Nosso corpo foi feito para se mexer. Nossos ancestrais precisavam de mobilidade, velocidade, força e flexibilidade para poder caçar e sobreviver. Logo, um corpo sadio fazia toda a diferença nessa hora.

Hoje, já não precisamos mais correr atrás do alimento como antigamente, mas nosso corpo ainda requer movimento e exercícios regulares para se manter saudável e ativo. Até mesmo a saúde mental sai ganhando com isso.

O problema é que estamos cada vez mais sedentários e com menos tempo disponível para malhar. Passamos longos períodos trabalhando sentados e, na hora de produzir, até quem consegue se exercitar regularmente acaba tendo vantagens, uma vez que a atividade física ajuda a oxigenar o cérebro, favorecendo novas ideias.

Começo gradativo

Se você quer começar a se exercitar e sentir os benefícios da prática de atividade física na saúde, não precisa pegar pesado logo no início. Ao contrário, estima-se que nosso corpo leve até três meses para considerar algo “um hábito”, então, o principal é ter constância na atividade.

Também encontre algo que goste para poder se sentir mais motivado. Se a ideia é não ter que sair de casa para se exercitar, o que realmente pode dar aquela preguiça, separamos alguns exercícios que vão ajudar a ganhar saúde.

Você pode fazer esses exercícios sozinho, no home office mesmo, entre um intervalo e outro do trabalho. Assim, consegue até ganhar um pouco mais de pique para enfrentar aquela reunião mais comprida, por exemplo.

1.         Agachamento

Este é um exercício simples, mas que vai ajudar a manter a saúde das suas pernas e da coluna. Encoste na parede, mantendo as costas totalmente apoiadas, e agache, como se fosse sentar. Mantenha os joelhos a um ângulo de 90 graus e sustente essa posição por 30 segundos. Retorne à pose original.

Você vai sentir bastante dor nas pernas no início, mas vale a pena insistir. Com a frequência, vai passar a aguentar mais tempo na mesma posição e até agachar mais baixo. Repita a série por três vezes.

2.         Prancha

No chão ou sob um colchonete, deite-se apoiando o peso do corpo nos antebraços e na ponta dos pés. Inspire e expire concentradamente enquanto sente a musculatura abdominal ser trabalhada.

Esse exercício é muito importante para o fortalecimento do core, que é a musculatura abdominal que dá sustentação à coluna. Apesar de ser uma atividade simples, ela requer bastante equilíbrio e perseverança, porque pode ser dolorosa no começo.

Fique 30 segundos nessa posição, descanse 30 segundos e retome o exercício em mais duas séries.

3.         Alongamento de pé

Com o auxílio de uma cadeira ou banqueta, apoie o calcanhar e tente levar o corpo em direção a essa perna que está apoiada, sem dobrar o joelho e mantendo as costas retas.

Fique 30 segundos na posição e troque o lado. Repita esse exercício mais duas vezes em cada perna e sinta melhora na flexibilidade e na circulação.

4.         Alongamento dos braços

Outro exercício simples e extremamente funcional, o alongamento dos braços ajuda a prevenir a lesão por esforço repetitivo (LER) e pode ser feito durante o expediente, a qualquer momento.

Estique um dos braços, com a mão voltada para baixo. Puxe todos os dedos levemente em direção ao seu peito e sinta os tendões alongarem. Sustente por 30 segundos e faça o mesmo do outro lado.

Após três séries em cada braço, é hora de voltar a palma da mão para frente e puxar os dedos para trás. Agora, outros músculos e tendões serão alongados e fortalecidos.

Se você passa muito tempo na mesma posição, faça intervalos a cada hora para dar uma esticada. Dar uma volta, ir ao banheiro, tomar água e se alongar um pouco é essencial para um dia produtivo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA