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Ícone dos anos 70 e 80, a Mobylette está de volta

O Brasil viveu nos anos 70 uma verdadeira invasão de ciclomotores, mas um produto não sai da cabeça daquela geração até hoje: a Caloi Mobylette, veículo que inclusive virou sinônimo de categoria e emprestou seu nome para similares de outras marcas.

Por mais de duas décadas, entre os anos 80 e 90, a Mobylette foi o sonho de consumo dos jovens!

Rápida, descolada, símbolo de status, a Caloi Mobylette marcou gerações. O barulho do seu motor nunca foi patenteado, mas era inigualável. Bastava escutar o ronco e todos torciam o pescoço para ver ela cortando ruas e avenidas das cidades. Saudade que – felizmente – está com os dias, ou melhor, as horas contadas.

Hoje, à meia-noite, a Caloi começa a vender pelo Mercado Livre a nova Caloi Mobylette. Ícone do passado, a campanha para o lançamento do produto não poderia ter slogan melhor: “A lenda voltou”.

A campanha da nova Caloi Mobylette será toda desenvolvida no universo online, nas redes sociais. Um time de embaixadores ajudará a marca a contar a história do passado e a escrever uma nova história.

“A Mobylette marcou gerações, ela foi uma verdadeira febre por mais de duas décadas, e sua memória permaneceu viva na cultura brasileira graças a uma legião de fãs e colecionadores que mantiveram sua chama acesa. Agora é com grande orgulho que trazemos de volta a Caloi Mobylette às ruas, mas de uma nova forma, com visual urbano mais moderno, na versão elétrica, redefinindo o futuro da mobilidade”, fala Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi.

“O consumidor atual, além de antenado nas tendências globais, quando busca um produto quer algo que faça a diferença na sua vida, como a nova Mobylette fará, pois trata-se de um veículo sustentável que ainda gera economia, praticidade, agilidade e eficiência quando o assunto é transporte urbano”. completa.

Para desenvolver a nova Mobylette, a Caloi mesclou no produto algumas releituras do quadro do passado com as novas necessidades do consumidor. Toda a geometria foi pensada para uma pilotagem versátil e facilitasse a obtenção de uma velocidade eficiente, ideal para encarar trechos urbanos curtos, do dia-a-dia, assim como passeios mais longos. O modelo tem ainda tubo rebaixado, assim como na primeira Mobylette, fator que facilita ao ciclista subir na bike, permitindo assim uma melhor pedalada. Os pneus de quatro polegadas são outros atrativos que proporcionam maior estabilidade, absorvendo todo tipo de impacto e garantindo maior conforto e rendimento.

Porém, o grande destaque está por ela ser um veículo elétrico. Se antes ela era a gasolina, agora em um mundo sustentável, a modernidade exige novos comprometimentos.

O modelo é equipado com um motor de cubo de 350W de potência que pode ser acionado tanto pelo movimento da pedalada como pelo acelerador integrado ao display. A bateria, instalada debaixo do banco, oferece uma autonomia de até 30km.

O logo da linha Caloi Mobylette também foi redesenhado. A aplicação da marca, colocada na lateral, tem acabamento cromado em relevo resinado. As cores do modelo remetem ao clássico Caloi, desde a lateral sóbria até os detalhes com o vermelho inconfundível da marca, destacando, por exemplo, o bagageiro.

“O projeto Mobyllete foi como um retorno ao passado, onde buscamos não só resgatar a experiência de mobilidade exercida pela Mobyllete nos anos 70, mas também trazer de volta características únicas que só um produto com mais de 50 anos pode ter. Todo o projeto buscou remeter a clássica Mobylette dos anos 70 mas sempre de forma modernizada, afinal não estamos falando de uma réplica ou releitura de um clássico, mas sim de um novo caminho para a mobilidade”, explica Marcos Ribeiro, head de produto da Caloi.

Para lançar a nova Mobylette, a Caloi realizou uma pesquisa com consumidores de diversas cidades do País para entender não só a força do produto, mas como o jovem consumidor quer se locomover pelos centros urbanos. Com a pandemia, há um crescente cenário na mudança de hábitos.

No Brasil, a perspectiva é de um aumento médio de 30% ao ano na procura por bicicletas elétricas nessa década e a Caloi encontrou a resposta que a Mobylette é um sinônimo de bicicleta motorizada. O conceito do produto atravessa gerações de consumidores e o nome Mobylette não só mexe com os fãs do passado, como também atrai os jovens atuais.

Para atender o consumidor de todo o Brasil de forma igual, a Caloi realizará primeiro a venda do produto pelo Mercado Livre. À meia-noite do dia 16 de março as vendas serão abertas na plataforma, com entrega em todo o território nacional. Depois, entre os dias 28 e 31 de março, bikeshops de todo o País começarão a vender a nova Caloi Mobylette.

Seu preço sugerido é de R$ 9.199,00.

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Yakult firma patrocínio com CBDA para o Troféu Brasil de Natação

São Paulo 16/3/2022 – Competição definirá a seleção brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e o Campeonato Mundial Junior de NataçãoFilial brasileira será a patrocinadora oficial do principal evento de natação da temporada no país

A Yakult do Brasil é a patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil, que será realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de 4 a 9 de abril, no Rio de Janeiro. A empresa apoiará a competição que definirá a seleção brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e para o Campeonato Mundial Junior de Natação.

Além de desenvolver alimentos que beneficiam a saúde, a multinacional Yakult – com sede em Tóquio, no Japão – incentiva o esporte com objetivo de tornar as pessoas ainda mais saudáveis. A empresa investe no beisebol desde a década de 1990 no Japão (com time profissional) e no Brasil (com um Centro de Treinamento). Desde 2005, a Yakult Honsha (matriz da empresa) é patrocinadora oficial da Federação Internacional de Natação: FINA World Championships e FINA World Swimming Championships (25m). Agora, a filial brasileira será patrocinadora do Troféu Brasil de Natação.

O diretor presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que a empresa quer incentivar as atividades físicas no Brasil como forma de realização da filosofia do grupo. “Nossa filosofia é ‘Nós contribuímos para uma vida saudável e alegre das pessoas do mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida’. Temos uma grande responsabilidade como empresa que se preocupa com a saúde das pessoas e sabemos que, para ter uma vida mais saudável, a prática de exercícios é fundamental. Ao assumirmos este patrocínio com a CBDA, também estamos reforçando o nosso compromisso com as novas gerações para que a natação brasileira continue produzindo grandes atletas que orgulhem o Brasil”, acentua.

“É o começo de uma nova era. A Yakult é um patrocinador com anos de mercado, envergadura e porte gigante em nível mundial. Queremos mostrar que a natação brasileira é gigante e que somos referência na realização de eventos importantíssimos como o Troféu Brasil. Esperamos que seja o primeiro de muitos eventos de parceria entre a CBDA e a Yakult”, ressalta o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.

O vice-presidente da CBDA, Renato Cordani, acrescenta que a conquista da parceria com a Yakult vem coroar todo um trabalho de melhorias na governança da entidade, realizado nos últimos dois anos e que visava justamente tornar a CBDA mais atrativa a receber patrocínios. “É um caminho sem volta. Vamos dando passos sempre nesse sentido para que esse seja o primeiro de muitos patrocínios. Afinal, a CBDA e o esporte aquático do Brasil merecem”, reforça.

Troféu Brasil 2022

O Troféu Brasil de Natação 2022 será a única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos que ocorrerá em junho, em Budapeste, na Hungria – maior evento de esportes olímpicos, excluindo os Jogos Olímpicos. A competição reúne as cinco modalidades aquáticas, além do High Diving (mergulho de grandes alturas). Outras informações: https://novo.cbda.org.br/.

Website: https://www.yakult.com.br/



Geradores fotovoltaicos têm alta de vendas e energia solar alcança Itaipu

Maringá-PR 16/3/2022 – Mais de 73% da população brasileira deseja instalar energia solar em casa. A alta dos preços da energia elétrica e o novo Marco Legal da GD impulsionam o setorCom a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar. Neste cenário promissor, são esperados R$ 51 bilhões em investimentos e as vendas de geradores de energia solar crescem exponencialmente

O ano de 2022 desperta expectativas de crescimento para a energia solar no Brasil, em especial para a geração distribuída. Com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei n° 14.300/2022), publicado em 6 de janeiro, este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar, pois as novas taxas só passam a valer em 2045 para quem adquirir seu gerador ainda em 2022.

Com isto, o crescimento do setor vem sendo nítido. De acordo com dados coletados no site da ANEEL, até dezembro de 2021, o país já contava com 404.733 geradores ON GRID instalados em residências ou empresas brasileiras.

Segundo a ABSOLAR, os novos investimentos na área ultrapassam 74,6 bilhões de reais, entre grandes usinas e sistemas de geração de energia, gerando mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012. Além disso, foi evitada a emissão de 18,0 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Hoje, as usinas solares são a sexta maior fonte de geração do Brasil, presentes em todas as regiões do país. Ainda em março de 2022, o país ultrapassou a marca de 14 GW de potência, somando grandes usinas e geração própria em telhados. Assim, a energia solar alcançou a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da ABSOLAR divulgado neste mês de março em reportagem para a CNN Brasil. A associação informou este dado ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Quando somadas as capacidades das grandes usinas e da geração própria, a fonte solar ocupa o quinto lugar, e já ultrapassou também a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis.

Potência equivalente à usina de Itaipu

Ainda segundo a ABSOLAR, a marca de 14 gigawatts de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica (que representa a inédita equivalência) leva em conta parques centralizados e a geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Essa é a chamada geração distribuída.

A entidade afirma ainda que as principais razões para esse crescimento acelerado dos sistemas solares no Brasil são: o aumento nas tarifas de energia elétrica, e claro, a entrada em vigor do Marco Legal da Geração Própria de Energia.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR.

O crescimento do setor solar

Atualmente o número de instalações de sistemas solares fotovoltaicos não para de crescer. É um setor que cresce três dígitos ao ano e a quantidade de novos projetos instalados e conectados à rede tende a aumentar cada vez mais. Abaixo, está listado a evolução desses número, ao longo dos anos, conforme dados da ANEEL:

  • 2012: 6 sistemas solares instalados no país todo;
  • 2016: 6.719 mil novos sistemas instalados;
  • 2017: 13.957 mil novos sistemas instalados;
  • 2018: 35.884 mil novos sistemas instalados;
  • 2019: 123.803 mil novos sistemas instalados;
  • 2020: 222.176 mil novos sistemas instalados.
  • 2021: 400.918 mil novos sistemas instalados.

Previsão para 2022

Para o decorrer deste ano, as expectativas do mercado seguem altas, sustentadas pelos recordes apontados até aqui. Neste cenário promissor para todo o setor, Aldo Teixeira, fundador e presidente da Aldo Solar comenta o quanto o crescimento da energia solar é positivo para o país. “A previsão de crescimento do setor é otimista. O último Censo de Moradia Quinto Andar apontou que mais de 73% da população brasileira deseja instalar energia solar em casa. A alta dos preços da energia elétrica e o novo Marco Legal de Geração Distribuída contribuem diretamente para a expectativa, além do crescimento de investimentos que o país vem recebendo”, afirma.

“Em 2022, o Brasil deve receber R$ 51 bilhões em investimentos para o setor solar. Diante das oportunidades em todo o país, nossas metas internas são de dobrar o crescimento ano a ano de acordo com essas previsões, sendo que apenas em março deste ano já alcançamos o marco de 230 mil geradores vendidos”, finaliza Aldo.

Website: https://www.aldo.com.br/



Móveis ÉDEZ participa da feira Movelsul, em Bento Gonçalves (RS)

Dois Irmãos/RS 16/3/2022 – O lançamento oferece a possibilidade de compra por módulos, sendo possível fazer a composição da cozinha de acordo com a necessidade de cada ambienteMarca apresenta linha de cozinhas em feira de relevância internacional

Entre os dias 14 e 17 de março, o setor moveleiro pode conferir as principais novidades e tendências do mercado na Movelsul, em Bento Gonçalves (RS). Reconhecida como a principal feira de móveis da América Latina, a Movelsul reúne 500 marcas expositoras, além de um público profissional de diferentes estados brasileiros e outros países.

Entre os lançamentos apresentados no evento está a linha Ten, novidade da marca ÉDEZ no mercado, que possui uma linha de mobiliário de dormitórios. Reconhecida dentro da linha de móveis planejados, a marca aposta na cozinha entendendo uma necessidade do mercado do segmento e acreditando no potencial do planejado para esta área da casa.

Um dos propósitos da linha é quebrar o paradigma de que cozinha é só para mulheres. Por isso, a cozinha foi nomeada com um número, para fugir do padrão do mercado deste segmento que costuma utilizar nomes femininos. Além do design e das cores, o lançamento oferece a possibilidade de compra por módulos, sendo possível fazer a composição da cozinha de acordo com a necessidade de cada ambiente – ponto este que acompanha tendências do mercado de ambientes cada vez mais compactos.

A ÉDEZ faz parte do Grupo Herval, empresa que tem atuação internacional e multissetorial e compreende atualmente atividades em diversos setores de serviços.

O espaço da EDEZ na Movelsul está localizado no PAVILHÃO A, estande 71, entre as ruas 11 e 12, no Alameda Fenavinho, 481 – Fenavinho em Bento Gonçalves.

Website: https://www.moveisedez.com.br



realme é a marca de smartphones 5G que mais cresce no mundo

A realme foi eleita, pela primeira vez, a marca de dispositivos 5G que mais cresce globalmente. Este crescimento robusto permitiu que a realme conquistasse um lugar no TOP 5 de remessas de smartphones 5G em 20 mercados globais e melhorasse sua posição como líder do segmento, em busca da democratização da tecnologia de conexão.

De acordo com o último relatório da Counterpoint Research, as remessas de smartphones 5G da realme foram as que mais cresceram entre as principais fabricantes, com um aumento anual de 165% no quarto trimestre de 2021. O rápido crescimento foi impulsionado pela expansão da empresa em países da Europa Ocidental, como Itália, Espanha, França, Reino Unido e Suíça, localidades em que a marca mais cresce devido a forte presença das séries 8 5G e GT.

Os smartphones 5G da realme também mantiveram o bom desempenho em regiões como Oriente Médio, Norte da África e Ásia-Pacífico, que constituem a maioria dos 20 mercados (incluindo Índia, Bangladesh, Malásia, Marrocos, Mianmar e Cingapura) em que as remessas de smartphones 5G da marca figuram entre as primeiras cinco principais fabricantes.

“Isso reforça nosso compromisso em trabalhar para que nos tornemos a empresa democratizadora do 5G. Como uma marca de tecnologia emergente, a realme sempre se comprometeu em incentivar jovens usuários de todo o mundo a experimentar o que há de mais recente no segmento, como o 5G, e continuará a fornecer aos fãs globais dispositivos atraentes e prontos para o futuro”, afirma Sky Li, fundador e CEO da realme. 

A fim de popularizar a tecnologia 5G e atender as necessidades de um maior número de usuários, a realme oferece dispositivos com a conexão mais avançada em todas as suas famílias de produtos, que vão desde a popular Number Series até a GT Series, linha mais premium da marca.

Como dito na edição LATAM do “Pergunte ao Madhav”, em breve, o realme 9 Pro+, smartphone 5G mais avançado da Number Series e equipado com sensor Sony IMX766 com OIS, será lançado no Brasil. Fique ligado aqui para saber as novidades!

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Mercado global de implantes dentários deve faturar US$ 18 bi até 2027

São Paulo, SP 16/3/2022 – As próteses confeccionadas com a tecnologia Emax, juntamente com computação gráfica para desenho dos dentes e impressão 3D, são as melhores opções do mercado.Segundo dados da Research and Markets, somente em 2021, o faturamento atingiu US$ 11,30 bilhões. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo), são realizados cerca de 800 mil implantes por ano. Novas tecnologias tornam o procedimento mais confortável e seguro para pacientes.

Substituir um dente perdido por meio de implante está cada vez mais fácil e mais confortável para quem precisa do procedimento. Novas tecnologias e facilidades do tratamento estão impulsionando um mercado que não para de crescer. De acordo com a consultoria Research and Markets, que pesquisa o crescimento em nível global de várias atividades, o mercado de implantes dentários movimentou US$ 11,30 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 18,80 bilhões até 2027.

No Brasil, por ano, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados em torno de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo), que representa os fabricantes do setor. No país, ainda de acordo com a entidade, mais de 90% do mercado de procedimentos dentários é atendido pela indústria nacional. Não foi à toa que fabricantes brasileiros do setor conseguiram fechar mais de US$ 2 milhões em novos contratos durante a International Dental Confederence and Arab Dental Exhibition (AEEDC) 2022, realizada em Dubai entre os dias 1º e 3 de fevereiro passado. Ao longo do ano, a expectativa é fechar mais de US$ 9 milhões em negócios envolvendo dispositivos odontológicos.

Para os pacientes, as expectativas geradas pelas atualizações tecnológicas também são animadoras. De acordo com a dentista especializada em próteses dentárias Naiá Carvalho, com os avanços verificados na área nos últimos anos, está mais fácil desenvolver próteses resistentes e duradouras. “As próteses confeccionadas com a tecnologia Emax, juntamente com tecnologia de computação gráfica para desenho dos dentes e impressão 3D, são as melhores opções do mercado atualmente”, informa.

A profissional, que tem mais de sete anos de experiência em Odontologia, comenta que o conforto e a funcionalidade proporcionadas pela tecnologia é eficiente até mesmo quando há grandes extensões do dente comprometidas, seja por cárie ou algum tipo de trauma. “Nesses casos, faz-se necessário empregar um procedimento restaurador através do uso de coroas. Elas possuem o objetivo de envolver todo o dente ou implante dentário, devolvendo assim sua função. As coroas do tipo Emax não contém nenhum material de núcleo metálico. Portanto, é completamente feita com um modelo especial de porcelana constituído de dissilicato de lítio”, comenta.

Para garantir a satisfação estética dos pacientes, as vantagens desse tipo de prótese, segundo a dentista, é sua aparência natural, pois é feita de material translúcido, que se assemelha à cor dos dentes. “O sorriso do paciente fica mais harmônico e esteticamente bonito. Além disso, ressalta-se sua alta resistência à fratura e melhor previsibilidade dos resultados quando se utiliza o sistema 3D, diminuindo assim as chances de falha na confecção da prótese e aumentando a satisfação dos pacientes”, detalha Naiá Carvalho.

Até julho de 2021, mais de 290 mil próteses dentárias foram entregues à população pelo Ministério da Saúde

O tratamento dentário com reabilitação oral é um dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, criado em 2004 pelo governo federal, oferta o serviço de reabilitação oral de próteses por meio de laboratórios financiados pelo Ministério da Saúde e presentes em todas as regiões do país. Segundo dados do órgão, até julho de 2021, foram confeccionados e entregues à população 291.784 próteses dentárias.

Ainda de acordo com o Ministério, as principais doenças bucais verificadas entre os brasileiros e que podem ocasionar a perda de dentes ou outros problemas são a cárie dentária, placa bacteriana, gengivite, doença periodontal, traumatismo dentário, má oclusão e lesões na boca. Para atualizar os dados que orientam as políticas públicas voltadas para essa área, o governo iniciou no mês de fevereiro de 2022 a coleta de dados para entender o panorama da saúde bucal dos brasileiros. O último levantamento foi feito em 2010.



Municípios paulistas querem a proteção do tucunaré

São Paulo 16/3/2022 – Geralmente existe uma certa insegurança, por parte dos políticos, de pautarem ou aprovarem projetos leis de proteção a algumas espécies de peixes.A importância da preservação do tucunaré na economia de muitas cidades do interior paulista, movimentadas pelo turismo de pesca e suas consequentes ações para proteger as espécies consideradas esportivas. O instituto Clube da Pesca.org comenta ainda sobre o objetivo dessas cidades de atrair uma classe de atletas que cresce de forma acelerada no Brasil e no mundo.

Apesar de a pesca ainda ser vista por muitos como uma atividade de subsistência no Brasil, em países desenvolvidos como os Estados Unidos e Canadá, por exemplo, o reconhecimento da pesca como uma prática esportiva é massivo e movimenta bilhões de dólares. Nos últimos anos, porém, uma onda crescente de conscientização vem atingindo milhares de pessoas pelo Brasil. Tanto a administração pública como o setor privado perceberam que o turismo proporcionado pela pesca esportiva possui uma imensa relevância econômica.

É possível afirmar, no entanto, que a prática da pesca predatória com pescadores que desrespeitam inclusive os limites legais de abate ainda é frequente. Apesar de ainda existir um elevado número de pessoas com a mentalidade ultrapassada no que tange à pesca, a “sementinha” que o pescador esportivo Rubens de Almeida Prado ajudou a plantar na Década de 90 com o programa de TV “Pesca & Cia”, transmitido pelo SBT, foi aos poucos formando um verdadeiro “exército” consciente. 

O Dr. Thiago H. Fantini, presidente do Clube da Pesca.org, instituto que atua na promoção da pesca esportiva como turismo ecológico, afirma que atualmente a pesca como esporte é uma modalidade crescente no mundo e no Brasil, onde vem ganhando adeptos de forma acelerada.

Com a ajuda da tecnologia e a adesão massiva de usuários nas redes sociais, essa massa de pescadores esportistas, pessoas conscientes da limitação dos recursos naturais e da necessidade de preservação ambiental, passaram a possuir uma maior expressão. Um verdadeiro “poder de barganha” para com o nicho crescente do mercado econômico, que despertou a atenção também daqueles que fazem política.

Pegando como base o estado mais desenvolvido e populoso do país, o turismo de pesca movimenta grande parte da economia de muitas cidades paulistas, como, por exemplo, Ilha Solteira, Santa Fé do Sul, Sud Menucci, Neves Paulista e Nazaré Paulista. Essas cidades têm uma alta rotatividade de pescadores em busca do embaixador da Pesca Esportiva brasileira, o tucunaré. O que essa espécie proporciona às microeconomias regionais é incrível e surpreendente.

Em dados extraídos de estudos do SEBRAE-SP, o ramo teve uma explosão em 2013, movimentando cerca de 1 bilhão de reais naquele ano e tem crescido cerca de 30% nos últimos anos, conforme o levantamento do Sebrae denominado “Estudo de Ideias de negócios”. Em dez anos, quase dobrou o número de pessoas com o hábito de pescar no Brasil, passando de 4 para 7,8 milhões, segundo a consultoria Ipsos | Marplan (dados de 2020).

É possível imaginar o quanto esse mercado movimenta hoje, apesar dos pormenores da pandemia. Tal fato não só abriu os olhos da sociedade política dessas cidades, como possibilitou a conquista de legislações protetivas, com o intuito de não só fomentar o esporte como também salvar as respectivas economias, visto que muitas dessas cidades “dependentes” do turismo de pesca viram sua economia despencar à medida em que os peixes de seus reservatórios se esgotavam devido à pesca predatória. Bragança Paulista, por exemplo, que tinha uma procura fora do comum pela pesca esportiva do blackbass, viu a espécie desaparecer com os anos, por conta do abate desenfreado.

Nazaré Paulista e Paraibuna foram as pioneiras do Estado de São Paulo a aprovarem os projetos de lei municipais que proíbem a pesca predatória do tucunaré. Algumas cidades mineiras como Araguari e Tupaciguara seguiram a mesma linha.  Por sua vez, o Município de Piracaia, um dos últimos refúgios do blackbass do Estado de São Paulo, também conseguiu aprovar sua cota zero do bass americano.

O instituto Clube da Pesca.org também atua de forma consultiva no desenvolvimento de projetos lei de defeso dessas espécies esportivas, fazendo parcerias com o poder público e órgãos administrativos, com o intuito de explicar a necessidade de preservação com o fim de exploração turística ecológica e seus consequentes resultados, certamente positivos para toda a sociedade. O Dr. Thiago H. Fantini relata ainda que muitos municípios banhados por represas desconhecem o potencial turístico que a proteção legal de espécies como o tucunaré podem trazer para a região. “Geralmente existe uma certa insegurança, por parte dos políticos, de pautarem ou aprovarem projetos leis de proteção a algumas espécies de peixes. Talvez o medo de desagradar alguma classe antiga, ou até mesmo a falta de informação dos que acham que ao proteger o tucunaré, irão prejudicar o pescador profissional, acaba impedindo esse avanço importante”, afirma.

 O tucunaré não é considerado um “pescado comercial”, é um peixe que dificilmente é capturado com a utilização de redes devido a seus hábitos, sendo os impactos negativos da sua proteção praticamente inexistentes.

Considerar as espécies de tucunaré invasivas é um erro porque represa não é um ambiente natural. As represas formadas pelas usinas são verdadeiros marcos de “massacres ambientais”, onde ecossistemas inteiros são inundados pela necessidade humana de desenvolvimento, atrelada, é claro, a meios de produção energética. 

Esses ecossistemas sofrem transformações significativas, dentre elas a “aparição” dos ciclídeos, como tilápias e tucunarés. 

Segundo o presidente do Clube da Pesca.org, “ainda que em um ambiente totalmente artificial criado pelo homem, propício ao desenvolvimento e proliferação de novas espécies, como também a introdução artificial das mesmas, a exemplo da Corvina, não seria correto permitir o massacre de espécies esportivas sob o fundamento de que não são nativas daquele ecossistema. O próprio ecossistema formado pela represa não é nativo, seria um erro não tirar o máximo de proveito econômico de, visto que os esportes náuticos, dentre eles a pesca, fazem parte do dia a dia do brasileiro”.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, detentor do título de maior malha hidrográfica do mundo, a pesca como uma atividade de lazer, recreação e principalmente um esporte só tende a trazer frutos positivos com as leis protetivas das espécies esportivas. 

Website: https://www.instagram.com/clubedapesca_org/



Dia da água chama atenção para recurso onipresente na sobrevivência humana

São Paulo – SP 16/3/2022 – O tratamento da água adequado é fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de vida e para o funcionamento de setores indispensáveis para a sociedade.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, as atenções da sociedade se voltam para a preservação deste recurso natural que é considerado o bem mais precioso da terra. A data também marca o decreto da Declaração Universal dos Direitos da Água, que reconhece a fragilidade e limitação da substância, estabelece a necessidade de cuidados com desperdício, poluição e envenenamento, além de prever penalidades para o mau uso do recurso.

De acordo com a ONU, é provável que em 2030 a população mundial necessite de 40% a mais de água para manter uma boa qualidade de vida. Além disso, a Organização destaca que crianças menores de cinco anos de idade são mais vulneráveis a doenças causadas pelo consumo de água imprópria e a falta de saneamento básico, que podem levá-las a óbito.

O gerente da empresa especialista em sistemas de filtragem, Asstefil, ressalta a necessidade da preocupação com a preservação e utilização consciente da água no dia a dia. “O uso da água vai além do consumo próprio e residencial. A água está presente em linhas de produção, processos industriais, em atividades agrícolas, agropecuárias, na indústria farmacêutica e alimentícia. Por isso é fundamental para a vida em muitos sentidos”, diz Fabio de Oliveira.

O acesso à água potável é cada vez mais fundamental para a manutenção da vida na terra. Oliveira explica que a qualidade da água usada pelas indústrias está diretamente ligada aos resultados alcançados nos processos. “Quaisquer alterações nas propriedades físicas ou químicas da água, que estejam fora das normas vigentes para produção de alimentos ou remédios, por exemplo, podem oferecer inclusive risco à saúde dos consumidores finais”, diz o gerente da Asstefil.

Em determinadas situações, a água tratada também é necessária para limpeza de materiais sensíveis ou sujeitos a efeitos de oxidação. Já no ramo de Food Service a água pura eleva a qualidade dos alimentos, contribuindo para melhores sabores, resultados de cozimento e texturas, além de ajudar na prevenção contra contaminações.

A alta demanda do recurso natural tem inspirado cada vez mais soluções de reuso e tratamento sustentável. Entre os principais meios como alternativas de driblar a escassez está a osmose reversa, indicada para separação do líquido de sólidos e para processos de dessalinização da água do mar, além também da desmineralização. “Hoje podemos recuperar a qualidade da água por meio da filtragem, com redução de impurezas, gostos e odores, ou pela desinfecção, que elimina microrganismos prejudiciais à saúde e pode ser feita sem o uso de agentes químicos com a exposição ultravioleta”, finaliza Fabio de Oliveira.

Website: https://asstefil.com.br/



Imobiliária aponta aumento na procura por interessados em comprar imóveis em SP

São Paulo, SP 16/3/2022 – Interessados em comprar terão facilidades como agendamento online das visitas, tour virtual nos imóveis e apoio jurídicoLello, que também registrou alta de 12% nas vendas em 2021, lança campanha para acelerar fechamento de novos contratos até 31 de março

A cidade de São Paulo registrou crescimento de 12% nas vendas de imóveis usados em 2021, na comparação com o ano anterior. A informação é da Lello, imobiliária e administradora paulistana com atuação na capital paulista, Grande ABC, interior e litoral. 

No início deste ano, segundo Pedro Venturini, diretor de Marketing da Lello Imóveis, a empresa também registrou aumento na procura por imóveis para compra, de pessoas que estão buscando um novo lugar para morar. 

Para acelerar o fechamento de novos contratos em março, a Lello decidiu pagar seis meses de condomínio para quem comprar apartamentos com intermediação da imobiliária até o dia 31 deste mês.

A promoção “Viva seus melhores momentos” valerá para as 10 primeiras aquisições feitas ao longo do período da campanha, com limite de R$ 600 de condomínio por mês, até o valor máximo de R$ 3.600.

“Estamos observando um grande movimento de pessoas em busca de um novo imóvel para morar. Sabemos que a decisão de comprar um apartamento não é simples e envolve vários aspectos, inclusive financeiros”, afirma Pedro Venturini.

Segundo o diretor da Lello Imóveis, os interessados em comprar com a Lello terão facilidades como agendamento online das visitas, tour virtual nos imóveis, apoio jurídico, parceria com bancos para facilitar o financiamento do imóvel e processos inteiramente digitalizados de assinatura de contrato e registro da transação em cartório.

Mais informações podem ser obtidas na landing page da promoção: lelloimoveis.com.br/ganhe-condominio-gratis.

Website: http://www.lelloimoveis.com.br



Interruptores e plugs inteligentes ajudam na automação de residências

São Paulo 16/3/2022 – Atualmente, aparelhos aparentemente simples, podem tornar a casa cada vez mais inteligente e gerar economia de energia.Não são apenas aparelhos sofisticados que tornam as residências inteligentes. Com baixo investimento é possível tornar mais prático o cotidiano dos moradores.

Estima-se que cerca de 2 milhões de residências no Brasil tenham algum tipo de sistema automatizado. Há apenas cinco anos, esse índice não passava de 300 mil. Para até 2025, as previsões da entidade são de um crescimento anual de 22% e receita estimada em R$ 16 bilhões.

Outro levantamento, feito por uma multinacional de eletrônicos, aponta que cerca de 17,3% das pessoas responderam que simplesmente desejavam uma forma de controlar dispositivos de forma automática, enquanto 15,7% pretendem economizar energia e dinheiro, e 13,3% procuram maiores opções de personalização nos ambientes internos.

A economia de energia é o principal benefício apontado por pessoas que já compraram dispositivos inteligentes, com 17,3% do total de respostas. Na sequência, fica a possibilidade de tornar os objetos mais agradáveis e úteis, já que os usuários também perceberam uma maior economia de tempo, segurança aprimorada e menos esforço na utilização de utensílios smart.

 A empresa Elgin, que produz sistemas inteligentes, como interruptores e tomadas, prevê o crescimento de 10% ao ano nas vendas da linha de iluminação com esses produtos até 2025. Com esse crescimento, a perspectiva é de que o mercado alavanque produtos como os interruptores Smart, que chegam para substituir os dispositivos convencionais e os plugues de tomada Smart. Conectados à tomada de qualquer aparelho, esses plugues possibilitam controlar o horário de ligar e desligar e também medir o consumo dos equipamentos. 

Mais informações sobre produtos inteligentes no site:www.https://www.elgin.com.br/Produtos/Iluminacao/Smart

 

 

 

 

Website: http://www.elgin.com.br



Kombi elétrica aparece pela 1ª vez ao público em evento de inovação nos EUA

O veículo comercial é apresentado pela primeira vez ao público depois da World Première no último dia 9 de março, transmitida diretamente de Hamburgo, na Alemanha.

O evento é no maior festival de inovação do mundo que os quase 400 mil visitantes têm a chance de conhecer em primeira mão o novo capítulo da história da Volkswagen.

Durante a conferência SXSW, que acontece de forma presencial depois de dois anos, o ID. BUZZ está presente em pontos próximos ao Austin Convention Center, circulando com convidados pelas ruas da cidade em seus primeiros quilômetros sem a camuflagem colorida vista até então.

Também nos chamados “Buzz Stops”, a marca alemã promove encontros com executivos e influenciadores de todo o mundo e traz programação completa com atividades relacionadas aos temas inovação, tecnologia, mobilidade, cultura, entre outros.

As exibições do ID. BUZZ também fazem parte de um acordo de patrocínio de três anos entre a marca alemã e a SXSW.

Uma Kombi para o futuro
Segundo informa a montadora, ao trazer linhas de DNA da icônica Kombi de primeira geração (T1), o ID. BUZZ proporciona uma experiência de condução ágil e dinâmica. Montado sobre a plataforma modular elétrica (MEB), ele oferece o máximo de área de carga e de passageiros, ocupando um espaço mínimo nas ruas.

O ID. Buzz transfere sete décadas de know-how da Kombi para a era do software e da digitalização, e traz sistemas de assistência de última geração como o ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real.

Outros itens presentes são Front Assist e Lane Assist. Com o novo software, novas funções de assistência também estão a caminho. Uma delas é o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada.

Outra novidade é a função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente.

As vendas antecipadas devem começar em maio, na Europa, enquanto o lançamento está previsto para setembro. As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh, que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv e movimenta o eixo traseiro.

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Lacta lança programa de community commerce para Páscoa 2022

indulge yourself

A Páscoa é o maior evento de consumo de chocolate no Brasil e o 4º evento mais relevante para os brasileiros depois do Natal, Dia das Mães e aniversário. Para 2022, a Lacta anunciou seu programa Amigo Lacta, que permite que pessoas de todo o país criem sua própria loja da marca com descontos para quem acessa e vale-compras para quem participa da ação.

O projeto, feito em parceria com a Mondelez América Latina, é uma iniciativa de community commerce, grande tendência de e-commerce para os próximos anos que traz um novo elemento: as pessoas conhecem quem está por trás da recomendação de um produto, fazem parte da comunidade daquela pessoa e confiam em sua indicação na hora de fazer uma compra.

O objetivo é gerar um ecossistema que se retroalimente garantindo acessibilidade à Páscoa Lacta e transformando as pessoas em microinfluenciadores ao disponibilizarem descontos pra sua rede de influência e ganharem benefícios exclusivos.

“Pensando em possibilitar que cada vez mais pessoas possam viver a magia da Páscoa, trouxemos para o e-commerce de Lacta essa iniciativa inédita no segmento. Fizemos um projeto piloto para o público interno no Natal de 2021 e os resultados foram incríveis com taxa de conversão de duplo dígito, cinco vezes maior do que a média do mercado. Agora estamos expandindo o Amigo Lacta para pessoas do Brasil inteiro poderem participar, fortalecendo os laços criados com suas comunidades”, explica Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelez Brasil.

A mecânica para participar é simples. Basta acessar o site da ação para criar um link de lojinha virtual exclusivo e divulgá-lo para o máximo de pessoas possível. Os amigos, familiares e todos aqueles que fizerem compras utilizando o link terão desconto de 10% em todos os produtos.

A partir de três compras concluídas, o dono da lojinha ganha um vale compras válido para todo o portfólio. Quanto mais pessoas comprarem no link da loja do Amigo Lacta, maior o valor do vale-compras, podendo chegar a até R$ 150 de prêmio.

Os participantes da ação ainda têm acesso a um painel com informação sobre a loja criada para acompanharem o total de indicações feitas, total de compras concluídas por meio do link e a premiação conquistada.

A iniciativa, que acontece entre 16 de março e 30 de abril, se conecta com o propósito da marca de fortalecer e incentivar a criação de laços, partindo do princípio de que compartilhar um chocolate com quem se ama é um ato de grande significado.

Serviço 

Amigo Lacta 

De 16 de março até 30/4 – validade para cupons de desconto e para a troca de vale-compras

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Codashop lança Codacash no Brasil, carteira digital para recargas de jogos

A Codashop lança no Brasil a Codacash, carteira digital da plataforma que oferece cashback a cada recarga de jogos. O recurso já está disponível no site da empresa e disponibiliza aos usuários códigos promocionais para presentes, além de reembolso de um percentual da recarga. O objetivo é tornar as transações ainda mais fáceis e seguras.

“Queremos agregar valor às recargas de jogos e aplicativos e oferecer os melhores benefícios aos usuários da Codashop, por isso surgiu a ideia da Codacash”, explica Raphael Negrão, Marketing Manager da Codashop Brasil. 

“Dessa forma, conseguimos viabilizar uma próxima compra, que inclusive pode sair mais barata graças à plataforma. Com a novidade, esperamos aumentar nossa base em 10% nos próximos meses”, revela Negrão.

Como funciona
Para utilizar a Codacash, os usuários precisam, primeiro, ter uma conta Codashop. No perfil, eles podem ativar a carteira digital usando o número de celular, que servirá como verificação para garantir segurança em todo o processo. Depois dessa etapa, o recurso e cashback será ativado e o jogador poderá recarregar sua conta utilizando diferentes métodos de pagamento.

Cabe destacar que a carteira só pode ser utilizada para transações em compras Codashop e que o valor de cashback não pode ser transferido de uma conta para outra. Usuários da ferramenta também têm acesso a promoções exclusivas.

O valor máximo que um jogador pode adicionar à carteira digital é de R$ 300 por transação de recarga, no entanto, ele pode armazenar até R$ 5 mil no total.

Benefícios
Além do cashback, que devolve ao usuários um percentual do valor da compra para uso em outra transação, a Codacash oferece outros benefícios, como códigos promocionais para presentes. Os vouchers para presentes são adquiridos na plataforma através do meio de pagamento preferido do usuário. O código do voucher é enviado para o endereço de e-mail, que pode ser compartilhado com o destinatário pretendido.

Por enquanto, estão incluídas na carteira valores para recargas feitas em Free Fire e PUBG Mobile. Free Fire conta com 10% de cashback e PUBG Mobile com 9% de cashback, ambos por tempo limitado. Outras ferramentas, jogos e aplicativos devem ser incorporados à carteira em breve, assim como desafios, onde os usuários poderão participar de missões que os recompensarão com códigos de presente gratuitos após a conclusão bem-sucedida.

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Otimização do tempo e produtividade: entenda como melhorar o seu desempenho

O home office tem se tornado cada vez mais uma alternativa viável na rotina de trabalho das pessoas. Depois de dois anos dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, podemos dizer que o trabalho remoto conquistou o seu espaço, de acordo com o relatório IDC’s Future of Work 2022, as previsões para o futuro do trabalho sinalizam uma aderência duradoura de modelos híbridos pela maioria das organizações.

Mas como tirar proveito dos benefícios de trabalhar de qualquer lugar, sem perder a chance de trocar ideias e colaborar com colegas de equipe? Veja abaixo algumas dicas para que você possa otimizar suas tarefas diárias e ser ainda mais produtivo, usando as ferramentas do Google Workspace:

Deu branco! E agora?
Conte com a colaboração de seus colegas, afinal várias cabeças pensam melhor do que uma só, não é mesmo?

Quando você tiver um bloqueio criativo ou estiver inseguro sobre a melhor maneira de estruturar um material, abra um novo arquivo – um Docs, Sheets ou Slides – faça as principais considerações e direcionamentos que você já possui sobre a demanda e compartilhe o documento com sua equipe ou outros colegas da empresa para que eles possam contribuir em tempo real com a tarefa.

Dessa maneira, você não perderá tempo tentando encontrar a solução sozinho, terá mais de uma pessoa trabalhando simultaneamente no arquivo para encontrar a melhor solução e, ainda, contará com a diversidade de expertises e perspectivas para o seu trabalho.

Quem não se comunica, se trumbica!
Você já enviou um e-mail e só depois viu a mensagem de um colega no Chat dizendo que aquela demanda foi alterada ou cancelada?

Com a nova interface integrada do Gmail – que reúne todas as ferramentas do Google Workspace em um só lugar – você evitará situações como essa, pois na mesma janela do Gmail é possível responder uma mensagem no Chat, iniciar uma chamada no Meet, verificar um compromisso em sua agenda ou incluir um novo trabalho em suas tarefas. Os usuários do Gmail passaram a visualizar um botão teste deste novo recurso desde o dia 8 de fevereiro.

Você ainda pode usar outras funcionalidades do Gmail para garantir a otimização de seu tempo, como por exemplo, programar o envio de e-mails com notificações de prazos e/ou ações específicas que você ou sua equipe precisam estar atentos.

Cabeça quente não pensa, só esquenta…
Quando estiver com muitas tarefas sob sua responsabilidade e com a sensação de que esqueceu de entregar um trabalho ou participar de uma ação importante, utilize o novo recurso de gerenciamento de tarefas atrasadas do Google Agenda para visualizar um resumo das pendências de sua agenda nos últimos 30 dias e tirar essa dúvida de sua cabeça.

Assim, você poderá tomar as medidas necessárias e depois editar as tarefas pendentes com os novos prazos e/ou combinados ou, ainda, marcá-las como concluídas. Essa função será disponibilizada de maneira gradativa aos usuários do Google Workspace.

O combinado não sai caro!
Fazer reuniões de alinhamento é uma boa prática para aumentar a produtividade no trabalho. Faça uso, então, do Meet para se conectar com a sua equipe e compartilhar documentos durante a videoconferência. Aproveite esses momentos para repassar recomendações e orientações, transmitir informações importantes e dar feedbacks. Assim, a comunicação fica mais fácil e ainda mais assertiva.

Com as ferramentas certas, você pode fazer suas tarefas com mais calma, de maneira mais organizada e ainda aperfeiçoar o seu desempenho, entregando tudo com mais qualidade e gerando melhores resultados.

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Interesse por decoração cresce e influencia o bem-estar

15/3/2022 – Para Carolina Matsumoto, da Elleva Casa & Decor, adaptar o ambiente doméstico unindo praticidade e bem-estar é essencial para o cotidiano pós-pandemia

Nos últimos dois anos houve um significativo crescimento no interesse por decorar os ambientes internos dos lares, muito disso por conta do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. O mercado brasileiro sentiu essa alta e já no primeiro semestre de 2020, o crescimento no setor de cama, mesa, banho e decoração foi de 23,5%, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. No mesmo período, aumentou o investimento das pessoas em reformas para suas casas, pois as vendas de materiais de construção, como revestimentos cerâmicos, cresceram 68% de acordo com a Anamaco.

O bem-estar para com o próprio lar está no horizonte dos cidadãos, uma vez que muitas pessoas permaneceram e permanecem ainda no esquema de home office mesmo com a possível diminuição dos impactos da pandemia. O contato com um ambiente doméstico que se adeque esteticamente aos moradores tende a gerar muito mais conforto, visto que ficar em casa é parte quase integral de alguns indivíduos.

Carolina P. Matsumoto, representante da Elleva Casa & Decor, loja de artigos decorativos, aponta que não foi só o interesse em tornar a casa mais bonita que fez tal nicho crescer, mas também a necessidade de adaptar o lar para atender as demandas do trabalho e da família que passou e gastar mais tempo em casa. “A principal mudança na casa das pessoas durante a pandemia foi readaptar ambientes para ter um espaço mais adequado de trabalho, ter uma mesa que dê para apoiar o antebraço ou, comprar uma cadeira melhor que não machuque as costas”, afirma Carolina.

“O mesmo pensamento de estar mais tempo em casa e aproveitar melhor o espaço foi utilizado para reformar pontos da casa ou começar do zero uma construção, como aproveitar o quintal ou a varanda para ter uma nova área gourmet”, é o que pontua Carolina ao analisar também o número de pessoas que começaram a investir em imóveis, partindo da planta até o design interior e itens decorativos. Alguns artigos podem ser considerados supérfluos, mas, pelo contrário, são essenciais para a manutenção e bem-estar na casa, como vasos, luminárias, tapetes e itens de cozinha.

Carolina, da Elleva Casa & Decor, recomenda artigos que, combinados, atribuem personalidade à casa. Personalidade esta que pode ser construída por meio de diversidade estética e cultural ao usar peças que vão desde inspirações africanas e asiáticas até art nouveau, conferidas em cerâmica. A representante finaliza dando algumas dicas de como a decoração pode influenciar o bem-estar. Para a neurociência, algumas cores têm a capacidade de transmitir sensações, como calmaria/tranquilidade, conforto e segurança: “Tons claros em geral possuem esse poder de propagar tranquilidade e conforto. Essas cores podem ser muito usadas nas mobílias, tapetes, cortinas. Em especial os tons de azul transmitem a sensação de calmaria/tranquilidade”.

Para saber mais, basta acessar: http://www.ellevacasadecor.com.br

Website: http://Www.ellevacasadecor.com.br



Carrapatos podem causar doenças fatais para pets

15/3/2022 – Segundo Vinicius Finavaro da Off Pragas, a dedetização feita por especialistas garante uma eficácia maior na prevenção de doenças transmitidas por carrapatos

Carrapatos são parasitas comuns de serem encontrados tanto no campo quanto nos centros urbanos. Estes aracnídeos que se alimentam do sangue de outros animais tendem a se proliferar mais nas épocas de chuva e em estações de umidade, como o verão, por exemplo. São também responsáveis pela transmissão de doenças graves como: a babesiose, que provoca, em animais domésticos e em bovinos, anemia, febre alta, palidez da pele e pode levar à morte; a febre maculosa (tifo), que ataca animais e humanos, causando vômitos, febre, falta de apetite, fraqueza e é potencialmente fatal; e a bouba, doença que provoca infecção na pele, ossos e articulações, causando úlceras graves e deformações nos membros e no rosto.

Por serem animais muito pequenos, e que começam sua jornada parasitária ainda na fase de larva, às vezes são imperceptíveis e adoecem algum pet ou animal de grande porte, como gado e cavalos, sem que as pessoas percebam. Os carrapatos também se hospedam em humanos e até que sejam percebidos, podem ficar dias ou semanas na pele. Em 2021, uma infestação de carrapatos foi registrada em Cascavel, PR, deixando a população em estado de alerta. A prefeitura da cidade teve que fazer uma ação de identificação e dedetização dos bairros atingidos.

Vinicius Finavaro, CEO da Off Pragas, empresa especialista em dedetização de carrapatos esclarece sobre as etapas de eliminação das pragas: “Na dedetização, é essencial realizar uma aspiração no ambiente, para diminuir a infestação rapidamente, depois recomendamos a aplicação de inseticidas com associações, que tratam todo o ciclo da praga.” Vinicius também explica que o cuidado deve estar nos animais: “é necessário tratar além do ambiente, o pet, pois ele é o principal vetor da praga. É necessário levar ele ao veterinário para realizar o tratamento junto com a dedetização”.

Em Contagem, MG, também em 2021, a prefeitura intensificou as ações de combate à febre maculosa transmitida pelo carrapato-estrela. Além do envio de agentes de saúde para averiguação de mais de 1.000 residências na procura por focos, a SMS também elaborou uma lista de cuidados necessários para minimizar os riscos de infecção, tais como: evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato; remover um carrapato com uma pinça: pegá-lo com cuidado. Não apertar ou esmagar o carrapato, mas puxá-lo com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lavar a área da mordida com álcool ou sabão e água.

Vinicius Finavaro ainda afirma que não há ambiente 100% seguro e que os animais podem ser contaminados tanto dentro quanto fora de casa. Em passeios onde a grama é alta, os pets podem ser contaminados, pois estes locais propiciam a proliferação dos carrapatos. “Sabemos que nossos animais domésticos são como familiares para nós e cuidar da saúde deles é essencial. Dada a especificidade do cuidado necessário, é importante que especialistas sejam contatados para lidar com focos de carrapato e evitar problemas maiores com estes aracnídeos”.

Para saber mais, basta acessar: https://offpragasdedetizacao.com.br/dedetizacao-de-carrapatos/

Website: https://offpragasdedetizacao.com.br/dedetizacao-de-carrapatos/



Práticas de ESG como premissa para promover a diversidade

São Paulo 15/3/2022 – De acordo com o estudo, 52% das organizações com mulheres líderes apresentam notas ESG elevadas.Esta postura passou a ser considerada como um fator de fortalecimento em um mercado cada vez mais competitivo.

Dentro da sigla ESG, temos E de Environmental (meio ambiente), S de Social, e G de Governance (governança). No G, destaca-se a diversidade, que é um elemento extremamente forte. Promovendo a diversidade, novas maneiras de enxergar problemas serão identificadas ou problemas que antes não mereciam a devida atenção serão percebidos, criando novos mercados e soluções.

“Uma pesquisa feita em 2021 pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que a presença de mulheres em cargos de liderança tem melhorado o desempenho das empresas na agenda ESG, que contribui para a melhora do desempenho geral das organizações”, relata Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).

De acordo com o estudo, 52% das organizações com mulheres líderes apresentam notas ESG elevadas (acima de 97,23 pontos na metodologia utilizada pelo levantamento). Quando a liderança feminina se faz presente nos conselhos de administração, o percentual sobe para 72%.

Segundo Carolina Utida, CEO da CertiGov, a formação de uma força de trabalho diversa, que inclua a isonomia de gênero, é uma peça essencial para se construir uma cultura corporativa sustentável, e que leva a sério o espírito de compliance. Além dos benefícios imediatos em termos de eficiência e produtividade que um quadro inclusivo e diverso de colaboradores pode oferecer essa postura também permite que a própria companhia passe a ser percebida como uma organização que se importa em operar de forma justa e igualitária.

Grandes empresas de diversos setores buscam demonstrar, em seus relatórios anuais de sustentabilidade, como têm aprimorado sua visão sobre temas ligados à diversidade, incluindo a participação mais expressiva de mulheres na força de trabalho. “Contudo, ainda são poucas as companhias que conseguem levar esse olhar da base de colaboradores para as lideranças, incluindo a direção da organização ou a composição de seu conselho de administração. Ainda há muito a ser feito, e não é possível falar de compliance se não houver igualdade de gênero”, salienta Vininha F. Carvalho.

A Johnson Controls (NYSE: JCI), líder mundial em edificações inteligentes e sustentáveis, divulgou recentemente os resultados de um estudo global que avalia o progresso realizado por empresas com foco na sustentabilidade na busca de seus objetivos. Conduzido pela Forrester Consulting e desenvolvido em colaboração com a Johnson Controls em outubro de 2021, o levantamento entrevistou 2.348 líderes de estratégia de sustentabilidade sênior em 25 países e em 19 setores sobre suas principais prioridades de negócios e estratégias de sustentabilidade nos próximos 12 meses.

A pesquisa mostrou claramente que os líderes empresariais veem a sustentabilidade como a prioridade número um dos negócios e que aumentar o investimento para melhorar a eficiência dos negócios, reduzir os impactos ambientais prejudiciais e enfrentar os desafios climáticos urgentes é o que mais importa”, enfatiza Katie McGinty, vice-presidente e diretora de sustentabilidade e relações externas da Johnson Controls.

“O movimento do ESG empresarial está avançando muito rapidamente, promovendo a diversidade e evoluindo alicerçado em mais conscientização para a sustentabilidade, consolidação dos indicadores e métricas de ESG”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news



Feiras agropecuárias e leilões retomam eventos presenciais

15/3/2022 – A avaliação in loco, tanto dos animais quanto dos maquinários agrícolas, aumenta as vendas, pois o consumidor gosta de ver o que está comprandoExponiel 2022 marcou a retomada dos eventos em parque de Uberaba (MG); para empresária do ramo agropecuário, volta das feiras presenciais é positiva para o setor

Se 2022 promete ser um ano de retomada para diversos segmentos realizarem atividades presenciais, como espetáculos, desfiles, festivais e shows, para o setor agro não seria diferente: este ano, grandes eventos têm voltado a acontecer com participação de público. Exemplo disso, a Exponiel 2022, uma das principais para a raça Nelore no Brasil, ocorreu entre os dias 14 e 19 de fevereiro, em Uberaba (MG).

O evento, promovido pela AMCN (Associação Mineira dos Criadores de Nelore), com o apoio da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), foi o primeiro a ocorrer no Parque Fernando Costa, sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), após o período de restrições por conta da pandemia de Covid-19.

Segundo a ABCZ, para a retomada presencial, foram cumpridas as medidas sanitárias exigidas pela Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância de Uberaba, o que incluiu cuidados como tapetes sanitizantes, aferição de temperatura, apresentação de comprovantes de vacinação, disponibilização de álcool em gel em áreas de acesso e testagem dos participantes. 

Da mesma forma, a ExpoZebu 2022, a maior feira da pecuária zebuína no mundo, deve ser realizada de forma presencial de 30 de abril a 8 de maio, no mesmo local.

Em sua 87ª edição, a previsão é de que sejam inscritos mais de mil zebuínos – até o dia 4 de março, já haviam sido inscritos mais de 904 animais, conforme informações divulgadas pela ABCZ. O número representa um crescimento de 198% em comparação a última edição presencial do evento, pré-pandemia.

Mônica Marchett, empresária do ramo agropecuário especializada em melhoria genética e criação extensiva de nelores, destaca a importância da volta das feiras e leilões de forma presencial. “A feira é um momento que proporciona a conexão entre a marca e produtos com um número maior de produtores, bem como a possibilidade de apresentar todo o portfólio, permitindo a interação com o agricultor”.

Neste ponto, Marchett afirma que o retorno das feiras presenciais é importante porque, acima de tudo, permite o contato direto com os produtores, de “poder olhar nos olhos de cada um” e apresentar as tecnologias desenvolvidas para trazer maior produtividade com menor custo de operação para o cliente.

“A avaliação in loco, tanto dos animais quanto dos maquinários agrícolas, aumenta as vendas, pois o consumidor gosta de ver o que está comprando, bem como conhecer o produtor do animal”, pontua.

A título de comparação, acrescenta, um estudo deixou claro que 33% dos participantes (e 22% dos brasileiros) ainda preferem fazer compras em espaços físicos pela necessidade de ver e tocar os objetos de desejo, reporta, referenciando dados da edição 2021 da Global Consumer Insights Pulse Survey, da PWC.

Eventos presenciais contribuem para o setor 

“Este ano, o agronegócio brasileiro deverá ser até 5% maior, com forte contribuição da pecuária, já que o gado de corte terá um crescimento do faturamento anual em 22%”, projeta ela, citando indicativos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). 

Na visão da empresária do ramo agropecuário especializada em melhoria genética e criação extensiva de nelores, a retomada dos eventos em formato presencial é assertiva, considerando fatores como o avanço da vacinação em todo o país.

“Tomadas as devidas precauções para conter a infecção por Covid-19, novas variantes e síndromes gripais, observadas pelas autoridades sanitárias, a volta dos eventos tradicionais deve contribuir para atingir – e, até mesmo, superar – a meta das entidades e configurar uma nova etapa para o agro brasileiro”, conclui Marchett.

Para mais informações, basta acessar: https://monicamarchett.com.br/

Website: https://monicamarchett.com.br/



Empresário libera curso para pais de crianças com autismo

O empresário Bruno Pereira, dono da empresa Mister Ins, acaba de anunciar a liberação gratuita de um dos cursos para pais de crianças com autismo, “Academia de Importação 2.0”.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para que essas famílias possam ter conhecimentos, experiências e oportunidades para uma flexibilidade no trabalho e até mesmo uma renda fixa.

“Costumo dizer que oportunidade e conhecimento são uma das melhores contribuições que a gente pode fazer por quem a gente gosta e também para um mundo melhor. Não tive isso no começo da carreira, sempre tive que investir tempo e dinheiro – que muitas vezes nem tinha, para chegar aos dias de hoje, e eu tendo estratégias para encurtar caminhos, irei passar para essas famílias sem pensar duas vezes todo o conteúdo e material que meus alunos recebem”, afirmou Bruno.

O curso é voltado para diversos perfis, daqueles que querem importar para consumo, para quem quer uma renda extra e até mesmo para quem deseja empreender. O conteúdo do projeto é bem completo, o empresário ensina as melhores formas para importar – mesmo com o dólar em alta, lojas indicadas para produtos oficiais, valores acessíveis, taxas para envios para o Brasil e ensina a precificar.

Os pais que desejam ter acesso ao curso devem enviar um e-mail com a solicitação e com os seguintes documentos anexados:  identidade ou CNH do responsável (pai ou mãe), identidade da criança e laudo médico com comprovação da deficiência intelectual.

Após isso, a documentação será analisada por um profissional da área da saúde, sendo aprovada a família receberá um e-mail com o acesso ao painel do curso pela plataforma ‘Hotmart’.

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Brasil ganhará primeiro instituto de combate ao câncer bucal em maio deste ano

São Paulo, SP 15/3/2022 – Pacientes com tumores iniciais têm uma chance de cura acima de 95%.
Espaço será inaugurado no Rio Grande do Sul, um dos estados com maior índice da doença. Dados do Inca apontam que maiores taxas de incidência e de mortalidade são nas regiões Sudeste e Sul.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o Brasil terá a cada ano do triênio 2020/2022 cerca de 5.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe. A maioria deles em homens. As regiões Sul e Sudeste estão no topo na lista com maior número de casos.

Como forma de trabalhar a prevenção e a orientação necessárias, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) no Rio Grande do Sul tomou a iniciativa de construir o Instituto Nacional do Câncer Bucal (INCB), primeiro espaço no país dedicado exclusivamente ao tratamento da doença. Previsto para ser inaugurado em maio de 2022, o Instituto tem o objetivo de democratizar o atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também oferecer atendimento por meio de convênios e consultas particulares.

Para a cirurgiã dentista Pollyanna Maria de Santana Pereira Lourenço, o diagnóstico precoce é a chave para um desfecho satisfatório. “Pacientes com tumores iniciais têm uma chance de cura acima de 95%. Quando há a presença de sintomas como dor ou dificuldade de mover a língua, a chance de cura cai para 45%. Por isso, a importância do autoexame e de consultas frequentes ao dentista, pois qualquer lesão que permaneça por mais de 15 dias, manchas brancas ou vermelhas, nódulos na região, dor e dificuldade para mastigar ou engolir deve ser investigada”, disse.

Segundo dados do site da American Cancer Society, divulgados em 2021, o grupo de pessoas propensas ao câncer de boca e de orofaringe está na faixa dos 60 anos. Em apenas ¼ dos casos a doença acomete pessoas com menos de 55 anos. Outro dado relevante é o aumento de novos casos a partir da infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) tanto em homens como em mulheres.

“Esse tem sido um fator preocupante relacionado ao aumento dos casos da doença entre jovens, sendo o sexo oral sem proteção a principal forma de contaminação. Portanto, é necessário que os médicos reforcem aos seus pacientes a importância do uso de preservativo”, completou a especialista, que também é ortodontista.

De acordo com Pollyanna Lourenço, o HPV pode ser encontrado na área genital, além de boca e garganta. Geralmente, esse vírus causa verrugas benignas, mas, na maioria das vezes, as infecções virais permanecem indetectáveis e se resolvem sozinhas, sem quaisquer complicações. “Apesar de menos comum, é importante saber que há conexão entre um tipo específico de HPV no desenvolvimento de câncer bucal”, explica. 

Cigarro e álcool – A combinação excessiva do uso de tabaco e bebidas alcoólicas influenciam na maior parte dos diagnósticos de câncer bucal. Estudo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulado “A influência da associação de tabaco e álcool no câncer bucal: revisão de literatura”, ressalta que cerca de 90% dos pacientes com câncer de boca ou garganta fumam cigarros, cachimbos, charutos ou mascam fumo, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de desenvolver câncer, pois sua fórmula facilita a absorção da nicotina pela mucosa da boca.

Ainda segundo o estudo, o etanol, presente em quase todas as bebidas, apesar de não ser uma substância cancerígena, aumenta a permeabilidade da mucosa bucal, facilitando a absorção de substância cancerígena no tecido epitelial e, consequentemente, efeitos nocivos para a saúde sistêmica e bucal.

Só nas Américas, o número de mortes provocadas por doenças relacionadas ao consumo de álcool é de 300 mil pessoas, por ano. Os dados são da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Brasil segue como o segundo país com mais casos (24,8%), apenas atrás dos Estados Unidos (36,9%). “Ao monitorar hábitos, como fumar e consumir álcool, pode-se reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de boca”, orienta a dentista.

Autoexame ajuda na identificação e prevenção – Qualquer pessoa pode fazer uma autoavaliação, porém, esse exame não substitui a análise clínica de um profissional da saúde, que, segundo a dentista Pollyanna Lourenço, deve ser realizado pelo menos duas vezes ao ano. “A técnica do autoexame bucal consiste na inspeção visual e palpação, realizada em frente ao espelho com boa iluminação. Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas no autoexame bucal, foi criada a sigla: BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato)”, explica.  

Mudança de coloração, áreas irritadas debaixo de próteses, como dentaduras e pontes móveis, feridas que não cicatrizam em uma semana, dentes fraturados ou amolecidos e caroços são indícios de que o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

Website: https://www.linkedin.com/in/pollyanna-maria-de-santana-pereira-65137b127/



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