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Cinco passos para criar uma cultura orientada por dados


by 28 de novembro de 2016 0 comments

* Por Vicente Goetten

A combina√ß√£o de dados e intelig√™ncia artificial est√° provocando a disrup√ß√£o de v√°rias ind√ļstrias. Em janeiro deste ano, a maior empresa de t√°xis de S√£o Francisco, nos EUA, entrou em processo de fal√™ncia. A tradicional Yellow Cab n√£o foi capaz de sobreviver frente a competidores como Uber e Lyft, que inovaram ao usar dados e intelig√™ncia artificial em seus neg√≥cios.

Ao adotar essas tecnologias, as empresas passaram a oferecer servi√ßos diferenciados, que agradaram a motoristas e passageiros. Entre eles, a possibilidade de avisar os motoristas os locais com maior n√ļmero de clientes ou ligar para eles mais pr√≥ximo da hora do cliente usar o servi√ßo para minimizar o tempo de espera, alterar pre√ßos em fun√ß√£o da demanda e manter a qualidade dos servi√ßos prestados.

Por√©m, o uso de tecnologia somente n√£o √© suficiente. √Č preciso criar uma cultura orientada por dados, que permita que todos os colaboradores explorem informa√ß√Ķes para terem novas ideias. Posso listar cinco passos essenciais para que as empresas consigam adotar e estimular essa cultura. O objetivo √© provocar um cen√°rio transformador para os neg√≥cios.

1) Crie uma cadeia de fornecimento de dados para sua empresa
Todos na sua empresa devem olhar e analisar os mesmos dados. Deve haver uma vers√£o √ļnica. N√£o faz sentido ter equipes trabalhando com diferentes vers√Ķes de documentos. N√£o importa quais sejam os times, o objetivo final √© o mesmo: garantir o melhor neg√≥cio para a empresa. E isso s√≥ vai acontecer se existir uma cadeia de fornecimento de dados que seja constantemente atualizada e represente a verdade.

2) Estabeleça e crie modelos de dados
Modelos de dados s√£o a base para uma empresa orientada por eles. √Č preciso definir o modelo e campos para as entidades que quiser gerir, como clientes, leads de vendas e prospects e etc. Preste aten√ß√£o √† essa etapa, pois ela garantir√° as informa√ß√Ķes que voc√™ precisa para a an√°lise dos neg√≥cios. Por isso, tenha um cuidado especial quanto ao controle de qualidade dos seus modelos.

3) Defina dicion√°rios de dados
Qual √© a f√≥rmula que define o seu neg√≥cio? O que √© um cliente para voc√™? Como voc√™ calcula a receita recorrente mensal, o custo de aquisi√ß√£o de cliente e o valor a longo prazo? Definir todos os termos claramente e dissemin√°-los por toda a empresa √© um grande diferencial. Consolidar um dicion√°rio de dados da empresa √© uma ferramenta muito importante para educar novos colaboradores e oferecer uma √ļnica fonte de verdade, sempre que uma m√©trica precisar ser esclarecida.

4) Olhe o mercado – desenvolva equipes de dados e promova conhecimento de dados
O Facebook direciona ¬ľ dos seus colaboradores em consultas de dados todos os dias para a tomada de decis√Ķes. Na Intuit, seu fundador, Scott Cook, declarou: ‚ÄúParem de ouvir seu chefe e ou√ßam os dados‚ÄĚ. Na TOTVS nossas equipes de dados seguem um modelo de matriz: est√£o fisicamente baseadas de acordo com os produtos comercializados, por√©m, todos, sem exce√ß√£o, respondem √† equipe de dados no TOTVS Labs, nos Estados Unidos. Esse movimento nos garante a troca de melhores pr√°ticas, ao mesmo tempo em que assegura que toda a equipe esteja indo na mesma dire√ß√£o.

5) Use seus dados: defina a capacidade de ação e conte histórias
Chegando ao quinto passo, voc√™ j√° iniciou a cultura de dados na sua empresa. Est√° na hora de testar toda essa transforma√ß√£o. √Č o momento de olhar para essa estrutura e definir sua capacidade de a√ß√£o. Antes de criar um painel ou mesmo ao avaliar algo, pense sobre a hist√≥ria que quer contar ou a hip√≥tese que quer provar. Sempre pergunte: ‚ÄúQue decis√Ķes essa an√°lise informar√°?‚ÄĚ. As respostas te mostrar√£o se h√° necessidade de ajustes ou se voc√™ j√° pode usar os dados a favor dos seus neg√≥cios.

√Č hora de contar hist√≥rias baseadas em dados e, em vez de acreditar no instinto ou em opini√Ķes, √© poss√≠vel sim confiar em dados para tomar cada decis√£o na sua empresa. Este √© o momento em que ou voc√™ embarca nessa transforma√ß√£o ou vai, fatalmente, perder mercado. E a√≠, est√° pronto?

diretor do TOTVS Labs, nos EUA

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