Home Carros Conectados Andamos nos carros elétricos e híbridos da Nissan em Interlagos. Veja agora.

Andamos nos carros elétricos e híbridos da Nissan em Interlagos. Veja agora.

A Nissan mostrou mais uma vez porque é uma referência mundial em mobilidade elétrica. A fabricante japonesa apresentou recentemente as suas diversas formas de eletrificação em um evento realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O Nissan Electric Café é uma iniciativa regional inovadora da marca onde os participantes podem conhecer o potencial da mobilidade elétrica. A primeira edição do evento foi realizada na América Latina em Santiago, no Chile, em 2018.

Agora, no momento em que a Nissan América Latina completa 5 anos, o Nissan Electric Café foi realizado em São Paulo, que você confere nos vídeos, imagens e texto a seguir. Alguns dos modelos estão no Brasil em testes, mas estiveram disponíveis para “degustação” dos convidados.

As diferentes motorizações da marca fazem parte do Nissan Intelligent Power, que é um dos pilares da Nissan Intelligent Mobility, visão para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade. Entre outros benefícios, as tecnologias elétricas representam uma economia para o consumidor, são importantes para um futuro mais autônomo e conectado e, ainda, reduzem as emissões de gases no meio ambiente.

“A eletrificação é um dos pilares da visão da mobilidade inteligente da Nissan. Por isso, temos um portfólio global inovador com diferentes soluções de tecnologias eficientes, o que inclui o Nissan LEAF. No Brasil, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica. E, além de estarmos realizando a pré-venda do LEAF, que chega efetivamente este ano ao mercado nacional, estamos desenvolvendo parcerias estratégias com instituições e empresas para garantir o ciclo completo do veículo de emissão zero no país”, disse Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.



Veja a entrevista de Humberto Gómez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil. Nela ele explica com detalhes como está e para onde caminha o mercado de carros elétricos e híbridos, não só no mundo, mas também no Brasil.

Nissan LEAF
O Nissan LEAF é 100% elétrico – o carro mais vendido do mundo em seu segmento – e, por consequência, não há emissão de poluentes. A energia é armazenada em baterias de íons de lítio de 40kWh, que possibilitam maior autonomia. O carro é abastecido diretamente na rede elétrica e aceita dois tipos de conectores, para recarga rápida e normal. A carga rápida, em estações de alta potência, fornece até 80% em apenas 30 min.

O Nissan LEAF oferece autonomia de 389 km em ciclo urbano, de acordo com os padrões WLTP (270 km em ciclo combinado), e 240 km de acordo com o ciclo EPA, permitindo que o motorista possa fazer trajetos mais longos. Com a nova tecnologia e-Powertrain, o novo Nissan LEAF entrega 110 kW (149 cavalos) de potência e 32,6 kgfm (320 Nm) de torque, melhorando a aceleração e o prazer de dirigir.

O Nissan LEAF está em fase de pré-venda no Brasil, com 15 unidades já reservadas, número que supera as expectativas da fabricante. O carro chega a 7 concessionárias este ano, inicialmente, em 6 cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

Além de todos os benefícios do veículo elétrico, o modelo ainda é o único do segmento que também pode servir como um dispositivo móvel de armazenamento de energia. Por meio de um sistema conhecido como vehicle-to-grid, os proprietários do Nissan LEAF podem compartilhar a capacidade excedente da bateria do carro com a sua casa, por exemplo, para economizar na conta de luz, ou como fonte de energia no caso de um blackout ou emergência.

Híbrido Convencional
O sistema híbrido convencional da Nissan utiliza um motor a combustão e um motor elétrico, que trabalham em conjunto. Os dois operam de forma independente na maioria das situações. Nesse caso, os veículos sempre dão a partida com o motor elétrico e dependendo do nível da bateria e da demanda de aceleração o motor a combustão é acionado. No entanto, é possível que trabalhem simultaneamente, o que garante mais performance com menor consumo de combustível. A regeneração de energia acontece ao frear, quando a bateria é recarregada.

A primeira vez que a Nissan apresentou seu sistema híbrido no Brasil foi durante o mais recente Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado. Na ocasião, o Nissan X-Trail Híbrido foi apresentado ao público. O SUV é movido por um motor DOHC MR20 de 2.0 16V de 142 cv e 19,8 kgfm de torque e um motor elétrico com o equivalente a 40 cv e torque de 16,3 kgfm. O conjunto proporciona ao X-Trail Híbrido um consumo de até 19,6 km/l na estrada.

e-Power
À primeira vista, o sistema e-Power pode ser confundido com um conjunto híbrido convencional. O mal-entendido é justificável: há um motor a combustão e outro elétrico. No entanto, o primeiro serve apenas para gerar eletricidade para o segundo. Ele alimenta um gerador que está ali apenas para carregar a bateria. Esta, sim, entregará a energia para mover as rodas do veículo.

O sistema e-Power foi desenvolvido com base na tecnologia do Nissan LEAF. Entrega a sensação de dirigir um veículo elétrico, mas sem limite de autonomia e com baixíssimas emissões. Equipado com a tecnologia, o Nissan Note foi o carro mais vendido no Japão em 2018. A versão e-Power respondeu por 70% das vendas.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNAAndamos nos carros elétricos e híbridos da Nissan em Interlagos. Veja agora.

Veja também
Lexus UX 250h chega às concessionárias brasileiras
Teste e Análise – Ford Fusion Titanium Hybrid 2017
Conheça o I-PACE, o primeiro veículo 100% elétrico da Jaguar



Previous articleHuawei lança linha premium de smartphones no Brasil
Next articleTecnologia poderia ajudar a evitar mortes em Suzano
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna