Home Tech Digital 5G DSS: a transição para a quinta geração da internet

5G DSS: a transição para a quinta geração da internet

Com os atrasos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a previsão para implementação das primeiras redes de internet móvel 5G ficou para o primeiro trimestre de 2021.

Essa é a previsão para a realização do leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) onde serão negociadas as faixas de frequência destinadas ao uso do 5G.

Porém, as grandes operadoras de planos de celular já anunciaram a implementação do 5G em algumas cidades ainda esse ano, antes do leilão da Anatel. A explicação para isso é que esse 5G disponibilizado de forma antecipada pelas operadoras é, na verdade, uma tecnologia intermediária entre o 4G e o 5G, chamada de 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês). O 5G DSS utiliza a mesma faixa de frequência que o 4G, e é por isso que sua implantação não depende do leilão.



O 5G DSS está longe de entregar a performance tão esperada pelo 5G. Um estudo recente da Open Signal mostrou que, nos Estados Unidos, o 5G “puro” tem performance até 10x maior que o 5G DSS.

Enquanto as operadoras T-Mobile e AT&T estão operando com 5G DSS de baixa frequência e entregando cerca de 60 MB/s, a Verizon, que opera com 5G “puro” de altíssimas frequências, conseguiu uma média de quase 500 MB/s.

No Brasil a rede 5G DSS está operando em média frequência e testes mostram que é possível conseguir velocidades de download no máximo 4x maiores que as velocidades medidas em rede 4G no mesmo ponto, em lugares restritos.

Quanto maior a frequência da rede, maior é a performance, porém menor é o alcance e penetração (capacidade de ultrapassar paredes e outros obstáculos físicos). Portanto, será comum observar quedas de performance do 5G dentro de casa ou do escritório, e serão necessárias muito mais torres emissoras de sinal do que no 4G para a mesma cobertura de uma área.

O leilão da Anatel será o ponto de partida para a implementação do 5G real no país. Somente a partir daí será possível explorar essa nova tecnologia em toda a sua capacidade.

5G DSS: a transição para a quinta geração da internet

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA


Veja também
Gosta de vinhos? Confira essas dicas de Enoturismo na América do Sul
WhatsApp Web receberá recurso para chamadas de vídeo com até 50 participantes
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap



Previous articleEntenda quanto seu pet pode comer por dia
Next articleMcAfee apresenta nova plataforma integrada de segurança
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022