Home Tech Digital Conectividade ao Wi-Fi de câmeras atuais as torna vulneráveis a Ransomware e...

Conectividade ao Wi-Fi de câmeras atuais as torna vulneráveis a Ransomware e Malware

A Check Point Research revela que através das ligações USB e redes de WiFi, as câmeras de hoje estão vulneráveis a ataques de malware e ransomware. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Desde que as câmeras atuais deixaram de capturar e reproduzir imagens em película, a International Imaging Industry Association desenvolveu um processo padronizado conhecido por Protocolo de Transferência de Fotografia (PTP, siglas em inglês) para as transferências da câmera para o computador.

Inicialmente estava focado na transferência de imagens, mas este protocolo tem evoluído para incluir dezenas de ordens distintas para validar desde fotografias à atualização de firmware da câmera.

A Check Point Research visou acessar as câmeras e explorar as possíveis vulnerabilidades dentro do protocolo para infectá-las. Para esta investigação, a empresa utilizou uma câmara DSLR Canon EOS 80D, a qual possui tanto ligação USB como WiFi, e foram encontradas vulnerabilidades críticas no PTP.

Tendo em conta que o protocolo é padronizado e incorporado a outras marcas de câmeras, a Check Point acredita que vulnerabilidades similares possam ser encontradas em outros vendedores.



“Qualquer dispositivo “inteligente”, incluindo a câmaras DSLR, é suscetível a ataques”, relata Eyal Itkin, pesquisador da Check Point Software Technologies. “As câmeras não estão apenas conectadas ao USB, mas à rede WiFi e ao ambiente ao seu redor. Isto torna-as mais vulneráveis às ameaças, pois os atacantes podem injetar ransomware na câmera e no PC ao qual está conectada. As fotografias podem acabar por tornar-se reféns até que o utilizador pague o resgate para que sejam libertadas”.

Ficam aqui algumas sugestões que os proprietários das câmaras podem fazer para evitar um ataque:

1. Confirme que a sua câmera está a utilizar a versão de firmware mais recente e, se estiver disponível, instale uma nova versão.
2. Desligue o Wi-Fi da câmera quando não estiver utilizando.
3. Quando estiver utilizando o Wi-Fi, escolha utilizar a câmera como ponto de acesso do Wi-Fi ao invés de ligá-la a uma rede pública de Wi-Fi.

A Check Point entrou em contato com a Canon sobre esta vulnerabilidade e as empresas trabalharam em conjunto para corrigir o problema. A Canon publicou a correção como parte do aviso oficial de segurança em Inglês e Japonês.

Para mais informações acesse o site. E veja as informações no vídeo abaixo:

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Conectividade ao Wi-Fi de câmeras atuais as torna vulneráveis a Ransomware e Malware

 

Veja também
Check Point Research e CyberInt encontram grande vulnerabilidade na plataforma Origin da EA
Check Point divulga Índice Global de Ameaças de março de 2019
Conheça cinco curiosidades sobre os malwares



Previous articleHuawei anuncia nova fábrica em SP
Next articleConheça as credenciais oficiais da CCXP19 em homenagem ao aniversário do Batman