicação dos seus valores e processos com todos os setores da empresa. Afinal, a experiência do consumidor se dá em diferentes pontos do funil de vendas e todas as áreas precisam estar preparadas”.

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