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Pesquisa aponta que o consumo de energia aumentou 12,5% em 2021

São Paulo 27/9/2021 – Muitas pessoas não conhecem todas as alternativas para economizar na conta de luz, o que torna o custo desta despesa mais alto do que o necessárioCEO da Lead Energy responde dúvidas sobre economia na conta de luz

Energia elétrica já pode ser considerada um requisito básico para que tudo funcione, principalmente em um mundo cada vez mais conectado. Porém, diversos aumentos estão ocorrendo nesta despesa ultimamente devido, principalmente, à crise hídrica que o país vem passando que é a pior da história desde 1931, conforme Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com a pesquisa publicada pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo de eletricidade no Brasil em junho de 2021 apresentou avanço de 12,5% em relação ao mesmo mês de junho de 2020, com grande destaque para as classes industrial e comercial. Este fato mostra que o Brasil vem se recuperando da crise do COVID-19 e que os consumidores de energia necessitam de uma demanda maior do que a disponibilidade de energia do sistema, fazendo com que os preços subam consideravelmente. 

Para minimizar um pouco o impacto destes aumentos, Raphael Ruffato, CEO e fundador da Lead Energy responde às principais dúvidas sobre possiblidades de economizar na conta de energia. Segundo ele, é possível obter em torno de 20% na redução desta despesa.

Como funciona a troca da modalidade tarifária?

Desde que entrou em vigor, conforme o site do Canal Energia, em torno de 50 mil pontos de consumo em todo o país aderiram ao novo sistema da tarifa branca. Porém, este número representa apenas 0,05% do número total de consumidores no país, considerado os 81 milhões. Nesta opção, empresas ou residências conectadas em baixa tensão podem trocar a tarifa atual da convencional para a branca e ter uma economia média de 10%.

Para exemplificar, a tarifa branca reflete o uso da rede de distribuição de energia elétrica de acordo com o horário de consumo. Assim, quando o consumidor centraliza seu consumo no período fora do horário comercial, a empresa ou residência pode reduzir seus gastos com energia elétrica e, ao mesmo tempo, melhorar o fator de utilização das redes.

Porém, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos nos quais a energia é mais cara, que variam entre 18h e 21h. Nesses casos, a tarifa branca pode resultar em uma conta maior, sendo mais vantajoso continuar na tarifa convencional.⠀

Como conservar energia por meio da eficiência energética?

Existem diversas possibilidades para conservar energia elétrica, que também é considerada uma solução sustentável. Dentre as alternativas as mais efetivas são:

1) manter a temperatura do ar-condicionado em 23° C, evitando seu uso após às 18h, pois o custo da energia neste período pode ser mais caro devido à grande demanda;

2) trocar a iluminação por LED e evitar ligar todas as lâmpadas em dias claros;

3) verificar os equipamentos antigos, pois eles podem estar consumindo mais energia do que o necessário;

4) conscientizar as pessoas para que utilizem a energia de forma eficiênte. 

Como alugar painel solar por meio da geração distribuída?

Esta solução se enquadra para quem busca sustentabilidade, economia e não quer investir para ter acesso a energia de fonte limpa. Para exemplificar, a produção de energia é realizada em fazendas solares. Com isso, o consumidor aluga cota para atender seu consumo médio. A parcela de energia gerada pela fazenda solar é enviada para a distribuidora local, que é responsável por abater os créditos na conta de luz.

Desta forma, a energia continua chegando normalmente à residência ou empresa, o que permite uma redução de até 20%, dependendo do perfil de consumo.

Quando é válido trocar o fornecedor de energia elétrica?

Para empresas com conta de energia superior a 35 mil reais por mês esta solução é aplicável. Normalmente as empresas têm um contrato chamado CCER (contrato de compra de energia regulada) com a distribuidora, que é renovado anualmente. Porém, é possível cancelar este contrato e comprar energia direto do vendedor, tendo uma economia média de 20%.

Este tipo de solução pode ser uma alternativa interessante principalmente por não necessitar de investimento inicial.

É possível recuperar impostos na conta de luz?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível recuperar impostos da conta de energia. Um bom exemplo é a possiblidade de obter créditos de ICMS para empresas que tem parte produtiva, ou seja, indústrias, supermercados, padarias, etc.

Este benefício pode gerar até 25% de economia, a depender da tarifa de energia aplicada em cada região. É o tipo de alternativa regulatória que poderia beneficiar muitas empresas, mas que ainda não é totalmente disseminada.

Website: http://www.leadenergy.com.br



Pilates contribui para a recuperação das sequelas respiratórias da Covid-19

Conforme comprovado cientificamente e divulgado desde o início da pandemia, uma das principais sequelas para quem apresenta quadros mais graves de Covid-19 são os problemas respiratórios. No entanto, mais de um ano e meio após a descoberta da doença, especialistas apontam que o Pilates pode contribuir para a recuperação de pacientes que tiveram seus pulmões acometidos.

Mais do que ajudar na reabilitação, a atividade também é utilizada como método preventivo de complicações. Isso porque o Pilates é considerado um grande aliado da fisioterapia respiratória, capaz de promover exercícios para a musculatura dos órgãos que compõem o sistema de respiração. Dessa forma, sua prática ajuda a melhorar o desempenho do diafragma e a mobilidade da caixa torácica, ampliando a oxigenação de todo o corpo humano.

Em sua essência, o Pilates trabalha a parte física, mental e emocional de forma conjunta, sendo baseado em seis princípios:

– Concentração;
– Controle;
– Centralização;
– Respiração;
– Fluidez;
– Precisão.

É por meio de movimentos que utilizam o peso do próprio corpo ou equipamentos específicos que a atividade oferece maior controle muscular, consciência corporal e eficiência respiratória.

Dentre os maiores benefícios do Pilates, estão o aumento de flexibilidade e resistência física, fortalecimento muscular, mobilidade e estabilidade, corrigindo problemas de postura e evitando lesões. Além disso, sua prática pode ajudar a melhorar o equilíbrio, noção espacial, autoestima e qualidade de vida dos praticantes.

Importância da fisioterapia respiratória durante e depois da Covid-19

Mais do que um tratamento corretivo, a fisioterapia respiratória é fundamental para prevenir complicações para quem vier a contrair o novo coronavírus. De acordo com profissionais da saúde, a recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19 deve ser mais rápida para as pessoas que já possuem um bom preparo da musculatura respiratória. Assim, aderir a uma atividade que trabalhe esse sistema pode garantir melhores respostas imunológicas.

Para amenizar os efeitos da doença que parou o mundo nos últimos 18 meses, essa metodologia é aplicada já no estágio inicial, quando o paciente é hospitalizado, visando a auxiliar sua capacidade respiratória, proteger os pulmões de possíveis fadigas e até a prevenir a perda de funções. Em casos mais avançados, é necessário o uso de um cateter de oxigênio ou aparelho ventilação não invasiva, conhecido como VNI.

Depois, é fundamental realizar o acompanhamento com um fisioterapeuta para avaliar as condições do paciente e preparar um plano de atividades que estimulem e deem suporte às suas capacidades musculares e respiratórias. O grande objetivo é promover a perda de cansaço e o aumento do condicionamento físico.

Para quem precisa ou tem interesse em fazer tratamentos corretivos e preventivos, o ideal é procurar por uma clínica de fisioterapia respiratória de confiança. Esses espaços contam com profissionais especializados na recuperação de pacientes com problemas de asma, bronquite, Covid-19 e uma série de doenças que acometem o sistema respiratório humano. Antes de iniciar as sessões, o primeiro atendimento é geralmente dedicado à avaliação do paciente, a fim de definir o plano terapêutico.



Lugares românticos no Brasil para passar o final de semana

Uma viagem a dois é uma ótima forma de deixar o vínculo amoroso ainda mais próximo. Além de conhecer novos lugares, tradições e comidas típicas, o casal tem a oportunidade de sair da rotina e experimentar os prazeres que somente um bom turismo pode proporcionar.

Abaixo é possível conferir uma lista com algumas dicas para a escolha do melhor destino para uma viagem romântica:

Bonito (Mato Grosso do Sul)

Um dos mais preparados destinos de ecoturismo do país, Bonito pode ser considerado um lugar romântico pelo contato com a natureza, as lagoas e cachoeiras, além de toda beleza natural muito bem preservada que os turistas encontram por lá.

Canela e Gramado (Rio Grande do Sul)

Os dois principais destinos turísticos da Serra Gaúcha ficam bem próximos, tanto que é justo colocar as duas cidades em uma dica só. O clima frio e as arquiteturas influenciadas pela colonização alemã já proporcionam um clima romântico para embalar a viagem a dois. O casal não pode deixar de experimentar os queijos, chocolates e vinhos.

Fernando de Noronha (Pernambuco)

Não é à toa que a ilha de Fernando de Noronha tem a fama de ser um destino muito procurado para casais em lua de mel. A beleza das praias, a tranquilidade e o clima acolhedor do local dão um toque romântico que combina perfeitamente com uma viagem a dois. Uma dica de passeio é mergulhar na Praia do Atalaia e tirar uma foto, aproveitando o visual do fundo do mar.

Holambra (São Paulo)

Conhecida como a Capital Brasileira das Flores, Holambra possui arquitetura com forte influência da colonização holandesa até os mais variados jardins com flores de todos os tipos. A Expoflora, que acontece em setembro, é a maior exposição de flores da América Latina e atrai milhares de visitantes todos os anos.

Ilha do Mel (Paraná)

A pequena ilha, assim como Fernando de Noronha, é uma área de preservação ambiental e em vários pontos os turistas sequer podem se aproximar. No entanto, há muito o que aproveitar, principalmente se o casal gostar de fazer trilhas.

Jericoacoara (Ceará)

A vila de Jericoacoara é conhecida pela areia branca que fica em torno de um mar cujas águas são cristalinas. Os coqueiros também dão um charme único e um clima romântico.

Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)

O grande motivo que faz essa cidade – distante 80 quilômetros da capital Natal – entrar na lista é a Praia do Amor. Quem olha de cima percebe que a orla do local, devido à formação de falésias, tem um formato de coração. Além disso, as belas paisagens naturais são outro ponto convidativo a conhecer Tibau do Sul.



PlantPlus Foods lança sua primeira linha de produtos voltados para quem quer evitar proteína animal

A PlantPlus Foods lançou seus primeiros produtos no mercado brasileiro a partir deste mês. A linha é composta por hambúrguer, kibe, almôndega e carne moída. Todos os itens possuem composição 100% vegetal, ingredientes de origem natural e características nutricionais superiores, que garantem experiência sensorial semelhante à carne bovina e uma culinária de ponta.

Segundo John Pinto, CEO da PlantPlus Foods, essa é a primeira etapa de uma série de lançamentos no Brasil e em outros países das Américas do Sul e do Norte. “Nosso objetivo é tornar a PlantPlus Foods um player multinacional relevante no mercado de produtos à base de vegetais, que cresce a cada ano. Queremos ser a primeira opção não apenas dos vegetarianos e flexitarianos, mas atrair mais consumidores que gostam de proteína animal também. Para isso, investimentos em produtos com sabor e textura muito semelhantes à carne, trazendo uma experiência bastante superior ao que temos hoje no mercado”, afirma o executivo. 

O mote da campanha de lançamento dos produtos, presente nos canais digitais da marca e em pontos de vendas, acompanha esse objetivo e afirma “A vida vale cada mordida” – convidando, assim, a experimentar toda suculência e sabor diferenciado da linha PlantPlus Foods. Já as embalagens destacam os atributos nutricionais da linha, como ingredientes de origem natural, rico em proteína e fonte de fibras, baixo sódio e naturalmente sem lactose e colesterol. 

“Os produtos da PlantPlus Foods foram inspirados no consumidor que quer experimentar algo novo. A escolha dos quatro formatos – hambúrguer, kibe, almôndega e carne moída – foi baseada especialmente nas preferências de consumo do brasileiro. Acreditamos que os nossos produtos irão promover um momento gastronômico com muita qualidade e sabor em qualquer tipo de refeição”, diz Beatriz Hlavnicka, Head de Marketing para a América do Sul da PlantPlus Foods.

Os produtos anunciados no lançamento são: Hambúrguer, Kibe, Almôndega e Carne moída. Todos podem ser preparados na air fryer, forno à gás/forno elétrico ou panela/frigideira. As embalagens também trazem dicas de acompanhamentos ou ainda sugestões para o preparo ideal de cada item, trazendo ainda mais possibilidades e praticidade para as receitas.

Produzida na cidade de Várzea Grande, no estado do Mato Grosso, toda a linha PlantPlus Foods estará disponível em redes de supermercados e foodservice a partir deste mês.

Mercado em expansão
Segundo dados da PlantPlus Foods, o segmento de alimentos à base de proteína vegetal cresce, em média, 17% ao ano na América do Norte, e 15% ao ano, na América do Sul. Já o valor do mercado global de plant-based deve chegar a US$ 6,5 bilhões em 2021, sendo que a projeção para 2030 é US$ 25,5 bilhões. A região das Américas representa 42% desse total, ou seja, US$ 10,7 bilhões.

No Brasil, os consumidores buscam cada vez mais diversidade no consumo de proteína, principalmente entre os jovens. Esse estilo de vida, chamado de flexitariano, já é comum para 52% da população, de acordo com uma pesquisa realizada pela ADM em parceria com o Ibope. E segundo pesquisa de 2020, realizada pelo Ibope DTM, sob coordenação do The Good Food Institute (GFI), entidade norte-americana que fomenta a pesquisa de alimentos alternativos à carne, constatou que dos 2000 brasileiros entrevistados, 39% já consomem alimentos à base de plantas pelo menos três vezes por semana.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Micro-ondas: o que é mito e verdade?

O Microondas, tradicional eletrodoméstico das cozinhas de todo o Mundo foi uma invenção/descoberta do engenheiro Percy LeBaron Spencer no ano de 1945, nos laboratórios da Raytheon Corporation, enquanto realizava pesquisa sobre radares na época da 2ª Guerra Mundial. Percy utilizava magnetrons, tubos de vácuo que produzem radiação de micro-ondas, e durante os experimentos, percebeu que uma barrinha de doce no seu bolso havia derretido.

Após isso, o engenheiro colocou milho de pipoca e depois ovo próximo do tubo de vácuo, que produzia as micro-ondas, para ver a reação e tanto a pipoca como o ovo estouraram após um tempo. Assim, ele percebeu que as micro-ondas cozinhariam alimentos mais rapidamente que os fornos convencionais que cozinham com calor.

O primeiro forno de micro-ondas comercial foi produzido pela Raytheon, em 1954, no entanto, era caro e grande. Somente em 1967, que o primeiro micro-ondas doméstico começou a ser comercializado. Inicialmente, as vendas foram muito lentas durante os primeiros anos, em parte devido ao preço relativamente caro do forno. Somente no final de 1971, o preço das unidades de bancada começou a diminuir e suas capacidades foram expandidas.

O professor Baltus Bonse, do departamento de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI, esclarece alguns mitos e verdades sobre um dos aparelhos domésticos mais populares no mundo!

Como funcionam as micro-ondas?
De acordo com o professor Baltus Bonse, as micro-ondas são uma forma de radiação eletromagnética, como o infravermelho e as ondas de rádio. “As micro-ondas ricochetam nas paredes internas do forno, que são de metal, atravessam papel, vidro e plástico, mas são absorvidas pelos alimentos, mais especificamente pela água do alimento. Esta absorção faz com que as moléculas oscilem para frente e para trás, criando calor e cozinhando o alimento de dentro para fora, de fora para dentro ou uniformemente, dependendo de onde a água se encontra”, explica.

Objetos metálicos proibidos, mas com algumas exceções
Há muitos mitos acerca de quais materiais são permitidos ou proibidos de serem utilizados dentro do forno de micro-ondas. Os mais conhecidos são os objetos metálicos, já que as micro-ondas são refletidas pelos metais, ou seja, muita radiação é emitida de volta ao transmissor gerador da radiação de micro-ondas, causando seu superaquecimento, que pode levar a uma explosão ou fogo.

No entanto, o professor explica que há um mal-entendido em relação ao senso comum de que nenhum metal pode ser usado em um aparelho de micro-ondas. “Recipientes metálicos rasos (como pratos rasos) não impedem que as micro-ondas alcancem a comida pela parte superior. Eles podem, portanto, ser usados para a preparação de comida no aparelho. Já os recipientes mais fundos (como panelas) causam problemas”, destaca. Porém, como frequentemente não está claro o que seria suficientemente raso, recomenda-se não usar nenhum objeto metálico no micro-ondas.

Papel alumínio
Os campos elétricos em micro-ondas provocam um fluxo de correntes de eletricidade através do metal. Peças grandes, como as paredes de um forno de micro-ondas, geralmente conseguem tolerar essas correntes sem problemas. O perigo está no tamanho. “Peças finas de metal, como uma folha de alumínio, não aguentam essas correntes e aquecem muito rapidamente, podendo pegar fogo. Além disso, se a folha estiver amassada de forma a ter arestas pontiagudas, a corrente elétrica que corre através da folha causará faíscas”, explica o prof. Baltus. É importante ter atenção, também, com porcelanas antigas, que geralmente contém tinta metálica, e pratos com bordas decorativas de metal.

Uva e ovos podem explodir?
Sim. Segundo o professor da FEI, as uvas e ovos podem explodir, se não estiverem furados. Uvas contêm em torno de 80% de água, claras de ovo 90% e gemas 50%. Com o cozimento a água presente vira vapor d´água, que aumenta a pressão dentro do alimento. Se não tiver um furo para aliviar essa pressão, o alimento explodirá. Além disso, é preciso ter cuidado com as pimentas secas, que podem pegar fogo e liberar gases nocivos.

Potes plásticos quando aquecidos podem liberar substâncias tóxicas?
Há muita desinformação a respeito disso. Em primeiro lugar alegava-se que o plástico no micro-ondas liberava substâncias químicas cancerígenas, chamadas dioxinas, nos alimentos. Na verdade, os plásticos não contêm dioxinas. Essas substâncias são liberadas quando lixo, plástico, metais, madeira e outros materiais são queimados. Assim, a não ser que você queime seus alimentos em um micro-ondas, você não está se expondo a dioxinas.

Em segundo lugar, não existe um material único específico chamado plástico. Existem vários tipos de plástico. Frequentemente, adicionam-se substâncias aos plásticos para modificar suas propriedades ou para moldá-los mais facilmente. Essas substâncias chamadas plastificantes podem eventualmente migrar do recipiente, quando aquecido, para o alimento.

E quanto ao bisfenol-A?
O bisfenol-A é basicamente encontrado em um tipo de plástico, chamado policarbonato, que era usado para fazer mamadeiras e garrafas de água retornáveis. Segundo o professor, dificilmente essa substância será encontrada em outros plásticos usados no dia a dia, pois estes plásticos, contrariamente ao policarbonato, não precisam de bisfenol-A para a sua produção. Então, a maioria dos plásticos já eram bisfenol free, e trata-se mais de uma questão de marketing. Assim embalagens bisfenol free também podem liberar plastificantes para o alimento. Recomenda-se sempre checar na embalagem se consta que o material é seguro para uso em fornos micro-ondas.

Afinal de contas, quais materiais podem ser levados ao micro-ondas?
“Os mais seguros são recipientes de vidro ou cerâmica rotulados para uso em fornos de micro-ondas”, explica o prof. Baltus Bonse. Caso esteja em dúvida quanto à embalagem plástica ou recipientes no micro-ondas, transfira os alimentos para recipientes de vidro.

*Dicas importantes:

  • Não deixe que filmes plásticos toquem os alimentos durante o cozimento no micro-ondas, porque podem derreter. Use como alternativas papel de cera, papel manteiga e toalhas de papel branco.
  • A maioria dos recipientes para viagem, garrafas de água, potes de margarina, iogurte, e alimentos como queijo, creme, maionese e mostarda não são seguros para micro-ondas. Sacos plásticos de supermercado também não devem ser utilizados.
  • Não ligue o micro-ondas sem nada dentro. Isso prejudicará o funcionamento do aparelho.

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Samsung revela a tecnologia por trás de sua linha de Smart TVs 2020

A Samsung realizou um seminário virtual para apresentar a tecnologia por trás de sua linha de televisores de 2020 para a imprensa.

A companhia revelou os principais diferenciais de sua nova QLED 8K, incluindo o aprimoramento da inteligência artificial para garantir a melhor qualidade de imagem, além de detalhes sobre o design diferenciado que contempla todos os produtos, com destaque para as TVs da linha Lifestyle.

Confira o que foi apresentado no evento:

Visual sem bordas e recursos de IA da QLED 8K garantem experiência verdadeiramente imersiva
A Q950T é a primeira TV 8K do setor que combina design ultrafino, qualidade de imagem 8K e som surround impressionante. A TV, top de linha da Samsung, apresenta visual sem bordas, permitindo que a tela ocupe mais de 99% do televisor para proporcionar uma experiência de visualização verdadeiramente imersiva.

Graças ao processador Quantum 8K, a Q950T realiza o aprimoramento de imagem para 8K por meio dos recursos de IA Upscaling e deep learning, que convertem automaticamente conteúdos que não são 8K para uma resolução mais próxima à 8K. Isso acontece porque a QLED 8K possui uma “Rede Neural” que tem a capacidade automática de aprendizado, permitindo restaurar detalhes com base em um banco de dados de imagens de alta definição.

Ao incluir esse recurso, além do “Formula Bank” – que já estava incorporado ao processador Quantum 8K desde 2019 -, a Q950T realiza o upscaling das imagens pixel por pixel, criando textura e profundidade, ao mesmo tempo que reduz imperfeições e restaura bordas para gerar uma imagem completamente nítida.

Experiência sonora inigualável
Para tornar a experiência do usuário ainda mais completa, a Q950TS conta com alguns recursos de som premium, como Som em Movimento  , inteligência de som antirruído) e Sincronia Sonora ,que fornecem áudio multidimensional e dinâmico para uma completa experiência de visualização.

Enquanto na maioria das TVs os alto-falantes costumam vir agrupados na parte inferior e no centro do televisor para acomodar o suporte, na Q950T, além dos alto-falantes principais na parte inferior, foram adicionados novos alto-falantes no lado esquerdo e direito.

Em seguida, foi adicionado um novo par na parte superior da TV, aumentando ainda mais a sensação de envolvimento do som. Desta forma, seja o barulho de um carro acelerando ao longo da pista de corrida ou o estalo de uma bola de tênis na quadra, o Som em Movimento permite que os telespectadores vivenciem o áudio acompanhando o movimento das cenas, como se estivessem no meio da ação.

E como diversos fatores – desde o tipo de conteúdo exibido até o próprio local onde a TV está instalada e o nível de ruído do ambiente – podem afetar a qualidade do som e a maneira como ele é percebido pelo telespectador, a Samsung adicionou a tecnologia de inteligência de som antirruído à Q950T, um ganho originado pelo processador Quantum.

Por meio de um sensor embutido e da inteligência do processador, a TV pode ajustar e otimizar automaticamente o volume dos diálogos em poucos segundos, para que o usuário não perca nenhum detalhe. Isso significa que ela é capaz de amplificar especificamente a frequência de som da fala para que possa ser ouvida com nitidez, mesmo que haja algum ruído ambiente e sem que haja necessidade de aumentar o volume.

Outro diferencial deste modelo é a Sincronia Sonora , que permite que a soundbar e a TV trabalhem juntas para proporcionar um som impecável. Normalmente, quando uma soundbar é conectada a um televisor, todo o sistema de som da TV é desativado. Com a Sincronia Sonora, você pode experimentar os alto-falantes da TV e da Soundbar simultaneamente – trabalhando em harmonia para uma experiência sonora única e incomparável. Isso inclui os alto-falantes superiores.

Tecnologias que garantem a melhor qualidade de imagem
As TVs QLED da Samsung expressam cores mais vívidas e brilhantes, graças à tecnologia de Pontos Quânticos. Além disso, a recém-adicionada tecnologia de distribuição de energia local (Direct Full Array) aloca a luminosidade de maneira eficiente pela tela da Q950T, proporcionando ainda mais brilho às áreas claras, enquanto as áreas escuras ficam ainda mais escuras.

Há também um sensor de luminosidade inteligente ligado ao processador Quantum 8K que contribui para uma melhor experiência de visualização em vários ambientes em que os consumidores assistem TV, especialmente em condições de muita luz, comparando com produtos convencionais. Assim, a luminosidade da tela aumenta ou diminui de acordo com a luz do ambiente, deixando a imagem sempre perfeita.

Evolução dos recursos de visualização conectada
A Samsung incorporou às suas TVs de 2020 novos recursos de conectividade que atendem às necessidades dos consumidores que usam as telas das mais variadas maneiras. Um dos destaques nesse sentido é o Multi Tela, para quem frequentemente utiliza outros dispositivos enquanto assiste TV.

Ele permite que os usuários estendam conteúdos como vídeos, fotos e músicas de seu dispositivo móvel para uma tela maior, e tenha uma super flexibilidade de uso, podendo definir onde e como pretende enxergar as duas fontes diferentes na tela.

QLED: A melhor TV para gamers
As TVs QLED da Samsung já são amadas por gamers de todo o mundo. Para melhorar ainda mais a experiência dos usuários, a companhia otimizou a cor, o contraste, além do movimento e do som para minimizar o tempo de resposta do jogo.

No ano passado, as QLEDs da Samsung já tiveram o menor tempo de resposta do setor (15ms) e neste ano a companhia está trabalhando para reduzir ainda mais, para até 9,8ms, nos modelos Q70T e superiores.

Além disso, como durante os jogos há muitas alterações na tela, é fácil ocorrer desfocagem e trepidação. Graças ao recurso Modo Game, que reduz as interferências, o jogo se dá de forma suave e contínua.

Já o Game Surround Sound utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial para analisar cada cena e obter um som direcional mais preciso e realista. Isso significa que o jogador pode ouvir os passos dos inimigos se aproximando e contra-atacar antes que eles percebam. Desta maneira, a QLED da Samsung não apenas permite uma verdadeira imersão no jogo, como também contribui para um melhor desempenho.

Expansão do portfólio e aposta na distribuição dos televisores da linha Lifestyle
A Samsung avalia que 2020 será um ano importante para a expansão das TVs da linha Lifestyle, passando do nicho para a massificação. Enquanto a The Frame, TV que se transforma em obra de arte quando desligada, ganha novos recursos e tem uma ampliação de seu portfólio.

Devido ao sucesso da The Frame, a aparência de quadro da TV foi mantida, juntamente com as molduras customizáveis. Em termos de tamanho, a Samsung continuará oferecendo as mesmas opções dos anos anteriores (55”), adicionando no Brasil o modelo de 43”.

E como mais de 70% dos usuários da TV optam por colocá-la na parede, a Samsung inclui o suporte No-Gap e a Única Conexão, para que a TV fique bem rente à parede, com um design completo de quadro.

Em 2020, a The Frame também terá atualizações de software. A nova Art Store oferecerá um serviço de recomendação de obras de arte com base na tecnologia de IA e que incluirá análise e oferta de “Artes populares” em determinada região/país; “Novos lançamentos”; além de uma opção de recomendação de acordo com as preferências de cada usuário.

Já o novo Modo Ambiente 3.0 permitirá aos consumidores desfrutar não apenas de Arte, mas de todos os benefícios desse recurso das TVs Samsung, podendo exibir em sua TV fotos pessoais, papéis de parede decorativos ou informações úteis.

Para saber mais sobre a QLED 8K e o novo portfólio de TVs da Samsung para 2020, acesse o site.

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Philco anuncia mais um smartphone da linha HIT no mercado

A Philco entrou no mercado de smartphones em 2020, e agora apresenta mais um lançamento no segmento: o Philco HIT P12, modelo intermediário que conta com câmera quádrupla, memória interna de 128GB e expansiva para mais 512GB com cartão micro SD, processador Octa-Core A55 e bateria de 4000 mAh.

Parte da linha HIT, o P12 tem tecnologia para tudo o que o seu celular precisa: poder de processamento e muita memória, garantindo espaço para guardar fotos, vídeos e baixar aplicativos indispensáveis.

O smartphone possui câmera traseira quádrupla de 13 MP (wide), 8 MP (ultra wide), 2 MP (macro) e 2 MP (profundidade), permitindo cliques dos mais diferentes ângulos sem perder a qualidade de foco e luz. Sua câmera frontal conta com 8MP, perfeita para capturar os melhores momentos no estilo selfie. O aparelho ainda conta com tela IPS infinita de 6.52 polegadas.

A bateria de 4000 mAh conta com alta duração para uso diverso, seja para reprodução de vídeos, áudios, uso de aplicativos e navegação na internet. O processador Octa-Core A55, agora conta com o sistema operacional Android 11, assegurando um desempenho ainda melhor do smartphone com a memória RAM de 4GB, memória interna de 128GB e expansiva até 512 GB com cartão micro SD.

“O lançamento do P12 vem para agregar a linha Hit, um produto com diferenciais pensados na usabilidade do dia a dia. Mais uma vez estamos alinhados com as necessidades do consumidor, visando oferecer um celular eficiente e de qualidade”, comenta Cristiane Clausen, diretora executiva da Philco. A marca brasileira atualmente está produzindo seus smartphones na fábrica de Manaus.

Preço e disponibilidade
O preço sugerido para o Philco HIT 12 é, em média, entre R$1.699 a R$1.999. Ele já está à venda nos principais varejistas do país e na loja online da Philco.

Especificações técnicas PHILCO HIT P12:

– Processador: Octa-core, A55 processor, up to 1.6GHz
– Android: 11
– Tecnologias e Bandas de Rede Celular: LTE: B3/B7/B28AB/B38 WCDMA: B1/B2/B5/B8 GSM: Quad Band (850/900/1800/1900)
– Dual SIM
– Memória interna: 128GB
– Memória RAM: 4GB
– Compatível com cartão Micro SD de até 512 GB
– Tela: 6,52″, HD+, IPS
– Bateria: 4000mAh
– Câmera traseira Principal: 13.0MP AF Flash • Câmera traseira Ultra Wide: 8.0MP • Câmera frontal: 8.0MP
– Câmera profundidade e macro: 2MP
– Conexão USB tipo C
– Bluetooth 4.2
– GPS
– Sensor Giroscópio
– Sensor de Gravidade
– Sensor de Luminosidade
– Sensor de proximidade
– Sensor de digital
– Reconhecimento facial
– Rádio FM

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Viagem em família: o que é preciso planejar

Para viajar em família com tranquilidade é fundamental planejar as férias com antecedência. Definir o destino, reservar as diárias e comprar as passagens é a melhor decisão para economizar tempo e não ter dor de cabeça durante a viagem. Dicas são sempre bem-vindas:

Destino e roteiro
Escolher o destino da viagem é a primeira dica, junto com a decisão da quantidade de dias e os lugares que a família deseja conhecer.

O roteiro é o guia durante a viagem, onde encontram-se informações sobre os passeios e região, é importante elaborá-lo da forma mais completa, sendo necessário realizar uma pesquisa detalhada.

Hospedagem
Encontrar a hospedagem adequada é a segunda dica para aproveitar bem a viagem. Existem variados modelos e estilos de hospedagem – resorts, hotéis, hotéis fazenda e pousada. Após a decisão, o melhor é realizar a reserva das diárias o quanto antes.

Planejamento financeiro
Estabelecer a estimativa financeira dos custos da viagem é indispensável. É preciso verificar os preços da hospedagem, alimentação, passagem aérea ou gasolina e considerar outros gastos como compras ou passeios.

A terceira dica é realizar uma análise financeira das possibilidades de realizar a viagem, estabelecendo metas para reservas e montando um fundo reserva para imprevistos.

Segurança
A última dica para viajar em família é a segurança de todos os integrantes, contratando um seguro viagem que possua cobertura para possíveis contratempos nos hospitais próximos aos destinos.

Destinos para curtir as férias com a família

Gramado, Rio Grande do Sul
A charmosa Gramado foi colonizada por alemães e italianos do século 19 e até os dias atuais preserva suas raízes europeias por meio da culinária e da arquitetura. A cidade recebe mais visitantes durante o inverno para degustação de fondue e chocolate artesanal onde a produção se destaca na região.

No natal ocorre o deslumbrante show de luzes e durante a primavera a colheita das flores hortênsias. Em qualquer época a cidade possui vários pontos para visitação como museus, restaurantes e fábricas de chocolate.

Foz do Iguaçu, Paraná
As Cataratas do Iguaçu encantam pessoas de diversas idades. É possível conhecer as cataratas de vários modos, visitando os mirantes, fazendo passeios de barco e rafting ou sobrevoando de helicóptero.

Maceió, Alagoas
Maceió impressiona pelas águas cristalinas que variam entre as cores azul turquesa e verde claro, areia fofa e coqueiros. Lugar agradável para desfrutar da natureza com a possibilidade de realizar outras atividades como andar de jangada, alugar bicicletas para passear pela ciclovia e também desfrutar da culinária local.

Balneário Camboriú, Santa Catarina
Pertencente ao litoral norte catarinense, Balneário Camboriú oferece aos visitantes a calmaria de suas belas praias, diversas opções de turismo ecológico juntamente com aventuras e também está próxima ao famoso parque de diversões “Beto Carrero World”.

Ouro Preto, Minas Gerais
Intitulada Patrimônio Histórico da Humanidade, a cidade em si é uma aula de história completa, abrigando o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. Por lá existem incontáveis pontos turísticos como as “Igrejas de São Francisco de Assis”, as ladeiras de paralelepípedos e a Maria-Fumaça que transporta os passageiros até a cidade vizinha “Mariana”.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Consumo de café no Brasil em 2020 alcança níveis históricos

O consumo de café no Brasil atingiu o segundo maior patamar que se tem registro de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). No total, o consumo da substância em 2020 foi de 21,2 milhões de sacas de 60 kg, o que representa um crescimento de 1,34% em relação ao ano de 2019, quando o consumo ficou no patamar de 20,9 milhões de sacas.

Apesar do número histórico, o recorde ainda continua sendo do ano de 2017, quando o consumo de café entre brasileiros chegou a 22 milhões de sacas. Esses dados combinam as informações de consumo de café torrado, moído, em grão e solúvel. O intervalo analisado foi entre novembro de 2019 e outubro de 2020.

Aumento do consumo de café por tipo

O café solúvel liderou o crescimento, expandindo seus consumidores em 3,18% e totalizando 934 mil sacas. Ainda assim, o café mais consumido continua sendo o torrado e moído, que cresceu 1,26% durante o período analisado, traduzindo-se em 20,2 milhões de sacas.

O consumo per capita do café em grão também aumentou sua popularidade, subindo 0,7% e totalizando 5,99 kg por habitante. O café torrado e moído, enquanto isso, também teve seu consumo per capita aumentado para 4,79 kg por habitante, um crescimento de 0,6% durante 2020.

Brasil na liderança do consumo de café

Com tamanhos resultados, o Brasil se consolida como o segundo país que mais consome café no mundo, perdendo o primeiro lugar para os Estados Unidos por uma diferença de apenas 6 milhões de sacas. Para Celírio Inácio da Silva, diretor-executivo da ABIC, existe uma razão: “O café tem apelo sentimental, familiar e de segurança. Quanto mais horas as pessoas passam em casa, mais café se consome”.

O café não foi o único alimento que teve seu consumo expandido durante a quarentena. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), o consumo de alimentos como pão, bolo amanteigado, massas, fludens, brownies e biscoitos alavancou o crescimento do consumo de trigo em 15% no Brasil.

O crescimento vem como uma surpresa para especialistas do mercado de café, já que seu consumo apresentava uma tendência de queda, que se confirmou por dois anos consecutivos, caindo 4,15% em 2018 e 0,49% em 2019. Para Celírio Inácio da Silva, o aumento do consumo também pode estar relacionado ao aumento da qualidade do produto: “A gente espera que o crescimento seja sempre permanente. Se neste ano ocorrer um aumento igual, será bem-vindo”, explica o especialista.

Desafios para o crescimento do consumo de café

Apesar dos animadores índices, o crescimento do consumo do grão ainda tem desafios pela frente. Para profissionais do mercado, um ano financeiramente complicado, com aumento de dívidas e desemprego, pode influenciar consumidores a diminuírem o consumo de café.

Esse cenário se agrava, ainda, com a perspectiva de que o preço do café aumente nos próximos meses: “O custo médio dos cafés tradicionais é de menos de 2% do salário mínimo. É um valor insignificante. Os preços vão subir um pouquinho porque as empresas precisam ganhar margem após um ano de muito sacrifício em 2020”, explica o profissional da ABIC.



Pesquisa aponta que prática de meditação cresce 45% durante a pandemia

Nos últimos meses, o distanciamento social trouxe uma nova realidade para a maioria dos brasileiros. Com mais sobrecarga mental e emocional, novos hábitos de bem-estar foram adotados e a meditação foi um destaque. Segundo pesquisa realizada pelo V.Trends, hub de insights da Vivo especializado em comportamento do consumidor, a pandemia aumentou em 45% o número de pessoas adeptas à meditação. O estudo mostra ainda que uma em cada três pessoas que meditam atualmente começaram durante este período.

Entre o público jovem, de 18 a 24 anos, quase metade adquiriu o hábito nos últimos 18 meses. Já as mulheres compõem a maioria dos grupos dos praticantes, com 58%. A pesquisa quantitativa utilizou a plataforma MindMiners e MeSeems e a amostra foi de 640 entrevistados, praticantes ou interessados em saúde emocional e bem-estar, em todas as regiões do Brasil.

O levantamento aponta ainda que os aplicativos têm sido uma opção cada vez mais usada para apoiar os praticantes da meditação, já que permitem meditar de qualquer lugar. Segundo o estudo, 69% dos que meditam utilizam um app e 90% relataram ter uma experiência muito boa no uso dos apps, sendo igual ou superior à meditação tradicional para a maior parte deles. E mais: a meditação é um hábito: 85% dizem praticar toda semana e 38% diariamente.

A pesquisa mostra também que o uso da meditação como cuidado com a saúde emocional para relaxar, reduzir ansiedade, melhorar o sono e a concentração são os principais motivos que levam os moradores de grandes centros urbanos a meditar. Pessoas que mantêm este hábito apresentam uma disposição maior em buscar tratamentos para saúde emocional.

Dos entrevistados, 70% afirmaram praticar meditação para reduzir a ansiedade e 68% demonstraram preocupação com a saúde mental, principalmente as mulheres (76%) e o grupo de pessoas com 25-34 anos (75%), que declaram se preocupar muito com o emocional.

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ViewSonic lança nova linha de monitores portáteis

A ViewSonic apresentou seus novos monitores portáteis de sua premiada linha de monitores. Projetado para aumentar a produtividade para quem está em trânsito, o TD1655 e o VG1655 podem ser combinados com laptops e tablets, para que os usuários possam ser mais eficientes com o espaço adicional da tela, tanto para um funcionário remoto que precise compartilhar conteúdo ou para os viajantes de negócios que precisem de uma tela adicional, os monitores portáteis ViewSonic permitem que os mesmos vejam e façam mais para obter melhores resultados.

O modelo TD1655 é uma tela de toque de 10 pontos com tecnologia projetiva; oferece uma experiência de digitação suave e natural e navegação simplificada, enquanto o VG1655 tem uma tela com proteção para riscos, a fim de oferecer uma experiência de visualização vívida.

Ambos os monitores portáteis vêm com duas portas USB Type-C, para que os usuários possam habilitar rapidamente a transmissão de vídeo, áudio e dados, oferecendo até 60W de potência bidirecional.

Características

Tela de toque portátil TD1655

– Monitor portátil de 15,6 polegadas com capacidade de toque e resolução de 1080p (1920×1080);
– 10 pontos de contato de tecnologia projetiva para uma experiência de escrita suave e natural (inclui caneta);
– Design sem 3 engastes;
– Inclui conectores: dois USB Tipo C para carregamento bidirecional e mini-HDMI;
– Menos de uma polegada de espessura (0,6 polegadas) e menos de um quilograma de peso

Monitor portátil VG1655

– Monitor portátil de 15,6 polegadas com resolução de 1080p (1920×1080);
– Menos de uma polegada de espessura (0,6 polegadas) e menos de um quilograma de peso;
– Inclui conectores: dois USB Tipo C para carregamento bidirecional e mini-HDMI;
– Base integrada para oferecer suporte à orientação retrato e paisagem;
– Inclui protetor de tela.

“Os monitores portáteis ViewSonic são perfeitos para usuários que precisam de espaço adicional na tela para serem mais eficientes em seu trabalho”, disse Phong Phanel, gerente de marketing de produto para monitores profissionais da ViewSonic Americas.

“O TD1655 e o VG1655 pesam apenas um quilo e têm menos de 2,5 cm de espessura. Esses monitores portáteis ultrafinos cabem facilmente em qualquer bolsa, pasta ou mochila, o que os torna muito convenientes para viagens”, conclui o executivo.

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Mais de 344 mil postos de trabalho foram gerados em agosto, aponta pesquisa

De acordo com dados do Senior Index, relatório da Senior Sistemas que divulga indicadores de mercado, foram geradas no mês de agosto  344.134 mil novas vagas de emprego no País, um aumento de 8,7% na quantidade de postos de trabalho em relação ao mês de Julho de 2021. No mesmo período, as admissões registraram uma pequena alta, com um percentual de 0.8% a mais do que julho, totalizando 1.669.450 admissões. Já o número de demissões registrou uma queda de 1.1%, em um total de 1.325.316.

O levantamento leva em consideração mais de 6 milhões de folhas de pagamentos processadas mensalmente na sua plataforma de Gestão de Pessoas da Senior (HCM), o que corresponde a cerca de 20% do total de folhas de pagamentos das empresas brasileiras. Com base nesse grande volume de dados, que têm a capacidade de representar o total de empresas do País, é possível prever os índices relacionados à geração de empregos.

“Diante do cenário atual do mercado de trabalho, que sofreu em 2020 efeitos significativos com o avanço da pandemia no Brasil e que ainda sente os reflexos desse cenário, as informações de alta frequência são cada vez mais relevantes para que seja  possível entender os desdobramentos na economia brasileira e para que, com isso, seja possível tomar decisões assertivas sobre os negócios, contribuindo também para melhorar cada vez mais o índice de empregos no  Brasil. Com o Senior Index, a Senior pretende dar a sua contribuição em fornecer, mensalmente, informações de mercado com agilidade”, explica o Head de HCM da Senior, Ricardo Kremer.

Segundo o líder de Pesquisa da Senior, Evandro Pires, o Senior Index faz predições utilizando técnicas de análise de dados combinados com uso de Inteligência Artificial. “Com o volume de dados de HCM aliado com um Data Lake moderno, desenvolvemos um trabalho de pesquisa no SeniorLabs – laboratório de inovação da Senior – com profissionais de ciências de dados para identificar os padrões de admissões e demissões no Brasil. Através deste trabalho, desenvolvemos um modelo preditivo que é capaz de indicar com boa precisão a geração de empregos no Brasil”, explica.

Clique aqui e veja o relatório completo.

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realme anuncia (na China) o realme GT Neo 2, novo smartphone “flagship killer” da marca

A realme apresentou oficialmente, na China, o novo realme GT Neo 2. O aparelho estará disponível no mercado chinês em três opções de armazenamento: 8GB + 128GB, 8GB + 256GB e 12GB + 256GB, com preços de 2.499 RMB (cerca de US$ 388), 2.699 RMB (cerca de US$ 420) e 2.999 RMB (cerca de US$ 465) respectivamente. Como a mais recente novidade da popular linha realme GT, o realme GT Neo 2 é um “flagship killer”, criado para usuários extremamente ativos no dia a dia, chegando com inovação de tecnologia e design.

O realme GT Neo 2 é alimentado pelo processador Qualcomm Snapdragon 870 5G, chipset famoso por seu desempenho equilibrado, poderoso e capaz de proporcionar uma experiência estável ao usuário.

O modelo adota, pela primeira vez, o gel térmico de diamante como material de resfriamento, construindo uma estrutura de dissipação de calor tridimensional de 8 camadas com uma área de resfriamento de vapor em aço inoxidável de 4129mm², a maior da história da realme. Como resultado, uma experiência excepcional é proporcionada aos usuários que consomem qualquer jogo convencional mais pesado.

Outro diferencial do modelo é sua bateria de 5000 mAh, que suporta o carregador SuperDart de 65W, prometendo – segundo a empresa – bateria para um dia inteiro de uso.

Destaque também para a tela Samsung E4 do aparelho, a melhor tela de smartphones da marca até hoje, apresentando brilho máximo de 1300 nits e contrastes de cores de até 5.000.000:1.

Ele chega com uma cor exclusiva, a NEO Green, que transmite o encontro entre tecnologia e vitalidade em um só conceito.

Como novo “flagship killer” da linha GT, o realme GT Neo 2 conta com inovação em tecnologia e design e estará disponível para o mercado global em breve, aguarde novidades.

Para mais informações, por favor, acesse o site da realme no Brasil.

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Saiba quais são os tipos de alergias e como identificá-las

Alergias são reações do sistema imunológico a determinadas substâncias que, nem sempre causam alergia às outras pessoas. O corpo, quando está frente a um processo alérgico, produz imunoglobulina E (IgE) a fim de combater os efeitos do alérgeno (o que está causando a alergia). As alergias podem ocorrer de diversas formas e em vários lugares do corpo e podem causar vermelhidão e coceira na pele, rinite, problemas para respirar, entre outros. Muitas são as causas e os tipos de alergias, variando entre as relacionadas às mudanças de temperatura, de estações do ano, as geradas por alimentos ou por medicamentos. O mais importante é saber identificar o processo alérgico, o que o causa e como tratá-lo.

A seguir, as alergias mais comuns, como identificá-las:

Alergias respiratórias
Esses tipos de alergias são reações alérgicas desenvolvidas a partir da inalação do alérgeno pelas vias respiratórias. Uma vez no corpo, eles causam várias modificações e podem agravar e levar ao processo de asma e de rinite alérgica.

Ligadas ao clima: Dentro das alergias respiratórias, tem as que estão relacionadas com a estação do ano. É muito comum as pessoas espirrarem mais, desenvolver coriza e olhos lacrimejantes ao contato com o pólen nas semanas próximas à primavera. Por outro lado, existem as alergias que são ligadas ao clima, mas não com uma estação em particular, as que podem ocorrer em qualquer época do ano. O pó, poeira, umidade e o mofo são alérgenos que frequentemente causam alergias respiratórias.

Ligadas aos animais domésticos: Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o pelo do animal é o que menos pode causar alergias. É mais indicado que esteja relacionado a urina, saliva, e extratos da pele. Como as partículas são muito pequenas e ficam presentes no ar, nos móveis, carpete, tapetes, cama e sofas, mesmo que o animal não esteja presente, as pessoas que sofrem com este tipo de alergia podem apresentar os sintomas de alergias respiratórias.

Ligadas a outros fatores: Aspectos como fumaça de queimadas, de cigarro, ou da poluição pelos meios de transporte, perfumes, cheiros fortes, essências e solventes podem gerar reação alérgica respiratória. Esse tipo de alergia pode desencadear asma nas pessoas que também sofrem dessa condição.

Alergia por ingestão ou injeção
Alimentos: As alergias aos alimentos podem variar em severidade, podendo levar desde variações na pele, diarreia, dores de barriga e vômitos, até problemas mais sérios como o choque anafilático. Choque anafilático é uma reação alérgica extrema, onde as vias respiratórias incham, impedindo o ar de passar. Essa condição requer assistência emergencial e, muitas vezes, hospitalização.

Segue a lista de alimentos que são considerados os mais propensos a causar alergias:

– Amendoim
– Nozes
– Leite
– Ovos
– Soja
– Gergelim
– Glúten
– Frutos do mar (moluscos e peixes)
– Sulfitos (um aditivo comum em vinhos e produtos alimentícios secos)

Medicamentos: Assim como os alimentos, alguns medicamentos são administrados por via oral e podem causar alergia nas pessoas mais propensas. Dependendo da gravidade da reação alérgica, essa também pode causar de vermelhidão ao choque anafilático, fotofobia (dificuldade de olhar para a luz), dificuldade de respirar, asma, olhos e vias respiratórias inchadas. Nesses casos, ao primeiro sinal deve-se imediatamente ir para o hospital para uma assistência de emergência.

Deve-se ficar atento se os sintomas não são apenas efeitos colaterais dos medicamentos. Por isso é extremamente importante não automedicar-se e frequentemente consultar-se com um especialista para ter uma clara definição dos efeitos colaterais dos remédios usados.

Segue a lista dos medicamentos que podem gerar reações alérgicas, mais comumente:

– Antibióticos: Muitas pessoas apresentam reações alérgicas à penicilina e outros tipos de antibióticos
– Aspirina
– Anti-inflamatórios não esteróides
– Narcóticos
– Alguns anticonvulsivantes.

Alertamos a gravidade de assumir condição de saúde baseado apenas em informações gerais. É necessário consultar-se com um médico profissional especialista para que com exames e conhecimentos de cada caso seja escolhido o melhor tratamento bem como o tipo de medicação a ser utilizada.

Picadas de Insetos
Assim como os outros tipos de alergias por ingestão ou injeção, as picadas de mosquitos podem variar de gravidade, de coceira ao choque anafilático.

Alergias de contato
Neste grupo de alergias, estão os alérgenos que entram em contato direto com a pele e causam irritação na mesma. Produtos de látex tais como luvas de procedimento ou de limpeza, balões e elásticos são alguns exemplos de produtos que podem causar alergias de contato. Outros produtos são amaciantes, componentes específicos de cremes e perfumes, metais como o cobre e zinco, entre muitos outros.

Como identificar alergias e o que fazer
Além dos sintomas apresentados, é importante procurar um alergista, um dermatologista, um pneumologista entre outras especialidades que tratam as alergias. Ele(a) irá identificar através da conversa, o histórico das alergias e a causa delas. Muitas vezes, para as alergias de contato, exames específicos como o “teste de alergia” é executado para descobrir com afinco os componentes específicos que estão causando alergias.

Assim que descoberto a origem e o que causa alergias, é recomendado afastar-se dos desencadeadores das mesmas, a fim de não provocar os processos alérgicos.

O doctoranytime recomenda procurar um médico assim que qualquer sintoma seja presenciado. Para encontrar os melhores médicos, acesse a plataforma do doctoranytime.

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Empresa de tecnologia flexibiliza e recruta profissionais de todo o Brasil

Rio de Janeiro 23/9/2021 – Vagas vão do Desenvolvimento a Engenharia de Produção, com processo seletivo remoto e adoção do regime home based

O setor de tecnologia foi um dos que cresceram durante a pandemia do Covid-19, impulsionado pela necessidade das empresas migrarem para o ambiente digital ou se consolidarem nele. Segundo a estimativa do International Data Corporation (IDC), o setor de tecnologia e comunicação brasileiro irá crescer 7% em 2021.

Para acompanhar a demanda, a empresa carioca Nomus, que desenvolve sistemas de gestão ERP para indústrias (https://www.nomus.com.br/erpindustrial/), apostou em flexibilizar o modelo de trabalho para atrair novos talentos. “Vimos que é perfeitamente possível atingirmos nossos objetivos trabalhando de casa ou até mesmo uma jornada de horário mais flexível, mas, para isso, tivemos que implantar novas rotinas e ferramentas para manter a equipe alinhada e engajada”, comentou o diretor Rafael Netto.

As 6 vagas disponíveis são para Desenvolvedor JAVA, em regime CLT; estágio em Desenvolvimento JAVA; trainee para engenheiros de produção e técnico de infraestrutura. Todas elas para home based (sendo o trabalhador baseado em casa e com eventuais visitas presenciais a clientes ou no escritório), exceto a última, voltada para profissionais que moram na cidade do Rio de Janeiro.

Com base nos resultados que obteve com seus colaboradores trabalhando de forma remota, a empresa espera utilizar a mesma estrutura de operação on-line para ampliar seu quadro de funcionários.

Pensando no cenário pós-pandemia, o plano será reforçar a equipe com pessoas que estejam em locais estratégicos para a empresa, de modo a contribuir para a expansão da zona de atuação, presencial ou remota. “Escolhemos algumas cidades-chave para desenvolver nosso primeiro programa de trainee. O objetivo é que as pessoas selecionadas recebam um treinamento especial, e possam ter uma experiência ampla, passando por várias áreas, como Suporte, Implantação, Customer Success e Comercial, para, no fim, formarmos um colaborador preparado para progredir rapidamente em seu plano de carreira”, completou Rafael.

O trainee, que terá a duração de 24 meses, está aberto para as cidades de Joinville (SC), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), inicialmente. O profissional, que deve ser formado em engenharia de produção ou com previsão de formatura até final de 2021, receberá, além do salário, benefícios como vale-alimentação, plano de saúde e bônus por rendimento, entre outros.

Já, as vagas para cargo pleno e de estágio em Desenvolvimento, estão disponíveis para programadores JAVA de qualquer localidade. É desejável, mas não eliminatório, conhecimento em Javascript, struts, hibernate, jQuery e CSS. A remuneração pode chegar a R$6.459,00 reais e R$2.400,00 reais, respectivamente, mais benefícios.

O técnico de infraestrutura, que auxiliará na manutenção e otimização dos servidores, terá expediente híbrido, no qual ficará em home office e com possíveis solicitações presenciais. Ter conhecimento em banco de dados MySQL e inglês no mínimo intermediário são alguns dos requisitos desejáveis para esta contratação, cujo salário pode ultrapassar três mil reais, sem considerar os benefícios.

De acordo com o responsável pelo RH da empresa de tecnologia, Rogério Sampaio, houve um planejamento para estruturar a seleção de modo que ficasse fácil para o candidato e, ao mesmo tempo, seguro para quem está à frente na tomada de decisão: “procuramos inúmeras soluções diferentes, como contato com co-working em outros estados e ferramentas para aplicação da prova via internet, até conseguirmos desenvolver um modelo que funciona para nós agora e nas próximas contratações”.

O interessado em participar do processo seletivo, que é todo online, pode se inscrever no site https://www.nomus.com.br/carreiras/ .

Website: https://www.nomus.com.br/carreiras/



Marketing digital se torna forte tendência para micro, pequenas e médias empresa

São Paulo 23/9/2021 – Com as mudanças de mercado o marketing digital é essencial para quem quer venderCom aumento da demanda de mercado no segmento empresas ampliam sua atuação e passam a capacitar profissionais para atuarem especificamente com micro e pequenos empresários

A pandemia alterou drasticamente o cenário econômico mundial e fez com que as empresas tivessem que buscar opções para conseguirem se manter ativas. Dentro desse contexto, o mundo digital foi a principal ferramenta para que empresários de todos os tamanhos pudessem continuar vendendo seus produtos. 

Prova disso é o aumento das vendas pelo e-commerce. Em pesquisa recente, realizada com os dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, a Neotrust, censo de comércio eletrônico brasileiro e uma das principais fontes para quem trabalha com o mercado digital, mostra que houve continuidade do crescimento das vendas online no Brasil. Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado das compras foi um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.

Marketing digital para micro, pequenos e médios negócios 

Outro número que cresceu no país foi o de pequenos empreendedores. Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) disparou no Brasil nos últimos meses – entre 7 de março (último balanço antes do início da pandemia) e 30 de novembro. O acréscimo foi superior a 1,4 milhão. 

Atentas às mudanças de cenário e ao protagonismo do digital no meio empreendedor, empresas do segmento ampliaram sua atuação e passaram a oferecer novos serviços, focados no marketing digital para micro, pequenos e médios empreendedores. Um exemplo desse movimento de adaptação do mercado é iNexxus, agência com foco em Marketing de Performance, que desenvolveu um plano de expansão voltado para pequenos e médios empreendedores. 

“Percebemos uma mudança de comportamento de empresas menores, que viram no marketing digital a possibilidade de alavancar suas vendas e evitar o fechamento de suas portas e passaram a nos procurar para atender essa demanda. A partir disso criamos o modelo com licenciados”, ressalta Rener Baptista, sócio-fundador da iNexxus.  

Baptista afirma que a pandemia e as restrições adiantaram o marketing digital como uma tendência de mercado, prova disso é o crescimento da empresa que em nove meses alcançou 52% do território nacional e segue com expectativas positivas, com previsão de chegar em 69% do país. O empresário destaca que esse processo aconteceria de qualquer forma, também muito por conta da popularização dos meios digitais. 

“Os pequenos e médios empresário entenderam o quanto eles podem potencializar suas vendas por meio do marketing digital e isso alavancou as demandas no segmento”, destaca Baptista.    

O empresário destaca a importância das ferramentas digitais no mercado como um todo e como isso foi potencializado. “Tivemos uma mudança do comportamento para o mercado de forma geral. Os pequenos negócios também tiveram que se manter ativos, e o online de fato foi essa saída. Com o aumento do consumo e da interação no ambiente online, as estratégias de Marketing Digital se tornaram essenciais tanto para vender, quanto para atrair novos clientes”. 

O Marketing Digital é um trabalho que não necessita de estoque, nem fluxo de caixa, mas que demanda especialização do profissional e no caso dos pequenos negócios isso não muda. Para o especialista a digitalização ajudou na popularização das ferramentas de marketing digital, mas isso não anula a necessidade de buscar conhecimento sobre como atuar no mercado, principalmente para os pequenos empreendedores. 

“O marketing digital vende em momentos difíceis, ajuda a fazer com que o cliente conheça seu produto mas, é necessário buscar um profissional especializado. Apostamos na especialização do nosso licenciado. Ter um profissional capacitado é a melhor maneira de oferecer um trabalho que de fato vai fazer diferença para o contratante”. 

 

Crescimento do mercado digital pós-pandemia 

De acordo com informações de uma pesquisa realizada pela Kantar com mais de 25 mil pessoas entrevistadas, as redes sociais tiveram um aumento de 40% no uso desde o início da pandemia. Esse número, por si próprio, já mostra a importância do investimento no Marketing Digital de uma organização. 

O estudo apontou ainda que o consumo de mídia aumentou em todos os canais domésticos durante a pandemia. Em meses seguintes da pandemia, a navegação na web aumenta em 70%, seguida pela exibição de TV aumentando em 63% e o engajamento nas mídias sociais aumentando em 61% em relação aos números do cotidiano.

Em todos os estágios da pandemia, o WhatsApp é o aplicativo de mídia social que experimenta os maiores ganhos de uso à medida que as pessoas procuram se manter conectadas. No geral, o aplicativo teve um aumento de 40% no uso; na fase inicial da pandemia, o uso aumenta 27%, na fase intermediária 41% e os países na fase final da pandemia observam um aumento de 51%. 

O aumento do uso em todas as plataformas de mensagens foi maior na faixa etária de 18 a 34 anos. WhatsApp, Facebook e Instagram tiveram um aumento de mais de 40% no uso de menores de 35 anos.

Website: https://inexxus.com.br/



Dez dicas para manter o negócio ativo e lucrativo

São Paulo 23/9/2021 – A consultora e mentora de novos negócios Romênia Matos da Planet Smart City dá dicas de como alavancar a sua empresa, seja ela pequena ou média Atualmente, o país conta com aproximadamente 17 milhões de pequenos negócios e 70% deles passaram a utilizar os serviços da internet.

Enquanto grandes marcas e empresas buscam adequar seus produtos e tecnologias para consumidores cada vez mais exigentes, há uma parte que ainda busca atualização das suas ferramentas de trabalho para não ficar no prejuízo. São donos de restaurantes, confeitarias, lojas de roupas, farmácias, salões de beleza e oficinas mecânicas, que precisam ter um diferencial para fidelizar este cliente que agora movimenta o comércio próximo da sua residência.
 
Atualmente, o país conta com aproximadamente 17 milhões de pequenos negócios e 70% deles passaram a utilizar os serviços da internet. A pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou a digitalização das atividades como a grande oportunidade de reduzir o impacto nos rendimentos. A cada dez empresas, pelo menos sete já atuam nas redes sociais ou aplicativos para melhorar o faturamento. De olho nessa necessidade de mercado, as cidades inteligentes da Planet Smart City, como a Smart City Laguna, que foi construída do zero no Brasil, disponibiliza uma consultoria estratégica para que o comércio local siga crescendo e atendendo as exigências dos moradores. Veja a seguir as dicas separadas pela  consultora e mentora de novos negócios Romênia Matos para alavancar a sua empresa, seja ela pequena ou média. 
 

1 – Plano de negócio

É fundamental conhecer em detalhes todos os processos relacionados ao seu negócio, suas finanças, fornecedores, as entradas de matéria-prima e saída de produtos. Para saber e controlar tudo isso é preciso elaborar um plano de negócios, a fim de mapear oportunidades, atingir novos clientes, investimentos e possíveis parceiros e fornecedores.

2 – Custos e contas a receber

Para que a empresa seja mais lucrativa, é preciso ficar de olho nos custos fixos, para que não ultrapassem o tamanho do negócio. Se os gastos estiverem elevados demais em relação à capacidade financeira, você vai consumir a sua margem de lucro. As contas a receber também devem ser sempre conferidas. “É possível que grande parte da sua margem de lucro esteja acumulada no crédito concedido a clientes ou em valores que serão repassados futuramente”, alerta a consultora.

3 – Perfil do cliente 

Após compreender os processos financeiros e os custos da empresa, é necessário investigar o perfil do cliente, bem como sua faixa etária, costumes e necessidades, para entender quais são os melhores canais para se comunicar e saber os produtos e serviços que ele precisa.

4 – Precificação de produto ou serviço 

Colocar o valor errado no produto ou serviço pode reduzir a margem de lucro do negócio. Por isso é tão importante conhecer os custos fixos. Com essas informações e o que descobrir sobre o perfil do cliente é possível identificar se há espaço para aumentar os preços que  pratica ou criar campanhas promocionais e descontos. 

5 – Gerenciamento de estoque

Para equilibrar o estoque, avalie quais produtos têm maior procura e aqueles que têm baixa demanda. Com isso, será possível adequar as vendas e as compras para manter o  lucro e não perder dinheiro com itens acumulados ou fora do prazo de validade.

6 – A estratégia do desconto

A estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma aleatória. “As vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso desequilibra o caixa”, diz Romênia. Por isso, é necessário entender o perfil do cliente antes de oferecer descontos.

7 – Identificação da concorrência

“Em um mercado competitivo, saber identificar e acompanhar a concorrência é questão de sobrevivência”, sublinha a consultora de negócios.  Mas, para reconhecê-la, antes de tudo é preciso conhecer as características da própria empresa, como os produtos ou serviços que comercializa, definir o seu negócio, capacidade de atendimento e locais de atuação. Para isso, vale fazer duas perguntas: “Quem é o meu concorrente direto?”. Aquele que vende os mesmos produtos, com a mesma faixa de preço. “Quem é meu concorrente indireto?”. Aquele que não vende os mesmos produtos, mas atinge o público-alvo com uma estratégia clara de substituição de produto.

8 – Instagram como vitrine de vendas

O Instagram é uma rede dinâmica e visual, o que permite interagir em tempo real com os clientes, já que eles visualizam produtos na hora que são postados. “Crie uma BIO atraente, coloque uma boa foto ou logo, otimize seu nome, seja objetivo com o produto deixando claro o que vende, insira um link mostrando que tem a solução, adicione botões de ação, telefone de contato, WhatsApp, localização e crie destaque relevantes com ícones. “Crie conteúdos relevantes, lembrando que pessoas se conectam com pessoas e não apenas produtos”, diz Romênia. 

9 – WhatsApp Business como ferramenta de negócios

É uma ferramenta gratuita e essencial nos tempos atuais. Primeiro, crie uma identidade visual própria da marca. Assim, quando alguém entrar em contato pelas redes sociais ou WhatsApp, já saberá logo de cara do que se trata. Outra dica é criar um perfil comercial com catálogos (portfólio dos produtos) e mensagens de saudações (Olá, tudo bem? Seja bem vindo à nossa loja! Estamos em atendimento, assim que possível retornaremos o seu contato). E, quando não puder responder, uma mensagem automática deve ser enviada ao cliente. 

10 – Investimento nas vendas online

Com a pandemia, muitos negócios sobreviveram graças às vendas online e delivery. “É uma tendência sem volta”, afirma Romênia Matos. Portanto, vale aperfeiçoar cada vez mais os canais online e as redes sociais, mantendo uma boa estrutura de resposta e entrega, para turbinar as vendas, garantir os lucros e a perenidade do negócio. 

 

Website: http://www.planetsmartcity.com.br



Microtarget que conecta cidade a parcerias privadas amplia inclusão social

Recife (PE) 23/9/2021 – Parceria da Prefeitura do Recife com a empresa 99 App vai garantir 10 mil vouchers para pessoas com dificuldade de locomoção para tomar vacinasUm sistema de tecnologia da informação que conecta toda a cidade do Recife detectou que a população carente era a mais ausente na imunização das vacinas e a partir desses dados uma parceria da prefeitura com a empresa 99 App vai garantir 10 mil vouchers para pessoas com dificuldade de locomoção para tomar vacinas contra a Covid-19

Descobrir por que grande parte da população carente era a que mais havia faltado para tomar a primeira ou segunda doses das vacinas contra a Covid-19 passou a ser essencial para ampliar a imunização. O engenheiro Robson Galiano, especialista em cruzamento de dados de microtarget de municípios, demonstrou em um estudo como tornar mais inclusivo e mais justo um sistema de tecnologia da informação que conecta toda a cidade para oferecer serviços públicos e melhorar a eficiência de gestão.

É fato que cidades naturalmente não conseguem atender todas as demandas e exigências da população. Sem o olhar analítico deste processo, podem segregar e isolar pessoas das informações, o que provoca riscos e desigualdades.

Essa piora no quadro social se torna terreno fértil para a disseminação das fake news, um dos principais problemas que tira de cena os mais excluídos socialmente. A obrigação do gestor público é entender que tomadas de decisão devem incluir milhões de pessoas a uma política pública, promovendo essa igualdade.

Pensando nisso, algumas prefeituras já entenderam que melhorar a eficiência da comunicação pública é missão crítica. E se a informação correta chega a quem menos tem acesso tanto diminui a desigualdade, quanto gera oportunidade nesses grupos sociais menos favorecidos.

Essa análise tecnológica dos dados acaba promovendo a oportunidade de adesão a todos os serviços públicos gratuitos. Por falta de conhecimento, conectividade ou acesso à informação, muitas vezes essas informações não chegam nas camadas mais vulneráveis de um município.

Políticas públicas pensadas dessa maneira já estão sendo aplicadas no Brasil. É o caso de Recife, por exemplo, onde a prefeitura se utiliza de sistema de microtarget. É uma tecnologia que proporciona agrupar pessoas semelhantes em clusters, grupos analisados por computadores que trabalham simultaneamente no processamento de uma determinada tarefa, para levar comunicação mais assertiva e direcionada.

Um exemplo do que o microtarget pode fazer é o Conecta Cidades. Recife adotou esse modelo para fazer análise dos dados, entender quem são as pessoas vulneráveis sem acesso à informação e levá-la diretamente até os seus celulares através de mensagens digitais.

A cidade está executando nesse momento uma análise sobre quem ainda não se vacinou contra a Covid-19 e descobriu durante essa ação que a média estatística está bem acima dos que não se vacinaram dentro dos grupos de classes sociais mais baixas. A maioria desse grupo de não vacinados necessita do suporte do governo em algum nível para sobreviver durante a pandemia.

Rafael Figueiredo, secretário de Tecnologia e Informação de Recife, verificou com esses dados que deveria agir de imediato nesse grupo e decidiu criar uma política pública, sem grande investimento, para atrair essas pessoas, através de uma PPP, parceria público-privada.

A ideia é disponibilizar o acesso a essa informação para esse grupo de pessoas, utilizando aquelas que se conectaram para multiplicar essa informação aos demais. Assim, esse projeto também ganhou aspectos sociais, uma vez que isso gerou alcance maior para as classes mais vulneráveis e não conectadas.

O projeto, segundo Galiano, consistiu em adquirir 10 mil vouchers de viagens gratuitas com o aplicativo 99 App, localizar dentro do Conecta Recife (sistema de Big Data) as pessoas que seriam beneficiadas com ele e estruturar um canal de comunicação chatbot por RCS do Google e Canal WhatsApp, para informar a população.

Galiano afirma que com expertise e visão técnica desse tipo de ações de microtarget, “com baixo investimento, é possível fazer ações ainda maiores de inclusão da população. A ONU, inclusive, também é uma estimuladora desse tipo de atuação por parte de gestores públicos”.

Website: https://conectarecife.recife.pe.gov.br/recife-vacina/



Cacau brasileiro recebe proteção inédita por meio do Seguro Paramétrico

Brasília, DF 23/9/2021 – O Seguro Paramétrico coloca o contratante em primeiro lugar, pois se adequa às necessidades reais dele, levando em conta o clima e os riscos de cada região.Com articulação da Wiz Corporate, a primeira apólice de seguro rural para a produção de cacau do país foi emitida e o prêmio conta com a subvenção federal de 20%.

Em operação inédita envolvendo iniciativa privada, poder público e produtores, um instrumento de proteção para mitigar riscos no campo, a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia e em face às alterações climáticas, já é realidade no Nordeste.

A primeira apólice de seguro rural para a produção de cacau do país foi emitida em agosto e o prêmio conta com a subvenção federal de 20%, implementada no início do ano e também inédita. A cobertura é para a produção de cacau em três fazendas de Ilhéus, no sul da Bahia. O vínculo inicial está focado na falta ou no excesso de chuvas por dois meses, período definido baseado nas intempéries costumeiras desta época na região. O objetivo é evitar impactos como os ocorridos na região da costa do cacau entre 2014 e 2016, quando houve uma seca que acabou com cerca de 50 mil hectares produtivos. 

Trata-se de uma revolução de mercado, em que os próprios produtores participaram da definição dos parâmetros que permitem o acionamento do seguro, de uma forma completamente personalizada, e o Inmet é quem apresenta os dados meteorológicos para controle. “O Seguro Paramétrico coloca o contratante em primeiro lugar, pois se adequa às necessidades reais dele. Nós entendemos as necessidades dos agricultores da região e desenhamos uma apólice de seguro totalmente customizada, levando em conta o clima e os riscos daquela região, a fim de evitar qualquer prejuízo na safra. Temos de oferecer seguros que realmente façam sentido aos produtores e levar uma contribuição ainda mais efetiva para o agronegócio”, explica Júlia Guerra, diretora comercial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose da Wiz Corporate.

O seguro paramétrico é desenhado “sob medida”, leva mais eficiência e geralmente é até mais barato que o modelo tradicional, podendo ser adquirido para diversos cultivos, em qualquer região. “O agronegócio é uma indústria a céu aberto e sofre muito com os riscos climáticos. Então é importante encontrar uma solução para cobrir o que não tem como prevenir, como o clima. No caso do cacau, encontramos uma seguradora no mercado que assumiu o risco e comprou a ideia conosco”, explica Júlia.

Ainda pouco difundido no país, o seguro de índice movimenta US$ 100 bilhões por ano no mundo. “Hoje, 75% dos agricultores brasileiros não fazem seguro de colheita. Queremos tirar a imagem de que o seguro é mais um custo e tratá-lo como uma ferramenta real de mitigação do risco”, conclui.

Website: https://wizsolucoes.com.br/unidade/wiz-corporate/



Dia 23 de setembro: Hoje é dia do Sorvete!

Levante a mão quem não gosta de um sorvetinho gelado! É um alimento tão apreciado pelas pessoas que até foi criado um dia especial para sua comemoração: 23 de setembro! O produto tem ganho cada vez mais espaço e variedades no mercado para atender a todo tipo de público. Tem sorvete para todos os gostos: industriais, artesanais, gelatos (sorvetes italianos), sorbets, frozen yogurt, picolés e os famosos sorvetes de casquinha.

Além de ser uma sobremesa muito saborosa, se transformou também em um negócio rentável para empreendedores. De acordo com os últimos dados da ABIS, Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$ 13 bilhões por ano, sendo que 92% são micro e pequenas empresas. A região que mais consome este alimento é a Sudeste, responsável por 52%, e na sequência estão Nordeste por 19% e Sul por 15%, respectivamente.

Para o presidente da ABIS, Eduardo Weisber, “A retomada dos negócios já começou e atingiremos os volumes pré-pandemia em breve. Acreditamos que haverá aumento de estabelecimentos neste segmento tanto nas grandes redes como em sorveterias de bairro”, acrescenta.

E o mercado promete novidades. “Os sorvetes tradicionais continuarão com grandes volumes, mas já estamos percebendo a abertura de diversos nichos com apelo nutricional, funcional e de saudabilidade, podendo ser enriquecidos com nutrientes”, conclui Eduardo.

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