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HACKATHON 3DEXPERENCE da Dassault Systèmes: jovens levam mais de R$ 20 mil em prêmios

O Vida Moderna esteve em um HACKATHON – em uma tradução livre “maratona de desenvolvimento tecnológico” – no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na cidade de São José dos Campos a convite da Dassault Systèmes, para participar do evento “HACKATHON 3DEXPERIENCE”.

A maratona avaliou projetos desenvolvidos na plataforma 3DEXPERIENCE e mostrou como as soluções 3D podem ser… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”] …facilitadoras da transformação digital no mundo.

Os projetos selecionados foram avaliados por uma comissão formada por especialistas de destaque no mercado e foram avaliadas a solução técnica proposta por cada equipe, a capacidade de gerenciamento de projetos a partir da concepção de ideias, assim como a habilidade de trabalho colaborativo com equipes multidisciplinares e a gestão de processos, da concepção até a finalização.

   Imagem do LinkedIn
“O objetivo desta iniciativa é discutir e desenvolver as tecnologias
do amanhã com os profissionais que farão sucesso no futuro.”

Alessandra Ketler, diretora de Marketing para a América Latina da Dassault Systèmes

 

 

 

Alejandro Chocolat – Managing Director para a América Latina da Dassault Systèmes – concedeu uma entrevista ao Vida Moderna para falar desse evento, da premiação aos participantes e dos planos da empresa para os próximos HACKATHONS que virão.

O evento teve como tema “Segurança na Mobilidade Urbana Alternativa” e contou com equipes de estudantes de graduação do ITA, Instituto Mauá, Unicamp, FEI e PUC Minas.

Premiação
Os três primeiros colocados foram:

1º Colocado: Grupo: GLK Tech, do Instituto Mauá – R$ 15 mil
O projeto envolve a criação de um dispositivo para ser acoplado nos capacetes associados, individualmente, a cada bicicleta ou patinete. O dispositivo utiliza tecnologia Low Power Bluetooth, para enviar a confirmação de uso do capacete por parte do usuário ao aplicativo de locação, coletada a partir de um sensor. Essa informação garante a segurança do passageiro enquanto se desloca, pois, as travas das rodas serão liberadas após e durante a confirmação do sensor. Assim, o usuário só poderá utilizar a bicicleta ou o patinete caso esteja fazendo uso do capacete durante todo o trajeto

2º Colocado: Unicamp – R$ 6 mil
O projeto consiste em uma adaptação do patinete convencional de duas rodas para um protótipo de 3 rodas, com base na ergonomia. Assim, houve a ampliação de sua base e adição de dispositivos para melhorar a estabilidade, conforto do usuário e, consequentemente, a segurança desse meio de transporte alternativo.

3º Colocado: Grupo Screw ITA – R$ 3 mil
o projeto Danger Detector faz uso de sensor de sensor Ultrassom e Arduíno para a prevenção de acidentes envolvendo transporte alternativo no Brasil, como patinetes e bicicletas. O equipamento se propõe a identificar situações de perigo, como irregularidades na via, desníveis e possíveis obstáculos, e alertar o usuário com a vibração da estrutura e com estímulo visual por LED vermelho.

Em paralelo, foram apresentadas palestras de importantes representantes do setor industrial e demonstradas novas soluções nas áreas de Robótica, Realidade Virtual, Simulação, Impressão 3D, Manufatura Aditiva e Machine Learning.

Veja o vídeo de dois estandes: um de realidade virtual e outro de Gêmeos Digitais, ou Digital Twins.

Painel de debates
O principal painel de debates, mediado pela jornalista Angélica Consiglio, aconteceu no auditório do prédio novo da Divisão de Ciências Fundamentais com o tema “O Profissional do Futuro” e teve como participantes Flávio Lima, Vice-President of Quality & Total Customer Satisfaction da Renault | Auro Winston Batista Chagas, Responsável por Soluções e Continuidade Digita da Embraer | Gustavo da Rosa Kaizer, Chefe da Seção de Modificação de Produtos da Weg | Carlos Tadeu Cunha Jr, Project and Operations Director da OneSubsea | Yunare Marinho Targino, Gerente Corporativo de Processos Industriais da M.Dias Branco e André Luis Santos, Digital Transformation Office do Grupo Boticário.

O evento teve apoio da HP, ABB e SKA.

Veja agora o vídeo e aproveite para deixar seu LIKE, seu comentário e se inscrever no canal.

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Como o Protocolo de Madri beneficia marcas no exterior?

Por Bruna Tavares *

O Protocolo de Madri, promulgado no Brasil em 2 de outubro de 2019, simplificou consideravelmente o processamento de pedidos de registro de marca no exterior.

Até então, a burocracia era um impeditivo para exploração da marca internacionalmente, uma vez que se fazia necessário constituir procuradores no país desejado, conhecer a legislação competente, converter o câmbio, dentre outras providências, além de que os custos para tanto eram expressivos.

Com a entrada do Protocolo em vigor, o empresário poderá requerer simultaneamente em diversos países – mediante depósito de um único processo, num único idioma e efetuando pagamentos em única moeda – o registro de tal signo distintivo, desde que tenha depositado pedido ou registro base de marca no país de origem.

Assim, permite-se uma maior previsibilidade do tempo de retorno por parte dos órgãos, bem como uma redução dos custos de transação e de gestão.

Para tanto, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, promoveu uma série de mudanças internas com a promessa de trazer maior agilidade aos trâmites administrativos, visando melhor atender os requerentes, tanto como Escritório de Origem quanto como Escritório Designado.

Na prática, o registro internacional é realizado em sistema próprio do INPI, integralmente eletrônico, em inglês ou espanhol, quando Escritório de Origem, e quando Escritório Designado, também em francês. Nele, é exigido o preenchimento dos dados do requerente e informações acerca da marca e pedido/registro base, a escolha dos países designados e a indicação dos respectivos produtos e/ou serviços a serem assinalados.

A partir do depósito, o INPI realiza uma análise formal prévia, verificando-se a equivalência entre as marcas e suas respectivas especificações no pedido internacional e no pedido/registro base.

Na inexistência de irregularidades, o INPI providenciará o envio do pedido à Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI em até 2 (dois) meses, que, por sua vez, também realizará exames formais, fará a inscrição do pedido, publicá-lo-á na Gazeta Internacional (revista da OMPI) e notificará os países escolhidos pelo requerente.

Cada país fará o exame de acordo com sua própria legislação e enviará a resposta à OMPI, que repassará o resultado ao usuário.

Caso o requerente seja estrangeiro e deseje registrar sua marca no Brasil, o caminho a percorrer é similar, com a diferença de que o Escritório de Origem será o de seu país, enquanto o INPI será o Escritório Designado. A autarquia responsável pelo registro de marcas terá 18 (dezoito) meses para realizar a primeira análise do pedido, sob pena de deferimento automático.

Além dessas inovações, mister pontuar a permissão da co-titularidade de marca, grande avanço que, contudo, só entrará em vigor no ano de 2020.

Com a aderência do Brasil ao Protocolo, espera-se haver um incremento no número de empresas brasileiras a disseminarem suas marcas afora, o que propiciará a criação de um ambiente capaz de gerar uma maior segurança jurídica, colocando o Brasil em sintonia com os demais países no setor de Propriedade Intelectual.

Ademais, facilitará o registro de marca em nações como os EUA, França, Espanha, Portugal, Singapura, Índia, dentre outras contidas na relação de aproximadamente 120 países signatários do Protocolo.

 

* Bruna Tavares é advogada Empresarial do escritório Urbano Vitalino



Aorus leva à Brasil Game Show 2019 o 1º monitor tático do mundo

Quem joga em alta performance sabe que monitor é coisa séria e pode oferecer vantagens táticas decisivas sobre os adversários. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Pensando nisso a Gigabyte, juntamente com a AORUS, lançou o AORUS AD27QD.

Trata-se do 1º monitor tático do mundo e principal atração da Arena AORUS na Brasil Game Show 2019, que acontece de 9 a 13 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Mas o que é um monitor tático?, você pode estar se perguntando. Bem, ele foi pensado para jogos de FPS – os famosos shooters – e oferece funções específicas para este gênero, como estabilizador de mira, noise cancelling, equalizador de preto e muitas outras tecnologias que ajudam o jogador a vencer a batalha.

É bom destacar que, vocação para FPS à parte, o monitor funciona com a mesma performance em qualquer tipo de jogo, naturalmente.

Com resolução de 2560×1440 e taxa de atualização de 144hz, ele possibilita o dobro da qualidade do Full HD para filmes e jogos. Vencedor do prêmio Computex 2019, do Best Choice Award, elea cumula uma série de avanços tecnológicos que o fizeram ser considerado um dos melhores monitores disponíveis no mercado.

A velocidade de resposta é de apenas 1ms, ou seja, praticamente não há atraso entre comando e resposta. O monitor ainda usa uma série de inovações para dar mais vida aos jogos, como uma avançada tecnologia de cor de 10Bits IPS e um display HDR com cores mais dinâmicas e precisas. E o público poderá testar essa tecnologia em primeira mão na BGS.

Velocidade máxima
Outro destaque é o SSD AORUS NVMe Gen 4, o drive de SSD mais veloz do mundo. Ele aproveita ao máximo a tecnologia PCIe 4.0 disponível nas novas placas-mãe e processadores, possibilitando um aumento de até 40% no desempenho comparado a tecnologias anteriores. É uma qualidade indispensável para que aproveitar ao máximo o que os jogos mais avançados têm para oferecer.

Programação repleta de conteúdo para o público
Além de trazer essas máquinas incríveis, a Aorus está preparando uma verdadeira festa para os gamers em seu estande da BGS, com atividades divertidas, competições de CS:GO valendo prêmios exclusivos, presença de influenciadores, o Gamer Corner para testes de hardware e periféricos de última geração, um simulador de corrida VR com Project CARS 2, sorteios, surpresas e muito mais.

 

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Conheça três lugares em São Paulo para mergulhar nos anos 30 de ‘O Poderoso Chefão’

Um dos filmes mais aclamados da história do cinema, “O Poderoso Chefão” é um dos clássicos incontestáveis da sétima arte. A Máfia Italiana, representada brilhantemente por Al Pacino, Marlon Brando, entre outros, ainda hoje serve como inspiração para outros filmes, séries e games. No próximo sábado (5), 32 unidades da rede Cinemark em todo o país trarão sessões com o filme que foi indicado a 10 Oscar e vencedor nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo) e melhor ator (Marlon Brando), o longa-metragem é também um dos clássicos mais importantes da história do cinema mundial. 

Em São Paulo, “The Godfather (no título original, em inglês) será exibido nas unidades…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…Cinemark dos shoppings Metrô Santa Cruz, Cidade São Paulo, Eldorado, Market Place, Mooca Plaza, Pátio Higienópolis e West Plaza.  

E quem for assistir ao clássico em um dos cinemas da capital paulista poderá esticar a programação com um jantar ambientado nos anos 1930, época em que os gangsters imperavam no submundo de cidades americanas como Chicago e Nova York. O restaurante Casa do Don, em Moema, tem seu cardápio e sua decoração baseados na temática da máfia italiana.  

Com drinks especiais e caracterização desde as paredes até o traje dos garçons, a ideia é fazer com que o cliente se sinta em um verdadeiro filme de gangsters, ao melhor estilo de “O Poderoso Chefão”. O restaurante conta com um espaço onde os visitantes podem vestir roupas e acessórios dos anos 1930 e postar aquela linda selfie temática em preto e branco – ou sépia – nas redes sociais. 

Outra opção para quem pretende mergulhar na época em que a chamada “Lei Seca” proibia – ou ao menos tentava proibir – a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, dando espaço para o surgimento de gangsters que contrabandeavam o produto para as cidades, é o Café Society, no Itaim. Inspirada nos bares secretos da década de 1930, a casa reúne pratos do chef Erick Jacquin e drinques assinados por Márcio Silva. As noites têm jazz ao vivo, em um clima intimista. 

E quem não lembra da clássica do filme “Os Intocáveis” (com Kevin Costner, Sean Connery e Andy Garcia), quando o barbeiro acidentalmente corta com a navalha o rosto de Al Capone (Robert de Niro)? Apesar de remeter ao longa-metragem de 1987, indicado a quatro Oscar (Connery venceu o de melhor ator coadjuvante), a BarbeariaCorleone é inspirada – como se precisasse dizer – em “O Poderoso Chefão”.  

Ambientada nas décadas de 40, 50 e 60, a barbearia conta com quatro unidades na capital paulista (Jardins, Morumbi, Itaim Bibi e Vila Olímpia) e oferece mais de 450 rótulos de cerveja para o cliente degustar no local ou levar para casa. 

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OEA e Twitter lançam guia de boas práticas sobre segurança cibernética e uso do Twitter

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Twitter lançaram globalmente um guia de melhores práticas para o uso da plataforma. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com o título “Alfabetização e Segurança Digital – Melhores práticas no uso do Twitter”, o material está disponível em português, inglês, espanhol e francês e oferece aos cidadãos ferramentas para melhorar sua segurança digital no uso de redes sociais e boas práticas para distribuição e consumo de informações, além de dicas para manter a segurança no Twitter.

O guia incorpora conteúdo sobre alfabetização digital e medidas para garantir a segurança de dispositivos ao acessar redes sociais, trazendo ainda um detalhamento sobre as regras e o controle da experiência de uso no Twitter.

“Nossa intenção é contribuir para que as pessoas desenvolvam as habilidades necessárias para analisar criticamente a credibilidade de qualquer conteúdo e questionar as informações que consomem e compartilham online”, afirma Fernando Gallo, gerente de Políticas Públicas do Twitter no Brasil.

O guia – em português – pode ser encontrado neste link.

 

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Western Digital estreia na BGS com lançamentos, torneios de eSports e meet & greet

Maior ponto de encontro do mercado gamer na América Latina, a Brasil Game Show 2019 contará com 400 estandes e a presença de grandes marcas, entre desenvolvedoras, times de eSports, escolas, estúdios independentes e fabricantes de periféricos, como a Western Digital, que estreará no evento. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

“É com grande expectativa e satisfação que estareamos com nosso espaço próprio na Brasil Game Show. Será uma excelente oportunidade para expormos nossas marcas e produtos e nos aproximarmos cada vez mais do público gamer”, diz Alexandre Jannonni, Country Manager do Brasil.

A fabricante apresentará produtos da marca WD_Black, dedicada ao público gamer, além da WD e SanDisk. A empresa realizará pequenos torneios em parceria com a paiN Gaming em uma arena exclusiva e promoverá sessões de meet & greet com influenciadores digitais e jogadores profissionais.

Também estão previstos sorteios de brindes. A 12ª edição da BGS será realizada entre 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

A principal aposta da Western Digital para a BGS 2019 está no lançamento dos novos produtos de armazenamento para jogos da marca WD_Black. Além de experimentarem as novidades nas máquinas disponíveis no estande, os visitantes poderão adquirir os produtos em revendas autorizadas, como Kabum, Amazon, entre outras.

“A BGS é o evento certo para divulgarmos os lançamentos e as novas tecnologias, além de interagirmos com o nosso público-alvo. Estamos muito ansiosos por este evento”, afirma Priscila Aiello, gerente de marketing da Western Digital no Brasil.

Além disso, BGS 2019 terá campeonatos de esportes eletrônicos (BGS Esports), área exclusiva para jogos de estúdios independentes (Avenida Indie), ambientes cosplay (BGS Cosplay), maratona de desenvolvimento de games (BGS Jam) e muito mais.

Painéis e apresentações de grandes nomes da indústria mundial (BGS Talks), encontros com personalidades do mundo dos games (BGS Meet&Greet), momentos de reconhecimento ao trabalho de celebridades da indústria (Wall of Fame), e muitas estações de jogos.

Para mais informações sobre a Brasil Game Show, acesse o site.

 

Serviço – BGS 2019

Quando: 09 a 13 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios)

Onde: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP

Horário: 13h às 21h

 

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A tecnologia como agente transformador da educação

Por Sylvia de Moraes Barros *

O termo blended learning, ou ensino híbrido, tem sido pautado como a evolução do modo de ensinar. A expressão, que significa disponibilizar ao aluno parte das aulas de maneira presencial e outra de modo remoto, explorando o uso de aplicativos e recursos online, é também uma possibilidade de usar a força da internet para escalar o aprendizado personalizado.

Enquanto no ensino presencial o professor está pessoalmente na sala de aula, expondo o conteúdo e interagindo com os alunos, momento essencial para o processo de aprendizado mas nem sempre viável àqueles alunos que não tem tempo para estar lá, no ensino híbrido é possível usar o tempo de maneira mais produtiva, transferindo parte da dedicação a internet.

Assim, professor e aluno podem estar conectados, ensinando e aprendendo através de plataforma online, sem precisar sair de onde estão.

Embora as promessas que rondam essa nova forma de lecionar sejam bastante positivas, por facilitar a participação de mais alunos nas aulas, é preciso ter bem claro que o professor segue insubstituível.

Cursos 100% online, onde não há a interação presencial com um professor pelo menos durante parte da carga horária, tendem a ter um alto nível de desistência, pois não há engajamento e o aluno tem mais dificuldade em ver seu progresso.

Porém, a fórmula que combina parte do ensino presencial, em sala de aula com um professor e outros alunos, e parte do processo de forma remota, seja através de exercícios práticos ou até de aulas online, é hoje o formato ideal para que alunos com restrições de tempo e de dedicação possam participar das aulas, aprender e concluir seus cursos.

É um modelo de ensino, portanto, que veio para ficar.

Quando se trata de crianças, porém, há algumas diferenças. Para as crianças da primeira infância, que procuram na imagem do professor alguém em quem possam confiar e se apoiar ao longo do período escolar, a interação presencial é ainda mais necessária e imprescindível para o desenvolvimento de suas habilidades.

Neste caso, a sugestão é inserir a tecnologia em sala de aula por meio do uso de recursos como lousa interativa, aplicativos com jogos e atividades complementares e aulas no computador, orientadas sempre por um professor. O que motiva o aluno do público infantil a querer aprender é a curiosidade e a ludicidade das aulas.

Se o professor resolve explorar um tema, como animais exóticos, por exemplo, para ensinar o vocabulário e algumas estruturas gramaticais que podem ser usadas para descrevê-los, é possível trazer para a sala de aula um vídeo sobre curiosidades, mostrando cada um em seu habitat e abrindo uma excelente oportunidade para debate.

É usar a tecnologia como um aliado para que os alunos entrem em contato com pessoas de outras nacionalidades e façam entrevistas ao vivo para o aprendizado de perguntas e respostas do dia a dia. A gamificação, outra ótima opção, também pode ser usada como um poderoso recurso para o aluno estudar em casa, sem depender de um adulto, possibilitando complementar o aprendizado de sala de aula e se divertir ao mesmo tempo.

O uso de tecnologia em sala de aula facilitou muito o aguçamento da curiosidade e a exposição do aluno a conteúdos relevantes, assim como a disponibilização de aplicativos para todos os níveis; portanto, deve ser usada como aliada no processo educacional, uma ferramenta a mais que o professor tem a disposição para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos.

Nesse cenário, cabe ao educador se atualizar, uma vez que o perfil da criança e o jovem do século XXI é muito diferente dos de outrora: são menos pacientes por serem expostos a um excesso de informação e estímulos, o que dificulta a atenção e a motivação.

Por isso, é essencial que o educador esteja a par das tecnologias disponíveis e traga para a sala de aula os recursos que melhor se adequam ao perfil e a faixa etária de seus alunos, de forma a criar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a interação com o professor, contribuindo para o aprendizado mais eficiente de seus alunos.

 

* Sylvia de Moraes Barros é CEO da The Kids Club



Mercado digital influenciará até US$ 1,5 trilhão em vendas internacionais em 2019

Embora ainda ocupe uma pequena fatia na conjuntura do comércio transfronteiriço — ou cross-border –, a digitalização tem se tornado cada vez mais importante na expansão das vendas para o exterior. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Relatório do Boston Consulting Group (BCG) intitulado Global Trade Goes Digital estima que, em 2019, o meio digital influenciará a movimentação de US$ 800 bilhões a US$ 1,5 trilhão em transações internacionais, o que representa de 3,5% a 6% do comércio global.

Para chegar a este valor, o BCG realizou dois tipos de avaliação. Primeiramente, por meio da aproximação bottom-up (da base para o topo) definiu três categorias de comércio transfronteiriço que são ativadas diretamente pelo digital. São estas:

Digital interfere na maneira como são feitas as transações. Notabilizado pelo e-commerce, é quando o acesso do consumidor aos produtos da empresa só é possível graças às plataformas digitais e todo o processo de venda é realizado virtualmente — como acontece com o Alibaba, por exemplo.

Digital interfere no tipo de produto vendido. Produtos que antes eram oferecidos apenas materialmente hoje são disponíveis de maneira virtual, portanto, podem ser “entregues” aos consumidores diretamente pela internet. Os exemplos clássicos são os e-books substituindo os livros e as plataformas streaming — como a Netflix — entregando conteúdo audiovisual.

Digital interfere na maneira e no produto que é vendido. São modelos de negócio nascidos no digital e cuja concepção é inteiramente baseada neste ambiente. A principal característica desse tipo de empreendimento é que seu valor é ancorado na disponibilidade dados e as ferramentas de análise que ele utiliza. Os maiores exemplos são Facebook, Google e Uber.

Em seguida, analisando uma série de indicadores de mercado, calculou-se a dimensão somada das três categorias acima, cujo valor estimado é de US$ 800 bilhões.

Por fim, por meio da aproximação top-down (de cima para baixo), foram computados dados disponibilizados por um limitado número de países que tentaram mensurar empiricamente a fatia de seu comércio transfronteiriço ativada pelo meio digital. Segundo o BCG, neste critério de avaliação, o valor estimado é de US$ 1,5 trilhão.

Superar medidas restritivas será o próximo desafio
O estudo destaca que, neste novo contexto, empresas que quiserem ampliar as vendas para o exterior a partir do digital terão um grande desafio: se adaptar ao número cada vez maior de medidas restritivas impostas por governos de diversos países. Um exemplo é que, desde 2000, o número medidas que limitam compartilhamento de dados para fora das fronteiras quadriplicou, sendo que 33% dessas medidas foram caracterizadas como “muito restritivas”.

Portanto, para que as empresas possam superar essas barreiras fronteiriças e aproveitar as possibilidades criadas pelo meio digital para expandir o seu comércio, o BCG indica três medidas a serem tomadas:

Analisar a exposição virtual de sua empresa no contexto internacional. Essa avaliação deve considerar se o comércio pertencerá a uma rede global integrada ou atenderá a apenas alguns mercados. Também é preciso entender o nível de maturidade digital da empresa, ou seja, qual o peso da digitalização na oferta de serviços e produtos e o seu impacto na cadeia de valor.

Integrar agendas digital e global. A digitalização deve estar dentro da estratégia global da empresa. Além de evitar custos extras, a integração abre portas para novas oportunidades e ajuda a melhor posicionar a empresa no mercado internacional.

Atenção às mudanças globais. A construção da estratégia digital da companhia deve considerar os possíveis impactos de transformações relevantes no mercado, na tecnologia e na política. É importante estar atento à maneira como as regulamentações políticas sobre o meio digital se desenvolvem em diferentes países.

Confira a íntegra do estudo aqui.

 

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Ao se tornarem digitais, as operadoras começam a ganham pontos com seus consumidores

Por Martin Morgan *

As empresas de telecomunicações estão deixando de ser coadjuvantes e meras ‘candidatas digitais’ para realmente se tornarem atuantes no cenário de Transformação Digital.

Isso está sendo impulsionado pela adoção da tecnologia 5G em muitos países e, principalmente, por mudanças nas atitudes dos consumidores – devido às novas gerações Y e Z – que não se prendem facilmente a uma marca ou a um produto. Fidelizar as novas gerações está sendo um grande desafio também para as prestadoras de serviços de telco e streaming.

Dizer que as operadoras tiveram dificuldades nos últimos anos seria um eufemismo. As mudanças tecnológicas, a chegada de novos players digitais e a proliferação de novos serviços digitais, forçaram as operadoras a investirem pesadamente em programas de transformação.

A boa notícia é que esses investimentos estão começando a dar frutos. Embora tenham se adaptado mais lentamente às mudanças, agora existe uma transformação real nas operadoras e isso está sendo percebido pelas pessoas que mais importam – os clientes finais.

Os consumidores de hoje veem sua operadora em igualdade de condições como líderes digitais como Amazon ou Netflix. De fato, de acordo com uma pesquisa global recente realizada pela SAPIO Research, batizada de “Operadoras Móveis: Líderes Digitais ou Expectadoras?”, a maioria dos consumidores globais (70%) acredita que sua operadora é digital first, classificando suas operadoras à frente do Uber, Spotify e eBay em termos de liderança digital.

Então, finalmente, parece que os esforços das operadoras para se transformarem em atuantes e protagonistas digitais, estão finalmente começando a valer a pena. E, embora sejam notícias positivas, as operadoras não podem ficar muito confortáveis.

A percepção aprimorada da marca e a capacidade digital são ótimas, mas o que elas devem fazer para capitalizar o sentimento (empatia) do consumidor?

A nova visão das operadoras como um player digital poderia levá-las naturalmente ao sucesso, mas tanto otimismo assim exige também muita cautela.

As operadoras têm um forte trunfo em suas mãos, pois seus assinantes confiam em suas capacidades de transformação e digitalização – de acordo com a pesquisa “Em Quem Os Consumidores Mais Confiam: Operadoras De Celular Ou Otts”, também desenvolvida pela SAPIO Research, em 2018, foi descoberto que os consumidores seriam mais receptivos às ofertas digitais oferecidas por suas operadoras.

Isso dá a elas vantagem sobre empresas como Amazon, Google e Facebook cujas reputações foram afetadas pela publicidade negativa, alterando o sentimento do consumidor em relação a essas marcas.

Essa pesquisa mostrou que a maioria dos consumidores deseja ver mais inovação em serviços digitais (ofertas em pacote; ofertas de jogos; gifting e compartilhamento de dados etc.) de suas operadoras e acredita que o aumento da inovação digital faria com que se sentissem mais leais e envolvidos com sua operadora.

Esses consumidores estão abertos a ver novos serviços de suas operadoras; querer continuar se envolvendo com elas; e desejam permanecer leal a elas. Mas eles também admitem que mudariam se um fornecedor alternativo aparecesse, oferecendo-lhes uma melhor escolha de conteúdo e planos de assinatura, melhor atendimento ao cliente por canais digitais, mais opções de serviços digitais e personalização.

A oportunidade é clara: expanda a oferta digital e veja o envolvimento do assinante, a lealdade e, coincidentemente, mais receita.

Se as operadoras quiserem aproveitar essa oportunidade recente, devem pensar cuidadosamente nas tecnologias subjacentes que permitirão seu sucesso. Os sistemas legados de ontem não são mais adequados para a finalidade neste mundo digital e continuam a sufocar a inovação.

As operadoras precisam replicar a mesma agilidade e flexibilidade que as companhias nativas digitais possuem. Elas devem adotar novas abordagens, métodos e maneiras de trabalhar. Isso vai desde o DevOps a microsserviços e código aberto, tendências emergentes que se tornarão pilares do mundo das telecomunicações de amanhã e permitirão às operadoras lançar novos serviços rapidamente, em horas, em vez de semanas ou meses.

Ao fazer isso, as operadoras estarão melhor equipadas para demonstrar que estão alinhadas com as expectativas de seus assinantes e são capazes de responder e reagir rapidamente às demandas atuais.

Além disso, as operadoras devem pensar em adotar sistemas interoperáveis baseados em plataformas flexíveis que possam ser conectados ou retirados  de acordo com a demanda. Os sistemas baseados em plataforma são moldáveis, tornando o processo de atualizações e alterações muito mais fácil e rápido que o modelo legado tradicional.

Isso se tornará particularmente importante à medida que novos serviços chegarem com a implantação do 5G. Daqui para frente, as operadoras precisarão garantir que tenham as ferramentas e sistemas certos para superar a complexidade provocada pelo fatiamento da rede e pelo aumento do volume de dados.

Não há mais dúvida de que os consumidores estão receptivos e se envolvem digitalmente com suas operadoras. Mas eles querem mais e continuarão a querer mais. As operadoras devem constantemente se perguntar:  minha empresa está preparada para atender aos crescentes pedidos de mais inovação digital? Ela possui os sistemas corretos para adoção do 5G rumo à Transformação Digital?

Os sistemas legados da minha empresa não a impedem de se tornar mais ágil, inovadora e disruptiva? Minha companhia está no caminho do crescimento potencial da receita? Se as respostas forem sim, fique tranquilo! Sua empresa está no caminho certo.

 

* Martin Morgan é Vice Presidente de Marketing da Openet



Embraer tem mais de 380 vagas para novos talentos

A Embraer vai recrutar mais de 380 novos talentos nesse trimestre para atuar em suas fábricas e escritórios nas cidades de São José dos Campos, São Paulo, Gavião Peixoto, Campinas, Botucatu, Sorocaba (SP), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

São vagas de estágio, nos setores Corporativo e Administrativo, Engenharia e Operações e Tecnologia, e para aprendizes, na área de Mecânica de Manutenção.

Para o Programa de Estágio para 2020, a empresa oferece 350 posições nas oito cidades citadas. Estão divididas nos setores Corporativo e Administrativo (administração, planejamento, estratégia, financeiro, contábil); Engenharia e Operações: (desenvolvimento de produto, ensaios, produção, estruturas, manutenção, manufatura); e Tecnologia (desenvolvimento de front-end, back-end, fullstack, software embarcado, segurança da informação, aplicações Android e IOs, inteligência artificial, machine learning).

Os candidatos selecionados terão direito a benefícios como bolsa auxílio compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição e assistências médica e odontológica. As inscrições acontecem até 31 de outubro e podem ser feitas por meio do site. As atividades estão previstas para começarem em fevereiro e março de 2020.

Já a nova rodada do Programa Aprendiz Embraer, terá como foco a cidade de São José dos Campos (SP). São 32 vagas para o curso profissionalizante na área de Mecânica de Manutenção. As inscrições tiveram início em 30 de setembro e vão até 11 de outubro, mediante testes online de Português e Matemática, por meio deste link.

Para os dois programas, o recrutamento feito pela Embraer acontece por meio de inteligência artificial na análise primária de perfil dos candidatos. A seleção online torna o processo mais ágil e intuitivo, com testes de perfil, lógica e inglês (não desclassificatórios).

Essa nova experiência busca a identificação e retenção de estudantes interessados em um ambiente de trabalho que favorece a inovação e a capacidade empreendedora das pessoas. Por meio dessa relação direta com o candidato, a própria Embraer gerencia e personaliza a seleção.

Após a realização dos testes na plataforma, os selecionados são convidados a participar da etapa presencial de dinâmica em grupo e entrevista com os gestores, que acontecem no mesmo dia. Ao finalizar esta última fase, os participantes devem aguardar até a semana seguinte para receberem o retorno da Embraer.

Como forma de integrar os novos talentos à companhia, são elaboradas palestras e treinamentos sobre a Embraer, design thinking (conceito que estimula o pensamento criativo para a solução de problemas), gestão de projetos, apresentações sobre propósitos e carreira, assim como a formação de grupos que realizam projetos estratégicos para a empresa em suas respectivas áreas de atuação.

 

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HyperX lançará headset gamer Cloud Alpha S na Brasil Game Show

A HyperX vai ampliar sua linha de periféricos gamers! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Agora, a novidade é o HyperX Cloud Alpha S, um headset com som surround virtual 7.1 ajustável¹ e controles deslizantes de graves com três níveis de ajuste fino, que proporcionam aos ouvintes uma experiência mais rica em jogos em que o áudio é um componente fundamental para aumentar a percepção e promover imersão realista.

O novo headset será lançado durante a Brasil Game Show, maior evento de games da América Latina, que acontece entre os dias 9 e 13 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com o mesmo design estiloso e a qualidade sonora do HyperX Cloud Alpha, o Cloud Alpha S também preservou de seu antecessor a exclusiva tecnologia Dual Chambers, ou seja, tem duas câmaras sonoras em cada concha auricular que separam os sons graves dos médios e agudos, reduzindo a distorção sonora e fornecendo áudio mais estável e preciso.

Já o som surround virtual 7.1 ajustável da HyperX é uma novidade que proporciona experiência ainda mais próxima da realidade e pode ser usada com um controle avançado de mixagem de áudio que permite ajustar e combinar o áudio do jogo e o do chat.

Em termos de conforto, o Cloud Alpha S também segue a tradição dos periféricos HyperX e equilibra leveza e durabilidade. Revestidas em couro sintético e montadas com uma estrutura de alumínio, as conchas auriculares do headset são acolchoados com espumas que envolvem e se moldam às orelhas, garantindo horas seguidas de uso sem incômodo.

O Cloud Alpha S ainda vem com um microfone destacável com cancelamento de ruído, cabo trançado, conjunto extra de almofadas de tecido e bolsa para transporte.

“O Cloud Alpha S combina o impressionante som surround 7.1 com o design e o conforto de primeira qualidade do HyperX Cloud Alpha original. Com esses aprimoramentos, a HyperX está expandindo sua linha de headsets para atender às necessidades de vários jogadores de todos os níveis”, disse Marcus Hermann, gerente de negócios sênior da HyperX.

O HyperX Cloud Alpha S chegará ao mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 899,90.

Para mais informações, acesse o site.

Características e especificações técnicas do headset HyperX Cloud S:

Headset
Driver: customizado e dinâmico, 50 mm com magnetos de neodímio

Tipo: circumaural fechado

Resposta de frequência: 13Hz–27.000Hz

Impedância: 65 Ω

Nível de pressão sonora: 98dBSPL/mW a 1kHz

T.H.D.: ≤ 1%

Peso: 310g

Peso com microfone e cabo: 321g

Comprimento do cabo: 1m

Tipo de conexão: plugue de 3,5 mm (4 polos)

Microfone
Tipo:  microfone condensador Electret

Padrão polar: bidirecional com cancelamento de ruído

Resposta de frequência: 50Hz a 18kHz

Sensibilidade: -38dBV (0dB=1V/Pa,1kHz)

Controle de mixagem de áudio USB

Peso: 57g

Comprimento do cabo: 2m

 

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FIFA 2020 retorna às origens com novo modo Volta Football

A Electronic Arts lançou o FIFA 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os fãs podem experimentar o novíssimo modo VOLTA FOOTBALL, inspirado na forma simples do futebol jogado nas ruas e quadras de futsal em todo o mundo.

Os jogadores também podem entrar no FIFA Ultimate Team para ter novas experiências, como os Amistosos, ou conferir os Objetivos da Temporada, onde podem desbloquear novos conteúdos de personalização de clubes.

Desde o lançamento do game nas redes EA Access e Origin Access na semana passada, jogadores de todo o mundo já começaram a montar seus times dos sonhos e enfrentaram-se em campo, com mais de 57 milhões de partidas disputadas e mais de 3.2 milhões de times formados.

“A cada ano, buscamos adicionar mais maneiras de nossos jogadores se envolverem, desde inovações nos modos e mecânica de jogo até oferecer a experiência mais autêntica já vista”, disse Aaron McHardy, produtor executivo da EA SPORTS FIFA.

“Este ano, também introduzimos o VOLTA FOOTBALL, que adiciona uma dimensão completamente nova ao jogo e traz o FIFA 20 de volta às ruas e quadras de futsal, onde muitos jogadores de futebol de todo o mundo começaram. É uma experiência que nossos jogadores nos pediram para trazer de volta, que estamos animados em oferecer à medida que continuamos a desenvolver o melhor jogo do mundo”.

No VOLTA FOOTBALL, os jogadores constroem seu próprio personagem, expressam seu estilo individual e mergulham em uma experiência realista em quadras menores. Com um estilo de jogo totalmente novo, os novos recursos incluem movimentos e habilidades simplificados, novas animações de fintas ou o uso da parede como companheira de equipe.

Além disso, mais de 30 ligas oficiais, 700 equipes, 17.000 jogadores autênticos e 90 estádios licenciados de todo o mundo dão vida a um dos jogos de esporte mais autênticos.

São muitas licenças disponíveis, incluindo acesso exclusivo às maiores competições do mundo, desde o auge do futebol de clubes com a UEFA Champions League até as torcidas incomparáveis ​​da Bundesliga, Premier League, LaLiga Santander e muito mais.

O FIFA 20 é desenvolvido pela EA e está disponível em todo o mundo no PlayStation 4, Xbox One e PC.

Quer saber mais sobre as novidades? Acesse aqui.

 

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Smartphone da Huawei alcança maior pontuação das câmeras da atualidade

A Huawei recebeu a classificação mais alta do DxOMark em seu mais recente aparelho, o Mate 30 Pro. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A câmera SuperSensing Cine do Mate 30 Pro recebeu 121 pontos no total, quatro a mais que a segunda maior pontuação de 117, além da maior classificação para fotos com 131 pontos. As duas distinções reconhecem o aparelho como o novo rei da fotografia em smartphone, elevando o nível para os concorrentes.

O DxOMark, o sistema de classificação fotográfica que avalia minuciosamente a qualidade da imagem das câmeras de smartphones, anunciou que o sistema de quatro câmeras integrado, SuperSensing e Cine, ficou em primeiro lugar na sua pontuação geral para câmeras.

Ao alcançar o status de número um, o mais recente carro-chefe da Huawei reforça a reputação da marca como a melhor em fotografia de smartphones.

O sistema de câmeras do Mate 30 Pro inclui uma câmera SuperSensing de 40MP, uma câmera Cine de 40MP, uma câmera telefoto de 8MP e uma câmera com detecção de profundidade 3D.

A SuperSensing Cine é um sistema de câmera dupla capaz de tirar fotos impressionantes, incluindo fotos noturnas extremamente amplas, fotos de ângulo ultra-amplo com HDR+ e retratos com efeito Pro-Bokeh (de fundo desfocado).

O Mate 30 Pro da Huawei também é capaz de gravar vídeos com qualidade profissional. A câmera Cine conta com sensor de grande porte de 1/1.54 polegadas com um ISO máximo alto de 51200 para capturar vídeos, incluindo em câmera ultra-lenta com os mais altos 7680 quadros por segundo, bem como vídeos em 4K, com time-lapse, ultra-wide e pouca luz.

Para mais informações sobre os testes do DxOMark, visite o site.

 

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Google Maps lança recurso de navegação para motos

A partir de hoje (26), o aplicativo do Google Maps passa a oferecer no Brasil o modo de navegação para motocicletas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A funcionalidade, que já auxilia motoristas de carros em todo o mundo a chegar ao seu destino mostrará as melhores opções de rotas para os donos de veículos de duas rodas e o tempo estimado de viagem por meio da função moto.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2018, havia mais de 26 milhões motos registradas em todo o país. Uma frota que corresponde à média de uma moto em circulação para cada 8 habitantes.

Há 10 anos, essa relação era de uma motocicleta para cada 14 habitantes, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

“Diante desses dados e do constante crescimento do uso de motocicletas no Brasil, o Google busca facilitar a vida de quem utiliza esse meio de transporte para se locomover”, afirmou André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps, em evento realizado hoje em Santos (SP), cidade que, segundo dados do Denatran, tem 30% da sua frota de veículos composta por motocicletas.

Além da navegação customizada, é possível comparar a diferença de tempo estimado para rotas de carro e moto, o que possibilita que o usuário que tenha como optar entre os dois veículos escolha aquele que o levará até o destino de forma mais rápida.

“O novo recurso chega também como auxílio para milhares de profissionais que têm no veículo de duas rodas a sua ferramenta de trabalho”, diz Kowaltowski.

Viajar com segurança
Nos próximos dias, o Google Maps também lança no Brasil a função “Viajar com segurança”. Ela permite que o usuário seja avisado, caso o veículo saia da rota estipulada por ele, o que pode ser bastante útil para passageiros de táxi e aplicativos de carona.

Depois de pesquisar o destino e obter as rotas prováveis, o passageiro poderá habilitar a experiência selecionando as opções “Viajar com segurança” e “Alertas de desvio de trajeto”. Caso o motorista desvie mais de 500 metros da rota sugerida, o aplicativo enviará uma notificação ao usuário para mostrar a localização do veículo e comparar o trajeto que está sendo feito com o original.

Além disso, é possível compartilhar a viagem em tempo real com amigos e familiares para que eles acompanhem a rota e possam tomar medidas, se necessário.

 

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Prazo no fim: Usuários do Windows 7 ficarão sem suporte a partir de janeiro

No dia 14 de janeiro de 2020 será encerrado o suporte do Windows 7, sistema operacional da Microsoft lançado há dez anos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com isso, a versão deixará de receber atualizações e computadores com este sistemas serão considerados desprotegidos, trazendo riscos de segurança. Porém, para o mercado, essa notícia pode abrir uma janela de oportunidades.

De acordo com Cleber Felix, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft, a transição do Windows 7 para o Windows 10 abre um mercado de 5 milhões de usuários no Brasil, sendo 3 milhões corporativos. Eles precisarão da ajuda para migrar suas operações para o novo sistema e é aí que as integradoras podem se beneficiar.

A situação permitirá agregar mais valor para as ofertas, diz Felix. “Será uma oportunidade para as integradoras oferecerem outros serviços e produtos, como o Office 365. Levar os clientes para a nuvem pode ser um passo natural para quem está avançando para o Windows 10”.

Felix também lembrou que o Windows 10 deverá ser a última versão do sistema operacional da Microsoft e que só receberá atualizações. No entanto, usuários têm reclamado da quantidade dessas atualizações.

“Isso só reforça a necessidade de atualização do Windows 10. Quantos mais atualizações, mais protegido fica o sistema”, diz ele. “Se houve erros, pode-se contatar o suporte da Microsoft.”

E você, qual versão do Windows usa? Pretende atualizar?

 

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Nubank oferecerá recarga de celular pelo app

Nos próximos dias, o Nubank começa a testar o recurso de recarga de celulares para clientes da NuConta, em seu app para Android e iPhone (iOS). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

De acordo com a empresa, o objetivo é simplificar o processo ao tornar esse tipo de transação totalmente digital, já que cerca de 60% dos dispositivos ativos no Brasil são pré-pagos e dependem das recargas para funcionar. Além disso, não haverá a necessidade de vincular um número de cartão de crédito ou débito, bastando ter saldo na NuConta.

Ao longo dos próximos dias, alguns dos mais de 10 milhões de usuários brasileiros da NuConta serão convidados a testar a nova função. Dentre eles, estarão os clientes que já tinham solicitado o recurso anteriormente por meio da central de atendimento da fintech, assim como aqueles usuários que são muito ativos na NuCommunity, nome dado à comunidade online do Nubank.

Durante o período de testes, a recarga de celular estará disponível somente para transações realizadas no débito a partir do aplicativo do banco.

Você é usuário de bancos digitais? O que achou dessa possibilidade? Comente abaixo!

 

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Navegando na fronteira digital: cinco desafios de identidade enfrentados pelas equipes de TI atualmente

Por John Bennett *

O cenário dos negócios está se transformando, juntamente com uma força de trabalho que está se modernizando cada vez mais e decidindo onde e como querem trabalhar. Os colaboradores esperam ter acesso às ferramentas necessárias a qualquer momento, por meio de qualquer dispositivo.

Como resultado, as equipes de TI são desafiadas, mais do que nunca, a gerenciar funcionários remotos, fornecer acesso a todos eles e proteger os dados da empresa. A parte mais difícil é equilibrar múltiplas prioridades – e muitas vezes competitivas – de redução de custos, experiência do usuário, eficiência e eficácia, além de segurança.

Para assumir o controle da segurança de uma organização, é importante identificar e entender os maiores desafios de gerenciamento de identidade e acesso que as equipes de TI encaram hoje e como começar a enfrentá-las.

Gerenciando uma força de trabalho digital
Agora que os millennials compõem uma parcela maior da força de trabalho, a taxa de rotatividade aumentou. Isso traz desafios para a TI, incluindo: mais tempo gasto no treinamento de novos funcionários para o uso dos computadores e acesso a aplicativos essenciais ao trabalho, maior pressão para concluir esses treinamentos rapidamente para que possam se concentrar em outras prioridades, e a necessidade de gerenciar e controlar o acesso com segurança desde o início.

Essa força de trabalho moderna é móvel e remota; portanto, os funcionários esperam acessar seus aplicativos e dispositivos de qualquer lugar. A TI deve encontrar uma maneira de determinar quem está acessando quais dados, em qual dispositivo, e em qual rede.

Cada novo ponto de contato abre as portas para o aumento dos riscos, especialmente os aplicativos de terceiros, que não são aprovados ou configurados pela TI. Por conta disso, é essencial que o acesso seja gerenciado com segurança.

Equilibrando facilidade de uso e segurança
Quando se trata do gerenciamento de identidade, há dois elementos em jogo. As equipes de TI estão focadas em proteger os dados e proteger a empresa contra uma violação deles. Por outro lado, os funcionários desejam realizar seu trabalho com rapidez e facilidade.

A tecnologia deve gerenciar cada identidade de usuário de maneira a atender a esses requisitos de uso e segurança. Quaisquer ferramentas e processos incorporados apenas adicionam complexidade ao dia a dia de trabalho dos funcionários, o que afeta a produtividade, enquanto a segurança reduzida abre os negócios ao risco de violações e ameaças internas.

A facilidade de uso é particularmente importante e já está até conduzindo as principais decisões de negócios – se um produto não atender aos padrões do usuário final, ele não será usado.

Priorizando senhas
Bloqueios de conta, redefinições forçadas e variação regular de senhas são, historicamente, frustrações relacionadas ao assunto. Essas atividades também são caras e afastam os recursos de TI e dos funcionários das responsabilidades diárias.

De fato, uma pesquisa recente descobriu que, em média, as equipes de TI passam quatro horas por semana apenas em questões relacionadas ao gerenciamento de senhas e recebem 96 solicitações sobre isso por mês.

Além da drenagem de recursos, isso geralmente resulta em funcionários recorrendo a práticas inadequadas, como a reutilização de senhas, documentação de senhas em planilha ou nota em um smartphone, envio por e-mail ou compartilhamento de senhas. Cada palavra-chave fraca ou compartilhada representa um risco para a empresa, que pode resultar em violação e perda de dados.

Abordando lacunas na tecnologia
À medida que mais funcionários trazem novas ferramentas para o local de trabalho, a TI pode ficar de fora dos circuitos em aplicativos críticos que equipes inteiras podem estar usando para gerenciar dados da empresa.

Isso, além de manipular um conjunto diversificado de ferramentas e aplicativos aprovados – incluindo os herdados, locais, na nuvem e móveis – torna difícil para a TI saber quais aplicativos estão em uso, deixando-os incapazes de proteger os dados da empresa. Gerenciar e proteger todos esses aplicativos pode ser um processo frustrante e trabalhoso.

Ter as ferramentas certas e estabelecidas permite que a TI configure um sistema de segurança mais abrangente, além de manter esse sistema progredindo.

Pesquisas recentes mostram que, em vez de investir em soluções fragmentadas, 93% dos profissionais de TI concordam que colocar os vários aspectos do gerenciamento de identidade e acesso em uma única solução beneficiaria muito a segurança geral da organização.

Os custos de aplicativos e serviços
Quando os orçamentos e os recursos dos funcionários são limitados, nem sempre é fácil justificar o investimento em ferramentas de segurança adicionais. As equipes de TI sentem pressão para encontrar a solução mais econômica para otimizar a experiência do usuário e a segurança, sem utilizar muitos recursos.

Mas não investir em segurança realmente não é uma opção, uma vez que os custos para uma empresa podem ser ainda maiores neste caso. O custo total médio de uma violação de dados nos Estados Unidos no ano passado foi de quase US$ 8 milhões, e 82% dos profissionais de TI, em uma pesquisa recente, disseram que seus negócios estavam expostos ao risco como resultado de práticas precárias de gerenciamento de identidade e acesso, incluindo perda dados de funcionários (36%), perda de dados de clientes (33%) e perdas financeiras (26%), para citar alguns.

Assumindo o controle da segurança da sua organização
Para começar a gerenciar a identidade nas empresas, é preciso começar identificando o que é preciso para ter sucesso e definir metas. Ter objetivos significa que é possível apresentá-los às partes interessadas para garantir que todos estejam na mesma página.

Em seguida, é importante observar os sistemas em uso na empresa: eles são nuvem, caseiros, locais? E assim, determinar quais a empresa está comprometida em manter em comparação àqueles que deseja substituir.

Depois que as metas e parâmetros são definidos, é preciso de uma equipe com interesse no sucesso – isso inclui participação de liderança e funcionários de todos os departamentos que podem testar a solução para facilitar o uso. Embora esses cinco desafios existam, com a solução certa, gerenciar o acesso e aumentar a segurança é simples.

 

* John Bennett é vice-presidente sênior e gerente geral de identidade e acesso do LastPass by LogMeIn



Aplicativo conecta empreendedores a investidores para gerar negócios

Que atire a primeira pedra quem nunca teve uma ideia de negócio, mas não levou adiante porque não tinha investimento ou até mesmo com quem compartilhar. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Pois foi exatamente com esse pensamento que surgiu a plataforma Idelo. Disponível online e em aplicativo, sua função principal é fazer a conexão entre empreendedores, aspirantes a empreendedores e investidores.

O que se vê é basicamente uma grande vitrine de ideias. Atualmente já são mais de 500 projetos cadastrados e 2 mil usuários ativos buscando por novas conexões.

Para fazer parte dessa comunidade são três tipos de cadastro possíveis: Empreendedores, Investidores e ainda Classificados, para quem já tem um negócio pronto e deseja vendê-lo.

O anúncio nos classificados custa a partir de R$ 24,90 para seis meses. Já para quem é um empreendedor e quer cadastrar uma ideia de projeto, existem 4 opções de planos a partir de R$ 29,90.

Os investidores têm à sua disposição planos a partir de R$ 19,90 que dão direito a navegar pela plataforma para buscar projetos. Ao identificar algo que seja de seu interesse, acessam a ideia e simultaneamente, investidor e empreendedor, recebem os dados para que façam contato fora da plataforma.

Isso pode acontecer por e-mail, telefone, WhatsApp ou redes sociais para avaliarem a viabilidade da potencial parceria.

“Fiquei por mais de seis meses avaliando plataformas similares no mercado nacional e internacional e conversei com pessoas que compartilhavam das mesmas inquietudes para chegar no modelo ideal. Percebi que o que já existia no mercado ainda não contemplava, de um modo geral, todos os tipos de negócio”, explica Maxiuel Cerizza, um dos idealizadores.

É importante frisar que mesmo sem aderir a nenhum plano é possível navegar pela plataforma e conferir os classificados e projetos, mas com descrição mais curta e simplificada do que os investidores assinantes têm acesso.

Todas as informações inseridas pelos usuários, antes de serem publicadas, são avaliadas pelo time de Analistas da plataforma, o que garante a qualidade das mesmas.

 

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Atenção a essas 9 dicas para cuidar dos pets na primavera

A estação das flores chegou e com ela dias ensolarados, vegetação exuberante e temperaturas ligeiramente elevadas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Beleza à parte, na primavera – época de poucas chuvas e do frequente incômodo da baixa umidade relativa do ar – a saúde merece atenção. Os passeios ao ar livre são uma ótima pedida e, certamente, seu pet pode ser a companhia ideal, mas nessas condições é preciso cuidado com o bem-estar de seu animalzinho.

“É tempo de reprodução e de farta alimentação à maioria das espécies animais, contudo, as interações humanas modernas têm determinado circunstâncias deteriorantes do equilíbrio nesta época – poluição do ar, concentração populacional, desmatamento, redução de áreas verdes, uso ampliado de inseticidas –, cujos efeitos são perceptíveis nas reações orgânicas e patológicas que se apresentam cada vez mais extensas”, enfatiza o médico-veterinário Professor Doutor Carlos Augusto Donini.

De acordo com Donini, nesse cenário surgem as alergias respiratórias, que, quando associadas à baixa umidade, favorecem as infecções oportunistas, sendo que os felinos são mais suscetíveis que os cães.

Temperaturas médias elevadas sem chuvas permitem e determinam que micro-organismos patogênicos também se multipliquem nos alimentos e nos depósitos de água mal manipulados e higienizados.

“Cada indivíduo, segundo raça, idade, cor e manejo, demanda condições de conforto específicas e o médico-veterinário é o melhor consultor para levá-lo à condição saudável”, afirma, lembrando que o calor induz à maior frequência de banho e tosa de cães e gatos, que em excesso pode provocar lesões de pele, coceira intensa e manchas.

Outro agravante desta estação do ano é a alta incidência de pulgas, pernilongos e os temidos carrapatos, que são responsáveis pela transmissão de vários tipos de doenças graves e letais quando não diagnosticadas e tratadas a tempo.

Além de serem zoonoses – transmissíveis ao ser humano –, cada uma delas tem tratamento diferente e são passadas apenas pelas picadas do carrapato e não entre os cães.

Durante a primavera, cães e gatos costumam sair mais e, consequentemente, podem sofrer de alergia ao pólen e com intoxicação por ingestão de adubo ou plantas tóxicas, comuns em parques e jardins, como azaleia, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, crisântemo, dama da noite, lírio, entre outras.

É importante também ter todo cuidado com abelhas e formigas, cuja picada também pode ocasionar crises alérgicas. A estação aumenta ainda o risco de leptospirose.

Independente dos riscos que cada estação possa trazer aos animais, os cuidados com seu pet devem ser sempre individualizados.

“As plantas da casa devem ser escolhidas com cautela e, se possível, com a ajuda de profissional. A prevenção de parasitas e a vacinação devem estar sempre em dia e a pelagem deve ser escovada com frequência e tosada para facilitar a troca. Caso haja sinal de alergia, levar imediatamente ao médico-veterinário de sua confiança que irá indicar o tratamento de acordo com a causa e a gravidade do caso”, ressalta o veterinário.

Confira as dicas e recomendações para a estação:

1 – Mantenha o conforto térmico e respiratório dos animais em ambientes frescos, arejados, com redução de uso de desinfetantes concentrados e perfumados, redução de panos e tapetes (que devem ser expostos ao sol sistematicamente);

2 – Deixe a disposição do pet água fresca e renovada;

3 – Evite exposição de alimentos por mais de duas horas (recolha ou descarte-os);

4 – Não use perfumes nos animais, nem odorizantes ambientais;

5 – Mantenha rígido controle dos insetos e parasitas. Use produtos repelentes e parasiticidas sistêmicos (orais ou transdérmicos), com critério e sob supervisão médica-veterinária;

6 – Não deixe que seu pet frequente espaços com vegetação – grama ou mato –, com mais de 10 cm de altura e que não esteja exposta ao sol;

7 – Inspecione os animais – entre dedos, pescoço, virilha e cauda – ao retornar de passeios ou viagens;

8 – Não deixe plantas tóxicas (azaleia, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, crisântemo, dama da noite, lírio, samambaia, entre outras) ao alcance dos pets;

9 – Busque sempre orientação de manejo de seu animal com seu médico-veterinário e busque o profissional sempre que o pet apresentar alterações de saúde ou de comportamento.

 

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Primeira série brasileira em Libras e português estreia na TV

Estreia na TV Cultura, no Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a primeira série brasileira de ficção bilíngue, em Libras e português, Crisálida. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Dividida em quatro episódios, que irão ao ar às quintas-feiras, a partir das 19h15, a produção apresenta histórias de jovens surdos que enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes.

Ao retratar situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos, Crisálida cruza narrativas e personagens evidenciando como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual.

Ousada, emprega uma linguagem bilíngue no conteúdo ficcional de entretenimento e promete modificar a tradicional percepção sobre os surdos, que segundo o IBGE (2010), somam cerca de 9,7 milhões no Brasil.

Criada por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, a produção, de Florianópolis (SC), é uma parceria entre a Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.

Sinopses dos episódios

Episódio 1 – Os Surdos Também Amam

Jaks e Morgana desafiam muitos padrões: ele é negro e ouvinte. Ela é branca e surda. O relacionamento entre os dois está em risco permanente.

Exibição: 26/9

Episódio 2 – Boneca que Fala

Valentina e Alan são um casal surdo que enfrenta um enorme conflito: criar a filha ouvinte de quatro anos.

Exibição: 3/10

Episódio 3 – O Direito de Ser Surdo

Rubens é um jovem surdo que aprende Libras à revelia do pai, que o vê como doente. Ele tem que lutar dentro de casa pelo direito de ser surdo.

Exibição: 10/10

Episódio 4 – Lado B

Gustavo criou um projeto incrível, mas como é surdo, ele precisa convencer uma renomada empresa a investir na sua ideia.

Exibição: 17/10

Classificação indicativa: 12 anos

 

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