Home Cultura Feng shui: Veja 5 ensinamentos para ficar bem em casa

Feng shui: Veja 5 ensinamentos para ficar bem em casa

A China é uma sociedade milenar, com uma cultura rica e diversa. Além da medicina e da filosofia, a arte chinesa destaca-se e possui reconhecimento internacional.

Uma das artes tradicionais chinesas é o feng shui, que usa forças energéticas para harmonizar os indivíduos e os espaços onde eles estão inseridos.

O feng shui pode estruturar a arquitetura em projetos de moradia e ajudar na escolha de artigos de decoração a partir dos campos magnéticos produzidos na maneira como os móveis e os objetos estão dispostos.



O termo “feng shui” refere às palavras “vento” e “água”, que são vistos na cultura chinesa como sinônimos de prosperidade, paz, saúde e felicidade.

Para essa arte, cada ambiente possui uma energia própria (“chi”), que pode ter o seu fluxo facilitado ou obstruído dependendo de como os móveis e os objetos estão dispostos.

Além do bem-estar, o feng shui privilegia o conforto e a organização, elementos fundamentais para promover ambientes energeticamente equilibrados. Fora as habitações, essa arte chinesa pode ser aplicada em outros contextos, como escritório, escolas e faculdades. Confira algumas dicas de como aplicá-la nos espaços por onde você transita.

Supérfluos
Antes de iniciar a organização de móveis e objetos, verifique o que é realmente necessário e doe o que é supérfluo. Além de atrapalhar a manutenção da organização de determinado espaço, o acúmulo de objetos não utilizados impede o fluxo de energia e ajuda a criar estagnação sobre a vida doméstica.

É importante verificar com regularidade o que ainda é usado dentro de casa, a fim de não acumular itens desnecessários. Arrumar a residência e doar o que não é mais utilizado ajuda a perceber o que realmente é importante. Para o feng shui, a regra de ouro é “menos é mais”.

Cores
Cada cor transmite energia para o ambiente, impactando as vivências que ocorrem nele. Enquanto o vermelho é uma cor mais enérgica, que costuma ser associada aos sentimentos, como a paixão e a ira, o azul transmite tranquilidade, serenidade e harmonia, enquanto o amarelo confere alegria e otimismo.

Por isso, pense com cuidado nas cores que estarão em cada ambiente, presentes em paredes, pisos, móveis e objetos decorativos. Se a sala pode trazer cores mais quentes, que estimulem atividades e conversas, os tons frios nos quartos ajudam a criar um ambiente com mais relaxamento, que ajuda a ter um sono reparador, enquanto o amarelo na cozinha dá energia para começar o dia já no café da manhã.

Móveis
A disposição dos móveis é fundamental para criar o equilíbrio energético nos espaços. Para o feng shui, o sofá deve estar virado para a porta de entrada, a fim de transmitir o símbolo de hospitalidade e acolhimento, com seu encosto próximo à parede, para conferir uma sensação de proteção a quem usá-lo.

Para as camas, a recomendação é não colocá-las diretamente de frente à porta, para conferir mais privacidade para quem tenta dormir. Na sala, vale colocar tapetes e mesas de centro com acabamento arredondado, já que o círculo é uma imagem harmônica, que remete ao sagrado.

Espelhos e janelas
O feng shui não recomenda a disposição de muitos espelhos,  já que estes podem obstruir o fluxo de energia. No quarto, não é recomendável ter nenhum espelho, pois ele pode dificultar o sono. Alguns espelhos podem ser colocados dentro de portas em armários ou um corredor.

Já as janelas devem existir em tamanhos grandes o suficiente para permitir uma boa incidência de luz solar, que traz benefícios, como a produção de vitamina D no organismo, a melhora do sono, a promoção da saúde da pele e dos olhos, além do alívio de dores.

É preciso cuidado com a localização das janelas na casa, já que, em frente a uma rua movimentada, elas podem ser a entrada de ruídos que perturbam a tranquilidade e o silêncio. Na hora de escolher as cortinas, privilegie aquelas de cor clara, para facilitar a entrada de luz natural.

Plantas e materiais
O feng shui recomenda a escolha de materiais naturais para a decoração da casa, como pedra e madeira, evitando o uso de plásticos. Quando feitos do mesmo material, pisos e janelas dão uma continuidade visual entre ambientes internos e externos da casa.

A presença de plantas e fontes de água são elementos importantes para trazer harmonia para os espaços, já que a água simboliza a prosperidade, pois nunca para de fluir. Segundo o feng shui, cada espécie de planta é capaz de transmitir uma energia diferente para os ambientes. Lembre-se de manter o arredor das plantas limpo, sem folhas secas, nutrindo-as com água e Sol.

Cuidar de plantas, desde flores até ervas, ajuda a construir uma conexão entre você e aquele espaço. Lavanda, lírio da paz, arruda e espada de São Jorge são algumas das espécies mais utilizadas pelos adeptos do feng shui, pois são conhecidas por tirar as energias negativas que podem circular nos espaços.



Previous articleIlhas formam G8 no Caribe para promoção turística
Next articleSamsung lança monitor curvo com alto falantes embutidos