Home NOTÍCIAS Era pra ser uma capa sobre Realidade Virtual. Mas virou piada.

Era pra ser uma capa sobre Realidade Virtual. Mas virou piada.

O inferno da tecnologia está cheio de boas intenções. Não é raro as empresas criarem coisas sensacionais e, na hora de divulgá-las, fazer uma besteira. Nessa época de comunicações digitais em tempo real e “zuera never ends”, a fronteira entre ser aplaudida e virar piada é extremamente líquida.

A mais nova companhia a entrar no inferno dos memes infames é a Time Magazine. A nova edição da revista traz uma reportagem sobre Realidade Virtual e os impactos na nossa vida. Uma ideia genial, já que a publicação é popular e viria com uma notícia empolgante, um negócio de milhões que cresce a olhos vistos e muda aspectos de nossa vida quase a toda semana.

A reportagem especial, em si, não tem nada de desabonadora. É rica em exemplos e com um bom texto ao estilo de uma revista popular. O problema foi a capa. Ela traz uma montagem fotográfica digna de qualquer blog de “desastres do Photoshop” e, para piorar, um video, que mais parece feito pelo concorrente. Com tudo isso, estava feita a piada da semana na internet.

A capa exibe Palmer Luckey, inventor do Oculus Rift, – teoricamente – um jovem empresário de sucesso usando óculos de realidade virtual. Mas ele não parece uma pessoa empolgada com seu invento. Ele está mais para uma cover da Galinha Pintadinha ou algo do tipo. A comicidade da cena levou o noticiário Daily Dot a isolar o modelo num fundo branco e propor um desafio para seus leitores: “Faça sua própria capa da Time sobre Realidade Virtual”.



https://twitter.com/dailydot/status/629364637167976452/photo/1

O resultado é hilário e pode ser conferido pelo Twitter. Há de montagens do garoto cavalgando ao lado do presidente russo Putin em um cavalo a cenas do Titanic. No mais puro conceito de meme, os internautas pegaram imagens já famosas e incluíram a cena da capa da Time.

Mas a Time fez algo que poucas empresas têm coragem de fazer, riu de si mesma. A revista digeriu a brincadeira e até escolheu algumas imagens favoritas de sua capa “zoada”.

Esse é mais um case no qual uma grande empresa tenta mostrar que está mais do que participando da dinâmica do comportamento digital e, bem, digamos que realmente consegue isso. Sim, indiscutivelmente ela é parte disso.

 

 

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