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BricQ Motion da LEGO Education chega ao Brasil em março

A volta às aulas presenciais ainda está indefinida em alguns estados, mas o calendário de lançamentos da LEGO Education está confirmado: em março, chegam ao Brasil pelas mãos da Tecnologia Educacional os kits da nova família BricQ Motion, criados para engajar alunos no aprendizado STEAM (acrônimo de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).

Serão dois kits – LEGO Education BricQ Motion Essential para os alunos do 1º. ao 5º. ano do Ensino Fundamental I e o kit LEGO Education BricQ Motion Prime para os alunos do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental ll, ambos com o mesmo propósito: promover o aprendizado das ciências físicas por meio de experiências fáceis, práticas, inspiradas em esportes olímpicos e sem a necessidade de tecnologia.

Segundo Alex Paiva, head da LEGO® Education na unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia, além da independência de ferramentas tecnológicas, a nova linha BricQ Motion aumenta a confiança do professor, permite administrar o tempo de aula e diminui investimentos da escola, dores bastante comuns quando o assunto é adoção de metodologias pautadas pelo STEAM.

Ele explica que todos os projetos com BricQ Motion são realizados apenas com as peças dos kits, ou seja, os alunos podem montar um barco à vela, aprender física e entender questões de força e movimento, por exemplo, sem usar nada além do que está na caixa.

“Isso encoraja o professor, que tem intimidade com peças de montar mas nem sempre tem conhecimentos de robótica ou programação. Além disso, os projetos com BricQ Motion podem ser encurtados ou estendidos pelo professor, de acordo com o tempo de aula disponível”, diz. Por último, Alex lembra do esforço da LEGO® Education em viabilizar uma solução economicamente viável, inclusive para escolas terem sua primeira experiência de trabalho com a metodologia STEAM.

O kit LEGO Education BricQ Motion Essential vem com 523 peças e 2 tipos de projetos, sendo um para alunos de 1º e 2º ano e outro para alunos do 3º ao 5º ano. O LEGO Education BricQ Motion Prime vem com 564 peças e permite até 40 projetos, todos conectados com as disciplinas do Ensino Fundamental II.

Ambos foram pensados para trabalhos em equipe de até quatro alunos, seja em sala de aula com o professor da turma ou em ambientes maker, e vêm com protocolo de higienização.

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Quais os cuidados com os cães no verão?



Xiaomi apresenta o Mi Watch no Brasil

Um dos principais movimentos em ascendência no Brasil é a preocupação das pessoas com o cuidado com a saúde. E apostando nesse público e nos entusiastas pelo mundo fitness, a Xiaomi apresenta no Brasil o relógio inteligente Mi Watch.

Com design elegante e leve, pesando apenas 32g, o gadget se destaca pelos 117 modos de exercícios disponíveis, possibilidade de acompanhamento da frequência cardíaca, controle por meio de comando de voz, além de tela grande 1.39” AMOLED, bateria de longa duração e infinitas possibilidades de customização.

Altamente esportista
O Mi Watch suporta até 117 exercícios esportivos diferentes, com alguns já incluídos, como natação, corrida de rua, esteira, yoga, corda e ciclismo. Um conjunto de sensores trabalha para identificar as mais variadas atividades, interpretando o ritmo, intensidade e repetição de movimentos necessários para uma boa performance no exercício, com monitoramento em tempo real da frequência cardíaca.

Os praticantes de atividades ao ar livre também podem ficar despreocupados quanto a eventuais problemas, pois o smartwatch conta com proteção contra água 5 ATM, GPS, bússola geomagnética e detecção de elevação do ar e pressão.

Tudo ok com a saúde
Para o usuário que deseja ter um mapeamento geral sobre o status clínico, o Mi Watch permite o monitoramento da frequência cardíaca 24 horas por dia, detecção e monitoramento do sono, contagem de passos, apresenta timers, cronômetro, alarmes e detecção dentro do aplicativo Mi Wear, que realiza a análise dos dados e entrega um relatório minucioso sobre a saúde e o bem-estar do usuário.

My Mi Watch
Os dados e notificações são exibidos em uma tela amoled de 1.39″ sensível ao toque e com a possibilidade de navegar de maneira intuitiva por todas as funções do relógio e acessar notificações e mensagens ou até mesmo tirar fotos, por meio do smartphone que está emparelhado ao gadget.

Característico da Xiaomi, o Mi Watch também é totalmente customizável e possui mais de 100 watchfaces pré configuradas, além de possibilitar ao usuário a criação e aplicação das imagens desejadas.

Bateria de longa duração
Outro grande diferencial do wearable é a bateria de longa duração, com a possibilidade de uso contínuo de até 16 dias, em média, variando de acordo com a intensidade de utilização. O carregamento é prático e rápido, demandando apenas de 2 horas para a conclusão.

Brasileiros incansáveis
O estudo Year in Sport, relatório anual divulgado pelo Strava, plataforma online de registro de atividades físicas, comprova o crescimento do interesse dos brasileiros por atividades físicas. O relatório, divulgado em dezembro de 2020, compilou dados dos cerca de 73 milhões de usuários da plataforma no mundo e concluiu que, apesar da pandemia do novo coronavírus (covid-19), houve aumento de 13,3% na frequência de treinamento e de 14,7% no tempo médio voltado às atividades, na comparação com 2019.No Brasil, foram registrados cerca de 3 milhões de novos usuários, o segundo país no mundo com mais adeptos da plataforma.

“Funcional, elegante e completo, o Mi Watch é um sucesso mundial, pois entrega aos usuários exatamente o que eles esperam de um smartwatch. O design desenvolvido e a melhor tecnologia empregada disponível no mercado tornam o gadget um dispositivo desejado por variados públicos, jovens, adultos e idosos, que buscam melhor performance nos treinos e atividades físicas e os que priorizam manter a saúde e bem-estar em dia”, afirma Luciano Barbosa, head do projeto Xiaomi Brasil.

Preço e disponibilidade
A novidade já pode ser encontrada no site oficial da marca e nas lojas físicas, localizadas nos shoppings Ibirapuera e Center Norte, em São Paulo. O modelo está disponível com preço sugerido de R$ 1.839,00.

Especificações
Aplicativo Xiaomi Wear (iOS e Android)

Conectividade Android 4.4 ou superior; iOS 10.0 ou superior

Bluetooth 5.0 BLE

GPS, GLONASS, BDS, GALILEO

Proteção da Tela Gorilla Glass 3

Resistente a Água 5 ATM. Resistente até 50 metros de profundidade

Tamanho do Display 1.39”

Resolução do Display 454 x 454 pixels

Tela de toque capacitivo

Tela de AMOLED HD

Gama de cores (NTSC): 103% sRGB; Densidade de pixels: 326ppi; Brilho: 450nits (típico); Sensor de luz ambiente para ajuste automático do brilho

Capacidade da Bateria 420mAh

Duração da Bateria em Uso até 16 dias.

Tempo de Carregamento aproximadamente 2 horas.

Comprimento do Produto 4,59 cm

Largura do Produto 5,33 cm

Altura do Produto 1,18 cm

Peso do Produto 0,032 kg

Base de carregamento USB

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Quais os cuidados com os cães no verão?



Novos processadores Ryzen 5000 chegam aos notebooks

A AMD apresentou na CES 2021 a linha Ryzen 5000 para notebooks, mas sem dar muito mais detalhes.

No final de janeiro a empresa lançou a família Ryzen 5000, com três linhas distintas de processadores e a previsão de chegar a 150 notebooks no mercado com o chip ainda este ano.

Para facilitar para o consumidor na hora da compra, a AMD separou a nova série em três grupos:

Ryzen 5000H
Máquinas com maior desempenho, voltadas para gamers e criadores de conteúdo, subdivididas em H, HS e HX e oito processadores distintos, comparável aos Ryzen topo de linha para desktop. A série 5000HX, diz a AMD, é a mais poderosa para games, com overclocking desbloqueado (em alguns modelos), e terá opções de GPU integrada Radeon e NVidia ainda este ano.

Ryzen 5000U
Para notebooks finos e leves, voltados para duração de bateria em seis processadores. Aqui, porém, tem uma pegadinha: três chips – Ryzen 3 5300U, Ryzen 5 5500U e Ryzen 7 5700U – usam a arquitetura anterior, a Zen 2, e podem não ter o mesmo desempenho/bateria.

Ryzen 5000PRO
São os modelos de entrada, voltados para o uso geral. A AMD ainda não deu detalhes sobre eles.

Marcas como Acer, Asus/ROG, Gigabyte, HP, Huawei, MSI, Lenovo, LG e Xiaomi já informaram que irão lançar notebooks com os novos processadores da AMD.

Desempenho
A AMD diz que os Ryzen 5000 dão um enorme salto em desempenho para notebooks: até 23% a mais de performance single-thread (em comparação com Ryzen 4000), 108% de performance multi-thread (em comparação com um Intel Core i7) e até duas horas a mais de duração de bateria (também comparando com a geração anterior).

Os novos processadores são baseados na arquitetura Zen 3, presente em chips para desktops desde outubro do ano passado e que usa um processo de litografia de 7 nanômetros.

A boa novidade aqui é que a série 5000 pode utilizar placas-mãe com o mesmo encaixe (pinagem) dos Ryzen 4000, tornando mais fácil para os fabricantes de notebooks adaptar as linhas de produção com projetos já existentes e usar os novos chips em suas linhas para 2021.

Na parte técnica, a AMD informou que:

– Dobrou o cache L3 (até 16MB), unificou o acesso ao cache por todos os núcleos do processador, implementou suporte a memórias LPDDR4, tudo em um chip monolítico produzido em litografia de 7 nanômetros;

– Melhorou o controlador de memória, com mais capacidade e largura de banda;

– GPU também foi aperfeiçoada, com frequência máxima de até 2,1 GHz e maior eficiência energética;

– Gerenciamento de energia ajusta cada núcleo na voltagem/frequência otimizada para os processos, escolhendo núcleos de acordo com as tarefas.

– Suporte a até mais de 20 horas em standby, 3,9 horas a mais em descanso, 1,1 hora a mais de reprodução de vídeo e, rodando o benchmark MobileMark 2018, mais de duas horas de uso;

– Na prática, um notebook com AMD Ryzen 7 5800U (o chip “topo de linha” da série 5000U) dura até 17h30 em uso geral fora da tomada e até 21h reproduzindo filmes/vídeos.

Disponibilidade
A AMD informou que os primeiros notebooks com os novos processadores começam a chegar ao mercado global agora em fevereiro.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Conheça 7 recursos das novas TVs Samsung que prometem tornar sua vida mais conectada

A participação da Samsung na edição de 2021 da Consumer Electronic Show (CES) ficou marcada pelas novidades apresentadas para o mercado de TVs. A empresa anunciou grandes atrações e, mais uma vez, a conectividade será um dos diferenciais dos produtos da marca. Em breve, os brasileiros poderão conhecer de perto todos os recursos, novos ou aprimorados, que prometem tornar a vida muito mais conectada.

PC na TV
Como a empresa mostrou ao longo de 2020, as TVs foram ressignificadas e passaram a ser uma espécie de central dos lares. E para reforçar ainda mais esse conceito, a Samsung criou novas soluções para quem deseja utilizar um televisor durante a rotina de home office, cada vez mais comum na vida das pessoas.

A função PC na TV permite o acesso remoto a um computador diretamente na tela da TV. Ao conectar um teclado e um mouse, por exemplo, o usuário será capaz até mesmo de fazer edições ou criar novos conteúdos no MS Office 365. Além disso, o usuário pode espelhar a tela do notebook na TV e fazer suas atividades da tela grande.

Google Duo
Trabalhar de casa tem exigido um número maior de reuniões ao longo do dia e poder acompanhá-las de uma TV é uma grande vantagem. A Samsung foi além e disponibilizou a plataforma Google Duo. Os consumidores podem usar smartphones para videochamadas de alta qualidade e velocidade com até 32 participantes.

O aplicativo Google Duo também pode ser usado em combinação com uma câmera inteligente² conectada por USB à TV e capaz de seguir seus movimentos e ajustar o zoom diante da necessidade de cada cena e cenário.

SmartThings
O SmartThings mais uma vez estará presente nas TVs da marca. Com ele, o usuário consegue controlar todos os dispositivos inteligentes da casa, incluindo robôs de limpeza e o refrigerador Family Hub. É possível ainda criar cenas para determinados períodos do dia, como por exemplo, uma cena para o início da noite que envolve ligar o ar-condicionado do quarto e iniciar um ciclo de uma máquina lava e seca. Tudo isso sem tirar os olhos da TV de sua sala.

Digital Butler
O Digital Butler é uma das novidades da Samsung para os modelos 2021 de TV e faz parte do SmartThings. A diferença é que o Digital Butler serve para conectar e integrar aparelhos mais antigos ou que não possuem compatibilidade com wi-fi.

Um ventilador ou um umidificador de ar, por exemplo, desde que controlado por controle remoto infravermelho, pode ser identificado pelo Digital Butler no SmartThings e, assim, o usuário consegue comandá-lo diretamente pelo controle remoto da própria TV.

Bixby
Desde 2020, as TVs contam com múltiplos assistentes pessoais, incluindo a Bixby em Português, criada pela própria marca. Com ela, é possível operar a TV por comando de voz, seja para aumentar o volume ou para acessar um aplicativo da plataforma Tizen. A Bixby também pode ser usada em conjunto com o SmartThings para colocar outros dispositivos inteligentes em funcionamento sem precisar levantar do sofá.

Tap View
Para acionar o Tap View, um dos mais recentes recursos de espelhamento da Samsung, o usuário precisa apenas encostar um smartphone ou tablet na lateral das novas TVs. A função é compatível com os smartphones e tablets com sistema Android a partir da versão 8.1 e para o aplicativo SmartThings a partir da versão 1.7.47.

Para configurar o Tap View, é necessário acessar o aplicativo SmartThings no seu dispositivo móvel e torná-lo ativo. Depois, toque duas vezes seguidas, de forma suave, na lateral da TV e autorize o espelhamento do conteúdo. Nos usos seguintes do recurso, essa autorização não será mais necessária.

SmartView
Esta é a forma mais convencional de espelhar conteúdo de um dispositivo móvel na tela de uma TV. Para os usuários de smartphones ou tablets Samsung, basta arrastar a barra superior da tela para baixo e ativar o ícone SmartView. Se a TV estiver conectada na mesma rede de Wi-Fi, ela será pareada com o dispositivo móvel e a imagem, espelhada.

Caso não se trate de um dispositivo móvel da Samsung, é preciso baixar o aplicativo SmartThings e acionar o SmartView por lá. Tanto através do Tap View quanto pelo SmartView é possível ainda ativar a função Multitela, que permite ao usuário dividir a tela para ver as imagens de um evento esportivo na TV e acompanhar a tabela do campeonato com o espelhamento do smartphone, por exemplo.


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PODCAST – Senha complexa, biometria ou autenticação de múltiplo fator? Qual a melhor opção de segurança?

Neste Podcast conversei com Tonimar Dal Aba, consultor técnico da ManageEngine no Brasil , – a divisão de TI da Zoho Corporation – e falamos sobre os problemas de segurança que apareceram durante a pandemia.

Falamos também da fragilidade dos dispositivos IoT (Internet das Coisas), pois se eles não estiverem com senhas fortes são portas abertas para envasões e ataques de hackers. Isso serve para SmartTV, consoles de videogames, dispositivos como a Alexa, por exemplo e até babás eletrônicas. Como normalmente estão todos conectados na mesma rede Wifi, o perigo é grande se não estiverem configurados corretamente.
Ouça agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

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Ração para gatos: quais são os principais aspectos a serem analisados?

Rio de Janeiro 4/2/2021 – É importante analisar os componentes descritos nas embalagens para saber qual é a melhor ração para gatosMuitos tutores de felinos não sabem qual é a melhor ração para gatos. Para saber essa resposta devemos analisar alguns componentes da embalagem. É muito importante para a saúde dos gatos dar a melhor ração, e para isso há um link na matéria com alguns exemplos de marcas.

O Brasil é o segundo maior país que investe no mercado pet, ficando para atrás apenas dos Estados Unidos, que domina 50% desse mercado. As grandes franquias e lojas brasileiras investem muito dinheiro, e o seu faturamento vem aumentando de maneira muito veloz nos últimos tempos, fazendo com que o giro de dinheiro dentro dessa área seja muito grande.

Consequentemente, com o crescimento exponencial do mercado pet, muitas empresas e marcas estão criando rações para cães e gatos. São inúmeras variedades e muitas possuem apenas as informações essenciais na parte da frente, alguns dos tutores acabam não pesquisando a fundo os componentes da ração e acabam comprando a que pode parecer mais acessível. Entretanto, existem tutores que são mais cuidadosos, e querem que o seu pet tenha o melhor alimento. Os tutores dos gatos não ficam longe nessa história, afinal os felinos são extremamente exigentes e também precisam de uma alimentação balanceada. Mas afinal, qual é a melhor ração para os gatos pensando nessas exigências?

Os gatos são carnívoros obrigatórios

Os gatos são considerados carnívoros obrigatórios, o que significa que eles necessitam de nutrientes encontrados apenas nos produtos que possuem origem animal. Os ancestrais dos gatos de estimação são os grandes felinos, eles são caçadores e consumiam suas presas que continham grandes quantidades de proteínas, tanto na carne e gordura, e ingeriam uma quantidade mínima de carboidratos. Esse fato não é muito diferente comparado aos gatos domésticos, eles também necessitam de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos.

A diferença está no fato de que atualmente os gatos não ingerem suas presas, os alimentos já são todos formulados, que são as rações comerciais, e para isso é preciso descobrir qual é a melhor ração para os gatos. Essas rações possuem diferentes níveis de água, proteína, densidade calórica, palatabilidade e digestibilidade.

Qual é a melhor ração para gatos?

Escolher um alimento de qualidade para os pets é fundamental, os tutores necessitam ter atenção e cuidado ao escolher uma ração para o seu gato. Os alimentos inseridos na ração em sua maioria são secos, contendo entre 6 a 10% de água em sua composição, os ingredientes podem incluir:

  • Carne e/ou subprodutos da carne
  • Aves e/ou subprodutos de aves
  • Grãos e/ou subprodutos de grãos
  • Farinha de peixe
  • Farinha de ossos
  • Fontes de fibra
  • Derivados do leite
  • Suplementos de vitaminas e minerais

Além desses conteúdos de origem animal, os grãos de ração também são revestidos com substâncias para intensificar o sabor, como a gordura animal, que é responsável por tornar a ração mais palatável. Contudo, a ração seca pode ser a menos saborosa para alguns gatos comparado à ração úmida ou semiúmida, dependendo da composição e da qualidade dos ingredientes, pode ter a digestão mais complicada. A ração seca apresenta uma porcentagem maior de nutrientes, vitaminas e componentes nutricionais que o gato necessita em diferentes fases da sua vida. A vantagem é que a ração seca dura muito mais tempo se for bem conservada, comparada com a ração úmida que precisa ser consumida no mesmo dia, para que não se torne rançosa. Infelizmente, diversos estudos desmontaram que armazenar os alimentos por um longo período de tempo diminui a atividade e potência das vitaminas, e faz com que aumente a probabilidade das gorduras ficarem rançosas.

Os alimentos semiúmidos possuem a carne como produto principal e seus subprodutos, ela contém 35% de umidade, podendo ser adicionado farelo de soja, cereais, subprodutos de grão e conservantes para fazer o produto final. O custo deste alimento é médio, e acabam sendo mais atraentes para o paladar dos felinos. Porém, após a abertura do produto, ele pode secar e se tornar rançoso. Já a ração enlatada tem 75% de umidade, sendo considerada por muitos especialistas em nutrição animal uma ótima fonte de água na dieta. Entretanto, essa opção possui o valor mais elevado, eles apresentam uma vida útil maior quando estão bem armazenados e devem ficar refrigerados, evitando com que ocorra a sua deterioração e preservação da qualidade. Esses alimentos podem ser considerados gourmets, porque apresentam cortes e partes mais nobres de carne, há opções que possuem alimentos mais naturais.

Por que escolher a melhor ração para gatos?

As rações comercias foram desenvolvidas para conter o equilíbrio correto de nutrientes e calorias para os gatos, com algumas informações básicas é possível interpretar qual é a melhor ração para gatos. Exalta-se a importância de ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, os fabricantes necessitam fornecer todas as informações nutricionais nas embalagens. Estas necessidades nutricionais mudam de acordo com a fase da vida do gato, alternando quando o gato é filhote, adulto, lactante, prenha, idoso e com doenças específicas. A listagem dos ingredientes deve estar em ordem decrescente de peso proporcional, dessa forma, os alimentos como carne e seus derivados devem estar em números altos. Dessa forma, a ração terá ingredientes de origem animal suficientes para fornecer aminoácidos essenciais e ácidos graxos.

Alimentação natural para os gatos

Pensando na quantidade ideal de nutrientes, ingredientes de qualidade e suplementações, há diversos casos de tutores que aderiram ao uso da alimentação natural para gatos, no lugar da ração seca. A alimentação natural é uma alternativa para tutores dedicados ou então, uma opção para gatos que apresentam o quadro de hipersensibilidade alimentar. A alimentação natural para os gatos apresenta uma série de benefícios:

  • Alternar o cardápio
  • Evita obesidade
  • Não contém aditivos químicos
  • Melhora a função do sistema urinário
  • Fezes com menos odor e volume
  • Reduz problemas de pele

Sendo assim, é necessário realizar diversas pesquisas e comparações quando se trata em responder qual é a melhor ração para gatos.

Abaixo há dois links: o primeiro fala sobre algumas marcas de ração específicas que são consideradas as melhores e o segundo sobre alimentação natural para gatos.

https://www.paixaoporgatos.com/melhores-marcas-racao-gatos

https://www.paixaoporgatos.com/gato-saudavel-dino/

Website: https://www.paixaoporgatos.com/melhores-marcas-racao-gatos



Enem: como os estudantes podem usar a tecnologia na preparação para a prova digital?

São Paulo, SP 4/2/2021 – As atividades gamificadas são uma forma leve de trabalhar conceitos matemáticos de uma forma sériaGeorge Balbino, vice-presidente da Mangahigh Brasil, plataforma de ensino-aprendizagem digital, fala dos benefícios dessa abordagem para os exames

No próximo dia 31 de janeiro acontece a estreia da versão digital do Nem. Sendo a tecnologia a novidade deste formato, como os alunos podem se preparar nestes dias que antecedem a avaliação?

Primeiramente, é importante lembrar que o estudante não vai absorver todo o conteúdo dos três anos de Ensino Médio a poucos dias da prova. Esse aprendizado deve ser contínuo para sedimentar os conhecimentos e construir uma base sólida. No entanto, é relevante fazer um checklist por assuntos, relembrar conceitos e esclarecer dúvidas. O vice-presidente da Mangahigh Brasil, George Balbino, fala sobre as vantagens de usar recursos digitais para otimizar essa revisão:

1) Identificando lacunas
As plataformas de aprendizagem digital permitem a identificação de lacunas na aprendizagem assim como a identificação do nível de compreensão de determinado assunto. Isso é possível graças à personalização do ensino e da experiência de aprendizagem.

2) Usando o tempo de forma eficaz
O recurso tecnológico ainda tem duas vantagens em relação ao uso adequado do tempo. A primeira delas é que a ferramenta dá uma resposta imediata, ou seja, não é necessário esperar a correção de um professor ou amigo para seguir em frente.
Apesar de a troca de conhecimentos entre colegas e o apoio do docente serem indispensáveis, essa possibilidade impulsiona o protagonismo do aluno em seu próprio estudo, incentivando a aprendizagem ativa.

Outra vantagem é que muitas plataformas contabilizam o tempo usado para a resolução dos exercícios. A prática é especialmente eficiente em treinar a agilidade de raciocínio e, consequentemente, para avaliações com tempo limitado.

3) Aprendendo com games
“As atividades gamificadas são uma forma leve de trabalhar conceitos matemáticos de uma forma séria”, explica Balbino. Assim, para a revisão antes do Enem, são uma ferramenta excelente já que proporcionam o aprendizado de uma maneira instigante e divertida.

Os games permitem revisar diferentes conceitos matemáticos entrelaçados e também identificar o nível de dificuldade que o aluno domina. Assim, a plataforma dá a sugestão de reforço pedagógico, ou seja, aponta o tema que o estudante deve revisar para conseguir resolver a proposição do game. Esse é um instrumento poderoso também para usar em conjunto com materiais didáticos como livros e apostilas.

4) Aprendendo com diferentes formatos
Os 100 mil inscritos no exame deverão fazer a prova fora de casa, mas em um computador. Como o formato é diferente, existe a possibilidade de as questões utilizarem elementos como gráficos interativos, vídeos, jogos, mapas 3D, entre outros; algo que não é viável em uma prova impressa.

Para a versão digital, Balbino reforça que o aluno deve se familiarizar com abordagens diversas: assistir vídeos no YouTube, compreender gráficos, infográficos, ouvir podcasts, entre outros. “A ambientação é importante, já que a prova abre a possibilidade para o aluno ter de assistir a um vídeo com mapas e questões geográficas e, a partir dessas informações, aplicar conceitos matemáticos”, comenta George.

Essa busca ativa pelo conhecimento permite que o aluno tenha uma percepção mais apurada também do seu tipo de formato favorito, ou seja, o que permite uma melhor absorção do conteúdo.

Enem Digital: futuro?

Balbino comenta que existe uma forte ligação entre o Enem, Digital e o crescimento das plataformas de aprendizagem. Ele acrescenta que a pandemia mostrou a urgência de acelerar o processo tecnológico nas escolas particulares e públicas e que essa primeira edição da prova digital irá impactar o futuro das avaliações. “Apesar da escala ser pequena em comparação ao Enem tradicional, a estreia do digital mostrará a confiabilidade do sistema e a agilidade no tempo de retorno para resultados, podendo acelerar ou retardar o processo do digital para futuras provas do Enem e outras do Governo, como o Saeb”, completa.

Website: https://www.mangahigh.com/pt-br/



Nova geração de eletrodomésticos tem personalização em foco para atender os consumidores

Por Helbert Oliveira *

Houve um tempo em que eletrodomésticos eram sinônimo apenas de eficiência e economia de energia. Os consumidores precisavam fazer apenas uma escolha burocrática, levando em consideração potência, desempenho e as dimensões dos produtos na hora de comprar um item para a cozinha ou lavanderia. Eram deveres básicos e extremamente técnicos, que aos poucos passaram a ser acompanhados por maiores cuidados estéticos até o caminho ser aberto para uma revolução conectada e personalizada nos produtos de linha branca.

Esse processo de transformação digital e tecnológica começou com recursos de automação e resultou também na criação de produtos disruptivos, que alteravam os padrões de distribuição de espaço, de design e até mesmo de funções. Os “home appliances” se desenvolveram para um conceito mais moderno de “digital appliances” e tiveram nos investimentos em conectividade seu salto definitivo para uma nova era.

A ideia futurista de controlar eletrodomésticos à distância e de conectar dispositivos diferentes se tornou realidade e se estabeleceu no gosto dos consumidores. Há um desejo presente pela montagem de casas inteligentes, em que um smartphone, uma TV ou até mesmo uma geladeira se transformam em uma central de controle para todos os equipamentos conectados.

Ligar o ar-condicionado antes de voltar do trabalho, montar uma lista de compras e encomendar os alimentos na tela de uma geladeira ou acionar um aspirador robô sem levantar do sofá são ações que deixaram de ser um luxo conveniente. Elas representam o empoderamento das pessoas através da tecnologia.

Mas ainda era possível avançar. Tais conceitos e recursos, que tornaram rotinas mais práticas, poderiam ser expandidos e aprofundados para fazerem ainda mais diferença no dia a dia dos consumidores. A palavra-chave para essa revolução no mercado de eletrodomésticos, então, passou a ser personalização. Vivemos uma era em que há urgência pelo senso coletivo, mas que também exige cuidados individuais. As pessoas não são mais consumidores passivos, elas tentam montar um quebra-cabeça de soluções, serviços e produtos que se adequam da melhor forma a suas necessidades.

Para chegar a esse caminho foi preciso direcionar pesquisas para um conceito de eletrodomésticos “sob medida”. São produtos que podem variar de forma, acabamento, recursos e execução de tarefas de acordo com as preferências do usuário. Foi aberto espaço para a personalização de experiências e dispositivos. Já é possível, por exemplo, escolher o revestimento das portas de uma geladeira e como as funções e compartimentos serão distribuídos. O consumidor define a cor ideal para combinar com os móveis da cozinha, otimiza o espaço e ganha uma jornada mais fiel a seus gostos e hábitos.

Essa era de customização consegue ir mais além. Com investimentos cada vez maiores em inteligência artificial, abriu-se um vasto horizonte de possibilidades para o funcionamento dos produtos. Uma máquina de lavar pode identificar sozinha a quantidade de água ou sabão necessários para determinada quantidade roupas ou qual o ciclo mais adequado para aquela lavagem. Um aspirador robô mapeia ambientes e objetos para criar padrões de limpeza e consegue ser usado até mesmo para o monitoramento de uma casa ou de um animal de estimação. Um aparelho de ar-condicionado lê perfeitamente os hábitos do usuário para ajustar a temperatura e a intensidade do vento de acordo com horários e atividades.

As pessoas estão sendo apresentadas a essa nova era, muito mais conectada e personalizada, justamente em um momento em que se faz necessária uma organização diária maior para executar tarefas domésticas, profissionais e de lazer. Os eletrodomésticos, nesta realidade atribulada em que vivemos, não se sustentam apenas pela capacidade, pelo desempenho técnico ou pela eficiência energética. Eles precisam ser extensões das famílias e capazes de agir com versatilidade e precisão diante dos mais variados gostos e necessidades.

Pouco mais de dez anos atrás, o Brasil viveu aquecimento no mercado de linha branca graças à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Esse tempo percorrido representa, geralmente, o tempo médio em que os consumidores permanecem com um eletrodoméstico. Isso reforça a ideia de que estamos no momento certo para derrubar os antigos padrões e apresentar essa revolução de conceito para as digital appliances. Uma revolução sob medida, que aproxima fabricantes e consumidores, que cria rotinas mais práticas, conectadas, versáteis e personalizadas.

* Helbert Oliveira, diretor da Divisão de Home Appliances da Samsung Brasil


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Atenção: Últimos dias para garantir vaga na Maratona de Cultura Digital 2021

Educadores interessados em conteúdos exclusivos para o período de planejamento pedagógico ainda têm dois dias para aproveitar a Maratona de Cultura Digital 2021, promovida pela área de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. O evento é gratuito e para participar basta se inscrever neste link.

Nesta quinta-feira, 04/02, ás 14h será a vez de Alessandra Felix, consultora pedagógica da Tecnologia Educacional, explicar as funcionalidades da Agenda Edu, uma solução de comunicação ideal para melhorar a relação entre as famílias e as escolas, que ajuda a gestão e facilita a rotina escolar. Já às 15h, os SPIKE Lovers apresentam suas criações e conquistas, comemorando a participação no programa mundial da LEGO Education.

Na sexta-feira, 05/02, a Maratona de Cultura Digital inicia suas atividades, às 10h, com Alex Paiva, head of LEGO® Education no Brasil, apresentando as revoluções que a LEGO® está causando no mundo. Às 11h, Jonatan Alan, operador nacional da FIRST LEGO League, mostra como as escolas podem participar de projetos de robótica.

A tarde do último dia de Maratona começa às 14h, com Pammella Kawase, líder de projeto GOMAKER, comentando sobre os desafios de um ecossistema LEGO Education modular e adaptável às necessidades da escola. Na sequência, Pammella encerra o dia com uma mesa redonda com profissionais ligados às áreas de educação, inovação, metodologias e salas de aula invertidas de escolas e empresas de todo o Brasil.

A Maratona de Cultura Digital é gratuita.

Serviço:

Maratona de Cultura Digital 2021

Quando: 18 de janeiro a 05 de fevereiro

Horário: 10h à 14h

Inscrições:neste link


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Novo HUAWEI Watch GT 2 PRO chega ao Brasil

A Huawei anunciou o lançamento do novo relógio inteligente HUAWEI WATCH GT 2 Pro no mercado brasileiro. Com o lançamento do wearable, a companhia apresenta o mais recente membro da premiada série WATCH GT 2 a chegar o Brasil, um dos relógios inteligentes mais vendidos no mundo.

Com um design robusto, mas premium, funções esportivas avançadas, recursos de monitoramento de saúde, bateria para duas semanas e carregamento sem fio, o modelo se posiciona como um favorito entre os fãs de atividades físicas.

Design premium feito para durar
Ele foi projetado para ajudar os usuários a irem mais longe. Seja explorando o mundo, adquirindo novas habilidades por meio de treinamentos ou desafiando seu condicionamento físico, o smartwatch é o companheiro perfeito para monitorar as conquistas esportivas dos usuários, bem como sua saúde.

O modelo traz uma robustez, detalhes minimalistas e ao mesmo tempo conforto incomparável. O mostrador do relógio é equipado com vidro de safira, que tem um exterior texturizado mais resistente e durável, ideal para a prática de esportes ao ar livre, já que sua moldura do relógio é feita de titânio.

Com mais de 200 opções de mostradores de relógio selecionáveis ​​pelo usuário, o relógio oferece aos usuários uma grande variedade de opções de personalização. Com a última tecnologia em personalização, o mostrador Huawei Share OneHop permite aos usuários simplesmente tocar em seu WATCH GT 2 Pro com seu smartphone para transferir imagens de sua galeria de fotos, permitindo a personalização do mostrador do relógio.

Desempenho profissional
Caso os usuários estejam começando a praticar um novo esporte ou desejem levar seu desempenho para um novo nível, o smartwatch oferece 100 modos de exercício selecionáveis ​​pelo usuário. Isso inclui novos estilos de esportes, como esqui, esqui cross country, snowboard e golfe.

Os modos de esqui monitoram a velocidade média, distância, trajetória, descida cumulativa, inclinação máxima, frequência cardíaca, saturação cardíaca de oxigênio e muito mais dos usuários, com comandos de voz para garantir a segurança. O modo de golfe é ideal para os perfeccionistas, pois analisa o tempo de swing do usuário, bem como sua velocidade, proporcionando demonstrações visuais na tela do relógio.

Além dos novos modos esportivos, a Huawei continua a fornecer opções para vários esportes radicais, atividades recreativas, esportes aquáticos, esportes com bola e esportes na neve. Além disso, oferece a função de detecção automática de exercício para seis modos de atividade física, proporcionando uma experiência fluida e dinâmica.

Qualquer que seja o esporte que os usuários pratiquem, o guia de segurança ao ar livre garante que as pessoas estejam prontas para enfrentar qualquer desafio. Os consumidores podem acompanhar o nascer do sol, o pôr do sol, as fases da lua, as horas das marés e alertas para condições climáticas severas. Isso é particularmente útil para aventureiros ao ar livre e atletas de esportes radicais.

Ultimamente, as pessoas passaram muito tempo se exercitando sozinhos ou em casa, criando uma alta demanda por treinadores pessoais virtuais. O HUAWEI WATCH GT 2 Pro atende esses usuários, pois vem pré-instalado com 10 cursos de execução, oferecendo um serviço orientado para manter os usuários motivados.

Acompanhamento da saúde
A Huawei melhorou significativamente seus recursos de monitoramento da saúde. O monitoramento da frequência cardíaca nunca foi tão avançado, graças à tecnologia atualizada de monitoramento da frequência cardíaca HUAWEI TruSeen 4.0+ combinado com uma lente LED 6 em 1 e tampa traseira de cerâmica brilhante para fornecer leituras muito mais precisas.

O smartwatch também inclui suporte para monitoramento de frequência cardíaca em tempo real, seja correndo, nadando ou praticando outro esporte. O aparelho é capaz de emitir alertas para caso a frequência esteja elevada, na entrada máxima de oxigênio, no tempo de recuperação e muito mais.

Em cenários de gerenciamento da saúde, o HUAWEI WATCH GT 2 Pro suporta monitoramento 24 horas de frequência cardíaca, como em repouso, além de notificar se há alguma anormalidade. Outra questão é o acompanhamento do sono e do estresse durante todo o dia e da possibilidade de monitorar o nível de oxigenação no sangue (SpO2) .

Cores, disponibilidade e preço
O modelo vem em duas cores: Night Black para a versão esportiva (Sport Edition) e Nebula Grey para a edição clássica (Classic Edition). Ele já está disponível nos e-commerces dos principais varejistas pelo preço de R$ 2.299,00.


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Quais os cuidados com os cães no verão?


Consumo de séries aumenta no Brasil e produção independente ganha destaque

Campinas-SP 3/2/2021 – O intuito do projeto é realizar o sonho de jovens atores e torna mais próxima a conexão deles com esse universo de maneira mais acessível economicamente.

Em 2019, de acordo com a pesquisa do TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, 75% da população aumentou o consumo de séries e minisséries.

O aumento de consumo de outras formas de entretenimento, principalmente os vinculados a provedoras globais ou nacionais de filmes e séries e streaming, tem se solidificado no mercado, devido aos baixos custos de aquisição dos produtos.

Outro dado importante e que deve ser ressaltado foi o aumento significativo desse mercado em abril de 2020 no Brasil, por conta da pandemia causada pela Covid-19.

A situação econômica no país gerou necessidade e, ao mesmo tempo, grandes oportunidades no setor de entretenimento e interpretação.

Vendo a oportunidade de criar laços e parcerias entre os mercados que contemplam as artes cênicas, surgiu a Atores Unidos, em Campinas-SP. Diretores, produtores, técnicos, atores e consumidores de cultura se uniram na missão de criar profissionais e produções cada vez melhores dentro do mercado nacional, mantendo a qualidade das produções acima de qualquer outro fator. O intuito do projeto é realizar o sonho de jovens atores e tornar mais próxima a conexão deles com esse universo de maneira mais acessível economicamente.

O primeiro projeto do grupo chama-se “Imagine A Série”, uma minissérie que trata de assuntos importantes na infância, pré-adolescência e adolescência. 

Imagine conta a história de três diferentes núcleos: sexto ano do ensino fundamental, oitavo ano do ensino fundamental e segundo ano do ensino médio. No ano de 2020, no colégio Reinaldo di Sant’ana (nome do dono, diretor e professor do colégio, mais conhecido como Rei) os alunos enfrentam conflitos atuais e modernos da adolescência. A solução de tudo está na imaginação.

Toda a gravação foi feita aos finais de semana e contou com a direção geral de Bruno Stuani, com mais de 13 anos de experiência na área de Comunicação, atuando em pequenas e grandes empresas, tais como Record TV, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Grupo Bandeirantes de Comunicação. Experiente em teledramaturgia (12 novelas e 01 seriado infantil), programas de entretenimento, produções de eventos, comerciais, reality shows e seriados, atualmente está trabalhando em “As Aventuras de Poliana”.

O roteiro e a direção ficaram por conta de Renato Simões, formado em Rádio TV pela Universidade São Judas Tadeu. Já trabalhou na direção de diversas produções da televisão brasileira, transmitidas em grandes emissoras, como SBT e Rede Record. Em novelas como “Esmeralda”, “Os Ricos Também Choram” e “Cristal”, Renato atuou como assistente de direção. Além disso, ele também já foi diretor de cena nas novelas “Uma Rosa Com Amor”, “Corações Feridos” e “Carrossel”.

A proposta de Atores Unidos é viabilizar essa ponte entre o ator e a produção, através de patrocínios e elaboração de casting para aqueles que têm interesse. O projeto já tem mais quatro séries no papel e que serão colocadas em ação ainda este ano.

Imagine A Série estreia dia 06 de fevereiro, às 13:15, na VTV Campinas e nas emissoras afiliadas ao SBT.



Minimercados em condomínios residenciais: tendência acelerada pela pandemia

Florianópolis – SC 4/2/2021 – Entre as mudanças no comportamento do consumidor ocasionadas pela pandemia, os minimercados em condomínios residenciais se firmam como tendência e trazem novas oportunidades de negócios.

Além do e-commerce e do delivery, outros setores também foram beneficiados pela mudança de hábitos do consumidor por causa da pandemia. Um deles foram os minimercados em condomínios residenciais, que tomaram força no último ano e viraram tendência no mercado imobiliário.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box no primeiro semestre de 2020 comprova o que já era esperado: as pessoas estão indo cada vez menos a supermercados. Conforme o levantamento, 44% dos entrevistados diminuíram a frequência das compras, 34% reduziram o tempo de permanência no supermercado e 26% aumentaram a quantidade de itens comprados a cada ida ao estabelecimento.

A pesquisa trouxe outros pontos interessantes. Segundo os dados levantados, novos fatores, além do preço, passaram a influenciar a escolha do local das compras. Nesse sentido, 54% dos consumidores dão importância aos cuidados que o supermercado tem quanto à prevenção da Covid-19, e 52% consideram fundamental a higiene do lugar. Além disso, 48% dão preferência a locais mais vazios na hora de fazer as compras.

Tudo isso fortalece a nova tendência de minimercados em condomínios, também conhecida como home market. É importante ressaltar que o conceito atende não só às necessidades de isolamento social, mas também à demanda dos consumidores por mais comodidade. A estrutura fica disponível 24 horas para qualquer morador, e dispensa atendimento – outra inovação trazida pelo modelo.

Como funcionam os minimercados em condomínios

O home market funciona sob o sistema de autoatendimento, também chamado de honest market. Nele, as gôndolas estão expostas a todos, e o morador simplesmente escolhe os produtos, escaneia-os no checkout, confirma a compra e insere o cartão na leitora para concluir o pagamento, ou seja, o consumidor é o único envolvido no processo de compra.

O processo de instalação desses minimercados é muito simples. Uma vez que a estrutura é adaptável a qualquer tipo de condomínio, não é necessária nenhuma obra para que possa funcionar.

Normalmente, essas estruturas demandam um espaço mínimo de parede de quatro metros em média. Além disso, são necessárias tomadas de energia 220V, cabeamento para internet e câmera para que o local possa ser monitorado constantemente.

As empresas que fazem a instalação fornecem todos os equipamentos necessários para o minimercado. Além disso, elas também se responsabilizam pela manutenção e limpeza dos equipamentos e pelo controle e reposição dos estoques. Sendo assim, o condomínio não tem qualquer ingerência ou responsabilidade sobre o negócio.

Entre os produtos mais vendidos pelos minimercados em condomínios estão refrigerantes, bebidas alcoólicas, salgadinhos, chocolates, sorvetes e até mesmo refeições prontas e congeladas. Há também modelos nos quais o cliente pode tomar um café e consumir produtos de padaria, a exemplo do que oferecem as lojas de conveniência.

Outras formas de comodidades

Além dos minimercados, existem outras facilidades à disposição dos moradores de condomínios. Uma delas são as assinaturas de produtos, muito utilizadas por produtores orgânicos. Outras opções são os serviços de entrega de açougue e de lojas de bebidas, que também viram a demanda aumentar com a pandemia.

Há também exemplos de condomínios que inovaram e decidiram oferecer hortas aos moradores, mediante uma pequena taxa de manutenção. Além de contribuírem para a manutenção do isolamento e para a comodidade dos consumidores, essas alternativas também promovem a ocupação inteligente de espaços ociosos.

Tudo isso demonstra que as tendências trazidas pela pandemia vão muito além do home office. E, se bem exploradas, podem trazer inovações e gerar boas oportunidades de negócios, mesmo em meio à crise.

Website: https://visualsuper.com.br/



Curiosidades sobre o Piscinão de Ramos vão desde jogador da Seleção até despoluição da Baía de Guanabara

Rio de Janeiro – RJ 4/2/2021 – Mais do que a única praia artificial com fundo de areia do mundo, o Piscinão de Ramos também guarda muitas curiosidades

Localizado no Complexo da Maré, onde habitam aproximadamente 130 mil cariocas, o Piscinão de Ramos é um empreendimento único. E não só porque ele é a única praia artificial com fundo de areia do mundo, mas também por causa do seu impacto na cultura da cidade e, em alguns casos, até mesmo do país.

De um jeito ou de outro, o Piscinão de Ramos está envolvido em determinados eventos ou na trajetória de muitas pessoas conhecidas. São diversas as curiosidades interessantes sobre o local, desde a origem de um jogador da Seleção Brasileira até a carreira de um dos grandes mestres do samba, novelas de sucesso ou a despoluição da Baía de Guanabara.

Por isso, é importante relembrar (ou conhecer) algumas das principais curiosidades envolvendo o Piscinão de Ramos.

  1. Única praia artificial com fundo de areia no mundo

Uma curiosidade que já foi mencionada nesta matéria: o Piscinão de Ramos é a única praia artificial com fundo de areia do mundo. Esse feito só pôde ser alcançado porque o Piscinão de Ramos usa um sistema de limpeza da água, diferente daquele usado em piscinas convencionais.

Além disso, para evitar contaminação da sua água via lençóis freáticos, o Piscinão é protegido por uma camada de polietileno. Ela não deixa que a poluição da Baía de Guanabara invada o Piscinão, ajudando a manter a balneabilidade do local.

  1. Deu origem a um jogador da Seleção Brasileira

Além da praia artificial, o complexo do Piscinão de Ramos conta com uma série de outras estruturas, como duas quadras poliesportivas, uma academia para a 3ª Idade e um campo de futebol com arquibancada para 500 pessoas.

Nesse campo era possível encontrar o meia Allan. Das categorias de base do Madureira e revelado profissionalmente pelo Vasco da Gama, o jogador tem passagem por clubes tradicionais do futebol europeu como o italiano Napoli e o Everton da Inglaterra (seu atual clube).

Allan também tem um histórico positivo com a Seleção Brasileira: esteve no time campeão da Copa do Mundo Sub-20 em 2011 e também foi campeão da Copa América 2019 com a Seleção principal.

Em entrevista ao site da CBF, Allan revelou que, quando jovem, costumava passar seus dias jogando bola no campo do Piscinão de Ramos. Hoje, desfila seu talento na Inglaterra.

  1. “Cada mergulho é um flash!”

Em 2001, o Piscinão de Ramos foi inaugurado e já recebeu destaque na novela O Clone. Nela, a personagem Odete, vivida por Mara Manzan, gostava de ir ao Piscinão de Ramos para ver as pessoas famosas que frequentavam o local. Segundo ela, a frase “cada mergulho é um flash!”, fazia referência ao fato de vários fotógrafos acompanharem as pessoas famosas no Piscinão.

A frase caiu no gosto da população e se tornou um bordão conhecido de norte a sul do país. Até hoje é comum ver pessoas usando a expressão para dizer que alguma coisa está na moda.

  1. Origem do nome dado ao Piscinão

O Piscinão de Ramos é conhecido popularmente assim, mas esse não é o seu nome oficial. O parque, que conta com a praia artificial e toda a estrutura próxima, é chamado oficialmente de Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró. Esse nome é dado em homenagem ao grande mestre do samba Dicró, que teve participação vital para a construção e popularização do espaço.

Durante a construção do Piscinão, Dicró usou da sua fama e relevância para atrair atenção para as obras e, depois do espaço pronto, para ajudar a popularizá-lo na mídia. Ele chegou a lançar um álbum chamado Dicró no Piscinão, em que cantava um samba feito só para o Piscinão de Ramos.

Além disso, ele era presença regular no espaço, ganhando inclusive o apelido de Síndico do Piscinão de Ramos, tal era o respeito que os frequentadores tinham por ele.

  1. Despoluição da Baía de Guanabara

Atualmente, o Piscinão de Ramos faz uma contribuição para a despoluição da água da Baía de Guanabara, que recebe mais da metade do esgoto in natura de mais de 9 milhões de pessoas.

Isso acontece porque a água usada no Piscinão de Ramos vem da Baía de Guanabara. Ela é tratada por meio de um processo de flotação, que retira os resíduos sólidos e flocos de sujeira. Em seguida, é desinfetada com cloro e vai para o Piscinão.

Depois de usada, ela passa pelo sistema de tratamento novamente. Quando o cloro finalmente evapora, a água é devolvida limpa para a Baía de Guanabara.

  1. Sessenta mil pessoas em um único fim de semana

O Piscinão de Ramos recebe dezenas de milhares de pessoas regularmente. Afinal, o espaço tem 26.414 metros quadrados e capacidade para 30 milhões de litros de água. Trata-se de uma piscina muito grande. O seu recorde de visitação foi de 60 mil pessoas em um único fim de semana.

Website: https://piscinaoderamos.com



Retorno as aulas: Os desafios das instituições de ensino e dos pais

Por Ronei Pasquetto *

Para alguns pais só de ouvir ‘volta às aulas’ já é motivo para arrepiar a pele. Em 2020, ocorreram aulas onlines em boa parte do ano. Sendo um período muito desafiador para a educação e de méritos aos docentes, que não desistiram de ministrar as aulas. Porém, a maioria das instituições de ensino não estavam preparadas para este novo formato, muito menos os pais, que se tornaram “professores” da noite para o dia.

Com a pandemia, a educação dormiu analógica e acordou digital. O retorno gradual às aulas presenciais ainda não será para todos em 2021, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um sistema de rodízio de alunos nas escolas a partir de fevereiro, sendo permitida a presença de 35% dos estudantes. Tal prática, está sendo adotada em diversos estados do Brasil.

Todas as instituições de ensino se viram obrigadas a mudar o sistema educacional para o online, entretanto, muitas sem preparo de infraestrutura e capacitação de professores, deixando as aulas massantes, sem instigar o interesse dos alunos.

Por isso, a importância de inserir a verdadeira transformação digital nas escolas, que é muito além do que as aulas em formato EAD. Estou falando de um sistema que agrega capacitação de professores, ferramentas tecnológicas adaptadas conforme a cultura escolar e materiais didáticos onlines. Essa é a verdadeira transformação digital na educação que as instituições de ensino precisam idealizar.

Para tornar-se realidade, três pilares são essenciais: a tecnológica, com adaptação à cultura da instituição e personalização das ferramentas; capacitação dos docentes, para potencializar todos os recursos disponíveis; e atendimento aos professores, uma equipe de docentes de plantão que são experts em tecnologia.

É fundamental utilizar uma plataforma que proporciona um ambiente digital de aprendizagem, ou seja, materiais didáticos e ferramentas adaptadas para as aulas serem mais dinâmicas e prender a atenção dos alunos, e para os professores um sistema de integração da gestão.

Infelizmente, o setor educacional brasileiro é um dos mais atrasados do mundo. Resultados do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, apontam que o país está estagnado em praticamente todas as áreas avaliadas. Classificando-se como um dos últimos no ranking, entre os 80 países participantes, em leitura, matemática e ciência.

O aceleramento da transformação digital veio para potencializar mais o processo educacional no Brasil, acredito que podemos subir no ranking do Pisa. A partir de agora, teremos novos formatos de educação, o ensino híbrido vai ser uma realidade cada vez mais constante.

Com a utilização de métodos pedagógicos eficientes, os pais não precisarão ficar nervosos por acompanharem os filhos na aula online e os professores reclamarem por não conseguirem prender a atenção dos alunos. Ainda há uma grande dificuldade em associar a tecnologia com metodologia de ensino, mas é uma realidade possível, como resultado gera grandes melhorias e benefícios para a educação.

* Ronei Pasquetto é especialista em políticas educacionais pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Diretor de Inovação da Big Brain Education


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Arie Halpern: cinco tendências que estão causando disrupção na educação

4/2/2021 – A tecnologia possibilita reduzir custos, melhorar processos e ampliar o acesso à educaçãoEducação disruptiva inova não apenas as práticas pedagógicas, mas a cultura escolar como um todo.

Realidade virtual, gamificação, coding, empreendedorismo e inteligência artificial são as matérias que vão desenvolver as habilidades do futuro para que os alunos da era digital estejam preparados para um mundo hiperconectado e em constante mudança.

A educação tradicional, baseada no princípio da transmissão do conhecimento pelo professor e a assimilação dos conteúdos pelos alunos, é um formato que se perpetuou por séculos nas escolas. Mas esse modelo, com um professor transmitindo conteúdos que podem ser acessados com um clique, perdeu o sentido com a tecnologia digital. Com ela, a função do processo de aprendizagem mudou. Mais do que transmitir conteúdo, ele busca desenvolver habilidades cognitivas mais complexas e exige mais interação e colaboração.

A pedagogia busca permanentemente novas experiências de aprendizado, novas maneiras de ensinar a aprender. As novas metodologias hoje privilegiam o protagonismo e a autonomia dos alunos, diferentemente do processo tradicional de ensino. A educação do futuro não depende de dispositivos sofisticados ou projetos caros, mas também não se resume a substituir a sala de aula pelo ensino virtual.

E o motor dessa mudança é a tecnologia, usada não como fim em si mesma, mas como uma ferramenta para estimular a investigação, a colaboração e o engajamento. Computadores, robôs, inteligência artificial e outros recursos e dispositivos são a conexão com as habilidades do futuro.

Para desenvolver essas novas habilidades, que serão fundamentais para o mundo hiperconetado e em constante mudança, cinco principais tendências já estão se tornando realidade em algumas instituições de ensino.

#1. Realidade virtual ou realidade aumentada
A tecnologia educacional está tornando a aprendizagem dinâmica e interativa, e a realidade virtual é um exemplo dessa prática. A realidade aumentada possibilita trazer o mundo exterior para a sala (ou tela) de aula, assim é possível conhecer outros países ou outras épocas da história.

#2. Gamificação
Um currículo baseado em jogos é uma das grandes inovações na educação. A gamificação é uma forma lúdica e mais estimulante de aprendizado, usando games educativos, aplicativos e plataformas.

#3. Coding
Ao aprender programação, os alunos treinam suas habilidades de lógica de algoritmos e do mundo digital. Ela reúne linguagem, matemática e programação desenvolvendo uma habilidade demandada por um mercado em expansão.

#4. Empreendedorismo
Desenvolver uma visão empreendedora envolve estimular a proatividade, o protagonismo, o desenvolvimento pessoal e a criatividade. Com um perfil autodidata, o aluno passa a ser protagonista em seu processo de aprendizagem.

#5. Inteligência artificial (IA)
Ao aprender a trabalhar com estatísticas e grandes bases de dados, os alunos podem acompanhar sua própria evolução e se tornarem capazes de usar diversas ferramentas tecnológicas no ambiente de ensino.

Mais acessível a inclusivo
O bom uso da tecnologia pode ser revolucionário, especialmente quando pensado para tornar o ensino mais personalizado, flexível, motivador e, também, mais inclusivo.

A tecnologia possibilita reduzir custos, melhorar processos e ampliar o acesso à educação. Talvez essa seja também uma disrupção, democratizar a tecnologia, ampliar o acesso à educação e reduzir as desigualdades: quando a informação é mais acessível e todos podem aprender novas habilidades.

A tecnologia digital tem grande influência nas diversas dimensões da vida, seja social, econômica ou cultural. O potencial que ela traz para fazer diferente e melhor é o que provoca disrupção. A educação disruptiva rompe com os modelos tradicionais, inovando não apenas as práticas pedagógicas, mas a cultura escolar como um todo.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/cinco-tendencias-que-estao-causando-disrupcao-na-educacao/



Fato Relevante – AEGEA Saneamento e Participações S.A

São Paulo, SP 3/2/2021 – Aegea Saneamento e Participações S.A.

Companhia Aberta (Categoria B)

CNPJ nº 08.827.501/0001-58

NIRE: 35.300.435.613

Código CVM 2339-6

 

Prolagos S.A. – Concessionária de

Serviços Públicos de Água e Esgoto

Companhia Aberta (Categoria B)

CNPJ nº 02.382.073/0001-10

NIRE: 33.300.167.285

Código CVM 2346-9

 

Fato Relevante – Conclusão da operação de investimento e compra de ações da Prolagos

 

São Paulo, 03 de fevereiro de 2021 – Para fins do disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“ICVM”) nº 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada, a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Aegea” ou “Companhia”) e sua Subsidiária indireta Prolagos S.A. – Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto (“Prolagos”), e em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 21 de dezembro de 2020, comunicam aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, foram cumpridas as condições suspensivas previstas no Acordo de Investimento, Compra e Venda de Ações e Outras Avenças (“Acordo”) com a PROJETO LAKE S.A., tendo esta ingressado como acionista minoritária indireta da Prolagos (“Investidor”), por meio de subscrição e integralização de ações preferenciais no montante de R$500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais).

 

As ações preferenciais não conferem ao Investidor o direito de voto nas assembleias gerais de acionistas, sendo-lhes garantido a distribuição de dividendos de forma pro rata, sem prioridade entre ações preferenciais e ações ordinárias. Com a conclusão da operação, a PROJETO LAKE S.A. passou a deter participação indireta no capital social da Prolagos na proporção de 43% (quarenta e três por cento), mantendo-se, portanto, a Aegea como controladora da Prolagos e detentora de 100% (cem por cento) das ações ordinárias com direito de voto.

 

O presente material tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor.

 

 

André Pires de Oliveira Dias

Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores

Website: https://ri.aegea.com.br/



Veja dicas para receber um filhote em casa

A chegada de um novo cão a um lar, nem sempre é tão simples e direta. No início, é preciso paciência e adaptação por parte dos moradores da casa, principalmente quando o bichinho ainda é um filhote. A publicitária Francine Ther destaca que o hábito deve vir pelo lado da família para o animal. “Desde a chegada do filhote, a gente que acaba se adaptando a ele. Não o contrário”.

Dentro desse contexto, listamos alguns pontos que podem servir de dicas para lidar com o novo amiguinho na sua casa.

Acompanhe!

Comer objetos
Muito comum em filhotes, qualquer calçado, item solto ou até mesmo móvel pode virar alvo de um cãozinho. Nessas horas, a atenção redobrada para deixar chinelos ou objetos de maior valor fora do alcance do novato pode evitar dores de cabeça. Invista nos brinquedos específicos para cães, eles ajudam muito. 

Local de dormir
Cada família tem uma rotina e ela deve ser respeitada, mesmo com a chegada do novo animal. Quando é o segundo pet, ele acaba seguindo os passos do primeiro e dormindo no mesmo lugar. Do contrário, é importante estabelecer em qual lugar você deseja que o cãozinho durma, para que ele se habitue desde o início.

Adaptação com outro cão
Quando já existe um pet na residência é preciso ter atenção especial ao cãozinho que já estava ali. Não é porque chegou um novo cachorro que o antigo deve ficar de lado. A relação entre os irmãos deve ser incentivada e o carinho dividido entre os dois. 

Xixi fora do lugar
Talvez o mais delicado dos pontos da chegada de um animalzinho, seja o de definir o local para as necessidades fisiológicas dele. Aqui, não tem jeito: é preciso ter paciência. Com treinamento e resiliência, seu cãozinho se acostuma a fazer o xixi e coco em apenas um lugar. Aqui, para ajudar, vale restringir o espaço dele a um local menor. Assim, já dá uma ideia melhor de onde será o seu banheiro.

De todas as dicas, a principal, sem dúvidas é ter muito carinho e amor. Com esses dois ingredientes, tudo se ajeita aos poucos e é possível conseguir uma adaptação leve e feliz para todos os envolvidos na rotina da casa com um novo morador.


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Skincare para Verão: máscaras de hidratação para rosto impedem perda de água

São Paulo, São Paulo 3/2/2021 – Nova máscara da Royal Skin melhora a hidratação da pele do rosto

Muito valorizadas pelas asiáticas, as máscaras faciais elas estão cada vez mais populares no Brasil e um dos principais diferenciais das máscaras em relação aos cremes faciais são sua praticidade e seu rápido poder de ação. Elas são feitas com concentrações maiores de ativos e mecanismos que aumentam a penetração. As sheet mask, como são conhecidas na Coreia, têm tecnologia para oferecer o tratamento que a pele precisa em apenas 15 minutos em qualquer momento do dia.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a perspectiva é que o mercado cresça 1,1% em 2020 em relação a 2019. E o skincare tem sido chamado de “hit da quarentena”, já que, mais que conservar o viço e a saúde da pele, o ato de cuidar de si traz conforto e senso de rotina, itens importantes para manter a saúde mental em tempos tão desafiadores. A categoria de cuidados com a pele está apresentando um enorme crescimento, com destaque para as máscaras. Os números da Associação mostram que houve aumento de 92,8% em volume de vendas das máscaras faciais comparando os meses de janeiro a maio de 2020 com o mesmo período em 2019.

E no Verão, os cuidados com a pele e com a hidratação devem ser redobrados e, pensando nisso, a Sisi Cosméticos (www.sisicosmeticos.com.br) traz ao Brasil mais uma máscara da Royal Skin para proporcionar mais hidratação para a pele do rosto.

A The Perfection Intensive Moisture Mask é uma máscara de hidratação profunda formulada à base de Trehalose, que atua como estabilizante para impedir perda de água. O ácido hialurônico, por ser um componente existente no nosso organismo, retém água e fornece a hidratação natural da qual a nossa pele necessita.

A linha The Perfection Intensive Moisture Mask é formulada por uma folha de microfibra 150 vezes mais fina que uma máscara normal e sua estrutura similar à de um capilar permite que o ar flua suavemente, melhorando a permeabilidade da folha para que os ativos sejam absorvidos de maneira mais eficaz pela pele. 

 

 

 

Website: http://www.sisicosmeticos.com.br



Planejamento de carreira profissional contribui para melhor colocação no mercado de trabalho

Lajeado, RS 3/2/2021 – A Trilha de Carreiras é um dos grandes diferenciais da Univates para seus estudantes do ensino híbrido pelo fato de ser um Projeto-Modelo para as Universidades.Iniciativa de instituições de ensino como a da Univates auxiliam na contratação de estudantes

O ano de 2020 foi marcado por um período de intensas mudanças no que se refere à carreira profissional. Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, mais de 255 milhões de pessoas no mundo perderam seus postos de trabalho, conforme divulgou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro. A expectativa da própria OIT é que haja uma forte recuperação na segunda metade de 2021. Para reingressar ou se manter no mercado de trabalho, muitos precisaram se reinventar e buscar novas oportunidades.

Independentemente da situação, a formação continua sendo fundamental para quem deseja atingir seus objetivos profissionais e ainda garante melhor remuneração, chegando a ser 144% maior no Brasil para quem tem ensino superior, em relação a quem tem apenas o Ensino Médio concluído, conforme o relatório mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2020. Nesse sentido, um planejamento de carreira pode garantir maior controle sobre as tomadas de decisão, além de assegurar o aumento do senso de organização e foco e potencializar a motivação pessoal. E é justamente para isso que existem as consultorias de carreiras, um serviço que busca, por meio de reflexões, planejamentos e ações, auxiliar a pessoa em seu desenvolvimento profissional.

E foi com o propósito de auxiliar os seus estudantes, facilitando o ingresso deles no mercado de trabalho, que a Universidade do Vale do Taquari – Univates criou, em 2008, o que hoje se chama Central de Carreiras da Univates. O setor atua como uma consultoria para carreira profissional, além de realizar a divulgação das vagas de emprego e estágios disponíveis na região do Vale do Taquari, onde a Universidade fica localizada. Só em 2020, mais de 1.800 oportunidades foram disponibilizadas para os estudantes e diplomados dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Técnicos ofertados pela Instituição.

Para facilitar a colocação dos estudantes no mercado, a Central de Carreiras realiza atendimentos individuais de orientação profissional, apoio para construção do currículo e preparação para entrevista. Outro serviço disponibilizado é a Trilha de Carreiras, serviço que busca promover uma série de ações que visam a desenvolver o estudante no que se refere às suas escolhas profissionais.

A Trilha de Carreiras
A Trilha está divida em três principais etapas: a primeira etapa se refere à busca de autoconhecimento e identificação ocupacional; na segunda etapa os estudantes têm o acompanhamento profissional visando à sua colocação no mercado de trabalho, com orientações para construir seu posicionamento profissional, construção de networking e de planejamento financeiro; e por fim, na fase final da trilha é realizada a construção do plano de carreira do estudante e haverá participação em mentorias.

Todas as etapas estão integradas aos Ateliês, módulo onde os estudantes do Aula+, modelo de ensino híbrido da Univates, realizam atividades práticas e de experimentação. Essa integração conta com a utilização de ferramentas, dinâmicas, materiais e eventos mediados por especialistas da área de carreiras da Univates, bem como com a parceria de mentores e empresas da Região.

De acordo com a consultora de carreiras da Univates, Ana Luisa Freitag, o acompanhamento oferecido pela Instituição permite que o estudante ingresse no mercado de trabalho de uma maneira mais segura e planejada. “A Trilha de Carreiras é um dos grandes diferenciais que a Univates proporcionará aos seus estudantes do ensino híbrido pelo fato de ser um Projeto-Modelo para as Universidades. Os estudantes têm todo o acompanhamento necessário de especialistas para o desenvolvimento de sua carreira desde o início da sua graduação”, salienta.

O que é o Aula+
Aula+ é a nova proposta pedagógica e curricular da Universidade do Vale do Taquari – Univates para os seus cursos de graduação. No novo formato de ensino híbrido, o estudante não precisa estar na Universidade todos os dias da semana. A proposta híbrida é única e cada curso de graduação presencial pode ser composto de até 40% da carga horária na modalidade a distância. Além disso, as aulas serão organizadas de forma transversal em Seminários e Ateliês, e não mais em disciplinas.

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Como estruturar o departamento de vendas no “novo normal”

3/2/2021 – A integração entre as áreas comercial e de marketing, além de profissionais como o SDR e o Closer, podem acelerar a máquina de vendas

Agora tudo está mais digital, inclusive as reuniões com os clientes e prospects, com as famosas calls. Recente estudo da Deloitte em colaboração com o Fórum Econômico Mundial sugere que empresas, incluindo companhias B2B, devem cada vez mais adotar novos processos e abordagens orientadas para o ecossistema digital, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Co apontou que vendedores e compradores estão aprendendo a como se adaptar ao “novo normal” e que as empresas B2B estão considerando as interações digitais até três vezes mais importantes para seus clientes do que as interações de vendas tradicionais.

Com a retomada gradativa das atividades, seja ainda em home office ou de forma híbrida, o cliente corporativo continuará valorizando a praticidade que a tecnologia tem proporcionado. Afinal, por que não marcar uma reunião online ao invés de atravessar a cidade ou receber um consultor comercial no escritório para entender melhor sobre um produto ou serviço?

O fato é que, do outro lado, empresas que negociam com outras empresas devem se adequar a este novo cenário e definir suas estratégias de vendas pautadas em todas as mudanças geradas pela pandemia. E isso pode significar a reformulação de todo o departamento comercial.

Iniciando o processo de adequação da área comercial

O primeiro passo é criar a estratégia. Maucir Nascimento, especialista em Growth, Marketing e Vendas da Speedio, uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B, reforça que a empresa precisa conhecer muito bem o seu cliente e deve ter seu pitch de venda bem definido. “Estas informações são indispensáveis para qualquer segmento e irão direcionar toda a máquina de vendas da companhia.”

Neste novo modelo, as abordagens comerciais feitas diretamente por telefone dão espaço para a automação de marketing e o envio estratégico de e-mails, sabendo exatamente quem é o cliente, sua área de atuação e necessidades específicas. “Já nesse primeiro ponto podemos ver a importância de se conhecer bem o cliente para que a comunicação seja direcionada e assertiva”, comenta Nascimento.

Para este projeto, a integração entre as áreas comercial e de marketing é essencial, pois um especialista em comunicação persuasiva, conhecido como copywriter, será o responsável pelo desenvolvimento dos e-mails de isca e nutrição de leads, além de todos os outros conteúdos textuais que serão utilizados para encantar o prospect, preparando o terreno para uma possível negociação.

“Hoje, grande parte das empresas no Brasil já trabalha com campanhas de marketing digital para captação de leads, que são potenciais clientes interessados em um produto ou serviço. No entanto, é preciso gastar muita energia para aquecer esses contatos até que a venda seja efetivada”, explica o especialista.

Contudo, Nascimento reforça que esse processo gera custos e demanda um pouco mais de tempo até que o cliente esteja pronto para a compra e nem sempre a empresa tem tempo disponível para isso. É preciso vender para fazer o negócio girar.

Uma opção é investir em soluções tecnológicas de captação de leads qualificados, pois esse tipo de plataforma coleta de maneira segura, através de big data, informações imprescindíveis sobre os potenciais clientes da empresa e que de nenhuma maneira fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A máquina de vendas do sucesso

Até pouco tempo atrás, era comum ver equipes comerciais com altos números de vendedores que passavam o dia ligando para prospects utilizando abordagens mais tradicionais e isso funcionava muito bem. Mas, como já foi comentado, as formas de comprar e vender agora são outras.

Atualmente, é difícil imaginar um profissional da área comercial fazendo dezenas de ligações em um mesmo dia. “Essa é uma tática inviável que influencia, inclusive, o bem-estar do colaborador. Esse tipo de trabalho precisa ser feito pelas tecnologias”, comenta o especialista da Speedio.

Hoje em dia existem dois tipos de profissionais que fazem a máquina de vendas de uma empresa funcionar de forma cadenciada para trazer o retorno tão esperado. São eles o SDR e o Closer.

O Sales Development Representative, ou apenas SDR, é o profissional responsável pela abordagem inicial de prospecção ativa. É ele quem vai representar a empresa em um contato direto com os potenciais clientes para se conectar com cada um deles. Mas nada de ligações frias.

“O contato inicial do SDR deve acontecer por um e-mail isca, que trará um conteúdo específico e pensado para este primeiro momento”, explica Nascimento. Este material, que foi desenvolvido por um copywriter, deve trazer o nome e até mesmo uma foto do profissional SDR, pois isso ajudará na humanização do contato por parte do cliente.

No infográfico abaixo fica bem claro como será esse momento inicial do processo de venda. Após o e-mail isca, o prospect receberá uma outra comunicação, também por e-mail, reforçando o contato do SDR e com o mesmo objetivo de gerar proximidade e familiaridade.

Após esses dois primeiros contatos, o profissional de prospecção ativa tentará interagir com o potencial cliente utilizando a rede social de negócios LinkedIn. De forma bem leve e sutil, irá se apresentar e reforçar as comunicações encaminhadas por correio eletrônico.

A tradicional ligação será realizada apenas se o prospect não responder a nenhuma das tentativas anteriores. “Todo esse processo feito pelo SDR é para aquecer o lead, entender sua situação atual e prepará-lo para a pré-venda. É importante que nenhuma etapa seja pulada, pois é essencial que haja essa humanização. O cliente irá perceber que não é um contato de telemarketing robotizado, mas sim uma pessoa que sabe quem ele é e o que ele precisa para resolver um determinado problema”, diz.

Após o contato do SDR utilizando as etapas do infográfico acima a lead estará devidamente aquecida e pronta para o próximo passo: o Closer. Este é o profissional da equipe comercial que está apto para concretizar o negócio. “O Closer é o vendedor e ele precisa ter acompanhado todo o processo realizado pelo SDR, ter todas as informações do cliente e demais detalhe



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