Home Blog Page 1586

Dia da Internet Segura: como se proteger de golpes online 

10/2/2021 – Especialista dá dicas importantes para empresas e pessoas físicas garantirem a navegação na internet de forma segura 

O Dia da Internet Segura é comemorado no dia 09 de fevereiro. O objetivo da data é conscientizar as pessoas e empresas para o uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias. Esse ano o tema do evento é ”Juntos por uma Internet melhor” e com uma sociedade cada vez mais conectada é importante tomar todos os cuidados possíveis para não cair em golpes digitais.

Segundo um levantamento da dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, 30% dos profissionais não utilizam nenhuma medida de segurança contra sites maliciosos em computadores de trabalho. Com a adoção do home office, por conta da pandemia da Covid-19, aumentam os riscos à segurança dos dados corporativos.

“É ideal que as empresas adotem políticas e controles para que seus colaboradores possam seguir no trabalho remoto. Na TCS, por exemplo, reforçamos a importância da política de mesas e telas limpas, bem como bloqueio de tela imediato ao se distanciar do computador, mesmo que por um curto período de tempo para reduzirmos o risco de temos dados sensíveis expostos ou arquivos/ rotinas de programação apagados ou interrompidos por engano por outras pessoas que convivem no mesmo ambiente, uma vez que normalmente estamos em ambiente pessoal, executando nosso trabalho”, comenta Rodrigo Ferrarez, Gerente de Segurança da Informação para o Brasil e a Argentina na Tata Consultancy Services (TCS).

Para o especialista, uma medida de segurança simples e que todos podem utilizar é a criação de senhas complexas. “Usar no mínimo oito caracteres contendo letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais farão muita diferença na hora de se proteger. Além disso, não utilizar sequência numérica, nomes de pessoas e animais ou data comemorativas. É importante também ter senhas distintas para uso profissional e pessoal”, explica. Ferrarez e ressalta ainda que o usuário deve trocar de senha a cada três meses pelo menos, e quando possível, utilizar recurso de MFA (autenticação de multi-fator).

Ativar as notificações de segurança e a verificação em duas etapas, ajuda na proteção dos dados e evita que redes sociais e aplicativos de mensagens sejam clonados. Em caso de e-mails, o especialista recomenda desconfiar sempre. “Caso seja uma mensagem de uma pessoa desconhecida, veja se tem erros de português ou até mesmo se o tom da mensagem é de urgência. Essas são características de golpes comuns para atrair a atenção das pessoas e assim conseguir informações sensíveis ou até acesso a contas bancárias delas. É essencial também observar se o domínio do e-mail corresponde com a empresa descrita na mensagem”.

Para as pequenas e médias empresas é muito importante investir em conscientização dos colaboradores em várias áreas da segurança das informações e privacidade de dados. Manter o parque de máquinas e antivírus atualizados ajudam a proteger contra os ataques de ransomware, tão comuns nos dias de hoje. Guardar informações em um serviço de nuvem com recursos de segurança como o MFA (multi-factor authentication), por exemplo, colabora na proteção de dados, pois será uma camada de proteção a mais contra um hacker mal intencionado.

Nas redes sociais, o ideal é evitar compartilhar fotos de documentos (muita gente publica o CV em redes sociais contendo informações pessoais, por exemplo), registros ou uma simples selfie no escritório, já que o ambiente pode ter alguma informação que não deve ser divulgada. Também é importante conhecer a fonte e a veracidade das informações que se compartilha ou se retransmite, evitando assim o compartilhamento de fake news, ou notícias que possam prejudicar uma pessoa ou empresa injustamente. Lembre-se, uma vez publicada, uma informação dificilmente poderá ser suprimida por completo da internet, principalmente tratando-se de assuntos polêmicos e em alta naquele momento.

Outro ponto importante é que com o fechamento do comércio físico, muitas pessoas migraram para as compras online pela primeira vez. Com isso, os golpes se tornaram cada vez mais recorrentes. “Toda página confiável possui minimamente um cadeado na barra de endereço do navegador, caso não tenha, suspeite desse site. O recomendado é fazer compras em sites conhecidos e caso não conheça, faça uma busca na internet e veja as avaliações dos outros consumidores”, diz Ferrarez.

“Em geral, para navegar seguro na internet é importante sempre estar com o antivírus atualizado e com as últimas atualizações de patch (pacotes de atualizações, que incluem também itens de segurança). Procure sempre limpar os dados de seu navegador periodicamente. E, por fim, outra dica é separar as ferramentas de trabalho com as de uso pessoal, como laptops e celulares. Não misturar os dois mundos pode proteger você e a empresa em que trabalha”, finaliza Ferrarez.



Estudantes adiam o sonho da graduação à espera da vacina contra a COVID-19

Brasília, 09 de fevereiro de 2021 10/2/2021 – Pesquisa da ABMES/Educa Insights aponta que expectativa sobre a vacinação faz 38% dos futuros universitários preferirem começar o ensino superior no próximo semestre

Os estudantes brasileiros estão adiando o sonho da graduação à espera da vacinação em massa contra a COVID-19 e o retorno seguro às salas de aula. Entre os entrevistados pela pesquisa “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 1ª edição”, 38% têm a intenção de iniciar o ensino superior apenas no segundo semestre de 2021, aumento de 14 pontos percentuais (p.p.) em relação ao registrado em novembro passado. O levantamento foi realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O aumento de casos de contaminação e mortes provocados pela 2ª onda da pandemia da COVID-19 no Brasil e o início do Plano Nacional de Imunização, em janeiro, – e
consequente expectativa de vacinação em massa ao longo do primeiro semestre – provocaram uma queda na intenção dos estudantes em começar a graduação neste
semestre de 38%, em novembro, para 25%, em janeiro. A retração foi puxada pela modalidade presencial que registrava 33% do interesse de matrícula no início do ano
dos pesquisados e, no levantamento atual, apenas 14%. Entre os futuros alunos de cursos na modalidade à distância, o planejamento mudou para menos interessados, de
46% para 38%.

Na avaliação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, as instituições de ensino superior particulares (IES) estão preparadas para garantir uma formação de qualidade,
mesmo em ensino remoto e o adiamento não é a melhor escolha. “Os alunos não devem adiar o sonho da graduação esperando o fim da pandemia sob o risco de perder as
oportunidades que virão. O Brasil vai precisar de profissionais qualificados no pós pandemia e as IES estão preparadas para oferecer a melhor educação, independente do
formato, seja presencial ou remoto”, afirmou.

Demanda reprimida

A pesquisa identificou que os estudantes que decidiram se matricular no primeiro semestre de 2021 são, em grande parte, integrantes de uma demanda reprimida do período anterior, o segundo semestre de 2021. Entre os pesquisados, 79% declararam que pretendiam já ter começado a graduação e entre os que ainda estão indecisos, 34% tinham o mesmo pensamento.

O levantamento também identificou o perfil dos estudantes matriculados e indecisos. Entre os inscritos, 52% têm até 25 anos (52%), 89% trabalham atualmente e ingressaram por meio de concurso de bolsas (62%) ou nota do Exame Nacional do Ensino Médio (51%). Os que ainda pensam em iniciar a graduação, 71% têm até 25 anos, 60% estão empregados e pretendem ingressar por meio de concurso de bolsas (43%) e/ou vestibular agendado (49%).

Observatório da Educação Superior

O levantamento “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 1ª edição” foi realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights entre 25 e 30 de janeiro, via internet. Foram consultados 1.024 homens e mulheres, de 17 a 50 anos, que desejam ingressar em cursos de graduação presenciais e EAD ao longo dos próximos 18 meses, em todas as regiões brasileiras.

A pesquisa é continuidade do estudo “Coronavírus vs Educação Superior: o que pensam os alunos e como sua IES deve se preparar” realizada em cinco etapas ao longo de 2020, quando foram ouvidos 4.490 alunos de graduação, matriculados em cursos presenciais ou EAD de instituições particulares, há pelo menos 6 meses e potenciais alunos que tenham interesse de iniciar cursos de graduação presencial ou EAD em faculdades privadas nos próximos 18 meses. Foram realizadas cinco etapas do levantamento, nos meses de março (1ª fase), abril (2ª fase), maio (3ª fase), julho (4ª fase) e novembro (5ª fase).

Números da educação superior particular

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2019, divulgados em outubro de 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o segmento privado é responsável por 94,9% da oferta de educação superior do país, considerando as modalidades presencial e EAD.

Quanto às matrículas, as IES representam 75,8% em 2019, sendo 35% na modalidade a distância (EAD) e 65%, na presencial.

Informações para Imprensa:
DGBB Comunicação & Estratégia – (61) 3547-3060
Bernardo Brandão – (61) 98162-6759
Letícia Nobre – (61) 98134-0149
E-mail: leticia@dgbb.com.br

Website: http://www.dgbb.com.br/



Michelin anuncia construção de sua primeira usina de reciclagem de pneus

Com investimento de mais de 30 milhões de dólares, a Michelin inicia a construção de sua primeira usina de reciclagem de pneus em fim de vida, que será na América do Sul, na região de Antofagasta, no Chile. As obras terão início em 2021, com operação prevista para 2023.

O marco industrial e tecnológico no desenvolvimento da economia circular e sistemas de reciclagem de pneus reforça a estratégia da empresa com foco no conceito “All Sustainable”, estando totalmente alinhado com o seu compromisso em produzir pneus mais sustentáveis.

“Temos o orgulho de anunciar a construção da primeira usina de reciclagem da Michelin, com certeza, um marco importante que nos permitirá oferecer aos clientes uma solução de reciclagem de nova geração, ao mesmo tempo em que desenvolvemos um novo negócio para a empresa. Atualmente, estamos negociando com clientes industriais chilenos para assinar contratos de longo prazo, que proporcionarão excelentes oportunidades para continuar a expandir a tecnologia da Enviro”, explica Sander Vermeulen, vice-presidente Marketing & Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Novos Negócios de Materiais de Alta Tecnologia.

“A escolha da América do Sul como local para essa iniciativa pioneira do Grupo Michelin reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável com uma abordagem voltada para economia circular, onde a inovação deve beneficiar o meio ambiente, contribuindo assim para uma mobilidade mais segura, mais limpa, mais eficiente e mais agradável”, afirma Feliciano Almeida, presidente da Michelin América do Sul. 

A usina terá capacidade de reciclar 30 mil toneladas de pneus de veículos pesados que rodam fora das estradas em fim de vida por ano, cerca de 60% do número anual de pneus sucateados em todo o país. Os pneus em fim de vida serão coletados diretamente nos clientes e transportados para a usina, a fim de serem cortados e reciclados.

Com a tecnologia inovadora da empresa sueca Enviro, novos materiais de alta qualidade, como negro de carbono, óleo de pirólise, gás e aço, serão recuperados para reutilização. A previsão é que 90% dos materiais recuperados sejam reaproveitados em uma variedade de produtos à base de borracha, como pneus, correias transportadoras e produtos antivibração. Os 10% restantes serão queimados diretamente pela usina, tornando-se combustível para geração de calor e energia.


INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Grande evento de marketing acontece em março e será realizado em… Marte!

Realizado pela TD, TikTok, ESPM, LinkedIn e RD Station, o CMO Summit 2021 será a maior conferência do ano para o mercado de comunicação. Entre os dias 8 a 12 de março, o planeta vermelho receberá uma audiência estimada de 100 mil participantes conectados por meio da plataforma TD, com o objetivo de definir o futuro do Marketing.

“Realizar o maior evento de Marketing do mundo é limitar as fronteiras que podemos atingir. Por que fazer o maior evento de Marketing do universo?”. Foi essa a ambição de Tiago Magnus, sócio-fundador e CEO da Transformação Digital, que deu início ao CMO Summit 2021.

Já estão confirmados nomes como Kim Farrel, head de marketing Latin America do Tik Tok; João Branco, CMO do McDonald’s; Susana Ayarza, diretora de marketing do Google; Lara Mascarenhas, diretora de marketing da Viacom; Daniel Hoe, head de marketing da Salesforce; e Pyr Marcondes, senior partner da Pipeline Capital.

Para abrilhantar ainda mais o palco marciano, outros 35 CMOs e especialistas em marketing e comunicação compartilharão suas estratégias para 2021, revelando suas principais trajetórias, falhas, vivências e experiências de mercado. O foco das discussões será pautado em ações práticas e de impacto para o mercado terrestre.

As inscrições para a inovadora viagem espacial são inteiramente gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas acessando o site.

Serviço:

Evento: CMO Summit 2021 – Gratuito

Data: 8 a 12 de março de 2021

Local: Marte, com transmissão online


INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?



Pesquisa mostra que 74% dos brasileiros só se sentirão seguros para retomar suas rotinas após a vacinação

Muito se falou durante o ano passado sobre os impactos que a pandemia nos traria e o quanto ela iria influenciar nossos hábitos futuros. Com a tão esperada vacinação já em andamento em muitos lugares do mundo, e a esperança de retorno à normalidade mais próxima, como as empresas e marcas podem aproveitar essa oportunidade e ajudar as pessoas a alcançar a mudança que dizem que desejam?

Os consumidores estão fazendo sua parte. 79% se declaram muito cuidadosos com as medidas de higiene e proteção contra o novo coronavírus, 75% afirmam que se afastam quando outras pessoas se aproximam, e a busca por informações é outra característica do momento: 59% das pessoas checam diariamente os números de mortos e infectados. Isso já podia ser notado em março, quando foram registradas 13 das maiores audiências diárias de TV dos últimos cinco anos.

A preocupação com a saúde é realmente grande. Em 2020, o setor de vitaminas, multivitamínicos e cálcio cresceu 6,2 pontos percentuais, conquistando mais 3,4 milhões de lares em todo o país. Só as multivitaminas, sozinhas, foram responsáveis por 2,4 milhões de novos lares.

Com todo o cuidado individual, a intolerância com o desrespeito às regras e aos decretos é considerável. 73% garantem sentir raiva e 65% pensam que deveria haver multas para essas pessoas.

Os consumidores precisam de evidências fortes e físicas de comportamento de prevenção para se sentirem seguros novamente. Os 4 principais aspectos mencionados neste sentido são: em primeiro lugar a vacinação com 74%, seguida pela obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social, ambos com 48%. Já a esterilização frequente dos lugares visitados foi citada por 39% dos respondentes.

A mudança de hábitos e comportamentos já é realidade. Além dos hábitos relacionados à saúde, onde 32% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a higiene, outros comportamentos relacionados ao dia a dia também foram impactados, como o aumento de compras online e o tempo em que ficam em casa para 28%. Outros 26% têm trabalhado mais de casa no regime de home office, por exemplo.

Cerca de 73% dos entrevistados acreditam que os hábitos irão mudar depois da pandemia, sendo as maiores mudanças relacionadas a uma existência muito mais digital e passando mais tempo em nossas casas.

Entre tantas mudanças, um grande número de pessoas encontrou alguns benefícios nos novos comportamentos, que resultaram de uma mudança forçada nas circunstâncias. Embora a natureza humana não mude, novas percepções sobre a família, a comunidade e o meio ambiente, juntamente com alguns novos comportamentos, foram estabelecidas. 46% passaram a valorizar mais os entes queridos, 31% a aproveitar mais a vida, 25% a se preparar mais para desafios futuros e 23% já buscam um melhor balanço entre vida pessoal e profissional.

O que as marcas e empresas podem fazer?
Como sempre, bens e serviços devem manter as pessoas seguras. A garantia visual agora é necessária – evidência de que eles estão seguros. Mas as pessoas tiveram experiências muito diferentes e emergirão com necessidades diferentes que as marcas precisarão entender e atender.

Isso terá impacto nas categorias e nos espaços de demanda, nos momentos que importam, no valor e na relevância que atribuem às marcas e nos canais pelos quais as acessam. As marcas precisam entender essa mudança para permanecerem relevantes e se moverem com sucesso para novas condições.

Algumas categorias tiveram um desempenho muito bom durante a pandemia da COVID-19 e algumas marcas melhoraram sua relevância e reputação. Muitas outras precisam se recuperar rapidamente, identificando as oportunidades de escala centrais enquanto se preparam para o futuro. Talvez será necessário revisitar seus fundamentos (necessidades, público, oferta, propósito, posicionamento) ou mesmo sua execução (experiência, comunicações, canais, inovação etc.).

Resumindo, é importante entender a mudança ocorrida, examinar o status da sua marca neste contexto e identificar as oportunidades que irão reacender a demanda.

Sobre o Barômetro Covid-19
Foram ouvidos 503 brasileiros de todo o país entre os dias 14 e 17 de agosto de 2020.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?



Empresas se reinventam na pandemia e apostam em nova identidade visual

São Paulo 8/2/2021 – A adoção de um logo sem cores e mais clean, substituindo o anterior que era colorido, demostra um amadurecimento da marca.Moderna e mais tecnológica, empresa de acessórios passa por mudanças após 8 anos

Com a chegada do novo coronavírus, muitas empresas se reinventaram e até aproveitaram para remodelar sua identidade visual.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , na primeira quinzena de junho de 2020, 522,7 mil empresas tiveram que ser fechadas em decorrência da pandemia. Além disso, das 2,7 milhões que estão em atividade e foram entrevistadas, 70% reportaram que a pandemia teve um impacto geral negativo, com os setores de serviços e comércio entre os principais afetados.

Ao longo de quase uma década de existência, a empresa i2GO passou por diversas mudanças no âmbito comunicacional e na forma como expõe e vende seus produtos. Em 2020, decidiu apostar no desenvolvimento de uma nova identidade visual que visa ser mais moderna, tecnológica e totalmente focada em qualidade, inovação e ultra performance.

A adoção de um logo sem cores e mais clean, substituindo o anterior que era colorido, demostra um amadurecimento da marca. Esse é o ponto inicial e mais preciso que demonstra toda uma mudança institucional na forma de pensar e agir da empresa.

O avanço da pandemia da covid-19, e a necessidade de isolamento social, serviram de gatilho para a transformação digital em muitos negócios

O que fazer em momentos de dificuldades:

Caso o empreendedor não tenha perfis empresariais nas redes sociais, esse é o momento. A internet é uma ferramenta fundamental para divulgação dos serviços e produtos, o que facilita, de maneira rápida e com baixo custo, o contato com o público.

Além das redes sociais, uma alternativa é colocar na fachada do estabelecimento uma placa ou banner, respeitando a lei Cidade Limpa, de divulgação dos meios de contato para encomendas e atendimento para os consumidores, indicando taxas de entrega e demais informações.

i2GO #teconecta
www.i2go.com.br
www.facebook.com/i2GObr/
@i2go

Website: https://www.i2go.com.br/



Hoje a Inteligência Artificial da Amazon fala sobre Síndrome de Burnout e seus sintomas

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Alexa se uniram para informar e conscientizar sobre a Síndrome de Burnout. Hoje, dia 9/2, a inteligência artificial da Amazon fará um alerta sobre o tema toda vez que clientes perguntarem “Alexa, tudo bem?”.

De acordo com dados do ISMA BR (International Stress Management Association BR), 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem de alguma sequela causada por estresse, e 32% têm Burnout. O dado mais surpreendente, porém, é de que a cada 10 pessoas com Burnout, 9 continuam trabalhando e não buscam qualquer tipo de tratamento, seja por falta de diagnóstico, desconhecimento dos sintomas, ou até mesmo pelo estigma que ainda existe em relação à doença.

Com a mudança de rotina e o trabalho de casa por conta da pandemia da COVID-19, há praticamente um ano, muitos brasileiros podem estar com Síndrome de Burnout e não sabem.

Todos os dias, quem pergunta “Tudo bem” pra Alexa, ouve uma resposta diferente, geralmente com uma curiosidade ou um fato. No dia 9, não vai ser só o conteúdo que vai mudar, mas também o tom de voz da inteligência artificial. Alexa responderá: “Oi… ah, tudo bem. Sei lá, acho que, sim, tô bem. Na verdade, estou bem sim. E você, já se perguntou como você está? Porque em tempos de home office, nem sempre a gente presta atenção, mas desânimo e cansaço constante podem ser sintomas da Síndrome de Burnout. Se quiser saber mais sobre isso, me pergunte o que é a Síndrome de Burnout”.

“Grande parte da população sofre com Burnout, mas a maioria ou não percebe – por desconhecer sua variedade de sintomas – ou não trata – por vergonha, ou medo da reação do empregador. Se não tratada adequadamente, a síndrome pode levar a agravamento de doenças mentais como a depressão, o transtorno de humor bipolar, esquizofrenia e outros quadros, que dependem de uma intervenção precoce.

Quanto mais falarmos sobre isso, quanto mais educarmos sobre os sintomas, mais chances das pessoas procurarem por ajuda médica e mais chances de realizarmos tratamentos precoces e evitarmos quadros graves”, comenta Dr. Antônio Geraldo Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Os sintomas da Síndrome de Burnout podem variar em grau e intensidade, mas costumam estar atrelados à sensação de esgotamento físico e emocional que se refletem em atitudes negativas como: ausência no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, pessimismo e baixa autoestima.

Dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrointestinais também são manifestações físicas que podem estar atreladas à síndrome. Em caso de suspeita, como a Alexa bem irá dizer, a orientação é sempre procurar por ajuda médica. A expectativa é que a ação mexa com as pessoas impactadas e encoraje todos a estarem atentos aos sintomas.

As respostas da Alexa foram todas criadas com apoio da ABP e estarão disponíveis para clientes que tenham um dispositivo com Alexa, como dispositivos da Amazon, como smart speakers da família Echo e Fire TV Stick Lite, entre outros de diversas marcas, ou que usem o app gratuito Alexa em dispositivos Android e iOS. A iniciativa foi desenvolvida pelas equipes da Agência Africa e Alexa com apoio da ABP.


INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Operações realizadas nas maquininhas de cartão podem levar a prejuízos financeiros

São Paulo, SP 8/2/2021 – Diversos erros podem ser identificados em uma auditoria da maquininha de cartão.Cresce de forma acelerada o número de adquirentes e bandeiras de cartão de crédito no mercado.

Com a globalização dos mercados e a crescente adoção e integração de novas tecnologias, torna-se cada vez menos comum o pagamento em dinheiro em estabelecimentos comerciais. Os novos padrões de consumo do público, faz aumentar, gradualmente, a opção de pagamentos por meios digitais ou por meio de cartão, seja ele de débito ou de crédito.

Nesse sentido, o aumento significativo do número de adquirentes e bandeiras no mercado, que somados às diversas formas de pagamento como débito e crédito, com diversas taxas para cada tipo de operação, geram uma dificuldade no controle do efetivo pagamento.

O mercado de maquininhas de cartão mudou muito nos últimos anos. Hoje, há uma variedade de adquirentes e subadquirentes. Da mesma forma que há um número cada vez maior de ofertas de maquininhas, há também um aumento considerável na variedade de taxas e prazos de pagamento. Isso influencia diretamente no caixa da empresa.

Uma empresa que efetua inúmeras vendas em 12 parcelas, por exemplo, recebe o pagamento das adquirentes em lotes. Controlar esse lote de dinheiro, identificando a que venda pertenceu esses valores, é essencial para uma gestão de caixa mais eficiente.

Controlar esses dados de forma manual é uma tarefa quase que impossível para os donos de estabelecimentos. Além de ter que identificar a fonte pagadora e a venda a que se refere, é necessário, ainda, identificar os descontos de taxas e descontos de serviços.

Existe uma grande dificuldade em se identificar com clareza quais vendas correspondem ao pagamento efetuado. Saber quais adquirentes efetuaram tais pagamentos, bem como fazer a conciliação bancária para saber se o valor realmente entrou na conta, pode ser uma tarefa difícil, causando um problema para seu controle e um prejuízo no seu caixa.

Devido à alta complexidade e dificuldade em controlar esses recebimentos, muitas empresas acabam por acreditar e aceitar os valores pagos pelas adquirentes. Contudo, em processos de auditoria, é muito comum identificar diversas falhas e erros envolvendo tal procedimento. É possível que, ao se eximir de controlar esses pagamentos, o empresário acabe perdendo dinheiro.

Diversos erros podem ser identificados em uma auditoria da maquininha de cartão, como, por exemplo: erro de cobrança de taxa, antecipação não autorizada, falta de formalismo de contrato, cobranças indevidas de taxas e descontos de boletos não autorizados. Para empresas que trabalham com um volume financeiro maior, essas divergências acabam sendo extremamente representativas no fluxo de caixa.

Analisando com mais profundidade essa questão, é possível identifiacar que os vouchers (Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Combustível) acabam sendo os que possuem o maior índice de erros e que mais causam prejuízo às empresas. Por possuírem taxas mais altas acabam por penalizar ainda mais os estabelecimentos.

Por esse motivo, há diversas formas do empresário auditar, conciliar e garantir que os recebimentos estejam sendo realizados de forma correta. A Revisão da Maquininha possui dois pontos importantes: (i) a conciliação irá revisar, regularizar e verificar as falhas a partir do momento da implementação para o futuro; (ii) revisar os últimos 5 anos de tudo que já passou pela máquina, mas que não se tem ideia se foi pago a maior ou se pago a menor.

É possível, desse modo, regularizar a vida da empresa no presente e no futuro, no momento em que se realiza a conciliação. Por outro lado, também é possível recuperar valores que foram pagos a maior nos últimos 5 anos.

Ao adotar um sistema que realiza a integração dos dados, o estabelecimento receberá de forma automatizada todas as informações dos adquirentes de vendas, extrato bancário e um cruzamento dos dados anteriores. Dessa forma, é possível verificar se a informação fornecida pela adquirente está correta e de acordo com aquilo que consta efetivamente na conta bancária da empresa.

 

Website: https://apzi.com.br/revisao-bancaria/



Aplicativo do Soul Brasília é o mais novo lançamento do setor de arquitetura e decoração

Brasília 9/2/2021 – Nossa plataforma possui maior interação entre os usuários e permite que as transações de crédito e trocas de pontos seja acompanhada em tempo real. Ao lado de renomados arquitetos, designers de interiores, paisagistas e engenheiros, o Soul Brasília comemorou aumento das vendas e maior representatividade no setor em apenas menos de oito meses de atuação. Além disso, lançou seu mais novo aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, tanto por IOS quanto Android, pelos profissionais cadastrados para que eles possam acompanhar em tempo real as suas pontuações.

Segundo o gestor do programa, o advogado Leandro Silvério, à frente da Status Assessoria em Gestão Pública e Privada, a transparência em todos os processos é o maior diferencial da proposta. “Nossa plataforma possui maior interação entre os usuários e permite que as transações de crédito e trocas de pontos sejam acompanhadas em tempo real. O segmento da construção civil de Brasília conta agora com um programa de benefícios completo, moderno e possibilidades jamais vistas no país”, afirma.

A parte visual da logomarca também sofreu mudanças. O grupo conta agora com nova identidade visual em suas redes sociais. Seguindo o estilo da cidade, os seus perfis no instagram e no facebook estão mais dinâmicos, visualmente mais modernos e com muitas informações relevantes sobre as lojas participantes. Para saber mais, basta acessar @soul_brasilia.

Criado para promover discussões, lançamentos e fortalecer as relações entre profissionais de arquitetura e design de interiores da cidade, o grupo Soul Brasília é formado por 18 representativas empresas do setor, como a Automatize (empresa de automação); Campeão da Construção (loja de materiais de construção); Casa Albuquerque (galeria de arte); Casa de Vidro (empresa de soluções em vidro); Cerrado Chic (loja de adornos para decoração); Galpão (loja de decoração); Mainline (loja de mobiliário de alto padrão); MB Ambientes (armários planejados); Modernizza (pedras naturais e sintéticas); Paper House (loja de papéis de parede, cortinas e persianas); Pepe Tintas (tintas, revestimentos e materiais relacionados); Sia Glass (soluções em vidro); Star Luz (loja de iluminação); Studio Pro+ (iluminação, áudio e vídeo); Urban Arts (galeria de arte); Veggas Design Solutions; Villela Mármores (pedras naturais e artificiais) e ZH Concept (papéis de parede, cortinas e persianas).

Website: http://www.soulbrasilia.com



Pandemia acelera uso de serviços bancários entre brasileiros em 50%

São Paulo, SP 9/2/2021 – Com as restrições impostas pela disseminação do Coronavírus, hábitos de consumo se alteram e brasileiros passam a utilizar ainda mais serviços financeiros digitais

Os atuais desenvolvimentos tecnológicos e regulatórios mantêm o setor financeiro em um estado de mudança quase constante. Não é novidade que a pandemia de Covid-19 restringiu a circulação das pessoas, a fim de conter a disseminação do Coronavírus, então a conduta e os hábitos de consumo das pessoas sofreram mudanças inimagináveis.

Uma das reações mais surpreendentes é que a busca por serviços financeiros digitais pela classe baixa no Brasil aumentou em 122%. Por sua vez, um dos costumes que ganhou força durante a pandemia foi o uso de serviços bancários digitais. Um levantamento realizado pela FIS e IPSOS constatou que 50% dos entrevistados utilizam o aplicativo ou banco digital para realizar transações que normalmente são realizadas em agências físicas.

A pandemia de Covid-19 acelerou o uso de serviços bancários digitais.
Uma pesquisa conjunta da FIS e da IPSOS mostrou que 50% dos entrevistados usavam aplicativos ou bancos digitais para realizar transações que normalmente são realizadas em agentes físicos.

Outros 40% disseram usar caixas eletrônicos para evitar ir ao banco. Segundo pesquisas, esse comportamento varia de acordo com a faixa etária. Entre os millennials (24-28 anos), essa proporção cai para 33%. Entre os baby boomers (55 a 73 anos), essa razão o sobe para 52%, por outro lado, a proporção da geração do milênio (55%) que usa aplicativos ou bancos digitais é ligeiramente maior do que a dos baby boomers (50%).

Segundo reportagem da 6 Minutos, devido à pandemia que isola as pessoas em casa, muitos clientes evitam ir aos agentes para evitar aglomerações. Aqueles que assumiram o risco se depararam bancos lotados devido ao horário comercial reduzido e ao pessoal de serviço diminuído.

O que isto quer dizer?

O uso de serviços bancários digitais está crescendo em todas as faixas etárias, incluindo os idosos.
É normal que os jovens estejam mais abertos à inovação tecnológica, mas este tipo de experimentação não se limita a eles. Como a pandemia isolou as pessoas em casa, muitos clientes evitam a frequência de agentes para evitar multidões. Os que correram riscos encontraram os bancos superlotados devido à redução da jornada de trabalho e de funcionários.

Este trabalho confirma a tendência de digitalização, que já está latente e acelerada pela Covid-19. “Percebemos que o uso do celular está crescendo”, revelou o chefe de programas e produtos da FIS Marcelo Goés à publicação. Goés acredita que muitos serviços que operam por meio de canais físicos migraram para a mídia digital durante a pandemia. A Covid-19 acelerou esta etapa. Conforme o uso de tecnologias digitais cresceu, aumentaram também as expectativas da experiência do usuário. “Um exemplo é multifacetado: se ele já começou a lidar com um problema pelo telefone e vai à agência, por exemplo, espera não ter que explicar tudo de novo”.

Por sua vez, Goés acredita que, na pandemia, muitos serviços prestados por meio de canais físicos migraram para a mídia digital. “Covid apressou o passo. À medida que o uso da tecnologia digital tem se acelerado, também aumentam as expectativas do usuário. O multicanal é um exemplo: por exemplo, se você começou a lidar com problemas pelo telefone e foi a um agente, espera não explicar tudo”.

Ainda de acordo com esta pesquisa, os baby boomers e a geração X valem menos do que pagar juros zero ou taxas anuais. Os jovens consumidores apreciam taxas de juros baixas ou zero e incentivos como cashback.

Em relação ao que os portadores de cartão desejam de suas instalações, a pesquisa mostra que os clientes precisam de maneiras de aumentar seu fluxo de caixa pessoal aumentando as linhas de crédito ou métodos de pagamento mais flexíveis. Essa demanda é maior entre os mais jovens e mais vulneráveis às flutuações de renda.

Sem tocar na máquina de cartão de crédito, pagamentos semelhantes também se tornaram populares, especialmente entre um público mais jovem. Entre os millennials, cerca de 38% pagam, enquanto a proporção de roupas de bebê cai para 16%. De acordo com essa análise, os Baby Boomers e a Geração X valem menos do que nenhum interesse ou nenhuma taxa anual.

Os consumidores mais jovens valorizam taxas de juros baixas ou nenhuma e incentivos como dinheiro de volta. A pesquisa também mostra que os clientes precisam de meios para aumentar o fluxo de caixa pessoal, aumentar as linhas de crédito ou fornecer maior flexibilidade de pagamento.

Entre os mais jovens e mais vulneráveis às oscilações de renda, essa demanda é maior. Quando questionados sobre o que estão fazendo, as respostas foram:
• Usando aplicativos de delivery: 39%
• Assinando serviços de streaming: 31%
• Solicitações online para retirada no local ou drive-thru: 28%
Compra no supermercado por aplicativos de delivery: 27%
• Solicitações por telefone para retirada no local ou drive-thru: 26%
• Experimentando uma marca nova que comumente não compraria: 23%
• Adquirindo de um comerciante local: 23%

Website: https://velupe.com.br/



A importância do bom funcionamento do sistema digestivo para o organismo

São Paulo – SP 8/2/2021 – Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia ou alterações na boca sem motivo aparente merecem atençãoO sistema gastrointestinal é responsável pelo processamento dos alimentos e pela absorção de nutrientes. É ele quem regula o metabolismo e o sistema imunológico, contribuindo para a saúde

De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população do mundo sofre de algum tipo de problema gastrointestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica ou então recorrem à automedicação. Isso se torna um problema ainda maior porque o sistema digestivo não tem apenas a função de processar os alimentos.

O intestino delgado, por exemplo, é responsável por manter a saúde de todo corpo ao absorver os nutrientes adequados ao organismo e abarcar a microbiota intestinal (bactérias). Hoje, o órgão é considerado o segundo cérebro. Com mais de 500 milhões de neurônios e 30 neurotransmissores, ele funciona de modo autônomo, sem necessitar do comando do cérebro para exercer suas funções.

Além dele, o sistema digestório é formado por outros nove órgãos, dentre eles a boca, o estômago e o fígado. Dada a relevância do sistema digestivo para a saúde do organismo, as enfermidades que acometem esses órgãos precisam ser tratadas com atenção. Na maioria das vezes, estão relacionadas a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e estresse.

Exemplos de enfermidades do aparelho digestivo:

  • Doença Inflamatória Intestinal (DII): a DII pode ocorrer como retocolite ulcerativa e doença de Crohn. São enfermidades crônicas que estão relacionadas a uma série de condições que envolvem inflamação do sistema digestivo, especialmente o intestino, podendo levar a danos à estrutura dos órgãos. Ambas as doenças afetam partes diferentes do intestino e resultam em sintomas semelhantes, sendo os mais comuns: dores no abdômen, cólicas intestinais, sangramento retal e cansaço.
  • Síndrome do Intestino Irritável (SII): é uma das enfermidades do sistema digestivo que ocorrem com mais frequência. Os principais sintomas da SII são a dor ou desconforto abdominal, que são aliviadas com a evacuação e eliminação dos gases, diarreia e/ou prisão de ventre e sensação de evacuação incompleta.

  • Refluxo gastroesofágico: é caracterizado pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo, na maioria das vezes ácido, do estômago para o esôfago. Queimação na boca do estômago, dor intensa no peito, tosse seca e doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma são os principais sintomas.

  • Cálculos biliares (“pedras” na vesícula): a função da vesícula biliar é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino. Ela é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, o qual é responsável pela formação da maioria dos cálculos. A presença das pedras pode impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação chamada colecistite. Em alguns casos, o paciente pode não apresentar sintomas, mas quando estes ocorrem provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos. Entre outras doenças amplamente conhecidas também estão a constipação intestinal, a gastrite e a úlcera gástrica.

A melhor maneira de se prevenir da maioria das doenças gastrointestinais é adotando alguns hábitos mais saudáveis no dia a dia, como:

  • Manter-se hidratado;
    – Aumentar o consumo de fibras, frutas, verduras e legumes;
    – Comer pausadamente com regularidade;
    – Ter uma boa noite de sono;
    – Não fumar;
    – Praticar exercícios físicos regularmente.
    O diagnóstico precoce também é importante para evitar possíveis complicações que as doenças do sistema digestivo podem trazer.

Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um gastroenterologista e evitar a automedicação, pois alguns sintomas comuns a essas enfermidades podem, na verdade, ocultar doenças mais sérias.

FBG
Federação Brasileira de Gastroenterologia

Website: https://fbg.org.br



HMD Global lista as tendências do mercado corporativo para 2021

O ano de 2020 foi marcado por mudanças em diversos setores, e as empresas sentiram a necessidade de acelerar o processo de transformação digital devido ao trabalho remoto sendo desempenhado pela maioria dos funcionários.

A necessidade de inovação refletiu a busca por conexão e experiência do usuário, principalmente com o aumento do número de pessoas conectadas à distância, tornando inevitáveis os gastos com dispositivos corporativos.

Para entender sobre as principais necessidades das empresas em 2020 e as expectativas para 2021, a HMD Global analisou o que as companhias buscam na hora de selecionar os fornecedores de dispositivos – como smartphones e outros serviços de tecnologia, e chegou a dados muito importantes do mercado. Acompanhe:

Smartphone: peça fundamental no novo cenário
Devido ao seu preço acessível em comparação com outros dispositivos móveis, os smartphones serão uma peça fundamental para as organizações neste novo cenário. Segundo dados de uma pesquisa feita pela principal empresa de consultoria e pesquisa de mercado de IT – a IDC -, os smartphones (50%) foram os dispositivos mais utilizados para se conectar ao trabalho em 2020, e a expectativa é que essa porcentagem pode chegar a 61% neste ano.

Globalmente, três a cada dez empresas que foram entrevistadas pela IDC comentaram que investiram mais que o esperado em smartphones em 20202.

Dispositivos Nokia focam em segurança
Existem alguns pontos que as empresas priorizam ao escolher seus fornecedores de telefones – que incluem segurança e confiabilidade, funcionalidade, facilidade de uso, reconhecimento de marca, design e preço. Todos estes fatores colocam a Nokia em uma posição única no mercado, com uma melhor relação custo-benefício.

“Vivemos em um ambiente complexo e desafiador, onde os valores se tornaram mais importantes do que nunca. Desde a fundação da HMD Global, no final de 2016, falamos sobre o reconhecimento da Nokia como sinônimo de confiança, qualidade, segurança e confiabilidade, valores que fazem parte da nossa herança”, afirma Junior Favaro, diretor de vendas e marketing da HMD Global no Brasil.

Atualmente, à medida que o mercado se torna cada vez mais dependente do uso de dispositivos móveis, os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes. Por conta disso, é necessário contar com dispositivos cada vez mais seguros e mantê-los sempre atualizados.

De acordo com dados do último estudo da Counterpoint Research sobre segurança, os smartphones Nokia lideraram, pelo segundo ano consecutivo, as análises sobre o tema. A pesquisa leva em consideração quatro aspectos: software, atualizações de segurança, qualidade de fabricação e dispositivos recomendados para empresas.

Os smartphones Nokia recebem atualizações de segurança mais rápidas – com o portfólio completo recebendo os updates -, além de atualizar todos os modelos para as versões mais recentes do Android, independente da faixa de preço.

“Estamos em dia com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GPDR) e aprimoramos nossos recursos de segurança no nosso Centro de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento na Finlândia. As tendências que acompanhamos no mercado confirmam que estamos no caminho certo, com produtos que atendem às necessidades de segurança, privacidade e integração das empresas. Sempre acreditamos em produzir telefones que possam ser confiáveis, mantendo os usuários seguros e que controlem as missões diariamente – ano após ano”, explica Juan Olano, diretor sênior de negócios da HMD Global para América Latina.

O que as empresas buscam?
No cenário atual, as empresas estão buscando por soluções simples, fáceis de implementar e que possam facilitar o acesso dos funcionários às ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções.

De acordo com dados do Google, o Android lidera o uso de smartphones globalmente, com 79% de celulares corporativos. Um dos recursos mais buscados entre eles é o programa Android Enterprise Recommended – certificação fornecida pelo Google a dispositivos que atendem padrões específicos de hardware, software, facilidade de uso, atualizações de segurança e experiência do usuário.

Segundo a pesquisa da IDC, 46% dos smartphones usados atualmente por empresas brasileiras já fazem parte do programa, e a expectativa é de que este número chegue a 61% nos próximos 12 meses.

Seguindo essa tendência, os dispositivos móveis Android Zero-Touch são os mais utilizados na América Latina, pois otimizam a integração dos funcionários e a experiência de uso de dispositivos corporativos. As empresas da região se identificam com o sistema por conta do desempenho, facilidade de implantação, nível empresarial e custo como os principais benefícios.

A importância dos serviços agregados
Na busca pela simplificação de processos e redução de custos, as empresas optam por adquirir dispositivos – inclusive smartphones – em conjunto com serviços de valor agregado. Exemplos disso são garantia estendida e seguro, assim como roaming de dados tinha importância antes da pandemia.

Indo além do dispositivo
Desde 2020, a HMD Global está indo além de ser um fornecedor de hardware para se tornar uma empresa holística de serviços móveis. A empresa mostrou o HMD Connect, que é um serviço global de roaming de dados que permite que as pessoas ao redor do mundo utilizem um único SIM card para viajar, mantendo o controle de gastos – o cliente paga apenas pelo que utiliza.

A versão empresarial desse serviço já está disponível em algumas regiões: a HMD Connect Pro, uma solução SIM de roaming global para IoT e uso empresarial. Com ele, as empresas podem obter cartões SIM em massa, simplificar suas operações para várias necessidades de conectividade em roaming e se beneficiar do console de gerenciamento centralizado para toda a frota de cartões SIM HMD Connect Pro.

Além disso, a HMD Global tem alguns serviços de valor agregado para os clientes empresariais, como planos de seguro e garantia estendida para empresas.

“Quando embarcamos pela primeira vez em nossa jornada como HMD Global, tínhamos o compromisso de sempre oferecer não apenas hardware da mais alta qualidade, mas também a experiência mais atualizada e segura, que se tornou um diferencial importante para nosso negócio. Temos trabalhado muito para definir o que mais podemos oferecer aos consumidores que agreguem valor real à sua experiência diária com o telefone. Construir o HMD Connect Pro foi o próximo passo natural”, conta Olano.

Olhando o futuro e o caminho para o 5G
No segundo semestre de 2020, 65% das empresas latinoamericanas planejavam migrar para a tecnologia 5G, de acordo com dados da pesquisa da IDC. A HMD Global está trabalhando para tornar os smartphones 5G acessíveis, tanto para os consumidores quanto para as empresas. No ano passado, o Nokia 8.3 foi apresentado ao mercado, um dispositivo com a tecnologia 5G sub-6 exclusiva com o maior número de novas bandas de rádio 5G de 600 MHz a 3,8 GHz.

“O 5G será transformador para muitos setores e também elevará significativamente a experiência móvel. Por isso, estamos investindo em 5G com uma estratégia muito focada, com o objetivo de democratizar essa tecnologia ”, finaliza Junior Favaro, diretor de vendas e marketing da HMD Global no Brasil.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Consórcios têm recorde de negócios, mesmo com pandemia

Online 8/2/2021 – Especialistas acreditam que o bom resultado é motivado pela segurança e o baixo custo deste tipo de operação

A procura por consórcios bateu recorde em 2020. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), de janeiro a novembro foram vendidas 2,77 milhões de cotas no país – um número recorde. Esse montante representa 4,9% acima do registrado no mesmo período de 2019. Veículos leves, motos e imóveis tiveram o maior número de adesões. Para especialistas, por se tratar de uma modalidade financeira segura, sem necessidade de entrada e com parcelas que cabem no bolso, o consórcio é uma forma de investir em um bem sem descapitalização. E, por isso, costuma atrair mais interessados em momentos de crise, como a provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O Consórcio Nacional Bancorbrás divulgou que no ano passado apresentou alta de 22% na venda de novas cotas. O segmento que apresentou maior crescimento foi o de bens móveis, com 13%, em comparação com o ano anterior. Esse segmento de bens móveis abrange veículos automotores, aeronaves, embarcações, máquinas e equipamentos – inclusive agrícolas.

O Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, José Climério Silva Souza, apontou que a principal vantagem para quem opta por esse tipo de financiamento é a flexibilidade. “A modalidade permite que os clientes realizem um investimento adequado à sua realidade, sem precisar dar entrada e com parcelas que cabem no bolso. É uma forma de planejamento financeiro e uma possibilidade de realizar sonhos, sem prejudicar o orçamento familiar. Essa possibilidade atraiu muita gente em um ano de tanta instabilidade”, afirmou.

Com o consórcio é possível adquirir imóvel, automóvel, caminhão, ônibus, máquinas agrícolas, embarcações, aeronaves, equipamentos para geração de energia solar; ou contratar cirurgias plásticas, tratamentos ortodônticos, viagens nacionais e internacionais, MBA e cursos profissionalizantes.

Ao ser contemplado em um consórcio de imóvel, por exemplo, o cliente pode utilizar a carta de crédito para comprar ou reformar um imóvel residencial ou comercial; ou adquirir um terreno e tirar do papel a construção da tão sonhada casa ou sede própria. Além disso, é possível utilizar o consórcio de imóvel para quitação de financiamento imobiliário e substituir uma parcela com juros indigestos, por uma parcela menor e sem juros.

Website: http://portaldamineracao.com.br/exposibram2020/



BricQ Motion da LEGO Education chega ao Brasil em março

A volta às aulas presenciais ainda está indefinida em alguns estados, mas o calendário de lançamentos da LEGO Education está confirmado: em março, chegam ao Brasil pelas mãos da Tecnologia Educacional os kits da nova família BricQ Motion, criados para engajar alunos no aprendizado STEAM (acrônimo de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).

Serão dois kits – LEGO Education BricQ Motion Essential para os alunos do 1º. ao 5º. ano do Ensino Fundamental I e o kit LEGO Education BricQ Motion Prime para os alunos do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental ll, ambos com o mesmo propósito: promover o aprendizado das ciências físicas por meio de experiências fáceis, práticas, inspiradas em esportes olímpicos e sem a necessidade de tecnologia.

Segundo Alex Paiva, head da LEGO® Education na unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia, além da independência de ferramentas tecnológicas, a nova linha BricQ Motion aumenta a confiança do professor, permite administrar o tempo de aula e diminui investimentos da escola, dores bastante comuns quando o assunto é adoção de metodologias pautadas pelo STEAM.

Ele explica que todos os projetos com BricQ Motion são realizados apenas com as peças dos kits, ou seja, os alunos podem montar um barco à vela, aprender física e entender questões de força e movimento, por exemplo, sem usar nada além do que está na caixa.

“Isso encoraja o professor, que tem intimidade com peças de montar mas nem sempre tem conhecimentos de robótica ou programação. Além disso, os projetos com BricQ Motion podem ser encurtados ou estendidos pelo professor, de acordo com o tempo de aula disponível”, diz. Por último, Alex lembra do esforço da LEGO® Education em viabilizar uma solução economicamente viável, inclusive para escolas terem sua primeira experiência de trabalho com a metodologia STEAM.

O kit LEGO Education BricQ Motion Essential vem com 523 peças e 2 tipos de projetos, sendo um para alunos de 1º e 2º ano e outro para alunos do 3º ao 5º ano. O LEGO Education BricQ Motion Prime vem com 564 peças e permite até 40 projetos, todos conectados com as disciplinas do Ensino Fundamental II.

Ambos foram pensados para trabalhos em equipe de até quatro alunos, seja em sala de aula com o professor da turma ou em ambientes maker, e vêm com protocolo de higienização.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?



Xiaomi apresenta o Mi Watch no Brasil

Um dos principais movimentos em ascendência no Brasil é a preocupação das pessoas com o cuidado com a saúde. E apostando nesse público e nos entusiastas pelo mundo fitness, a Xiaomi apresenta no Brasil o relógio inteligente Mi Watch.

Com design elegante e leve, pesando apenas 32g, o gadget se destaca pelos 117 modos de exercícios disponíveis, possibilidade de acompanhamento da frequência cardíaca, controle por meio de comando de voz, além de tela grande 1.39” AMOLED, bateria de longa duração e infinitas possibilidades de customização.

Altamente esportista
O Mi Watch suporta até 117 exercícios esportivos diferentes, com alguns já incluídos, como natação, corrida de rua, esteira, yoga, corda e ciclismo. Um conjunto de sensores trabalha para identificar as mais variadas atividades, interpretando o ritmo, intensidade e repetição de movimentos necessários para uma boa performance no exercício, com monitoramento em tempo real da frequência cardíaca.

Os praticantes de atividades ao ar livre também podem ficar despreocupados quanto a eventuais problemas, pois o smartwatch conta com proteção contra água 5 ATM, GPS, bússola geomagnética e detecção de elevação do ar e pressão.

Tudo ok com a saúde
Para o usuário que deseja ter um mapeamento geral sobre o status clínico, o Mi Watch permite o monitoramento da frequência cardíaca 24 horas por dia, detecção e monitoramento do sono, contagem de passos, apresenta timers, cronômetro, alarmes e detecção dentro do aplicativo Mi Wear, que realiza a análise dos dados e entrega um relatório minucioso sobre a saúde e o bem-estar do usuário.

My Mi Watch
Os dados e notificações são exibidos em uma tela amoled de 1.39″ sensível ao toque e com a possibilidade de navegar de maneira intuitiva por todas as funções do relógio e acessar notificações e mensagens ou até mesmo tirar fotos, por meio do smartphone que está emparelhado ao gadget.

Característico da Xiaomi, o Mi Watch também é totalmente customizável e possui mais de 100 watchfaces pré configuradas, além de possibilitar ao usuário a criação e aplicação das imagens desejadas.

Bateria de longa duração
Outro grande diferencial do wearable é a bateria de longa duração, com a possibilidade de uso contínuo de até 16 dias, em média, variando de acordo com a intensidade de utilização. O carregamento é prático e rápido, demandando apenas de 2 horas para a conclusão.

Brasileiros incansáveis
O estudo Year in Sport, relatório anual divulgado pelo Strava, plataforma online de registro de atividades físicas, comprova o crescimento do interesse dos brasileiros por atividades físicas. O relatório, divulgado em dezembro de 2020, compilou dados dos cerca de 73 milhões de usuários da plataforma no mundo e concluiu que, apesar da pandemia do novo coronavírus (covid-19), houve aumento de 13,3% na frequência de treinamento e de 14,7% no tempo médio voltado às atividades, na comparação com 2019.No Brasil, foram registrados cerca de 3 milhões de novos usuários, o segundo país no mundo com mais adeptos da plataforma.

“Funcional, elegante e completo, o Mi Watch é um sucesso mundial, pois entrega aos usuários exatamente o que eles esperam de um smartwatch. O design desenvolvido e a melhor tecnologia empregada disponível no mercado tornam o gadget um dispositivo desejado por variados públicos, jovens, adultos e idosos, que buscam melhor performance nos treinos e atividades físicas e os que priorizam manter a saúde e bem-estar em dia”, afirma Luciano Barbosa, head do projeto Xiaomi Brasil.

Preço e disponibilidade
A novidade já pode ser encontrada no site oficial da marca e nas lojas físicas, localizadas nos shoppings Ibirapuera e Center Norte, em São Paulo. O modelo está disponível com preço sugerido de R$ 1.839,00.

Especificações
Aplicativo Xiaomi Wear (iOS e Android)

Conectividade Android 4.4 ou superior; iOS 10.0 ou superior

Bluetooth 5.0 BLE

GPS, GLONASS, BDS, GALILEO

Proteção da Tela Gorilla Glass 3

Resistente a Água 5 ATM. Resistente até 50 metros de profundidade

Tamanho do Display 1.39”

Resolução do Display 454 x 454 pixels

Tela de toque capacitivo

Tela de AMOLED HD

Gama de cores (NTSC): 103% sRGB; Densidade de pixels: 326ppi; Brilho: 450nits (típico); Sensor de luz ambiente para ajuste automático do brilho

Capacidade da Bateria 420mAh

Duração da Bateria em Uso até 16 dias.

Tempo de Carregamento aproximadamente 2 horas.

Comprimento do Produto 4,59 cm

Largura do Produto 5,33 cm

Altura do Produto 1,18 cm

Peso do Produto 0,032 kg

Base de carregamento USB

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?



Novos processadores Ryzen 5000 chegam aos notebooks

A AMD apresentou na CES 2021 a linha Ryzen 5000 para notebooks, mas sem dar muito mais detalhes.

No final de janeiro a empresa lançou a família Ryzen 5000, com três linhas distintas de processadores e a previsão de chegar a 150 notebooks no mercado com o chip ainda este ano.

Para facilitar para o consumidor na hora da compra, a AMD separou a nova série em três grupos:

Ryzen 5000H
Máquinas com maior desempenho, voltadas para gamers e criadores de conteúdo, subdivididas em H, HS e HX e oito processadores distintos, comparável aos Ryzen topo de linha para desktop. A série 5000HX, diz a AMD, é a mais poderosa para games, com overclocking desbloqueado (em alguns modelos), e terá opções de GPU integrada Radeon e NVidia ainda este ano.

Ryzen 5000U
Para notebooks finos e leves, voltados para duração de bateria em seis processadores. Aqui, porém, tem uma pegadinha: três chips – Ryzen 3 5300U, Ryzen 5 5500U e Ryzen 7 5700U – usam a arquitetura anterior, a Zen 2, e podem não ter o mesmo desempenho/bateria.

Ryzen 5000PRO
São os modelos de entrada, voltados para o uso geral. A AMD ainda não deu detalhes sobre eles.

Marcas como Acer, Asus/ROG, Gigabyte, HP, Huawei, MSI, Lenovo, LG e Xiaomi já informaram que irão lançar notebooks com os novos processadores da AMD.

Desempenho
A AMD diz que os Ryzen 5000 dão um enorme salto em desempenho para notebooks: até 23% a mais de performance single-thread (em comparação com Ryzen 4000), 108% de performance multi-thread (em comparação com um Intel Core i7) e até duas horas a mais de duração de bateria (também comparando com a geração anterior).

Os novos processadores são baseados na arquitetura Zen 3, presente em chips para desktops desde outubro do ano passado e que usa um processo de litografia de 7 nanômetros.

A boa novidade aqui é que a série 5000 pode utilizar placas-mãe com o mesmo encaixe (pinagem) dos Ryzen 4000, tornando mais fácil para os fabricantes de notebooks adaptar as linhas de produção com projetos já existentes e usar os novos chips em suas linhas para 2021.

Na parte técnica, a AMD informou que:

– Dobrou o cache L3 (até 16MB), unificou o acesso ao cache por todos os núcleos do processador, implementou suporte a memórias LPDDR4, tudo em um chip monolítico produzido em litografia de 7 nanômetros;

– Melhorou o controlador de memória, com mais capacidade e largura de banda;

– GPU também foi aperfeiçoada, com frequência máxima de até 2,1 GHz e maior eficiência energética;

– Gerenciamento de energia ajusta cada núcleo na voltagem/frequência otimizada para os processos, escolhendo núcleos de acordo com as tarefas.

– Suporte a até mais de 20 horas em standby, 3,9 horas a mais em descanso, 1,1 hora a mais de reprodução de vídeo e, rodando o benchmark MobileMark 2018, mais de duas horas de uso;

– Na prática, um notebook com AMD Ryzen 7 5800U (o chip “topo de linha” da série 5000U) dura até 17h30 em uso geral fora da tomada e até 21h reproduzindo filmes/vídeos.

Disponibilidade
A AMD informou que os primeiros notebooks com os novos processadores começam a chegar ao mercado global agora em fevereiro.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Conheça 7 recursos das novas TVs Samsung que prometem tornar sua vida mais conectada

A participação da Samsung na edição de 2021 da Consumer Electronic Show (CES) ficou marcada pelas novidades apresentadas para o mercado de TVs. A empresa anunciou grandes atrações e, mais uma vez, a conectividade será um dos diferenciais dos produtos da marca. Em breve, os brasileiros poderão conhecer de perto todos os recursos, novos ou aprimorados, que prometem tornar a vida muito mais conectada.

PC na TV
Como a empresa mostrou ao longo de 2020, as TVs foram ressignificadas e passaram a ser uma espécie de central dos lares. E para reforçar ainda mais esse conceito, a Samsung criou novas soluções para quem deseja utilizar um televisor durante a rotina de home office, cada vez mais comum na vida das pessoas.

A função PC na TV permite o acesso remoto a um computador diretamente na tela da TV. Ao conectar um teclado e um mouse, por exemplo, o usuário será capaz até mesmo de fazer edições ou criar novos conteúdos no MS Office 365. Além disso, o usuário pode espelhar a tela do notebook na TV e fazer suas atividades da tela grande.

Google Duo
Trabalhar de casa tem exigido um número maior de reuniões ao longo do dia e poder acompanhá-las de uma TV é uma grande vantagem. A Samsung foi além e disponibilizou a plataforma Google Duo. Os consumidores podem usar smartphones para videochamadas de alta qualidade e velocidade com até 32 participantes.

O aplicativo Google Duo também pode ser usado em combinação com uma câmera inteligente² conectada por USB à TV e capaz de seguir seus movimentos e ajustar o zoom diante da necessidade de cada cena e cenário.

SmartThings
O SmartThings mais uma vez estará presente nas TVs da marca. Com ele, o usuário consegue controlar todos os dispositivos inteligentes da casa, incluindo robôs de limpeza e o refrigerador Family Hub. É possível ainda criar cenas para determinados períodos do dia, como por exemplo, uma cena para o início da noite que envolve ligar o ar-condicionado do quarto e iniciar um ciclo de uma máquina lava e seca. Tudo isso sem tirar os olhos da TV de sua sala.

Digital Butler
O Digital Butler é uma das novidades da Samsung para os modelos 2021 de TV e faz parte do SmartThings. A diferença é que o Digital Butler serve para conectar e integrar aparelhos mais antigos ou que não possuem compatibilidade com wi-fi.

Um ventilador ou um umidificador de ar, por exemplo, desde que controlado por controle remoto infravermelho, pode ser identificado pelo Digital Butler no SmartThings e, assim, o usuário consegue comandá-lo diretamente pelo controle remoto da própria TV.

Bixby
Desde 2020, as TVs contam com múltiplos assistentes pessoais, incluindo a Bixby em Português, criada pela própria marca. Com ela, é possível operar a TV por comando de voz, seja para aumentar o volume ou para acessar um aplicativo da plataforma Tizen. A Bixby também pode ser usada em conjunto com o SmartThings para colocar outros dispositivos inteligentes em funcionamento sem precisar levantar do sofá.

Tap View
Para acionar o Tap View, um dos mais recentes recursos de espelhamento da Samsung, o usuário precisa apenas encostar um smartphone ou tablet na lateral das novas TVs. A função é compatível com os smartphones e tablets com sistema Android a partir da versão 8.1 e para o aplicativo SmartThings a partir da versão 1.7.47.

Para configurar o Tap View, é necessário acessar o aplicativo SmartThings no seu dispositivo móvel e torná-lo ativo. Depois, toque duas vezes seguidas, de forma suave, na lateral da TV e autorize o espelhamento do conteúdo. Nos usos seguintes do recurso, essa autorização não será mais necessária.

SmartView
Esta é a forma mais convencional de espelhar conteúdo de um dispositivo móvel na tela de uma TV. Para os usuários de smartphones ou tablets Samsung, basta arrastar a barra superior da tela para baixo e ativar o ícone SmartView. Se a TV estiver conectada na mesma rede de Wi-Fi, ela será pareada com o dispositivo móvel e a imagem, espelhada.

Caso não se trate de um dispositivo móvel da Samsung, é preciso baixar o aplicativo SmartThings e acionar o SmartView por lá. Tanto através do Tap View quanto pelo SmartView é possível ainda ativar a função Multitela, que permite ao usuário dividir a tela para ver as imagens de um evento esportivo na TV e acompanhar a tabela do campeonato com o espelhamento do smartphone, por exemplo.


INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


PODCAST – Senha complexa, biometria ou autenticação de múltiplo fator? Qual a melhor opção de segurança?

Neste Podcast conversei com Tonimar Dal Aba, consultor técnico da ManageEngine no Brasil , – a divisão de TI da Zoho Corporation – e falamos sobre os problemas de segurança que apareceram durante a pandemia.

Falamos também da fragilidade dos dispositivos IoT (Internet das Coisas), pois se eles não estiverem com senhas fortes são portas abertas para envasões e ataques de hackers. Isso serve para SmartTV, consoles de videogames, dispositivos como a Alexa, por exemplo e até babás eletrônicas. Como normalmente estão todos conectados na mesma rede Wifi, o perigo é grande se não estiverem configurados corretamente.
Ouça agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

VEJA TAMBÉM OS ÚLTIMOS 10 PODCASTS | PARA ACESSAR TODOS CLIQUE AQUI



Ração para gatos: quais são os principais aspectos a serem analisados?

Rio de Janeiro 4/2/2021 – É importante analisar os componentes descritos nas embalagens para saber qual é a melhor ração para gatosMuitos tutores de felinos não sabem qual é a melhor ração para gatos. Para saber essa resposta devemos analisar alguns componentes da embalagem. É muito importante para a saúde dos gatos dar a melhor ração, e para isso há um link na matéria com alguns exemplos de marcas.

O Brasil é o segundo maior país que investe no mercado pet, ficando para atrás apenas dos Estados Unidos, que domina 50% desse mercado. As grandes franquias e lojas brasileiras investem muito dinheiro, e o seu faturamento vem aumentando de maneira muito veloz nos últimos tempos, fazendo com que o giro de dinheiro dentro dessa área seja muito grande.

Consequentemente, com o crescimento exponencial do mercado pet, muitas empresas e marcas estão criando rações para cães e gatos. São inúmeras variedades e muitas possuem apenas as informações essenciais na parte da frente, alguns dos tutores acabam não pesquisando a fundo os componentes da ração e acabam comprando a que pode parecer mais acessível. Entretanto, existem tutores que são mais cuidadosos, e querem que o seu pet tenha o melhor alimento. Os tutores dos gatos não ficam longe nessa história, afinal os felinos são extremamente exigentes e também precisam de uma alimentação balanceada. Mas afinal, qual é a melhor ração para os gatos pensando nessas exigências?

Os gatos são carnívoros obrigatórios

Os gatos são considerados carnívoros obrigatórios, o que significa que eles necessitam de nutrientes encontrados apenas nos produtos que possuem origem animal. Os ancestrais dos gatos de estimação são os grandes felinos, eles são caçadores e consumiam suas presas que continham grandes quantidades de proteínas, tanto na carne e gordura, e ingeriam uma quantidade mínima de carboidratos. Esse fato não é muito diferente comparado aos gatos domésticos, eles também necessitam de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos.

A diferença está no fato de que atualmente os gatos não ingerem suas presas, os alimentos já são todos formulados, que são as rações comerciais, e para isso é preciso descobrir qual é a melhor ração para os gatos. Essas rações possuem diferentes níveis de água, proteína, densidade calórica, palatabilidade e digestibilidade.

Qual é a melhor ração para gatos?

Escolher um alimento de qualidade para os pets é fundamental, os tutores necessitam ter atenção e cuidado ao escolher uma ração para o seu gato. Os alimentos inseridos na ração em sua maioria são secos, contendo entre 6 a 10% de água em sua composição, os ingredientes podem incluir:

  • Carne e/ou subprodutos da carne
  • Aves e/ou subprodutos de aves
  • Grãos e/ou subprodutos de grãos
  • Farinha de peixe
  • Farinha de ossos
  • Fontes de fibra
  • Derivados do leite
  • Suplementos de vitaminas e minerais

Além desses conteúdos de origem animal, os grãos de ração também são revestidos com substâncias para intensificar o sabor, como a gordura animal, que é responsável por tornar a ração mais palatável. Contudo, a ração seca pode ser a menos saborosa para alguns gatos comparado à ração úmida ou semiúmida, dependendo da composição e da qualidade dos ingredientes, pode ter a digestão mais complicada. A ração seca apresenta uma porcentagem maior de nutrientes, vitaminas e componentes nutricionais que o gato necessita em diferentes fases da sua vida. A vantagem é que a ração seca dura muito mais tempo se for bem conservada, comparada com a ração úmida que precisa ser consumida no mesmo dia, para que não se torne rançosa. Infelizmente, diversos estudos desmontaram que armazenar os alimentos por um longo período de tempo diminui a atividade e potência das vitaminas, e faz com que aumente a probabilidade das gorduras ficarem rançosas.

Os alimentos semiúmidos possuem a carne como produto principal e seus subprodutos, ela contém 35% de umidade, podendo ser adicionado farelo de soja, cereais, subprodutos de grão e conservantes para fazer o produto final. O custo deste alimento é médio, e acabam sendo mais atraentes para o paladar dos felinos. Porém, após a abertura do produto, ele pode secar e se tornar rançoso. Já a ração enlatada tem 75% de umidade, sendo considerada por muitos especialistas em nutrição animal uma ótima fonte de água na dieta. Entretanto, essa opção possui o valor mais elevado, eles apresentam uma vida útil maior quando estão bem armazenados e devem ficar refrigerados, evitando com que ocorra a sua deterioração e preservação da qualidade. Esses alimentos podem ser considerados gourmets, porque apresentam cortes e partes mais nobres de carne, há opções que possuem alimentos mais naturais.

Por que escolher a melhor ração para gatos?

As rações comercias foram desenvolvidas para conter o equilíbrio correto de nutrientes e calorias para os gatos, com algumas informações básicas é possível interpretar qual é a melhor ração para gatos. Exalta-se a importância de ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, os fabricantes necessitam fornecer todas as informações nutricionais nas embalagens. Estas necessidades nutricionais mudam de acordo com a fase da vida do gato, alternando quando o gato é filhote, adulto, lactante, prenha, idoso e com doenças específicas. A listagem dos ingredientes deve estar em ordem decrescente de peso proporcional, dessa forma, os alimentos como carne e seus derivados devem estar em números altos. Dessa forma, a ração terá ingredientes de origem animal suficientes para fornecer aminoácidos essenciais e ácidos graxos.

Alimentação natural para os gatos

Pensando na quantidade ideal de nutrientes, ingredientes de qualidade e suplementações, há diversos casos de tutores que aderiram ao uso da alimentação natural para gatos, no lugar da ração seca. A alimentação natural é uma alternativa para tutores dedicados ou então, uma opção para gatos que apresentam o quadro de hipersensibilidade alimentar. A alimentação natural para os gatos apresenta uma série de benefícios:

  • Alternar o cardápio
  • Evita obesidade
  • Não contém aditivos químicos
  • Melhora a função do sistema urinário
  • Fezes com menos odor e volume
  • Reduz problemas de pele

Sendo assim, é necessário realizar diversas pesquisas e comparações quando se trata em responder qual é a melhor ração para gatos.

Abaixo há dois links: o primeiro fala sobre algumas marcas de ração específicas que são consideradas as melhores e o segundo sobre alimentação natural para gatos.

https://www.paixaoporgatos.com/melhores-marcas-racao-gatos

https://www.paixaoporgatos.com/gato-saudavel-dino/

Website: https://www.paixaoporgatos.com/melhores-marcas-racao-gatos



Enem: como os estudantes podem usar a tecnologia na preparação para a prova digital?

São Paulo, SP 4/2/2021 – As atividades gamificadas são uma forma leve de trabalhar conceitos matemáticos de uma forma sériaGeorge Balbino, vice-presidente da Mangahigh Brasil, plataforma de ensino-aprendizagem digital, fala dos benefícios dessa abordagem para os exames

No próximo dia 31 de janeiro acontece a estreia da versão digital do Nem. Sendo a tecnologia a novidade deste formato, como os alunos podem se preparar nestes dias que antecedem a avaliação?

Primeiramente, é importante lembrar que o estudante não vai absorver todo o conteúdo dos três anos de Ensino Médio a poucos dias da prova. Esse aprendizado deve ser contínuo para sedimentar os conhecimentos e construir uma base sólida. No entanto, é relevante fazer um checklist por assuntos, relembrar conceitos e esclarecer dúvidas. O vice-presidente da Mangahigh Brasil, George Balbino, fala sobre as vantagens de usar recursos digitais para otimizar essa revisão:

1) Identificando lacunas
As plataformas de aprendizagem digital permitem a identificação de lacunas na aprendizagem assim como a identificação do nível de compreensão de determinado assunto. Isso é possível graças à personalização do ensino e da experiência de aprendizagem.

2) Usando o tempo de forma eficaz
O recurso tecnológico ainda tem duas vantagens em relação ao uso adequado do tempo. A primeira delas é que a ferramenta dá uma resposta imediata, ou seja, não é necessário esperar a correção de um professor ou amigo para seguir em frente.
Apesar de a troca de conhecimentos entre colegas e o apoio do docente serem indispensáveis, essa possibilidade impulsiona o protagonismo do aluno em seu próprio estudo, incentivando a aprendizagem ativa.

Outra vantagem é que muitas plataformas contabilizam o tempo usado para a resolução dos exercícios. A prática é especialmente eficiente em treinar a agilidade de raciocínio e, consequentemente, para avaliações com tempo limitado.

3) Aprendendo com games
“As atividades gamificadas são uma forma leve de trabalhar conceitos matemáticos de uma forma séria”, explica Balbino. Assim, para a revisão antes do Enem, são uma ferramenta excelente já que proporcionam o aprendizado de uma maneira instigante e divertida.

Os games permitem revisar diferentes conceitos matemáticos entrelaçados e também identificar o nível de dificuldade que o aluno domina. Assim, a plataforma dá a sugestão de reforço pedagógico, ou seja, aponta o tema que o estudante deve revisar para conseguir resolver a proposição do game. Esse é um instrumento poderoso também para usar em conjunto com materiais didáticos como livros e apostilas.

4) Aprendendo com diferentes formatos
Os 100 mil inscritos no exame deverão fazer a prova fora de casa, mas em um computador. Como o formato é diferente, existe a possibilidade de as questões utilizarem elementos como gráficos interativos, vídeos, jogos, mapas 3D, entre outros; algo que não é viável em uma prova impressa.

Para a versão digital, Balbino reforça que o aluno deve se familiarizar com abordagens diversas: assistir vídeos no YouTube, compreender gráficos, infográficos, ouvir podcasts, entre outros. “A ambientação é importante, já que a prova abre a possibilidade para o aluno ter de assistir a um vídeo com mapas e questões geográficas e, a partir dessas informações, aplicar conceitos matemáticos”, comenta George.

Essa busca ativa pelo conhecimento permite que o aluno tenha uma percepção mais apurada também do seu tipo de formato favorito, ou seja, o que permite uma melhor absorção do conteúdo.

Enem Digital: futuro?

Balbino comenta que existe uma forte ligação entre o Enem, Digital e o crescimento das plataformas de aprendizagem. Ele acrescenta que a pandemia mostrou a urgência de acelerar o processo tecnológico nas escolas particulares e públicas e que essa primeira edição da prova digital irá impactar o futuro das avaliações. “Apesar da escala ser pequena em comparação ao Enem tradicional, a estreia do digital mostrará a confiabilidade do sistema e a agilidade no tempo de retorno para resultados, podendo acelerar ou retardar o processo do digital para futuras provas do Enem e outras do Governo, como o Saeb”, completa.

Website: https://www.mangahigh.com/pt-br/



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »