NOVIDADES

App Sarahah rouba lista de contatos do usu√°rio


by 29 de agosto de 2017 0 comments

Os anos de inoc√™ncia das redes sociais acabaram. Talvez tenham ficado l√° em 2006, perto de quando surgiram. Talvez tenham durado mais um pouco. Atualmente, √© preciso ser mais criterioso com uma s√©rie de atitudes nesses sites, principalmente na forma como nossa privacidade e informa√ß√Ķes pessoais √© usada pra fins comerciais (ou coisa pior). O √ļltimo sucesso das redes sociais a mostrar que h√° muito mais neg√≥cios escusos por tr√°s da inocente mania √© o app Sarahah.

O rec√©m-lan√ßado aplicativo permite que o usu√°rio recebe cr√≠ticas an√īnimas de amigos, colegas e quem mais esteja no conv√≠vio (f√≠sico ou digital). Imediatamente tornou-se febre, com mais de 18 milh√Ķes de downloads, boa parte no Brasil. A suposta ideia do criador do app era a de manter um mundo mais sincero e tornar as pessoas mais receptivas √†s cr√≠ticas.

Tudo papo furado. O analista de seguran√ßa Zachary Julian descobriu que o Sarahah carrega silenciosamente os contatos telef√īnicos dos usu√°rios para os servidores da empresa por nenhum motivo aparente. E isso √© feito logo na primeira vez que √© utilizado pelo inocente usu√°rio que quer mostrar que √© t√£o receptivo √†s cr√≠ticas como aos elogios.

Era para uma função nova que não veio
O criador do Sarahah, que é de origem árabem, Zain al-Abidin Tawfiq, respondeu à história publicada no site The Intercept, dizendo que seu aplicativo realmente colhe os contatos dos usuários para os servidores da empresa e que isso é um plano para um recurso que será implementado mais adiante.

Apps que carregam a lista de contatos s√£o muito comuns. As redes sociais consideradas s√©rias usam isso para mostrar o que seus amigos est√£o fazendo, gostando ou conversando. Isso ocorre na esperan√ßa que o usu√°rio seja al√ßado a uma maior participa√ß√£o nos sites. Cruzamentos de v√°rios comportamentos de listas de contatos podem tamb√©m ser usados por empresas que desejam detectar mudan√ßas ou gostos que interferem em seus neg√≥cios. A√ß√Ķes como essas devem estar especificadas de alguma maneira nos ‚Äútermos de privacidade‚ÄĚ dos apps e sites.

No Sarahah, isso não está bem explicado. O criador do app disse que irá melhorar essa informação em uma atualização próxima e promete uma forma fácil do usuário controlar esse acesso aos contatos pessoais.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.