Home CORPORATE ARTIGO Era pós-Covid: como manter seu aplicativo ainda indispensável

Era pós-Covid: como manter seu aplicativo ainda indispensável

Aplicativos de celular viraram os melhores amigos do brasileiro

Por Bruna Tormin Leite *

Durante a pandemia, os aplicativos de celular viraram os melhores amigos do brasileiro e, às vezes, a única opção para suas atividades do dia a dia, como operações bancárias, reuniões de negócios e vídeo-aulas. Receber o auxílio emergencial do governo, por exemplo, foi possível por meio de um aplicativo oficial. Os números da indústria de aplicativos subiram e muito, inclusive, em 2020, o Brasil teve a Black Friday de maior uso de aplicativos de todos os tempos. O país já era um grande mercado para apps, com altas taxas de uso e download, no entanto, a pandemia impulsionou os hábitos mobile de maneiras sem precedentes, e categorias como jogos, fitness e especialmente finanças cresceram e ficaram no topo, enquanto aplicativos de compras e entrega aumentaram absurdamente.

Mas, se você é um desenvolvedor ou profissional de marketing de aplicativos, você deve estar se perguntando como manter seus usuários e adquirir mais, mesmo depois do fim  do isolamento social. Os aplicativos de namoro serão subestimados? Os aplicativos de entrega serão esquecidos no almoço ou jantar? Com a nova vida normal se aproximando a cada mês, os aplicativos continuarão super ativos nos celulares das pessoas? Ou será preciso batalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela atenção dos usuários?

O que posso dizer a vocês, desenvolvedores e profissionais de marketing de aplicativos mobile, é que prestem atenção nestas cinco dicas para manterem o engajamento de seus usuários e conseguirem novos também.

Excelente experiência do usuário
As taxas de engajamento estão diretamente relacionadas a uma excelente experiência do usuário. É muito importante que os profissionais de marketing considerem o ROX (Retorno sobre Experiência) como uma métrica de sucesso. Sabemos que a fonte do download também impacta o engajamento (de acordo com a Digital Turbine, as taxas de desinstalação são muito mais baixas quando o aplicativo foi pré-instalado no dispositivo, por exemplo), mas uma vez que os usuários estão usando o aplicativo, eles devem ter sempre a melhor experiência possível.

Por exemplo, se você for um aplicativo de entrega de comida, traga aos usuários códigos de desconto personalizados em datas especiais ou para suas refeições favoritas. Afinal, eles pedem comida há 20 meses. Mantenha sua tecnologia melhorando dia a dia, e não se esqueça de tornar seu aplicativo ainda mais estável e rápido, principalmente com internet de dados de celular, uma vez que não estaremos usando conexão wi-fi o tempo todo fora de casa.

Seja ainda mais essencial, não apenas mais um app
Aplicativos de namoro, por exemplo, eram uma boa alternativa para as pessoas durante o isolamento social. De acordo com uma pesquisa recente (Hibou), apenas 6% dos brasileiros iniciaram um novo relacionamento durante a pandemia. Então, se o seu usuário tem gostado de usar o aplicativo para conhecer novas pessoas online, faça com que eles precisem do seu aplicativo para ter encontros reais mais seguros e divertidos.

Se seu aplicativo é voltado para condicionamento físico, fitness, você com certeza teve um crescimento nos últimos meses, mas agora, continue ajudando seu usuário a se manter saudável, por que ele iria querer usar o aplicativo, se agora ele pode voltar a usar a academia? Provavelmente, se o aplicativo puder oferecer algum conteúdo relevante além dos exercícios. Adicionar novos recursos é algo que você deve fazer com frequência para entender o comportamento dos usuários.

Crie campanhas offline  e tecnologia cross-channel
Os usuários não vão ficar mais o dia todo olhando mais para seus telefones – vão  reparar em cada detalhe visual depois de tanto tempo em casa. Então, como você vai causar impacto usando outros canais é uma questão fundamental para projetar suas estratégias. Fazer um mix de campanha off line com o mobile é muito mais simples com tecnologias disponíveis, como QR Codes impressos em produtos, em pontos de ônibus, ou outros canais fora do mundo mobile.

Preste atenção às métricas
Todas essas etapas só serão possíveis se você mergulhar de cabeça nas métricas de comportamento dos usuários. Taxas de desinstalação, taxas de download, taxas de novos usuários, taxas de redirecionamento de usuários, geolocalização, tempo gasto no app, são alguns exemplos de números e conteúdos que você deve observar para direcionar estratégias de engajamento. Fique perto de parceiros que podem te dar resultados.

Obtenha novos usuários com a descoberta dos apps pré-instalados
Aplicativos pré-instalados nos smartphones mostram taxas de download incrivelmente eficientes (1 em cada 4 aplicativos é baixado quando pré-embarcado no dispositivo) e com baixas taxas de desinstalação. Considere esta possibilidade para seu próximo investimento em AU (aquisição de usuário). Com essa tecnologia, os usuários são impactados com novos aplicativos no momento em que configuram um novo smartphone. Esta é uma maneira simples, fácil e rápida de fazer com que eles experimentem novos aplicativos, em vez de procurarem opções em lojas de aplicativos ou ver anúncios em outros aplicativos.

Existem muitas maneiras de manter seu aplicativo nos celulares dos brasileiros após a explosão de downloads da pandemia, e não importa se é um serviço que pode ser menos utilizado a partir de agora. Não é tão simples quanto pensar que os aplicativos de viagens estão em alta e o de entretenimento em baixa, pois tudo indica que os aplicativos conquistaram de vez a confiança das pessoas.

E  não se esqueça, antes de mais nada, você precisa estar no celular dos seus usuários para fazer todo o resto.

* Bruna Tormin Leite é head de sales advertising Digital Turbine

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