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As redes neutras e o futuro dos provedores regionais

Por Fabrício Viana*

O compartilhamento de redes chega a um novo estágio que pode mudar a configuração das telecomunicações no país. Enquanto, no passado, provedores regionais alugavam entre si suas redes limitadas a pequenos municípios, agora a oferta se refere às infraestruturas que cobrem diversos estados. Aproveitar a oportunidade demanda adequação da gestão administrativa e regulatória dos pequenos provedores.

A rede neutra que mais chama a atenção é a da Oi, que começou a ser compartilhada no início do ano. Além de inaugurar esse tipo de oferta entre as grandes, é, por conta de sua história, a maior infraestrutura do gênero no país.

Nascida da união de diversas subsidiárias da Telebrás, em 1998, a operadora era, quando da privatização do sistema, a que possuía a maior abrangência geográfica – quase todos os estados da costa do país e alguns do Centro Oeste. No primeiro mandato de Lula na Presidência, adquiriu a BrT, concessionária de telefonia que operava em Brasília, e, com diversos aportes oficiais, tornou-se a chamada “supertele”, passando a adotar a marca Oi, usada na telefonia móvel. Em 2016, porém, com bilhões em dívidas, a empresa entrou em recuperação judicial.

Em todos esses momentos, a gigantesca infraestrutura da operadora – que dispõe de backbone com capilaridade nacional a partir da maior rede de fibra do país – foi atualizada tecnologicamente e, nos esforços para reverter seu quadro financeiro, passou a ser alugada como forma de gerar receitas. Para tanto, a Oi criou uma empresa independente, a InfraCo, que em março, contava com seus primeiros clientes. O modelo atraiu o interesse de outras teles, como a Vivo, que também dispõe de uma subsidiária voltada ao mesmo nicho de mercado.

Assim como a tecnologia, o mercado brasileiro de telecomunicações mudou significativamente, passando de uma oferta concentrada em poucos players – seguindo o modelo adotado na privatização da Telebrás – para incontáveis provedores regionais que, operando em praças pouco atrativas comercialmente para as grandes teles, são os maiores fornecedores de banda larga do país.

Essas empresas, que juntas detêm mais clientes na banda larga que a maior operadora nacional, são as que mais se beneficiam com as redes neutras, que possibilitam aumento significativo de suas áreas de atuação sem a necessidade da realização de investimentos proporcionais. Ao menos em alguns dos contratos já firmados, a Oi se encarrega da instalação inclusive da última milha. Já outras empresas, como a Highline, que oferece redes – incluindo backbone e backhaul – para cidades com até 30 mil habitantes, deixa ao locatário de sua infraestrutura o cabeamento que chega à casa dos seus clientes.

Os primeiros a firmarem contratos para o aluguel de redes de grandes teles foram provedores regionais de porte semelhante aos que ingressaram recentemente na bolsa. São empresas que dispõem de boa gestão e que seguem princípios de transparência, governança, compliance etc. Embora a seleção desse tipo de cliente deva se tornar menos rigorosa à medida que as detentoras ambicionem ampliar as receitas proporcionadas por suas redes nacionais, todas elas têm capital aberto no Brasil ou no exterior e adotarão atenção extrema às condições dos que pretendem alugar suas infraestruturas – principalmente, quanto a aspectos regulatórios e de gestão – já que não pretendem verem-se expostas à inadimplência.

Os mesmos critérios observados pelos investidores que têm aportado recursos em provedores regionais nos últimos anos determinarão a quem as grandes teles disponibilizarão suas redes. Primeiro observarão o cumprimento das obrigações legais, excluindo aqueles que apresentarem qualquer nível de clandestinidade. Outro aspecto fundamental refere-se à gestão.

Ambos fatores, geralmente negligenciados por provedores regionais, podem se tornar o grande gargalo do segmento num futuro próximo. O crescimento vivido por essas empresas nos últimos anos deveu-se à oferta de serviços em áreas afastadas dos grandes centros, que não despertavam interesse comercial nas grandes teles. Agora, com acesso a redes que dispõem de alcance nacional, estenderão sua oferta a um número significativamente maior de potenciais clientes.

O crescimento de suas carteiras demandará maior cuidado com a gestão, particularmente quanto à escolha de softwares de gestão especializados. Cobranças, fornecimento dos serviços contratados, emissão de notas, cálculo de tributos que, muitas vezes, são administrados com uso de sistemas genéricos, passam a demandar, necessariamente, soluções desenvolvidas especificamente para o segmento. Mais do que isso, terão de ser escalonáveis – a fim de comportar o aumento das carteiras – e com capacidade de atenderem às características de diferentes praças – o que implicará no cálculo de diferentes alíquotas de impostos.

O compartilhamento de redes neutras dará acesso a novos e maiores mercados a muitos provedores regionais e elevará consideravelmente a competição do segmento. Se a grande demanda por banda larga em localidades distantes dos grandes centros possibilitou o crescimento mesmo de empresas que não davam a atenção devida a sua gestão e a suas obrigações regulatórias, o cenário que se avizinha é bem diferente. O fim da limitação geográfica da oferta de serviços fará com que apenas os ISPs que disporem de boa administração e que respeitem os aspectos legais do SCM permaneçam no mercado.

* Fabrício Viana é sócio da RadiusNet e da VianaTel

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Escritório sem papel: o que é e como fazer o seu

Os escritórios sem papel estão se tornando cada vez mais populares. Com a crescente adoção de modelos de trabalho remotos e híbridos, as empresas começam a digitalizar seus processos e a forma como trabalham. Quer saber mais sobre este novo conceito e como aplicá-lo? Continue lendo!

O que é um escritório sem papel?
Um escritório sem papel é um local de trabalho que diminui drasticamente ou elimina por completo o uso de papel e usa tecnologia para tratar de documentos. Existem empresas que não conseguem eliminar a 100% o uso de papel devido a certos processos ou alguns requisitos legais. Mesmo assim, a redução significativa do uso de papel acelera a transformação digital das empresas. As estantes e a enorme quantidade de pastas dão lugar a um sistema eletrônico de gerenciamento de arquivos, que digitaliza e salva todos os documentos em um só lugar.

Eliminando a papelada – os benefícios de um escritório sem papel
Redução de custos:
sabia que, em média, um funcionário usa 10.000 folhas de papel por ano? Pois é, usar papel em uma empresa significa elevados custos. Você precisa de uma impressora e um scanner, tinteiros, muitas folhas de papel e post-its. Isto para não falar dos possíveis custos nas deslocações necessárias para enviar e/ou receber documentos. 

Aumento da segurança: muitas vezes é difícil ter acesso aos documentos em papel. Isto leva a que muitos documentos importantes possam ser perdidos, guardados indevidamente, roubados ou até destruídos sem querer. O risco de acesso a arquivos confidenciais é também maior, pois se torna complicado monitorar quem deve ter acesso a esses documentos. Contudo, com a utilização de tecnologia de gerenciamento de documentos, os administradores do sistema podem definir quem tem permissão para acessar certos arquivos. Eles podem fazê-lo através do tipo de documento, do nível do usuário baseado na função que exerce ou nível de segurança do sistema. 

Maior produtividade: segundo um estudo feito pela Gartner, os funcionários de uma empresa gastam em média 400 horas por ano procurando arquivos. E muitos desses arquivos não são encontrados na primeira tentativa de procura. Isso é demasiado tempo perdido que poderia ser usado em tarefas mais produtivas, que poderiam trazer mais lucro para a empresa. 

Melhor comunicação e trabalho em equipe: com um programa de partilha de documentos digitais, todas as pessoas envolvidas em um projeto conseguem ter acesso direto e compartilhado ao mesmo documento. Assim, se certo documento for modificado ou precisar de alterações, todas as pessoas estão a par da situação, eliminando assim a impressão e as trocas de documentos físicos.  

Maior sustentabilidade: os brasileiros consomem em média meia árvore por ano em papel. No Brasil, a produção de papel tem origem em madeira de reflorestamento. Contudo, com tanto consumo de papel anual, é necessário haver mais floresta de plantio que acaba ocupando espaço destinado à mata nativa ou para fins alimentícios. Esta realidade também afeta a biodiversidade de várias regiões. Quando o papel é efetivamente produzido e depois utilizado, existe ainda o problema da poluição. Por isso, para contribuir para um mundo mais verde e sustentável, há que diminuir o uso de papel.

Como fazer o seu escritório sem papel
O primeiro passo para criar o seu escritório sem papel é saber quais documentos devem ter uma cópia física por lei e por quanto tempo devem ser mantidos. Todos os documentos que não se encaixam nessa categoria podem ser digitalizados. O passo seguinte é a organização. Você pode usar qualquer software que seja acessível, que tenha armazenamento na nuvem (para evitar dispositivos lentos) e que funcione em qualquer tipo de dispositivo. O Google Drive, Dropbox e Smallpdf são alguns exemplos. Muitos destes softwares permitem também a partilha de documentos entre várias pessoas. No caso específico de contratos, você pode também usar uma assinatura eletrônica evitando imprimir arquivos sempre que precisar deles assinados. As suas notas post-its ou listas de tarefas podem também ser facilmente eliminadas com a sincronização de lembretes de calendário ou com plataformas como o Notion ou o Miro. 

Se trabalhar em uma empresa, ajude sua equipe a compreender como este novo sistema os ajudará a ser mais produtivos, a ter mais impacto e ser mais valorizados em seu trabalho.

Como acabou de ler, existem muitos benefícios em criar o seu escritório sem papel. Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário!



Conheça os 8 melhores museus subaquáticos do mundo

Museus subaquáticos estão presentes em cada vez mais destinos em todo o mundo. A ideia de criar instalações artísticas submersas vai além do turismo e passa pela preservação do meio ambiente. Esse tipo de atração não só estimula a conscientização ambiental, com obras que propõem aos visitantes momentos de reflexão e tratam de questões atuais, como também possibilita uma integração única da arte humana com a natureza. Conheça alguns museus subaquáticos que são destaque pelo mundo:

Museu Subaquático de Bonito – Bonito (MS), Brasil
Na Nascente Azul, famoso complexo de ecoturismo, o Museu Subaquático de Bonito deve ser inaugurado até o final de outubro e será o único do mundo em um ambiente de água doce. Na primeira exposição, as estátuas submersas, criadas por artistas locais, vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. O museu será instalado em um lago com cerca de 4 metros de profundidade, com águas correntes vindas direto da nascente e uma rica biodiversidade.

Com alta concentração de calcário, essas águas vão aos poucos transformar as obras de arte do museu, que serão por fim resultado de um trabalho feito em conjunto pelo ser humano e pela natureza. As peças em exposição vão se integrar ao próprio habitat dos peixes.

Museu Subaquático de Arte – Cancún, México
Entre a costa de Cancún e a Isla Mujeres, o Museu Subaquático de Arte (MUSA) é uma das atrações mais populares do destino desde sua inauguração em 2009. São mais de 500 esculturas submersas criadas em sua maioria por Jason deCaires Taylor, artista britânico que foi o precursor dessas grandes instalações artísticas no fundo do mar. As estátuas são de cimento com pH neutro, oferecendo uma plataforma segura para o crescimento de corais.

É possível admirar as obras durante o mergulho, o snorkeling ou ainda em passeios de barco com fundo transparente. O museu é dividido em dois salões: Manchones (8 metros de profundidade) e Punta Nizuc (4 metros).

Parque de Esculturas Subaquáticas de Granada – Granada
Criado em 2006 também por Jason deCaires Taylor, o parque é considerado o primeiro museu de arte subaquática do mundo. Localizado na costa oeste de Granada, pequeno país do Caribe, conta com 75 obras espalhadas em 800 m², em profundidades que variam entre 5 e 8 metros.

Depois de ser muito danificada com a passagem do furacão Ivan em 2004, essa área foi transformada com a instalação do Parque de Esculturas, que ajudou a proliferar novos corais e a afastar os turistas dos frágeis recifes que conseguiram sobreviver.

Museu Atlântico – Ilha de Lanzarote, Espanha
Localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, este é o primeiro museu subaquático da Europa, instalado em 2016. São 300 esculturas criadas por Jason deCaires Taylor, a uma profundidade média de 14 metros na Baía de Las Coloradas. Além de abrigar corais, o museu costuma atrair também tubarões, arraias, polvos, cardumes de barracudas e outras espécies. As obras trazem mensagens atuais impactantes, como a que representa os refugiados que cruzam o Mar Mediterrâneo em busca de uma vida melhor na Europa.

Museu Subaquático de Cannes – Cannes, França
Inaugurado em fevereiro de 2021, o museu é a primeira instalação de arte de Jason deCaires Taylor no Mediterrâneo. Fica junto à ilha de Sainte-Marguerite, a uma curta distância da costa de Cannes. Ali há seis enormes retratos tridimensionais, cada um com 2 metros de altura, esculpidos a partir de rostos reais de moradores da região. Por estar em águas mais rasas e cristalinas, o museu é ideal para ser visitado com equipamento de snorkel.

Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa – Ayia Napa, Chipre
Também no Mediterrâneo, o Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa (MUSAN) é ainda mais recente – foi inaugurado em agosto deste ano. Com 93 obras, muitas delas em formato de grandes árvores, o local mais parece uma densa floresta submersa. Entre as árvores, há estátuas de crianças, que representam a necessidade de criar um futuro em que a humanidade viva em harmonia com a natureza. O museu pode ser visitado por mergulhadores ou praticantes de snorkeling.

Museu de Arte Subaquática – Townsville, Austrália
Primeiro museu subaquático do hemisfério sul, o MOUA fica em um local particularmente especial: a Grande Barreira de Corais. A primeira instalação submersa do museu está no recife John Brewer, a cerca de 80 km da costa de Queensland, e é chamada de The Coral Greenhouse (“A Estufa de Coral”). Criada por Jason deCaires Taylor, é uma enorme estrutura de cimento com pH neutro e aço inoxidável resistente à corrosão, na forma de uma estufa de plantas, que aos poucos será ocupada pela biodiversidade marinha.

O objetivo do MOUA é conscientizar sobre a importância da conservação dos recifes.

Museu de Arte Subaquática – Walton County (Flórida), Estados Unidos
Os Estados Unidos têm seu próprio museu subaquático desde 2018, o UMA, localizado nas águas esmeraldas do Golfo do México. Fica a pouco mais de 1 km do Grayton Beach State Park, e agências levam os mergulhadores até o local em passeios de barco. Assinadas por artistas de todo o mundo, novas obras são adicionadas à coleção a cada ano e instaladas a uma profundidade de quase 18 metros. Os materiais utilizados não contêm toxinas ou poluentes e ajudam no desenvolvimento de um novo recife.

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A importância da Inteligência Artificial na Medicina em diagnósticos

Por Walter Brandstetter *

Na medicina diagnóstica, assim como em vários outros campos do conhecimento, a Inteligência Artificial, ou IA, está cada vez mais presente nos dispositivos eletrônicos. Essa integração ocorre a passos largos à medida que a tecnologia vigente permite avanços importantes para melhorar a compreensão e identificação das necessidades contemporâneas acerca das mais assertivas práticas diagnósticas.

A IA tem o claro objetivo de auxiliar os profissionais a fornecerem diagnósticos mais confiáveis, rápidos e consistentes aos seus pacientes. Na ultrassonografia não poderia ser diferente e a Samsung se orgulha de investir maciçamente em IA nos mais diversos setores diagnósticos como obstetrícia, urologia, radiologia e cardiologia fetal. A Inteligência Artificial presente nos equipamentos mais modernos ajuda na coleta e avaliação de uma grande parcela de dados simultâneos para identificar padrões e se consolidar com uma importante e indispensável ferramenta de apoio à decisão médica.

Acompanhamos de perto a evolução da Inteligência Artificial e já é possível ver como ela faz diferença no nosso dia a dia através dos dispositivos que usamos, seja nos celulares, nas Smart TVs ou em outros eletrônicos que são capazes de responder a comandos estimulados pelos seres humanos. Com esse avanço, conseguimos fazer pesquisas por um único comando de voz, iniciar ligações, entre diversas outras tarefas. E, na medicina, a IA pode nos levar a avanços ainda mais significantes.

Alguns dispositivos de sistema de ultrassom, como o modelo RS85, da Samsung, utilizam fusão de imagens e conseguem unir os resultados de uma ressonância magnética com a visualização em tempo real do sistema de ultrassonografia para gerar maior assertividade nas biópsias de próstata, por exemplo. Esse é só um dos primeiros passos que aprimoram o diagnóstico e a tecnologia dentro da medicina, mas o impacto pode ser ainda maior a longo prazo, se julgarmos a velocidade em que os avanços dos sistemas operacionais e dos softwares estão apresentando em outros segmentos.

Estima-se que os investimentos de tecnologia na área da saúde podem ultrapassar a casa do bilhão na América Latina até 2022. Esse investimento pode ser convertido em estudos, pesquisas e testes, além de novos equipamentos. Com isso, podemos esperar ainda mais novidades no segmento e reconhecer tanto os exames quanto os tratamentos podem ser melhorados a médio prazo.

* Walter Brandstetter é gerente clínico da divisão de HME da Samsung Brasil

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Saiba como decorar seu ambiente com a The Serif, Smart TV assinada por designers

Se a TV já era um item quase obrigatório na sala de estar dos brasileiros, os últimos dois anos transformaram este aparelho no coração da casa, um verdadeiro hub de comunicação e conectividade graças aos variados recursos, além de um complemento cada vez mais bem-vindo na decoração do ambiente.

Idealizada e desenvolvida pela Samsung, a The Frame revolucionou a forma como a televisão é percebida, servindo como uma plataforma dinâmica para exibir obras de arte ao invés da tela preta da TV desligada, possibilitando ao consumidor mostrar seu estilo. Já a The Serif – recém lançada no Brasil – extrapola o conceito artsy graças ao design atemporal, que mistura elementos tecnológicos à sofisticação de peças assinadas. Saiba o que transforma a The Serif, parte da linha Lifestyle, no modelo mais aclamado dos últimos tempos:

Design premiado
Co-criada pela Samsung em uma premiadíssima colaboração com os irmãos franceses Ronan e Erwan Bouroullec (considerados os melhores designers do mundo), a The Serif é um produto que atende aos aficionados por decoração e arte. Com detalhes que fazem toda a diferença em todos os ângulos, do nome ao formato, o modelo foi globalmente agraciado com importantes prêmios internacionais de design, como o IF (World Design Guide) e o Good Design Award.

Mobília ou TV?
Vista pela perspectiva lateral, a The Serif tem um formato bem característico, que emula a letra “I” em caligrafia serifada – que inclusive, dá nome ao aparelho – e pode ser instalada em um suporte de chão removível em formato de cavalete, ou em cima de outro móvel, como um rack, buffet ou aparador. A parte superior da TV oferece uma superfície perfeita para abrigar plantas em vasos ou cachepots (com o máximo de cuidado para não derramar água e danificar o aparelho), além de servir de base para apoiar diferentes itens decorativos e objetos pequenos.

Muito charme, ligada ou desligada
Desligada, a The Serif mantém o charme único de um sofisticado objeto de decoração, já que, em vez de uma tela preta, exibe continuamente conteúdos que complementam o mood do espaço, deixando-o ainda mais bonito com o Modo Ambiente 4.0 – os próprios Bouroullec conceberam dois desses conteúdos exclusivos para o modelo, inspirados na beleza da natureza. Em pleno funcionamento, a The Serif possui uma conectividade ímpar, com Tap View e Air Play 2, facilitando as conexões, independentemente do sistema operacional do celular. Ela também oferece diversas funções já consagradas em outras TVs QLED 4K da Samsung, como 100% do volume de cor e 10 anos de garantia contra o efeito burn-in.

Preço e disponibilidade
A The Serif tem preço sugerido de R$12.999 e está à venda na loja online da Samsung e em lojas parceiras.

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Amazon apresenta o Echo Show 15 para ajudar a manter as famílias organizadas

A Amazon anuncia hoje o lançamento do Echo Show 15, dispositivo que vem integrar a família Echo Show e foi planejado para ser o coração digital da casa.

Com tela Full HD 1080p de 15,6 polegadas, o dispositivo pode ser fixado à parede ou apoiado em uma base – para uso tanto em posição retrato (vertical), quanto paisagem (horizontal) – e foi desenvolvido para ajudar os clientes a se manterem organizados, conectados e entretidos. O Echo Show 15 vem com um processador de próxima geração AZ2 Neural Edge, conta com nova tela inicial com mais opções de customização, novos recursos de personalização com reconhecimento facial e experiências totalmente novas com Alexa.

“Hoje, as famílias lidam com várias prioridades simultâneas – a que horas deixar as crianças no treino de futebol, o que comprar no mercado, ou quando agendar o próximo compromisso. A lista é grande. Com o Echo Show 15, a Alexa pode ajudar”, diz Tom Taylor, vice-presidente sênior da Amazon Alexa.

“O Echo Show 15 reúne tudo o que faz sua casa funcionar em um só lugar. Com uma nova tela inicial e widgets Alexa, é possível personalizar o Echo Show 15 para ver o calendário familiar compartilhado, gerenciar listas de tarefas e lembretes e criar sua lista de compras. Além disso, o Echo Show 15 pode se adaptar ao ambiente doméstico. Então, ele está lá sempre que você precisar, mas pode desaparecer lindamente e integrar-se ao ambiente quando você não o estiver usando”, afirma.

Com os widgets Alexa selecionados na tela do Echo Show 15, é possível reunir em um único dispositivo com tela Full HD de 15,6 polegadas tudo o que as famílias precisam. Para complementar o conteúdo rotativo do Echo Show 15, você pode personalizar a tela inicial usando uma nova galeria de widgets, o que permite escolher e adicionar as informações mais úteis para a sua família. Os widgets da Alexa são atualizados continuamente para que você sempre tenha as informações mais recentes e possa reorganizá-las facilmente, atendendo às suas necessidades e preferências.

Reconhecimento facial
Com o novo recurso de reconhecimento facial, a Alexa pode reconhecer quem está falando com ela, e personalizar as informações na tela do Echo Show 15. Depois de ativar o recurso de reconhecimento facial, basta passar em frente ao Echo Show 15 para que a Alexa reconheça você e a tela do dispositivo seja atualizada automaticamente, mostrando uma saudação, seus lembretes, eventos do calendário, músicas tocadas recentemente ou notas de outros membros da família.

Organize sua casa
Com o Echo Show 15, é possível rapidamente visualizar e atualizar o calendário compartilhado da sua família, adicionar ou remover itens da lista de compras, verificar a lista de tarefas e muito mais. Agora, com o Echo Show 15 na cozinha, é fácil consultar receitas para preparar o jantar ou planejar as refeições da semana. Você pode obter recomendações de receitas do Cookpad ou de outras skills de receitas.

Conecte-se com sua casa e com outras pessoas
Ficar conectado significa gerenciar dispositivos e serviços que mantêm sua casa funcionando. O widget de Favoritos da Casa Inteligente permite que você veja e controle os dispositivos compatíveis mais usados, com apenas um toque. A tela ampla permite visualização picture in picture, para seguir uma receita e ao mesmo tempo ficar de olho na câmera do quarto do bebê, por exemplo.

O Echo Show 15 também ajuda você a ficar conectado com seus entes queridos dentro e fora de casa. Com o widget de bloco de notas você pode deixar um recado sobre a hora do jantar para os membros da família ou um lembrete para levar o cachorro para passear.

Além disso, com o reconhecimento facial, você pode enviar um recado diretamente para alguém específico da família, que só aparecerá quando a Alexa reconhecer esta pessoa em frente ao dispositivo. Com sua tela de 15,6 polegadas e câmera de 5 megapixels, o Echo Show 15 também é ótimo para chamadas de vídeo ou para fazer Drop In – recurso que permite fazer chamadas a dispositivos autorizados compatíveis com a Alexa, como um smart speaker Echo – com uma pessoa querida em qualquer lugar.

Muito entretenimento
Com sua tela grande e suporte para streaming de vídeo a 1080p, o Echo Show 15 também pode funcionar como seu monitor de vídeo na cozinha. Basta pedir à Alexa para assistir a filmes e séries de TV do Prime Video e Netflix. Fique por dentro das notícias, peça a Alexa para tocar música ou ler um eBook da biblioteca Kindle. O Echo Show 15 também se integra perfeitamente à sua decoração, use fotos do Facebook para transformar sua tela inicial em um porta-retratos digital. Veja suas fotos com outros conteúdos na sua tela inicial ou como uma apresentação de slides.

Novo processador AZ2
O Echo Show 15 é equipado com o processador Amazon AZ2 Neural Edge de próxima geração, um mecanismo de inferência de machine learning com arquitetura escalável quad-core. A arquitetura AZ2 é projetada de forma personalizada pela Amazon, permitindo que algoritmos de visão computacional (CV) – que anteriormente necessitavam do poder computacional da nuvem – passem a ser processados inteiramente na ponta. Isso significa que o Echo Show 15 é capaz de reconhecer uma pessoa cadastrada na função de reconhecimento visual e processará sua imagem diretamente no dispositivo.

Privacidade e acessibilidade
O Echo Show 15 foi projetado com a privacidade em mente; possui controles de microfone e câmera, capacidade de visualizar e excluir suas gravações de voz e uma tampa embutida para cobrir a câmera. O reconhecimento facial é opcional, requer consentimento explícito, e você pode excluir seu perfil da função de reconhecimento facial a qualquer momento por meio das configurações do dispositivo ou do aplicativo Alexa.

Além disso, o Echo Show 15 oferece recursos de acessibilidade que beneficiam todos os clientes, incluindo a capacidade de interagir com Alexa usando toque ao invés de voz, visualizar legendas de respostas da Alexa na tela do dispositivo com VoiceView, entre outras funcionalidades.

Disponibilidade e preço
O Echo Show 15 será vendido no Brasil por R$1.899, em até 12 vezes sem juros. Para saber sobre a disponibilidade do equipamento basta se cadastrar para receber um aviso da Amazon acessando este link. O suporte para apoio do Echo Show 15 será vendido separadamente.

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Trutec anuncia selecionadas para o quarto ciclo de aceleração

São Paulo 28/9/2021 – As quatro startups serão aceleradas pelo programa Vedacit Labs e poderão escalar o negócio com a Trutec

Foram mais de 200 inscritas, de sete países da América Latina, para participar do quarto ciclo do Programa de Inovação Aberta, Vedacit Labs. As quatro escolhidas são: Predialize, de Florianópolis (SC), Mycond, de Salvador (BA), Construflow e Pixforce, de Porto Alegre (RS).

As selecionadas receberão quatro meses de aceleração, por meio de um projeto piloto, e mentoria de executivos renomados do mercado. Os projetos serão aplicados em conceituadas empresas do setor e as startups terão oportunidade de aplicar as soluções diretamente com potenciais clientes, na comunidade de Beta-Testers.

Em cada etapa do programa, a Trutec faz investimentos na efetivação dos projetos e planos de negócio. O objetivo é ampliar a oferta de soluções ao segmento de construção civil, disponibilizando produtos, serviços e tecnologias. Já são 13 aceleradas e mais de 1.200 inscritas para participar. “A cada edição contamos com a qualidade das construtechs, proptechs e retailtechs com propostas inovadoras para transformar a construção civil. Nossa expectativa é de mais um ciclo com projetos diferenciados”, afirma Alexandre Quinze, CEO da Trutec.

O Vedacit Labs é a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Trutec, primeiro hub de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia. “O Vedacit Labs é uma porta de entrada para a Trutec. O Programa faz a seleção de novos modelos de negócio, acelera e encontra as iniciativas aderentes à proposta”, explica Quinze.

Após a conclusão do ciclo de aceleração, as participantes que se destacarem poderão ser convidadas para fazer parte do portfólio da Trutec, com a possibilidade de comercializar em escala para o mercado. Atualmente três empresas que já passaram pelo Labs – ConstruCode, Construct IN e Elixir AI – fazem parte do portfólio.

 

As escolhidas:

Com foco no pós-obra, a Predialize, de Florianópolis (SC), leva tecnologia a construtoras e incorporadoras por meio de inteligência de dados, oferecendo redução de custos e possibilitando um relacionamento transparente com os clientes, em toda a jornada do pós-vendas e pós-obra.

Sistema para gestão de condomínios, a Mycond, de Salvador (BA), cria apps com a marca própria para empresas condominiais, permitindo mais comodidade para os moradores e melhor gestão para os síndicos.  O app busca ajudar as empresas a vender no mundo digital, aumentar a competitividade e evitar perdas de contratos nas mudanças de síndico. Também é possível controlar encomendas, reservas, visitantes, ocorrências, assembleias, controle de acesso, boletos e outras ferramentas que os síndicos precisam.

A Construflow, de Porto Alegre (RS), é uma plataforma de coordenação e inteligência de projetos que gera discussão, rastreabilidade e informação estruturada na fase do projeto, aumentando a eficiência e a produtividade no canteiro. A solução integra as equipes durante as diversas fases de elaboração e compatibilização de projetos, tornando o fluxo de comunicação mais ágil e transparente entre todos os envolvidos.

Também de Porto Alegre, a Pix Force desenvolve soluções personalizadas conforme a necessidade de cada empresa, utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Com a aquisição e interpretação automática de imagens e vídeos fornece informações valiosas para os clientes.

Website: https://trutec.com.br/vedacitlabs/



Congresso Brasileiro de Direito Ambiental reúne especialistas de todo o país

São Paulo 28/9/2021 – Evento irá discutir o direito universal ao Saneamento BásicoTasso Cipriano e Fabrício Soler, do Felsberg Advogados, estão entre os debatedores do evento

O Instituto “O Direito por Um Planeta Verde”, realiza o 26º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental (CBDA), com a presença dos advogados Tasso Alexandre Richetti Pires Cipriano e Fabrício Soler, ambos da área Ambiental do Felsberg Advogados. Nesta edição, o CBDA irá abordar o tema “O Estado de Direito Ambiental Sob a Luz dos ODS”.

Devido à pandemia, o evento será virtual este ano e reunirá também o 16º Congresso de Estudantes de Direito Ambiental e as Apresentações de Teses e o X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, além do 16º Congresso Internacional de Direito Ambiental.

No dia 28, das 9h às 12h. Tasso Cipriano irá presidir a mesa sobre “ODS 12 – Consumo e produção sustentável”. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Também participam da mesa Sonia Chapman, da Rede ACV; Luciana Quintão, da ONG Banco de Alimentos; Cláudia Lima Marques, professora da UFRGS; Denize Cavalcanti, da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e Guilherme Ferreira da Cruz, Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo.

No dia 29, também a partir das 9h, Fabrício Soler falará sobre “Direito fundamental ao Saneamento Básico” durante a mesa “ODS 06 – Água e Saneamento Básico”, que será presidida por Maria Christina Motta Gueorguiev, do Veirano Advogados; e contará ainda com

Edison Carlos, do Instituto Trata Brasil; Alexandra Facciolli, promotora de Justiça do Ministério Público de são Paulo (MP/SP); e Tarcila Santos Britto Gomes, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A programação do Congresso contará com temas como Estado de Direito Ambiental à Luz dos ODS: Tendências e meios de Concretização; Erradicação da pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde, Bem Estar e Meio Ambiente; Energia Limpa; Água e Saneamento Básico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ações contra a Mudança Global do Clima; A Proteção dos Ecossistemas; Inovação, Trabalho, Atividades Econômicas e Meio Ambiente.

Serviço:

26º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental

Data: 28 e 29 de setembro de 2021

Horário: das 9h às 12h

Inscrição: http://congresso.planetaverde.org/inscricoes/

Acesso: será encaminhado após a inscrição

Website: http://www.felsberg.com.br



Circular do Bacen permite bloqueio de contas de pessoas com CPF irregular

São Paulo 28/9/2021 – Os efeitos práticos dessa decisão podem prejudicar diretamente as pessoas de baixa renda. Segundo o advogado Henrique Parada.Pessoas Físicas com CPF “suspenso”, “cancelado” ou “nulo” e Pessoas Jurídicas com CNPJ “inapto”, “baixado” ou “nulo” poderão ter contas de depósito bloqueadas.

A Circular no 3.988/20, de 04 de março de 2020, publicada no Diário Oficial da União, estabelece procedimentos e condições complementares para abertura, manutenção e encerramento de contas de depósito. Segundo esta Circular, para fins do encerramento de conta de depósitos em decorrência da verificação de irregularidades nas informações prestadas, são consideradas como irregularidades de natureza grave, entre outras, as situações de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) definidas em instrução normativa da Receita Federal do Brasil como: “suspensa”, “cancelada” ou “nula”, no CPF; e “inapta”, “baixada” ou “nula”, no CNPJ.

A circular prevê que, para fins do encerramento de conta de depósitos em decorrência da verificação de irregularidades nas informações prestadas, serão consideradas como irregularidades de natureza grave, entre outras, as situações de inscrição no CPF ou no CNPJ.

Segundo a norma, a instituição financeira detentora de conta de depósitos de titularidade de pessoa jurídica deve suspender a autorização do respectivo representante, mandatário ou preposto para a movimentação da conta, caso verifique irregularidade grave na inscrição desses agentes no CPF.

Com isso, as circulares poderão atingir pessoas de baixa renda, que não conseguirão movimentar suas contas e, consequentemente, realizar saques e efetuar pagamentos. Isso porque os processos de regularização do CPF e de reativação da conta bancária levam tempo.

Dessa forma, o período entre a regularização e a reativação poderá prejudicar a subsistência do cidadão, até mesmo para o pagamento de contas básicas, que terá a sua conta encerrada sem a divulgação prévia.

Sob um olhar judicial, a ausência de medidas preventivas poderá gerar judicialização de demandas que inundarão ainda mais o Poder Judiciário, na medida em que a ausência de informação prévia traz a sensação de que o titular da conta teve o seu direito lesionado.

Uma solução para o imbróglio, segundo o advogado, Henrique Parada (Parada Advogados), seria estabelecer uma divulgação massiva à população de maneira que as pessoas possam ter a exata ciência das consequências destas circulares e, ainda, qual o caminho para a regularização da situação perante o Fisco sem que haja qualquer prejuízo aos consumidores de boa-fé.

Website: https://paradamartini.com.br/



LG anuncia novos modelos de Sound Bars com melhorias no áudio e design sustentável

A LG acaba de anunciar a chegada de dois novos modelos de Sound Bars no país, ampliando seu portfóio – SP8A e SP9A. Os modelos – compatíveis com imagem 4K – foram desenvolvidos para proporcionar uma experiência cinematográfica ainda mais completa por meio dos melhores recursos de Inteligência Artificial, que englobam os principais comandos de voz: Alexa, Google Assistente, Apple AirPlay2 e a tecnologia própria da marca LG ThinQ AI.

Além disso, possui design Eco-Friendly e sistemas de áudio que reproduzem sons em alta resolução e mais próximos da realidade.

Com o objetivo de proporcionar uma nova realidade em som, o modelo SP9A possui 520 Watts RMS de potência distribuídos entre 5.1.2 canais, enquanto o SP8A possui 440 Watts RMS de potência distribuídos entre 3.1.2 canais.

Ambos os modelos apresentam tecnologias que transformam o ambiente em uma verdadeira sala de cinema, como o Dolby Atmos, que projeta o som precisamente nos espaços promovendo ambientação 360º, emitindo sons diferentes para cada alto falante e criando uma atmosfera de som tridimensional. Com o decodificador DTS X, é possível ouvir uma tempestade trovejando acima do usuário ao assistir um filme ou no meio de uma perseguição de carros no videogame, tudo isso com apenas a barra e o subwoofer, sem a necessidade de configurar diversas caixas de som.

Além disso, os aparelhos também apresentam Al Sound Pro 2, sistema que ajusta automaticamente a equalização sonora de acordo com o conteúdo que está sendo reproduzido e Al Room Calibration, que permite que o dispositivo reproduza o áudio em sua melhor qualidade de acordo com o layout do ambiente em que estiver usando, garantindo um balanceamento de áudio.

Muitos dispositivos de áudio da LG contam a qualidade de áudio Meridian, e agora, os novos modelos de Sound Bar oferecem o Meridian Horizon, tecnologia de upmixing desenvolvida pela empresa, que fornece áudio multicanal de conteúdo estéreo de dois canais, independentemente da posição de escuta ou localização, melhorando o palco sonoro de todo o conteúdo, aumentando a área de “ponto ideal” e a estabilidade da imagem central, e oferece uma sensação geral de imersão para cada ouvinte.

Outro recurso bacana para o usuário é poder controlar os demais dispositivos inteligentes da casa por meio do comando de voz, buscar notícias, ouvir o som favorito nos principais aplicativos de música, realizar chamadas, criar lembretes e outras diversas funcionalidades para que a rotina fique ainda mais intuitiva e prática. Ah, o produto disponibiliza ainda o Chromecast, tornando os modelos os mais inteligentes da categoria, visto que trabalham em conjunto para entregar a melhor experiência ao consumidor.

Os dispositivos também oferecem alternativas de conexão que não necessitam de cabos, facilitando a instalação e organização, mantendo o ambiente mais limpo. Com o Wi-Fi e Bluetooth os usuários poderão reproduzir tudo com a melhor qualidade, fidelidade e alcance. O Subwoofer Wireless e Bluetooth Connect se conecta automaticamente com a barra.

Outra novidade neste lançamento da marca é o controle remoto universal – LG TV Synergy: os dispositivos poderão ser controlados pelo próprio controle remoto da TV LG, que é composto por dois botões onde o usuário poderá escolher se deseja controlar a TV ou o Sound Bar.

Sustentável
Para promover um modo de produção consciente e minimizar os impactos no planeta, a nova linha de Sound Bars SP8A e SP9A adotou um processo ecológico para o desenvolvimento dos produtos, no qual foram utilizados materiais reciclados para a construção dos dispositivos e embalagens com componentes 100% recicláveis, recebendo a Certificação de Produto Ecológico da Societe Generale de Surveillance (SGS), que comprova o compromisso da marca na redução de poluentes.

Preço e disponibilidade
Os modelos já estão disponíveis no mercado, e tem preço sugerido de R$ 3.599,00 (SP8A) e R$ 4.299,00 (SP9A).

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Campanha Faça de Coração estimula população a saber mais sobre doenças cardíacas

São Paulo – SP 28/9/2021 – Com a chamada “Teste seu Risco Cardiovascular”, iniciativa do Grupo de Advocacy em Cardiovascular conscientiza sobre uma das principais causas de óbito no Brasil e no mundo. 29 de setembro é Dia Mundial do Coração.

O Brasil deve registrar 400 mil óbitos por doenças cardiovasculares em 2021, o que corresponde a uma vida perdida a cada 90 segundos. Em 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC) promove a Campanha “Faça de Coração – Teste seu Risco Cardiovascular”. A iniciativa pretende sensibilizar a população brasileira sobre as doenças e chamar a atenção dos brasileiros para os principais fatores de risco. As doenças do coração têm como principais fatores de risco a dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados), hipertensão, o diabetes, o tabagismo e o sedentarismo.

A campanha digital, coordenada pela Colabore com o Futuro, em parceria com a IK Creative Branding, inclui a divulgação do vídeo Faça de Coração (https://www.youtube.com/watch?v=ys_5rgr7dCc), que incentiva a população a conhecer o seu próprio risco cardiovascular por meio do Teste de Risco Vascular, que pode ser acessado no link https://www.paho.org/cardioapp/web/#/cvrisk

Também como parte da campanha para o Dia Mundial do Coração, o GAC realizou uma enquete entre os deputados estaduais de São Paulo para chamar a atenção deles para o tema e saber o quanto eles e elas conhecem sobre as doenças cardiovasculares; 74,5% dos parlamentares completaram o questionário.

Entre os 70 deputados e deputadas que responderam, a maioria (68%) tem consciência de que as doenças do coração são a principal causa de mortalidade no país. Embora o colesterol seja, hoje, um dos maiores fatores de riscos para mortes causadas pelas doenças cardiovasculares, ele aparece em segundo lugar nos resultados da sondagem, com apenas 22,9% das opiniões sobre sua relevância. A maioria (62,9%) considera a hipertensão o principal fator de risco para o infarto.

Vale ressaltar que a diminuição do colesterol ruim reduz consideravelmente a mortalidade por ataque cardíaco. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o excesso de LDL “causa doenças vasculares porque se deposita, sem dar sintomas, na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma. Estes ateromas vão obstruindo gradualmente as artérias e podem acabar causando Infarto agudo do miocárdio e AVC”.

Os parlamentares também foram questionados se as políticas públicas vigentes são efetivas para o manejo e controle das doenças cardiovasculares. 91% dos entrevistados reconhecem que as políticas atuais precisam ser melhoradas. “Este é o terceiro ano da campanha que realizamos com o GAC e os dados da enquete comprovam que está na hora de agir, e não apenas falar, para alcançarmos o atendimento adequado destes pacientes”, afirma a cofundadora da Colabore com o Futuro, Carolina Cohen.

“Percebemos que a população, em geral, tem conhecimento sobre as doenças cardiovasculares, mas precisam fazer algo a respeito, evitando comportamentos que aumentam os riscos. O alerta, a prevenção e o tratamento adequados podem reverter essa grave situação”, ressalta. Carolina destaca, ainda, que atualmente fala-se muito em hipertensão, mas outros fatores de risco como colesterol alto não têm o devido reconhecimento como sendo dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. “Precisamos esclarecer e alertar a população”, conclui.

Website: https://www.gacbrasil.com.br/



Projetos sustentáveis são tendência no mundo corporativo

São Carlos/SP 28/9/2021 – Logística reversa, gestão hídrica e redução de gases de efeito estufa são algumas ações que revelam o foco de empresas em projetos sustentáveis.

Environmental Performance Index 2020 (EPI), índice desenvolvido pelo Centro de Política e Lei Ambiental da Universidade de Yale, em conjunto com a Rede de Informação do Centro Internacional de Ciências da Terra da Universidade de Columbia, mostra que o Brasil, dos 180 países pesquisados, está em 55º lugar em desempenho de proteção ambiental.

O primeiro lugar pertence à Dinamarca e é seguido por Luxemburgo, Suíça, Reino Unido e França. Os EUA estão em 24º e a China em 120º. O EPI avalia índices como poluição do ar e ecossistemas, recursos hídricos, biodiversidade e habitat, recursos naturais produtivos, alteração no clima, água e saneamento, entre outros.

Dados como esses apontam a necessidade do comprometimento de toda a sociedade com a sustentabilidade de um país. É por isso que as organizações têm um papel importante no assunto. Empresas sustentáveis montam suas estratégias a partir de uma concepção de mundo: atender as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também satisfazer suas necessidades. 

O desafio de aliar saúde corporativa e responsabilidade social tem se tornado central nas escolhas dos consumidores. Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 75% dos consumidores preferem investir seu dinheiro em empresas que possuem ações voltadas ao meio ambiente e que estejam engajadas em projetos sociais.

Um dos exemplos de ações empresariais está o programa de reciclagem desenvolvido pelo Grupo Moura.  A organização desenvolveu o PAM, Programa Ambiental Moura, um sistema de gestão ambiental focado em realizar ações perenes de preservação ao meio ambiente.  Uma das ações destaque é o programa de logística reversa, que há mais de 30 anos faz com que a empresa recicle 100% das baterias produzidas e colocadas no mercado, além de ter reduzido em 36% o consumo de água em suas instalações nos últimos 03 anos. 

Portanto, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias para poder inserir demandas da sociedade em suas diretrizes corporativas. Dessa maneira, estarão mais conectadas à sociedade e alinhadas com as demandas de seus stakeholders. Em um mundo cada vez mais conectado e informado a respeito dos impactos socioambientais da ação humana, é fundamental investir em responsabilidade social e conscientização ambiental.

Website: https://www.mourafacil.com



GoPro apresenta a HERO10 Black

Para os amantes de GoPro, setembro é um mês muito esperado, já que é quando a marca costuma divulgar seu novo carro-chefe. Neste ano, além da agitação em relação ao lançamento da HERO10 Black, a comunidade brasileira ainda contará com uma websérie em três episódios, cheia de ação, que reúne 20 embaixadores da marca em uma competição que coloca à prova todos os recursos da nova câmera.

Apresentada por André Vasco, a série HERO10 Black Brasil traz em seus três episódios provas como corrida de rolimã, rali com o novo Ford Bronco, Beach Tênis Australian Gold, concurso de selfie, surfe em piscina de ondas na Praia da Grama e jogo da memória SanDisk.

Os fãs ainda poderão acompanhar o grupo de influenciadores digitais testando os features da HERO10 Black, sempre equipadas com o cartão de memória microSD SanDisk Extreme. Os destaques envolvem mostrar o funcionamento do novo e avançado processador GP2 que traz taxas de quadro de vídeo duas vezes mais rápidas e qualidade de imagem de última geração, maior resolução de foto de 23 megapixels, estabilização de vídeo atualizada do HyperSmooth 4.0, o incrível vídeo em 5.3K a 60 quadros por segundo que apresenta 91% mais resolução do que o 4K e muito mais.

Os episódios serão transmitidos do dia 26/09 ao dia 29/09 às 21h30 no novíssimo canal do YouTube da marca no País e terá cobertura completa em suas redes sociais. Todos os participantes e equipe contarão com testes para COVID-19 e acompanhamento para a criação de um ambiente seguro.

Além das provas, o conteúdo estará repleto de dicas de como usar sua GoPro em diferentes situações, mostrando toda a versatilidade da câmera. No último episódio, também será divulgado o vencedor do sorteio de um kit cheio de acessórios e equipamentos GoPro que acontece no e-commerce oficial da marca no Brasil. Para participar basta preencher o formulário, seguir a GoPro em suas redes sociais e baixar o app Quik, que é um editor de fotos e vídeos para qualquer tipo de câmera ou celular e o lugar para proprietários de câmeras GoPro descarregarem suas capturas.

Million Dollar Challenge da HERO10 Black
Pelo quarto ano consecutivo, a GoPro desafia seus usuários a criarem o vídeo de destaque para a sua nova câmera principal. Aberto apenas aos usuários da HERO10 Black, o Million Dollar Challenge concederá uma parte igual de US$1.000.000,00 aos criadores dos clipes que forem escolhidos para o vídeo do Million Dollar Challenge da HERO10 Black, que será lançado em dezembro de 2021.

Os usuários da HERO10 Black estão convidados a capturar e enviar seus clipes de vídeo para o Million Dollar Challenge, pelo site. O prazo para envio terminará em 1º de dezembro, às 23h59, horário da Califórnia.

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LelloLab acelera 12 startups sustentáveis brasileiras

O LelloLab, o laboratório de inovação da vida em comum criado pela Lello, acaba de iniciar a etapa de aceleração com as 12 startups selecionadas pela sua aceleradora de projetos. São elas: Alpop, Coletando, E-unidos, Du Local, Goma, Green Mining, Loa Terra, Muni, O Expresso, Piipee, Tupinambá e WCH. Todos estes projetos são voltados para a sustentabilidade das cidades e bem-estar das pessoas. Durante esse processo, que terá duração de 3 a 6 meses, cada startup seguirá uma trilha personalizada, com mentorias coletivas e específicas para as demandas de cada uma, além de uma preparação para acesso a capital, e exercícios de prototipação em condomínios e imóveis.

A aceleração tem como primeira etapa o diagnóstico para avaliar o estágio de cada iniciativa. As etapas seguintes englobarão mentorias, desenvolvimento de MVP (mínimo produto viável) e preparação para captação e investimento. Para cada iniciativa, será atribuído um tutor do LelloLab, que acompanhará de perto toda a jornada da iniciativa pelo tempo de aceleração. Os tutores do LelloLab serão responsáveis por apoiar as startups em suas dúvidas e necessidades, melhorando a jornada das empresas.

“A etapa de diagnóstico é essencial para que possamos conhecer o momento e as demandas de cada uma das startups. Na sequência, poderemos com o nosso programa de mentorias, proporcionar um processo personalizado e de alto valor agregado para cada um dos projetos”, diz Filipe Cassapo, diretor do LelloLab.

Mentorias
“Nossas mentorias serão guiadas por cinco pilares essenciais: Experiência Cidadã, Gestão e Governança, Valor Socioambiental, Métodos e Tecnologia e Mercado. Cada um desses temas será desdobrado em um conjunto de mentorias específicas”, conta Cassapo. O eixo de Experiência Cidadã, por exemplo, contará com mentorias como:”Jornada Cidadã” e ”A Nova Urbanidade”, para todos os projetos, e ”Business Model Canvas”, para projetos de garagem.

O pilar Mercado abordará os temas como: Mercado Condominial, Modelo de Negócio e Marketing Digital. Já a parte dedicada a Métodos e Tecnologia tem como objetivo trazer o conhecimento necessário para aplicação de tecnologia nos negócios, com as mentorias de Design de Serviço, Data Science e Analytics e Inovação Aberta. “Queremos preparar as startups da melhor e mais completa maneira possível para o mercado, pensando na inovação da qualidade da vida em comum. Por isso, buscamos trazer temas essenciais e atuais para quem busca empreender nas Cidades Sustentáveis Inteligentes”, explica Filipe.

O quarto eixo, Gestão e Governança, levantará assuntos importantes para os processos estratégicos, para uma boa governança e para a gestão do dia a dia de qualquer empresa inovadora, como: Diversidade e Inclusão, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Gestão Financeira e Investimentos. Por fim, as mentorias dedicadas ao tema de Valor Socioambiental, falarão de Economia Circular, Infraestrutura Verde e Integração Natureza & Cidade.

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NTT DATA e everis abrem inscrições para o 12º Concurso de Inovação Aberta

A NTT DATA – juntamente com a everis -anunciam o lançamento da 12ª edição do Concurso Internacional de Inovação Aberta (Open Innovation Contest) com o apoio da Associação Brasileira de Startups, JETRO São Paulo, Cubo, Microsoft for Startups e Sebrae. Startups de todo o Brasil podem enviar suas ideias de novas tecnologias que podem tornar o mundo um lugar melhor. As inscrições serão abertas em 30 de setembro, e vão até 8 de novembro.

“Nesses seis anos de evento no Brasil, já recebemos cerca de 200 empresas interessadas. Abrindo as inscrições para uma nova edição, queremos promover o contato e a geração de negócios entre nossos clientes, startups e as capacidades do grupo NTT DATA. Estamos com ótimos apoiadores e jurados, executivos de empresas renomadas, que irão nos ajudar na colaboração com startups que tenham potencial para solucionar os desafios e tendências dos setores relacionados”, explica Roberto Celestino, head de Inovação da everis Brasil.

Na edição de 2020, duas startups brasileiras (Tin Din e Green Ant) conseguiram disputar a final no Japão, tornando o país o único do mundo a conseguir tal feito. “Para 2021, a base segue a mesma: um evento que apoie a inovação nos negócios e a possibilidade de atuar para toda a gama de clientes NTT DATA, comenta Celestino. A ideia é que ao fim todos os envolvidos saiam ganhando: a NTT DATA, a vencedora do prêmio e seus futuros clientes.

A empresa lançou o Open Innovation Contest em 2014, com o objetivo de promover o desenvolvimento de novos negócios por meio da inovação aberta. Neste 12º concurso, a ideia é incentivar a criação de novos negócios globais, apresentando desafios para as indústrias de telecomunicações, bens de consumo e automobilística. Serão dois desafios para o setor bens de consumo, dois para telecom e um para automotivo. Adicionalmente, haverá dois desafios orientados pelas tecnologias de computação espacial e blockchain.

“Serão desafios reais de negócios que servirão para identificarmos startups que ajudam a desenvolver soluções para endereçar desafios desses setores”, diz o head de inovação da everis.

O corpo de 18 jurados é composto por executivos de tecnologia de grandes multinacionais, que irão analisar e identificar startups que possam contribuir com desafios digitais dessas empresas. “É uma grande oportunidade para startups apresentarem seus projetos diretamente para grandes executivos”, diz Celestino.

Evento será híbrido
Devido às incertezas por conta da pandemia, a ideia é que o evento deste ano seja em um modelo híbrido. Segundo Celestino, as empresas brasileiras na disputa estão convidadas a participar presencialmente, na sede da Cubo, mas o evento também será transmitido online. Para a final, a NTT DATA disponibilizará a conexão da startup vencedora com as unidades de negócio do grupo.

“O excelente resultado com as startups brasileiras no ano passado nos mostra que o ecossistema de inovação e negócios no país está aquecido. Nossa visão é garantir que essa roda continue girando, e que cada vez mais empresas tenham interesse no evento”, afirma o head de Inovação da everis. A votação será feita com os próprios clientes NTT DATA.

As inscrições podem ser feitas através deste link.

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Dos profissionais negros, 47% não se sentem pertencentes às empresas, diz estudo

Pesquisa feita pela plataforma de empregos Indeed, em conjunto com o Instituto Guetto, aponta que somente 47,8% dos profissionais negros possuem um sentimento de pertencimento em relação às empresas em que trabalham. A pesquisa ainda mostra que 60% dos entrevistados disseram que percebem a discriminação racial no ambiente de trabalho e 47% alegaram ter presenciado momentos discriminatórios.

A pesquisa foi realizada com 245 profissionais negros brasileiros. As respostas foram coletadas por meio de um painel digital em março de 2021, incluindo trainees, estagiários e profissionais efetivos de organizações de diversos portes, conforme explicou o presidente do Instituto Guetto, Vitor Del Rey.

Del Rey aponta que a pesquisa apresenta que ainda há muita coisa a ser feita em relação à diversidade dentro do ambiente de trabalho, apesar das manifestações antirracistas ocorridas em 2020.

“Os protestos do Vidas Negras Importam (Black Lives Matter), obviamente, tomaram proporção mundial e é claro que traz um sentimento de indignação com o racismo”, diz Vitor. “Isso pode refletir em diversas áreas, inclusive no ambiente de trabalho, mas é preciso tomar cuidado para que essa indignação não fique apenas num discurso e isso se transforme também em ações”, completa.

Vitor ainda conta que a discrimição com profissionais negros, na maior parte dos casos, vem em tom de brincadeira (o que é chamado de “racismo recretativo”) ou por meio de olhares e tratamentos diferentes. “O RH precisa estar atento porque nem todos vão denunciar uma atitude de discriminação, mas coibir essas práticas, e desenvolver ações no sentido de aumentar o senso de pertencimento desses profissionais vai fazer toda a diferença até mesmo na produtividade. Também é preciso criar um ambiente de segurança institucional para que o colaborador possa denunciar práticas racistas nem que seja de forma anônima. Isso fortalece a posição da empresa de não tolerar tais práticas”, informa.

Os respondentes foram questionados sobre quais práticas podem auxiliar a educação e a informação dentro das empresas, a fim de que sejam criados lugares mais receptivos à profissionais negros. 68% dos entrevistados disseram que a formação antirracista de forma contínua é uma ferramenta adequada, e 40% creem que um programa de letramento racial também é uma opção.

“Vemos muitas empresas adotando discursos em prol da diversidade, com programas de recrutamento específicos para profissionais negros, mas é preciso ir além, desenvolver ações que possam ser aplicadas e que façam a diferença no dia a dia da empresa”, ressalta Vitor Del Rey.

Importância da diversidade nas empresas

Investir em diversidade no ambiente corporativo é essencial, já que promove um lugar saudável, favorecendo o intercâmbio de experiências e a troca entre perfis de pessoas distintas. Também é importante para estimular a motivação e o crescimento da produtividade, que podem alargar a competitividade de determinada empresa no mercado em que está inserida.

É essencial, portanto, que as empresas invistam no bem-estar dos colaboradores, oferecendo benefícios flexíveis e benefícios corporativos, por exemplo. Além disso, é de suma importância a criação de um ambiente diverso que, além dos motivos destacados acima, possibilite um novo significado tanto para os colaboradores como para a sociedade em si.



Corinthians anuncia parceria com plataforma de NFT e fantasy football para emissão de cards digitais colecionáveis

O Sport Club Corinthians Paulista fechou parceria com a Sorare e, a partir do dia 5 de outubro, ingressa no jogo Global Fantasy Football, que já conta com grandes times internacionais como Paris Saint-Germain, Liverpool e Real Madrid. A torcida do Timão também poderá colecionar, trocar e jogar com os cartões digitais de seus jogadores favoritos, como Cássio, Fagner, Renato Augusto e Willian.

A parceria reforça a presença da marca Corinthians em mercados internacionais, já que a empresa vem crescendo expressivamente na Ásia e na América do Norte, e abre uma nova fonte de receita com a entrada em uma nova categoria de licenciamento de jogos: o de token não fungível (NFT, ou “non-fungible token”, em inglês). Essa parceria com o Corinthians é mais um passo na missão de construir o melhor “jogo dentro do jogo” para os fãs de futebol em todo o mundo. 

Os cards digitais levam a experiência dos colecionadores a um novo nível: são “criptocartões”, com preços definidos de acordo com a identidade e disponibilidade. É uma maneira direta de entrar no jogo e vinculado à potencial valorização de uma determinada carta. 

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com o Corinthians, um dos clubes mais prestigiados do Brasil”, diz Nicolas Julia, CEO da Sorare. “Duas vezes campeão do Mundial de Clubes da Fifa, o time já tem um grande número de torcedores no mundo todo e esta parceria aumentará ainda mais a base de fãs internacionais, ao mesmo tempo que ajuda Sorare a continuar a construir uma experiência de jogo global. O game nasceu do nosso amor pelo futebol e da nossa experiência em blockchain, mas acreditamos que há uma grande oportunidade de trazer mais fãs de futebol em todo o mundo, assim como de ampliar o modelo para outros esportes”.

“O Corinthians dá mais um passo na inovação de seus empreendimentos globais. Nessa parceria, vamos oferecer, por meio de fantasy game e de NFTs, novas maneiras de viver no dia a dia a paixão pelo Corinthians. Tenho certeza de que nossa torcida vai abraçar também essa iniciativa, que é parte da nossa prioridade em desenvolver a experiência e o produto digital Corinthians. Já contávamos com o fan token, agora com o NFT, e outras novidades virão”, afirma Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

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Um novo jeito de morar: famílias buscam bem-estar e contato com a natureza

Florianópolis (SC) 27/9/2021 – “É muito clara esta tendência de aumento da procura por empreendimentos que ofereçam mais espaço ao ar livre e para práticas esportivas.” Vivian UckerO isolamento e as restrições impostas pela pandemia mudaram o comportamento de muitas famílias brasileiras, e nem tudo voltará a ser como antes. Ao descobrir que o trabalho pode ser feito de casa, muitas famílias estão migrando para ambientes mais amplos, substituindo apartamentos por casas e também mudando de cidade ou de Estado atrás da realização de sonhos que pareciam distantes.

O isolamento e as restrições impostas pela pandemia mudaram o comportamento de muitas famílias brasileiras, e nem tudo voltará a ser como antes. O desenvolvimento de tecnologias de comunicação e a implementação de home office por empresas viraram uma realidade que veio para ficar. Ao descobrir que o trabalho pode ser feito de casa, muitas famílias estão migrando para ambientes mais amplos, substituindo apartamentos por casas e também mudando de cidade ou de estado em busca da realização de sonhos que pareciam distantes.

Uma série de pesquisas já capturam este fenômeno e mostram que o home office caiu no gosto dos trabalhadores. A FIA Employee Experience (FEEx) colheu dados de 213 empresas em todo o território nacional, que apontaram que 91% dos funcionários consideravam a experiência de trabalhar em casa como ótima ou boa. Os aspectos positivos estão relacionados a mais qualidade de vida, tempo para lazer e possibilidade de contato com a natureza.

A qualidade de vida e a busca por moradias em casas em condomínios com infraestrutura e espaços que possibilitem maior contemplação da natureza, sem “impedimentos de vista”, também foram indicados como estímulo para buscar um imóvel mais adequado e prioridades entre os compradores de imóveis, conforme a pesquisa “A influência do coronavírus no mercado imobiliário brasileiro – 3ª Onda”, conduzida pelo DataZAP. O resultado mostrou que 44% entre os mais de 3.400 brasileiros entrevistados tinham intenção ou estavam buscando casas para comprar e mudar o estilo de vida; para 41% era importante que o imóvel estivesse localizado em um condomínio com área de lazer; e 65% desejavam um imóvel com vista/visão desimpedida.

“É muito clara esta tendência de aumento da procura por empreendimentos que ofereçam mais espaço ao ar livre e para práticas esportivas”, ressalta Vivian Ucker, gerente de Marketing do Grupo Ábaco. Em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a empresa está lançando o Deltaville Marine, um bairro planejado que segue este conceito, com infraestrutura de lazer e contemplação no entorno, com marina para acesso direto ao Rio Biguaçu e às praias de Santa Catarina.

A preservação do ambiente também se destaca neste empreendimento, alinhado à preocupação em oferecer maior contato com a natureza. Foram recuperados aproximadamente 140 mil m² de áreas verdes, com o plantio de 20 mil mudas de espécies nativas. Fora isso, um remanescente florestal de 155 mil m² de Mata Atlântica presente no local permanecerá intocado.

 

Website: http://deltavillemarine.com.br



Alunos da Cia Athletica participam de competição com foco em ganho de saúde

A saúde sempre esteve em primeiro lugar na Cia Athletica. Como forma de incentivar seus alunos a retomarem hábitos mais saudáveis depois de tantos meses de dificuldade para se exercitar em razão da pandemia, a unidade Anália Franco, em São Paulo, realiza a 6ª edição do Desafio Agora Vai. A partir do dia 27 de setembro, 110 pessoas divididas em seis equipes disputarão quem perde mais gordura e ganha mais saúde durante 43 dias.

O desafio terá um professor responsável em cada grupo, e esse profissional irá direcionar os exercícios e atividades mais indicadas para cada um. “Para iniciar a avaliação, os participantes farão uma pesagem que não será focada no peso, mas sim na composição geral do organismo. Com uma balança especial de bioimpedância, vamos medir de forma precisa a quantidade de massa muscular, percentual de gordura, saúde celular e taxa metabólica, entre outros níveis importantes”, explica Viviane Santos Roque, Gerente de Marketing da unidade Anália Franco da Cia Athletica, em São Paulo. Após essa medição, os alunos terão a opção de passar por uma triagem com a equipe da nutrição, que irá orientar cada pessoa em relação a seus hábitos alimentares, em conjunto com as atividades físicas propostas pelo coach individual, com foco na perda de gordura.

Além de estimular o ganho de saúde e a qualidade de vida, o objetivo da Cia Athletica é também voltar a reunir as pessoas, com todos os protocolos de higiene e segurança exigidos e já adotados em todas as unidades da rede. “Nossa ideia é que as pessoas possam interagir e se incentivar nessa busca por um corpo mais saudável. Como serão equipes e um depende do outro, o trabalho em grupo e o compromisso com os colegas serão fatores fundamentais para o sucesso”, afirma Viviane.

O resultado do desafio será divulgado no dia 10 de novembro, e o grupo vencedor será o que perder maior percentual de gordura, e terá como prêmio uma mensalidade gratuita na Cia Athletica.

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 35 anos e conta com 17 unidades em operação, a mais nova delas no Clube Cultura, em Campinas. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 24 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.

O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.



Faturamento do e-commerce apresenta alta de 17,60% nos primeiros 7 meses de 2021

De acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie Comitê em conjunto com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), o Sudeste do país teve um crescimento de 17,60% no faturamento do e-commerce durante os primeiros sete meses do ano. Levando em consideração o mesmo período, as vendas realizadas na internet apresentaram crescimento de 9,46%.

Se comparada a outras regiões, ainda no mesmo período de vendas, a região Sudeste permaneceu em último lugar, as outras tiveram os seguintes números: Nordeste (34,26%); Centro-Oeste (33,66%); Norte (24,39%); e Sul (18,94%). “Os índices do MCC-ENET de julho/21 mostram que o brasileiro já se habituou a realizar parte significativa de suas compras através do comércio eletrônico. Chegamos a 11% do consumo acumulado em 12 meses, no período que se encerrou em junho/2021, feito através da Internet, um marco importante para o segmento, que poderá ser superado nos próximos meses, dada a tendência de aceleração das compras on-line”, apontou Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Faturamento na região
Na métrica de faturamento do setor dos meses de junho e julho, a região Sudeste permaneceu em terceiro lugar na comparação regional, apresentando variação positiva de 0,09%. Logo em seguida, vieram as regiões Centro-Oeste (0,22%) e Nordeste (2,02%). Com relação ao acumulado do ano, os números foram: Nordeste (40,16%); Centro-Oeste (36,64%); Sul (30,04%); Norte (24,17%); e Sudeste (17,60%).

No mês de junho de 2021, o e-commerce se mostrou como 12,2% do comércio varejista restrito (tirando peças, veículos e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, percebeu-se que a participação do comércio eletrônico no varejo foi de 11%. O indicador foi realizado pela última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentada em 11 de agosto.

A composição de compras on-line feitas por segmento, no mês de junho deste ano, foi: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%); móveis e eletrodomésticos (27,8%); tecidos, vestuário e calçados (10,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%). O indicador também usa a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base, podendo estar incluso o e-commerce de carrinho de bebê.

Outra métrica vista pelo MCC-ENET mostrou que, no trimestre de abril a junho deste ano, 18,5% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line, um crescimento de 1,3 p.p em relação ao trimestre anterior (17,2%). Na comparação com o mesmo período de 2019, 10,1%, há um crescimento de 8,4 p.p.



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